Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Caio Bezerra Souto Maior

Engenharias

Engenharia de Produção
  • modelos de aprendizado (máquina, profundo e quantum) para monitoramento da saúde de ativos e confiabilidade humana
  • A evolução tecnológica recente impactou a sociedade a toda a estrutura dos sistemas produtivos. Sensores e transmissores evoluíram as formas de coletas e armazenamento de dados estão se tornando mais eficientes e baratas. Assim, as bases de dados geradas em sistemas produtivos podem ser bastante grandes (Big Data), o que exige gerenciamento e análise adequados. Nesse contexto, o uso de Inteligência Artificial (IA) permite abordagem interessantes na solução de problemas industriais nos contextos de manutenção preditiva e confiabilidade, tecnologia disruptiva na indústria 4.0. Particularmente, a aprendizado de máquina é um campo de aprendizado computacional que busca a detecção automatizada de padrões significativos em dados. Basicamente, existem três características para alcançar bons resultados: (1) existe um padrão; (2) não é possível (ou viável) representá-lo matematicamente; (3) existem dados relativos às variáveis. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é, baseado em IA, fornecer metodologias de aprendizado (de máquina, profunda e quantum), para problemas para monitorar parâmetros-chave no contexto de prognóstico e monitoramento da saúde de ativos e confiabilidade humana. Especificamente, serão buscados o diagnóstico e a previsão de falha em maquinários a partir de sinais de degradação (e.g., vibração e temperatura) e a identificação do nível atenção do operador em atividades críticas. Assim, os modelos desenvolvidos fornecerão informações em tempo real e ajudar no processo de tomada de decisão a partir de ferramentas avançadas dentro do contexto industrial.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Caio de Teves Inácio

Ciências Agrárias

Agronomia
  • potencial da estruvita como fertilizante de liberação lenta para o manejo sustentável de fósforo na agricultura brasileira.
  • A produção de fertilizantes é baseada em recursos não renováveis e limitados, como as reservas globais de fósforo (P). A recuperação de nutrientes de resíduos e efluentes agropecuários emerge como estratégia fundamental para sustentabilidade e menor dependência do Brasil às importações de fertilizantes. A estruvita (fosfato de magnésio monoamônico) é um fertilizante de liberação lenta que pode ser obtido a partir de dejetos da suinocultura. A estruvita ( 5% de N, 12% de P e 10% de Mg) têm como característica a baixa solubilidade, porém maior solubilidade em pH ácido (<7), característica dos solos brasileiros. Assim, a produção de estruvita é uma técnica sustentável baseada na economia circular que influencia positivamente na reserva de recursos naturais usados para obtenção de fertilizantes. Além de serem escassos os estudos em condições de campo e de longa duração, ou em sistemas de produção, não há estudos em solos representativos do Brasil. Ainda é uma lacuna de conhecimento o exato comportamento da estruvita em solos brasileiros (fixadores de P) e a resposta das diferentes culturas. Bem como, qual seria sua eficiência em sistemas de plantio direto e/ou sistemas integrados. Desta forma, nosso objetivo é qualificar o potencial da estruvita como fertilizante de liberação lenta em solos representativos brasileiros para cultivo de grãos. A literatura tem reportado que a recuperação de P com a estruvita em cultivos pode chegar a 80% do que é alcançado com fosfatos solúveis, e registra eficiências de uso acima do dobro da fonte solúvel. E, o uso da estruvita em conjugação com fontes solúveis mostrou potencial para suprir a demanda de cultivos de grãos com maior efeito residual que fontes solúveis. Produziremos estruvita a partir de dejetos de suínos, estudaremos formas de granulação e faremos experimentos agronômicos em casas de vegetação com soja e milho. Os resultados serão validados em experimentos de campo, por dois anos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - RJ - Brasil
  • Fri Dec 30 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Caio Maximino de Oliveira

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • avaliação de plantas da amazônia oriental com potencial psicoativo em testes comportamentais com zebrafish
  • O conhecimento sobre a flora amazônica, em especial seus usos potenciais, ainda é parco, o que faz com que o potencial psicoativo dessa flora ainda seja amplamente desconhecido. Entretanto, a necessidade de descoberta de novos psicofármacos é alta, considerando-se a alta prevalência de transtornos mentais, em especial associados a depressão e ansiedade. Por isso, a aplicação interdisciplinar de conhecimentos provenientes de várias áreas – da etnobotânica à toxicologia, das neurociências à farmacologia comportamental – é fundamental para acessar esse enorme campo de possibilidades. Propomos avaliar, através de ensaios comportamentais em zebrafish relevantes para a psicofarmacologia, os efeitos tipo-ansiolítico e anti-estresse de extratos produzidos a partir de plantas da Amazônia oriental, selecionadas a partir de quimiotaxonomia. Como a presença de compostos fenólicos, em especial dos flavonóides, é uma característica compartilhada por plantas de uso tradicional no Brasil com efeito potencialmente ansiolítico, será dada preferência a espécies pouco estudadas, com predominância de terpenos e fenóis, nativas, e com ocorrência natural na região do Sudeste do Pará. A estratégia quimiotaxonômica deve aumentar, portanto, a probabilidade de encontrar plantas com potencial ansiolítico. Além dos testes comportamentais associados à ansiedade e trauma, também será avaliado o potencial de indução de estados alterados de consciência (tipo psicodélico, deliriante, ou dissociativo), bem como desfechos toxicológicos, potencial de abuso, e indução de estados tipo-abstinência após retirada. Essa estratégia interdisciplinar ampla pode produzir conhecimento com potencial de inovação e do desenvolvimento sustentável da bioeconomia das comunidades locais.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Caio Seiti Takiya

