Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Lúcia Abrahão da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • população em situação de rua (psr): acesso e barreira ao cuidado em saúde mental, interseccionalidade e equidade para redução das desigualdades
  • Em 2023 o Cadastro Único revelou que 236.400 pessoas se encontravam em situação de rua, o que equivale a 1 em cada 1.000 brasileiros, vivendo nessa condição. Compreender o acesso e suas barreiras no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial em cinco regiões do país é o que propõe este projeto de pesquisa, que dialoga com os objetivos do Decreto nº 7.053/2009 uma vez que incorpora a diversidade humana em sua dimensão transversal étnico-racial, sexual, de gênero e de valorização da vida. Este projeto tem caráter transdisciplinar, com vistas a desenvolver tecnologias de cuidado que impactem e ampliem o acesso das pessoas em situação de rua (PSR) às ofertas intersetoriais no campo da saúde. Tem como proposta mapear e analisar as barreiras e acessos ao cuidado das PSR nas cinco regiões brasileiras, por equipes que compõem a Rede Nacional de Observatórios de Políticas, Educação e Cuidado em Saúde, com vistas a fornecer subsídios para a construção de Políticas Públicas de cuidado em saúde para esta população. A metodologia se baseará em um estudo exploratório de caráter qualitativo com abordagem cartográfica, onde os atores envolvidos são formuladores, pesquisadores e produtores de conhecimento, no campo de pesquisa. A imersão no campo de pesquisa possibilita o acesso das dimensões relacionais em ato do trabalho vivo na micropolítica do cuidado. A escolha do Usuário-guia como um traçador é um conceito-ferramenta e uma aposta ético-metodológica que tem sido utilizado em pesquisas de abordagem cartográfica, tal ferramenta possibilita visibilizar o percurso do usuário por uma rede de cuidados na saúde e além dela. Ela toma o usuário como o guia da equipe de pesquisa neste processo investigativo no sentido de que sua trajetória, instituída e não instituída o levou e o leva por diferentes cenários ou redes vivas de existência. Neste cenário o usuário é a centralidade da produção do conhecimento, não como objeto mas como pesquisador, co-fabricante do saber e do cuidado.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Lucia Faria da Costa Rodrigues

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • museu da computação da ufrj acessível para todos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 22 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Lúcia Felix dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • dispositivos de inovação e fortalecimento das políticas de accountability educacional: uma análise do nordeste brasileiro
  • A pesquisa tem como objeto de estudo a accountability educacional compreendida como elemento central da (re)configuração da regulação estatal do setor educativo na atualidade. Para tanto, se referencia no campo dos estudos sobre a ação do estado regulador e avaliador e sobre a nova gestão pública e assume como campo empírico as políticas de avaliação externa em larga escala implantada nos nove estados que integram a Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Se apoia na questão: quais dispositivos e inovações vêm sendo instituídos nas políticas de accountability educacional, nos estados do Nordeste, e quais sentidos vêm assumindo considerando os modelos ou sistemas de accountability existentes? Tem por objetivo compreender os dispositivos que visam o fortalecimento das políticas de accountability educacional, no período de 2000 a 2022, com vistas a analisar seus vínculos com as dimensões da avaliação, prestação de contas e responsabilização e com modelos e formas de accountability. Para o alcance do proposto a Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional (REPAE) atuará como lócus de articulação entre todos os pesquisadores. A pesquisa criará um banco de dados, acessível e gratuito, sobre as iniciativas e dispositivos identificados. Parte do pressuposto de que os dispositivos de accountability nem sempre são motivados por razões democráticas, podendo difundir e exacerbar lógicas competitivas e de responsabilização unilateral. Estratégias de pesquisa: levantamento bibliográfico, análise de documentos e entrevistas com atores governamentais. O tratamento dos dados consistirá na análise de conteúdo. A pesquisa visa a fomentar uma reflexão crítica sobre o conceito e os dispositivos de accountability educacional implantados no país e, mais especificamente, em uma das regiões mais pobres do país, a Nordeste, que enfrenta graves desafios no que se refere à garantia do direito à educação básica.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Lucia Figueiredo Porto

