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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
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Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
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ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
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Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
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Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital Sírio-Libanês
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Instituto de Estudos Avançados
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Clandia Maffini Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
práticas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e o impacto das políticas públicas
Resumo:
As mudanças climáticas decorrentes das externalidades geradas pela linearidade do modelo econômico de produção e consumo causam vários riscos para a sociedade e para as organizações. Sabe-se que uma das maneiras de atingir as metas climáticas diz respeito a uma transformação no modo como os produtos são fabricados e utilizados. Nesse sentido, a economia circular complementa o que é necessário para enfrentar a crise climática, mostrando as deficiências do sistema atual e estimulando novas oportunidades para os negócios e para a sociedade. Destaca-se, ainda, que a economia circular é considerada por formuladores de políticas, gerentes, profissionais e acadêmicos como um princípio orientador que, assim como os desafios das mudanças climáticas, deve influenciar as políticas. Dessa forma, para enfrentar esses problemas globais, o governo surge como um importante agente no que concerne à formulação de políticas públicas. Assim, este projeto, ao tratar das temáticas de gestão de práticas de mudanças climáticas e modelo de negócios circular e de sua relação com a reputação empresarial e as políticas públicas, pode contribuir para construir um modelo teórico que associe esses temas, impulsionar a adoção de um comportamento empresarial que integre os objetivos climáticos e circulares de forma estratégica e sistêmica e, ainda, apoiar os formuladores de políticas a desenvolverem planos de ações para melhorar a adaptação aos impactos, otimizar a eficiência dos recursos e reduzir as emissões de GEE. A pergunta fundamental do presente projeto consiste em: como a gestão de práticas de mudanças climáticas inseridas no modelo de negócios circular influencia a reputação de empresas industriais e as políticas públicas? O estudo será realizado em duas fases. A primeira fase do estudo caracteriza-se como qualitativa e a segunda etapa caracteriza-se como quantitativa e compreenderá a realização de pesquisas com empresas industriais no Brasil e na Alemanha.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
26/12/2022-31/12/2026
Clara Maria Roman Borges
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
travar o debate para transversalizar direitos
Resumo:
Trata-se de projeto sobre o exercício de direitos e acesso a políticas de acolhimento voltadas para a população de travestis e transexuais, identificada como população trans. O problema geral se funda na dificuldade que esta população possui no acesso aos seus direitos e no sistemático descumprimento de normativas nacionais e internacionais, que preveem a garantia de tratamento igualitário e de acesso a políticas públicas de acolhimento destinadas a essa população e respeito aos direitos sociais básicos. A hipótese é de que há pouca política de acolhimento e de estímulo ao acesso a direitos voltada especificamente para a população trans e que, aquelas que existem não observam as reais necessidades. Corrobora com isso, o dado de que o Brasil acumula 37,5% de todas as mortes de pessoas trans do mundo. A pesquisa tem por objetivo geral compreender a reais necessidades da população de pessoas trans e contribuir com as políticas de acolhimento e de acesso a direitos por meio de duas abordagens: i) identificação, descrição e análise das políticas públicas existentes; das normativas nacionais e internacionais voltadas para essa população e das decisões judiciais que envolvam essa população quando da busca por direitos sociais básicos; ii) realização de pesquisa empírica-exploratória para identificação, descrição e análise do percurso realizado pela população trans para o acesso a políticas de acolhimento e aos seus direitos, a fim de identificar lacunas técnicas que potencialmente inviabilizam o exercício desses direitos. Para alcançar estes objetivos, propõem-se as seguintes etapas metodológicas: i) pesquisa bibliográfica empírica-exploratória sobre o fluxo de acesso às políticas de acolhimento e aos direitos sociais básicos; iv) realização de entrevistas com a população trans; iv) divulgação dos resultados por meio de: a) evento científico, b) publicação de livro e artigos científicos, c) produção de curso online, e d) produção de documentário curta metragem.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Clarice Dias Britto do Amaral
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