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • fermentação, microbioma e desempenho ruminal de vacas leiteiras suplementadas com quitosana e recebendo dietas com diferentes níveis de amido
  • A quitosana (QUI) é o segundo biopolímero mais abundante na natureza (atrás apenas da celulose). A QUI disponível no mercado deriva da de-acetilação da quitina do exoesqueleto de crustáceos. A QUI tem sido testada como modulador natural da fermentação ruminal com resultados consistentes de aumento na % de propionato (C3). O aumento de C3 por diversas vezes foi associado com melhor eficiência alimentar e queda na produção de metano. A proposta tem como tema a interação entre diferentes níveis de amido na dieta, e os efeitos da QUI na fermentação e microbioma ruminal. Os efeitos da QUI como o aumento da atividade de amilase e antimicrobiana no rúmen dependem do pH, o qual pode ser alterado pela inclusão de carboidratos fermentescíveis na dieta. A atividade antimicrobiana da QUI muda se o pH do ambiente está abaixo do seu pKa (6,3-6,5). A indústria busca por produtos naturais com atividade antimicrobiana, baixo preço e alta disponibilidade para reduzir a utilização de produtos químicos e resistência a drogas. A QUI se enquadra neste cenário, porém ainda não é amplamente adotada por falta de recomendações específicas e mais estudos que suportem seu mecanismo de ação. A hipótese deste estudo é que a suplementação de QUI irá aumentar a % de C3 no rúmen, reduzir a abundância de bactérias fibrolíticas e metanogênicas no rúmen e melhorar a eficiência alimentar; sendo que os efeitos positivos serão mais pronunciados em animais recebendo a dieta com baixo teor de amido. Estudos in vitro demonstraram que a suplementação com QUI diminuiu a abundância de diversas bactérias celulolíticas e aumentou a abundância de bactérias amilolíticas no rúmen. O aumento da % de C3 ruminal com QUI foi confirmada em bovinos de corte e leite. O experimento será realizado em instalação cedida pelo Prof. Francisco Rennó na USP. As análises serão realizadas por laboratórios multiusuário e parceiros, permitindo a conclusão sem a aquisição de muitos equipamentos.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Alexandrina Viana de Figueirêdo

Ciências Biológicas

Imunologia
  • machine learning como uma ferramenta para integrar epigenética e o microbioma no contexto da asma
  • Os países de baixa e média renda (LMICs) carregam uma carga desproporcionalmente alta de morbidade e mortalidade global causada por doenças respiratórias crônicas (DRCs), incluindo asma. Apesar do tratamento, a mortalidade ainda é grande no Brasil com cerca de 2.000 óbitos anualmente. Até 20 anos atrás, acreditava-se amplamente que a asma era uma doença alérgica/atópica envolvendo exclusivamente inflamação alérgica das vias aéreas. Trabalhos anteriores do nosso grupo de pesquisa, envolvendo países de alta renda (HICs) e LMICs mostraram que a asma não atópica é muito mais importante do que se reconhecia anteriormente. Há uma necessidade urgente de pesquisas inovadoras sobre as causas da asma e os prováveis mecanismos envolvidos. Estes estudos são importantes para: (i) compreender melhor os mecanismos etiológicos da asma; (ii) identificar novas causas; e (iii) identificar novas medidas terapêuticas. Usaremos análise multi-ômica (microbioma e epigenômica) e novos métodos de bioinformática para integrar dados clínicos e ômicos na tentativa de descrever novos fenótipos utilizando estratégias de machine learning. Existe um potencial sem precedentes para ir além da antiga categorização de fenótipos atópicos/não atópicos. O estudo tem o potencial de avaliar a análise multiômica em crianças/adolescentes asmáticos e não asmáticos no Brasil, Equador, Uganda, Nova Zelândia e Reino Unido. Ao combinar o microbioma, dados clínicos e os indicadores epigenéticos, pretendemos entender melhor a fisiopatologia da asma em LMICs e HICs, bem como, se as variações genéticas regulam o desenvolvimento da asma tendo em vista novas formas de diagnóstico e tratamento. Esta proposta fortalecerá a colaboração científica entre mim e o Dr. Neil Pearce, Diretor do Centro para Doenças Não Transmissíveis Globais da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e contribuirá para o avanço do conhecimento na área nos próximos anos.
  • University of London - NI - Inglaterra
  • Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Camila Bertoletti Carpenedo

