Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Angelita Alves de Carvalho

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • panorama da população brasileira a partir dos recortes de gênero, orientação sexual e identidade de gênero por meio dos dados inéditos da pns e pnds: análise de vulnerabilidades a partir de 4 dimensões
  • A presente proposta tem como objetivo a elaboração de um panorama sociodemográfico das minorias sexuais (pessoas com orientação sexual não-heterossexual e pessoas com identidade de gênero travesti/transexual) em comparação com os demais grupos populacionais a fim de se discutir possíveis vulnerabilidades desse grupo populacional a partir de quatro dimensões. Para isso, pretende-se analisar comparativamente os seguintes aspectos: 1) características demográficas, educacionais, de mercado de trabalho e rendimento; 2) perfil de conjugalidade e parentalidade; 2) acesso e estado de saúde mental, sexual e reprodutiva; 4) exposição à violências. Esses temas se baseiam na perspectiva de que essa população tenha perfis e necessidades específicas as quais são desconhecidas dado a ausência de indicadores que tenham como foco específico essa população. Como estratégia metodológica pretende-se analisar as bases de dados populacionais realizadas pelo IBGE sendo a primeira a Pesquisa Nacional de Saúde – 2019 que trouxe de forma inédita no Brasil a inclusão da variável orientação sexual, permitindo o início de investigações específicas da população LGB (Lésbicas, Gays e Bissexuais). Em um segundo momento será possível a utilização dos dados inéditos da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde – PNDS 2023, a qual tem campo previsto para setembro de 2023, que trará para além da variável de orientação sexual também o mapeamento da identidade de gênero. Essas duas bases possibilitarão a análise das 4 dimensões apresentadas para a população LGB. De forma complementar, e já sabendo das dificuldades metodológicas para estimar indicadores para travestis e transexuais, será desenvolvida uma pesquisa de campo da realização de grupos focais e a fim de propiciar a elaboração de um panorama dessa população. Espera-se contribuições para o campo de pesquisa da demografia com aplicação do conhecimento necessário para a formulação de políticas públicas eficazes.
  • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - RJ - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Angelita da Silveira Moreira

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • escalonamento para produção de lotes piloto e testes clínicos de filmes bioadesivos tópicos para tratamento de ulcerações bucais
  • A indústria farmacêutica vem buscando novos princípios ativos de fontes naturais e inovações nos sistemas de entrega de fármacos para seres humanos ou animais, buscando controlar/aumentar a biodisponibilidade do fármaco e ao longo de um período de tempo. Os Bioadesivos Anestésicos Tópicos (BATs) são uma forma farmacêutica tópica biodegradável revolucionária inteiramente desenvolvida por nosso grupo de pesquisa na UFPel, utilizando o material biotecnológico xantana pruni de alta viscosidade, também desenvolvido por nosso grupo. A xantana pruni, produzida biotecnologicamente por bactérias Xanthomonas arboricola pv pruni e com elevada atividade antioxidante, é o biopolímero que mais permite progressos na área do desenvolvimento de novas formulações de bioadesivos, por sua composição química e características tecnológicas diferenciadas. Pode-se destacar as seguintes vantagens da utilização dos BATs: facilidade de aplicação, flexíbilidade - facilmente adaptáveis às necessidades do tratamento, e redução do período de tratamento, já que o princípio ativo fica em maior contato com a lesão. Os BATs podem ser produzidos adicionados de fármacos estabelecidos no mercado, como anestésicos, anti-inflamatórios e cicatrizantes. A Biopolix vem trabalhando no desenvolvimento de extrato vegetal anti-inflamatório-antioxidante encapsulado com xantana pruni de baixa viscosidade para elevar a estabilidade de seus compostos ativos de modo a poder ser aplicado em produtos variados, incluindo os BATs já desenvolvidos e outros para novas aplicações, como em queimaduras e cicatrizações de tratamentos estéticos. O projeto propõe escalonar a produção do biopolímero xantana pruni e otimizar extratos anti-inflamatórios e antioxidantes naturais extraídos de cambará (Moquiniastrum polymorphum (Less.) G. Sancho) por microencapsulação no biopolímero para produção de lote piloto para testes clínicos de filmes bioadesivos tópicos para tratamento de ulcerações bucais visando registro junto à ANVISA.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 30/11/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Ângelo de Fátima

