Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Luciana Bertoldi Nucci

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • impacto de política fiscal para bebidas adoçadas na redução da carga global de doenças, mortes evitáveis e custos de saúde no brasil
  • Evidências recentes apontam relação entre consumo de bebidas adoçadas e maior risco de ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. Diversos países implementaram recentemente tributos sobre bebidas adoçadas, verificando efeitos consistentes sobre consumo, prevalência de obesidade e suas complicações, sendo considerada uma política de saúde pública bem-sucedida. Outros países são potenciais candidatos à criação de tributos específicos, devido ao consumo elevado de bebidas adoçadas e à tendência de aumento da prevalência de obesidade, como no caso do Brasil, porém, há necessidade de avaliação dos impactos dos tributos sobre carga global de doenças, custos em saúde e mortes evitáveis. Assim, a presente proposta pretende avaliar impactos de política fiscal para bebidas adoçadas na redução de adoecimento, mortes evitáveis e custos de saúde. A partir de um modelo econômico-epidemiológico baseado em avaliação ex ante de políticas públicas, serão estimados efeitos da tributação sobre carga global de doenças, mortes evitáveis por diversas doenças crônicas e custos de saúde relacionados aos atendimentos dos pacientes e às perdas produtivas decorrentes do adoecimento, comparando-se cenário atual com potencial cenário futuro após implementação da política fiscal. A estimativa do impacto de mudanças na exposição aos fatores de risco (consumo de bebidas adoçadas) em nível populacional em termos de mortalidade por DCNT será baseada no modelo PRIME (Preventable Risk Integrated ModEl). A avaliação econômica dos efeitos sobre custos do sistema de saúde será realizada por meio de cálculo da fração atribuível, aplicando-se aos custos no setor público e desembolsos no setor privado, assim como por meio de estimativa de perdas produtivas relacionadas às morbidades, a partir de metodologia top-down. As estimativas de carga global de doença serão feitas a partir da fração de impacto populacional (FIP).
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Brandão Leal

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • a produção poética dos países africanos de língua portuguesa nos séculos xx e xxi
  • Este projeto de pesquisas considera a produção literária dos países africanos de Língua Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe - promovendo reflexões, análises e percursos críticos sobre poesias produzidas nesses espaços no decorrer dos séculos XX e século XXI. No Brasil, a Lei Federal 10639/03 determina o estudo sobre a história e sobre as culturas africanas para todos os níveis de ensino; entretanto, a abordagem das literaturas africanas de língua portuguesa nos ambientes acadêmicos ainda é muito falha, devido à escassez de formação de pesquisadores/professores. Isso acontece, sobretudo, pela limitada difusão de pesquisas nessa área e pelo difícil acesso a bibliografias sobre o tema. Essas questões se refletem na formação do público leitor de poemas africanos, o que depende de um grande empenho do professor, que conta com poucos recursos bibliográficos, já que muitas obras não são editadas/publicadas em nosso país. Estudar a poesia e as artes de países africanos colonizados por Portugal, no período pré e pós-independência, permite não apenas conhecer o projeto literário de cada um desses países, como também a história da colonização e das lutas pela independência nesses espaços. Como viés investigativo, pretende-se realçar as marcas de identidade presentes em cada um dos projetos literários dos países africanos de língua portuguesa, discutindo como tais aspectos corroboram para a formação de um sistema literário próprio. A presente proposta é relevante e necessária, pois viabilizará a produção crítica e bibliográfica sobre poesias/poetas dos espaços africanos, além da maior divulgação das obras escritas nas colônias/países. Os resultados serão publicados em artigos científicos e livros que contribuirão para a formação mais completa de alunos dos cursos de Letras. Para além desse impacto, as pesquisas trarão maior aporte teórico a novos pesquisadores que pretendem investigar os sistemas literários dos "CINCO" (MATA, 2013)
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Castaneda Ribeiro

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • cer+brasil: desenvolvimento dos parâmetros de cobertura para os centros especializados em reabilitação (cer) e oficinas ortopédicas orientados ao modelo biopsicossocial
  • Contextualização: A proposta de pesquisa em que consta o plano de trabalho tem o objetivo geral de avançar no desenvolvimento inédito de parâmetros que subsidiem a tomada de decisão para a habilitação de novos pontos de atenção especializada em reabilitação orientados ao modelo Biopsicossocial e a Convenção Internacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. Metodologia: pela triangulação de métodos de pesquisa conta com a colaboração internacional de pesquisadores fortemente envolvidos com o desenvolvimento de indicadores da reabilitação em saúde alinhada ao modelo Biopsicossocial da Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram elencadas cinco etapas de desenvolvimento da pesquisa. Conta o projeto com desenho de estudo Delphi para validação internacional do protocolo de pesquisa e inquérito nacional nos serviços de atenção especializada e atenção básica. Também foi proposta a análise de dados secundários de inquéritos de base populacional já realizados no Brasil. Visando a Tradução do Conhecimento, será proposto Observatório da Política Pública de Reabilitação no país e a elaboração de cursos de atualização profissional na plataforma da Universidade Aberta do SUS como contrapartida institucional de apoio financeiro. Com um desenho amostral nacional robusto, a comunidade epistêmica envolvida no projeto de pesquisa e inovação CER+Brasil, articulou ums proposta pela Rede Brasileira de Pesquisa em Funcionalidade. O resultado final esperado visa o fortalecimento dos Centros Especializados em Reabilitação e Oficinas Ortopédicas como ordenadores do cuidado em saúde para as pessoas com deficiência no SUS.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Jan 07 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana Correia Alves

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • ciência de dados aplicada em informações epidemiológicas e demográficas como estratégia para simulação e vigilância de casos de malária na amazônia brasileira.
  • Um grande desafio no combate à malária é a sustentabilidade das ações voltadas para o seu controle em um contexto de redução dos gastos em saúde. A malária acontece quase inteiramente na região Norte, onde os sistemas de saúde são menos adaptáveis a mudanças. Uma situação a ser enfrentada também é a diminuição da redução dos esforços de contenção da transmissão quando há uma redução no número de casos, o que leva em pouco tempo ao ressurgimento da doença. É notório que a eliminação da malária no Brasil é possível, mas que para atingi-la é necessário um plano de médio e longo prazo com estratégias que levem à sustentabilidade. Entre essas ações destaca a adaptação das medidas de controle dos vetores, com integração e fortalecimento do sistema de saúde local. Isso requer tanto inovações técnicas quanto compromisso político para garantir os recursos humanos e financeiros. Atualmente existem poucos recursos para realização de vigilância de casos de malária na Amazônia e, geralmente, são baseados em dados históricos e realizados por recursos humanos altamente especializados, tornando o trabalho custoso e muitas vezes inviável pelo fato de não se conseguir inferir conhecimento em tempo hábil para realização de ações preventivas ou até mesmo corretivas. Além disto, as ações que poderiam ser realizadas pelos gestores públicos são limitadas pela carência de ferramentas para exploração desses dados, especialmente aquelas que são baseadas em métodos de visualização de informações, as quais permitem análises de forma dinâmica, interativa e até mesmo em tempo real (caso os dados estejam integrados). A grande maioria das ações para o problema em questão são reativas, efetuadas após constatado por observação de casos reais. É neste cenário que se insere o presente projeto de pesquisa. É importante apontar que vários estudos prévios realizados no país exploraram a questão da transmissão da malária na Amazônia brasileira, tanto de uma perspectiva epidemiológica, quanto biológica, de vetores e geográfica. Faz-necessário o desenvolvimento de novas abordagens e estratégias que proponham uma identificação e controle mais eficientes. É de extrema importância identificar e analisar os fatores que possuem maior impacto nos casos de malária na Região Amazônica. Acredita-se que com a aplicação de métodos de aprendizado de máquina utilizando dados demográficos, epidemiológicos, climáticos e clínicos possa ser realizada uma previsão de comportamento dos casos de malária na região e, consequentemente, favorecer a implementação de ações preventivas mais eficazes e melhor manejo da doença.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Feb 03 00:00:00 BRT 2020-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana Correia de Almeida Regitano

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • microbiabilidade da eficiência alimentar, reatividade e qualidade da carne em bovinos da raça nelore
  • Microrganismos do trato gastrintestinal são essenciais para a digestão dos ruminantes. Apesar de não se ter uma medida exata do impacto, a chamada microbiabilidade, sabe-se que afetam os níveis de produção de um modo geral e a emissão de metano. Novas ferramentas permitem caracterizar a diversidade de microrganismos (microbioma) não cultiváveis, abrindo campo para a busca de maior eficiência e menor impacto ambiental. Em bovinos, o microbioma do rúmen tem sido o alvo principal, porém essa caracterização é inviável na rotina de avaliação zootécnica. Já demonstramos que as fezes fornecem dados importantes sobre essa variação. Nosso objetivo é relacionar a diversidade de espécies do microbioma e o perfil de metabólitos fecais de zebuínos brasileiros com características de eficiência alimentar, reatividade e qualidade de carne, analisando seu impacto e seu potencial como biomarcadores. Para tanto, serão utilizados 105 touros Nelore, filhos de touros registrados, recriados a pasto, terminados em confinamento e abatidos pela ABCZ. Eles foram genotipados em chips de SNPs comerciais e amostras de fezes foram coletadas ao final da estação seca a pasto, ao final da estação das águas à pasto e ao final do período de confinamento. O perfil de metabólitos será obtido por ressonância magnética nuclear (1H RMN) e as regiões codificadoras de 16S serão sequenciadas. Diferenças ao longo do tempo serão verificadas e, por fim, serão investigadas a associação de elementos do microbioma e do metaboloma com os fenótipos, bem como com os SNPs. Nossa proposta é inovadora e ousada, mensurar a microbiabilidade à pasto e em confinamento tem potencial de aumentar a precisão no controle da variação de caracteres de produção, podendo servir de modelo para outras raças de bovinos. Além disso, os resultados poderão embasar o desenvolvimento de produtos especificamente desenvolvidos para modular o perfil de microbiota ou seus efeitos sobre as características de produção.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Thu Mar 03 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • construção de espaços de convivência e propícios à cognição no ensino fundamental: estudo com livros didáticos do pndl 2020
  • O tema da pesquisa, que se insere na interface comunicação/educação, é o potencial das representações visuais para a geração de significados e sua pertinência para construir espaços de convivência com diferenças, além de desencadear processos cognitivos. Da comunicação, congrega as representações visuais como signos capazes de ressignificar práticas socioculturais relativas à alteridade; da educação, contempla os livros didáticos e o potencial das representações visuais para a cognição. Tal pesquisa é necessária porque o foco de pesquisas recentes, realizadas em 2020, advindas de mestrados profissionalizantes e de ensino de diferentes áreas, de programas diversos de pós-graduação, são os assuntos desenvolvidos nas disciplinas escolares. Guiando-nos pela hipótese de que o potencial das representações visuais é obliterado no contexto educacional, via livros didáticos, buscamos compreender como nelas se estabelece a construção de significados, o que envolve explicitar as modalidades de representações visuais neles presentes; inventariar os significados gerados; avaliar o potencial para a cognição, envolvendo as disciplinas escolares; explanar os possíveis avanços no poder cognitivo de tais representações visuais relacionando-as às disciplinas escolares enquanto modalidades de linguagens; por fim, identificar os modos como geram significados em relação à alteridade. A análise das representações visuais da amostra estratificada - 30% do total de 68 coleções constantes no Guia de Livros Didáticos (2020) para as séries finais do Ensino Fundamental - se dá com a aplicação de estratégias oriundas da semiótica peirceana, instrumental que permite inventariar o potencial significativo pelos aspectos qualitativos; referenciais e os relativos às convenções compartilhadas numa cultura e que estão engendrados nessas representações.
  • Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana D'Almeida Chermont Kaminski

Outra

Multidisciplinar
  • mostra de arte, ciências e tecnologia
  • O tema da SNCT 2022 “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” nos interpela, enquanto sociedade e escola, sobre quais os sentidos de se celebrar os 200 anos da Independência e suas possíveis relações do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e das inovações no Brasil? A partir de tais questionamentos apresentamos a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia das escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal em que visa promover a articulação e participação a dos estudantes em projetos de iniciação científica, na perspectiva de aprendizagens de conceitos científicos, buscando solucionar problemas do cotidiano, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. Por tratar-se de uma Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia teremos uma peça teatral e curtas-metragens. O espetáculo tem como fundamento clássicos da literatura, como o romance Úrsula, de Maria Firmina, um livro icônico, considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil e “Olhos d’agua”, de Conceição do Evaristo, contos que retratam a realidade socioeconômica, tais livros abordam temas que perpassam a história social e cultural do nosso país. Evocando o processo histórico e dinâmico do desenvolvimento científico e serão desenvolvidos projetos criados pelos estudantes: Ambu Mecânico, Biodigestor, Usina de biopapel impregnado com nanopartículas de prata, CooperGlass, Arteria, X-Era. A Usina de Biopapel impregnado com nanopartículas utilizará partículas de prata sintetizadas por via verde para impregnar o papel reciclável, para que possa ser utilizado como uma embalagem inovadora ou filtro para desinfecção da água. X-Era é um projeto de Oficina Maker de Ciências. Os projetos têm como premissa o diálogo, o respeito às diferenças e o incentivo à investigação e à pesquisa.
  • Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF - DF - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana D'Almeida Chermont Kaminski

Outra

Multidisciplinar
  • mostra de arte, ciências e tecnologia “inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor”
  • A partir da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021) “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” apresentamos a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia “Inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor” em que os estudantes são estimulados a desenvolver e aplicar seus conhecimentos em projetos nas diversas áreas do conhecimento, fase da pesquisa, para posteriormente relacionarem os conhecimentos teóricos com a práxis, em que irão apresentar seus experimentos, suas pesquisas ou outras formas de trabalho investigativo, informativo, inovador e ou tecnológico à comunidade. A Mostra tem como objetivo a promoção da participação de estudantes em projetos de iniciação científica, na perspectiva de aprendizagens de conceitos científicos, bucando solucionar problemas, a partir do protagonismo do aluno diante do cenário atual. A Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia visa ampliar os horizontes e diversificar os conhecimentos dos discentes, através da leitura, pesquisa, discussão e utilização de ferramentas tecnológicas aliados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelo Organização das Nações Unidas (ONU). Considerando os objetivos propostos para SNCT- 2021 “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta” a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia com a temática “Inovar com sustentabilidade para um futuro empreendedor” preconiza o que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aponta, que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento da competências e habilidades. Por meio da indicação do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana. Portanto, tais projetos estão embasados nas dez competências gerais da BNCC e nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelo Organização das Nações Unidas (ONU).
  • Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF - DF - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana da Silva Borges

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fortalecimento da comercialização dos produtos vegetais da agricultura familiar, vinculados a cooperativa, através da rastreabilidade em conformidade com a in 02/2018
  • A preocupação com relação a segurança alimentar vem crescendo nos últimos anos, por esse motivo, os consumidores estão mais atentos a escolha dos alimentos, levando em consideração os riscos alimentares, os métodos de produção, as aplicações de pesticidas, o uso da biotecnologia e várias outras inovações tecnológicas. A rastreabilidade reforça a importância da adoção de práticas gerenciais na propriedade rural, do planejamento e organização da produção, de forma a auxiliar o produtor na manutenção do controle dos registros obrigatórios exigidos pela INC nº 02/18. Para o produtor, a rastreabilidade é uma ferramenta útil no âmbito da qualidade e logística, que aumenta a partilha de responsabilidades ao longo da cadeia alimentar, permite diagnosticar problemas em todas as etapas do processo de produção, reduzir perdas e valorizar a marca. Na produção de hortícolas existem duas principais dificuldades à geração de um processo de rastreabilidade que se concentra na mudança para um sistema ainda desconhecido e na mudança do sistema de gestão desses produtores. Por isso, a necessidade de realizar a capacitação dos produtores no que concerne a rastreabilidade e ao cooperativismo. O cooperativismo defende a reforma pacífica e gradual da coletividade e a solução dos problemas comuns por meio da união. Cooperar é colaborar, é trabalhar conjuntamente para o bem coletivo. Sendo assim, será mais fácil colocar em prática por todos os produtores as ações referentes a INC nº 02/18, se já estiver ou quiser participar de uma cooperativa. Extrapolar a ação extensionista também às cooperativas significa contribuir como universidade para o alcance da regra de ouro do movimento, o quinto princípio do cooperativismo: educação, princípio do cooperativismo: educação, formação e informação. E, de outra parte, com iniciativas como estas, a universidade busca preencher uma lacuna percebida pela sociedade, que é uma maior aproximação da Universidade com a Comunidade.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • Mon Nov 21 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciana de Oliveira Ferreira

Outra

Multidisciplinar
  • "movimento com ciência, tecnologia e inovação no bicentenário da independência: promovendo atividades de ensino transformadoras"
  • O projeto “Movimento com Ciência, Tecnologia e Inovação no Bicentenário da Independência: promovendo atividades de ensino transformadoras” está de acordo com o objetivo do edital CNPq/MCTI/FNDCT , sendo uma proposta de abrangência intermunicipal, apresentando interação com a sociedade em geral, envolvendo a participação de professores e discentes das redes públicas de Pindamonhangaba/SP e Roseira/SP, ensino fundamental I e II, em escolas e espaços públicos, com atividades práticas do conteúdo de ciências, propostas a partir de cursos de formação, mentoria, gincanas e mostra de melhores práticas, com atividades presenciais e on-line. Pretende-se promover o conhecimento científico para os mais diversificados públicos, desmistificando o conteúdo de Ciências e Matemática e demonstrando que o este conhecimento está acessível a todos e que está presente no cotidiano.
  • Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba - SP - Brasil
  • Mon Oct 03 00:00:00 BRT 2022-Sun Apr 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciana Londero Brandli