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • conexões climáticas polos-trópicos: investigando as relações entre o gelo marinho e a monção da américa do sul (polarconnections)
  • Gelo marinho é a água do mar congelada e sua variabilidade possui potencial de afetar a circulação e sistemas atmosféricos atuantes na América do Sul. Na região tropical e subtropical, o ciclo anual da precipitação é dominado pela monção da América do Sul (MAS), caracterizada por invernos secos e verões chuvosos. Nas últimas décadas, a MAS tem apresentado mudanças significativas, como aumento na precipitação total e nas chuvas intensas no sudeste do continente e aumento na duração da estação seca no sul da Amazônia. Uma vez que a variabilidade da MAS pode impactar a oferta de água e levar a eventos extremos em uma região densamente povoada, conhecer e compreender novos preditores fisicamente relacionados, como o gelo marinho, irá contribuir para aprimorar o entendimento sobre à MAS. Estudos com experimentos numéricos mostram que uma expansão do gelo marinho antártico resulta em deslocamento para sul da Alta Subtropical do Atlântico Sul e sistemas transientes, além de fortalecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul, enquanto uma retração do gelo marinho ártico contribui com deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para norte. Apesar das evidências que os mecanismos associados às tendências de expansão (retração) do gelo marinho antártico (ártico) são condizentes com as mudanças na MAS, esta relação ainda é pouco compreendida. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é investigar as relações entre as mudanças no ciclo de vida da MAS e a variabilidade do gelo marinho antártico e ártico no clima presente e em cenários futuros de mudanças climáticas. Para isso, serão utilizados índices e dados climáticos de diferentes fontes (NSIDC, NOAA, ERA5/ECMWF, CRU TS, CMIP6/IPCC); diversos métodos estatísticos (tendência, correlação, wavelet coherence, composições, EOF, modelos estocásticos, Coerência Parcial Direcionada); algoritmos para detecção de sistemas atmosféricos; cálculo de fluxo de atividade de onda, índices de extremos e índice de monção LISAM.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Jan 11 00:00:00 BRT 2024-Mon Jan 31 00:00:00 BRT 2028
Foto de perfil

Camila Carriao Machado Garcia

Ciências Biológicas

Genética
  • mecanismos de resistência à quimioterapia em células tumorais
  • Câncer é uma doença com origens e características complexas. A quimioterapia é uma das principais formas de tratamento do câncer, entretanto a sua eficácia muitas vezes é limitada pelo desenvolvimento de resistência às drogas utilizadas. O ponto chave da resistência a quimioterápicos está associado à falta de conhecimento dos mecanismos moleculares envolvidos neste processo, dificultando o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais específicas. Devido à multiplicidade dos tipos de câncer e heterogeneidade dos tumores, a resistência a drogas antitumorais em geral não é baseada em um único mecanismo, mas em um conjunto de vias moleculares. O objetivo deste projeto é a identificação de genes e vias moleculares envolvidos na resistência a drogas antitumorais, determinar e implementar estratégias terapêuticas para eliminar esses mecanismos e, consequentemente, otimizar a eficácia terapêutica dos quimioterápicos usados na clínica. Serão utilizados como modelos de estudo tumores humanos agressivos e de alta relevância clínica, como melanomas, gliomas, leucemias agudas e hepatocarcinomas. Serão avaliados mecanismos de resistência frente a agentes antitumorais clássicos, como cisplatina e temozolamida, e a novas estratégicas terapêuticas, como terapia fotodinâmica, agentes desestabilizadores do citoesqueleto e novos compostos coordenados de Rutênio e Cobre. Ainda, será avaliado como as células tumorais respondem às lesões de DNA produzidas por agentes quimioterápicos genotóxicos. E, por fim, estratégias celulares conhecidamente envolvidas na resistência à quimioterapia serão investigadas, tais como: mecanismos de reparo de DNA, vias de proteção ao estresse oxidativo, autofagia e alterações da arquitetura do citoesqueleto. Os resultados deste estudo poderão contribuir de forma significativa para a solução ou minimização da resistência tumoral à quimioterapia, maior obstáculo para a cura de pacientes com câncer representando um dos principais problemas de saúde pública.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Domit

