Projetos de Pesquisa

 

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Mauro Antonio da Silva Sa Ravagnani

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese de processos para a produção de combustíveis a partir de fontes renováveis: avaliação técnico-econômica e ambiental
  • No presente projeto almeja-se o desenvolvimento de estudos de simulação e otimização, da viabilidade técnica, ambiental, do consumo energético e do investimento econômico, para processos de produção de combustíveis verdes, como diesel, querosene de aviação e hidrogênio, e outros com baixo teor de carbono a partir de fontes renováveis. Simuladores comerciais (Aspen Hysys e Aspen Plus) serão usados devido aos confiáveis modelos e pacotes termodinâmicos neles disponíveis. Dados experimentais disponíveis na literatura serão utilizados para o desenvolvimento das rotas de produção. Processos convencionais e não convencionais serão estudados (transesterificação, hidrotratamento e pirólise, reforma do biometano e outros). Para a definição das rotas químicas será desenvolvido projeto ótimo do sistema de reações, visando a melhor configuração de reatores, em diferentes temperaturas e pressões, de modo a aproveitar o calor gerado pelas etapas exotérmicas e minimizar os insumos energéticos e tamanho dos equipamentos, e de estudos cinéticos para determinação de equações de taxa de reação, constantes cinéticas e condições operacionais ideais para a produção dos diferentes combustíveis. Serão utilizadas técnicas de otimização para a minimização de custos e impactos ambientais nos processos estudados em MATLAB, GAMS e outros ambientes e ferramentas para avaliação do ciclo de vida dos processos e produtos formados. Incertezas na matéria prima, energia e nos produtos formados serão incorporadas aos modelos. Como resultados, espera-se o desenvolvimento de modelos de otimização e simulação de processos para a produção dos combustíveis, com rotas inovadoras. Ao final, serão disponibilizados à comunidade acadêmica e industrial os modelos e os códigos computacionais desenvolvidos. O trabalho será desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em conjunto com a UFPE, a UTFPR, a Universidad de Alicante (Espanha) e a empresa Origem Energia SA.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Mauro Augusto Burkert Del Pino

Ciências Humanas

Educação
  • a economia política da ausência na escola pública
  • O problema da pesquisa desenvolve-se num contexto de mudanças no cenário político educacional brasileiro. Há profundas carências para o exercício do trabalho e do estudo na educação pública, tanto no ensino básico como no superior, oriundas de uma nova posição do estado frente à constituição de um sujeito empreendedor, que enfraquece a noção de direito público. Isto tem levado a comunidade escolar a criar soluções para os desafios, resistindo à precarização e inventando-se na política da falta. O problema da pesquisa é compreender como esse processo configura um cenário de novas relações na escola, contribuindo para a desobrigação estatal e a criação de uma comunidade escolar empresária de si. A hipótese da pesquisa é que a escola passa a ter que resolver as suas carências através de uma economia política que cria uma performatividade que abrange a subjetividade, as práticas institucionais, a economia e o governo. Disto decorre o conceito de economia política da ausência, que tem como premissa compreender as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens que visam atender às necessidades no interior da escola pública, bem como as leis que regem tais relações. A hipótese é plausível, uma vez que são os sujeitos que atuam na escola que colocam as políticas em ação, as interpretam e as recriam. O objetivo da pesquisa é estudar as relações sociais da produção de mecanismos que visam superar as ausências existentes no cotidiano escolar, identificando seus motivos em relação aos interesses locais e globais. A metodologia utilizada é de abordagem quanti-qualitativa que busca articular resultados de um survey junto aos docentes da rede municipal de ensino de Pelotas com dados produzidos em grupos focais com professores e gestores de diferentes escolas. Toma como referência a abordagem do ciclo de políticas e a teoria da atuação. Os resultados serão analisados a partir das dimensões contextuais da atuação da política, através da análise de conteúdo.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Mauro Caetano de Souza

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • implicações da mobilidade aérea urbana do futuro no planejamento da inovação no transporte aéreo sustentável a partir dos princípios da inteligência artificial.
  • Acredita-se que, em um breve futuro, os principais desafios associados às inovações em transporte aéreo estarão associados, por um lado, à necessidade do aumento da eficiência no uso de recursos naturais e à redução da dependência do setor de combustíveis fósseis, e por outro, à gestão da crescente demanda pelo transporte aéreo individual, principalmente considerando a mobilidade aérea urbana. Tais desafios tem orientado o desenvolvimento de estudos e pesquisas na identificação das necessidades tecnológicas e dos padrões de comportamento das pessoas em relação ao transporte aéreo. Sendo assim, nessa proposta pretende-se melhor explorar as oportunidades e desafios da mobilidade aérea urbana, como caracterizar a infraestrutura e operações com veículos aéreos elétricos de decolagem e pouso verticais (eVTOL), identificar as tendências relacionadas à sustentabilidade nas operações do transporte aéreo, de tal forma que tanto as necessidades do mercado (market-pull), quanto as oportunidades tecnológicas (technology-push) possam ser combinadas na proposição de instrumentos para o efetivo planejamento da inovação no transporte aéreo sustentável. Para tanto, os conceitos de mobilidade aérea urbana, inteligência artificial e sustentabilidade serão utilizados como referência. Como materiais e métodos serão utilizados instrumentos de suporte ao planejamento da inovação, como o mapeamento das rotas tecnológicas (TRM), modelos de processo de desenvolvimento de tecnologia (PDT) e produto (PDP), além de técnicas de tomada de decisão multicritério (MCDM), como a Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS), Data Envelopment Analysis (DEA), ELECTRE TRI, bem como ferramentais computacionais de inteligência artificial na coleta e tratamento de dados, particularmente o aprendizado de máquinas, como suporte para as inovações em transporte aéreo.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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Mauro Cirano

