Projetos de Pesquisa

 

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Rosalia Mendez-Otero

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • investigação dos mecanismos de ação da terapia com células-tronco mesenquimais humanas em modelos de acidente vascular encefálico e lesão de nervo óptico
  • Com o envelhecimento da população, a incidência de doenças neurológicas tende a crescer, acarretando um ônus ao sistema de saúde. Este projeto terá como foco o estudo de duas destas doenças, o acidente vascular encefálico (AVE) e o glaucoma. O AVE pode ser isquêmico ou hemorrágico (AVEh), sendo este com maiores taxas de mortalidade e incapacitação nos pacientes. O AVEh leva ao extravasamento de sangue no encéfalo, gerando uma lesão primária e o disparo de respostas inflamatórias secundárias. Os tratamentos atuais para o AVEh são limitados e não interferem na resposta inflamatória e, com isso, a terapia com células-tronco mesenquimais (MSC), que apresentam um importante efeito parácrino anti-inflamatório, surge como uma possibilidade promissora. Nosso grupo já demonstrou efeito benéfico da terapia com MSCs humanas de geleia de Wharton (hWJMSC) em um modelo AVEh, sendo necessário agora otimizar o protocolo terapêutico (janela temporal e via de injeção) em busca de melhores resultados, e investigar os mecanismos de ação da terapia. Nosso segundo modelo de estudo se baseia no sistema visual. Uma vez lesadas, as células ganglionares da retina (CGR) não regeneram e morrem progressivamente. A maior causa de cegueira irreversível no mundo é o glaucoma, caracterizado pela perda progressiva das CGRs. Até o momento não existem tratamentos que impeçam a morte das CGRs e promovam a sua regeneração. Contudo, recentemente demonstramos que o tratamento com hWJMSC foi capaz proteger as CGRs e promover sua regeneração axonal até seus alvos no encéfalo. Os efeitos terapêuticos das MSCs são atribuídos à liberação de uma variedade de fatores, incluindo as vesículas extracelulares (VEs). Assim, neste modelo, pretendemos elucidar os mecanismos de ação das hWJMSC, e também investigar o potencial terapêutico das VEs derivadas destas células.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Rosaline Rocha Lunardi

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • enfrentamento da covid19 em saúde indígena xavante: avaliação de ações em saúde e de itinerários intersetoriais.
  • Em geral, as populações indígenas são particularmente vulneráveis ao impacto de Covid-19, dadas as condições sociais e econômicas desfavoráveis. Associem-se a estas condições, as barreiras de comunicação entre a população indígena e os profissionais de saúde - assim como as diversas práticas de higiene, de alimentação e de estilo de vida - e haverá um quadro ainda mais grave. Há de se considerar ainda, que o perfil imunológico de populações indígenas pode respostas ao vírus e à doença inesperadas e bastante diferentes das demais populações, inclusive no mesmo território Os governos tem implementado medidas de enfrentamento ao Covid-19 que podem ser agrupadas sob três grandes estratégias: a recomendação ou determinação do isolamento e do distanciamento social; a ampliação da capacidade de atendimento dos serviços de saúde; e formas de apoio econômico a cidadãos, famílias e empresas. Porém, num cenário de populações indígenas não citadinas, há de se considerar como estas estratégias serão implementadas de acordo com as especificidades étnicas e territoriais. Como as estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde deverão ser remodeladas de acordo com a realidade Xavante, faz-se necessário o acompanhamento e a avaliação longitudinal das ações do sistema de saúde e dos demais setores envolvidos com os determinantes da saúde Xavante. Assim, esta proposta pretende avaliar as ações de enfrentamento da Covid-19 no território Xavante, considerando os atributos essenciais e derivados da atenção primária à saúde, bem como nos demais níveis de atenção acessados pela população.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 24/07/2020-23/08/2022
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Rosana Carla do Nascimento Givigi

Ciências Humanas

Educação
  • práticas colaborativas entre pesquisadores, professores e alunos da educação especial com foco nas tecnologias digitais e comunicação alternativa
  • A inclusão de crianças com deficiência na escola comum exige uma reorganização dos níveis de apoio tanto nas escolas quanto nos serviços. A abordagem colaborativa oferece possibilidade para que se instaure o diálogo entre os envolvidos no processo de aprendizagem. No caso da Educação Especial, cujo público-alvo se constitui pelos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, o processo de ensino-aprendizagem esbarra em diversas questões, como formação dos professores, falta de investimento, pouca acessibilidade, falta de suportes adequados, especialmente para alunos com deficiências severas, dentre outras. Uma problemática importante para uma inclusão bem sucedida do aluno público alvo da Educação Especial é a definição e implementação dos suportes de apoio necessários, especialmente os que envolvem os dispositivos tecnológicos e assistivos como mediadores da educação. Este estudo toma como hipótese que o trabalho colaborativo entre pesquisadores, professores de Educação Especial e alunos com deficiência, no que se refere ao uso de recursos de tecnologia digital e comunicação alternativa, poderá contribuir de forma significativa para o acesso à aprendizagem e participação nas interações sociais. O pressuposto subjacente é que o suporte, para os alunos e professores, deve levar em consideração uma série de fatores dinâmicos em interação, sendo alguns específicos para o indivíduo, outros para o ensino e outros para as tarefas a serem realizadas. Para garantir a acessibilidade dos alunos com deficiência, é necessário em grande parte das vezes, o uso de dispositivos tecnológicos e assistivos personalizáveis e adaptáveis. Metodologicamente será uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, com fundamentação crítico-dialética. Além disso, ´será utilizada a pesquisa-ação colaborativa-crítica, numa intervenção que visa construir uma dinâmica crítico-reflexiva.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Rosana Goldbeck

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • bioprocesso integrado para obtenção de oligossacarídeos e nanocristais de celulose a partir de resíduos agroindustriais
  • No contexto de biorrefinaria, um dos atuais desafios é o desenvolvimento de bioprocessos integrados, eficientes e com alto rendimento que, de maneira otimizada e economicamente viável, resultem em bioprodutos diversificados de interesse industrial. A partir de materiais de baixo valor agregado, como os resíduos agroindustriais, biomoléculas de alto valor agregado, como nanocristais de celulose (NCCs) e oligossacarídeos prebióticos como xilo-oligossacarídeos (XOs) e celo-oligossacarídeos (COs) podem ser obtidos. Tanto os oligos como os nanocristais são bioprodutos de grande interesse para as indústrias químicas, alimentícias e farmacêuticas, tendo em vista seus múltiplos benefícios e a gama de possibilidades de aplicações nesses setores. Os desafios para obtenção de altos rendimentos de XOs e COs, associados com a produção economicamente viável de NCCs por rotas mais ecológicas, incentivam pesquisadores na busca por novas estratégias. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo produzir de maneira integrada e otimizada, xilo-oligossacarídeos (XOs), celo-oligossacarídeos (COs) e nanocristais de celulose (NCCs) a partir de resíduos agroindustriais, como bagaço de cana, casca de milho e palha de arroz. Acredita-se que a integração de ondas ultrassônicas associadas à hidrólise enzimática possam promover elevados rendimentos de XOs, COs e NCCs simultaneamente. É importante salientar que este trabalho tem carácter inovador, visto que não há estudos na literatura que englobem a produção integrada e otimizada desses bioprodutos. Além disso, pretende-se estudar os principais mecanismos envolvidos nas atividades biológicas (atividades prebiótica, antioxidante, antidiabética e anti-hipertensiva) e tecnológicas (reologia, atividades emulsificantes e estabilizantes) desses biocompostos, uma vez que ainda não são totalmente elucidadas na literatura. A elucidação destas propriedades é fundamental para ampliar ainda mais a gama de aplicações destes bioprodutos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Rosana Pereira Vianello