Outra

Divulgação Científica
  • coalizão pela década do oceano: rede de ciência, tecnologia e construções coletivas para fortalecimento da sociedade paranaense e do oceano.
  • A proposta contempla ações colaborativas de reflexão, estruturação e prática da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável. As ações objetivam fortalecer estratégias de divulgação, comunicação e integração, para a disseminação do conhecimento sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, eixos temáticos do Programa Ciência no Mar do MCTI e Plano Decenal da Ciência Antártica. Desde 2019, grupos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e do Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR), por meio de programas internos como a Coalizão UFPR pela Década do Oceano e colaborações com a Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, estão engajando-se em ações de divulgação das pesquisas científicas e incentivando o direcionamento dos resultados para subsídio de políticas públicas e processos de gestão territorial. Assim, iniciativas coordenadas, dialógicas e direcionadas a diferentes públicos, poderão enriquecer a comunicação pública da ciência e a aproximação da tríade ciência-sociedade-tomadores de decisão. O projeto integrará ações de pesquisa, educação e extensão para a comunidade acadêmica, escolas públicas litorâneas, sociedade em geral, gestores, tomadores de decisão e proponentes de políticas públicas. Quanto aos produtos e conteúdos a serem desenvolvidos, destacam-se os conteúdos digitais e materiais audiovisuais para múltiplas mídias e públicos, eventos acadêmicos e fóruns abertos, estabelecimento/fortalecimento de estratégias de rede científica, ações educativas e abertas de cidadania e elaboração de materiais diversos que viabilizem acesso e entendimento da ciência oceânica, valorização do oceano, de práticas e tecnologias desenvolvidas em prol da sustentabilidade, de mecanismos e processos de integração ciência-sociedade-políticas públicas, assim como de fortalecimento da sociedade e de suas ferramentas de governança.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Jan 16 00:00:00 BRT 2023-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Duarte Ferreira Ribeiro

Ciências da Saúde

Nutrição
  • nanoencapsulamento do novo azeite de dendê híbrido unaué hie oxg (elaeis guineensis x elaeis oleifera) com coprodutos de vegetais para preservação de compostos bioativos e aplicação na conservação de alimentos
  • A redução do consumo de aditivos alimentares sintéticos é um tema de interesse para a saúde pública mundial. Nesse sentido, o novo azeite de dendê ou óleo de palma bruto híbrido Unaué HIE OxG possui baixa acidez, menor teor de ácidos graxos saturados e maior de ácido oleico, comparado ao dendê convencional, além de ser produzido na Bahia de forma econômica, ambiental e socialmente sustentável. Esse novo azeite possui atividade antioxidante e antimicrobiana e nossa hipótese é que o nanoencapsulamento desse óleo possa implicar na preservação de compostos bioativos e na conservação de alimentos. Em estudos preliminares de nosso grupo, o nanoencapsulamento do azeite foi possível com farinha de albedo de maracujá, representando um uso inovador e com valor agregado desse coproduto da agroindústria. Dessa forma, o objetivo de nossa proposta é nanoencapsular o novo azeite de dendê híbrido com coprodutos de vegetais para preservação de compostos bioativos e aplicação na conservação de alimentos. A metodologia que permitirá testar a hipótese será dividida em três etapas: 1) obtenção, caracterização, citotoxicidade e estabilidade físico-química do azeite nanoencapsulado; 2) elaboração, incorporação do azeite nanoencapsulado, caracterização e estabilidade físico-química, oxidativa e microbiológica de produto cárneo, tendo como controle o óleo essencial de alecrim nanoencapsulado; 3) Efeito da cocção sobre as características, físico-químicas e sensoriais do produto cárneo com o azeite nanoencapsulado. As principais contribuições deste projeto são o desenvolvimento de um produto tecnológico, como conservante funcional e natural, elaborado com encapsulantes de coprodutos da agroindústria, possibilitando o aumento do valor agregado destes, além de estimular economia circular, formação de recursos humanos na área, e possibilitar a transferência de conhecimento ao setor industrial alimentício e/ou público no âmbito nacional e internacional.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Camila Ferreira de Pinho