Ciências Agrárias

Agronomia
  • inct em inibidores de urease de interesse agrícola e medicinal
  • O INCT em inibidores de urease de interesse agronômico e medicinal visa o desenvolvimento de (i) fertilizantes nitrogenados com eficácia agronômica aumentada e com menor impacto ambiental e (ii) formulações farmacêuticas para combater/tratar doenças causadas por microrganismos patogênicos de interesse médico, como por exemplo Helicobacter pylori, Cryptococcus ssp. Proteus Mirabilis etc. Neste sentido, o INCT atuará em cinco das seis áreas temáticas de tecnologias definidas pelo MCTI (Portaria MCTI Nº 5.109, DE 16 DE AGOSTO DE 2021), a saber: (1) habilitadoras, (2) de produção, (3) para desenvolvimento sustentável, (4) para a qualidade de vida, (5) promoção, popularização e divulgação da ciência, tecnologia e inovação. Adicionalmente, a atuação do INCT na área de fertilizantes nitrogenados está intimamente ligada aos anseios brasileiros declarados no Plano Nacional de Fertilizantes 2022-2050 (Decreto nº 10.991). O elo de ligação das duas áreas tão sensíveis à soberania nacional – fertilizantes e medicamentos – são as ureases, enzimas capazes de acelerar em um trilhão de vez a hidrólise da ureia. A atividade ureolítica da urease compromete a disponibilidade do nutriente nitrogênio para as plantas, afetando negativamente o seu crescimento, desenvolvimento e produtividade, além de constituir um fator de virulência para vários microrganismos causadores de doenças em seres humanos. Considerando o pioneirismo em pesquisa e inovação tecnológica do grupo de pesquisadores desta proposta de INCT é oportuno que a Rede de Estudos para o Desenvolvimento de Novos Inibidores de Urease (REDNIU) se consolide como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para constituir um marco no avanço do Brasil para a diminuição de sua dependência para comodities do setor agropecuário e farmacêutico mundial.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2028
Foto de perfil

Angelo Maiolino

Ciências da Saúde

Medicina
  • saúde de precisão no contexto de cânceres hematológicos e doenças ósseas: o uso da citometria de fluxo multiparamétrica e de ômicas em nível de células únicas para o desenvolvimento de estratégias inovadoras de diagnóstico, monitoramento e tratamento.
  • Além do sistema hematopoiético, a medula óssea abriga o sistema esquelético/estromal, responsável pela geração das células que compõem o tecido ósseo e o estroma medular e instruem os processos de hematopoese e de manutenção/regeneração do tecido ósseo. Estudos recentes demonstram uma alta heterogeneidade de tipos e estados celulares neste compartimento, expondo a insipiência dos conhecimentos vigentes sobre suas funções, tanto em condições fisiológicas como patológicas. Isto se traduz em um obstáculo importante para o desenvolvimento de métodos diagnósticos e abordagens terapêuticas inovadoras e efetivas para doenças que acometem a medula e o tecido ósseo, como os cânceres hematológicos e as falhas de consolidação de fraturas. No entanto, aprimoramentos recentes nas metodologias de citometria de fluxo e de ômicas em nível de células únicas tem avançado o conhecimento científico sobre a função de células e tecidos, oferecendo insights valiosos para a compreensão de como alterações na função fisiológica possibilitam a iniciação e a progressão de doenças. Assim, o objetivo geral desta proposta é utilizar as metodologias de citometria de fluxo e de ômicas em nível de células únicas para desvendar como são reguladas, em nível celular e molecular, as funções das células do compartimento esquelético/estromal do microambiente medular, gerando conhecimento inovador para embasar o desenvolvimento de novos métodos diagnósticos, terapêuticos e de monitoramento com relevância para a prática clínica hematológica e ortopédica, que sejam mais eficazes, tenham reduzidos efeitos colaterais e menor custo para os sistemas de saúde. Além disso, objetivamos atuar como um centro de referência para a disseminação destes produtos, processos e/ou insumos para o complexo industrial da saúde, através de parcerias público-privadas, criando oportunidades econômicas, gerando empregos e investimentos na área de saúde.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Angelo Marcio de Souza Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • materiais magnéticos como alternativa mais eficiente em sistemas de condicionamento de temperatura
  • Materiais magnéticos quando submetidos à uma variação de campo magnético apresentam uma mudança em sua temperatura e este comportamento é devido ao efeito magnetocalórico (EMC). Este efeito é denominado ser direto quando o material magnético passa por uma variação positiva de campo magnético (dH>0) e tem sua temperatura aumentada (dT>0). O efeito inverso também pode ser observado em alguns materiais e, nesse caso, o material resfria com a aplicação de um campo magnético. O uso do EMC, na forma de um ciclo de magnetização isotérmica e desmagnetização adiabática, pode ser utilizado para se obter como resultado final a refrigeração. Neste projeto, serão estudados diferentes materiais magnetocalóricos, mas principalmente aqueles baseados em ligas de Heusler que se destacam entre os materiais magnetocalóricos devido ao efeito gigante que alguns destes podem apresentar, além da facilidade na sua fabricação. O potencial magnetocalórico de cada amostra será determinado através de medidas magnéticas e térmicas em campo de até 5T.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 08/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Angelo Marcio de Souza Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo de ligas com metais terras raras para o desenvolvimento da tecnologia de refrigeração magnética
  • A refrigeração magnética é uma tecnologia que pode substituir com enormes vantagens o principal processo refrigeração atual que é baseado em ciclos de compressão e expansão de gases e que apresentam baixa eficiência energética e ainda trazem consigo questões ambientais tais como efeito estufa. Aproveitando-se do efeito magnetocalórico de materiais magnéticos é possível obter refrigeração com um menor custo de energia, pois o refrigerante é um material sólido e, também, com desprezível impacto para o efeito estufa. Para aplicação em refrigeração é necessário o uso de materiais magnéticos que apresentem um grande efeito magnetocalórico em uma ampla faixa de temperatura, o que só é possivel com uso de compósitos de diferentes materiais, e baixos campos magnéticos. Materiais magnéticos com elementos terras-raras geralmente tem elevada magnetização, o que faz deles potenciais candidatos a serem usados em um ciclo de refrigeração magnética. O estudo de ligas intermetálicas com elementos terras-raras permitirá identificar os melhores materiais magnéticos para as diferentes faixas de temperatura visando a aplicação em liquefação de gases e refrigeração doméstica. As ligas intermetálicas que serão estudadas são do tipo R6TM2Si3, onde R é um elemento terra-rara e TM um metal de transição e do tipo R(1-x)R'xTM2 (R,R' = rare-earth and TM = Al, Ni, Mn). As propriedades magnetocalóricas serão obtidas através de medições magnéticas e calorimétricas em função do campo magnético de até 5T.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 08/12/2022-31/12/2025
Foto de perfil