Tecnologias

Tecnologia e Inovação para Agropecuária
  • piramidação de alelos de resistência à antracnose, mancha angular, murcha de fusarium e escurecimento lento em feijão carioca via ferramentas biotecnológicas
  • Vide projeto anexo
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2022
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Rosana Souza Lima

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • as ciências no nosso dia-a-dia
  • Visando contribuir com o ensino de conceitos fundamentais de biologia, geologia e paleontologia para o ensino médio e fundamental, o principal objetivo deste projeto é produzir e divulgar, durante os sete dias da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2021, produtos didáticos elaborados especialmente para esse período, mas que continuarão disponíveis após a SNCT para uso e download nas redes sociais da Fundação Paleontológica Phoenix e das escolas parceiras. Os temas trabalhados estão relacionados à transversalidade entre processos e eventos que relacionam a Geologia, Biologia e Paleontologia, resultando no incremento do conhecimento acerca do Planeta Terra. O projeto será monitorado em três escolas do Município de Aracaju e duas do Município de Laranjeiras. Contudo, como sua distribuição e divulgação será online, ele atingirá, de imediato, 80 escolas estaduais subordinadas à “Diretoria de Educação de Aracaju”, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, bem como outras 242 escolas em 74 municípios do Estado de Sergipe, vinculadas às suas diretorias regionais (DREs).
  • Fundação Paleontológica Phoenix - SE - Brasil
  • 06/10/2021-31/10/2023
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Rosane de Andrade Berlinck

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • língua emcena: para uma sociolinguística histórica em peças teatrais brasileiras
  • As línguas são um fato social, logo, mutáveis e heterogêneas assim como as sociedades que as falam. Assim, essa intrínseca relação língua e sociedade tem de ser considerada no estudo histórico das línguas. Tal estudo é feito, quase sempre, a partir de documentos escritos que não representam toda a diversidade e complexidade das sociedades pretéritas, mas em geral apenas as elites letradas. Além disso, essas fontes compõem conjuntos fragmentários e heterogêneos para cada período histórico analisado. Nossa proposta visa trazer possíveis respostas para os problemas da baixa representatividade social dos corpora históricos e do anacronismo ideacional na definição de categorias de análise para fatores sociais (aplicação de conceitos modernos para descrever realidades passadas). A hipótese é que peças teatrais podem fornecer dados linguísticos associados a uma maior diversidade de perfis sociais, tendo em conta que são textos estruturados a partir do diálogo entre personagens representativos de idades, sexos/gêneros, grupos sociais, níveis de instrução diversos e que apresentam uma gama de situações de interação e de temáticas. Essa hipótese se apoia no fato de que já foi demonstrado que corpora para os quais se tem informação social sobre os escreventes (por exemplo, de correspondências pessoais) permitem identificar relações entre fatores sociais e processos linguísticos, levando a explicações mais robustas de processos de variação e mudança linguística (Conde-Silvestre, 2007; Hernández-Campoy; Conde-Silvestre, 2012). A estratégia adotada será compor um corpus de peças brasileiras dos séculos XIX, XX e XXI e caracterizar o perfil social de seus personagens utilizando categorias definidas com base na reconstrução dos contextos sócio-históricos relevantes. Tal reconstrução de contextos e perfis segue uma nova metodologia proposta no âmbito deste projeto, apoiada em um diálogo interdisciplinar com fontes e pesquisadores da História, Sociologia, Antropologia, Teatro.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Rosane Duarte Rosa Seluchinesk

Ciências Humanas

Educação
  • educação, corporeidade e território: entrelaçando saberes e conhecimentos com mulheres indígenas no estado de mato grosso.
  • Nas últimas décadas observamos na América Latina, um discurso político enfatizando um crescimento econômico, entretanto esse desenvolvimento não é para todos os seus habitantes. Dentre estes, estão os povos indígenas que ainda lutam por seus territórios ancestrais e também por condições necessárias a sua existência e dos seus descendentes. No Brasil existem 305 etnias, das quais, 42 estão vivendo no estado de Mato Grosso. Alguns já possuem sua área demarcada e homologada, mas ainda existem muitos nesse processo, que mesmo depois de definido, ainda encontra resistência dos demais habitantes em reconhecê-los como parte dos habitantes dos municípios nos quais estão localizadas as Terras Indígenas. É neste cenário que observamos o protagonismo das mulheres indígenas que vem se organizando para produzir e comercializar artesanatos, frequentar cursos de formação para atuarem como professoras e agentes de saúde e mesmo ocupar lugares que antes só eram ocupados pelos homens como ser cacique ou mesmo pajé. É sobre estas mulheres que articulam saberes ancestrais com a necessidade de uma formação profissional, notadamente na área de educação e se colocam na luta pelo território que trata este estudo. Quem são? Como questões de gênero e etnia interferem nas suas vidas? Como os saberes ancestrais dialogam com os saberes atuais? Como é ser e formar mulheres indígenas no cenário atual? Quais são as suas lutas, sonhos, projetos e realizações? É sobre estes e outros temas que pretendemos abordar para entender e contribuir na articulação entre as mulheres de Mato Grosso, do Brasil e quiçá com as mulheres da américa sobre Educação, corporeidade e território. Com base na metodologia etnográfica e história oral serão realizadas rodas de conversa, escritas autobiográficas, registros etnográficos e fotográficos que deverão compor as estratégias para as coletas de dados e a produção final de um livro foto, etno e biográfico de mulheres indígenas, dentre outras produções científicas.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Rosane Garcia Collevatti