Ciências Agrárias

Agronomia
  • elucidação do mecanismo de resistência de conyza sumatrensis a herbicidas
  • Para o manejo das plantas daninhas o método mais utilizado é o controle químico, com uso de herbicidas. Porém, a aplicação de um mesmo herbicida em sucessivas safras, ocasiona uma pressão de seleção nas plantas sensíveis, selecionando biótipos resistentes à molécula herbicida. A resistência é a capacidade herdável de um biótipo em sobreviver a uma dose que seria letal ao restante da população. Desta forma, um dos grandes desafios da agricultura é o manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas, sendo a situação agravada quando ocorrem biótipos com resistência múltipla, como é o caso da buva (Conyza spp.). O cenário é agravado com o registro no Brasil da resistência múltipla de buva a cinco herbicidas de diferentes mecanismos de ação: glifosato, paraquat, saflufenacil, 2,4-D e diuron. A elucidação da causa da resistência é o primeiro passo para mitigar o efeito da resistência e o desenvolvimento de um plano de manejo de plantas daninhas eficaz para o produtor. Este projeto é uma continuação das atividades realizadas em projetos anteriores, onde serão executadas etapas importantes para validação dos dados já obtidos. O objetivo do trabalho é avaliar a morte celular programada, por meio de microscopia eletrônica e os efeitos fisiológicos por meio da fluorescência da clorofila, após aplicação do herbicida 2,4-D; identificar o tipo de herança genética para resistência aos herbicidas paraquat, diquat, 2,4-D e saflufenacil; identificar, quantificar e avaliar o efeito da resistência sobre o proteoma (análise proteômica), após a aplicação dos herbicidas 2,4-D e inibidores da PROTOX; e identificar e quantificar a expressão de genes, através da análise transcriptômica, envolvidos na resistência múltipla de Conyza sumatrensis a herbicidas. O conhecimento da resistência das plantas daninhas a herbicidas é crucial para a manutenção da produção agrícola e manejo de plantas daninhas, visando a aplicação correta e efetiva do herbicida para o controle das plantas resistentes.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • sistema de monitoramento de parcerias entre as esferas pública e privada para a gestão do lazer e do turismo em unidades de conservação
  • A procura por áreas naturais para a prática de lazer e turismo tem aumentado nos últimos anos, sobretudo a partir da dinâmica da sociedade contemporânea. Com o objetivo de diversificar as oportunidades de uso público e aprimorar a qualidade dos serviços, as parcerias entre as esferas pública e privada têm sido promovidas como instrumento de política pública para apoiar a gestão das unidades de conservação (UC). A adoção destas parcerias requer a análise de aspectos, como: demanda atual e projeção de visitação, infraestrutura, serviços e atividades regulamentadas pelos instrumentos de planejamento e gestão da UC. Tendo como premissa os objetivos finalisticos das UC, a avaliação dos resultados das parcerias para a área protegida e os territórios envolvidos é fundamental, considerando os diferentes contextos socioeconômicos e a dinâmica de visitação nos destinos. A análise dos impactos das parcerias e de sua contribuição para a conservação da natureza, bem como para a melhoria da experiência da visitação, requer instrumentos de monitoramento adequados para os diferentes biomas brasileiros. O projeto visa desenvolver um sistema de monitoramento, com acesso livre e de apoio à tomada de decisão, promovendo o controle social. Este instrumento busca a seleção de um conjunto de indicadores para o monitoramento das parcerias, de acordo com as particularidades metodológicas de cada indicador e os aspectos operacionais, orçamentários e de prazos necessários para o levantamento de campo. Orientada pelos princípios da ciência cidadã, a construção do sistema contempla: levantamento bibliográfico e análise documental; oficinas participativas para definição de matriz de indicadores; e coleta de dados primários em 12 UC, localizadas em sete estados. Como produtos, espera-se o aprimoramento de ferramentas de monitoramento das parcerias; a geração de um banco de dados; a construção de painel e mapa interativos, divulgados em plataformas digitais e em eventos técnicos-científicos.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Tue Feb 20 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Camila Lima

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • o impacto dos níveis de glicemia capilar e outros biomarcadores nos desfechos no pós operatório de transplante hepático
  • Introdução: O Brasil é o terceiro país em número absoluto de transplantes (tx) hepáticos no mundo, sendo um dos tipos de tx mais onerosos do sistema de saúde. Entretanto, a lista de espera crescente e pacientes cada vez mais graves, podem resultar em desfechos desfavoráveis no pós-operatório de tx hepático. Infecção, disfunção primária do enxerto (DPE), injúria renal aguda (IRA) e mortalidade são alguns dos desafios enfrentados pelos pacientes. A avaliação dos níveis da glicemia capilar e outros biomarcadores podem ser uma ferramenta útil no sucesso do tx hepático. Objetivo: Avaliar a relação entre o nível glicêmico e biomarcadores no perioperatório de de transplante hepático e os desfechos (infecção, disfunção primária do enxerto, disfunção renal e mortalidade). Método: Trata-se de um estudo de coorte, prospectivo com ensaio clínico randomizado (ECR). Será realizado em um hospital público de caráter terciário. Os critérios de inclusão serão: idade maior 18 anos, pacientes no pós-operatório imediato de transplante hepático. Os critérios de exclusão serão: transplante prévio (re-transplante hepático ou outro transplante). Todas as atividades clínicas e de pesquisa serão realizadas conforme os Princípios de Istambul, a Declaração de Helsinque. Será utilizado as diretrizes para estudos ECR do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). O estudo será submetido para aprovação na Comissão de Ética na Plataforma Brasil. Os pacientes serão randomizados no pré-operatório de transplante hepático quanto à intervenção de controle glicêmico restrito ou controle padrão (institucional), e coletadas amostras de urina e sangue. Os desfechos avaliados serão: diagnóstico de infecção de sítio cirúrgico, foi baseado no Centers for Disease Control and Prevention (CDC) em 30 dias, de disfunção primária de enxerto (DPE) foi definida como (bilirrubina >10 mg/dl e/ou, INR > 1,6 e/ou nível de aminotransferase > 2000UI/L) em 7 dias e de IRA foi baseado no KDIGO.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Marcon

