Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Osvaldo Ronald Saavedra Mendez

Engenharias

Engenharia de Energia
  • desenvolvimento de metodologias para levantamento de recursos eólicos costeiros e marinhos
  • O Brasil possui um enorme potencial eólico offshore mas ainda não possui nenhuma turbina instalada no mar. A procura desta fonte vem aumentando e atualmente há 66 projetos de parques eólicos offshore em fase de licenciamento ambiental no IBAMA. Isto deflagra a necessidade de inventariar o recurso eólico, o qual encontra obstáculos nos custos associados às medições oceânicas. O custo de instalação de torres anemométricas no oceano é superior a R$12 milhões. Boias instrumentadas com perfiladores de vento podem chegar a R$4 milhões. Somam-se os custos de manutenção e o risco de vandalismo. Este projeto irá desenvolver e validar métodos de baixo custo e risco para o levantamento dos recursos eólicos. O problema a ser abordado é o desenvolvimento de metodologias que combine medições contínuas costeiras com menores períodos de levantamento offshore. O método é destinado a parques eólicos situados até 20 milhas náuticas da costa. Uma hipótese a ser investigada é que funções de transferência entre os ventos costeiros e offshore podem ser estabelecidas empiricamente, de forma que o registro costeiro possa ser empregado na reconstrução dos ventos de regiões offshore, onde a função de transferência foi determinada. Os métodos serão validados na costa do Maranhão, onde a direção do vento predomina do setor oceânico para o continente. Nesta região uma grande campanha de medições na região costeira encontra-se em andamento, gerando importantes dados sobre o regime de ventos. O projeto será realizado em três fases. Na 1a fase, os ventos serão medidos por três perfiladores instalados em pontos costeiros. Na 2a fase, um LIDAR será embarcado para medições de transectos oceânicos. Na 3ª fase dois LIDAR realizarão estações fixas costeiras (praia) e offshore (LIDAR em navio), enquanto outro LIDAR embarcado realizará transectos transversais à costa. O conjunto de dados permitirá uma correlação do comportamento da camada limite atmosférica costeira e offshore até a altura de 300 metros.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 07/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Oswaldo Hideo Ando Junior

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • projeto e desenvolvimento de novos métodos e materiais para microgeração de energia através da captação de energias residuais (harvesting energy)
  • Resumo: A pesquisa proposta consiste na utilização de Materiais termoelétricos (TEG´s) para o desenvolvimento de Microgerador de Estado Sólido para Captação de Energias Térmicas Residuais através da Termoeletricidade. Os TEG´s são materiais capazes de converter gradiente de temperatura (deltaT) diretamente em energia elétrica sem partes girantes através do fenômeno conhecido como efeito Seebeck. De acordo com o princípio da conservação de energia que estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante, o aproveitamento de parte da energia desperdiçada (perdas) pode ser recuperada e utilizada no próprio local gerador do desperdício. Consequentemente, ao reaproveitar parte desta energia residual irá se maximizar o rendimento do sistema como um todo. Logo, com o desenvolvimento do microgerador de estado sólido será possível reaproveitar as energias residuais de processos e sistemas convertendo em eletricidade para carregar as baterias e uso in loco. Palavras Chave: Materiais Termoelétricos, Energia Limpa, Eficiência Energética, Microgerador de estado sólido, Energias Residuais
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 12/12/2022-31/12/2025