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • genética e genômica em paisagens no antropoceno: efeito dos agroecossistemas na diversidade genética e adaptação de plantas em florestas estacionais e de savanas
  • O balanço entre a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, e a proposta de alternativas eficientes para diminuir os impactos da agricultura são os principais desafios no Antropoceno. No Cerrado, um dos hotspots de biodiversidade devido ao alto endemismo de espécies, as paisagens agrícolas ocupam grande parte da área original, com cerca de 50% transformada para agropecuária e área urbana. A genômica populacional, associada a transcriptômica e metilômica podem facilitar a identificação de variação molecular adaptativa, genes diferencialmente expressos e controle de expressão gênica relacionados a resposta das plantas às mudanças ambientais, contribuindo para a conservação a longo prazo e compreensão dos mecanismos evolutivos e genes relacionados ao estresse ambiental. Em 22 paisagens agrícolas, iremos amostrar populações de Psychotria sp. Iremos usar genotipagem de SNPs para identificação de sinal de seleção, sequenciamento do transcriptoma para analise de genes diferencialmente expressos, e sequenciamento do metiloma para analise de alterações na expressão genica, e iremos analisar alterações fenotípicas. Genes de resposta estresse serão analisados em Real-Time PCR para validar a função e disponibilizar para a comunidade acadêmica como potencial alvo. Usando características de solo como co-variáveis em GLMMs, esperamos que populações em paisagens com maior quantidade de matriz agrícola, fragmentos de floresta menores com formato mais irregular e maior efeito de borda tenham sinal de seleção, maior numero de genes expressos e menor metilação em genes relacionados a estresse biótico e abióticos. Nestas paisagens iremos estudar também a resposta das comunidades a partir da variação na riqueza, diversidades alfa e beta de espécies, diversidade filogenética e funcional entre paisagens. Esperamos que espécies mais resistentes ao estresse sejam mais abundantes e frequentes, diminuindo a diversidade e riqueza de espécies, diversidade filogenetica e funcional
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Rosane Leal da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • direito à saúde e à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: a atuação dos entes públicos brasileiros na efetivação de direitos fundamentais.
  • A pandemia causada pelo Coronavírus revelou desafios para a proteção da saúde e direito à educação de crianças e adolescentes, destinatários de proteção integral (art. 227, Constituição Federal), cujo acesso às escolas foi dificultado devido à necessidade de proteger a saúde individual e coletiva. Tal contexto forçou a revisão das estratégias educativas, com desafios aos direitos fundamentais dos infantes e adolescentes, ampliado no caso das crianças com deficiência. A preocupação com saúde e educação constou em atos normativos, decretos estaduais e municipais e decisões judiciais, o que leva ao problema de pesquisa: a atuação dos entes públicos brasileiros para conciliar a proteção à saúde e promoção da educação no período da pandemia evidencia ações articuladas e que consideraram a proteção integral de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, com políticas públicas direcionadas e tecnologias assistivas ou, ao revés, não consideraram a prioridade absoluta? A hipótese inicial aponta para a insuficiência da proteção integral prevista na Constituição Federal e na Lei 8.069/1990 e sugere a desarticulação do sistema de garantias, em prejuízo ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes no período da pandemia. Outra hipótese relaciona-se com o baixo impacto da produção doutrinária e ausência de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e educação, acesso e uso seguro da internet, bem como ausência de tecnologias assistivas. O enfrentamento do tema ocorrerá a partir do aporte analítico, com pesquisa doutrinária e documental. Será empreendido procedimento monográfico ou de estudo de casos, com investigação da produção doutrinária sobre o tema nas principais revistas com estratos A e B, avaliadas pela Capes, agregando-se pesquisa e classificação de documentos públicos editados no Brasil, o que permitirá determinar se houve o comprometimento do Brasil em harmonizar proteção à saúde com o direito à educação de crianças e adolescentes durante a pandemia.
  • Universidade Franciscana - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Rosangela Ferreira Prestes

Outra

Multidisciplinar
  • mais ciência: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
  • O presente projeto tem como objetivo principal apoiar a realização da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em âmbito municipal e intermunicipal, estreitando o elo entre a Universidade e escolas com vistas à articulação de ações em prol da difusão do conhecimento científico e tecnológico e do fortalecimento da educação formal, não-formal e informal por meio do desenvolvimento do Evento Educacional Mais Ciência, organizado pela URI, Coordenadorias Regionais de Educação que abrangem o Polo 3 (Santo ngelo – 14ª, Santa Rosa – 17ª, Palmeira das Missões – 20ª, Três Passos – 21ª, São Luiz Gonzaga – 32ª e Ijuí – 36ª) e Entidades Parceiras que apoiam a Educação. Esse evento abrangerá até 50 escolas de Ensino Médio (com estudantes do nível médio) de Municípios que abrangem as regiões do Polo 3. O Evento Educacional MAIS CIÊNCIA compreende a realização de três atividades independentes no decorrer de julho a dezembro de 2021, sendo elas assim definidas: a) Relato de experiências dos professores; b) Olimpíada do conhecimento entre equipes; c) Concurso de Redação. Esse evento envolve e busca a produção e ampliação de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e, igualmente, de atitudes que possam colaborar com demandas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, considerando ainda os temas estratégicos previstos na Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (ENCTI), sendo também emergente nesse momento, a necessidade da recuperação de aprendizagens geradas no período pandêmico. Dentro das modalidade previstas na chamada CNPq/MCTI nº06/2021, a presente proposta se configura como uma Exposição de CT&I por contar com a construção, apresentação e disponibilização de um aplicativo, na forma de um game científico, para livre acesso à questões de ciência e tecnologia nas diferentes áreas que compõem os componentes curriculares do ensino médio. O aplicativo será empregado para o desenvolvimento do evento, que tem como intuito além da socialização do conhecimento, organização e trocas de experiências entre todos os envolvidos, a intenção é contribuir para a educação, que é uma das principais áreas para o desenvolvimento humano e social e igualmente necessária para o desenvolvimento local e regional. Nessa perspectiva, faz-se necessário além da mobilização de parcerias, a busca de recursos que possam viabilizar e financiar a construção aplicativo que fará a gestão das questões para a realização desse evento de cunho educacional.
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
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Rosângela Gabriel

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • pesquisa com rastreamento ocular: entre percepção e cognição
  • As pesquisas na área conhecida como (neuro)ciência da leitura têm avançado nas últimas décadas graças a novas ferramentas, tais como os rastreadores oculares (eye tracking), métodos de neuroimagem (fMRI) e potenciais de eventos relacionados (ERPs). No presente projeto, buscamos estabelecer possíveis relações entre a percepção e a atenção na leitura, a partir do rastreamento ocular, a fim de contribuir para a compreensão dos processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da leitura em crianças e adultos. Dentre as questões de pesquisa a serem respondidas, destacamos: Qual o comportamento dos olhos de crianças e adultos que não aprenderam a ler ou que aprenderam a ler na idade adulta, não tendo tido a experiência décadas de escolarização? Em que medida o comportamento observado nesses grupos pode nos ajudar a entender como a memória de longo prazo e os conhecimentos nela armazenados interagem com as informações visualmente explícitas no texto (estratégias top-down e bottom-up), e se e como a atenção é direcionada para os aspectos relevantes para a compreensão leitora? A metodologia de rastreamento ocular permite aplicar algoritmos de aprendizagem de máquina para descobrir padrões que relacionam percepção (intrínseca ao usuário) e atenção (capturada pelo eye tracking) na navegação de usuários em textos. O desenvolvimento de pesquisa que contribua com novas técnicas para estudos na área de experiência do usuário (user experience - UX) pode auxiliar na identificação de dificuldades durante a atividade de leitura e na proposta de intervenções que busquem minimizar essas dificuldades. A busca de uma ciência da leitura mais universal, que integre conhecimentos sobre línguas como o português, voltada a contextos sociais diversos como o brasileiro, pode contribuir na busca de soluções para os problemas enfrentados para ensinar a ler e a compreender, contribuindo para a elaboração de propostas pedagógicas amparadas nos conhecimentos científicos.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Rosângela Marion da Silva

