Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Antonio Thomé

Engenharias

Engenharia Civil
  • remediação de solos e águas subterrâneas: abordagem baseada na sustentabilidade (remediação sustentável)
  • O problema de poluição de solos e águas subterrâneas é comum a todos os países industrializados do planeta. Por muitos anos este tema foi deixado em segundo plano, mas hoje sabe-se que solos e águas subterrâneas contaminadas é um problema de saúde pública. Países desenvolvidos vêm trabalhando neste tema há muitos anos. No entanto, países em desenvolvimento, como Brasil, este tema é insipiente e necessita de mais estudos para aplicação de tecnologias de descontaminação de solos e águas subterrâneas. No Brasil, por ter boa parte da sua superfície contendo solos resíduais (tropicais) o problema ainda é maior, uma vez que não é possível transferir diretamente tecnologias desenvolvidas para solos sedimentares de clima temperado dos países desenvolvidos para a nossa realidade. O foco mais recente na área de remediação de áreas contaminadas tem sido a disseminação e incorporação do termo “remediação sustentável”, onde o tripé do meio ambiente, do econômico e do social devem ser abordados conjuntamente e de forma holística. Este projeto tem como objetivo estudar a aplicação de nFeZ em solos contaminados com organoclorados e metais em escala reduzida, no campo experimental de geotecnia da UPF (testes in situ). A ideia principal do estudo é utilizar o nFeZ para reduzir o contaminante a concentração que os microrganismos consigam sobreviver e continuar o processo de degradação. Esta tecnologia é chamada de nanobioremedição. Durante o estudo de campo será avaliada como ocorre o transporte do nanoferro zero e sua interação com as partículas do solo (trasporte de contaminantes), além de avaliar a toxidade do solo local após a remediação para culturas de soja e milho (experimento de toxidade). Paralelamente ao trabalho de laboratório e campo, será desenvolvido um método de apoio a tomada de decisão de gerenciamento de áreas contraminadas aplicando o conceito de remediação sustentável. Para validadação deste método serão utilizados os resultados da parte prática deste estudo.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • Wed Mar 02 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Antonio Torres Montenegro

Ciências Humanas

História
  • processos de trabalhadores(as) rurais nas juntas de conciliação e julgamento da zona da mata de pernambuco (1960 – 1974) e oficinas de história
  • A equipe do projeto “Processos de Trabalhadores(as) rurais nas Juntas de Conciliação e Julgamento da zona da mata de Pernambuco (1960 – 1974) e Oficinas de História“ realizará a catalogação e análise de 1.500 processos trabalhistas movidos por trabalhadores(as) rurais nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Paulista, Jaboatão, Goiana, Nazaré da Mata, Escada, Catende, Limoeiro e Cabo de Santo Agostinho de 1960 à 1974. A pesquisa dos processos numa série cronológica/temporal contempla distintas configurações econômicas, políticas e sociais. O objetivo é analisar as reivindicações apresentadas nos processos e, estudar por meio de planilhas de metadados, quais relações são possíveis estabelecer entre os processos movidos por trabalhadores(as) rurais, antes e após o golpe de 1964. Porém, também, encontra-se associado a este objetivo geral, analisar possíveis relações entre as reivindicações presentes nos processos e os distintos governos civis-militares dos generais Castelo Branco (1964 – 1967), Costa e Silva(1967-1969) e Garrastazu Médici(1969 – 1974). Após a catalogação os processos serão disponibilizados no site(http://memoriaehistoria.trt6.gov.br/) do Laboratório História e Memória da UFPE/TRT 6ª Região (LAHM), para os pesquisadores no Brasil e no exterior. Por outro lado, a equipe escreverá artigos, organizará um livro coletivo e realizará dois seminários. Outro plano, relacionado a este objetivo é o de ampliar a atividade de extensão, por meio de Oficinas de História, que o LAHM realiza para as escolas e graduandos, no campus Recife-UFPE. Porém, com a pandemia, foi montada uma estrutura didático-pedagógica, com recursos áudio visuais. As Oficinas de História passaram a ser de maneira remota. Nestes últimos quatro anos,as Oficinas de História foram realizadas em 31 escolas da região metropolitana do Recife e do sertão de Pernambuco. A estratégia fundamental das oficinas é estabelecer reflexão e debate sobre condições de vida e trabalho no passado e no presente.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Antonio Zelaquett Khoury