Angelo Polizel Neto

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • inteligência artificial para avaliação da qualidade de carcaça e carne bovinas para indústria da carne 4.0.
  • A proposta apresenta uma solução inovadora que entrega dados confiáveis sobre qualidade da carcaça e carne produzidas nos campos da Pecuária de Precisão, em que seus produtos – a carcaça e a carne bovina – serão avaliados por um sistema acurado, autônomo e imparcial, com um algoritmo de inteligência artificial aplicada à visão computacional ensinado a identificar e avaliar qualitativa as carcaças e carne por produzidas, fornecendo informações seguras, auditáveis, rastreáveis, transparentes e úteis a toda cadeia da carne bovina, lastreando a relação da indústria frigorífica com pecuaristas, uma vez que a classificação do acabamento é métrica de bonificação - que podem a chegar a 10% das carcaças, adição de até 500 reais/carcaça - em que o pecuarista terão informações de alta confiabilidade e precisão para poderem avaliar seus planos de investimentos, nutricionais e genéticos adotados na produção de precisão; mitigando a desconfiança, parcialidade e fragilidade na obtenção e gestão dos dados por visão humana. Para indústria frigorífica elevará a assertividade na avaliação da matéria prima, com dados mais acurados poderá monitorar mais sua eficiência operacional, realizar o correto direcionamento das carcaças conforme os padrões de mercado, reconhecer falhas ou desvio operacionais no fluxo industrial, em suma, elevar a gestão operacional com base confiável de dados, em nível de indústria 4.0, e adicionalmente ter informações confiáveis para informar e lastrear sua relação com os importadores, varejistas e consumidores mundiais. O escopo de classificação da carcaça pelo acabamento já recebeu apoios e prêmios que permitiram a ideia (TRL 1) avançar até demonstração prototipal (TRL7), agora precisará forte dessa aprovação para fase GO-TO-MARKET (TRL 8 e TRL9). O escopo de avaliação da carne se encontra em fase laboratorial e será avançado até TRL 7 e o quanto antes estará viável no mercado.
  • Universidade Federal de Rondonópolis - MT - Brasil
  • 04/02/2023-31/07/2025
Foto de perfil