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • efeito do alecrim sobre sono, afetividade e risco cardiovascular na equipe de enfermagem de serviços de emergência
  • As mudanças socioeconômicas e tecnológicas têm alterado o contexto laboral, com impactos na saúde fisico-psicossocial do trabalhador. No âmbito da enfermagem, o trabalho em serviços de emergência associa-se à má qualidade do sono, afetividade negativa e ao aumento do risco para doenças cardiovasculares. Na busca pelo bem-estar e cuidado integral, esses profissionais têm recorrido às terapias complementares, como os fitoterápicos, e o Alecrim tem mostrado potencial terapêutico na melhora da qualidade do sono, de sintomas afetivos negativos e redução do risco cardiovascular, requerendo novos estudos para outras evidências científicas. Questiona-se: quais os efeitos da ingestão de cápsulas de extrato seco de Alecrim sobre a qualidade do sono, afetividade negativa e risco cardiovascular de profissionais de enfermagem de serviços de emergência? Os desdobramentos extrapolam o objetivo inicial e os resultados podem contribuir com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, favorecendo a saúde dos trabalhadores. Trata-se de projeto matricial composto por Revisão Sistemática, Estudos Transversais e Estudo quase-experimental (EQ-E). Participará uma amostra de profissionais de enfermagem (±150) de serviços de emergência do Rio Grande do Sul (2/noroeste, população=98 e 2/central, população=128). Excluídas pessoas com cabelo<2cm, doenças crônicas não transmissíveis, gestantes, lactantes, idade<30 anos e em afastamento. Utilizar-se-á: questionário com variáveis socioprofissionais e clínicas, Índice Qualidade do Sono Pittsburgh, Escala de Estresse, Ansiedade, Depressão, Escore Risco Global de Framingham. Haverá coletas de sangue e cabelo por laboratório contratado. Para o EQ-E: Antes e após a intervenção os participantes farão a ingesta de cápsulas com 500mg de extrato seco de Alecrim 2xdia por 30 dias todos os participantes preencherão os instrumentos e haverá coleta de sangue e cabelo. Análises descritiva, analítica e correlacional (p<0,05).
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Rosangela Paula Teixeira Lessa

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • identificação da população e ecologia trófica da albacora-laje (thunnusalbacares), da cavala-empinge (acanthocybiumsolandri) e do peixe-rei (elagatis bipinnulata) no arquipélago de são pedro e são paulo
  • O Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) é uma área de alto produtividade no Oceano Atlântico Sul, e por esta razão, a diversidade de fauna e flora do local é enorme, inclusive com algumas espécies exploradas por pescarias no local. Das espécies exploradas pela pesca no ASPSP, 85% das capturas são compostas por apenas 4 espécies de peixes, das quais, destacam-se a cavala-empinge (Acanthocybium solandri) a albacora-laje (Thunnus albacares)e o peixe-rei (Elagatis bipinnulata) que são capturadas usando como isca o peixe-voador (Cheilopogon cyanopeterus). T. Albacares, A. solandrie E. bipinnulata são espécies tipicamente oceânicas, com hábitos epipelágicos, e que podem ser encontrados em maior abundância no ASPSP entre os meses de Novembro e Maio, período no qual ocorre a desova de C. Cyanopterus. Devido a importância desta pesca, estudos que auxiliem na identificação dos estoques de T.Albacares, A. solandrie E. bipinnulata e na importância de C. cyanopterus para os predadores e toda a cadeia trófica no ASPSP são de fundamental importância para o manejo sustentável destas espécies. Para atingir estes objetivos, serão utilizadas análises microquímicas multielementares em otólitos e isotopicas em multuplos tecidos das espécies com o intuito de identificar quais populações no Oceano Atlântico utilizam o ASPSP em sua migração e o nível trófico dos predadores quando se alimentam do peixe-voador no local.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 29/11/2019-31/10/2022
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Rosangela Sarteschi

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • afropeans-port: escritas afropeas em portugal
  • No princípio do século XXI, começaram a ser elaboradas, em diversos contextos linguísticos, conceituações teóricas cujo intuito é o de pensar a inserção, na Europa, de corpos e culturas provenientes de diversos países. Desses esforços surgiram conceitos como o de Afropea, de Léonora Miano, e de Afropeus, discutido por Alice Gbelia e Johny Pitts. De uma perspectiva pós-colonial, Léonora Miano propõe uma leitura da experiência negra na Europa, a partir de construções identitárias (Afropeidade) que assentam em múltiplas formas de pertencimento. Por sua vez, a partir do termo Afropeus, Gbelia e Pitts propõem pensar a vivência e a produção cultural de afrodescendentes nos diferentes países da Europa, através de uma dupla matriz: a experiência europeia num cotidiano marcado pela exclusão, e a africana nas realidades de proveniência dos sujeitos em trânsito, das respetivas famílias ou grupos. À luz dessas reflexões, lidas em conjunto com a tradição dos estudos da diáspora, e com as visões inovadoras em torno do conceito de afropolitanismo, o projeto propõe investigar a produção literária de autoria afro-portuguesa. Trata-se de um amplo conjunto de textos pouco explorados pela crítica, produzidos durante o século XXI por autorxs como Djaimilia Pereira de Almeida, Gisela Casimiro, Kalaf Epalanga e Ricardo Adolfo, entre outros, capazes de abalar as construções monolíticas da identidade nacional, ao mesmo tempo em que propõem outras visões da memória e da história do país. Tais escritas conjugam inovações estético-formais a demandas e urgências políticas que passam pela esfera dos direitos, da cidadania e da inclusão social. Nesse sentido, perante uma produção literária tão ampla e contundente, através da colaboração de um grupo internacional de pesquisadores, o projeto pretende desenvolver leituras críticas e chaves conceituais adequadas para pensar o debate contemporâneo sobre a experiência afropea, à luz das caraterísticas próprias do contexto português.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 08/03/2022-31/03/2025
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Roselena Silvestri Schuh