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimentos de produtos de interesse biotecnológico nas áreas farmacêutica e de cosmético
  • A proposta em questão fundamenta-se na demanda crescente de interesse por produtos cosméticos e farmacêuticos que utilizem tecnologias sustentáveis e apresentem sua formulação constituintes naturais, esse mercado tem liderado a economia no Brasil e no mundo, estando em perfeita conexão com os ODS 3 e 9 que tratam da Saúde e Bem-Estar e Indústria, inovação e infraestrutura, fortalecendo ainda mais os ODS articulados pela Organização das Nações Unidas visando um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Com isso, o projeto visa o desenvolvimento de microcápsulas com extratos da biomassa de Arthrospira platensis com alta concentração de enzimas fibrinolíticas obtendo um suplemento funcional que pode ser apresentado em diferentes formas, também um produto Biogel simbiótico para a pele contendo probióticos e prebióticos microencapsulados, a fim de garantir a viabilidade e a manutenção do microbioma natural da pele conferindo proteção e nutrição adequada, além de um formulado contendo nanopartículas de prata, com alto potencial multi-terapêutico a partir de tecnologia sustentável, com potencial de ação anti-inflamatória e antimicrobiana, para uso tópico para tratamento de dermatite atópica em pets. Os produtos serão desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar que já possui experiência e expertise na área, com infraestrutura robusta, o que irá garantir mais eficiência e rapidez na execução. Como resultados teremos a formação de recursos humanos qualificados na área, bem como maior cooperação entre a academia e a indústria. Com isso, esperamos inovar com produtos biotecnológicos obtidos da biodiversidade brasileira, e também atender as necessidades atuais de consumo em conexão os ODS 8 e 9 pela plena participação com o crescimento econômico por meio da modernização tecnológica e inovação, visando o bem-estar humano de forma acessível, contribuindo com a pesquisa, inovação e tecnologia do país.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello

Ciências da Saúde

Odontologia
  • monitoramento da saúde bucal de pessoas idosas domiciliadas com uso de teleodontologia versus estratégia tradicional por equipes de saúde bucal na atenção primária: um ensaio pragmático randomizado.
  • Estudos têm reportado aumento de doenças bucais no envelhecimento, com redução das funções orais em idosos, impactando negativamente saúde geral e qualidade de vida. Esse quadro é mais grave nos idosos domiciliados, pois apresentam condições crônicas e perda funcional, dificultando acesso aos cuidados, inclusive odontológicos. A literatura científica indica ampliação de evidências sobre recursos de teleodontologia no dimensionamento oferta-demanda em saúde bucal, efetividade na resolução de problemas bucais, monitoramento da saúde bucal e impacto na qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa é avaliar a efetividade do uso da teleodontologia, quando comparada às estratégias tradicionais realizadas por equipes de saúde bucal na atenção primária, para monitoramento da saúde bucal de idosos domiciliados, com relação à acesso, qualidade de vida, saúde e saúde bucal. Há evidências de que: o cuidado domiciliar prestado aos idosos é capaz de integrar níveis de atenção, manter saúde de idosos e participação familiar; teleodontologia traz benefícios para o sistema de saúde, usuários e profissionais como redução do tempo de espera e custos, e aumento no acesso, na satisfação e qualidade dos serviços, além de fomentar educação em saúde. Pesquisa de implementação, com intervenção de teleodontologia realizada por equipe de saúde bucal, no Sistema Único de Saúde, em municípios participantes do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde STT-SC. Será realizado ensaio pragmático, randomizado, controlado, de dois braços, com equipe de saúde bucal. Intervenção: cinco momentos de teleducação e teleatendimento, por vídeo chamada, via plataforma STT-SC, Controle: estratégia tradicional. Aplicação do RE-AIM framework para avaliação na perspectiva dos idosos/cuidadores e profissionais da equipe. Desfechos relacionados a alcance, efetividade, adoção, implementação e manutenção. Aplicação de estratégias de translação do conhecimento ao longo do estudo.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026