Ciências da Saúde

Medicina
  • busca de preditores bacterianos da persistência de hpv de alto risco pós tratamento excisional de lesões intraepiteliais de alto grau
  • Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2022), o câncer de colo do útero figura entre cânceres mais incidentes no Brasil e, apenas em 2023, são estimados 17.010 novos casos. No país, o rastreamento do câncer de colo é realizado pelo exame citopatológico que detecta lesões precursoras. O número de exames realizados diminuiu expressivamente entre 2020 e 2021 (INCA, 2022), podendo refletir no aumento de casos de lesões diagnosticadas nos próximos anos. A infecção pelo papilomavírus humano de alto risco (´high-risk´, hrHPV) pode causar lesões intraepiteliais escamosas de baixo e alto grau (´high-grade squamous intraepithelial lesion´, HSIL), que antecedem o câncer de colo do útero. Os casos de HSIL são submetidos à exérese da lesão. Entretanto mais metade dos casos persiste com infecção por hrHPV até um ano após o procedimento. A taxa de recidiva de HSIL pós-exérese é cinco vezes maior nos casos com persistência do hrHPV, em relação aos com clearance viral. A prevalência e a persistência da infecção por hrHPV estão associadas a vários fatores do hospedeiro, dentre eles a vaginose bacteriana (VB). O modelo da patogênese da VB indica que seu início é provocado pela aderência ao epitélio de linhagens virulentas de Gardnerella sp., como as sialidase-produtoras. Considerando a estreita relação entre a persistência de hrHPV e a VB, bem como o papel determinante da maior virulência de Gardnerella sp. para o desenvolvimento da VB, o objetivo desse estudo é identificar preditores bacterianos para a persistência hrHPV pós-tratamento excisional de HSIL. Estudos prévios desta equipe demonstram a plausibilidade da identificação de tais preditores, visto que demonstraram a associação entre a persistência da infecção por hrHPV com a maior quantidade cérvico-vaginal Gardnerella sp. e de seu gene da sialidase. Para tanto, este estudo longitudinal realizará a avaliação da dinâmica da microbiota vaginal pré- e pós-exérese de HSIL, com enfoque na diversidade genotípica Gardnerella
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Penna de Castro

Ciências Humanas

Sociologia
  • o agro é branco? branquitude e seletividade racial nas políticas de acesso à terra no brasil
  • Este projeto tem como objetivo identificar quais são, e como operam as seletividades raciais do Estado brasileiro quando se trata do acesso à terra. Os efeitos do racismo sobre o acesso desigual à terra no Brasil vem sendo denominado de racismo fundiário (Gomes, 2019). Embora a questão agrária no Brasil tenha sido amplamente discutida a partir de diferentes perspectivas, a dimensão racial ainda é pouco tematizada para a compreensão das causas e dos efeitos da concentração fundiária. Partindo da noção de seletividade estratégica (Jessop, 2016) argumentamos que há duas seletividades do Estado brasileiro no que tange à política fundiária: uma seletividade estrutural e uma seletividade racial. As duas seletividades estão relacionadas e se complementam. A possibilidade de acumulação de capital por meio da terra esteve associada, no Brasil, à expropriação dos territórios da população indígena e da exploração da mão de obra da população escravizada, impossibilitada de acessar terra por meio da Lei de Terras, de 1850. Ou seja, o processo de concentração de terras no Brasil e a estratégia de acumulação de capital por meio da agroexportação estiveram inerentemente ligadas à exclusão da população não branca do acesso à terra. Paralelamente, é o racismo estrutural que permite e facilita o processo histórico de expropriação de terras das populações tradicionais. A racialização da população brasileira desde o início do processo de colonização teve como efeito a hierarquização das raças e a desconsideração das populações não brancas como titulares de cidadania e de direitos, inclusive do direito à terra. Por meio da investigação das estratégias materiais e discursivas levadas a cabo pelos diferentes atores das coalizões envolvidas na disputa em torno da política fundiária, bem como dos efeitos dessas estratégias sobre a política, busca-se averiguar a validade das hipóteses sobre as seletividades estrutural e racial do Estado brasileiro.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Dec 16 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Pires Cremasco Gabriel

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • sistema de inteligência artificial para avaliação de telhados verdes
  • Os telhados verdes apresentam-se como uma solução sustentável para enfrentar os efeitos adversos à urbanização, porém ainda existem lacunas do conhecimento a serem preenchidas para tornar a sua aplicação viável. A dificuldade da escolha e classificação deste tipo de tecnologia é um dos obstáculos para a implantação da cobertura verde, fatores climáticos regionais, a determinação do tipo de vegetação, as características dos Telhados verdes (intensivos, extensivos, etc.) são dúvidas que surgem para a escolha assertiva. Este projeto visa elaborar um modelo matemático baseado em inteligência artificial para classificação/determinação da tecnologia adequada levando em consideração as características básicas de implementação de um Telhado verde em condições gerais, solo e atmosfera. Será utilizado o método de inferência Mandani e a base de regras será elaborada em entrevistas com especialistas. O modelo de classificação/determinação visa auxiliar a escolha ideal de forma facilitada já que o modelo apresentará a classificação considerando os aspectos apresentados nas variáveis de entrada do sistema. Ainda neste projeto serão evidenciados os benefícios do Telhado verde com a coleta de dados a ser realizada de dados meteorológicos e escoamento da água (qualidade da água para reuso) em coberturas implementadas pelos pesquisadores nas instituições de ensino participantes, ainda será apresentada a comparação entre as tecnologias brasileiras e da instalação na cidade de Lisboa (Universidade de Lisboa). Por fim, o projeto prevê a elaboração de um Guia de implementação e manutenção deste tipo de tecnologia baseada nos resultados obtidos, espera-se difundir a tecnologia e seus benefícios e ainda facilitar a classificação da cobertura ideal de acordo com as informações fornecidas pelos usuários do modelo matemático.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Righetto Cassano