Ciências da Saúde

Farmácia
  • edição gênica da mucopolissacaridose ii para tratamento das manifestações articulares
  • A mucopolissacaridose tipo II (MPS II) é uma doença lisossômica multissistêmica causada pela deficiência da enzima iduronato-2-sulfatase (I2S), responsável pelo catabolismo de glicosaminoglicanos (GAG). Os tratamentos disponíveis não promovem a melhora de todos os sintomas relacionados à MPS II, então novos tratamentos são requeridos. A terapia gênica poderia corrigir o defeito genético e promover a produção da enzima I2S nas células modificadas. Sendo assim, espera-se tratar os sintomas articulares através da administração intra-articular de vetores lipídicos combinando um anti-inflamatório e os plasmídeos CRISPR/Cas9 e outro contendo o cDNA da enzima I2S para fins de edição gênica de camundongos MPS II. A justificativa principal deste estudo se baseia na possibilidade do tratamento levar à produção de I2S nas articulações, um tecido de difícil acesso e muito afetado nos pacientes, promovendo a redução dos sintomas inflamatórios da doença. O objetivo é avaliar o efeito da administração intra-articular de nanoemulsões contendo um anti-inflamatório e os plasmídeos CRISPR/Cas9 e vetor doador do gene I2S em camundongos MPS II in vitro e in vivo. Resultados preliminares do tratamento em camundongos MPS I mostraram aumento significativo da atividade da enzima IDUA nas articulações. Como as células articulares não se renovam, essa atividade pode ser mantida, podendo melhorar o estado da doença. Assim, desenvolveremos, produziremos e caracterizaremos formulações nanotecnológicas lipídicas como carreadores dos plasmídeos do sistema CRISPR/Cas9 e do doador da sequência da enzima I2S. Essas formulações também conterão um antiinflamatorio. Após, testaremos in vitro em células e in vivo em camundongos MPS II através de injeção intra-articular. Realizaremos atividade enzimática nas células cultivadas e nos principais órgãos e fluidos dos animais, além de análise histológica dos tecidos para verificar o estado geral das cartilagens para comprovar a eficácia do tratamento.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Roseli de Deus Lopes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • 19a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2021
  • A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair – ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2021, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezenove anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 18 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 18ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 66.000 estudantes de 27 unidades da federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 334 projetos, apresentados por 761 estudantes finalistas acompanhados por 510 professores orientadores/coorientadores; b) em seus 18 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.180 munícipios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 4.210 professores orientadores do ensino fundamental, médio e técnico; c) em 18 anos, foram credenciados 260 projetos para feiras internacionais, com destaque para a ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 6.600 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, de 2003 a 2019, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema – efeito de indução desejado). As atividades da edição de 2020 também estavam previstas para ocorrerem em instalações da Universidade de São Paulo (USP), atividades presenciais que precisaram ser canceladas em virtude do início da quarentena no município de São Paulo para atender aos protocolos de prevenção contra o novo coronavírus. Deste modo, as atividades de 2020 foram migradas para a modalidade virtual, criando desafios e oportunidades, como a interação dos estudantes e professores com especialistas que não estariam presentes para as atividades realizadas localmente em São Paulo. Para garantir a segurança de todos o público participante (estudantes, professores, avaliadores voluntários, público visitante, colaboradores e da própria organização) as atividades da FEBRACE 2021 serão novamente integralmente realizadas online por meio virtual. Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 123 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 30/12/2020-31/12/2022
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Roseli de Deus Lopes

Outra

Divulgação Científica
  • 20a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2022
  • A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair – ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman. A FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2022, a ação FEBRACE completará vinte anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 18 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE – Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Diante do avanço do ritmo da vacinação da população para a Covid-19 pelo país durante o ano de 2021, a FEBRACE pretende iniciar os esforços de retorno a nova normalidade ao propor um modelo que denominaremos de “híbrido”, somado às atividades realizadas online análogas ao modelo adotado nos anos de 2020 e 2021, também pretendemos realizar atividades presenciais com uma parcela do público. Evidentemente, a viabilização destas atividades estarão sujeitas aos protocolos sanitários vigentes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 15/12/2021-31/12/2023
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Roseli Gedanke Shavitt

Ciências da Saúde

Medicina
  • biomarcadores cerebrais como preditores de resposta aos inibidores seletivos de recaptura de serotonina no transtorno obsessivo-compulsivo: desenvolvimento de um paradigma rumo à medicina personalizada
  • Esta proposta situa-se na área temática “Biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociência”. Os distúrbios neuropsiquiátricos são responsáveis por grande parte da carga de doenças nos países do BRICS. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma das condições mais prevalentes e incapacitantes dessas condições, mas é também potencialmente um dos mais fáceis de se entender por meio da biotecnologia e da biomedicina modernas. Isto deve-se à semelhança dos sintomas do TOC em todo o mundo, aos avanços na compreensão dos neurocircuitos deste distúrbio e à sua resposta seletiva às farmacoterapias serotoninérgicas. Nossa proposta é combinar uma grande amostra de indivíduos com TOC de três países diferentes (Brasil, Índia e África do Sul) e empregar métodos padronizados de neuroimagem para determinar bioassinaturas específicas que possam predizer a resposta à farmacoterapia com um inibidor seletivo de recaptura de serotonina (SSRI). Os três centros participantes desempenharão papéis equivalentes neste projeto. Em todos os locais, as imagens cerebrais estruturais e funcionais serão adquiridas na linha de base e após 12 semanas de tratamento exclusivo com sertralina até 200 mg / dia. Da mesma forma, medidas clínicas e avaliações neurocognitivas serão obtidas na linha de base e no pós-tratamento. Ao identificarmos variáveis clínicas, neurocognitivas e de neuroimagem associadas à resposta aos ISRS em indivíduos com TOC, esperamos desenvolver um paradigma de sucesso da medicina personalizada na área da neurociência clínica, o que seria um passo importante para a saúde humana.
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
  • 08/08/2019-29/02/2024
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Roseline Beatriz Strieder