Engenharias

Engenharia Civil
  • o impacto das universidades nas ações e ideias sobre as mudanças climáticas
  • O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC 2021) confirmou que o aumento das temperaturas representa o maior desafio para a humanidade do nosso tempo, trazendo impactos potencialmente catastróficos para o nível do mar, agricultura, abastecimento de água, propagação de doenças e, potencialmente, conflitos humanos em grande escala. A ação climática foi legitimamente incluída nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados em 2015. No entanto, embora o conhecimento científico e a inovação tecnológica tenham um papel importante a desempenhar na abordagem das alterações climáticas, é necessária uma mudança mais fundamental na compreensão e nas ações humanas. A educação, portanto, é essencial para enfrentar as causas profundas das mudanças climáticas e alcançar o desenvolvimento sustentável. O objetivo geral do projeto é gerar conhecimento, ideias e ações sobre a contribuição das universidades para o enfrentamento das mudanças climáticas, no contexto brasileiro. Objetivos específicos a) Contextualizar a atuação das universidades na promoção da ação climática em diferentes territórios, a nível nacional e global. b) Fortalecer o papel da pesquisa, ensino e vida universitária no enfrentamento das mudanças climáticas c) Potencializar e promover a compreensão da problemática global do clima por parte dos acadêmicos e comunidade local. d) Promover ações e iniciativas nas universidades de modo a ampliar seu papel na implementação local do ODS 13. e) Compartilhar o conhecimento e as experiências, bem como o impacto local gerado nas ações e iniciativas implementadas pelas universidades inseridas na pesquisa. O projeto atinge estes fins usando uma combinação de Pesquisa-Ação Participativa e construção de teoria, de modo a assegurar atenção às condições e soluções locais, mas também permitindo a aprendizagem através de contextos, dada a natureza essencialmente global desta questão
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Mara Monti Fonseca

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • simulação e realidade virtual: a convergência das tecnologias educacionais inovadoras em assistência
  • Os índices de mortalidade infantil, embora com redução última década, ainda são altos, sendo grave problema de saúde pública, muitos por causas evitáveis, assim, ter profissionais mais seguros e qualificados em sua prática, desde a formação inicial, graduação, até a educação em saúde da família, podem melhorar a realidade em que se encontra o cuidado infantil. A tecnologia e seus Sistemas Inteligentes, tem contribuído contexto educacional em saúde, oferecendo ambientes realísticos e interativos, flexibilizando a aprendizagem e simulação da prática clínica. Ainda são incipientes recursos tecnológicos adequados e disponíveis para atender as demandas em saúde da criança. Assim, ganha relevância avançar em pesquisas científicas, desde a elaboração até a avaliação da efetividade do uso das tecnologias educacionais digitais, para crianças/familiares, profissionais e estudantes da área da saúde, em especial da enfermagem, que lida diretamente com cuidados da criança. Objetivo: desenvolver tecnologias inovadoras de simulação e realidade virtual para a educação de familiares e de profissionais de saúde para o cuidado da criança. Método: Trata-se de estudo quali e quantitativo, que adota desenhos experimentais, quase-experimentos, estudos metodológicos e pesquisas de aplicação, em que serão desenvolvidos, validadas e utilizadas simulações em realidade virtual, in situ e em laboratório, seguindo as recomendações de ética em pesquisa do Conselho Nacional de Saúde. Resultados esperados: A proposta trará dentre as contribuições, avanços na qualidade e segurança no cuidado à criança com inovação tecnológica nas temáticas vacinação, dor neonatal, amamentação, cuidados ao nascimento e na unidade neonatal e cuidados em pandemia, com cursos atualização, difusão, extensão e workshops de aproximação e coleta de dados e de devolutiva à sociedade de conhecimento e tecnologias, três serious game com inteligência artificial e realidade virtual e quatro cenários de simulação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Apr 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Maria Pedreira Ramalho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • determinação de mapa dosimétrico em radioterapia de intensidade modulada para cancer de cabeça e pescoço e suas toxiicidades associadas.
  • A Radioterapia (RT) é fundamental para o controle do Câncer de Cabeça e Pescoço (CCP) Pela área alvo estar localizada em proximidade à estruturas anatômicas críticas (OARs) ocorrem toxicidades agudas e crônicas (Alterio et al., 2019). Altas doses de radiação são necessárias para controle local e aumento da sobrevida, por isso, a radioterapia de intensidade modulada (IMRT ) é indicada para modular a intensidade de radiação distribuída em cada campo. Objetiva-se criar mapa dosimétrico de estruturas críticas cervicofaciais, destacando áreas de maior impacto por sítio tumoral relacionando a dosimetria à toxicidade da IRMT. 120 pacientes com CCP, irão realizar IMRT no campo primário de radiação (previsão de 50-70 Gy) serão entrevistados, avaliados clínica, radiograficamente e passarão por adequação bucal. O delineamento dos volumes de tratamento será feito por radiooncologistas usando imagens de tomografia computadorizada (TC) ou de Ressonância Magnética e PET-CT para fusão com a TC. O planejamento será feito por físicos médicos. Informações dosimétricas serão obtidas através de revisões do contorno e planejamento. Os pacientes serão agrupados pela localização do tumor primário, estadiamento e tratamento multimodal. Os dados dosimétricos serão avaliados por Histogramas de dose-volume (HDVs), dados de dose máxima (Dmax) e dose média (D mean). Os pacientes serão avaliados diariamente desde o dia 1 da RT e receberão fotobiomodulação a laser intra e extra oral, além dos cuidados recomendados pela MASCC (Elad et al, 2020). A presença e grau de mucosite oral será avaliada por área de acometimento seguindo os critérios da OMS, 1979. Toxicidades como dor, xerostomia, disgeusia, disfagia, trismo e radiodermite serão registradas. Os pacientes serão reavaliados aos 3, 6 meses e 1 ano após a RT, para toxicidade tardias. A criação do mapa dosimétrico cervicofacial caracterizará o impacto da dose e distribuição de radiação nas toxicidades, clarificando limites.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Mattos Barros Oliveira

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação da população de transgêneros atendida em centros de referência do estado da bahia: aspectos demográficos, clínicos e psicossociais
  • A transexualidade é um fenômeno complexo, no qual um indivíduo apresenta desconforto com seu sexo biológico e quer viver e ser aceito como alguém do gênero no qual se identifica, podendo ser dividido em: mulheres trans, travestis e homens trans. Para alcançar as mudanças corporais necessárias para a adequação do corpo ao gênero no qual aquele indivíduo se identifica são necessárias intervenções clínicas (hormonioterapia cruzada) e cirúrgicas. A terapia hormonal com andrógenos por si só pode modificar estrutural e funcionalmente áreas cerebrais relacionadas à autopercepção corpórea. No entanto, os efeitos do tratamento hormonal em indivíduos transgêneros sobre domínios cognitivos não está bem estudado. Até o momento, poucos estudos avaliaram os efeitos clínicos da hormonioterapia cruzada na população transgênero brasileira, assim como o impacto na sua qualidade de vida. Os objetivos deste estudo são: comparar homens trans com homens cis-gênero e mulheres cis-gênero, antes e durante a hormonioterapia cruzada, quanto à função cognitiva e alterações na ressonância magnética volumétrica, e determinar o impacto da hormonioterapia cruzada na saúde e na qualidade de vida de pessoas transgênero a curto e longo prazos. Para isso os participantes serão submetidos a avaliação multiprofissional, realização de exames laboratoriais, bateria de testes cognitivos padronizados para avaliar os domínios de memória, atenção, linguagem, função executiva, função visuo-espacial e praxia, ressonância magnética de encéfalo, e preenchimento do questionário sobre qualidade de vida WHOQoL-Bref.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Pinato

Ciências Biológicas

Morfologia
  • efeito do tratamento com melatonina sobre aspectos comportamentais, morfológicos, neuroquímicos e moleculares em um modelo animal com comportamentos autísticos
  • A ativação do sistema imune materno na gestação pode provocar alterações no neurodesenvolvimento dos fetos podendo resultar em alterações comportamentais e/ou cognitivas. Dentre as patologias decorrentes de distúrbios do neurodesenvolvimento está o transtorno do espectro autista (TEA) cujas causas, multifatoriais, podem resultar da combinação de fatores genéticos e ambientais como a infecção pré-natal. Modelos de infecção pré-natal, como a induzida experimentalmente em roedores por administração do componente bacteriano LPS durante o período gestacional mimetiza aspectos comportamentais e celulares associados ao TEA. Desde 2011, temos investigado por estudos pré-clinicos e clínicos aspectos comportamentais e bioquímicos associados as crianças com TEA. Estes estudos estabeleceram as bases celulares, bioquímicas e moleculares para a associar TEA e cronoruptura, além da relevância da melatonina na interface entre a fisiopatologia e as alterações comportamentais observadas no TEA. Mais recentemente iniciamos as investigações no modelo em ratos para o entendimento das bases biológicas relacionadas a tais alterações. Considerando o quadro de neuroinflamação e cronoruptura já descrito no TEA e os efeitos antiinflamatórios, cronobióticos e neuroprotetores da melatonina, no presente estudo, hipotetizamos que a administração de melatonina na gestação poderia minimizar as alterações apresentadas por este modelo animal com comportamentos autísticos. Para isso serão analisadas proles de ratas expostas ao LPS no período gestacional, com e sem tratamento prévio com melatonina. Além das alterações comportamentais já descritas e cujos testes já foram padronizados em nosso laboratório, serão reavaliados aspectos morfológicos e bioquímicos do hipocampo e cerebelo por meio de imuno-histoquímica dos cortes encefálicos para diferentes marcadores de proteínas neuronais e gliais além da análise da expressão gênica de moléculas relacionadas as funções cognitivas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Sepúlveda Köptcke

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • pesquisa nacional de avaliação da gestão intersetorial do programa saúde na escola (pse) 2021-2022
  • O PSE constitui programa federal instituído por meio de decreto intersetorial nº 6.286/2007 e, neste sentido, previu um modelo de implementação e de governança visando a gestão e implementação intersetorial nos níveis federal, estadual ou municipal, composto pela Câmara Intersetorial de Educação e Saúde na escola (CIESE) e pelos Grupos de Trabalho Intersetoriais Estaduais e Municipais (GTIE e GTIM, respectivamente). No entanto, a relação intersetorial é permeada por desafios, onde surgem conflitos suscitados pela perspectiva de mudanças entre corporações, atores e técnicos. Além disso, não há avaliações sistemáticas desenvolvidas no âmbito do PSE que abarque as redes constituídas e o cumprimento dos objetivos propostos. Para minimizar essa problemática, este projeto visa avaliar a gestão intersetorial, elaborar matriz de indicadores de boas práticas de gestão intersetorial e analisar as ações desenvolvidas no âmbito do PSE. Método: Como lente analítica será utilizado o modelo teórico de formação de coalizões comunitárias proposto por Butterfoss e Kegler (2008), que identifica os fatores determinantes para formação e manutenção de processos de ação coletiva e gestão intersetorial, em uma abordagem metodológica quantitativa (Survey Nacional) e qualitativa (Aprendizagem Baseada em Problemas, Resolução de Problema, Grupo Focal e Delphi). Resultados Esperados: Uma Avaliação da efetividade do PSE cujos resultados orientarão os processos decisórios em Políticas Públicas intersetoriais em Educação e Saúde. A Fiocruz, a partir das validações dos indicadores, desenvolverá um Observatório Nacional de Saúde na Escola e publicações científicas (elaboração de Caderno Técnico orientador das ações intersetoriais para fortalecimentos dos Grupos de Trabalho Intersetorial (GTIs).
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciana Souza de Oliveira

Ciências Biológicas

Morfologia
  • ação de proteínas de venenos de serpentes viperidae na ativação de macrófagos e plaquetas: estudos para compreensão dos mecanismos de tromboinflamação no envenenamento ofídico
  • Venenos de serpentes Viperidae causam alterações hemostáticas e inflamação, processos que tem sido estudados isoladamente. Entretanto, algumas vias de sinalização e moléculas efetoras atuam de forma simultânea no sistema hemostático e no sistema imune inato. Esta sobreposição na ativação destes sistemas é chamada de tromboinflamação e ocorre no envenenamento ofídico e em outras condições patológicas, como na Covid-19. Estudos recentes mostraram que as plaquetas podem alterar o fenótipo de ativação de macrófagos para pró ou anti-inflamatório. Embora a ocorrência do processo inflamatório no envenenamento ofídico seja bem relatado, pouco é conhecido sobre o papel dos macrófagos e a interação destas células com as plaquetas nesta patologia. Neste projeto, propomos avaliar a interação e ativação de macrófagos e plaquetas frente ao tratamento com proteínas isoladas de venenos de serpentes Bothrops e Lachesis. O nosso grupo isolou e caracterizou diferentes metaloproteases de venenos de serpentes (SVMPs) e lectinas tipo C que interferem na função de plaquetas. Resultados preliminares sugerem que SVMPs isoladas de Bothrops atrox são capazes de ativar macrófagos murinos, induzindo a produção de citocinas inflamatórias. Para verificar a interação entre macrófagos e plaquetas ativados com proteínas isoladas dos venenos de serpentes, macrófagos derivados de medula óssea serão cultivados na presença ou ausência de plaquetas e tratados com SVMP-PI, hemorrágica e não hemorrágica, SVMP-PIII, e lectina tipo C. Serão analisados a expressão e produção de moléculas inflamatórias (TNF-a, IL-6, IL-1b, NO, COX1, COX2), a expressão de receptores de macrófagos e plaquetas e o metabolismo mitocondrial. Além disso, as proteínas isoladas serão inoculadas em camundongos e serão analisadas a expressão/produção de mediadores inflamatórios pelo exudato peritoneal. Com o sangue coletado destes animais, serão avaliadas a agregação plaquetária e a presença de agregados de leucócitos-plaquetas.
  • Fundação Ezequiel Dias - MG - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Turatti

Outra

Ciências Ambientais
  • práticas sustentáveis na agricultura: sistematização de experiências envolvendo os usos da água na produção de alimentos orgânicos
  • O modelo de agricultura convencional tido como hegemônico na atualidade, vem sofrendo fortes questionamentos e críticas desde muito tempo, uma vez que, problemas de ordem social e ambiental são a este associados. Dos impactos associados importa ressaltar a pressão desse modelo sobre a água. A irrigação, segundo dados da FAO é o setor que mais consome água mundialmente e o menos eficiente, ficando o valor médio mundial das perdas entre 50 e 70%. A agricultura passa a ser por essa razão causa e vítima da escassez de água. A necessidade de se construir um novo modelo de agricultura consta até mesmo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e são neste sentido as metas previstas no Objetivo 2 que trata da agricultura sustentável, e, em específico na meta 2.4. E é neste contexto que se insere a presente pesquisa pois, além de ser considerada direito humano fundamental, a água, assim como seus usos na agricultura, são essenciais para o alcance da sustentabilidade, sem contar que a busca de alternativas que sejam viáveis economicamente, socialmente justas e ambientalmente corretas, também se coloca como uma necessidade diante do crescimento da agricultura no país. Os saberes dos agricultores construídos ao longo da história com os conhecimentos de diferentes ciências, podem auxiliar na propositura de novas estratégias de desenvolvimento rural, pautadas por formas mais sustentáveis de produção e por uma abordagem transdisciplinar e holística. Considerando o exposto, pretende-se, por meio da sistematização participativa das experiências, analisar as práticas e saberes adotados pelos agroecologistas na região do Vale do Taquari, quando do uso da água nos processos de produção. A metodologia proposta, portanto, é de caráter qualitativo e se pauta por processos participativos. Como resultados espera-se extrair lições que apontem para proposição e reformulação de políticas públicas que induzam a práticas preservacionistas.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciana Varanda Rizzo

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • caracterização do transporte de poluentes atmosféricos da baixada santista para a região metropolitana de são paulo: o impacto na qualidade do ar
  • A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais em áreas metropolitanas, onde milhões de habitantes estão expostos a concentrações acima do recomendado, com impactos severos à saúde. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), os veículos são a principal fonte de poluentes atmosféricos. Além das fontes locais, a qualidade do ar também é influenciada pelas condições meteorológicas e pelo transporte regional de poluentes de fontes remotas. Determinadas condições de tempo e clima são desfavoráveis à dispersão e à remoção de poluentes. Já o transporte regional contribui para o aumento da concentração de poluentes secundários, como o ozônio e parte do material particulado fino (MP2.5), que frequentemente excedem as concentrações recomendadas pela OMS. Muito se avançou em relação à caracterização das fontes emissoras locais na RMSP até o momento. Entretanto, pouco se sabe sobre a influência de massas de ar transportadas em direção à RMSP, especialmente as provenientes da Baixada Santista. É fundamental conhecer a contribuição das fontes remotas para desenvolver estratégias eficientes de mitigação da poluição do ar. A pergunta que norteia este projeto é: qual a influência das massas de ar oriundas da Baixada Santista (incluindo Cubatão) na qualidade do ar da RMSP? Esta questão será investigada na cidade de Diadema, localizada no sudeste da RMSP, onde os ventos preferenciais adentram a metrópole. A circulação nesta região tem grande influência das brisas marítima-terrestre e vale-montanha. Os ventos podem transportar aerossóis marinhos, poluentes produzidos na Baixada Santista e emissões atmosféricas biogênicas das áreas florestadas da Serra do Mar. Para responder à pergunta colocada, serão combinadas observações em escala local (variáveis meteorológicas, concentração de poluentes e composição elementar de MP2.5) com observações em escala regional (espessura óptica de aerossóis e variáveis meteo-oceanográficas provenientes de dados de satélite e de reanálises).
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciane Bisognin Ceretta