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • tecnologias de quânticas com luz estruturada
  • Este projeto destina-se à formação de uma rede de pesquisa em tecnologias quânticas na região do Rio de Janeiro. Esta iniciativa reunirá pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de janeiro e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O projeto terá maior ênfase na comunicação quântica, mas também investigará novas técnicas em metrologia quântica. Em ambos os casos, a produção de feixes de luz estruturados em suas propriedades espaciais, temporais e de polarização será utilizada como recurso básico para o desenvolvimento de novas tecnologias. Na parte de comunicação quântica, o projeto se conectará com a iniciativa de formação da Rede Rio Quântica, que utilizará a conexão física por fibras óticas disponibilizada pela Rede Rio, conectando as instituições de ensino e pesquisa da região metropolitana. Será inicialmente implementado o protocolo de criptografia quântica MDI-QKD na conexão por fibras para permitir uma comunicação segura entre dois nós da rede de forma independente, sem nenhuma suposição adicional de segurança. Na parte relativa à metrologia quântica, estudaremos novas técnicas metrológicas baseadas em medidas fracas, utilizando diferentes graus de liberdade da luz. Estaremos interessados na produção de feixes estruturados em dispositivos não-lineares como os osciladores e amplificadores paramétricos ópticos, com os quais produziremos pares de feixes emaranhados em diferentes graus de liberdade. O emaranhamento é um recurso poderoso para os protocolos de transmissão e processamento de informação, mas também pode ser usado no aperfeiçoamento de processos metrológicos.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Thu Mar 31 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Aparecida Barbosa Mageste

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • recuperação de neodímio a partir de ímãs permanentes obsoletos e o seu uso na síntese de novos materiais visando aplicações fotocatalíticas
  • O neodímio (Nd, Z = 60) é um dos elementos terras raras (ETR) mais abundantes na crosta terrestre e vem ganhando grande destaque no cenário internacional, em virtude da sua utilização na produção de imãs permanentes, aplicados na produção de baterias para carros elétricos de alto desempenho e em turbinas eólicas para geração de energia. Além de um metal considerado estratégico, ganhou também o status de metal “crítico”, em virtude da possível escassez que pode ocorrer no mercado nas próximas décadas. Países ao redor do globo vem promovendo estratégias para contornar o problema, ganhando destaque a iniciativa da União Europeia na promoção de pesquisas para recuperação de Nd a partir de uma fonte secundária: os imãs permanentes obsoletos. Além da questão do suprimento, a produção de ETR tem considerável impacto em termos ambientais. Dentre as operações unitárias empregadas, destaca-se a extração por solventes, responsável pela obtenção destes elementos individualizados e em alto grau de pureza. Entretanto, os solventes orgânicos utilizados são substâncias tóxicas e com alto potencial de dano. Novas técnicas extrativas vêm sendo pesquisadas e dentre elas, estão os sistemas aquosos bifásicos (SAB), que utilizam componentes biodegradáveis, geralmente atóxicos e que ao longo das últimas décadas, vem demonstrando um inexplorado potencial como técnica alternativa à extração líquido-líquido convencional. Assim, surge o questionamento se seria possível utilizar SAB para recuperar Nd de fontes secundárias, obtendo um óxido de Nd de alta pureza e aplicando-o na produção de um material tecnológico (fotocatalisadores)? A pretensão deste trabalho é então avaliar a recuperação de Nd a partir de imãs permanentes obsoletos, aplicando uma técnica de extração líquido-líquido menos danosa, os SAB, a fim de obter Nd de alta pureza. O Nd extraído será usado no processo de dopagem de um tipo de perovskitas (SrTiO3, titanato de estrôncio) visando aplicações fotocatalíticas.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025