Ciências Humanas

Educação
  • novo ensino médio: implicações e encaminhamentos para a construção de uma outra relação ciência-sociedade
  • O contexto atual, marcado por uma crise de confiança na ciência, tem demandado o estabelecimento de outra relação entre ciência e sociedade, pautada em perspectivas dialógicas, problematizadoras e participativas. Isso requer diferentes frentes de ações, dentre elas, a que se dedica o presente projeto, voltado à investigação de aportes teórico-metodológicos e epistemológicos que orientem a inserção de discussões sobre as relações ciência-sociedade no contexto do Novo Ensino Médio. Assim, este projeto objetiva delinear implicações e encaminhamentos relacionados à articulação ciência-sociedade e sua inserção no Novo Ensino Médio. Também, investigará a implementação de propostas curriculares de proposições teórico-práticas coerentes com as demandas atuais. Os referenciais que orientam essas ações estão vinculados aos campos da Educação e dos Estudos Sociais da Ciências e Tecnologia, defendendo leituras críticas da realidade, superação da cultura do silêncio e democratização da participação nas decisões em temas relacionados à Ciência e à Tecnologia. Destaca-se que os mesmos têm fundamentado pesquisas em Educação Científica, as quais indicam seu potencial para as abordagens e perspectivas requeridas. Ao mesmo tempo, essas pesquisas indicam a necessidade de aprofundamentos, em especial, no que diz respeito à sua inserção na Educação Básica, com destaque para o Novo Ensino Médio. Diante disso, do ponto de vista metodológico, esta investigação seguirá os moldes das abordagens qualitativas de pesquisa em Educação. Em concreto, abarcará (i) pesquisas bibliográficas, para aprofundar aspectos teórico-metodológicos e epistemológicos das perspectivas defendidas e sua aproximação ao contexto do Novo Ensino Médio, e, (ii) estudos de caso, buscando acompanhar professores de diferentes regiões do Brasil no desenvolvimento de propostas educativas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 06/04/2022-30/04/2025
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Rosely Aparecida Peralta

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de sistemas catalíticos metálicos inspirados na natureza para aplicações biomédicas
  • O tema global desta proposta é a aplicação de estratégias químicas para abordar questões importantes na medicina molecular e ciências da vida, como a geração de novas terapias utilizando proteínas ou novos fármacos no tratamento de doenças e na compreensão/expansão da funcionalidade de biomoléculas nativas. A partir da aplicação catalítica de sistemas exógenos, pretende-se realizar a modificação/ativação de moléculas biológicas ou sintéticas, em ambientes complexos, desde tampões biológicos à aplicação em células e in vivo, objetivando o entendimento do modo de ação e desenvolvimento de produtos biomédicos. O problema central desta proposta é o desenvolvimento de materiais catalíticos para realizar reações em sistemas biológicos sem interromper suas funções nativas e ainda ser eficiente em condições reacionais restritas de solvente, pH, temperatura e pressão. A obtenção de tais sistemas catalíticos permitirá que reações químicas sejam desenvolvidas para atuarem em alvos biológicos específicos e com toxicidade reduzida, um anseio da comunidade científica para o tratamento de doenças, como o câncer. A hipótese é que a utilização de complexos e nanopartículas de metais de transição (MT), com estruturas definidas, permitirá que reações exógenas sejam realizadas num ambiente biológico de forma quimiosseletiva, com alta eficiência catalítica e rendimento superior. Os MT possuem propriedades reacionais únicas, como: (i) interação de alta especificidade com grupos funcionais específicos, e (ii) alta capacidade catalítica, tanto para reações covalentes, quanto para reações redox, como exemplificam as publicações deste grupo. Para tanto, os complexos e nanopartículas de MT serão preparados a partir do uso de ligantes e (bio)polímeros racionalmente selecionados para interagirem com entidades químicas específicas, seja na modificação de proteínas a partir da inserção de grupos não naturais ou na ativação de pró-fármacos, geração de CO e espécies reativas de oxigênio.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 06/05/2022-31/05/2025
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Rosely Maria Zancopé Oliveira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • inovações moleculares na esporotricose: aplicações clínico-epidemiológicas, diagnósticas e na predição de resistência a fármacos aprovados e/ou em testes pré-clínicos
  • A esporotricose ganhou importância na última década devido à distribuição mundial e alta prevalência, principalmente no Brasil, sendo Sporothrix brasiliensis a espécie mais associada a esta micose em nosso meio. A correta identificação de espécie e a elucidação dos padrões de diversidade genética entre isolados são de grande relevância médica, permitirão melhor avaliação epidemiológica e influenciarão na escolha terapêutica desta micose, já que estudos demonstram diferenças no perfil de suscetibilidade a fármacos antifúngicos entre os isolados de S. brasiliensis. Em adição, a melhor compreensão da diversidade genética do fungo auxiliará no prognóstico da doença, uma vez que poderão elucidar diferenças na virulência desta espécie, e contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias para diagnóstico, prevenção e tratamento da esporotricose. Métodos moleculares, entre os quais sequenciamento parcial de genes constitutivos e genômico completo, têm sido aplicados na taxonomia e filogenia de Sporothrix spp. Entretanto, ferramentas moleculares com alto poder discriminatório, reprodutíveis, que permitam a identificação das espécies de Sporothrix, o diagnóstico laboratorial, bem como a distinção de genótipos dentro de uma mesma espécie ainda não foram desenvolvidas. Nesta proposta pretendemos estudar os aspectos fenotípicos e genéticos de S. brasiliensis, e aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de testes para diagnóstico laboratorial mais rápidos, bem como no tratamento da esporotricose. Também estudaremos os aspectos relacionados à epidemiologia molecular da esporotricose zoonótica em regiões hiperendêmicas da doença, e os conhecimentos adquiridos possibilitarão a determinação de alguns parâmetros com mais acurácia, como a incidência e prevalência desta micose, a relação entre genótipos e quadros clínicos, bem como a identificação com base molecular de cepas mais virulentas e aparecimento de cepas resistentes aos antifúngicos em nosso meio.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
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Rosemeri Maurici da Silva

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação do impacto no aparelho respiratório a longo prazo no âmbito da covid19: um estudo de coorte.
  • Estudos observacionais que abordam a heterogeneidade da COVID19 em termos de impacto sobre o aparelho respiratório a longo prazo são altamente desejáveis, uma vez que trata-se de uma doença com processo inflamatório intenso e possível dano pulmonar permanente com repercussões a longo prazo. Considerando este aspecto e as diferentes categorias de gravidade desta doença, este estudo visa identificar as repercussões da doença sobre o aparelho respiratório e seu comportamento a longo prazo em pacientes diagnosticados com COVID19 nas formas leve, moderada e grave, que recebem alta do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e de outras unidades hospitalares da Grande Florianópolis. Pretende-se avaliar 300 participantes, 100 de cada categoria de gravidade. A coleta presencial de dados ocorrerá durante dois anos nas dependências do Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas (NUPAIVA) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC): visita incial 30 dias após a alta hospitalar (V0), visita após seis meses (V6meses), visita após um ano (V1ano) e dois anos (V2 anos). Por mais quatro anos, os participantes continuarão sendo acompanhados por telefone para monitoramento em entrevistas semestrais. Os prontuários do HU/UFSC referentes ao período de internação serão consultados para coleta de dados. Em V0, V1 ano e V2 anos realizar-se-ão: consulta médica, solicitação de exames (espirometria, pletismografia radiografia – Rx, tomografia computadorizada – TC, ecocardiograma bidimensional com doppler – ECO), aplicação de instrumentos de avaliação do estado de saúde (escala Medical Research Council modificada – mMRC, Saint George Respiratory Questionnaire – SGRQ, escala London Chest Activity of Daily Living – LCADL, escala Self-Reported Functional Limitation – SRFL, escala Hospital Anxiety and Depression – HAD, Mini-Exame do Estado Mental – MEEM, Mini Nutritional Assessment – MNA,), antropometria, análise de impedância bioelétrica (BIA) e testes físicos (dinamometrias de preensão palmar e extensão de joelho, Short Physical Performance Battery – SPPB e teste senta-levanta de um minuto – TSL1min). Ainda em V0, será disponibilizada uma caderneta e um medidor portátil de pico de fluxo expiratório (PFE) aos participantes para autoavaliação domiciliar durante um mês. Em V6 meses será realizada consulta médica.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 27/08/2020-26/09/2022
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Rosiel Camilo Sena