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • educação em saúde intensiva na atenção primária à saúde em pacientes com diabetes mellitus tipo ii: um ensaio clínico randomizado
  • Trata-se de um ensaio clínico randomizado de efetividade, em paralelo, com hipótese de superioridade, na razão de 1:1, com randomização simples não-estratificada, composto de três braços para testar hipóteses de efetividade de estratégias de educação em saúde na Atenção Primária. Serão arrolados e randomizados 360 pacientes de forma equânime. O braço controle (primeira intervenção) será composto por uma intervenção de 9 meses e intervenções quinzenais sobre os pacientes. O segundo braço mantém a duração e intensifica o número de intervenções, tornando-as semanais. O terceiro grupo reduz a duração do seguimento, de 9 para 6 meses, e mantém a periodicidade das intervenções. As intervenções têm objetivo de mudança de comportamento e fundamento nas cinco etapas contemplativas de Prochaska. O desfecho primário trata-se da variação de HbA1c da linha de base a 9 meses. Desfechos co-primários serão as variações de HbA1c em 3 e 6 meses, assim como o número de visitas por qualquer causa em qualquer unidade de cuidado da rede. Desfechos secundários envolvem variações na pressão arterial, níveis de atividade física, perfil lipídico, composição corporal e variáveis bioquímicas de controle em pacientes com diabetes tipo 2 como a creatinina. As análises estatísticas inferenciais serão realizadas por modelos de estimação generalizados. Possíveis imputações em caso de perdas de seguimento ou dados poderão realizadas, utilizando o último desfecho observado do terminado paciente (the last outcome carried forward method). As medidas de precisão serão calibradas para aceite de 95% de precisão (intervalos de confiança a 95%) e definimos 5% como limite para erro tipo 1.
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • Thu Jan 28 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciane Cruz Lopes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • uso de risperidona no transtorno do espectro do autismo: revisão sistemática e análise de impacto orçamentário
  • Introdução: A risperidona é o único antipsicótico aprovado pelo Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para ser usado em crianças a partir de 5 anos. Evidências de mundo real sobre sua efetividade e segurança, assim como análise do impacto orçamentário desde sua incorporação, não foram encontrados. Objetivo: Avaliar a efetividade e segurança da risperidona no tratamento do TEA e o impacto orçamentário desde sua incorporação no PCDT de forma retro e prospectiva. Método: Será conduzida revisão sistemática nas bases MEDLINE, EMBASE, Cochrane, CINAHL e LILACS para identificar estudos randomizados ou não, que comparem risperidona com placebo ou outras intervenções, em pessoas com diagnóstico de TEA sobre os desfechos: melhora dos sintomas centrais ou do comportamento agressivo, redução da incidência de episódios de agressão ou de auto-agressão, melhora na qualidade de vida relacionada ao paciente e ao cuidador, efeitos adversos e adesão à farmacoterapia. Dois revisores determinarão, independentemente, a elegibilidade de cada estudo e extrairão os dados. Para a avaliação do risco de viés serão utilizados instrumentos apropriados, conforme delineamento do estudo. A qualidade da evidência será avaliada usando a ferramenta Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Se possível a metanálise será conduzida e métodos estatísticos estabelecidos para identificar e controlar a heterogeneidade e análises de sensibilidade, quando apropriados serão aplicados. Na análise do impacto orçamentário, serão utilizados o método epidemiológico e o método da demanda aferida. Resultados esperados: a sistematização das evidências, baseadas em dados de vida real e estudos randomizados, bem como os dados que serão gerados sobre o impacto orçamentário poderão fornecer maior confiança sobre efetividade e segurança do uso da risperidona no tratamento do TEA, contribuir para a otimização dos cuidados prestados e a tomada de decisão mais assertiva pelos gestores.
  • Universidade de Sorocaba - SP - Brasil
  • Fri Dec 03 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciane Maria Colla

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • valoração de resíduos alimentares através da produção de enzimas e bioetanol no conceito de bioeconomia circular
  • Os resíduos alimentares são um problema relacionado ao desperdício, afetando a segurança alimentar, mas constituem matéria-prima a ser utilizada para obtenção de bioprodutos e biocombustível. Todavia, a diversidade de composição química destes materiais torna necessário o estudo de tecnologias que permitam a flexibilidade de processos nas plantas de geração de etanol. Propõe-se o uso de triticale, farelo de arroz desproteinizado, bagaço de maçã e outros resíduos de hortifrútis, além de resíduos de alimentos processados de panificação e que contenham amido na geração de bioetanol. A primeira etapa envolverá o isolamento e seleção de cepas produtoras de enzimas a partir dos resíduos vegetais, a caracterização e purificação das enzimas através de processos de separação por membranas. Estas enzimas serão utilizadas para a hidrólise das matérias primas isoladamente, ou em conjunto. O triticale e o farelo de arroz serão previamente desproteinizados e serão avaliadas a funcionalidade das proteínas anterior ao uso na produção de etanol. Os caldos sacarificados serão fermentados (segunda etapa) e comparados com o processo de sacarificação e fermentação simultânea - SSF (terceira etapa). Os resíduos das sacarificações e fermentações serão avaliados quimicamente para a formulação de ração animal (quarta etapa). Espera-se a definição de condições de processos fermentativos que produzam enzimas capazes de atuar em temperaturas baixas, a fim de contribuir com o desenvolvimento da SSF; a purificação das enzimas obtidas através de métodos de separação por membranas; a formulação de meios mistos de fermentação, utilizando mix de matérias-primas, a fim de poder definir-se condições operacionais que flexibilizem a produção de etanol; a comparação dos resultados de eficiência de produção de etanol usando a SSF e as etapas em separado; a proposição do uso dos resíduos da sacarificação e fermentação em formulações de ração animal, a fim decontribuir com a ideia de bioeconomia circular
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciane Pimenta Cruz Romão

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento de fertilizantes inteligentes à base de bioresíduos: abordagem de uma agricultura de precisão e sustentável nos solos do semiárido
  • A fertilização do solo é uma prática adotada pelo homem desde o início da agricultura, sendo uma etapa necessária na produção vegetal, e que deve ser adotada pelos agricultores. O custo com os fertilizantes tem se tornado cada vez mais altos, o que pode inviabilizar a produção e/ou tornar os produtos agrícolas e agroindústrias mais caros. A geração de resíduos é um problema enfrentado na agroindústria, o que gera problemas ambientais, a exemplo da produção de fécula e farinha, produzidas a partir da mandioca, que tem como resíduo gerado a manipueira, substância tóxica por conta das altas concentrações de cianeto. Este resíduo quando utilizado sem tratamento pode contaminar o solo, águas e até provocar a morte de animais. Porém, a manipueira apresenta alta quantidade de nutrientes e pode ser reutilizado na agricultura, principalmente quando utilizando na produção de fertilizantes inteligentes e de liberação lenta/controlada, deixando de ser um passivo ambiental e se tornado em um subproduto de valor agregado, podendo ser reutilizado de forma sustentável pelos próprios agricultores. A fim de agregar valor aos resíduos, e reduzir os riscos ambientais da manipueira, este projeto tem como objetivo sintetizar biofertilizantes multielementar de liberação lenta, com eficiência igual ou superior aos disponíveis comercialmente, à base de bioresíduos, minimizando custos, na compra de fertilizantes, e impactos ambientais, com tecnologias de fertilizantes de alta eficiência que refletirá em menor frequência de aplicação e aumento da renda da cooperativa parceira desse projeto. Os fertilizantes produzidos serão caracterizados e os mais promissores serão testados em campo na cultura da mandioca. Espera-se que o bioproduto irá promover uma agricultura sustentável essencial na agricultura de precisão com base na relação entre os níveis de nutrientes do solo e para as exigências nutricionais da cultura da mandioca.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Wed Nov 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luciane Portas Capelo

Outra

Multidisciplinar
  • mês da ciência, tecnologia e inovação do ict-unifesp: a transversalidade na formação de cidadãos globais
  • O Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo preparou um mês inteiro de atividades online e gratuitas que têm como mote o tema central da 18a. SNCT “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Com a participação da comunidade geral, da comunidade escolar e acadêmica, serão realizados seminários, rodas de conversa, oficinas, exposições e mostras de projetos científicos para todos os públicos. O objetivo deste projeto é popularizar a ciência. Demonstrar como ações e reflexões transversais sobre problemas regionais e globais favorecem a formação de cidadãos globais, aptos a contribuir para o desenvolvimento científico e de inovação do Brasil e para a construção de uma sociedade pacífica, inclusiva e próspera. O “Mês de CT&I do ICT” pretende ainda se tornar um evento referência para as escolas vinculadas à diretoria de ensino de São José dos Campos e Bragança Paulista, parceiras neste evento, o equivalente a aproximadamente 200 escolas, distribuídas em um território aproximado de 20.000 Km2 do estado de São Paulo. Este projeto conta com o apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres naturais (Cemaden) e Programa Wash.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Oct 07 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciani Ester Tenani

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • complexidade enunciativa do podcast: divulgação científica, formação inicial e continuada do professor
  • O podcast guarda, do rádio, o fato de ser um repositório de gêneros discursivos, apresentar-se como temporalmente uno para a audiência, mas constituir-se por uma dupla assincronia em seu planejamento: 1ª) do texto escrito prévio em relação ao texto falado; e 2ª) do trânsito entre o alçamento à execução falada (antecipação de um leitor que interpretará o texto escrito oralmente) à retroação ao texto escrito (momento de acabamento de sentido por parte do leitor, ao interpretá-lo em voz alta sob efeitos de sonoplastia). Como mídia contemporânea, o podcast abre a investigação para diferentes modos de apreensão de seu efeito de emissão una: (i) como áudio autônomo; (ii) como parte de coleção organizada segundo: um tema, um gênero discursivo, uma função didática, de divulgação, de contra-desinformação, etc.; ou (iii) como nó de uma rede de informação, link de um hipertexto, distante da linearidade da comunicação tradicional. Objetiva-se: i) descrever e interpretar a sua dupla assincronia do ponto de vista linguístico, textual e discursivo; ii) investigá-lo como recurso digital de comunicação; iii) analisar seu caráter de divulgação e de combate à desinformação; e iv) balizar seu papel didático. A questão orientadora é: qual o comportamento dessa mídia em termos linguístico-discursivos, de seu planejamento textual (tradicional e digital) e como instrumento de letramento científico no ensino, na divulgação científica e/ou no combate à desinformação? Com corpus já constituído, a metolodologia alterna abordagens quantitativas (em dimensões linguísticas específicas como as da prosódia e sua relação com a pontuação, p. ex.) com abordagem qualitativa. A hipótese norteadora é de que seu caráter digital abre diferentes caminhos interpretativos para a assincronia de sua produção em vários terrenos de pesquisa (cf. objetivos, acima), o que se reverte em perspectivas promissoras de contribuição para a área de pesquisa, o ensino, a educação científica e a sociedade em geral.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucianne Fragel Madeira

Outra

Divulgação Científica
  • diálogos entre ensino, pesquisa e extensão para a promoção e divulgação de ações transversais de ct&i no brasil contemporâneo
  • A emergência da pandemia da COVID-19 evidenciou a perenidade e a gravidade de diversos problemas (sociais, ambientais, éticos, políticos e econômicos), convocando a humanidade para repensar os caminhos do desenvolvimento científico e tecnológico em prol da preservação da vida e do planeta. Questões relacionadas à precarização nas relações de trabalho, ao aumento da pobreza e das desigualdades sociais, às crises climáticas, entre outras tantas questões imperativas contemporâneas, demandam a promoção e a divulgação de ações transversais de ciência e tecnologia. Nesse sentido, torna-se cada vez mais urgente o desenvolvimento de propostas integradoras, colaborativas e dialógicas, que tenham como compromisso o respeito à vida (incluindo a vida humana) e a busca por sociedades socioambientalmente justas, prudentes, pacíficas e solidárias. Se por um lado, uma parcela da humanidade tem a oportunidade de vivenciar o auge do desenvolvimento científico e das inovações tecnológicas, outra parte sofre com a miséria cada vez maior, não tendo garantido os direitos básicos para a sua sobrevivência. Nesse processo contraditório, a ciência e a tecnologia não estão restritas a determinados campos do conhecimento; antes, elas atravessam e têm implicações para todas as dimensões da vida no planeta Terra. Alinhado a essa perspectiva, o presente projeto busca promover e divulgar a transversalidade do desenvolvimento científico e tecnológico a partir da integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por instituições no estado do Rio de Janeiro, durante a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este projeto é fruto de uma próspera relação colaborativa e integradora (iniciada em 2015) entre o Espaço Ciência InterAtiva (ECI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o centro de ciências itinerante “Ciências Sob Tendas” (CST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Museu de Anatomia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Centro Ciência Viva de Vila do Conde, em Portugal. Nesse ano, o projeto contará ainda com a participação da Escola Superior de Desenho Industrial (UERJ). A presente proposta consolida as parcerias entre essas instituições e a relevância social da SNCT para fomentar a transversalidade entre diferentes disciplinas e campos do conhecimento, através da promoção de ações de divulgação científica, como por exemplo, a visita virtual ao Espaço Ciência InterAtiva/Campus Mesquita/IFRJ, a oferta de oficinas para criação de vídeos científicos a estudantes da Educação Básica, as exposições itinerantes do Ciência Sob Tendas e a exposição de processos biotecnológicos desenvolvidos pelo INT. A partir da integração entre as ações de ensino, pesquisa e extensão nessas instituições, buscamos estreitar os laços com a sociedade em geral, estimulando a reflexão crítica e a compreensão transversal de temas fundamentais para o enfrentamento dos atuais e urgentes desafios sociais, ambientais, científicos e éticos. Nessa perspectiva, assinalamos a relevância da divulgação do conhecimento científico para fomentar o desenvolvimento de ações integradoras e colaborativas como estratégias de transformação social e buscamos que as atividades e eventos a serem realizados no âmbito da SNCT-2021 articulem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS previstos na Agenda 2030. Estão previstas ações em todas as modalidades de eventos de divulgação e popularização da ciência, que irão abranger 14 municípios do estado do Rio de Janeiro, além da realização das diversas atividades também por meio das redes sociais digitais, como por exemplo, a transmissão de palestras online, ampliando o público atendido durante a SNCT. Também estão previstas diversas atividades que serão apresentadas sob o formato de minicursos e oficinas de experimentação, contação de histórias e exposições, oportunizando reflexões sobre problemas contemporâneos a partir da transversalidade da ciência e da tecnologia. Destacamos ainda que, na maioria dos municípios atendidos, serão promovidos eventos científico-culturais como a contação de histórias, com roteiro e estrutura sobre temas transversais da CT&I, como por exemplo, as desigualdades sociais e as vulnerabilidades ambientais de comunidades e regiões periféricas das cidades. Com vistas a contemplar um público cada vez mais amplo, através de ações integradoras, serão desenvolvidos eventos de comunicação científica através de podcast, lives e vídeos nas redes sociais sempre abordando a transversalidade da ciência e da tecnologia para a compreensão e superação dos desafios contemporâneos. Nossa expectativa é que as ações desenvolvidas pelas instituições participantes deste projeto contribuam para reflexão e fomento de ações para transformação social.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciano Andrade Moreira

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • bloqueando a transmissão de arboviroses pelo mosquito aedes aegypti através da combinação de mecanismos antivirais.
  • Arbovírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como os vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, causam centenas de milhares de infecções anualmente no Brasil, gerando grande impacto sobre o sistema público de saúde, com perdas de 1,4 bilhão de dólares anuais para o país. O combate ao mosquito é uma estratégia essencial já que não há tratamento específico ou vacina eficaz para a maioria dos arbovírus. O inseto vetor é componente essencial para a transmissão dos arbovírus, mas a redução da população de mosquitos não tem sido capaz de diminuir o número de infecções. Como alternativa, nosso grupo já demonstrou que a introdução da bactéria endossimbionte Wolbachia em populações de Aedes aegypti é capaz de diminuir a transmissão das arboviroses. Entretanto, em longo prazo, é importante que outras alternativas que ajam em sinergia estejam disponíveis. Recentemente, identificamos um novo gene em Aedes aegypti, denominado Loqs2, que aumenta a resistência aos arbovírus quando expresso ectopicamente no intestino de mosquitos, podendo ser uma nova alternativa para minimizar a transmissão dos arbovírus. Neste projeto, iremos analisar, em populações naturais de Aedes aegypti, o efeito do transgene de Loqs2 contra os vírus da dengue e da Chikungunya em combinação com a bactéria Wolbachia ou isoladamente. Iremos caracterizar os mecanismos moleculares envolvidos na resistência e tolerância de mosquitos em resposta à infecção por arbovírus assim como a potencial interferência do viroma natural do Aedes aegypti na transmissão vetorial. Este é um projeto translacional que nos permitirá determinar a eficiência e viabilidade da combinação de um gene antiviral com a bactéria Wolbachia para controlar a transmissão vetorial de arboviroses. Em conjunto, nosso grupo possui toda a experiência e infraestrutura para desenvolver este projeto, desde o estudo dos mecanismos moleculares até a manipulação genética de mosquitos e os testes com populações de campo.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciano Costa Santos

Engenharias

Engenharia de Produção
  • avaliação de lean healthcare em operações hospitalares: um estudo colaborativo em hospitais de são paulo e paraíba
  • Hospitais são organizações complexas, sujeitas a custos operacionais crescentes e restrições de capacidade, problemas atualmente evidenciados pela pandemia de COVID-19 e desafiados pela revolução tecnológica denominada de Healthcare 4.0. Na busca de eficiência pela eliminação de desperdícios, a produção enxuta tem se mostrado uma alternativa viável para a gestão hospitalar, adaptada a esse contexto como lean healthcare. Para garantir o sucesso desse modelo, torna-se necessário um processo de avaliação contínua, no qual o progresso deve ser monitorado e as áreas prioritárias de melhoria devem ser identificadas. No entanto, mesmo que isso seja um consenso entre pesquisadores, a literatura aponta uma escassez de sistemas de avaliação que levem em consideração as características específicas do setor de saúde. Adicionalmente, a literatura atual revela a necessidade de uma avaliação sistêmica, correlacionando estágios de implementação com resultados alcançados. Diante das lacunas identificadas, este projeto busca desenvolver um sistema integrado de avaliação de lean healthcare, considerando prontidão, práticas e resultados da implementação da produção enxuta em hospitais. A pesquisa será conduzida em sete etapas, desde a identificação de variáveis e parâmetros do sistema até o desenvolvimento de uma estrutura unificada de avaliação. Os métodos de avaliação que constituirão o sistema serão testados empiricamente por meio de estudos de casos, utilizando dados de natureza qualitativa e quantitativa. Serão estudados hospitais dos estados de São Paulo e Paraíba, com e sem a implementação do lean healthcare, de forma a proporcionar tanto a avaliação de prontidão quanto a avaliação de práticas e resultados. A pesquisa em hospitais de diferentes estágios de maturidade no lean healthcare possibilitará a identificação e a transferência de melhores práticas. Além disso, este projeto colaborativo constitui um embrião para a formação de uma rede de pesquisa sobre lean healthcare.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciano Gustavo Oliveira da Silva

