Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mário Martins Viana Júnior

Ciências Humanas

História
  • energia limpa para quem? o enfrentamento das eólicas pelas comunidades costeiras no ceará (2019-2023)
  • O Brasil está posicionado entre os seis principais países em capacidade de energia eólica onshore (em terra). A região Nordeste concentra 83% do total destes projetos. Para um futuro próximo, a expansão deste mercado se projeta por uma nova tipologia: a dos Complexos Eólicos Offshore (no mar). Até março de 2023 existiam 74 projetos de Licenciamento Ambiental abertos no IBAMA envolvendo oito estados da União: CE, ES, MA, PI, RJ, RN, RS e SC. No Ceará, o mapa dos 33 projetos de eólicas offshore anuncia o comprometimento de praticamente toda a zona costeira, o que põe em risco a existência de mais de 380 comunidades tradicionais que vivem de mariscos e da pesca artesanal. Desde 2017 a Defensoria Pública da União (DPU) vem representando parte destas comunidades costeiras, que residem em área da União, para a concessão de outorga de Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS). Este instrumento jurídico de posse da terra é voltado para comunidades tradicionais com organização social própria e que usam áreas e recursos naturais da União de maneira sustentável para sua reprodução cultural, social e econômica. O elevado número de comunidades e a voracidade do setor de eólicas, entretanto, dificultam o trabalho da DPU, sobretudo quanto à caracterização histórica das comunidades, condição imprescindível para outorga do TAUS. Este projeto visa mitigar este problema com estudos de caracterização histórica e psicológica da comunidade de Curral Velho, Acaraú/CE, a partir de demanda da comunidade via DPU desde 2019. Memórias, saberes e fazeres, aspectos do patrimônio material e imaterial, da psicologia ambiental, identidade e afetividade, serão investigados e inventariados. Metodologicamente, trabalharemos com coleta de fontes diversas, com as técnicas da História Oral (histórias de vida e temáticas) e com mapas afetivos. Estimular-se-á ainda o envolvimento de membros da comunidade na pesquisa a partir do princípio da ‘autoridade compartilhada’.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mario Orestes Aguirre González

Engenharias

Engenharia de Energia
  • simulador para otimizar a construção de parques eólicos offshore
  • A busca pela economia verde, em resposta ao acelerado aquecimento global, tem como influência a mudança no uso de energia de fontes fósseis para renováveis. A fonte eólica offshore se apresenta como uma das principais alternativas para suprir energia de fonte renovável em grande escala. O Brasil possui um alto potencial eólico offshore e pode se tornar exportador de energia de fonte renovável, por meio do hidrogênio verde, nos próximos anos. Devido ao custo da eletricidade representar de 70 e 80% o custo de produção de hidrogênio verde, pelo processo de eletrólise, há a necessidade de estruturar uma base de conhecimento que aumente a competitividade da eólica offshore. A questão que deu origem a pesquisa é “como seria um simulador para otimizar a construção de parques eólicos offshore”. O objetivo do projeto é desenvolver um simulador com princípios de gêmeo digital para otimizar os custos na construção de parques eólicos offshore. Para isso, serão conduzidos estudos em seis etapas: i) atualização do estado da arte em: gêmeo digital; estratégias de construção de parques eólicos offshore; métodos de construção de parques eólicos; e tipos de ferramentas de simulação; ii) sistematização das variáveis e fatores presentes no processo de construção do parque eólico offshore; iii) modelagem conceitual e funcional do simulador; iv) construção de um protótipo físico de um parque eólico offshore; v) desenvolvimento do sistema de simulação e; vi) difusão do conhecimento resultante do projeto.Como resultado espera-se: obtenção do protótipo físico de um parque eólico offshore em escala laboratorial; ferramenta de simulação para a construção de parques eólicos offshore; registro de patente a partir do desenvolvimento do simulador; e especificações técnicas de uso e diretrizes de segurança para o processo de construção do parque eólico offshore.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Mario Prokopiuk

Ciências Humanas

Educação
  • educação do futuro: governança e políticas públicas para uma educação básica sustentável e inclusiva
  • A proposta é multidisciplinar e inovadora para avaliar e desenvolver estratégias para a área da Educação no Paraná. A equipe proponente estabelece conexões teóricas e práticas para criar um elo fundamental entre políticas educacionais e o suporte para aprimorar as bases do ensino na Educação Básica (EB), mobilizando tecnologias educacionais e princípios do desenvolvimento sustentável (1). O atendimento das demandas da EB ocorrerá via concepção, execução e avaliação de políticas públicas educacionais (2), com o projeto promovendo uma educação transformadora e inclusiva para potencializar o desenvolvimento sustentável associado com inovação e a excelência educacional (3). As questões centrais de pesquisa partem dos seguintes eixos: Eixo 1: “Como o Sistema de EB Pública está atendendo às necessidades dos estudantes e da sociedade, e quais mudanças podem ser implementadas para melhorar a qualidade e a equidade?” Eixo 2: “Qual é o estado atual das competências digitais dos professores na EB pública, e como elas podem ser aprimoradas para melhorar a qualidade do ensino?” Eixo 3: “Como EB Pública influencia o desenvolvimento regional endógeno sustentável, e quais políticas e práticas podem maximizar esse impacto?” Da convergência inter-relacionada dessas perguntas emerge a questão central do projeto: "Como fortalecer a EB pública mais equitativa, eficaz e alinhada com as demandas da sociedade por um desenvolvimento regional endógeno sustentável, considerando o aprimoramento das competências digitais dos professores e a avaliação continuada de práticas e políticas na EB?” (4). Essas questões são relevantes e cujas respostas estão assentes metodologias quali-quantitativas robustas para gerar diagnósticos e conhecimentos consistentes. As experiências diversificadas do grupo de pesquisadores em gestão pública e universitária, coordenação de programas e grupos de pesquisa evidenciam níveis qualificação necessárias para atuar desde a EB até a pós-graduação stricto sensu (5).
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026