Outra

Ciências Ambientais
  • ciências ambientais em escolas do município de una: diálogos, troca e mostra de saberes
  • À medida que o enfrentamento de problemas ambientais se faz cada vez mais necessário na contemporaneidade, a educação ambiental é desafiada a trabalhar com ferramentas que desenvolvam mudanças de hábitos e atitudes, por meio de pensamento crítico-reflexivo que levem os indivíduos a repensarem seu papel no mundo e na sociedade. Nesta proposta, objetivamos fomentar reflexões e intercâmbio de saberes sobre processos naturais fundamentais para a manutenção da qualidade de vida e sobre as relações ser humano - natureza, destacando o papel das ciências na construção de conhecimento, valorizando a troca de saberes tradicionais e científicos e fomentando o questionamento e a pesquisa nas estratégias de ensino. O projeto terá como público-alvo estudantes das escolas públicas do ensino Fundamental II no município de Una, Bahia. Trata-se de um município predominantemente agrícola, com Índice de Desenvolvimento Humano e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica abaixo da média nacional; porém com grandes riquezas naturais. Iremos promover a discussão de temas ambientais por meio de uma Semana de Popularização da Ciência nas escolas, envolvendo estudantes e professores. Durante esta Semana, abordaremos os temas: (1) biodiversidade e interações ecológicas, (2) água, (3) permacultura, (4) restauração florestal e (5) quintais produtivos, desenvolvendo atividades diversas, como exibição de vídeos, jogos educativos, oficinas e vivências. Esta semana culminará com uma grande e única Feira de Ciências na qual os estudantes serão convidados a apresentar trabalhos envolvendo temas científicos na área ambiental, construídos individual ou coletivamente, com a orientação de um professor. Em paralelo ao trabalho de conteúdos na área ambiental, iremos promover discussões acerca da inclusão na escola e de questões étnico-raciais e de gênero, incentivando estudantes de grupos minoritários a assumir protagonismo nos projetos e produtos apresentados na Feira de Ciências.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Camila Soares Cunha

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • efeitos do estresse por calor no desempenho, emissões de metano, comportamento ingestivo e imunidade de vacas e novilhas leiteiras girolando a pasto
  • Animais cruzados Girolando são adaptados à produção de leite a pasto, mas esta adaptabilidade reforça a crença de que os animais não sofrem os efeitos adversos do clima tropical, sendo comum usar pastagens sem áreas sombreadas. Todavia, não se sabe o quanto a influência da raça Gir minimiza as respostas ao estresse nos animais Girolando. Logo, a criação de animais Girolando a pasto sem sombra pode estar reduzindo o desempenho e o aproveitamento dos alimentos, gerando maior liberação de gases nocivos ao ambiente (metano) e prejudicando a saúde do animal. Hipotetiza-se que vacas e novilhas Girolando manejadas a pasto sem sombra sofrem estresse por calor durante os meses de verão em ambientes tropicais; e que vacas e novilhas Girolando manejadas a pasto sem sombra alteram o consumo, a produção e composição do leite, a expressão de genes relacionados à resposta imune, a microbiota ruminal, a emissão de metano e o comportamento ingestivo quando comparadas a vacas manejadas em pasto com sombra artificial. Em vacas leiteiras europeias e indianas, o estresse por calor reduz o consumo, a produção e a qualidade do leite e induz a respostas metabólicas e inflamatórias. Em novilhas zebuínas, o estresse por calor altera as condições ruminais, modificando a população microbiana a degradação do alimento e a produção de metano. Dadas as particularidades do cruzamento, não é confiável extrapolar estes efeitos para os animais Girolando, sem que haja comprovação científica. Assim, serão realizados 2 experimentos, um com 12 vacas Girolando em lactação e outro com 12 novilhas Girolando. Em ambos os animais serão distribuídos em 6 quadrados latinos 2x2 por 4 períodos e os tratamentos serão: piquete sem sombra e piquete com sombra artificial. Serão avaliados temperatura vaginal e frequência respiratória, desempenho, comportamento ingestivo, hormônios e metabólitos sanguíneos, expressão de genes relacionados ao sistema imune, características da microbiota ruminal e emissão de gás metano.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Takáo Lopes