Outra

Divulgação Científica
  • vii mocem - mostra de ciências das escolas municipais de barra mansa
  • Desde a primeira versão da MoCEM, nunca se fez tão necessário a implementação desse projeto. Em tempos de um negacionismo escancarado e ataque as ciências, cabe a nós como educadores e divulgadores estimular a prática docente e alfabetização científica. Dessa forma, os docentes de Ciências das 23 unidades de ensino da rede municipal de Barra Mansa terão cursos sobre aulas experimentais, alfabetização científica e metodologia de projetos. As atividades propostas procurarão despertar no aluno o interesse pela Ciência e abrir caminhos para sua compreensão. Através das aulas experimentais os alunos poderão aprender trabalhando, investigando, utilizando o método científico, vivendo as etapas de uma pesquisa e aprender através de discussões a partir dos resultados encontrados. A primeira etapa será realizada, dentro de cada uma das 23 U.E. uma feira de Ciências com a participação de toda a comunidade escolar. Uma comissão julgadora vai selecionar os três melhores trabalhos de cada unidade. Discentes e docentes orientadores serão certificados pela participação nesta etapa. Os 69 trabalhos selecionados serão apresentados na segunda etapa realizada no CIEP 054 - Vila Maria, onde está situado o MICInense. Nesta etapa, serão selecionados pela comissão técnica e científica do projeto, os oito melhores trabalhos. Os materiais produzidos serão expostos no MICInense e serão apresentados pelos monitores para a comunidade. Os 69 participantes da segunda etapa serão convidados a participar de cursos de aprofundamento e para atuarem como monitores. Os oito trabalhos finalistas serão certificados e premiados em solenidade realizada no MICInense, cinco desses participarão da FECTI durante a SNCT de 2022. Os discentes finalistas serão contemplados com oito bolsas de Iniciação Científica Junior-ICJ, concedida pelo CNPq. Nessa versão da VII MoCEM, os docentes que orientaram dos três melhores trabalhos receberão bolsa de Apoio Técnico em Extensão – ATP-A, concedida por intermédio do CNPq.
  • Prefeitura Municipal de Barra Mansa - RJ - Brasil
  • Thu Dec 09 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luciano Hauschild

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • alimentação de precisão como estratégia para mitigar os efeitos do estresse térmico e dos desafios sanitários na produção de suínos
  • Este projeto tem como objetivo prosseguir no estudo dos fatores responsáveis pela variabilidade no desempenho de suínos e assim estabelecer programas nutricionais com base no conceito de nutrição de precisão. O status sanitário dos animais associado às condições sanitária e ambiental de alojamento dos suínos tem sido considerado um dos principais fatores que contribuem para essa variação. Nesse contexto esse projeto tem como hipóteses: i. o status sanitário dos suínos, e consequentemente o estado fisiológico e metabólico, é influenciado pela origem (creche) e condições de alojamento na fase de crescimento e terminação; ii. o ajuste no aporte de nutrientes de acordo com estado fisiológico e metabólico (nutrição de precisão) melhora o desempenho e deposição de proteína em suínos oriundos de granjas de baixo status sanitário mantidos em diferentes condições sanitárias e ambientais no crescimento e terminação. Para responder as hipóteses o projeto será dividido em 2 fases. A Fase 1 será composta de um estudo a ser realizado em uma integradora com o objetivo de estabelecer grupos distintos na creche (alto e baixo status sanitário) de acordo com as práticas de manejo e sanidade adotadas nas diferentes granjas da integradora. A Fase 2 compreenderá a condução de experimentos com o objetivo de avaliar o efeito sistema de alimentação de precisão e nível de aminoácidos na resposta de suínos com baixo status sanitário desafiados por Salmonella enterica (serovar Typhimurium) e mantidos em estresse por calor na fase de crescimento e terminação. Nos experimentos serão avaliados desempenho e composição corporal, resposta imune, status oxidativo, metabolismo proteico e lipídico e microbiota intestinal dos animais. Os resultados desse projeto poderão ser empregados como estratégia tecnológica e nutricional para suínos expostos a condições de desafio sanitário em regiões de clima quente. Essa iniciativa contribuiria, portanto, para o desenvolvimento sustentável da suinocultura.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciano Lauria Dib

Ciências da Saúde

Odontologia
  • perfil microbiológico e proteômico na região transcutânea de implantes extraorais em diferentes condições clínicas
  • Os implantes extraorais são fixados na região dos ossos da face para retenção de próteses faciais, usadas em pacientes com deformidades, por trauma, infecção, doença congênita e doenças oncológicas, após sofrerem ressecção tumoral. As taxas de sucesso variam entre 46% a 95%, sendo as causas, radioterapia prévia, vascularização tecidual, quimioterapia e idade avançada. As reações de pele na região transcutânea pilar-implante, podem estar relacionadas ao afinamento cirúrgico, formato dos pilares e conexões, e biofilme. A avaliação microbiológica das próteses faciais identificou patógenos que podem estar relacionados à inflamação na região. A proposta deste estudo será investigar a região transcutânea com as análises microbioma e proteoma, em condições de saúde e de inflamação, a fim de estabelecer um protocolo específico de tratamento. Serão selecionados para o presente estudo 15 pacientes, com próteses faciais implantossuportadas, coletadas 30 amostras da região e classificadas em 2 grupos, teste as que tiverem com inflamação e controle as saúde. Serão avaliados os perfis microbiológico e proteômico, por sequenciamento de DNA, utilizando o primer 16S pela Illumina Miseq 2 x 250bp, na região do gene V3-V4, por bioinformática (METAGENOm, BIOsource, EBio), e identificados. As análises e a indicação dos fármacos serão realizadas para definição do tratamento específico. Serão utilizados os testes estatísticos ANOVA One-Way e Turkey para verificação dos resultados da pesquisa, pois até o presente estudo não temos validado um estudo com este propósito.
  • Universidade Paulista - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciano Luporini Menegaldo

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • relações entre variáveis biomecânicas da regeneração muscular após dano induzido por exercícios excêntricos, polimorfismos associados ao desempenho esportivo e expressão do mrna
  • Esta proposta investigará relações entre variáveis biomecânicas associadas ao dano e regeneração muscular causado por contrações excêntricas, variações genotípicas e a expressão do mRNA. Microlesões causadas pela contração muscular excêntrica estão envolvidas no processo de ganho de massa e força muscular. Esse processo passa por diversas fases, que podem ser avaliadas por medidas biomecânicas. Nossos achados em pesquisas anteriores mostraram grande variabilidade entre indivíduos nessa resposta ao dano excêntrico. Com base na literatura sobre genética e desempenho esportivo, nossa hipótese é que existe uma relação entre a variabilidade da resposta biomecânica à lesão e regeneração muscular e polimorfismos de alguns genes, em especial o ACTN3, tendo em vista os efeitos dos seus múltiplos genótipos na força muscular, nas propriedades mecânicas do músculo, em marcadores inflamatórios e na propensão a lesões musculoesqueléticas. Além de verificar essa hipótese, investigaremos o perfil de expressão do mRNA, quantificando a expressão dos genes e vias metabólicas recrutadas ao longo do processo de lesão e regeneração. Com esse trabalho, verificaremos ainda se exames de US e EMG são possíveis indicadores de variações genéticas relacionadas ao dano e regeneração muscular. A amostra experimental será pareada a partir dos genótipos do ACTN3. O protocolo de dano muscular do bíceps braquial empregará flexões excêntricas de cotovelo no dinamômetro isocinético. Serão feitas medições de escala de dor, elastografia, intensidade de eco US, torque articular, HD-EMG, estimulação elétrica e coleta de sangue antes, logo após e 24h e 72h depois da lesão. Será feita extração de mRNA do sangue, bem como sequenciamento de DNA para estudo de GWAS, e marcadores inflamatórios. Serão feitas ainda análises de alinhamento, cálculo de expressão e anotação gênica. As relações entre variáveis biomecânicas e genéticas serão avaliadas por meio de análises estatísticas descritivas, bi e multivariadas
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciano Nicolás Naka

Ciências Biológicas

Zoologia
  • passado, presente e futuro das aves ao longo da diagonal seca sulamericana
  • As mudanças climáticas e a destruição dos habitats naturais representam os grandes desafios do Século XXI. Como a biota irá lidar com estas mudanças dependerá da sua capacidade de se adaptar às novas condições ambientais. Uma região que deve sofrer severas mudanças nas próximas décadas é a Diagonal Seca Sul-americana (DS), um corredor contínuo de florestas abertas, savanas e matas secas que se estende do nordeste do Brasil ao norte da Argentina. O principal objetivo desta proposta é investigar os padrões históricos e atuais de diversidade das aves da DS, para inferir como estas irão enfrentar os desafios futuros. Para isso, iremos modelar a distribuição histórica, presente e futura das quase 900 espécies de aves residentes na DS. Propomos também inferir as origens biogeográficas dos cerca de 100 táxons de aves endêmicos, para avaliar se estes fazem parte de linhagens historicamente adaptadas a ambientes abertos e secos ou se representam invasões recentes de biomas florestais adjacentes. Para entender como as variáveis ambientais estruturam os padrões atuais de diversidade filogenética e funcional ao longo da DS, iremos amostrar a avifauna em 16 unidades de conservação (UCs) ao longo da DS. Em cada localidade, realizaremos inventários padronizados de aves, e coletaremos dados bioacústicos, espécimes e amostras de tecido. Coletaremos dados genômicos de 10 espécies de aves amplamente distribuídas na DS para investigar se há estruturação genética associada aos biomas da DS, avaliando o potencial adaptativo aos principais filtros ambientais da DS (alta temperatura, seca e fogo). Finalmente, usaremos os modelos de adequabilidade ambiental futuros, para prever o efeito das mudanças climáticas sobre a diversidade de aves, avaliando o papel das UCs no clima futuro. Com este projeto, esperamos não só desvendar as origens da avifauna da DS, como também melhor entender como o clima define as comunidades de aves, permitindo então prever como as aves enfrentarão os desafios.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Jun 02 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciano Rossoni

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • como esquemas culturais explicam a heterogeneidade das organizações: dois estudos ilustrativos sobre governança corporativa e clima no trabalho
  • Neste projeto de pesquisa, nós iniciamos com um alerta: de que a cultura organizacional, mesmo quando vista como significados compartilhados, tende a ser investigada a partir do grau de consenso. Todavia, compartilhar significados não implica em dizer que as opiniões são as mesmas. Pelo contrário, pode haver concordância em quais elementos culturais são relevantes, mesmo que as opiniões divirjam. Isso remete à possibilidade de indivíduos compartilharem esquemas culturais mesmo que discordem das respostas. Avanços recentes no campo da cognição cultural permitiram mapear os esquemas culturais organizacionais por meio métodos formais como a análise de classes correlacionais. Tal método divide a amostra em classes de esquemas, elencando os respondentes por meio do grau de dependência linear entre respostas em um questionário ou base de dados, não pela concordância entre casos Isso permite, de forma inovadora, capturar a heterogeneidade de crenças, atitudes e práticas por meio de redes de dados multivariados, o que tem importantes implicações teóricas e metodológicas para a teoria das organizações. Por isso, nosso objetivo é demonstrar como esquemas compartilhados de significados moderam a relação de práticas e resultados organizacionais independentemente do contexto e do nível organizacional que tais fenômenos operam ilustrando isso por meio de dois estudos: um cujo foco é a relação entre clima e bem-estar do trabalhador; outro que enfatiza os efeitos de classes de governança corporativa nos resultados de companhias de capital aberto.
  • Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciano Tavares Ângelo Cintra

Ciências da Saúde

Odontologia
  • potencial de formulações experimentais a partir do biovidro f18 em procedimentos endodônticos
  • A evolução da engenharia de biomateriais permitiu o desenvolvimento de produtos capazes de proporcionar melhores resultados na área médico-odontológica. Estudos iniciais evidenciaram a capacidade dos biovidros de atuarem compondo ou substituindo diferentes materiais usados na odontologia. A endodontia busca desenvolver e/ou aprimorar materiais que participem ativamente da formação tecidual, induzindo ou modulando o processo de reparo. Nosso grupo de pesquisa verificou adequadas propriedades empregando um material vitro-cerâmico experimental (F18), com potencial para uso em diferentes condições clínicas. A versatilidade do material permitiu seu emprego na forma de membranas e scaffolds para regeneração tecidual, fibras para formação de nervos e cartilagens, solução para hipersensibilidade dentinária e pastas para medicação intracanal. Os testes de citotoxicidade, genotoxicidade, biocompatibilidade, bioatividade, degradação e resistência mecânica apontaram bons resultados. Portanto, a hipótese para aplicações clínicas é aceitável, pois diante dos resultados observados abrem-se oportunidades para o desenvolvimento de diversos produtos de uso endodôntico com reais benefícios para aplicação clínica e com menor custo. Portanto, torna-se essencial o aprofundamento dos estudos com o F18 e seus derivados na forma de solução, pó, putty e scaffold, usando modelos in vivo padronizados pelo nosso grupo de pesquisa para testes de aplicação clínica de materiais. Para tanto será empregado o modelo de clareação dentária para testar soluções à base do F18 com fins de minimizar os efeitos do H2O2 sobre o tecido pulpar (subprojeto 1); na forma de pó será testado seu desempenho em modelo de capeamento pulpar em polpa inflamada (subprojeto 2); na forma de scaffold será testado sua habilidade no modelo de regeneração pulpar (subprojeto 3); e na forma putty será avaliado sua efetividade no modelo de selamento de perfurações de furca contaminadas (subprojeto 4).
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciano Volcan Agostini

Outra

Microeletrônica
  • projeto de hardware eficiente para a codificação de sinais visuais do estado-da-arte: vvc, av1 e light-fields
  • A codificação eficiente de sinais visuais, como vídeos, é tema de grande relevância, e ganhou ainda maior destaque no cenário pandêmico, com a ampliação expressiva pela procura de serviços de streaming e pela expansão massiva do trabalho e da educação remotos. A CISCO estima que mais de 80% de todos os dados trafegados na internet neste ano e 78% do tráfego de dados em dispositivos móveis serão oriundos de vídeos e esse cenário deve ser ampliado nos próximos anos. Para tanto, é essencial: (i) criar algoritmos de compressão cada vez mais eficientes e (ii) criar sistemas capazes de processar esses algoritmos em um amplo espectro de dispositivos. Considerando o grau extremamente elevado de complexidade dos algoritmos de compressão atuais, o problema de pesquisa que se impõe é como achar soluções eficientes para o compromisso cruzado entre os itens (i) e (ii). Este projeto parte da hipótese de que o projeto dedicado de hardware, a partir de algoritmos otimizados, é a melhor solução para resolver este problema. Serão investigados os dois codificadores de vídeos mais recentes, o AV1 (liderado pela Google) e o VVC (padrão da ISO e da ITU-T), e uma tecnologia disruptiva para a representação de sinais visuais: light fields. Em todos os casos, serão desenvolvidas soluções eficientes para reduzir a complexidade dos algoritmos e serão exploradas técnicas de computação aproximada e de projeto de baixo consumo para atingir os resultados esperados. A equipe do projeto é extremamente qualificada e possui ampla experiência no tema de pesquisa. São dez pesquisadores proponentes, sete colaboradores do exterior e 28 doutorandos, mestrandos ou graduandos. Com a experiência e a força de trabalho deste time, com a infraestrutura disponível e com os recursos deste projeto, certamente será possível contribuir com soluções inovadoras e relevantes para resolver o problema de pesquisa foco do projeto, gerando conhecimento e formando pessoal qualificado neste tema estratégico para o Brasil.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucicleia Barros de Vasconcelos

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • filme bionanocompósito eco-friendly de nanofibras de celulose bacteriana e óxido de grafeno reduzido como embalagem multifuncional
  • A modernização da sociedade, crescimento industrial e gestão da cadeia de suprimentos são os principais fenômenos socioeconômicos de influência no impacto ambiental e geração de resíduos sólidos. Buscar materiais ecologicamente corretos tem motivado o fortalecimento de ações voltadas à “ecologia industrial sustentável”. O setor agroindustrial é uma fonte de matrizes biopoliméricas de baixo custo, através dos resíduos orgânicos gerados. Soluções inovadoras através da nanotecnologia, podem potencializar e ampliar as propriedades bioativas (antimicrobiana, antifúngica, antioxidante) de materiais, resultando em novas embalagens versáteis, sustentáveis e compatíveis. Assim, nanofibras de celulose bacteriana (NFCB) podem ser obtidas através de culturas simbióticas de bactérias e leveduras (SCOBY) via fermentação do chá-verde, sendo uma alternativa em potencial para o desenvolvimento de embalagens inovadoras e biodegradáveis. Contudo, NFCB apresentam déficit nas propriedades físicas e bioativas, que podem ser minimizados ao associar materiais compósitos de reforço como óxido de grafeno reduzido (rGO) e substâncias ativas naturais presentes nos resíduos agroindustriais, respectivamente. Promovendo também em conjunto barreiras à fotoxidação. Para obtenção de nanofibras, à serem aplicadas na área de embalagens alimentícias, destaca-se a técnica de eletrofoliação como a mais utilizada, porém sendo restrita sua aplicação à materiais com condutividade elétrica. Dessa forma, as tecnologias “verdes” têm sido utilizadas devido ao baixo custo e versatilidade, resultando em materiais de qualidade, com capacidade de interagir com outros materiais compósitos de reforço, permitindo ainda a associação com outras técnicas, como moagem criogênica aplicada para a preservação das características in natura e bioativas dos biopolímeros. Diante do exposto, este projeto visa desenvolver embalagens de NFCB/rGO obtidas por resíduo agroindustriais para aplicação em alimentos minimamente processado
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciene da Cruz Fernandes