explorando os solventes eutéticos profundos: abordagens inovadoras para a pré-concentração de analitos inorgânicos em saliva e o desenvolvimento de biossensores para diagnóstico de câncer hematológico em pacientes pediátricos
Resumo:
A maior incidência de câncer em crianças e adolescentes representa um desafio para a saúde pública mundial, sendo as neoplasias malignas mais comuns nessa faixa etária, a leucemia, linfoma e osteossarcoma. A busca por marcadores específicos para câncer hematológico é fundamental para um diagnóstico precoce e preciso. Dentre os biomarcadores, destacam−se o CD123 (cadeia alfa do receptor de interleucina-3), CD33 ou Siglec-3 (receptor proteico transmembranar) e o CLL-1 (um dos domínios de lectina do tipo C). Quanto aos marcadores inorgânicos, elementos potencialmente tóxicos (As, Cr e Pb) ou a deficiência de elementos essenciais (Ca e Se) podem ser indicativos do tipo de câncer. Os solventes eutéticos profundos (DES, do inglês, deep eutectic solvents), uma nova classe de solventes altamente versáteis e eficientes, apresentam propriedades físico-químicas ajustáveis, o que possibilita a modulação das características do solvente. Nesse sentido, objetiva-se o desenvolvimento de métodos analíticos para diagnóstico/prognóstico de câncer hematológico em crianças em estudo caso-controle a partir do emprego de DES: (i) na pré-concentração elementar em amostras de saliva visando à determinação por técnicas espectrométricas, (ii) na eletrossíntese de polímeros condutores para a construção de biossensores e (iii) no preparo de amostras em spot tests para a determinação de indicadores de estado nutricional visando à correlação com os marcadores orgânicos e inorgânicos e a prospecção de novos marcadores. Elementos alvo em saliva estão em concentrações traço, portanto, a pré-concentração visa aumentar a detectabilidade. No que se refere aos biossensores, espera-se que o uso dos DES para construção das plataformas de sensoriamento poliméricas propicie elevada estabilidade química, janela eletroquímica e condutividade para os diferentes tipos de biossensores (óptico, eletroquímico e piezelétrico) a serem desenvolvidos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Clarice Secches Kogut
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
empreendedorismo internacional e plataformas digitais: uma pesquisa exploratória
Resumo:
As tecnologias digitais promoveram alterações radicais na forma em que empresas se internacionalizam, desde mudanças em relação aos intermediários, especialização, geração e disseminação de conhecimento até mesmo a mudanças na estratégia e modelo de negócio das empresas. Embora a Internet já tenha se estabelecido como uma facilitadora da internacionalização de pequenas empresas com recursos limitados, recentemente tem-se reconhecido que as plataformas digitais, incluindo as redes sociais (RSs), podem ser ainda mais importantes para a internacionalização dessas empresas. As RSs um tipo de plataforma digital permitem interação direta com consumidores e outros parceiros globalmente, além de acesso a conhecimento de mercado e suporte para outras funções essenciais ao desenvolvimento de um pequeno negócio, como inovação, networking e crowdfunding. Embora haja estudos focados em como a internet e a transformação digital podem ajudar empresas já estabelecidas a melhorar suas capacidades de internacionalização poucos estudos examinaram pequenas empresas que surgiram e se internacionalizaram graças às possibilidades oferecidas pelas plataformas digitais. São praticamente inexistentes pesquisas sobre como as RSs impactam a internacionalização dessas empresas apesar dos apelos de diversos autores. O presente projeto pretende contribuir para essa nascente corrente de pesquisa, analisando como jovens empresas brasileiras utilizam plataformas digitais e seus ecossistemas desde sua formação para desenvolver sua trajetória de crescimento doméstico e internacional. Para investigar o fenômeno, adota-se uma metodologia de pesquisa mista, baseada em revisão sistemática de literatura, estudo de casos múltiplos com empresas cujo modelo de negócios foi concebido utilizando-se das RSs para suprir a escassez de recursos físicos e financeiros, e pesquisa com questionários (survey) para validação dos achados.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Clarilza Prado de Sousa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação e projeto de vida
Resumo:
A reforma do Ensino Médio (EM) (Lei 13.415/2017) contribuiu para realinhar a estruturação curricular da BNCC dessa etapa da Educação Básica. Trazendo uma abordagem baseada em competências e habilidades mobilizadores para o exercício da cidadania, a BNCC, trouxe à baila a chamada competência de Trabalho e projeto de vida - que objetiva valorizar a diversidade de saberes e experiências para entender o mundo do trabalho e instrumentalizar o sujeito para uma reflexão autônoma, crítica e responsável em torno de suas escolhas sobre o seu futuro. Considerando as abissais desigualdades brasileiras e a crise na efetivação do direito à educação, é importante colocar em analise como os aspectos propostos na reforma curricular EM e na BNCC vêm sendo efetivados e representados socialmente por Jovens e Professores que estudam/trabalham em escolas situadas em contexto de pobreza. Para tanto, este projeto objetiva investigar as representações sociais de Jovens do EM público em situação de vulnerabilidade sobre os seus Projetos de Vida, bem como de seus professores sobre tais projetos. Valorizando a interdisciplinaridade e apoiando-nos no prisma psicossocial da Teoria das Representações Sociais, esta investigação guarda a potencialidade de colocar em evidencia os conflitos, as crenças, os valores e, especialmente, os elementos contextuais que emolduram as expectativas desses Jovens sobre o seu futuro. A pesquisa será orientada por uma metodologia quantitativa e qualitativa e será desenvolvida em uma escola pública de cada um dos estados de SP, RJ, PA, MG e PR. O projeto prevê a realização de triangulação metodológica que envolve a utilização de múltiplas técnicas de coleta e análise de dados. Espera-se que esta pesquisa contribua para desvelar elementos subjetivos, transubjetivos e intersubjetivos que inscrevem as representações sociais desses Jovens, bem como oferte insumos para realização de formações de professores e melhoramento das políticas públicas educacionais.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
15/12/2022-28/02/2026
Clarissa Araújo GURGEL Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito das vesículas extracelulares de fibroblastos associados ao câncer no canibalismo e quimiorresistência em câncer oral
Resumo:
O carcinoma oral de células escamosas (COCE) é um problema de saúde pública, principalmente em regiões socioeconomicamente vulneráveis. O prognóstico continua ruim devido à sua agressividade e metástases. Biomarcadores de prognóstico são, portanto, essenciais para o acompanhamento dos pacientes. As estruturas cell-in-cell são achados histológicos associados a um mau prognóstico e seus mecanismos de formação (por exemplo, canibalismo, entose, etc.) permanecem obscuros. Os fibroblastos associados ao câncer (FACs) influenciam o crescimento tumoral, metástase e resistência, inclusive por meio de suas vesículas extracelulares (VE). Nossa hipótese é que as VEs-FACs são enriquecidas com cargas associadas à pluripotência e ao metabolismo que estimulam o canibalismo e a resistência. Objetivos específicos: (1) Caracterizar a proteômica das VEs-FACs. (2) Avaliar o papel dos VE-FACs no canibalismo e quimiorresistência contra cisplatina, 5-FU e paclitaxel em esferóides de COCE. VEs serão obtidos de meios condicionados de esferóides de FACs, quantificadas e avaliadas morfologicamente. Análise de rastreamento de nanopartículas será feita para verificar o tamanho e a concentração de VE. Estudaremos a presença dos 'marcadores' VE CD63, CD81 e CD90 por citometria de fluxo e as proteínas através de espectrometria de massa. Os resultados serão comparados com o PRoteomic IDEntification Database. Análise de enriquecimento diferencial de proteômica será usada para análise de Ontologia Genética. Esferóides de COCE serão tratados com FACs-VEs marcados com DiIC18(3). Análise de alto conteúdo será utilizada para análise de biomarcadores de canibalismo (por exemplo, ezrina, caveolina-1, E-cadherina). A resistência contra cisplatina, 5-FU e paclitaxel será mensurada através de ensaios de ATP metabólico. A proliferação celular e a morte serão analisadas por luminescência. Grupos não tratados com EVs, DMSO e doxorrubicina serão usados como controles negativos e positivos, respectivamente.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
02/01/2024-31/01/2026
Clarissa Haas
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeando contornos das políticas públicas em educação especial e inclusão escolar em distintos territórios para a construção de sistemas educacionais inclusivos
Resumo:
Buscamos mapear os direcionamentos das atividades das políticas públicas em educação especial e inclusão escolar no Brasil e Moçambique, com ênfase nos sistemas de ensino de distintas regiões do Brasil. Tratamos as políticas públicas em educação especial, como um processo de interpretação que envolve referenciais e interesses de atores públicos e privados. Propomos como problema central: Quais contornos, tensões e desafios emergem das instituições, redes e sistemas de ensino no Brasil e Moçambique como agenda pública necessária para construção de sistemas educacionais inclusivos? Destacamos a necessidade de análise da trajetória da política brasileira de educação especial transcorridos 15 anos da publicação das diretrizes nacionais de orientação inclusiva; o histórico recente de tentativa de retrocesso dessa política pela gestão federal (2019-2022), mediante o extinto Decreto Federal 10502/2020, cujos efeitos conservadores necessitam ser mapeados nos territórios; e as aproximações possíveis entre os contextos brasileiro e moçambicano como signatários de acordos internacionais acerca da inclusão escolar. Definimos três eixos temáticos de dedicação da pesquisa: a) planejamento, gestão e financiamento das políticas em educação especial no âmbito dos sistemas de ensino. b) trabalho e formação dos profissionais de apoio pedagógico; c) identificação do