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Veridiana Rezende
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
campo conceitual da função afim: contribuições para a educação básica e educação superior
Resumo:
Para esta proposta assume-se que um conceito é desenvolvido pelo estudante durante o processo escolar, em decorrência das situações vivenciadas; e que a compreensão de um conceito não ocorre isoladamente, mas em conexão a outros conceitos, propriedades, situações e representações pertencentes a um campo conceitual. Em face disso, e das dificuldades de estudantes acerca do conceito de função afim, a hipótese de pesquisa é: o mapeamento do campo conceitual da função afim, a partir do estabelecimento da tipologia de situações multiplicativas e mistas que dão significado a este conceito, da identificação de esquemas e invariantes mobilizados em suas resoluções e das diferentes representações para a função afim, fornecerá aos pesquisadores, professores e autores de livros didáticos uma estrutura teórica para o desenho de uma prática para a construção deste conceito, desde os Anos Iniciais até o Ensino Superior. Serão tomados como base os campos conceituais aditivo e multiplicativo estabelecidos por Vergnaud, e para o desenvolvimento da pesquisa serão organizadas quatro frentes de estudos: o Estudo 1 se caracteriza como uma aproximação ao estado da arte da função afim, considerando pesquisas em Educação Matemática publicadas em três países. No Estudo 2 serão classificadas situações multiplicativas (puras ou mistas) associadas à função afim, presentes em livros didáticos da Educação Básica e Superior, avaliações de larga escala e pesquisas em Educação Matemática. No Estudo 3 serão analisados esquemas mobilizados por estudantes da Educação Básica e Superior, ao resolverem situações multiplicativas, explicitando as ideias de função afim, bem como o desenvolvimento dessas ideias ao longo da Educação Básica e Superior. Para o Estudo 4 serão seguidas as etapas da Engenharia Didática para implementar, em sala de aula de Educação Básica e em Cursos de Matemática, sequências didáticas que oportunizem a construção do conceito de função afim.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Verli Fátima Petri da Silveira
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório de práticas sociais e linguageiras: produção de sentidos em tempos de pandemia
Resumo:
Inscrito no quadro teórico e metodológico da análise do discurso francesa em articulação com o campo das discursividades próprias aos estudos antropológicos e enunciativos, o projeto em tela tem como temática os diferentes modos de produção sentidos em tempos de pandemia do novo coronavírus. O objetivo geral é colocar em funcionamento um observatório de práticas sociais (PÊCHEUX, 1995) e linguageiras (ORLANDI, 1996), levando em conta o funcionamento de um observatório como lugar de reflexão crítica e de escuta social (BRAGA, 2015). A pesquisa que procede por meio da observação e da escuta tem se mostrado relevante para a compreensão dos processos de circulação de sentidos e discursos, principalmente em uma sociedade da/em midiatização como a que vivemos. A experiência de construção coletiva do Vocabulário da pandemia do novo coronarírus (disponível em https://www.ufsm.br/coronavirus/vocabulario-da-pandemia-do-novo-coronavirus/), que levou em conta a necessidade de divulgação científica dos estudos da linguagem, as noções de partilha do sensível (RANCIÈRE, 2015) e de autoria compartilhada (BIAZUS, 2019), indicou o nicho de pesquisa que estamos propondo. Para a realização deste projeto vamos contemplar espaços mais institucionalizados (como as escolas) e menos institucionalizados (como as mídias sociais), de acordo com as diferentes condições em que a pandemia afeta realidades também distintas, sempre cotejando com os trabalhos já em desenvolvimento. A proposta de escutar os sentidos que se produzem em tempos de pandemia, pela via de um observatório, permite assim a análise de como esses sentidos se inscrevem nas práticas sociais e linguageiras, pensando-se essa inscrição tanto como inserção quanto como marca, permanência nos/dos discursos em constituição e circulação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
25/03/2022-31/03/2025
Veronica Aparecida Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a vinculação de crianças em nova família: avaliação e acompanhamento
Resumo:
O programa de Acolhimento Familiar foi implementado no Brasil como uma política que visa assegurar os direitos da criança e do adolescente em condição de vulnerabilidade e violação dos direitos fundamentais. Em consonância com o marco legal da primeira infância, crianças até seis anos devem preferencialmente ser acolhidas em família. Estudos sobre os efeitos da privação social reforçam a importância da celeridade do acolhimento e, sobretudo, a necessidade, mesmo em caráter provisório, de que o acolhimento supra as necessidades da criança em seu desenvolvimento biopsicossocial. Após o acolhimento, a equipe técnica emite parecer sobre a viabilidade de retorno a família de origem ou encaminhamento à adoção. No acompanhamento de famílias (acolhedoras ou adotivas) observa-se uma lacuna de instrumentos sistematizados para avaliação das condições de vínculo e acolhimento no Brasil. Nesse contexto, o presente projeto encontra-se estruturado em dois estudos. No Estudo 1 propõe-se o desenvolvimento do Inventário sobre Vínculo e Acolhimento em Nova Família (IVANF), que tem como foco a primeira infância, e a investigação de suas evidências preliminares de validade e fidedignidade, atendendo todas as diretrizes e recomendações metodológicas disponíveis na literatura atual. No estudo 2 pretende-se realizar um estudo descritivo e correlacional para mapear as práticas educativas de cerca de 100 casos de famílias (acolhedoras ou adotivas) e investigar as possíveis associações com a qualidade de vínculo e acolhimento estabelecidos. Os estudos serão desenvolvidos inicialmente em duas regiões do país. Para validação, será recolhida amostra em todo o território nacional, via aplicação online. A disponibilização de um instrumento inédito no Brasil (Estudo 1) poderá contribuir na avaliação diagnóstica de práticas de acolhimento em nosso contexto cultural (Estudo 2), o que favorece o planejamento de intervenções junto às famílias que apresentem práticas incompatíveis com as necessidades
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Verônica de Azevedo Mazza
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
resiliência de famílias de crianças com necessidades especiais no contexto da pandemia covid-19
Resumo:
O reconhecimento da resiliência familiar pode contribuir para o equilíbrio entre estresse e capacidades. Faz-se necessário refletir sobre as alterações ocasionadas pelas COVID-19. Estas mudanças conturbam a rotina e adicionam novos focos de tensionamento e estresse, em especial nas famílias de crianças autistas. Estes dois fenômenos demandam das famílias um esforço maior para acolher suas necessidades, com vistas ao suporte e promoção de seu potencial de desenvolvimento. Tem-se como questão norteadora: Como ocorreu o processo de resiliência de famílias com necessidades especiais no contexto da pandemia COVID-19? Objetivo: Analisar o processo de resiliência de famílias de crianças com necessidades especiais no contexto da pandemia COVID-19. O projeto está organizado com os subprojetos: A dinâmica das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista no contexto da pandemia COVID -19; Vivência das famílias de crianças com necessidades especiais em serviços de urgência e emergência: à luz da resiliência familiar; Vivência do irmão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Método: Estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, descritivo e exploratório, embasado no referencial teórico de Resiliência Familiar. Realizar-se-á entre 2022 a 2024, por meio de entrevistas em ambiente virtual ou presencial, com familiares de crianças com autismo, até 10 anos. A captação nas redes sociais virtuais do Brasil e por bola de neve, com saturação teórica dos dados. Será utilizada a estratégia analítica geral e as técnicas analíticas de combinação de padrão e síntese de casos cruzados, com apoio de software. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa. . Resultados Esperados: Subsidiar o desenvolvimento do cuidado às famílias com crianças com deficiência, promover a melhoria da qualidade da atenção a estas famílias e contribuir para a implementação de políticas públicas para esta população.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Verônica de Fátima Santana
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o efeito dos incentivos de gestores e auditores na manipulação da informação contábil
Resumo:
Não há consenso na literatura em Contabilidade e Finanças sobre o papel dos incentivos dos gestores na manipulação das demonstrações financeiras de companhias de capital aberto. Um desafio empírico neste campo de pesquisa é estabelecer explicações causais para esta relação. Este projeto tem como objetivo se aprofundar nesta questão seguindo uma abordagem de um modelo estrutural proposto por Gow et al. (2016) para analisar os incentivos dos gestores para manipular as demonstrações financeiras em conjunto com o risco reputacional dos auditores. O efeito da remuneração da administração na probabilidade de manipulação das demonstrações financeiras é um tema prolífico (Edmans & Gabaix, 2011; Healy, 1985; Jensen & Murphy, 1990a, 1990b), mas ainda