Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marinêz Isaac Marques

Ciências Biológicas

Zoologia
  • além do olhar: o uso de vants e bioacústica em estudos comportamentais do jacaré-do-pantanal
  • O Jacaré-do-Pantanal é uma espécie emblemática entre os vertebrados aquáticos do Pantanal. Embora com uma população anteriormente estimada em mais de 10 milhões, observa-se que vem diminuindo, significativamente, nos últimos anos, devido à pressões antropogênicas como incêndios e mudanças nos habitats aquáticos, causadas por secas severas. Para entender como as mudanças ambientais no Pantanal estão afetando sua biodiversidade, é necessário realizar um monitoramento de longo prazo envolvendo múltiplos fatores. Em todo o mundo, os principais métodos utilizados para estimar as populações de crocodilianos são as contagens visuais e a captura de espécimes. No entanto, no Pantanal, esses métodos não são fáceis de aplicar devido à dificuldade de acesso ás áreas remotas, que possuem características ambientais extremas ao longo do ano, além de serem onerosos a longo prazo. Entretanto, existem métodos alternativos de amostragem como a Bioacústica, com aplicação de sistemas automatizados de registros, e métodos de amostragem remota, permitindo o monitoramento da biodiversidade por um longo período de tempo, e em qualquer ambiente, além do uso de Drones (Veículos aéreos não tripulados, VANTs), que possibilita acessar áreas de difícil acesso, e com maior alcance de visualização do que os métodos tradicionais de observações humana. Considerando as vantagens que esses dois métodos, gravadores e VANTs oferecem, este estudo analisará a influência da sazonalidade do Pantanal mato-grossense sobre a densidade de indivíduos do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare), e seu comportamento vocal. Para esta avaliação, será realizada uma análise comparativa entre os dados coletados por gravadores e VANTs durante os anos de 2021 e 2022 em quatro baias na área do SESC, Pantanal de Mato Grosso, com os dados a serem coletados em 2024, nas mesmas baías e área de estudo.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mario Antonio Navarro da Silva

Ciências Biológicas

Zoologia
  • mudanças climáticas em insecta (diptera): uma abordagem espacial e experimental.
  • Os stressores do Antropoceno são muitos e multifacetados, mas nenhum é tão geograficamente difundido ou tão propenso a interagir com todos os outros fatores quanto às mudanças climáticas, caracterizada por eventos extremos. Diante da relevância dos insetos para o funcionamento dos ecossistemas terrestres e de água doce, serão abordados os táxons Chironomidae e Muscidae (Insecta, Diptera). Como os insetos são organismos ectotérmicos, o aumento da temperatura e da precipitação deve impactar o desenvolvimento dos imaturos e os padrões de distribuição dos adultos, o que nos leva a hipotetizar que: 1) a distribuição geográfica de espécies neotropicais diminua em função do aumento de temperatura projetada e 2) que as respostas fisiológicas do stress térmico afetem negativamente a sobrevivência e reprodução dos adultos. O projeto irá envolver, experimentos de stress térmico, análises moleculares e de modelagem de nicho, levantamento de registros em museus e bibliografia, identificação e validação das espécies registradas. Os experimentos de stress térmico serão realizados com a colônia de Chironomus sancticaroli já estabelecida no nosso laboratório e posterior análise de componentes morfológicos e moleculares como a expressão gênica diferencial. As análises do efeito de mudanças climáticas em larga escala usando modelagem e nicho serão realizadas com a família Muscidae porque possui uma taxonomia estável, hipóteses filogenéticas robustas e registros abundantes em museus e coleções. A modelagem de nicho será feita pelo algoritmo MaxEnt ajustando os parâmetros e o conjunto de variáveis pela abordagem de testagem exaustiva. Os modelos finais para cada espécie serão projetados para cada cenário e GCM. A partir das projeções será quantificada a alteração na área de ocorrência. A utilização de abordagem ampla, experimentos e modelagem de padrões de distribuição geográfica, espera-se que os resultados tenham impacto na pesquisa básica e aplicada em zoologia.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mario Augusto Bertella

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • bolhas, crashes e rede social
  • Esta pesquisa possui o propósito de investigar o efeito de vieses emocionais e de redes sociais na formação de bolhas e crashes em um modelo baseado em agentes no qual o comportamento dos investidores difere do padrão otimizador e racional da teoria econômica convencional. As Finanças Comportamentais, em conjunto com a Psicologia, têm revelado que os agentes não são tão racionais quanto a teoria econômica padrão supõe. Por outro lado, a Economia Computacional baseada em Agentes procura verificar qual resultado agregado prevalece quando diferentes agentes com distintos comportamentos interagem. Neste sentido, o instrumental agent-based é uma importante forma de testar e simular se o aspecto micro predomina e quais fatores podem explicar a divergência de resultados sob o ponto de vista macro. Por outro lado, como os agentes econômicos relacionam-se com os demais investidores, o objetivo é também incluir algumas tipologias de rede social (rede de Barabási, pequeno mundo, dentre outras) para averiguar sua influência na formação de booms e crashes no mercado acionário. A nossa hipótese é que as redes sociais podem ter enorme impacto no preço dos ativos, contribuindo para acentuar a intensidade das bolhas financeiras e, consequentemente, de seus crashes.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 21/04/2022-30/04/2025