Outra

Divulgação Científica
  • xii semana nacional de ciência e tecnologia do ifam/campus lábrea
  • A XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea) acontecerá entre os dias 6 a 8 de outubro, será realizada em parceria com o IFAM/Campus Lábrea, IFAM/Campus Humaitá e outras instituições de ensino (estadual/municipal), a mesma oportunizará o desenvolvimento de atividades acerca do tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Além da promoção da divulgação científica, serão estimuladas discussões a respeito de estratégias de como devemos nos comportar diante do novo quadro, essa transversalidade entre da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa científica, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade), a (CT&I) são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. A importância dessas atividades para o desenvolvimento é normalmente tratada como uma obviedade. Afinal, somente a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo são capazes de gerar produtos com maior conteúdo tecnológico e, portanto, maior valor agregado. Entretanto, essa não tem sido, historicamente, uma opção firme e consistente do Brasil.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
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Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Ciências Humanas

Educação
  • políticas decoloniais de inclusão
  • Em 2020 uma considerável audiência de streaming mostrou-se sensibilizada por um filme turco de 2019, denominado Milagre da Cela 7. Semelhante sensibilização conduz o prestígio da série televisiva The Good Doctor (ABC, 2017-presente). Ambas as produções são adaptações de roteiros sul-coreanos e grifam narrativas acerca de sujeitos com deficiência, evidenciando generalizações. Tal constatação permite inferir que vigem percepções acerca da inclusão, produzidas em outros espaços culturais. Sopesando que no Brasil o tema é marcado por um cenário de avanços e retrocessos, a premissa central do projeto indica que as políticas de inclusão ampliam sua representatividade, quando debatidas a partir da realidade latino-americana, propondo uma leitura decolonial para a inclusão. O projeto parte da tese que, ao identificar e avaliar políticas coetâneas de inclusão a partir de argumentos decoloniais, é possível construir perspectivas diferenciadas para a inclusão. Esse estudo analítico e propositivo intenciona somar-se ao debate sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como objetivo identificar, catalogar e classificar parte das políticas de educação inclusiva, no Brasil e na América Latina, no século XXI. Tal objetivo é sustentado no seguinte problema de pesquisa: ao inventariar parte dos documentos atuais de políticas para a inclusão, é possível desenhar um instrumento sugestivo de acompanhamento e avaliação de ações locais em uma perspectiva decolonial? O projeto é um estudo crítico das políticas educacionais, em perspectiva epistemológica pluralista, colocando o tema das Políticas de Inclusão em diálogo com teorias e autores contemporâneos. Operacionalmente, a pesquisa será realizada em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva de abordagem qualitativa, adotando o procedimento da análise de conteúdo, aplicada sobre um corpus de documentos acerca da inclusão, no Brasil e na América latina, de 2001 a 2020.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Rosivaldo de Alcântara Mendes

Outra

Ciências Ambientais
  • caracterização e biodisponibilidade de metais pesados e hpas em manguezais: fatores de influência e métodos de avaliação como estratégia piloto para a segurança alimentar em bragança-pa.
  • A zona costeira amazônica brasileira possui extensa área de manguezais, constituindo uma das maiores áreas contínuas de manguezal do mundo, sendo que cerca de 2 200 km2 encontram-se no Estado do Pará. A península de Bragança, uma costa com diversas baías e estuários, localizada no nordeste do estado do Pará, apresenta cerca de 180 km2, dos quais 160 km2 constituem bosques de manguezal. O valor total dos serviços ecossistêmicos de manguezais Paraense estão ligados ao controle e armazenagem de água; assimilação e reciclagem de poluentes; berçário de espécies marinhas; retenção de sedimento; proteção da linha de costa; fornece alimento e sítios de reprodução a diversas espécies animais, incluindo os seres humanos; serviços culturais e recreativos. Entretanto, os manguezais paraenses estão localizados numa zona de curvatura intensa do escoamento de enchente e de vazante, os quais podem contribuir para contaminação por metais pesados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), com a deposição destes poluentes diretamente nos sedimentos e posteriormente transferidos para outros compartimentos até chegar a cadeia alimentar humana. Neste contexto, os níveis dos contaminantes estudados estão seguros e não oferecem risco a saúde da população. Os manguezais, portanto, formam a base da cadeia alimentar marinha e continental. As águas próximas aos manguezais são muito ricas em matéria orgânica, e é por isso que nessas águas os pescadores encontram grandes quantidades de peixes, crustáceos e moluscos. A população atual do litoral amazônico também utiliza os recursos dos manguezais para sua subsistência ou para obter renda. Neste projeto, pretende-se implantar campanhas de Monitoramento de Metais e HPAs em sistemas Bióticos e Abióticos de Manguezais da de Bragança-PA e propõem-se Isolamento, caracterização e identificação de fungos e/ou bactérias de água e/ou sedimentos, produtores de enzimas extracelulares com indicativo de biodegradabilidade destes poluente
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • 14/02/2022-28/02/2025
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Rosy Mary dos Santos Isaias