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • monitoramento da variabilidade regional do transporte de calor e volume na camada superficial do oceano atlântico sul entre o rio de janeiro (rj) e a ilha trindade – movar - triênio 2024-2026
  • O projeto intitulado "MOnitoramento da VARiabilidade Regional do transporte de calor e volume entre o Rio de Janeiro e a Ilha da Trindade (MOVAR)" executa periodicamente, desde agosto de 2004, a radial de alta densidade de XBT AX97, localizada entre Rio de Janeiro e a Ilha Trindade (20S, 30W). Esse projeto é realizado por instituições brasileiras e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e tem como o intuito aumentar o número de observações da Corrente do Brasil em uma região com intensa atividade de mesoescala e de grande importância econômica no país. A radial AX97 é parte integrante do programa Global Ocean Observing System (GOOS) e endossada no plano amostral de linhas de alta densidade apresentado durante a OceanObs 09 e recente reafirmado no OceanObs 19. Esta serie temporal, que já apresenta 19 anos de dados in situ, representa um dos mais longos monitoramentos continuados da Corrente do Brasil. O entendimento da circulação desta parte do oceano Atlântico Sudoeste, através da utilização e análise de dados observados em conjunto com a modelagem numérica representa uma contribuição importante para o desenvolvimento da oceanografia física da região. As metodologias utilizadas para análise dos dados de temperatura, assim como dos parâmetros associados, como a velocidade, o transporte de volume e calor são metodologias baseadas nas melhores práticas vigentes e/ou artigos científicos consolidados. Os dados obtidos ao longo da radial AX97 são assimilados pela maioria dos modelos oceânicos dos principais centros previsores distribuídos ao longo do globo, sejam estes modelos regionais, de bacia ou globais. Em função de todas estas características, também acreditamos que a região da radial AX97 pode ser utilizada como referências tanto para a avaliação dos modelos climáticos do IPCC como também para a avaliação de novas plataformas de aquisição de dados, incluindo gliders e a missão Surface Water and Ocean Topography (SWOT).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Mauro Coelho dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • degradação eletroquímica e sensoreamento de poluentes emergentes
  • Este projeto de pesquisa visa desenvolver métodos promissores e eficientes no tratamento de efluentes contaminados por diferentes poluentes emergentes: tais como: conservantes, pesticidas, hormônios, plastificantes e fármacos em matrizes naturais aquosas. Para a eficiência na remoção e na detecção destes poluentes serão estudados materiais multifuncionais nanoestruturados compostos de óxidos de baixo custo e carbono (cátodos) e diamante dopado com boro, platina, entre outros (anodos). Os EDGs com os melhores resultados para peróxido de hidrogênio serão aplicados como cátodos na eletrogeração de peróxido de hidrogênio juntamente com ânodos eficientes em processos de oxidação anódica: diamante dopado com boro, platina, entre outros. Como ideia inovadora aplicada diretamente aos EDGs, tem-se a proposta do uso de um campo magnético contínuo. Os processos eletroquímicos de oxidação avançados baseados em Fenton (incluindo solar) visam a degradação dos poluentes emergentes. Serão usadas as técnicas de espectrofotometria de absorção na região do UV-Vísivel, análise de carbono orgânico total e HPLC-MS para acompanhar os processos de descoloração, de redução do conteúdo de carbono orgânico total e para elucidar o mecanismo de degradação de cada molécula. Será necessário também o uso de sensores eletroquímicos para avaliar o processo de pós-degradação dos poluentes emergentes que serão eficientes para se medir a concentração residual dos compostos recalcitrantes contidos nas matrizes ambientais a serem estudadas. Propõe-se neste trabalho o uso de nanoestruturas carbonáceas, nanopartículas metálicas e/ou quantum dots como modificadores de novos arranjos de sensores e/ou (foto)sensores eletroquímicos aplicados na determinação sensível de poluentes emergentes. Para esta finalidade, serão desenvolvidas novas plataformas de eletrodos impressos e posterior modificação, visando a miniaturização, portabilidade e análise remota e in situ.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026