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • letramento digital em saúde deficiente: proposta diagnóstica de enfermagem e evidências de validade
  • A facilidade de acesso a informações de saúde online nem sempre é acompanhada de compreensão e uso adequado para tomada de decisão. Nesse contexto, habilidades de letramento digital em saúde (LDS) são imprescindíveis. Assim, é relevante que os enfermeiros, no contexto interdisciplinar, reconheçam e abordem o letramento digital em saúde deficiente (LDSD) das pessoas cuidadas. Ademais, a capacitação de profissionais da saúde em Saúde Digital é uma das principais metas do Plano de Ação para a Saúde Digital 2020-2028 no Brasil. No entanto, o nível de LDS dos próprios enfermeiros em alguns países, como Brasil e México, ainda não é conhecido. A estruturação de um diagnóstico de enfermagem (DE) e investigação de suas evidências de validade podem auxiliar este processo. Este estudo se propõe a responder à seguinte questão: Qual é a prevalência e acurácia do diagnóstico de enfermagem (DE) "Letramento digital em saúde deficiente" em enfermeiros, considerando uma estrutura conceitual proposta? Esta questão pode ser respondida por meio de métodos bem estabelecidos na literatura para elaboração e verificação de evidências de validade de diagnósticos de enfermagem da NANDA International. A pesquisa será conduzida por meio de três estudos distintos. O primeiro estudo seguirá o referencial teórico-metodológico de Walker & Avant (2018) de análise de conceito do LDSD, incluindo uma revisão integrativa de literatura e identificação de atributos essenciais, elementos antecedentes e consequentes e referentes empíricos do fenômeno. O segundo estudo utilizará análise de conteúdo seguindo o referencial de Lopes & Silva (2016) para verificar a relevância dos elementos diagnósticos, na opinião de pelo menos 47 especialistas. O terceiro estudo será quantitativo, analítico, transversal, realizado em hospitais terciários do Brasil e México, e utilizará análise de classe latente para avaliar a prevalência do DE e acurácia (sensibilidade e especificidade) dos indicadores clínicos em enfermeiros.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Camila Tonezer

Outra

Divulgação Científica
  • 14ª feira de ciência e tecnologia de palotina/pr
  • Desde a sua criação no ano de 2011, a Feira vem recebendo escolas públicas e privadas do município de Palotina como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como despertar o interesse ao desenvolvimento científico e/ou tecnológico, especialmente nas meninas estudantes, identificando assim jovens talentosos para que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Do mesmo modo que buscaremos estimular a participação de projetos que envolvem estudantes provevinetes de comunidades de povos originários e afrodescentes, assim como de comunidades mais vulneráveis. Assim, professores efetivos e intensamente motivados da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina (UFPR Setor Palotina) serão, juntamente com alunos de graduação e com o total apoio da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores e organizadores da 14ª FECITEC visando contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no interior do estado do Paraná. A 14ª FECITEC tem também o intuito de conquistar entre os jovens estudantes a percepção sobre a necessidade de desenvolver novas tecnologias que buscam solucionar questões que permeiam seu meio de convívio, como por exemplo a busca por soluções efetivas na transformação social. Procuramos também despertar nos participantes o desejo do desenvolvimento de novas tecnologias que buscam ampliar e melhorar as habilidades funcionais das pessoas, assim como a busca pelo estímulo ao fortalecimento do empreendedorismo em pequenas comunidades, sejam elas mais tradicionais, de áreas mais afastadas e até mesmo com grupos de mulheres que muitas vezes são excluídas da sociedade quando o empreendedorismo é o assunto em questão. Não menos importante, a FECITEC também abre oportunidades ímpares para as equipes destaques participarem de outros eventos, nacionais ou internacionais, como é o caso da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em São Paulo – SP (FEBRACE), Feira da Inovação das Ciências e
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Camilla Karla Brites Queiroz Martins de Oliveira

Outra

Divulgação Científica
  • o centenário da visita de marie curie ao brasil: potencialidades de um circuito expositivo para a promoção da sustentabilidade.
  • A sub-representação das mulheres na Ciência ainda é um problema global, sendo, inclusive, pauta da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), onde em diversas metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são estimuladas iniciativas que promovam o empoderamento de meninas e mulheres, que ampliem o número de pesquisadoras nos países e áreas de conhecimento, que práticas educativas levem em conta as questões de gênero, dentre outras. Um dos efeitos deste problema é o baixo repertório que a população possui sobre mulheres cientistas e uma possibilidade para minimização deste cenário são as estratégias de Educação, Divulgação e Popularização com foco na biografia e feitos das cientistas. Neste sentido, esta proposta está centrada no desenvolvimento de uma pesquisa sobre a cientista franco-polonesa Marie Sklodowska Curie (Ganhadora do Nobel de Física em 1903 e de Química em 1911 e pioneira em tantos outros feitos) que gerará, para além de produções científicas e trabalhos acadêmicos, um Circuito Expositivo, com um recorte específico: a sua visita ao Brasil no ano de 1926. Apesar de Marie Curie ser a cientista mais conhecida no mundo, ainda há uma parcela imensa da população brasileira que não a conhece e, menos ainda, o fato de que ela esteve no Brasil, no ano citado. Defendemos que a forte disseminação deste importante episódio histórico - que completará 100 anos em 2026 - junto à população brasileira tem potencialidades para promover a sustentabilidade, com maior ênfase nos ODS 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 10 (Redução das Desigualdades) e, ainda, do 3 (Saúde e Bem-estar) e 6 (Água Potável e Saneamento), por conta das contribuições científicas de Marie Curie quando visitou o Brasil. Estudaremos o perfil do público visitante das exposições e como mobilizam as aprendizagens para os ODS a partir dos pressupostos da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026