Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mateus Matiuzzi da Costa

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desvendando os mecanismos genômicos associados à resistência antimicrobiana no contexto da saúde única: construindo pontes entre humanos, animais e ambiente.
  • Atualmente, a resistência aos antimicrobianos é um dos temas de maior relevância para a saúde mundial, pois a complexidade dos mecanismos de resistência, suas origens e disseminação, demandam uma abordagem abrangente, incorporando múltiplos aspectos da saúde única. Compreender como os genes de resistência a antimicrobianos se propagam de microrganismos ambientais para patógenos em humanos e animais é crucial para mitigar seu impacto global, assim como conectar a presença desses genes em comunidades microbianas ambientais e genomas de patógenos específicos é fundamental para uma visão global do problema. Recentemente, a emergência de microrganismos totalmente resistentes a antimicrobianos convencionais tem apresentado desafios significativos para a comunidade médica e científica global. É de grande importância o conhecimento de técnicas relacionadas à microbiologia, biologia molecular e bioinformática para identificar e caracterizar a diversidade de micro-organismos, bem como seus mecanismos de resistência aos antimicrobianos. Dessa forma, o treinamento aqui proposto permitirá aos participantes discutir e atualizar-se sobre tópicos relativos a resistência dos microrganismos, incluindo a caracterização da resistência aos antimicrobianos, a produção de biofilme e sua relação com esses mecanismos, a caracterização de comunidades microbianas e genomas bacterianos por meio do sequenciamento de nova geração e análises de bioinformática, objetivando a compreensão dos mecanismos genéticos de resistência e sua capacidade de transmissão no ambiente e entre patógenos. Membros de diferentes instituições (Univasf, UFRGS, UFBA, UFMG e CONICET/INTA) estarão envolvidos no curso, viabilizando a colaboração entre as ações de treinamento propostas por nosso grupo e outras equipes de pesquisa.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 20/12/2023-30/06/2025
Foto de perfil

Mateus Meneghetti Ferrer

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de perovskitas de haleto para conversões energéticas e processos oxidativos avançados
  • A busca de novos materiais para aplicação em conversões energéticas tem sido um tema muito visado a nível global tendo em vista o problema crescente de demanda energética. Entre as fontes de produção energética, o uso de células solares e as rotas de produção de hidrogênio têm ganhado destaque nos últimos anos pelo aumento crescente de eficiência e pelo potencial de sustentabilidade dos processos. Dentro os novos materiais estudados, as perovskitas híbridas orgânica-inorgânica MAPbX3 (X = halogênio e MA = CH3-NH3+), exemplos de perovskita de haleto, são consideradas como a nova geração de células solares. A introdução desta estrutura em célula solar marcou o início da energia fotovoltaica baseada em perovskitas. A classe de perovskitas a base de haleto, com sua grande variedade de composições, ainda é pouco explorada. Em geral, as perovskitas de haleto estudadas até o presente momento apresentam band-gap menores que as perovskitas óxidas. Além disso, a taxa de recombinação de cargas e as posições das bandas altamente moduláveis influenciam diretamente nos potenciais de fotocatálise e nos potenciais de injeção de foto-carga. A presente proposta tem como objetivo investigar novas perovskitas de haleto que apresentem potencial de aplicação tanto em conversão energética quanto em processos fotocatalíticos. A capacidade fotocatalítica será testada tanto para a degradação de poluentes quanto para a produção de hidrogênio. Apesar do campo pouco explorado, tal classe já vem sendo estudada a nível teórico-experimental pela equipe da proposta. Os materiais até então desenvolvidos vêm originando resultados inéditos e com publicações em revistas de impacto considerável. O financiamento do projeto será direcionado para permitir a síntese experimental, que atualmente é realizada no ICMM em Madrid, diretamente na instituição do proponente. Assim, a proposta impulsionará estes estudos e permitirá que pesquisadores experimentais sejam inseridos nesta linha experimental.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026