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • modos de vida e experiências da clínica ampliada em otoneurologia
  • O sistema vestibular atua como um sensor de movimento, responsável por detectar a mudança da posição da cabeça. Alterações nesse sistema contribuem para perda total ou parcial do equilíbrio. Pessoas com distúrbios do equilíbrio apresentam tendência a cair e evitar atividades diárias. Esse comportamento de evitação pode resultar no aumento da fragilidade física, psíquica e/ou emocional, com impacto negativo no bem-estar e menor engajamento social. O desenvolvimento de práticas de promoção e reabilitação da saúde em otoneurologia, no contexto de clínica ampliada, pode auxiliar para um diagnóstico e reabilitação precoces, melhorando assim, a qualidade de vida dos sujeitos. A reabilitação vestibular é um dos métodos mais efetivos na recuperação do equilíbrio corporal, sendo constituída por um conjunto de avaliações e intervenções. Esse processo terapêutico visa a excitação do sistema vestibular, provocando uma compensação vestibular por meio de exercícios físicos específicos e repetitivos, que ativam os mecanismos de plasticidade neural do Sistema Nervoso Central. Trata-se de uma proposta de estudo do tipo descritivo, experimental e analítico. A amostra da pesquisa será composta de indivíduos acompanhados em serviços de saúde na cidade de Salvador, Bahia. Após convite e confirmação da participação na pesquisa após assinatura do TCLE, serão realizadas entrevistas/anamnese, aplicação de questionários, além de execução de testes e exames otoneurológicos. Os voluntários que apresentarem alterações vestibulares serão encaminhados para reabilitação vestibular e treinamento de exercício físico. Os dados serão analisados de forma quantitativa e qualitativa.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciene Pimentel da Silva

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • prevenção e defesa contra eventos hidrológicos críticos
  • Eventos hidrológicos críticos (cheias e secas) podem provocar desastres naturais e impactar o sistema de reservatórios do país, afetando o abastecimento de água, a produção de alimentos e a geração de energia. E com desdobramentos na qualidade de vida e na economia do país. O fenômeno da urbanização e o cenário tendencial previsto com chuvas mais fortes e estiagens mais prolongadas confirmados no último relatório do IPCC contribuem para o aumento dos riscos socio ambientais. Esta proposta de pesquisa envolve as temáticas de indicadores de risco e de sustentabilidade, gestão adaptativa e mitigação de impactos, das soluções baseadas na natureza, infraestrutura verde, inovação social e aumento da resiliência dos sistemas hídricos. A prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos, constitui um dos objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos, contribui para o uso sustentável da água (ODS 6 - Água potável e saneamento) e aumenta a eficiência da geração de energia e produção agrícola (nexo água-energia-alimento). As investigações buscam responder à pergunta de como tornar mais efetiva a gestão adaptativa e a mitigação dos riscos para minimizar o sofrimento da sociedade diante desses eventos. O uso de indicadores na gestão adaptativa e mitigação de impactos ambientais é uma tendência contemporânea. A infraestrutura verde e seus serviços ecossistêmicos tem se provado efetivos em várias cidades do mundo, assim como também a educação ambiental para inovação social na gestão integrada dos recursos hídricos. A estratégia metodológica envolve a ciência e a mineração de dados, extração de conhecimento e identificação de padrões para composição de índices e indicadores. Na educação ambiental e inovação social envolve técnicas clássicas das ciências sociais aplicadas, como análises de conteúdo e aplicação de questionários socio ambientais aos atores envolvidos nos processos de gestão. A pesquisa contribui para políticas públicas na promoção de equidade social.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luciene Stamato Delazari

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • integração de dados geoespaciais para desenvolvimento de um smart campus
  • Este projeto tem por objetivo a aplicação do conceito de Smart Cities em um campus universitário, para construir um SmartCampus. O projeto contará com a participação da UFPR, UFU e UFAM, de modo que estabeleça um modelo de dados, a partir do modelo do UFPR CamusMap, para ser aplicado a outras universidades. A partir dos resultados obtidos com o projeto UFPR CampusMap pretende-se integrar dados de diferentes sensores (RPAS, câmeras 360 e smartphones). Considerando que o UFPR CampusMap permite o gerenciamento de espaço outdoor e indoor desde 2014, e que serão incluídas aplicações de LBS (exclusivo à navegação pessoal) e cadastro ambiental, então o problema de pesquisa consiste em como criar representações, tanto indoor com outdoor, que atendam a comunidade acadêmica (gestores, docentes, técnicos, discentes, e sociedade civil) nos diferentes contextos de uso do CampusMap, para tarefas de gestão, manutenção e infraestrutura, pesquisas e monitoramento ambiental, navegação pessoal e monitoramento de atividades. Assim, parte-se da hipótese que a integração de dados de diferentes sensores considerando os diferentes contextos de uso do CampusMap, permitirá gerar representações 3D, associadas a representações 2D e com localização precisa durante o acesso ao sistema, que apoiarão os usuários incluindo aspectos que podem impactar um SmartCampus. Para tal, serão realizados 4 subprojetos: Posicionamento GNSS com Smartphones utilizando processamento instantâneo em nuvem; modelagem tridimensional e BIM; Representações para navegação com dispositivos móveis; Contextos para o UFAM CampusMap. Serão disponibilizadas diversas informações sobre o espaço através de um dataset que engloba imagens brutas e processadas, modelos digitais 3D, bases de dados para uso em ambiente SIG, dados cadastrais do interior dos edifícios, além de diversos produtos derivados. Tais informações serão úteis para que o gerenciamento dos recursos na universidade seja feito de modo sustentável e racional.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Mar 31 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucimar do Nascimento Cardoso

Outra

Robótica, Mecatrônica e Automação
  • geek sustentável: transformando lixo eletrônico em novos acessórios, utilidades e brinquedos.
  • Este projeto traz em pauta a preocupação com o meio ambiente, o aumento descontrolado de descartes irregulares do lixo eletrônico, os necessários e possíveis meios de reciclagem. Voltado à reciclagem de Lixo Eletrônico, o projeto proposto é voltado a 6 temáticas principais: 1 – O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, retratado na criação a partir da reciclagem do lixo eletrônico. 2 – O Sustentável: Compromete-se a reciclar o que for possível, transformando o lixo através de remanufatura e criação, dar uma destinação correta ao lixo eletrônico. 3 – O Social: Através da transformação do lixo eletrônico, estimular jovens em situação de vulnerabilidade a serem transformadores, inovadores e criativos, requisitos altamente valiosos no mercado de trabalho, possibilitando um ofício/profissão, tanto no campo tecnológico quanto artístico. 4 – O Artístico: Transformando o lixo eletrônico em arte, através de oficinas, expondo os resultados durante a SNCT, em galerias e mostras fixas e itinerantes, incluindo nos processos alunos da rede municipal de ensino. 5 – O Financeiro: O lixo eletrônico é hoje um nicho do mercado altamente lucrativo. O projeto visa gerar renda a todos os envolvidos, desde os transformadores, artistas, com ganho sustentável para toda a sociedade e meio ambiente.
  • Prefeitura Municipal de Tangará da Serra - MT - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Lucimara Rogéria Antoniolli

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • sistema de embalagem ativa para o controle de doenças pós-colheita de frutas
  • Frutas são susceptíveis às podridões pós-colheita, incorrendo em perdas e desperdício. Enquanto que a podridão causada por Botrytis cinerea é a principal doença pós-colheita de morangos, as uvas são acometidas por B. cinerea, Aspergillus spp., Rhizopus spp., Cladosporium spp., Lasiodiplodia spp., Penicillium spp. e Alternaria spp. A assepsia pré-colheita é o principal método de controle de doenças pós-colheita de morangos, entretanto as podridões são o principal problema nos mercados atacadista e varejista. O principal método para o controle das doenças pós-colheita de uvas destinadas à exportação é o uso do dióxido de enxofre (SO2) por meio da fumigação e de liberadores nas embalagens. No entanto, o SO2 pode prejudicar o sabor, causar manchas e rachaduras nas bagas e descoloração do ráquis, além de consistir em substância alérgena aos indivíduos sensíveis à molécula. O SO2 é classificado como fungicida nos Estados Unidos da América (EUA) e alguns países europeus proíbem a entrada de frutos tratados com essa molécula. As embalagens ativas com base na liberação gradual de compostos orgânicos voláteis (COV) visam o controle in pack das principais doenças pós-colheita de uvas e morangos e são uma alternativa sustentável aos liberadores de SO2. Muitos COV apresentam comprovada atividade antifúngica e podem ser potenciais fumigantes para uso em pós-colheita. A atividade antifúngica do etanol, hexanal, metil salicilato e metil jasmonato in vitro e em frutos inoculados tem sido reportada na literatura. Tais compostos são geralmente reconhecidos como seguros (GRAS) pela agência Food and Drug Administration (FDA/EUA). Assim, compostos voláteis de comprovada ação no controle dos fungos causadores de podridões pós-colheita em uvas e morangos serão utilizados na confecção de liberadores a partir de matrizes biodegradáveis e de baixo custo. Esses liberadores serão associados às embalagens comerciais, perfazendo um sistema sustentável de controle in pack de doenças pós-colheita.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - RS - Brasil
  • Thu May 05 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucimara Stolz Roman

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • nanocompósitos para aplicação em dispositivos e sensores eletro-ópticos: filmes de nanomateriais ancorados em diferentes substratos.
  • O desenvolvimento de materiais que potencializem o uso de dispositivos baseados em propriedades ópticas e elétricas, traz avanços desafiadores à ciência. Os Nanomateriais se destacam, pois são materiais sólidos que possuem pelo menos uma dimensão abaixo de um tamanho crítico, e são diretamente dependentes de fatores intrínsecos como: tamanho, forma, composição e o meio onde se encontra. E complementarmente, a eletrônica orgânica permite a fabricação de dispositivos em larga escala em impressoras de rolo para rolo. A mistura desses materiais em compósitos, permite que filmes poliméricos nanoestruturados possam desempenhar um papel mais eficiente, pois a nanoestrutura define a sua eficiência macroscópica. Para viabilizar uma nanoestrutura específica em um filme fino, uma estratégia eficaz é a nanoestruturação das tintas para deposição de filmes por slot-die. Dentre os nanomateriais que serão estudados em compósitos poliméricos temos os alótropos de carbono, (nanotubos e grafeno) e as nanopartículas (NPs) metálicas. Os nanomateriais modificam as propriedades dos polímeros, por exemplo as NPs quando integradas em nanocompósitos, apresentam absorções bem definidas na região da luz visível do espectro eletromagnético, denominadas de absorção plasmon, absorção fortemente dependente do meio que as circunda, o que faz com que estes sejam excelentes candidatas para seu uso em sensores e outros dispositivos ópticos. Essas características podem ser ainda otimizadas com o ancoramento por compostos contendo Ln3+ quando em contato com as nanopartículas. Outros materiais híbridos serão ainda desenvolvidos pela funcionalização de ligantes contendo uma sonda estrutural como o íon európio, relevante para a otimização das propriedades ópticas e elétricas. Este projeto tem como meta a utilização de materiais inovadores, sintetizados especificamente para a combinação com polímeros conjugados (condutores ou semicondutores) para desenvolvimento de camadas ativas de sensores.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucindo José Quintans Júnior

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • programa de consolidação da pós-graduação da universidade federal de sergipe (ufs)
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Thu Jan 23 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 23 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucivaldo da Silva Araújo

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • rotina ocupacional e fatores de risco e proteção à saúde mental de universitários da área da saúde em uma universidade pública do norte do brasil.
  • Esta proposta de pesquisa contempla temática atual e necessária, enfocando demandas de alunos universitários de cursos da área da saúde e suas repercussões na saúde mental desses acadêmicos. Compreendendo as rotinas como sequências estabelecidas de ocupações ou atividades que fornecem uma estrutura para a vida diária, a forma como se estrutura a rotina pode tanto promover quanto prejudicar a saúde e o engajamento na vida cotidiana (AOTA, 2015). A (re) estruturação de rotinas, atividades de vida diária e ocupações cotidianas fazem parte do campo de estudo e de intervenção da Terapia Ocupacional, profissão atuante nos campos da saúde, educação, esfera social e cultura, cujo objetivo central é a promoção da participação em ocupações cotidianas que as pessoas desejam ou precisam fazer. Ocupações são tarefas e atividades diárias propositais, das quais as pessoas participam e que possuem significados pessoais e subjetivos (KRAMER; HINOJOSA; ROYEEN, 2003; COSTA et. al., 2017). Nesse sentido, no campo educacional, o resultado esperado pela Terapia Ocupacional é sempre o aumento da participação do estudante nas ocupações realizadas nos contextos educacionais, a partir das motivações e significados pessoais atribuídos à esta ocupação (CLARK, 2013). Esta proposição de pesquisa parte da questão: Quais as demandas impostas pela rotina universitária aos estudantes da área da saúde e como estas podem produzir fatores de risco e proteção à saúde mental destes universitários? A principal hipótese é de que as demandas impostas pela rotina universitária podem produzir tanto fatores de risco quanto fatores de proteção, porém os fatores de risco se sobrepujam, o que provoca riscos diversos à saúde mental destes estudantes. O método é de abordagem quanti-qualitativa, de caráter longitudinal e descritiva, envolvendo pesquisa de intervenção, a qual prevê a implementação de um serviço de atenção à saúde mental de universitários. A amostra será de aproximadamente 800 pessoas.
  • Universidade do Estado do Pará - PA - Brasil
  • Tue Mar 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Lucymara Fassarella Agnez Lima

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • formulação de consórcios microbianos biorremediadores de contaminação por petróleo pesado
  • Em 2019, um desastre ambiental, ocasionado pelo derramamento de óleo, ocorreu no litoral do Nordeste chegando até ao Espírito Santo. Toneladas de resíduos tóxicos foram retiradas das águas, praias e mangues. Em geral, os métodos físico-químicos usados para descontaminação são onerosos e ineficientes visto que subprodutos tóxicos são gerados. Por outro lado, os processos biológicos são alternativas promissoras para remover esses contaminantes, principalmente devido à simplicidade e eficiência de custo quando comparados a outros métodos tradicionais. Os microrganismos representam a maior biomassa do planeta, mas devido às limitações das técnicas de cultivo, a maior parte desse patrimônio genético encontra-se inacessível. Com o advento das metodologias metagenômicas, essas limitações vêm sendo superadas, permitindo a exploração do pool genético de microrganismos não cultiváveis. As equipes envolvidas nessa proposta desenvolvem trabalhos em cooperação utilizando estratégias de microbiologia e metagenômica há alguns anos, o que permitiu a identificação de microrganismos e genes relacionados a degradação de hidrocarbonetos e produção de biossurfactantes com potencial para aplicação em biorremediação. Nesta proposta, temos como objetivos: a) Triar nossos bancos de microrganismos isolados quanto a capacidade de degradar o óleo pesado responsável pela contaminação do litoral brasileiro; b) Formular consórcios microbianos com isolados alóctones e/ou autóctones para biorremediação por bioaumentação (ex situ e in situ); c) Avaliar o uso de biossurfactantes como adjuvantes em estratégias de biorremediação; d) Monitorar a eficiência da biorremediação; e) escalonar os consórcios que apresentarem os melhores resultados.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Dec 02 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luerbio Faria

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • aspectos algorítmicos e de complexidade em problemas de combinatória e teoria dos grafos
  • O projeto é desenvolvido em sua sede nas dependências do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ (IME-UERJ) e é uma parceria com a UFF e a UFMG. Trabalha-se na área de ciência da computação e na especialidade de complexidade de algoritmos combinatórios. Temos dois objetivos principais: a produção bibliográfica e de recursos humanos na área. Pretende-se manter um volume relevante de contribuições com autores nacionais e internacionais na publicação de periódicos e anais das conferências internacionais da área. Alguns itens que serão estudados são a topologia em grafos, os grafos de Kneser, a planaridade, a coloração, a coloração total, a coloração orientada, as propriedades dos hipergrafos, as partições especiais dos vértices de um grafo, os grafos sanduíches, probes particionados e não particionados, os grafos bem cobertos, o problema do corte máximo, os grafos n-cubos, os empalhamentos, a convexidade, a finura e o número de dobras de um grafo. Pretendemos classificar alguns problemas combinatórios associados a estas medidas. Estudar a modelagem da logística médica e da alocação de leitos hospitalares, da disseminação em redes e a complexidade clássica e parametrizada associada a todos estes problemas. São orientados atualmente 19 (dezenove) alunos de Doutorado, 15 (quinze) alunos de Mestrado e 5 (cinco) de Iniciação Científica. Existe um livro de ciência de dados em preparação que deve ser publicado até 2023. Projeta-se o resultado de publicação de dois artigos em periódicos e um artigo em anais por ano, em um total de 42 artigos adicionais até o final do projeto. Estes artigos serão contribuições com pesquisadores da UERJ, com outras universidades brasileiras e com centros internacionais de pesquisa. Pretende-se também a publicação de um livro de Ciência de Dados cujo ensaio foi publicado no 33o.Colóquio Brasileiro de Matemática - CBM. A equipe continuará à contribuir com a organização das conferências internacionais LATIN, LAGOS e Lawcliques.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luigi Jovane

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • evolução da paleoceanográfica da corrente norte do brasil no arquipélago de s. pedro e s. paulo com métodos geofísicos e de testemunhos
  • Nos últimos 66 milhões de anos, o clima do planeta mudou consideravelmente, passando de quente e úmido no Cretáceo para o clima mais frio e seco, com maior gradiente de temperatura entre os polos e o equador. Parte fundamental destas alterações climáticas ocorridas é o papel das correntes oceânicas, que são parte fundamental do balanço de energia no planeta, realizando a troca entre águas quentes e frias através dos oceanos e hemisférios. As correntes compõem a circulação termohalina global, controlando, com a circulação atmosférica, o clima no planeta. Justamente por essa importância no controle do clima, a compreensão de suas variações ao longo do tempo é importante ferramenta para o entendimento do paleoclima. Acredita-se, por exemplo, que alterações bruscas no comportamento das correntes oceânicas podem ter iniciado as glaciações passadas. Dentro deste cenário, é fundamental entender a formação e as variações da Corrente Norte do Brasil (CNB). Atualmente, esta corrente é responsável pelo transporte de calor do Atlântico Sul para o Atlântico Norte, através do Caribe. Este calor segue para o Hemisfério Norte, possibilitando subducção de águas densas frias e, consequentemente, permitindo a existência da AMOC (Célula de Revolvimento do Atlântico Meridional). Duas outras características da CNB são sua relação com as variações da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e seu processo de retroflexão, que ocorrem sazonalmente. Entender a fundo esta relação desde o surgimento da CNB é essencial para o estudo do passado climático do Atlântico Equatorial e da América do Sul. Por meio da sísmica de reflexão, batimetria multifeixe, magnetometria e análises sedimentológicas e magnetoestratigráficas em testemunhos, este projeto investigará o estabelecimento e evolução da CNB e seus efeitos no clima e oceanografia do Atlântico Equatorial e continente Sul-Americano.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Jun 09 00:00:00 BRT 2020-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luís Alberto Pereira