público-alvo das políticas em educação especial e suas interseccionalidades. Constituem evidências que fortalecem tais eixos: o encerramento próximo da vigência do Plano Nacional de Educação, principal instrumento de planejamento da política educacional brasileira; a precarização da formação dos profissionais de apoio à inclusão escolar; a necessidade de estudos sobre o público-alvo associado aos marcadores sociais. A pesquisa é qualitativa exploratória e fundamenta-se na abordagem cognitiva de políticas públicas, envolvendo estudos bibliográficos e documentais, análise de indicadores educacionais e visitas técnicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Clarissa Pinto Pizarro de Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fatores ambientais e pessoais associados ao sofrimento psíquico e saúde mental no trabalho
Resumo:
As transformações inerentes à era moderna e ao mercado, tais como eventos estressores, crises financeiras, e avanços tecnológicos evidenciam a importância de compreender os efeitos das atividades laborais sobre a saúde mental, bem-estar e desempenho dos profissionais. Para tanto, são necessários instrumentos com adequadas propriedades psicométricas para o português brasileiro, a fim de serem utilizados em contextos de pesquisa para compreender os fenômenos de sofrimento psíquico associados ao trabalho. Este estudo investiga qual a variância compartilhada entre o transtorno de ansiedade, transtorno depressivo, transtorno de adaptação, níveis de estresse, síndrome de burnout e adição ao trabalho. Objetiva-se identificar em que medida esses construtos podem ser empiricamente discriminados, compreender as relações entre esses e ampliar a rede nomológica dos construtos investigados com variáveis do trabalho e pessoais. A presente pesquisa envolverá três estudos. No primeiro, será realizada a adaptação e investigadas as evidências de validade da Adjustment Disorder New Module - 20 (ADNM-20) ao contexto brasileiro. O segundo estudo buscará reduzir a escala de frequência de resposta de dez pontos para cinco pontos do Questionário de Sintomas de Ansiedade (QSA, Anxiety Symptoms Questionnaire) para avaliação de adultos. Por fim, no terceiro estudo, será investigado se o burnout, adição ao trabalho, transtorno depressivo, transtorno de ansiedade e transtorno de adaptação podem ser discriminados como construtos, apesar da variância compartilhada entre as variáveis. Nos três estudos participarão trabalhadores adultos, brasileiros, escolarizados que responderão de forma online ou presencial o questionário de dados sociodemográficos e de condições de saúde, escala de estresse e bem-estar associado ao trabalho, questionário de sintomas de ansiedade, inventário de personalidade, instrumento de autoeficácia. Dados serão analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
21/12/2023-31/12/2026
Claubia Pereira Bezerra Lima
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Nuclear
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos multifísicos para reatores modulares de pequeno porte - pesquisa e desenvolvimento
Resumo:
O aumento da demanda global por energia e os efeitos da queima de combustíveis fósseis no meio ambiente têm levado a um crescente interesse pela geração termonuclear devido a vários fatores, dentre eles, a não emissão de gases de efeito estufa, o alto fator de capacidade, a compatibilidade ambiental, a estabilidade dos suprimentos e a previsibilidade do preço de geração. Vários países têm buscado mudanças nos padrões de geração de energia, avaliando fontes mais eficientes, confiáveis, de baixa emissão e localizadas próximas aos consumidores. Para cumprir os novos requisitos do sistema, os Reatores Modulares de Pequeno Porte (Small Modular Reactors - SMRs) podem ser uma opção, devido a uma série de vantagens específicas como, menor investimento de capital e de tempo de construção, arranjo compacto, modularidade, e possibilidade de operação em diferentes tipos de redes. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo unir conhecimentos de três grupos especializados e consolidados para pesquisar e avaliar diferentes propostas de SMRs. Esses três grupos possuem grande experiência em desenvolvimento e modelagem de reatores nucleares de potência e essa parceria, agregando professores/pesquisadores de distintas instituições, discentes de programas de pós-graduação e alunos de graduação, resultará no desenvolvimento de um projeto que proporcionará elaboração de modelos computacionais generalizados, divulgação do conhecimento, intercâmbio de experiência entre os atuantes do grupo, desenvolvimento de dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso (TCC), contribuindo para a formação de recursos humanos especializados e para a preservação da competência técnica na área nuclear.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
27/12/2023-31/12/2025
Claubia Pereira Bezerra Lima
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Nuclear
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos multifísicos para reatores modulares de pequeno porte pesquisa e desenvolvimento
Resumo:
O aumento da demanda global por energia e os efeitos da queima de combustíveis fósseis no meio ambiente têm levado a um crescente interesse pela geração termonuclear devido a vários fatores, dentre eles, a não emissão de gases de efeito estufa, o alto fator de capacidade, a compatibilidade ambiental, a estabilidade dos suprimentos e a previsibilidade do preço de geração. Vários países têm buscado mudanças nos padrões de geração de energia, avaliando fontes mais eficientes, confiáveis, de baixa emissão e localizadas próximas aos consumidores. Para cumprir os novos requisitos do sistema, os Reatores Modulares de Pequeno Porte (Small Modular Reactors SMRs) podem ser uma opção, devido a uma série de vantagens específicas como, menor investimento de capital e de tempo de construção, arranjo compacto, modularidade, e possibilidade de operação em diferentes tipos de redes. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo unir conhecimentos de três grupos especializados e consolidados para pesquisar e avaliar diferentes propostas de SMRs. Esses três grupos possuem grande experiência em desenvolvimento e modelagem de reatores nucleares de potência e essa parceria, agregando professores/pesquisadores de distintas instituições, discentes de programas de pós-graduação e alunos de graduação, resultará no desenvolvimento de um projeto que proporcionará elaboração de modelos computacionais generalizados, divulgação do conhecimento, intercâmbio de experiência entre os atuantes do grupo, desenvolvimento de dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso (TCC), contribuindo para a formação de recursos humanos especializados e para a preservação da competência técnica na área nuclear.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Claudia Cristina Alves Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análises da expressão gênica de micrornas e fatores reguladores da lipogênese e beta-oxidação hepática no tecido hepático após suplementação de prebiótico, probiótico e simbiótico em ratos desnutridos
Resumo:
A desnutrição é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma condição clínica em que a ingestão de nutrientes é inadequada para atender às necessidades metabólicas do organismo. Além de causar danos ao desenvolvimento físico e cognitivo, a desnutrição também pode prejudicar a regulação de processos metabólicos, além de interferir no metabolismo hepático, ao afetar a expressão de genes reguladores do metabolismo lipídico. Objetivo: Avaliar o efeito da oferta de prebióticos, probióticos ou simbióticos na expressão de microRNAs e genes relacionados à beta-oxidação e lipogênese e no tecido hepático de ratos submetidos à desnutrição. Material e métodos: (Etapa já executada) Ratos machos da linhagem Lewis (N=40) foram divididos em 2 subgrupos experimentais, Nutridos (n=24) e Desnutridos (n=24). No 10º dia de experimento, os animais foram novamente subdivididos em 8 grupos (n=6 por grupo), mantendo-se a condição de nutrição ou desnutrição: Controle [NC e DNC]: Dieta oral padrão + gavagem (Gv) com água; Grupo prebiótico [NPRE e DNPRE]: Dieta oral ad libitum + Gv com prebiótico; Grupo probiótico [NPRO e DNPRO]: Dieta oral ad libitum + Gv com probiótico; Grupo simbiótico [NSIM e DNSIM]: Dieta oral ad libitum + Gv com simbiótico. No 15º dia após tratamento nutricional (25º dia após início dos experimentos) os ratos foram eutanasiados e coletadas amostras do tecido hepático. Neste momento do projeto, as amostras do tecido hepático serão destinadas a identificar alterações da expressão gênica. A análise da expressão gênica será determinada por meio de PCR em tempo real para identificar alterações na expressão de miRNAs e genes envolvidos na beta-oxidação (PPAR-alfa e CPT-1) e lipogênese hepática (SREBP-1c, FAS, ME). Para todos os dados obtidos serão realizados testes estatísticos com análise de variância, considerando p < 0,05.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Cláudia da Mota Darós Parente
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenhos e redes de políticas públicas de educação integral no contexto brasileiro
Resumo:
A proposta de pesquisa surgiu do interesse de contribuir para a formulação, implementação e análise de políticas públicas que visem à formação integral de crianças e adolescentes, congregando ações das áreas de educação, cultura, esporte e assistência social. A educação integral envolve distintos aspectos da formação humana, resultado de diferentes processos, instituições, agentes e espaços. Analisar a ação do Estado para além do setor educacional significa identificar todos os recursos disponíveis e ainda apontar necessidades para a formulação e implementação de políticas públicas. Quando sistematizamos certos modos de materialização da ação do Estado, conseguimos caracterizar e analisar os desenhos das políticas públicas, ou seja, os arranjos, alternativas, soluções, instrumentos e atividades planejadas para resolver certo problema público. Diante desse cenário, questiona-se: 1) Quais desenhos de políticas de educação integral podem ser identificados para oferta de atendimento institucionalizado a crianças e adolescentes nas áreas de educação, cultura, esporte e assistência social em diferentes contextos brasileiros? 