Ani Caroline Grigion Potrich

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • educação financeira para mudar realidades: proposição e análise de uma capacitação para professores da rede básica de ensino
  • Pessoas educadas financeiramente conseguem gerir melhor os recursos e maximizar o poder de compra, ajudando no combate à inflação. Neste cenário, a educação financeira entrou como um dos temas transversais que compõem a nova Base Nacional Comum Curricular. Assim, a partir da responsabilidade que as escolas terão de ministrar esse conteúdo específico, surge o questionamento acerca do preparo que os docentes possuem para trazer essa discussão para a sala de aula, dado que o sucesso das iniciativas de reforma educacional depende das qualificações e da eficácia dos professores. Diante disso, este projeto busca capacitar professores, tendo como objetivo ofertar, inicialmente, quatro turmas de uma capacitação em educação financeira de 40 horas, na modalidade presencial, para 520 professores da rede básica de ensino de Santa Catarina e, concomitantemente, avaliar como se comporta o nível de alfabetização financeira e autoeficácia docente ao longo do tempo em três momentos: pré-capacitação, pós-capacitação imediata e seis meses pós-capacitação. Com relação aos procedimentos metodológicos, este é um projeto de pesquisa quase-experimental que terá um grupo de 520 docentes capacitados e mais 520 docentes não capacitados como grupo de controle, utilizando estatística descritiva, testes de diferenças de média, modelagem de equações estruturais e análise multi-grupo, a fim de avaliar seis hipóteses de pesquisa e validar o melhor modelo do impacto da alfabetização financeira na autoeficácia docente, verificando ainda, se ocorrerá mudanças ao longo do tempo. Para a coleta dos dados, será utilizado um questionário estruturado contendo quatro blocos: experiência prévia, alfabetização financeira, autoeficácia docente e perfil do indivíduo. Com isso, tem-se a formação de multiplicadores da educação financeira, uma vez que os professores aplicarão os conhecimentos adquiridos em sala de aula, trazendo benefícios diretos para a atual sociedade e suas gerações futuras.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Aníbal Coutinho do Rêgo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • processos tecnológicos de cultivos forrageiros integrados com a caatinga para estocar carbono, nitrogênio e mitigar a emissão de gases do efeito estufa
  • Processos de integração entre cultivos de lavoura, pecuária e floresta mitigam a emissão de gases de efeito estufa. A proporção de floresta relativa à área de cultivo forrageiro, além da espécie vegetal usada podem ser fatores que interferem nos padrões e mitigam a emissão de gases de efeito estufa principalmente em regiões semiáridas. Objetiva-se com o presente projeto avaliar processos tecnológicos para mitigar a emissão de gases do efeito estufa, acumular carbono no solo, produção de forragem e madeira, a partir de sistemas integrados. Para isso, será conduzido um ensaio em delineamento em bloco casualisados em esquema fatorial (3x3+1) com quatro blocos, onde serão avaliados o efeito de proporções lenhosas por meio de faixas no sistema (45, 30 e 15%) e das espécies forrageiras cultivadas (capim buffel, milheto e feijão guandu), além da vegetação nativa existente. A partir disso, serão avaliados: i) o fluxo de CH4, N2O e CO2 das áreas cultivas e da floresta nativa; ii) as variáveis de solo e clima que influenciam nas emissões; iii) emissões totais nos sistemas e na floresta; iv) o estoque de carbono e nitrogênio do solo, antes e após a implantação; v) a produtividade e estrutura das espécies forrageiras cultivadas; vi) a produção florestal da mata nativa; vii) o desenvolvimento de mudas nativas implantadas; viii) a viabilidade econômica de cada sistema integrado. Após avaliação dos resultados, espera-se produzir informações relevantes do processo tecnológico que viabilize o manejo de culturas forrageiras integradas no semiárido, auxiliando o produtor rural na tomada de decisões de cunho produtivo e ambiental.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 04/01/2023-31/01/2027
Foto de perfil