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • estudo de máquinas síncronas pentafásicas de ímãs permanentes operando sob falha
  • O projeto visa estudar máquinas síncronas pentafásicas a ímãs permanentes, com ênfase na operação sob falha tanto na condição de gerador como de motor. Devido às suas características, este tipo de máquina tem atraído a atenção de pesquisadores em nível internacional em anos recentes, especialmente em aplicações que envolvem tração elétrica. O estudo proposto envolverá desde o projeto e otimização deste tipo de máquina até a análise de operação sob condições de desbalanço e falha. O projeto também envolverá a comprovação experimental de estudos teóricos utilizando uma plataforma de ensaios existentes na UFRGS, a qual será ampliada para a execução do projeto. Os protótipos de máquinas necessários ao estudo serão construídos pela WEG Equipamentos Elétricos (Jaraguá do Sul – SC), através de convênio de cooperação já firmado entre a UFRGS e esta empresa. Entre os principais aspectos a serem avaliados, cita-se: (1) características de projeto adequadas para operação sob falha, (2) determinação dos parâmetros elétricos, (3) estabelecimento de modelos matemáticos, (4) distribuição de campo magnético, (5) perdas e rendimento durante a operação sob falha. A realização do projeto permitirá avaliar aspectos importantes ainda não abordados e também determinar características de operação, bem como desenvolver e aplicar novas estratégias de controle de máquinas pentafásicas. A capacidade de operação sob falha é considerada a maior vantagem de máquinas pentafásicas; contudo, a maioria dos estudos não apresenta uma sólida comprovação experimental. Assim, a realização do projeto possibilitará a avaliação das reais condições em que a máquina opera em termos de distribuição da indução magnética nas diversas partes, perdas, rendimento e capacidade de produção de torque. Finalmente, aplicações de alto desempenho e que exigem alta confiabilidade, tais como geração elétrica através de energia eólica e veículos elétricos, são os potenciais campos de aplicação da tecnologia a ser estudada.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luis Alexandre Muehlmann

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • imunoterapia combinatória para tratamento de melanoma experimental em camundongos
  • Células cancerosas são capazes de se evadirem do sistema imunitário por uma combinação de mecanismos. Estudos sugerem que esta imunoevasão pode ser revertida terapeuticamente por meio de algumas estratégias, como a indução de morte celular imunogênica, bloqueio de checkpoints imunitários inibitórios, quimioterapia contra células inibitórias (como Tregs e MDSCs), com o uso de IL-2, e outras. Nosso grupo de pesquisa publicou recentemente um trabalho demonstrando que células de melanoma B16F10 sofrem morte celular imunogênica quando submetidas à terapia fotodinâmica (TFD) mediada por nanoemulsão contendo alumínio-ftalocianina (NE-AlFt). Além disso, a literatura mostra que a quimioterapia com ciclofosfamida e 5-fluoruracil (5-FU) em baixas doses reduz as populações de Tregs e de MDSC, células que inibem respostas imunitárias contra cânceres. A combinação destas duas estratégias, ainda não testada, pode ser a base de novos protocolos de imunoterapia para o tratamento de cânceres como os melanomas, contra os quais praticamente não existem alternativas eficazes e seguras de tratamento. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver um protocolo de imunoterapia contra melanoma experimental, o qual será baseado na combinação de: 1) TFD mediada por NE-AlFt, e 2) quimioterapia de baixa dose de ciclofosfamida e 5-FU para redução das populações de Tregs e MDSCs. Modelo de melanoma: Células B16F10 serão injetadas em camundongos C57BL/6 por via intradérmica no flanco direito no dia 0. Os animais receberão os tratamentos isolados ou combinados. A quimioterapia com cliclofosfamida e 5-FU (ambos os fármacos em 50 mg/kg/dose) será aplicada em quatro doses IP, a cada três dias, dos dias 11, 14, 17 e 20. A TFD será aplicada por meio de injeção peritumoral de NE-AlFt e irradiação com luz vermelha, duas vezes, nos dias 14 e 20. O crescimento tumoral, a sobrevida dos animais, a população de células imunitárias e a produção de interleucinas serão avaliados durante os experimentos.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís Antônio Coutrim dos Santos

Ciências Agrárias

Agronomia
  • dinâmica da erosão, carbono orgânico e atributos de solos em floresta nativa e cultivos florestais na região na amazônia central
  • A problemática do desmatamento, substituição e ocupação da floresta amazônica por áreas de cultivo é um dos maiores desafios enfrentados pela região. Pois afeta a biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a qualidade física, química e biológica dos solos e, consequentemente a degradação do mesmo, influenciando de forma direta o aumento da concentração de CO2 da atmosfera e a redução do estoque de carbono orgânico em solos. Nesse contexto, sistemas mais conservacionistas, como os agroflorestais (SAF’s) e os reflorestamentos, são de suma importância, pois podem contribuir de forma significativa para a recuperação de solos degradados, promovendo a melhoria da sua qualidade, aumento do seu estoque de carbono, mitigação da ação de gases do efeito estufa e produção sustentável de recursos madeireiros e não madeireiros. A proposta tem como objetivo: avaliar os atributos, erodibilidade e dinâmica do carbono orgânico em solos sob sistemas agroflorestais, reflorestamento e floresta nativa no médio Amazonas. O trabalho será realizado no município de Itacoatiara-AM, em área situada na bacia sedimentar do médio Amazonas. Para verificar a influência da conversão de áreas nativas em áreas manejadas com SAF’s e floresta plantadas na dinâmica dos atributos do solo, serão realizadas análises físicas e químicas de rotina de solos, além dos índices de erodibilidade, resistência do solo a penetração, fracionamento físico e químico da matéria orgânica e estoque de carbono orgânico. Os resultados serão analisados por análises de multivariadas dos dados. Ao final do projeto, espera-se contribuir com estudos sobre erodibilidade, manejo e conservação do solo, sobre a dinâmica das frações químicas e físicas da matéria orgânica do solo, e sua estabilidade nos ambientes agroflorestais, permitindo assim, gerenciamento mais assertivo da exploração do agroecossistema florestal, garantindo a sustentabilidade e o desenvolvimento local e geração de informações para a comunidade científica.
  • Universidade do Estado do Amazonas - AM - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luis Antonio de Avila

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fenotipagem e caracterização genética do degrane em genótipos arroz daninho e arroz irrigado cultivados sob diferentes concentrações de co2 atmosférico
  • As previsões climáticas indicam alteração nas condições climáticas na superfície terrestre, com estimativas de elevação nos teores de dióxido de carbono (CO2) atmosférico. Esse aumento poderá afetar a dinâmica do crescimento de espécies vegetais, principalmente as de mecanismo fotossintético C3. Dentre essas espécies, encontra-se o arroz daninho (Oryza spp.), principal planta daninha da cultura do arroz irrigado no sul do Brasil. O arroz daninho apresenta mecanismos de sobrevivência no espaço, como o degrane das sementes, que dificulta seu controle e prolonga a permanência na lavoura. O aumento do CO2 afeta diretamente os processos fotossintéticos envolvidos em respostas fisiológicas e morfológicas o que pode afetar a produção de qualidade das sementes. Diante do exposto, este projeto tem como objetivo principal avaliar a taxa de degrane de diferentes ecótipos de arroz daninho cultivados sob diferentes concentrações de CO2 atmosférico e a expressão gênica dos genes relacionados a essa característica. Propõe-se: I) Caracterização de diferentes espécies do gênero Oryza, cultivares de arroz e ecótipos de arroz daninho em relação ao degrane em plantas cultivadas sob diferentes concentrações de CO2; II) Identificar se há relação da expressão dos genes Sh4, qSH1, OsCPL1 com a característica do degrane de sementes de plantas cultivadas sob diferentes concentrações de CO2; III) Identificar novas sequências gênicas expressas diferencialmente em ecótipos com diferentes níveis de degrane em plantas cultivadas sob diferentes concentrações de CO2. As atividades serão desenvolvidas no período compreendido entre março de 2019 e dezembro de 2021, sendo realizadas em laboratórios e câmaras de crescimento pertencentes a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, na Universidade Federal de Pelotas e no Laboratório de Biologia molecular pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luís Antonio Groppo

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia 2022 – sul de minas gerais
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 – Sul de Minas Gerais tem por objetivo apresentar às comunidades locais, de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e outros pequenos municípios em seu entorno, em especial a estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas, a produção científica, tecnológica e cultural da UNIFAL-MG, tendo como eixo a rememoração crítica do Bicentenário da Independência do Brasil e a história das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação nos dois últimos séculos em nosso país. Deste modo, busca-se dar continuidade ao estreitamento das relações entre estas comunidades e a UNIFAL-MG por meio das Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia realizadas nos anos anteriores. O evento realizará atividades nos três municípios onde a UNIFAL-MG têm campi, em três modalidades: Portas Abertas: nas Unidades Varginha e Alfenas; Mesas-redondas e Conferências sobre o Bicentenário da Independência e a história das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil (nas três unidades); Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), na Unidade Poços de Caldas.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luís Antônio Guimarães Bitencourt Júnior

Engenharias

Engenharia Civil
  • o uso do concreto com agregado reciclado reforçado com fibras de aço como material estrutural
  • O desenvolvimento de práticas sustentáveis visando minimizar o impacto ambiental da indústria da construção civil têm sido um desafio. Neste contexto, pesquisadores têm avaliado a produção de concreto com agregado reciclado (CAR) devido à crescente necessidade de reduzir a exploração de recursos naturais e diminuir o volume de resíduos de construção e demolição. Com vistas a aplicações estruturais, o agregado reciclado (AR) oriundo de resíduos de concreto têm demonstrado um maior potencial devido as suas características mais homogêneas quando comparado a outras fontes. Uma alternativa promissora para viabilizar o uso do CAR como material estrutural consiste na adição de fibras de aço, as quais poderão mitigar possíveis desvantagens de comportamento mecânico introduzido pelo AR. Contudo, uma parametrização do comportamento do concreto com agregados reciclados reforçado com fibras de aço (CARRFA) e sua utilização segundo os critérios recentes de códigos de dimensionamento de elementos estruturais precisam ser investigados. Inicialmente, serão caracterizados CARRFA com diferentes percentuais de substituição de agregados naturais por reciclados e diferentes teores de fibras de aço para identificar o potencial desse material no atendimento aos requisitos estabelecidos para aplicações estruturais. Com base nesses resultados, serão dimensionados elementos estruturais que serão posteriormente ensaiados nos laboratórios para avaliação do comportamento nos estados limites de serviço e último. Uma vez que cobrir todas as variáveis de projeto apenas experimentalmente seria muito oneroso e lento, modelos numéricos serão desenvolvidos e simulações computacionais serão realizadas a fim de extrapolar os resultados experimentais obtidos e melhor compreender o comportamento deste compósito como um material estrutural. Espera-se no final desta pesquisa, viabilizar metodologias de dimensionamento e previsão de comportamento de elementos estruturais de CARRFA.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís Augusto Nero

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • resistência a antimicrobianos: uma abordagem genômica para demonstrar a relevância das cadeias produtivas de alimentos numa perspectiva em saúde única
  • O desenvolvimento de resistência a antimicrobianos (AMR) por microrganismos é considerado um problema global, com impactos na saúde pública e economia. Diversos fatores podem determinar AMR, levando a um consenso sobre a necessidade de uma abordagem abrangente para a compreensão desse problema e definição de estratégias de controle. As cadeias produtivas de alimentos, em especial as de origem animal, possuem um papel relevante na manutenção e distribuição de AMR. Em relação aos animais, o uso de antimicrobianos na produção pode acelerar a seleção de cepas resistentes. Em relação ao ambiente, os dejetos da produção podem conter cepas resistentes e resíduos, perpetuando a AMR. Finalmente, os seres humanos entram em contato com as cepas resistentes pelo consumo de alimentos, além de diferentes formas de contaminação. Assim, apenas com uma abordagem em Saúde Única é possível a compreensão das particularidades das cadeias produtivas em relação a AMR. Em complementação, ferramentas moleculares como o sequenciamento completo do genoma (WGS) permitem uma análise detalhada da distribuição de AMR nessas cadeias e suas relações genéticas. Essa proposta tem como objetivo esclarecer a distribuição de AMR em diferentes cadeias produtivas de alimentos em uma abordagem em Saúde Única, apoiada em WGS. Estudos preliminares do grupo evidenciam a relevância da AMR em cadeias produtivas em que a utilização de antimicrobianos é comum, com consequente presença de cepas de patógenos bacterianos resistentes no ambiente de processamento e nos alimentos finais. Nessa proposta iremos desenvolver um estudo detalhado baseado em WGS e análises de bioinformática de cepas de Escherichia coli selecionadas considerando os seus perfis de resistência a antimicrobianos. Os isolados foram obtidos de diferentes cadeias produtivas (leite, carne bovina, carne suína, aves e pescado) e de diferentes regiões do Brasil, contemplando animais, ambiente, seres humanos e produtos finais.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís Augusto Vasconcelos da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • práticas, desafios e estratégias de profissionais de saúde e usuários/as de serviços de referência em hiv/aids em meio às novas biotecnologias de prevenção (carga viral indetectável e prep).
  • As pesquisas no campo da saúde coletiva, especificamente das ciências sociais em saúde, e da psicologia social têm contribuído significativamente para qualificar a compreensão das dimensões sociais, políticas e subjetivas da epidemia, visibilizando, entre outros aspectos, as desigualdades decorrentes de questões de gênero, classe, raça, orientação sexual, território, que são fundamentais para compreender os diversos desafios e entraves na prevenção e na convivência com o vírus HIV. Nessa direção, este projeto objetiva compreender como as novas biotecnologias de prevenção (PrEP e carga viral indetectável) para HIV/aids repercutem nas relações afetivo-sexuais e nas práticas de cuidado e prevenção de pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) e usuárias da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), bem como nas práticas de cuidado dos profissionais de saúde dos serviços de referência destas biotecnologias. Adota-se um desenho de pesquisa qualitativo longitudinal e multicêntrico, nacional e internacional, a ser desenvolvido concomitantemente em duas cidades do Brasil (Salvador-Ba e João Pessoa-PB) e uma da Espanha (Barcelona). Fundamenta-se em perspectivas pós-construcionistas das ciências sociais e humanas na interface com a saúde coletiva. Abordaremos os/as participantes através de entrevistas em profundidade, adotaremos a observação participante, com a utilização de diários de campo. As informações serão sistematizadas no Atlas-i e submetidas às análises de conteúdo e de discurso, com interpretações consubstanciadas pela escrita etnográfica. Finalmente, produziremos relatos científicos em linguagem acessível para mídias digitais e redes sociais, artigos para revistas indexadas nacionais e estrangeiras, como também um livro-coletânea que congregue os resultados dessa pesquisa com outras produções no campo de estudos em HIV/aids. Espera-se que este projeto possa produzir novos conhecimentos em HIV/aids, considerando os novos avanços biomédicos e seus desafios contemporâneos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís Carlos Bassalo Crispino

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • rede de popularização de astronomia e ciências espaciais na amazônia
  • Esta proposta tem por objetivo principal fomentar a realização de exposições itinerantes sobre astronomia e ciências espaciais em municípios do Estado do Pará. Estas exposições itinerantes serão promovidas pelo Núcleo de Astronomia (NASTRO) da Universidade Federal do Pará (UFPA), juntamente com sua rede de colaboração. Iniciado em 2006, o NASTRO atua como um centro interativo em Astronomia, localizado na UFPA em seu Campus Básico, em Belém/PA. Os registros de atividades e ações promovidas pelo NASTRO podem ser acessados por meio de seu sítio na internet (http://nastro.ufpa.br/). Um dos principais objetivos do NASTRO é divulgar a Astronomia no Estado do Pará, por meio de ações educativas e interativas, suprindo as carências no ensino da Astronomia e contribuindo para a educação científica de estudantes, principalmente da rede pública. As observações astronômicas, oferecidas para a comunidade acadêmica e não acadêmica, a visitação às escolas e o atendimento para os estudantes de escolas da Educação Básica do Pará por meio de apresentações de experimentos interativos de Astronomia e Astronáutica, constituem a base das ações educativas realizadas pelo NASTRO. Uma das atividades desenvolvidas pelo NASTRO é a preparação de estudantes do Ensino Fundamental e Médio para a Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA) e para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Tais ações são realizadas pelos próprios monitores, bolsistas e voluntários, sob orientação de docentes, por meio de demonstrações ilustrativas e da interação do público com experimentos, industrializados e de baixo custo. Com o financiamento desta proposta vamos poder ampliar as atividades do NASTRO, divulgando a Astronomia e as Ciências Espaciais em diferentes municípios, promovendo a interiorização da Ciência na Amazônia.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Nov 24 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luís Carlos Lopes Júnior

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • custo-efetividade da atenção domiciliar em relação à atenção hospitalar no mundo: revisão sistemática e metanálise
  • Objetivo: Sintetizar sistematicamente e avaliar criticamente as evidências sobre o custo-efetividade da atenção domiciliar em relação aos serviços intra-hospitalares em âmbito mundial. Método: Revisão sistemática, que será guiada pelo PRISMA Statement 2020. Por meio do acrônimo PICOS emergiu a seguinte questão norteadora: “Qual o custo-efetividade da atenção domiciliar em relação à atenção hospitalar no mundo? Dez bases de dados serão acessadas: MEDLINE/PubMed, Cochrane Library, EMBASE, CINAHL, Web of Science, SCOPUS, Science Direct, LILACS, PsycINFO e CNKI sem restrições quanto à data ou idiomas da publicação. O nível de evidência será classificado de acordo com a escala desenvolvida pelo Oxford CEBM. Será aplicado um checklist de avaliação da qualidade do relato de estudos de avaliação econômica. Além disso, utilizaremos 4 diferentes ferramentas específicas para cada delineamento (observacionais e experimentais) a fim de avaliar o risco de viés e a validade interna dos estudos selecionados. A heterogeneidade entre os estudos será medida pela estatística I2. A certeza das evidências com base nos métodos Cochrane e de acordo com o GRADE. Todas as etapas metodológicas dessa revisão será realizada de forma independente e pareada por 2 revisores e conduzidas e gerenciadas no Software EPPI-Reviewer™ (UK). Resultados: Os resultados oriundos dessa pesquisa trarão de forma sistemática e com alto rigor metodológico as evidências disponíveis sobre o custo-efetividade da AD em relação aos serviços intra-hospitalares, explorando diferentes desfechos disponíveis na literatura, nos diversos modelos de sistemas de saúde no mundo. Esses resultados terão relevância para o embasamento de políticas públicas de saúde no Brasil, quanto a formas de organização da AD, especialmente em termos de avaliações econômicas completas via análises de custo-efetividade em relação a atenção hospitalar, de modo a obter os elementos necessários para subsidiar a tomada de decisão de gestores sobre a
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Fri Dec 03 00:00:00 BRT 2021-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Luis Carlos Paschoarelli