Ciências Biológicas

Botânica
  • impacto das galhas em espécies olerícolas e agroflorestais
  • Galhas são formadas pelo crescimento diferencial de tecidos vegetais em resposta à ação de organismos parasitas capazes de alterar o metabolismo do órgão hospedeiro e, portanto, sua produtividade. O grupo de pesquisa em “Estrutura, Fisiologia e Química de Galhas Neotropicais” tem experiência consolidada com sistemas (galha-hospedeiro) envolvendo plantas nativas e tem agora o desafio de avaliar o impacto destas interações em sistemas olericulas e agroflorestais. A equipe deste projeto é multidisciplinar e multi-institucional e avaliará de forma integrativa as características estruturais, ultraestruturais, fisiológicas, químicas e moleculares do órgão afetado e, também, a produtividade final das plantas no contexto das interações ecológicas com seus parasitas. Os processos de diferenciação citológica e tecidual envolvidos na formação das galhas são indicadores das etapas cruciais do desenvolvimento e, portanto, das janelas de oportunidade para a interrupção do processo. Estudos do grupo mostraram o impacto estrutural das galhas de Melodoigyne incognita sobre as raízes de quiabo e como a infestação pelo nematoide altera características agronômicas da cultivar. Avançaremos no diagnóstico dos impactos das galhas frente à análise de expressão de genes relacionados ao desenvolvimento das galhas e à tolerância ao estresse biótico. Material vegetal será obtido de experimentos em casa de vegetação e de coletas em campo, de acordo com os sistemas. Culturas voltadas a pequenos e médios produtores (plantas olerícolas, erva-mate, maçã e mandioca) e sistemas florestais (como Eucalyptus) terão determinados os estágios de desenvolvimento das galhas induzidas por diferentes organismos, avaliando-se os aspectos supracitados, além da abundância e de características agronômicas das plantas hospedeiras. Todo o conhecimento será publicado em periódicos qualificados, substanciando a elaboração de protocolos de manejo das galhas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 20/04/2022-30/04/2025
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Roxana Isabel Cardozo Gonzales

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • repercussão da pandemia da covid-19 na tuberculose em capitais brasileiras: realidade e novas perspectivas na atenção primária
  • Mudanças causadas pela Covid-19 dificultaram o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB em decorrência da interrupção da continuidade das ações de controle da doença. No Brasil, de janeiro a setembro de 2020 houve uma queda da notificação de casos novos de TB (11,9%) nos serviços de saúde incluindo aqueles da Atenção Primária à Saúde (APS), nível de atenção crucial no controle da doença e no enfrentamento da Covid-19. Diante desse panorama questionam-se quais ações de controle da TB foram reduzidos ou descontinuados nas unidades de APS em capitais do Brasil. Propõe-se analisar a repercussão da pandemia da Covid-19 nas ações de controle da TB no âmbito da APS em diferentes capitais do Brasil (Florianópolis, São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Maceió e Porto Velho) a partir de um estudo de método misto com estratégia explanatória sequencial (primeira etapa quantitativa, seguida pela qualitativa). A pesquisa será desenvolvida com base em dados primários (entrevista a informante chave com aplicação de formulário e entrevista semiaberta) e secundários. Os resultados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e analítica (razões de prevalência e modelo de regressão logística múltipla) e os qualitativos por meio da analise de conteúdo alicerçado no conceito de Vulnerabilidade. A proposta é viável pelo conhecimento, competência e compromisso da equipe executora. É relevante do ponto de vista político, técnico e social. Os resultados podem ser utilizados para implementar politicas sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional, para identificar estratégias e intervenções capazes de intensificar as ações de detecção dos casos e estratégias que assegurem o tratamento regular e completo das pessoas diagnosticadas e melhoria dos indicadores da doença e desta forma intensificar o progresso orientado ao controle da TB de acordo com os compromissos de sua eliminação como problema de saúde pública, assumidos nacional e internacionalmente.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2022-28/02/2025
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Rozana Aparecida Lopes Messias

Ciências Humanas

Educação
  • o desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente
  • No âmbito das discussões sobre os processos de formação inicial de professores entrecruzam-se observações sobre estruturas curriculares, teorias de ensino-aprendizagem, democratização do acesso à educação etc. Com foco específico em ações paralelas ao currículo do curso de Letras, o presente projeto configura-se como uma proposta de investigação específica da área de formação de professores de línguas estrangeiras e português como língua estrangeira, no âmbito de duas ações das quais participam licenciandos de Letras da Unesp/Assis: (a) um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, programa de extensão no qual estudantes do curso de Letras ministram aulas de línguas estrangeiras para a comunidade externa e interna ao campus, e (b) as práticas de Teletandem, contexto em que estudantes de Letras ensinam língua portuguesa a estudantes estrangeiros e aprendem outros idiomas, via aplicativos de interação on-line, em um regime de colaboração e reciprocidade (TELLES, 2006). Tendo como esteio a pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEN, 2011), com vistas à conscientização da realidade e à transformação dos processos de formação docente, os dados serão coletados por meio de gravações de sessões de supervisão e mediação e por meio de materiais produzidos pelos estudantes envolvidos (relatórios narrativos, entrevistas, planos de aula, sequências didáticas etc.). Pretende-se criar um espaço de compartilhamento das histórias (CLANDININ & CONNELLY, 1995) vivenciadas nas primeiras experiências docentes na ministração de aulas ou mediadas pela tecnologia, nas interações de teletandem. Em uma perspectiva educacional baseada nos estudos culturais de Bhabha (1998), buscamos nos “entremeios”, no “terceiro espaço” criado pelos projetos educacionais, a compreensão dos processos formativos de estudantes que almejam adentrar na carreira docente como professores de idiomas, com vistas a repensar os prórprios currículos dos cursos de Letras.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Ruann Janser Soares de Castro

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • agregando valor à cadeia produtiva da larva da mosca soldado-negra (hermetia illucens): uma visão integrada de processos para obtenção de produtos com múltiplas aplicações
  • O mercado de insetos comestíveis é promissor tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, fato este caracterizado pelo aumento substancial na propagação de informações e ofertas de soluções desenvolvidas por pesquisadores, organizações governamentais e não governamentais, assim como setores industriais que visam criar produtos à base de insetos. Desta forma, a realização de pesquisas científicas que explorem os insetos nas suas mais variadas versões, possui crucial importância para a consolidação deste mercado. Devido à sua versatilidade, a mosca soldado-negra tem se destacado como uma das espécies de insetos mais estudadas e produzidas no mundo. Neste sentido, o presente projeto visa explorar de forma integrada os insumos (farinha desengordurada e lipídeos) e resíduos (FRASS e exúvias) gerados durante a produção da larva de BSF (BSFL) para transformação por processos biotecnológicos e obtenção de produtos com múltiplas aplicações. A farinha desengordurada será empregada como substrato para fermentação em estado sólido utilizando Aspergillus niger como agente de transformação e hidrólise enzimática (proteases); os produtos obtidos serão avaliados quando às suas atividades biológicas (antioxidante, antimicrobiana e antidiabética), além de serem aplicados na formulação de rações para alimentação de peixes e verificação de parâmetros de desempenho produtivo e morfofisiológicos dos animais e a digestibilidade da farinha de inseto. A fração gordurosa será explorada como matéria-prima para produção de biocombustível, o qual será caracterizado quanto a parâmetros físico-químicos de qualidade e rendimento. O FRASS será avaliado quanto ao potencial de uso na agricultura como fertilizante e como agente no controle biológico de pragas agrícolas, por meio de ensaios in vitro e em casa de vegetação. As exúvias, ricas em quitina, serão utilizadas como substrato para fermentação com micro-organismos quitinolíticos e obtenção de enzimas e compostos antimicrobianos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025