Anibal de Freitas Santos Junior

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estratégias analíticas e (bio)farmacêuticas sustentáveis para o controle da qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos alternativos, expostos ao consumo em formas sólidas orais
  • As metodologias propostas pelas Farmacopeias e outras agências para o controle de qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos são, muitas vezes, inexistentes, pouco sensíveis e utilizam reagentes tóxicos. Para preencher estas lacunas, objetiva-se o desenvolvimento de estratégias analíticas e (bio)farmacêuticas sustentáveis, baseadas nos princípios da Química Verde, para a determinação de espécies químicas (inorgânicas e orgânicas) e controle de qualidade de suplementos alimentares/novos alimentos alternativos, disponíveis sob a forma de sólidos orais (cápsulas, comprimidos, etc.), contendo algas marinhas e cogumelos comestíveis. Pretende-se realizar prospecções para inovação de (bio)processos e (bio)produtos que apresentem aplicabilidade na resolução de problemas práticos, para estabelecer métodos analíticos eficientes e com baixa geração de resíduos, que possam ser facilmente implementados em rotinas de laboratórios industriais e de pesquisa. Estudos para tratamento de amostras, estimativa do teor total e da bioacessibilidade in vitro resultarão em informações importantes quanto aos aspectos químicos, nutricionais e toxicológicos. Técnicas cromatográficas (liquida e a gás), espectrométricas e hifenadas serão usadas para quantificação de espécies químicas de interesse. Estudos de dissolução das formas sólidas orais contendo estes suplementos serão investigados. Propõe-se a participação de estudantes de Pós-graduação, Graduação e Educação Básica, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados e conscientes, incentivando o uso da Química Verde e da sustentabilidade. Considerando a relevância do tema, são esperados impactos científicos, tecnológicos, socioeconômicos e ambientais relevantes, fortalecendo os indicadores de produção científica dos grupos de pesquisa envolvidos, visando integração da ciência (básica e aplicada) e da tecnologia com a política de desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anielle Christine Almeida Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de novos nanomateriais funcionais e estratégicos para aplicações médicas e dispositivos point of care
  • As propriedades dos nanomateriais podem ser influenciadas pelo tamanho e forma, mas a incorporação de íons de metais raras (Nd,Eu,Yb,Tb), metais de transição (Co,Fe,Ni,Mn, Cr) e outros metais como nióbio gera um sinergismo de novas e interessantes propriedades elétricas, ópticas, magnéticas e biológicas. O grupo apresenta experiência no desenvolvimento de nanomateriais com propriedades sintonizadas e com uso em ferramentas teranosticas e no melhoramento da sensibilidade de dispositivos eletroquímicos. Diante disso, este projeto visa desenvolver novos nanomateriais funcionais e estratégicos e aplicá-los na área médica e em dispositivos Point of Care. Este projeto visa, também, dar continuidade no desenvolvimento de novos nanomateriais no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A coordenadora deste projeto fez redistribuição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a UFAL e conta com o apoio dos membros avaliadores em dar continuidade ao desenvolvimento de novos materiais estruturando o atual laboratório com equipamentos de médio porte, uma vez que a UFAL já realizou a construção de infraestrutura básica. Ressaltando, que com a colaboração já existente com grupos de pesquisa que trabalham com o desenvolvimento de dispositivos point of care e ensaios biológicos in vivo e in vitro, este projeto tem excelentes condições em ser realizado, como já demonstrado por meio de patentes e publicações. A inovação neste projeto é desenvolver novos nanomateriais funcionais em forma de pó, em solução e em filmes finos contendo elementos químicos estratégicos (terras raras, metais de transição, lítio, tântalo e nióbio) e aplicá-los como ferramentas teranosticas e em dispositivos point of care.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 17/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Anielson Barbosa da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a influência de metodologias ativas de ensino na interação e no desenvolvimento das habilidades metacognitivas dos estudantes: uma abordagem multicultural
  • Os processos de aprendizagem no contexto da educação superior demandam a necessidade de mobilização de habilidades e competências dos estudantes, desenvolvidas a partir das experiências de formação, como também as vivenciadas no contexto profissional e social. Desenvolver competências é um processo que demanda o uso de metodologias ativas pelos professores, pois estimulam a integração entre a teoria e prática, a reflexão e a ação. No ambiente acadêmico, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades metacognitivas, que auxiliem no planejamento, execução, controle e avaliação das atividades, o que é essencial para o autoconhecimento e a regulação dos estados mentais, como também para enfrentarem os desafios e lidarem com as dificuldades da vida, incluindo os relacionamentos. Partindo do pressuposto que as metodologias ativas podem potencializar o desenvolvimento de competências, esta proposta objetiva analisar as implicações do uso de metodologias ativas na interação e no desenvolvimento de habilidades metacognitivas dos estudantes a partir de estudos multiculturais. A metodologia da pesquisa envolve o desenvolvimento de um estudo qualitativo, de levantamento de informações sobre o uso de metodologias ativas no cursos de Administração/Gestão nas instituições vinculadas ao projeto, o desenvolvimento de guias para aplicação de metodologias ativas e de roteiros de observação da operacionalização da metodologia em sala de aula pelos professores, como também um estudo quantitativo para avaliar as relações entre o uso de metodologias ativas, as habilidades metacognitivas e a interação dos estudantes na sala de aula. A proposta inova por desenvolver uma pesquisa em quatro países, o que pode ampliar o conhecimento sobre como os alunos aprendem e como os professores ensinam, uma vez que a variável cultural pode ter um efeito significativo na compreensão do fenômeno.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 10/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anita Maria da Rocha Fernandes

Ciências Agrárias

Agronomia
  • plataforma para o monitoramento da dinâmica e recomendação de controle de populações de plantas daninhas
  • As plantas daninhas acarretam redução na produção das culturas, além da depreciação dos produtos colhidos. O controle de plantas daninhas ocorre majoritariamente pela aplicação de herbicidas, em área total, considerando as populações das espécies na área antes do plantio ou emergidas após implantação da lavoura. Os métodos de amostragem de populações, a identificação e análise destas utilizando ferramentas da agricultura digital, como drone, aprendizado de máquina, modelos preditivos permite agilidade no processo e reduz custos. A dinâmica populacional das plantas daninhas é função das variáveis solo, planta, clima e manejo. Em sistemas integrados, como integração lavoura pecuária, o aparecimento das invasoras relaciona-se com as práticas agrícolas na lavoura anterior ou mesmo é função da alteração no regime hídrico que pode acarretar insucessos na implementação ou condução da cultura e, consequentemente, na dinâmica das plantas daninhas. A análise destas variáveis descreve o comportamento de cada espécie e permite ajuste de modelos preditivos. Para isto, utiliza-se banco de dados das populações das espécies nas áreas de cultivo e de pastagem ao longo do tempo, visão computacional para análise das imagens de pastagens com as plantas daninhas e algoritmos de aprendizado de máquina para análise dos dados fito sociológicos. Neste sentido, este projeto propõe o uso de uma plataforma para coleta, armazenamento dos dados de plantas daninhas, dados ambientais, de imagens de pastagens coletadas por drones, e que os analise por visão computacional e sob a ótica dos modelos de aprendizado de máquina. Estes modelos para auxiliar no monitoramento da dinâmica das plantas daninhas, prever aparecimento e desaparecimento de espécies de plantas daninhas, e a partir daí, ter subsídios para gerenciar a recomendação e aplicação racional de herbicidas.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Ann Honor Mounteer