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • integração de instrumentos fisiológicos e subjetivos na avaliação da satisfação em design de produto: o fator emocional da interação usuário x artefato
  • Os métodos de Design tem evoluído nas últimas décadas, especialmente quanto aos procedimentos de avaliação aplicados no desenvolvimento de produtos. De fato, já existe um consenso (especialmente em projetos focados na usabilidade) sobre a importância de se considerar a ‘satisfação’ do usuário na interação com artefatos, sendo o fator emocional um importante componente desta satisfação. Novos instrumentos para análise emocional (Fisiológicos: EEG - Eletroencefalograma e FR - FaceReader Micro-expressão Facial; e Subjetivos: PAR - Protocolos de Auto-relato) contribuem para estudos e métodos de avaliação mais robustos e replicáveis, entretanto pouco se sabe sobre a integração (correlação) entre eles. Portanto, a questão de pesquisa é: “a integração de diferentes instrumentos de análise emocional, durante a avaliação da interação usuário x artefato, é sensível a diferentes designs de produtos?” O objetivo do estudo é esclarecer a influência dos diferentes designs de produtos, no nível emocional do usuário, durante o uso do artefato, com instrumentos próprios e integrados (correlacionados). O estudo caracteriza-se por ser indutivo, transversal e experimental, com abordagem quali-quantitativa. O projeto será submetido ao sistema CEP-CONEP, com amostra de conveniência (n=30). Serão aplicados instrumentos de avaliação emocional (EEG, FR e PAR). As etapas metodológicas serão: Fundamentação teórica; Preparação metodológica; Avaliação de uso de produtos (artefatos para preparação de alimentos de uso individual, doméstico e cotidiano; e colheres para Pessoas com Doença de Parkinson - baseado nas demandas do Grupo de Pesquisa); Análise de dados; e Divulgação de resultados. Os contributos deste estudo poderão ser disponibilizados na forma de documentos (artigos científicos e divulgação pública), relatando os sistemas de avaliação de interfaces, principalmente durante os procedimentos metodológicos do Desenho de Produto.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís da Cunha Lamb

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • métodos e princípios para integração de raciocínio e aprendizado de máquina
  • A Inteligência Artificial de forma geral e a área de Aprendizado de Máquina, em particular, tiveram grande impacto além da comunidade de Ciência da Computação na última década. Resultados de grande impacto alteraram paradigmas de pesquisa em áreas como visão computacional, processamento de imagens e linguagem natural. Tamanho foi o impacto, que reconhecidas personalidades, além do mundo científico, como Bill Gates, Elon Musk e Stephen Hawking passaram a questionar as consequências da Inteligência Artificial (IA) sobre todos os aspectos da vida humana, incluindo a redução de oportunidades de trabalho, disrupção na indústria automobilística devido às tecnologias de IA e implicações éticas do avanço dessas áreas de pesquisa. No entanto, para que sistemas baseados em IA e aprendizado de máquina sejam amplamente aceitos, os mesmos necessitam ser “explicáveis”. Historicamente, os modelos computacionais baseados em lógica permitem interpretação e verificação, oferecendo garantias aos usuários. Além disso, a integração entre modelos de raciocínio e aprendizado de máquina é um dos grandes desafios atuais na área de IA. Assim, este projeto visa construir modelos computacionais que contemplem raciocínio e aprendizado de máquina, essenciais para que os modelos de IA sejam explicáveis, oferencendo interpretação aos usuários destas tecnologias.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luis Fabian Olivera Mederos

Outra

Microeletrônica
  • projeto de circuitos integrados para aplicações em colheita de energia
  • Atualmente, as baterias são a principal fonte de alimentação dos sistemas microeletrônicos. No entanto, a colheita de energia ganhou uma grande atenção no gerenciamento destes sistemas, já que com ela é possível converter as energias do ambiente, tais como térmica, solar, entre outras, em energia elétrica. Com um gerenciamento eficiente da energia colheitada podem ser carregadas as baterias, ou evitar o uso destas através do carregamento de supercapacitores, melhorando assim a autonomia e necessidade de manutenção dos sistemas. O projeto de circuitos microeletrônicos pode ser substancialmente afetado pelas imperfeições no processo de fabricação, sendo cada vez mais desafiador para os projetistas alcançar soluções eficientes através de modelos analíticos para os níveis de consumo de energia e tempo de mercado demandados pela indústria. Com a alta concordância dos modelos analíticos, podem ser exploradas soluções eficientes com muito baixo custo computacional, reduzindo assim o tempo requerido pelas extensas simulações elétricas. Aproveitando do baixo custo computacional e alta concordância dos modelos analíticos propostos nos últimos cinco anos pela equipe proponente, metodologias de projeto e novas topologias de circuitos foram publicadas em revistas internacionais de alto impacto na área de microeletrônica. Neste contexto, o presente projeto propõe o estudo, desenvolvimento e verificação experimental de circuitos integrados para gerenciamento de colheita de energia. O desenvolvimento de metodologias de projeto através de modelos analíticos com baixo custo computacional é um dos principais focos deste projeto, visando alcançar soluções ótimas no compromisso geralmente apresentado entre consumo de energia, área ocupada no silício e variação dos parâmetros causada pelo processo de fabricação CMOS.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luis Felipe Dias Lopes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • ações empreendedoras e inovação social na agricultura familiar
  • A mudança de comportamento dos produtores da agricultura familiar vem despertando a atenção da comunidade científica. Diante a isso, tem-se a seguinte questão de pesquisa: quais são as ações empreendedoras do agricultor familiar frente ao comportamento inovador e inovação social do setor agrícola familiar? Para isso, o objetivo é analisar as ações empreendedoras do agricultor familiar frente às inovações sociais do setor agrícola. Como objetivos específicos apresentam-se: levantar e descrever o comportamento do agricultor familiar nas atividades desenvolvidas em sua propriedade; desenvolver um instrumento voltado a inovação social; identificar o perfil inovador a partir do comportamento quanto a inovação social do agricultor familiar; testar as relações entre as dimensões do comportamento inovador do agricultor e, propor uma cartilha para reflexão sobre atividades empreendedoras do agricultor familiar que influenciam positivamente a adoção de inovação nas propriedades. Esta pesquisa trata de um estudo de natureza aplicada, de abordagem multimétodo, do tipo exploratório e baseado em pesquisa empírica. Será elaborada uma revisão sistemática de literatura (RSL), com a finalidade de construir o estado da arte sobre comportamento empreendedor e inovação social, logo será desenvolvida e validada uma escala para mensurar os níveis de inovação social dos agricultores familiares a partir da técnica Delphi. Assim, será possível realizar uma pesquisa survey composta pelos instrumentos: sociodemográfico, escala sobre comportamento empreendedor e o instrumento de pesquisa para mediar a inovação social dos produtores da agricultura familiar (ISP-AF). Espera-se que seja possível avaliar e comparar a diversidade do comportamento dos produtores, evidenciando informações essenciais para que possamos refletir e reproduzir as atividades empreendedoras para ampliar a inovações no setor agrícola, e assim propagar positivamente a todos agricultores familiares.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís Felipe Ignácio Cunha

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • algoritmos e combinatória em problemas de grafos, bioinformática e proteção de software
  • Estudamos temas teóricos e práticos para a Computação, cada vez mais essenciais pela necessidade de lidar com problemas complexos que exigem o desenvolvimento de novas e elaboradas tecnologias. A partir de um problema, modelamos e traduzimos a questão usando um objeto matemático, resolvemos o problema teórico e verificamos se a solução é viável na prática. Caso negativo, buscamos soluções alternativas viáveis, caso positivo, implementamos-as. Objetos combinatórios, como grafos e permutações, são usados para modelar muitos dos problemas práticos. Permutações possuem papel crucial em bioinformática (comparação de genomas), assim como o estudo de processos aleatórios é essencial para a compreensão de modelos de disseminação de informação/infecção e computação quântica (caminhos aleatórios). Além disso, estudos da Complexidade Computacional e Teoria de Grafos desempenham papel central na etapa solução teórica x prática, como problemas de análise e proteção de software, utilizando grafos de fluxo de controle. Buscamos resolver problemas e verificar se soluções exatas ou alternativas obtidas são viáveis para questões em bioinformática (reconstruções de árvores filogenéticas), segurança da informação (prevenção de ataques a programas) e computação quântica (operadores em tesselações em grafos). Atuamos em temas sobre os limites da tratabilidade computacional clássica e parametrizada com hipótese de que há problemas fáceis e difíceis. Assim, elaboramos soluções eficientes, provas de intratabilidade e também formas de análise e proteção de software. Na equipe há versatilidade, internacionalização e capacidade de consolidação do projeto pela produção acadêmica em assuntos diversos e atuação na segurança da informação no mercado. Os colaboradores são de diferentes áreas e com resultados que mostram a frutífera pesquisa nacional e internacional, com metodologia feita pela descrição rigorosa dos resultados conhecidos e obtidos, publicação de artigos e aplicação na indústria.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luis Felipe Skinner

Outra

Ciências Ambientais
  • o encontro dos 200 anos de ciência no brasil com o conhecimento milenar das populações tradicionais
  • O projeto “O encontro dos 200 anos de Ciência no Brasil e as centenas de gerações de conhecimento tradicional” apresentado aqui para ser objeto de Divulgação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia objetiva, por meio de atividades Científico-Culturais e Artísticas, associar o conhecimento Científico gerado pela Universidade ao Conhecimento Tradicional, construído a partir das vivências e experiências do habitante, nativo ou não da Baia da Ilha Grande, em especial de suas Vilas tradicionais. O Ecomuseu Ilha Grande (ECOMIG) é o exemplo mais claro da comunicação entre Academia e Sociedade, ao divulgar as atividades e os resultados de pesquisa da UERJ e de outras instituições e também, de valorizar o conhecimento tradicional. Assim são construídos os diálogos ente a Ciência e o cotidiano social. A proposta deste ano é integrar ainda mais estes conhecimentos, mostrando que o conhecimento e suas formas de transmissão, seja por meio de artigos ou por meio da oralidade são todas formas de Comunicação Científica pois representam o acúmulo de conhecimento de uma sociedade. Além de exposições sobre a Biodiversidade terrestre e marinha da Baia da Ilha Grande, teremos oficinas sobre a ilustração e o registro desta riqueza ambiental. Da mesma forma, promoveremos o reconhecimento desta biodiversidade por meio das narrativas e construções das comunidades, representadas por sua história e tradições.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Sep 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luis Felipe Skinner

Outra

Ciências Ambientais
  • baía da ilha grande: exemplo de aplicação da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
  • O projeto “Baía da Ilha grande: exemplo de aplicação da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” apresentado aqui para ser objeto de Divulgação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia objetiva, por meio de atividades Científico-Culturais e Artísticas, associar o conhecimento Científico gerado pela Universidade ao Conhecimento Tradicional, construído a partir das vivências e experiências do habitante, nativo ou não da Baia da Ilha Grande, em especial de suas Vilas tradicionais. O Ecomuseu Ilha Grande (ECOMIG) é o exemplo mais claro da aplicação da transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação buscando inovações para o Planeta. O ECOMIG divulga as pesquisas nos mais diversos campos do saber que são realizados pela UERJ, mas também busca o conhecimento nas Comunidades Tradicionais. Assim sçao construídos os diálogos ente a Ciência e o Cotidiano Social. A proposta deste ano é de cominar eventos presenciais e atividades remotas tendo como eixo norteador as ideias de Ciência-Cidadã, que além de aproximar a Ciência do dia a dia das pessoas também contribui para que estas mesmas pessoas sejam e se reconheçam como geradoras e detentoras de conhecimento. Além das exposições sobre a Biodiversidade terrestre e marinha da Baia da Ilha Grande, teremos oficinas sobre a ilustração e o registro desta riqueza ambiental. Da mesma forma, promoveremos o reconhecimento desta biodiversidade por meio das narrativas e construções das comunidades, representadas por sua história e tradições. Adicionalmente, promoveremos a interação pelas redes sociais e canais digitais de comunicação com atividades estimulantes baseadas em questões como: Que Planta é essa ? Em que a comunidade envia fotos das plantas e nossos especialistas e convidados respondem sobre elas; ou 2) Que bicho é esse ? A mesma ideia do que planta é essa... ou ainda o 3) Compartilhe uma História. – onde a ideia é que a comunidade possa relatar, por escrito, áudio, vídeo ou fotos, fatos, acontecimentos locais ou ítens do patrimônio material e imaterial da Ilha e região. Assim, pretendemos chegar mesmo àquelas localidades onde não teremos atividades presenciais, mas que as comunidades se sintam representadas e participantes.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luís Fernando de Macedo Brígido

Ciências da Saúde

Medicina
  • impacto do acesso qualificado com pronta vinculação (provi) na retenção de pacientes com infecção pelo hiv ou com indicação de profilaxia pré-exposição
  • O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno de doenças crônicas são pilares para a prevenção de complicações e resultam em menor morbidade e mortalidade. Entretanto, no caso das doenças crônicas transmissíveis, como a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), soma-se ao benefício individual do tratamento e da profilaxia, o benefício para a saúde pública, pois o tratamento com supressão viral e o uso profilático com adesão, interrompem a cadeia de transmissão, sobretudo em casos de infecção aguda/recente (Cohen, 2011). Um estudo em Bangkok estimou que a detecção da infecção aguda pelo HIV e imediato tratamento reduziu em 89% a transmissão entre homens que fazem sexo com homens (HSH) (Kroon, 2017). Pacientes tratados nesta fase poderão ser candidatos no futuro à cura funcional, um possível controle virêmico, mesmo na ausência de tratamento antirretroviral (TARV) (Sáez-Cirión et al., 2013; Robb et al., 2016; Rutstein et al., 2017). O adequado tratamento com supressão viral é tido como ferramenta essencial para pôr fim na epidemia de AIDS, e para isso faz-se necessário diagnosticar as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), vinculá-las no serviço de saúde e mantê-las retidas em uso regular de antirretrovirais. O relatório da UNAIDS de 2017 observa que, globalmente, quando as lacunas ao longo da cascata são combinadas, apenas 43% de todas as PVHA tiveram a carga viral suprimida em 2016, o que é muito abaixo do alvo proposto de 73%, demonstrando que muitas regiões estão fora do curso certo para alcançar a meta até 2020 (UNAIDS, 2017). A profilaxia pré-exposição (PrEP) também exerce um importante papel na prevenção da infecção por HIV entre populações mais vulneráveis, desde que com adesão (Sidebottom, 2018). O objetivo deste estudo é obter informações sobre as etapas no processo de incorporação ao sistema de saúde das PVHA ou em alto risco de aquisição, com indicação de PrEP. Permitindo um melhor entendimento da dinâmica da epidemia e avaliar ferramentas que possam impactar na vinculação e retenção, com o objetivo principal de interromper a cadeia de transmissão, quer pela não aquisição da infecção pelo uso regular de PrEP ou pela supressão viral (viremia <200 cópias/mL) nos casos em tratamento. O uso da metodologia de teste rápido de quarta geração, com características de point of care, possivelmente permitirá encurtar o tempo de janela imunológica, em comparação aos testes rápidos diagnósticos (TRD) convencionais em uso no SUS e será usado nos casos suspeitos de infecção aguda pelo HIV com TRD de terceira geração negativo (associado a biologia molecular) e no dia do início da PrEP. Os casos diagnosticados pela rede de saúde de Santo André serão monitorados, com avaliação das dificuldades de acesso ao Centro Médico de Especialidades, Referência em Assistência, Ensino e Pesquisa em Infectologia (CME-RAEPI), recém inaugurado em 15 de dezembro de 2018 (antigo Ambulatório de Referência em Moléstias Infeciosas - ARMI), serviço de referência no atendimento das PVHA, assim como, as barreiras para a vinculação e retenção com adesão adequada ao TARV ou a profilaxia pré-exposição. Pretendemos testar se a Pronta Vinculação (PROVI), seguida ao Pronto Acolhimento, terá impacto significativo nesta retenção e consequente supressão viral nos casos tratados. Assim como, fatores inerentes ao vírus, que possam influenciar nesta supressão, também serão estudados, em especial em gestante, mulheres em idade fértil, casos de infecção aguda/recente e naqueles no qual não houver queda de um log na carga viral, após 30 dias de TARV. O estudo terá um olhar na detecção do perfil de vulnerabilidade dos usuários, de modo que se possa propor estratégias diferenciadas para estas populações. No serviço haverá um novo modelo de organização, o qual o acesso dos casos diagnosticados será facilitado pelo Pronto Acolhimento por equipe multidisciplinar, valendo-se de ferramentas como: i) ficha de acolhimento padronizada, com informações que permitem identificar as vulnerabilidades do usuário e ii) algoritmos na identificação da provável fase da infecção (aguda, crônica latente ou aids) que orientarão quanto a urgência do atendimento médico. A estratégia de PROVI propõe para os casos já diagnosticados com infecção pelo HIV, que a primeira coleta e consulta médica ocorra no máximo em 7 dias após este acolhimento, com início imediato da TARV, seguido de retenção, com coleta de exames de controle em 30 dias após este início e consulta com o médico retentor em cerca de 15 dias após esta última coleta (cerca de 45 dias após a admissão). Outras ferramentas serão usadas no monitoramento, dos casos em uso de antirretrovirais como tratamento ou profilaxia, como: iii) uma agenda de vinculação, o qual o agente vinculador deverá lembrar o usuário da primeira coleta e consulta médica, por contato telefônico ou mensagem eletrônica (para usuários que autorizem no acolhimento), iv) uma planilha de monitoramento de vinculação. As faltas no processo de retenção, inclusive na adesão aos antirretrovirais (ARV), quer como tratamento ou profilaxia, também serão monitoradas por agente retentor em v) uma planilha de monitoramento de retenção e vi) uma planilha de monitoramento de falhas na retirada do ARV. Este projeto permitirá testar ferramentas de organização do serviço, passíveis de serem aplicadas em unidades do SUS, assim como algumas metodologias laboratoriais que podem ser eventualmente incorporadas no futuro, que possibilitam diminuir as perdas de diagnósticos assim como, estimar o tempo de infecção, e desta forma procurar contribuir no entendimento melhor e consequente controle da epidemia.
  • Instituto Adolfo Lutz - SP - Brasil
  • Mon Mar 02 00:00:00 BRT 2020-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Luis Fernando Glasenapp de Menezes