2) Quais os tipos de redes de políticas públicas de educação integral estão presentes nesses desenhos e quais são suas principais características? A pesquisa tem como objetivo sistematizar, caracterizar, analisar e comparar desenhos e redes de políticas públicas de educação integral a crianças e adolescentes em diferentes contextos brasileiros, subsidiando o processo de decisão política e construindo referenciais analíticos para a área. Por meio de pesquisa comparada intranacional com enfoque quanti-qualitativo pretende-se descrever e comparar desenhos e redes de políticas de educação integral de três Estados brasileiros (São Paulo, Paraná e Alagoas), identificando diferenças e similaridades e produzindo contribuições ao campo de análise de políticas públicas, assim como para os gestores públicos na formulação e implementação de políticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Cláudia da Silva Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório de culturas midiáticas das juventudes: um espaço de reflexão, experimentação e extensão
Resumo:
O objetivo é dar continuidade ao projeto LabJuX Laboratório de Culturas Midiáticas da Juventudes, contemplado pela Chamada Universal de 2021, que promove a interlocução e trocas acadêmicas que envolvem o ambiente universitário e ações lideradas por jovens ativistas atuantes nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ) e Juiz de Fora (MG). O LabJuX, envolve alunos de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadoras e pesquisadores com título de Doutorado de três IES diferentes e jovens, moradores e líderes de projetos sociais, coletivos e associações, preferencialmente residentes em comunidades periféricas. Como perspectiva teórica, este projeto sustenta-se em três eixos: na sociologia da juventude, na tradição dos estudos culturais e nas teorias das representações sociais. No LabJuX são promovidas atividades acadêmicas voltadas para a discussão sobre a construção social das juventudes a partir das representações midiáticas de suas culturas urbanas, buscando compreender o que se toma como valor positivo e o que se silencia no processo de elaboração de tais formas representacionais. Metodologicamente, são desenvolvidas imersões etnográficas tradicionais e online, análise interpretativa de conteúdo midiático, e pesquisas exploratórias de natureza qualitativa. Entre os resultados esperados do LabJuX, nesta segunda fase de atuação, destaca-se a produção de conteúdos voltados para ações sociais ligadas a jovens ativistas da cultura do skate, elaborados a partir da experimentação de linguagens e formatos midiáticos, reunidos no Portal LabJuX (www.labjux.com.puc-rio.br), além da realização de um evento que reúne líderes de projetos sociais das três cidades, Rio de Janeiro, Petrópolis e Juiz de Fora.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
10/01/2024-31/01/2027
Claudia de Figueiredo Braga
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
olimpíadas de ciências intermunicipais - ufpb
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
12/12/2023-31/12/2025
Claudia Domingues Vargas
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
plasticidade cerebral e aprendizado estatístico
Resumo:
Desde o trabalho pioneiro de Helmholtz (1867), conjectura-se que o cérebro faz seleção estatística de modelos, atribuindo modelos probabilísticos a sequências de eventos e fazendo inferência estatística para aprender, classificar e prever eventos futuros. Em linha com esta proposta, assinaturas eletrofisiológicas associadas a ações iminentes e ao aprendizado de sequências já foram previamente identificadas no cérebro humano. Recentemente, nossa equipe obteve resultados que sustentam a conjectura de que o cérebro identifica efetivamente a estrutura da cadeia geradora de uma sequência de eventos. Hoje sabemos identificar algumas classes de modelos probabilísticos utilizados pelo cérebro para armazenar regularidades estatísticas identificadas em sequências de eventos (Duarte et al., 2019; Hernandez et al., 2021). Um exemplo das classes às quais nos referimos são as árvores de contexto probabilísticas introduzidas por Rissanen (1983) no quadro da compressão de dados. O objetivo deste projeto é empregar esse novo instrumental teórico e experimental para investigar os mecanismos de plasticidade cerebral associados à aprendizagem estatística. Esperamos confrontar os modelos probabilísticos modernos com novos dados eletrofisiológicos e comportamentais, visando estabelecer relações formais entre o aprendizado de sequências estruturadas de eventos aleatórios e suas assinaturas no cérebro. Neste contexto, a plasticidade cerebral pode ser redefinida como um processo através do qual o cérebro identifica as classes de modelos mais apropriadas para identificar regularidades estatísticas em sequências de eventos. Esse instrumental conceitual e experimental será expandido a fim de modelar a reorganização cerebral que se segue a uma lesão do plexo braquial (LPB) e a sua reconstrução cirúrgica. Nossa conjectura é que a LPB leva o cérebro a adotar uma nova classe de modelos para identificar regularidades estatísticas em sequências de eventos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Claudia Lee Williams Fonseca