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • pós-tratamento de esgoto do reator uasb em fotobiorreator para remoção de toxicidade e obtenção de produtos de valor agregado
  • No Brasil, o lançamento de esgotos sem tratamento ou apenas parcialmente tratados constitui a principal fonte de poluição dos corpos d’água, a consequências nocivas ao equilíbrio ambiental e à saúde da população. O reator UASB é uma das tecnologias de tratamento de esgotos mais difundidas no Brasil, por apresentar eficiência na remoção de matéria orgânica e sólidos em suspensão, com custos de implementação e operação relativamente baixos. No entanto, não promove a redução de nutrientes e micropoluentes responsáveis por efeitos tóxicos e estrogênicos no ambiente aquático. A necessidade do pós-tratamento do reator UASB para completar a remoção da matéria orgânica, toxicidade e estrogenicidade dos esgotos, aliada à possibilidade de recuperar materiais e energia durante o tratamento de esgotos, concedeu destaque à utilização de microalgas para o tratamento de esgotos e sua posterior conversão em bioprodutos. Pesquisas recentes têm focado, ou na produção de biomassa algal em diferentes águas residuárias, ou na remoção de determinados micropoluentes em fotobiorreatores contendo meio de cultivo ou efluente sintético. Ainda não existem estudos na literatura demonstrando o uso combinado do reator UASB e fotobiorreator no que tange a toxicidade e estrogenicidade do efluente final, o objetivo desta pesquisa. Esgoto coletado na saída de um reator UASB em escala real será tratado em fotobiorreatores, operados sob diferentes condições, para avaliar a eficiência do tratamento e os mecanismos (biodegradação, fotodegradação, adsorção) responsáveis pela remoção, ou não, de toxicidade e estrogenicidade. A biomassa produzida durante o tratamento que se mostrar capaz de reduzir/remover a toxicidade será coletada e transformada em biocarvão e bioplástico, que serão caracterizados para avaliar a viabilidade de recuperação de materiais de valor agregado.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 11/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Abrahão

Ciências Biológicas

Ecologia
  • fungos endofíticos, melanizados e septados do semiárido: são uma solução oculta para produtividade agrícola e tolerância à seca?
  • Fungos melanizados septados são fungos que colonizam raízes de plantas de ambientes com altos níveis de estresse sem causar dano à planta. Esses são conhecidos como dark septate endophytes (DSEs). Há evidências de que DSEs atuam como promotores de crescimento vegetal, facilitam a absorção de nutrientes de formas orgânicas e protegem as plantas de estresse biótico (patógenos) ou abióticos (seca, altas temperaturas e salinidade). Embora os DSEs sejam particularmente abundantes em áreas sazonalmente secas, ainda são pouco conhecidos no semiárido brasileiro, quando comparados aos fungos micorrízicos. Sabendo-se que os DSEs afetam positivamente o status nutricional e hídrico e, consequentemente, diminuem o estresse oxidativo em plantas de ambientes secos, nossa hipótese é: fungos DSEs, isolados de raízes finas de plantas da Caatinga, promovem maior crescimento e tolerância de plantas à seca. O objetivo da nossa proposta é (i) isolar e identificar DSEs presentes em raízes de marmeleiro preto (Croton sonderianus) que cresce sobre diferentes níveis de umidade e fertilidade do solo. Esta arbórea pioneira da Caatinga, na qual já observamos associações com DSEs, tem grande potencial para uso na restauração de áreas degradadas da Caatinga. O segundo objetivo é, (ii) em experimento de casa de vegetação, entender se associações de C. sonderianus com DSEs aumentam a tolerância à seca e promovem o crescimento dessa espécie arbórea. Em caso positivo, (iii) investigaremos o potencial e os mecanismos de ação dos DSEs no aumento da tolerância à seca e no crescimento do feijão caupi, cultura agrícola importante na economia do Ceará. Encontrar soluções baseadas na natureza para a produção de mudas para a restauração de áreas degradadas e para o cultivo agrícola de subsistência em áreas secas, torna esse projeto relevante para minimizar impactos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Alice Figueirêdo de Almeida

