Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rodrigo Goyannes Gusmão Caiado

Engenharias

Engenharia de Produção
  • desenvolvimento de artefatos sociotécnicos integrando economia circular, lean e tecnologias da indústria 4.0 em operações e cadeias de suprimentos: uma análise holística dos caminhos rumo à agenda 2030.
  • Esta pesquisa aborda a integração da Indústria 4.0 (I4.0), Lean Management (LM) e Economia Circular (EC) para alcançar o desenvolvimento sustentável pela perspectiva dos sistemas sociotécnicos. Embora existam vários estudos relacionados à I4.0 e EC ou inúmeros artigos focados em LM e I4.0, frameworks de implementação propondo a integração LM-EC-I4.0 ainda são pouco explorados. O problema geral de pesquisa é a carência de artefatos práticos que possam auxiliar na solução de desafios reais enfrentados pelas operações e cadeias de suprimentos (OSCM) em contextos que demandam sustentabilidade, circularidade e digitalização, bem como consideram as interações complexas com os sistemas naturais. Esta pesquisa é motivada pela escassez de estudos que abordem a integração desses três conceitos de forma holística e sistemática. As questões de pesquisa incluem: Como a integração de I4.0, LM e EC pode contribuir para o desenvolvimento sustentável? Quais são as melhores práticas e obstáculos para essa integração? Como essa integração pode ser instrumentalizada para promover OSCM digitais, circulares e sustentáveis? Evidências baseadas em estudos anteriores sugerem que LM é um sistema de gestão orientado para a eficiência que poderia complementar a inter-relação entre I4.0 e EC. Assim, integrar práticas LM, I4.0 e EC é um requisito crucial para o sucesso dos sistemas de produção circular contribuírem para a melhoria contínua e incremental das Cadeias de Suprimentos Sustentáveis. A estratégia metodológica envolve a abordagem de Design Science Research através de revisões da literatura (sistemática e de escopo), grupos focais, método Delphi, entrevistas, surveys, pesquisa-ação e estudos de caso. A pesquisa irá explorar oportunidades e desafios da integração bem-sucedida desses conceitos em OSCM, utilizando análise qualitativa de dados (Análise de Conteúdo, Mineração de Texto) e técnicas quantitativas (Apoio Multicritério à Decisão, Aprendizado de Máquina, Análise Multivariada).
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Rodrigo Grassi-Oliveira

Ciências da Saúde

Medicina
  • revelando alterações moleculares mitocondriais em pessoas com transtorno por uso de cocaína-crack: explorando perfis epigenômicos
  • O transtorno por uso de cocaína-crack (TUC) é um grave problema de saúde pública. Embora os mecanismos fisiopatológicos do TUC tenham sido amplamente investigados, o papel das mitocôndrias, organelas cruciais envolvidas no metabolismo energético celular, ainda é pouco compreendido. Estudos recentes destacaram a importância do DNA mitocondrial (mtDNA) como um genoma independente ao nuclear sujeito à regulação epigenética. Além disso, evidências preliminares de nosso laboratório sugerem que o TUC pode acelerar o envelhecimento biológico, possivelmente relacionado à disfunção mitocondrial. Nosso objetivo é revelar alterações mitocondriais em homens e mulheres com TUC por meio de análises epigenômicas. Ao comparar os dados moleculares de participantes com TUC com não-usuários, buscaremos identificar alterações específicas no mtDNA do sangue periférico associadas à patologia do TUC e possíveis diferenças específicas de gênero. Para isso, recrutamos indivíduos com (n = 80) e sem TUC (n = 40). Amostras de sangue foram coletadas, e os participantes foram submetidos a avaliações clínicas abrangentes e procedimentos de neuroimagem. Para gerar dados epigenômicos simultâneos, incluindo metilação e hidroximetilação, utilizaremos a tecnologia de amostragem adaptativa para sequenciamento direcionado ao mtDNA, permitindo a análise de pares de bases individuais com ampla cobertura do genoma mitocondrial. Ainda, amostras de plasma serão avaliadas para proteínas relacionadas à disfunção mitocondrial (FGF-21, GDF-15 e MDA) por meio de imunoensaios. Um experimento translacional reverso pré-clínico também será realizado. Os dados serão comparados entre os grupos, controlando possíveis fatores de confusão. Achados significativos serão examinadas em busca de correlações com dados clínicos e de neuroimagem. Acreditamos que a investigação das alterações mitocondriais no TUC pode oferecer insights sobre potenciais biomarcadores epigenéticos da doença e novos alvos terapêuticos.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026