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fabricação do parentesco e tecnologias de governo nas adoções tardias no brasil
Resumo:
O projeto de pesquisa objetiva analisar os modos pelos quais as tecnologias de governo voltadas às adoções domésticas e internacionais atuam como mediadoras na fabricação do parentesco nos casos de adoções tardias no Brasil. Como forma de contemplar esse objetivo geral, a pesquisa será organizada a partir de dois eixos analíticos. Um primeiro eixo dedicado à análise das políticas públicas voltadas às adoções no país, focando no papel dos profissionais que atuam nos grupos de apoio à adoção, nas ferramentas e programas de busca ativa e nas políticas de entrega voluntária de crianças para adoção. E um segundo eixo relativo aos desdobramentos e consequências de tais políticas públicas, a partir da análise das experiências de gerações de crianças e adolescentes que foram adotados e, hoje, conformam grupos de filhos adotivos, ensejando um movimento pela busca de origens. A problemática das adoções tardias tem colocado desafios às políticas públicas no Brasil. Diante da mudança de perfil das crianças cadastradas para adoção (crianças com mais idade), as autoridades públicas têm se engajado na promoção de uma nova mentalidade entre os adotantes incorporando discursos de sensibilização à causa da adoção tardia. Essas mudanças apontam para a necessidade de que as práticas e os discursos dos profissionais que atuam no campo das adoções também sigam novos protocolos no que se refere às questões de parentesco e parentalidade. Nesse cenário, delineamos as principais pistas do processo de fabricação do parentesco: temporalidade do parentesco, biografia e memória, funções e prescrições da parentalidade, fabricação de laços e o lugar dos parentes biológicos. Em termos metodológicos, o projeto tem como base a realização de pesquisa etnográfica envolvendo as cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Maceió. As atividades de campo estão organizadas em três eixos interdependentes: observação participante, análise de processos e documentos e entrevistas em profundidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
05/01/2023-28/02/2026
Claudia Marcela Justel
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
autovalores de matrizes associadas a grafos: teoria e aplicações
Resumo:
Este projeto tem como principal objetivo dar continuidade as ativida- des de pesquisa realizadas pelos seus membros na área de Teoria Espectral dos Grafos. A pesquisa aborda problemas considerando diferentes matrizes associadas a grafos e seus autovalores, descritos no texto do projeto anexado. Além disso, algumas aplicações bastante importantes são incluídas na pesquisa. A equipe proposta é formada por 6 doutores na área Teoria de Grafos e Teoria Espectral de Grafos que são professores em cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior no estado de Rio de Janeiro. Todos os membros da equipe possuem publicações na área em periódicos qualificados e orientam alunos dos dois níveis mencionados. Além disso, todos participam ativamente em congressos e seminários, tanto na organização quanto na apresentação de suas pesquisas. O Departamento de Engenharia de Computação do Instituto Militar de Engenharia, onde atua a líder, será a instituição sede. O projeto visa produzir resultados teóricos, assim como formar recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação na área mencionada.
Instituição/UF/País:
Instituto Militar de Engenharia - RJ - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Claudia Marcia Lyra Pato
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conexão com a natureza em ambientes escolares da educação básica no brasil
Resumo:
A Conexão com a Natureza (CN), que designa vínculo subjetivo, pode reverter em cuidado ecológico. Embora alguns defendam esse vínculo como inato, é consenso que ele deve ser promovido desde a infância, pois o contato com ambientes naturais o fomenta, possibilita benefícios para a saúde e estimula comportamentos ecológicos (CE) de proteção e cuidado com a natureza. Estudos apontam que a CN é importante preditor de CE, no entanto, há muito a ser compreendido sobre suas possibilidades, em particular na infância e adolescência dos que vivem em centros urbanos. De fato, observa-se crescente desconexão e distanciamento da natureza pelos habitantes de centros urbanos, o que impacta tanto em sua saúde quanto na preservação de áreas naturais. Tal cenário se mostra especialmente contundente no Brasil, cuja exuberância da natureza e os valores simbólicos dessa relação se encontram ameaçados. Amparando-se em estudos que indicam que a maioria das famílias e escolas têm dificuldade de proporcionar convívios mais frequentes de crianças e adolescentes com a natureza, o que reduz ainda mais a oportunidade para surgimento desse vínculo subjetivo, este estudo visa investigar as oportunidades de convívio com a natureza oferecidas aos estudantes por escolas de educação básica brasileiras. Assim, pretende-se: fazer um levantamento dos espaços ao ar livre/naturais de escolas em algumas cidades situadas em todas as regiões geográficas do país; averiguar o que pensam gestores/professores a respeito da inserção da natureza no fazer pedagógico; e investigar como os estudantes se relacionam com a natureza e seu respectivo CE. Espera-se propiciar um retrato desse cenário escola-natureza no Brasil e contribuir para políticas públicas voltadas para a inserção de atividades baseadas na natureza com incentivo a atividades em áreas externas e verdes nas escolas, e, ainda, colabore com o planejamento e a reformulação do ambiente escolar para a presença de áreas verdes em seus espaços.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