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • desenvolvimento de um modelo inteligente para reconhecimento de transtornos mentais a partir da voz
  • Os transtornos mentais (TM) são agravos de saúde de grande impacto social. Avanços recentes permitem o desenvolvimento de sistemas de análise de voz que possam auxiliar na detecção de transtornos. OBJETIVO: desenvolver um modelo inteligente, a partir de métodos de aprendizado de máquina da inteligência artificial, para classificação automática dos TM a partir da voz. MÉTODO: Estudo observacional e transversal. Constará de três etapas: 1) Construção do corpus composto por vozes de pessoas com diferentes diagnósticos de TM. Contará com pacientes do Serviço de Psiquiatria de um Hospital Universitário. Serão coletados instrumentos de caracterização da amostra, de rastreio de problemas de voz e de transtornos mentais, bem como sintomas de ansiedade e depressão. Serão coletadas amostras vocais para extração de medidas acústicas. 2) Avaliação das medidas perceptuais do corpus. envolverá dois grupos de juízes (experts e leigos) que irão realizar o julgamento perceptivoauditivo (JPA) das amostras vocais. Realizarão o JPA do corpus coletado na Etapa 1, e responderão protocolo que focará na avaliação de atributos prosódicos, como: pitch, loudness, articulação, velocidade de fala, modulação da frequência e pausas. 3) Desenvolvimento de um modelo inteligente para reconhecimento dos TM a partir da voz. Envolverá o reconhecimento de padrões, onde será utilizada inteligência artificial a partir de RNA. Assim, sugere-se desenvolver um modelo inteligente que realize uma classificação automática dos TM a partir da voz. O processo de reconhecimento de padrões envolve as seguintes fases: 1) Pré-processamento do áudio; 2) Extração de características do sinal; 3) Construção do modelo; 4) Treinamento do modelo; 5) Validação e ajuste e Teste do modelo. ESPERA-SE: um sistema de interação homem-máquina de reconhecimento de transtornos mentais seja construído com as características acústicas e padrões definidos da voz para o rastreio de transtornos mentais para termos uma assistência precoce.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 23/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Anna Catarina Morawska Vianna

Ciências Humanas

Antropologia
  • etnografias da dívida: rede de pesquisas sobre financeirização em perspectiva comparada
  • Há uma vasta discussão em economia política sobre a expansão de processos de financeirização em economias emergentes (Grün, 2013; Kaltenbrunner; Painceira, 2018; Alves; Toporowski, 2019). Trabalhos recentes destacam como programas de transferência de renda vêm sendo usados como garantia ao acesso a créditos de instituições financeiras, o que culminou no crescimento do endividamento subscrito por gastos públicos (Pinheiro-Machado; Scalco, 2020; Lavinas, 2017). A antropologia vem contribuindo com o debate por meio de um crescente número de etnografias sobre a dívida (Müller, 2014; Fotta,2018; Kolling, 2021). Inspirada nesses debates, esta pesquisa propõe uma comparação etnográfica de processos de financeirização e endividamento em diferentes contextos brasileiros. Os objetivos específicos são: 1) realizar uma comparação etnográfica sobre a dívida em 7 estados brasileiros (SP, TO, MG, PE, AM, AP, PA), apontando para como: a) dispositivos técnicos de mercado vêm alargando o endividamento ao abrir novos nichos de mercado; e b) beneficiários de programas sociais lidam com novas e antigas formas de dívida em uma paisagem crescentemente financeirizada; 2) Realizar uma ampla revisão bibliográfica sobre a questão da dívida na teoria antropológica e social por meio de encontros remotos entre pesquisadores da UFSCar, UFAM, UFMG, USP, UFNT, Queen Mary University of London, University of Leeds, imuê - Instituto Mulheres e Economia; 3) Articular uma rede internacional de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que trabalham com a temática da dívida e financeirização no Brasil; 4) Promover o debate público sobre financeirização, endividamento e desigualdade social. Ao propor o diálogo e colaboração em uma rede de antropólogos, reforça-se a importância de uma perspectiva etnográfica e comparada para compreender como processos globais de financeirização incidem singularmente a cada contexto, somando-se assim a perspectivas econômicas e macrossociológicas na análise desses fenômenos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Cristina Calçada Carvalho

Ciências da Saúde

Medicina
  • coorte prospectiva de crianças e adolescentes com tuberculose presuntiva na região metropolitana do rio de janeiro
  • A OMS estima que em 2021 tenham ocorrido 10,6 milhões de casos de TB em todo o mundo e que 1,6 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, tenham morrido devido à TB. Menores de 15 anos representam 14% da carga mundial da doença, mas até recentemente não eram considerados uma prioridade devido a menor transmissibilidade da TB por crianças pequenas. No entanto, crianças são mais vulneráveis à TB, progredindo mais rapidamente da infecção para a doença e desenvolvendo formas mais graves caso medidas preventivas e terapêuticas tempestivas não sejam adotadas. O diagnóstico da TB em crianças é dificultado pela baixa carga bacilar e o acesso inadequado a testes de maior acurácia, levando a estatísticas imprecisas sobre o real número de casos e óbitos por TB em crianças. A mortalidade estimada de crianças com TB que não recebem tratamento específico é de 22% (até 43% em < 5 anos), em comparação com 0,9% naquelas tratadas. Em 2022 o número de casos notificados de TB no Brasil aumentou para 78.057, com os maiores aumentos relativos do risco de adoecimento entre menores de 15 anos: 2.703 casos, 3,5% do total, o maior percentual registrado na série histórica de 2012 a 2022, mas ainda assim subestimado. Por meio de um estudo observacional, prospectivo, quantitativo e multicêntrico avaliaremos as características epidemiológicas, clínicas, laboratoriais e o desfecho de tratamento da TB em idade pediátrica atendidos em unidades básicas e centros de referência para TB da região metropolitana do Rio de Janeiro, 3° estado com maior taxa de incidência de TB do Brasil. As características clínico-laboratoriais (tempo 0, mês 2 e final), critérios diagnósticos adotados, perfil de sensibilidade do MTB aos fármacos anti-TB de 1ª e 2a linha por novos testes moleculares (Ultra, Truenat e LPA), com as respectivas acurácias diagnósticas, e os eventos adversos ao tratamento anti-TB serão descritos. Os resultados do estudo poderão auxiliar na revisão de condutas da TB pediátrica no nosso país.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Anna Jessica Duarte Silva