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • suplementação continuada visando a terminação de novilhos precoces em sistema de pastejo
  • O objetivo do estudo será avaliar a melhor alternativa para a suplementação continuada de novilhos do desmame a terminação visando o abate de novilhos precoces em sistema de pastagem. O experimento será realizado na área experimental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Dois Vizinhos. Serão utilizados 24 bovinos castrados com idade média inicial de 8 meses, provenientes de cruzamento industrial. O experimento será dividido em duas etapas, recria e terminação. A recria começará no inverno em pastagem de aveia preta (Avena strigosa Schreb) e azevém (Lolium multiflorum L.) sobressemeada em pastagem de estrela africana (Cynodon nlemfuensis cv. Estrela Africana). A fase de terminação será em pastagem de estrela africana até os animais atingirem 500 kg de peso vivo. Os animais serão divididos nos seguintes tratamentos: TRADICIONAL: sem suplementação energética na recria e 1,0% do peso vivo de suplemento por dia durante a terminação; CONTINUADA: 0,5% de suplemento por dia do início da recria até a terminação; BAIXA-ALTA: Baixa suplementação durante a recria (0,3% do PV/dia) e Alta suplementação durante a terminação (0,7% do PV/dia); ALTA-BAIXA: Alta suplementação durante a recria (0,7% do PV/dia) e Baixa suplementação durante a terminação (0,3% do PV/dia). Será utilizada um suplemento formulado para que atendam às exigências (GMD de 800 g/dia e 1200 g/dia para a recria e terminação, respectivamente) em cada fase de criação como suplemento. Serão avaliados os parâmetros produtivos da pastagem (massa de forragem, taxa de acúmulo, capacidade de suporte), o desempenho animal (ganho individual, ganho por área), comportamento ingestivo, parâmetros nutricionais (consumo, digestibilidade, parâmetros ruminais), a composição de ganho dos animais e as características da carcaça (rendimento de carcaça, conformação, ,espessura de gordura) e da carne (marmoreio, força de cisalhamento, qualidade organoléptica, perfil de ácidos graxos).
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luis Ghivelder

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • materiais magnetocalóricos para refrigeração magnética e dinâmica de vórtices em novos supercondutores
  • O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de linhas pesquisa de ponta em física experimental da matéria condensada, com ênfase em magnetismo e supercondutividade. Na linha de magnetismo, o foco são materiais magnetocalóricos. As últimas décadas tem sido caracterizadas por uma grande preocupação relacionada a obtenção de sistemas energéticos mais limpos e eficientes. Um dos temas com papel relevante na sociedade moderna são as tecnologias de refrigeração. Há uma busca intensa para encontrar substitutos aos gases ainda utilizados, que provocam danos ao meio ambiente. O estudo de materiais magnéticos com potencial magnetocalórico é um dos objetivos do nosso trabalho. Na linha de pesquisa em supercondutividade, o destaque será no estudo de uma nova classe de materiais: os supercondutores ferro-pinictídeos. Há muitas questões fundamentais ainda em aberto, como a existência de supercondutividade em materiais com elementos fortemente magnéticos. Pretendemos estudar o comportamento da corrente crítica em diferentes compostos e elucidar o papel da dinâmica de vórtices nas propriedades supercondutoras. Com laboratórios muito bem equipados na UFRJ e na UFF, estamos em condição de fazer contribuições significativas para o avanço do conhecimento nessas duas linhas de pesquisa. A UFRJ dispõe de uma excelente infraestrutura para medidas experimentais em baixas temperaturas e altos campos magnéticos. Utilizaremos de forma sistemática o equipamento “Physical Properties Measuring System” (PPMS), que permite a realização de medidas de magnetoresistência, magnetização e calor específico. A UFF dispõe de diversos fornos e equipamentos acessórios para fabricação de materiais, e um moderno sistema de difração de raios-x para caracterização estrutural dos compostos. O pesquisador da UENF é especialista na análise dessas medidas, e sua participação no projeto propicia a transferência de recursos para centros emergentes, com menor tradição em pesquisa científica.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís Henrique Bassoi

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • irrigação com deficit em milho e trigo com uso conjunto de hidrogel e bioinsumo
  • A agricultura irrigada, com baixa disponibilidade de água, pode se valer do uso de uma lâmina de irrigação menor que a requerida em alguns estádios fenológicos de uma cultura, o que pode gerar alterações nas respostas fisiológicas, nutricionais, morfológicas e da produção das plantas. A irrigação com déficit, junto com o uso de polímeros capazes de absorver e liberar água e microrganismos benéficos ao crescimento das plantas, é uma alternativa para obtenção de produtividade agrícola e economia de água satisfatórias sob restrição hídrica. Assim, este projeto pretende avaliar como o desenvolvimento e o crescimento do milho safrinha e do trigo irrigados com déficit hídrico e com o uso combinado de hidrogel e bioinsumo. Durante 3 anos, serão realizados experimentos em casa de vegetação e em campo, com 2 cultivares de milho e de trigo irrigadas por gotejamento, para avaliação de suas respostas sob 2 níveis de disponibilidade de água (irrigação sem déficit e irrigação com déficit até 30% da água disponível no solo no início de florescimento do milho e do trigo, com posterior reinício da irrigação), com aplicação de 2 doses de hidrogel - com e sem inserção de Trichoderma - e sem aplicação de hidrogel (5 níveis). Serão avaliados a disponibilidade de água na zona radicular, índice de área foliar, resistência estomática, índice de vegetação, teor foliar de clorofila, acúmulo de nutrientes na biomassa e a produção, composição e morfologia interna de grãos. Haverá avanço no conhecimento quanto à redução de uso de água e aumento de eficiência do seu uso em cultivos irrigados de milho e trigo; disponibilização de hidrogel com inserção de bioinsumo em sua formulação, com custo acessível ao produtor agrícola, para liberação de água e de mircrorganismo ao solo de forma rápida e gradual; fortalecimento de uma startup; avanço do conhecimento científico sobre o sistema de produção de milho e trigo e a sustentabilidade da agricultura; e formação de recursos humanos.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís Henrique de Amorim

Outra

Divulgação Científica
  • desinformação em saúde: um desafio e uma oportunidade para a divulgação científica
  • As mídias sociais hoje são de extrema importância para a sociedade e para a difusão de informações, incluindo as científicas. Como alguns autores argumentam, o desenvolvimento de tecnologias digitais levou a profundas transformações na maneira como o público aprende sobre ciência e tecnologia. A democratização e o fácil acesso a informação, porém, trazem também desafios. Entre eles destaca-se a circulação desenfreada de desinformação, com graves consequências para a sociedade, como podemos observar no cenário pandêmico atual. Apesar de sua importância e urgência, o conhecimento sobre a desinformação ainda é escasso. Assim, é necessário melhor compreender o fenômeno da desinformação a fim de aperfeiçoar as ações de divulgação científica. Uma das principais questões atuais é entender como se dá a recepção de notícias falsas pelo público. Ou seja, o que é percebido e levado em conta para aferir credibilidade ou não e quais são as motivações para o compartilhamento de informações sobre saúde. Diferentes trabalhos acadêmicos e manuais produzidos por diversas instituições buscam mapear características de notícias falsas, porém nossa hipótese é que muitas destas características não são levadas em conta pelo público no momento de compartilhar informações. Um estudo prévio realizado por pesquisadores que integram a equipe deste projeto, em Paris (França), mostrou que o nome do veículo responsável pela publicação de um texto não era relevante para os participantes no momento de avaliar a qualidade das informações ou a intenção dos mesmos de compartilhá-las ou não. Neste projeto, buscaremos, a partir da leitura de textos pelos participantes e entrevistas, avaliar a percepção da recepção pelo público de diferentes características, como, por exemplo, tamanho do texto, citação a cientistas, especialistas e instituições de pesquisa, por um lado, ou promessas, ausência de citações e teorias da conspiração, por outro.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luís Henrique de Amorim

Outra

Divulgação Científica
  • o desafio da desinformação em saúde: compreendendo a recepção para uma melhor divulgação científica
  • O uso massivo da internet e o intenso compartilhamento de informações via redes sociais digitais desencadearam transformações profundas nas formas de se comunicar, colocando-nos diante de novos e complexos desafios que marcam a era da pós-verdade. Entre eles destaca-se a circulação desenfreada de desinformação, com graves consequências para a sociedade, como podemos observar no cenário atual, em que informações incorretas e falsas sobre prevenção e tratamento de Covid-19 aumentam o número de vítimas da doença e dificultam o controle da pandemia. Apesar de sua importância e urgência, o conhecimento sobre a desinformação ainda é escasso. Diversos autores citam a necessidade de pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno, destacando a premência do estudo da recepção de informações incorretas e falsas. Nesse contexto, a pesquisa em divulgação científica pode desempenhar um papel fundamental no sentido de contribuir para a mitigação da desinformação em ciência e saúde. Assim, o objetivo geral deste projeto é investigar a circulação da desinformação sobre saúde no contexto da pós-verdade, sob a perspectiva da recepção, tendo o público jovem, de diferentes classes sociais, como alvo preferencial. Dado o caráter amplo e complexo do fenômeno sob investigação, realizaremos ao longo do projeto seis estudos, lançando mão de métodos quantitativos e qualitativos e tendo as teorias da recepção como espinha dorsal. Por meio deles, buscaremos identificar as estratégias e os critérios utilizados por jovens para avaliar informação sobre saúde em diferentes contextos, analisar a atribuição de credibilidade às fontes de informação sobre saúde e examinar os modos de legitimação e deslegitimação do discurso científico em debates sobre temas controversos de saúde travados em variadas mídias. A partir dos resultados, iremos desenvolver e testar estratégias que possam contribuir para a despoluição do circuito informacional contemporâneo e, posteriormente, transformá-las em atividades de divulgação científica no Museu da Vida.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Tue Nov 09 00:00:00 BRT 2021-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Luís Marcelo Aranha Camargo

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • ectoparasitos e seus patógenos de morcegos (mammalia, chiroptera) na região central de rondônia
  • Os morcegos pertencem à ordem Chiroptera e estão entre os mamíferos mais diversos e geograficamente dispersos. Apresentam uma grande riqueza na diversificação da exploração de recursos, na ocupação de hábitats e estão diretamente envolvidos em vários processos ecológicos. Possuem grande importância para o ecossistema: como polinizadores, dispersores de sementes, transmissores de doenças e controladores de pragas. São hospedeiros de ectoparasitas dípteros, ácaros e carrapatos. Apresentam o maior número de ordens e famílias de artrópodes ectoparasitas sendo exclusivos de morcegos. São também vetores de várias doenças, muitos das quais, são patogênicos aos humanos e outros animais, como a raiva, e as bactérias dos gêneros Rickettsia spp., Coxiella spp., Borrelia spp. e Orientia spp.. Os morcegos serão capturados em noites com lua minguante com redes de neblina e em grutas existentes na área rural de Monte Negro-RO. Os ectoparasitos serão coletados dos corpos dos morcegos por observação direta e o uso de pinça de ponta fina. Será colhida uma amostra de 0,1 mL de sangue de vaso colhidas pelas veias braquial e os espécimes libertados em seguida. Tantos os morcegos quanto os ectoparasitos serão identificados morfologicamente de acordo com chaves específicas e quando necessário, com a utilização de técnicas moleculares. Os patógenos, por sua vez terão seu material genético extraído do sangue e dos ectoparasitos e preparados para sequenciamento gênico na plataforma da FIOCRUZ/ILMD-AM. Neste estudo, será avaliado a interação entre morcegos e seus artrópodes ectoparasitas, bem como, seus patógenos de importância médica. Contudo a falta de informações nas bases de dados sobre a fauna de Chiroptera na região central de Rondônia e seus ectoparasitas, ressalta a importância deste estudo, podendo assim contribuir para preencher a lacuna de informação sobre o tema em Rondônia.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luis Marcelo Marques Tavares

Engenharias

Engenharia de Minas
  • modelagem avançada da moagem em moinhos atritores verticais em operação contínua
  • As texturas cada vez mais finas dos minérios, os seus menores teores, além de demandas específicas como a preparação de concentrados com granulometrias compatíveis ao transporte em minerodutos e à pelotização têm resultado em crescente demanda pela moagem até tamanhos progressivamente mais finos na indústria mineral. Os principais equipamentos empregados nessa tarefa são os moinhos atritores verticais. Diferentes fabricantes oferecem modelos desses moinhos que se distinguem por uma variedade de características, incluindo geometria do moinho e do agitador, intervalo de frequência de operação, tipo e tamanhos de corpos moedores, etc. Tanto com o objetivo de melhor adequar o modelo de moinho à cada aplicação em particular quanto o de até desenvolver novos modelos de moinhos mais adequados a aplicações específicas, há grande interesse em desenvolver modelos matemáticos que permitam simular a operação desses moinhos com grande fidelidade. O projeto trata do aprimoramento da aplicação do modelo mecanicista UFRJ à moagem contínua em moinhos atritores verticais, acoplando-o à fluidodinâmica computacional na descrição tanto da classificação realizada na parte superior do equipamento, quanto da interação entre os corpos moedores e a polpa mineral. Assim, o projeto visa aplicar as técnicas inicialmente na moagem em escala piloto, passando para sua aplicação à escala industrial, uma vez que a etapa de moagem descontínua já foi validada pela equipe (vide trabalhos anteriores da equipe). A escala piloto permitirá a validação detalhada do modelo, inclusive com a montagem de sistema experimental para validar a aplicação da fluidodinâmica computacional. Por fim, o projeto ainda buscará empregar informações obtidas em dispositivo inovador de quebra de partículas individuais, validando a sua aplicação na previsão da moagem em um moinho agitado vertical em escala de laboratório a ser adaptado como parte do projeto.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luis Miguel Gomes Abegão

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de um protótipo fotônico multifuncional para detecção de fotoluminescência e respectiva caracterização espectroscópica.
  • A fotoluminescência (FL) é oriunda de diversos fenômenos físicos, tais como, processos ópticos lineares ou não lineares, p.ex., a emissão de um sistema de Random Laser (RL) e a emissão de uma amostra excitada por dois ou mais fótons em simultâneo – MultiPhoton Excitation (MPE), respectivamente. Além disso, a FL pode ser obtida através de processos de radiação ionizante: a radiofotoluminescência (RPL) e a luminescência opticamente estimulada (OSL). A proposta desta equipe de pesquisadores, é um sistema fotônico automatizado para a detecção, análise e pós-processamento da FL e sua respectiva caracterização espectroscópica, proveniente dos fenômenos físicos descritos anteriormente. Não existe, até onde sabemos, nenhum sistema fotônico igual ao que esta equipe se propõe a desenvolver. Este protótipo fotônico permitirá, de forma rápida e confiável, analisar o potencial de sistemas sólidos e líquidos no quesito de RL e MPE. Além disso, este dispositivo poderá substituir sistemas comerciais dispendiosos utilizados na detecção da RPL e OSL, abrindo portas para o desenvolvimento de novos sistemas dosimétricos. De fato, a dosimetria de baixas doses é fundamental na área da medicina, em particular na área da radiologia intervencionista para quantificação da dose efetiva produzida durante o procedimento. Além disso, países com fronteiras extensas, como é o caso do Brasil e Estados Unidos têm muita dificuldade de monitorar em tempo real possíveis ataques radiobiológicos. Neste quesito, a dosimetria de altas doses é também um dos aspectos fundamentais a ser explorado. A estratégia inclui a otimização da excitação e coleção da emissão da FL de todas as amostras padrão para a calibração do protótipo, em seguida a sua automatização e respectiva análise de dados através de programas de pós-processamento. Posteriormente, caracterizaremos novas amostras produzidas pelos parceiros interinstitucionais, gerando publicações em periódicos internacionais de diversas áreas.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Luis Otávio Brito da Silva

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • efeito da adição de mananoligossacarídeos e nucleotídeos na alimentação do camarão litopenaeus vannamei (boone, 1931) criado em sistema intensivo
  • O presente projeto visa avaliar o efeito imunoestimulante da suplementação alimentar com prebióticos e nucleotídeos no camarão marinho Litopenaeus vannamei em relação ao desempenho zootécnico, saúde intestinal e resistência ao Vibrio parahaemolyticus. Para isso, dietas contendo diferentes níveis de inclusão de aditivos prebióticos e nucleotídeos serão ofertadas para os animais. A análise será efetuada em experimentos distintos, com três fases cada. A primeira fase será a oferta das dietas suplementadas e terá duração de 60 dias e durante esse período serão avaliadas as variáveis de desempenho zootécnico (ganho de biomassa, taxa de crescimento específico, peso médio final, sobrevivência e fator de conversão de alimentar) e microbiológicas (Bacillus, leveduras e Vibrio sp.) do trato gastrointestinal serão avaliadas. A segunda fase será composta por um teste de estresse mediante a exposição à amônia (1,5 mg L-1 de N-NH3) e ao nitrito (40 mg L-1 de N-NO2) durante 96 horas. Ao final serão analisadas as variáveis hemato-imunológicas (contagens total e diferencial de hemócitos) e sobrevivência. A terceira fase será um desafio bacteriano com o Vibrio parahaemolyticus durante 30 dias, ao longo do experimento análises microbiológicas e hemato-imunológicas serão conduzidas, e ao final a sobrevivência dos animais desafiados será analisada. Como resultados, espera-se um aumento no desempenho zootécnico, maiores tolerância ao estresse químico e resistência à patogêncidade do Vibrio parahaemolyticus e uma maior compreensão sobre os papéis dos prebióticos e nucleotídeos para estes resultados.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025