22/12/2022-28/02/2026
Cláudia Maria Gaspardo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
elaboração e avaliação da efetividade de um programa de intervenção para funções executivas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo principal elaborar e verificar a efetividade de um programa de promoção de funções executivas (FE) em crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. Os objetivos secundários são: desenvolver um programa de intervenção em FE para crianças nas faixas etárias de 6 a 9 anos e de 10 a 12 anos, e para adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos; investigar a efetividade do novo programa em promover o desenvolvimento das FE em crianças e adolescentes do Grupo Experimental (GE) em comparação ao Grupo Controle (GC); investigar a transferência de ganhos da intervenção para medidas de comportamento, regulação de emoções e competências socioemocionais das crianças e adolescentes do GE em comparação ao GC; investigar a manutenção dos ganhos da intervenção, após seis meses do seu término. A amostra do estudo será composta por 120 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social e/ou risco sociofamiliar. A amostra será dividida em três grupos: 6 a 9 anos, 10 a 12 anos e 12 a 14 anos, os quais serão subdivididos em GC e GE. O delineamento do estudo é quase-experimental, com comparação entre grupos (GE vs. GC) e comparação intragrupo (pré vs. pós-intervenção). Serão avaliados pré e pós intervenção a FE, regulação emocional, problemas de saúde mental, habilidades de planejamento e competências socioemocionais. Os dados serão analisados por meio de análise de variância modelo misto (two-way mixed design ANOVA) para medidas repetidas. O nível de significância adotado no estudo será de 5%. Sobre os impactos da presente pesquisa, destaca-se a relevância das FE nos âmbitos escolar, profissional e social ao longo de toda vida do indivíduo. Promover as FE em crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade social, poderá ter impactos significativos em suas trajetórias desenvolvimentais, influenciando a aprendizagem, comportamento, competências socioemocionais, saúde física e mental.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Cláudia Mendes Mählmann
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira de ciências inovação e sustentabilidade 2024
Resumo:
A pesquisa desenvolvida por universidades e institutos de pesquisa encontram, como locais de divulgação, revistas e periódicos científicos, bem como, eventos científicos por área ou tema de estudo. Por sua vez, os estudos e pesquisas científicas realizadas por estudantes da Educação Básica não encontram, facilmente, locais para apresentar os resultados encontrados a partir de seus estudos. Para alcançar este público, incentivando o pensar científico e tecnológico, se tem como locais ideais as Feiras de Ciências, que possibilitam a troca de conhecimentos, bem como a real aprendizagem do vivenciar científico. A Universidade de Santa Cruz do Sul elencou em 2020 áreas estratégicas de atuação, consolidando seu caráter comunitário. Uma destas áreas é a Promoção da Ciência e da Tecnologia, que busca gerar a aproximação do que é desenvolvido em ambientes de ensino da comunidade. Uma das ações vinculadas à área é a realização de Feiras de Ciências anuais, incentivando assim, o pensar e agir científico na Educação Básica. O evento Feira de Ciências Inovação e Sustentabilidade 2024 visa a disseminação da ciência e o estímulo de vocações científicas e tecnológicas em estudantes da Educação Básica. Para isto, atividades científicas que compõem esta proposta serão desenvolvidas através da interação com as 6ª CRE, 11ª CRE, 24ª CRE, Secretarias Municipais de Educação, escolas públicas e privadas situadas na região de abrangência da Feira. O evento ocorrerá de forma híbrida, possibilitando a retomada de apresentações presenciais e a participação de escolas de localidades distantes de forma on-line. Será oferecido um curso on-line aos professores com objetivo de capacitá-los para o desenvolvimento de projetos voltados para a Feira de Ciências, um curso para os apresentadores dos trabalhos e um para os avaliadores. Todos os estudantes e professores participantes da feira receberão certificado de participação e os melhores trabalhos serão agraciados com prêmio de projeto destaque, d
Instituição/UF/País:
Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/12/2023-31/12/2025
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