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de levedura como plataforma para terapia gênica contra o c ncer cervical visando remodelar o perfil de macrófagos do microambiente tumoral
  • O câncer cervical no Brasil é o terceiro mais prevalente entre as mulheres, 16.710 novos casos por ano, e está relacionado a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). Em 2020, este câncer foi responsável por mais de 341.000 mortes no mundo. A vacina profilática para o HPV oferecida pelo SUS cobre os tipos virais 6 e 11 (responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais), e 16 e 18 (responsáveis globalmente por 71% dos casos de câncer cervical). Embora a vacina seja eficaz e contribua para uma redução significativa na taxa de incidência câncer cervical, elas não beneficiam pacientes com tumores estabelecidos. Atualmente, a cirurgia e a radioterapia são os principais tratamentos vigentes, seguidos da quimioterapia. Terapias alternativas são necessárias para melhorar o controle da doença e a sobrevida em pacientes com tumores desde estágios precoces até os mais avançados, podendo atuar de forma combinada aos tratamentos vigentes. Silenciamento de genes-alvo através de sequências curtas de RNA de interferência (RNAi) tem se mostrado uma estratégia promissora no tratamento do câncer cervical. Os principais alvos para essa abordagem são direcionados para modulação da resposta antitumoral, considerando os componentes do microambiente tumoral, como os macrófagos a associados tumores com perfil imunossupressivo (M2). Entretanto, uma das dificuldades para estabelecer abordagens de imunomodulação é a garantia de um delivery específico para as células adequadas. Leveduras têm se mostrado carreadores interessantes devido a sua interação com receptores de macrófagos e células dendríticas, e tem emergido como potenciais vetores para carreamento para DNA, RNAm e RNAi. Este projeto propõe o desenvolvimento de um produto de terapia gênica a partir do uso da levedura Pichia pastoris como sistema de carreamento para RNAi, tendo como alvo o CSF1R de modo a modular a expressão de macrófagos M2, visando induzir um perfil anti-tumoral nos macrófagos associados a tumores HPV-positivos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Anna Myrna Jaguaribe de Lima

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeito do treinamento muscular inspiratório sobre os marcadores inflamatórios e epigenéticos, modulação autonômica cardíaca e parâmetros do sono na apneia obstrutiva do sono: um estudo controlado e randomizado
  • A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) se caracteriza pela obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em hipóxia intermitente, despertares repetitivos e fragmentação do sono, causando uma série de commorbidades que pioram a qualidade de vida e a saúde geral do indivíduo. O treinamento muscular inspiratório (TMI) é uma modalidade terapêutica de baixo custo e fácil aplicabilidade. Como a adesão à terapia de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) ainda não é a ideal, tratamentos alternativos são necessários. O TMI, embora bem documentado em diversas condições, ainda é pouco explorado na população com AOS. Desta forma, o objetivo do trabalho é determinar o efeito do treinamento muscular inspiratório sobre os marcadores inflamatórios e epigenéticos, balanço autonômico cardíaco e padrão de sono em pacientes com AOS. Será um estudo do tipo ensaio clínico controlado e randomizado, realizado indivíduos de ambos os sexos, na faixa etária dos 30 aos 70 anos com diagnóstico de apneia obstrutiva do sono moderada ou grave e divididos em dois grupos: Grupo TMI (uma sessão com carga de 70% da pressão inspiratória máxima) e grupo placebo (treinamento sem resistência). Os participantes realizarão três ciclos de 30 incursões respiratórias, com um intervalo de um minuto entre as séries. Serão avaliadas as seguintes variáveis: variabilidade de frequência cardíaca (domínio da frequência), marcadores epigenéticos e citocinas inflamatórias (citometria de fluxo) e parâmetros do sono (actigrafia e questionários validados). Os resultados esperados incluem modulação de marcadores inflamatórios e fenômenos epigenéticos, melhora do equilíbrio autonômico cardíaco e melhora dos padrões de sono. Ao avaliar esses parâmetros, o estudo visa destacar os efeitos mais amplos do IMT além do condicionamento muscular, fornecendo uma opção de tratamento adjuvante acessível e não invasiva para os pacientes com AOS.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026