controverso (Murphy, 2012) devido aos resultados mistos que têm sido encontrados (Burns & Kedia, 2006; Erickson et al., 2006, Armstrong et al., 2010). A contribuição desta pesquisa para resolver este puzzle consiste em tratar o problema através de uma abordagem estrutural que também considera os incentivos e riscos dos auditores, balanceando os custos e benefícios de ambos no processo de manipulação das demonstrações financeiras. Esta abordagem deve permitir inferir os mecanismos subjacentes que geram os mistos encontrados na literatura, ponderando os incentivos e os riscos de dois agentes. De acordo com Gow et al. (2016), este tipo de abordagem metodológica força a entender o comportamento do problema de interesse, deixando claro que tipo de dado é preciso para identificar os parâmetros, e facilita a análise do contrafactual sob condições não observadas. A pesquisa focará em uma análise de vários países incluindo dados do Brasil e de outros países emergentes, além dos EUA para fins de comparação com a literatura existente. Serão manualmente coletados dados de reapresentações de demonstrações financeiras, incentivos de gestores e opiniões de auditores de modo a estimar os parâmetros de interesse do modelo proposto.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário FECAP - SP - Brasil
Vigência:
25/03/2022-31/03/2025
Veronica de Medeiros Alves
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
construção e validação de tecnologia educacional para identificação, abordagem e manejo de crianças e adolescentes com automutilação nas escolas
Resumo:
Introdução: A automutilação é o termo utilizado para designar a pessoa que pratica o ato de se cortar em alguma parte do corpo, para obter um alívio de uma dor psíquica intensa. Este projeto está em consonância com a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, mostrando sua necessidade em realizá-lo frente a sua capacidade de resposta às lacunas de conhecimento sobre automutilação em estudantes. Objetivo: Construir e validar tecnologia educacional voltada para identificação, abordagem e manejo de crianças e adolescentes com automutilação nas escolas. Métodos: Para atingir esse objetivo a metodologia proposta divide-se em 3 fases: a) reuniões com profissionais da saúde, professores e gestores da saúde e da educação para identificação das dificuldades e estratégias de identificação, abordagem e manejo dos casos de automutilação nas escolas; b) realização de revisão de escopo para buscar evidências científicas de identificação, abordagem e manejo efetivos de casos de automutilação em crianças e adolescentes nas escolas; c) criação e validação de aplicativo para orientar os professores na identificação, abordagem e manejo de crianças e adolescentes com automutilação nas escolas e construção e validação da cartilha sobre enfrentamento da automutilação por estudantes. A equipe de pesquisadores é interdisciplinar, sendo composta por enfermeiras, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga, bióloga e psiquiatra. As reuniões com profissionais da saúde, professores e gestores da saúde e da educação serão baseadas na Teoria da Mudança. As revisões de escopo seguirão o protocolo conforme o método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs. Este método permite identificar lacunas do conhecimento. O aplicativo, a cartilha e o vídeo serão elaborados mediante os resultados obtidos nas discussões com os profissionais da saúde, professores e gestores da saúde e da educação e revisão de escopo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Veronica Gitirana Gomes Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
frameagap: framework de acompanhamento e gestão da aprendizagem personalizada
Resumo:
A sociedade atual tem migrado para um ensino que demanda cada vez mais atenção ao estudante. Metodologias ativas buscam um aprendizado mais efetivo à medida que o estudante é o ator principal de seu desenvolvimento, com acompanhamento personalizado pelo professor. Essa prática docente, porém, não é de fácil sistematização, de modo a ofertar um feedback efetivo a cada estudante. É nesse sentido que, cada vez mais, plataformas sociais têm sido desenvolvidas visando um acompanhamento personalizado. Muitas delas, porém, detêm-se no acompanhamento da frequência de ações dos estudantes, não no aprendizado. Nesse sentido, buscamos um modelo de conhecimento matemático que permita o acompanhamento do desenvolvimento do conhecimento do estudante, com implementação computacional. Unimos uma interface que acompanhe os desejos e as práticas docentes, aliando a uma matriz do conhecimento esperado do aluno, que permita também mapear e analisar situações a serem propostas aos estudantes, e uma matriz de avaliação de recursos de conteúdo em vídeos, softwares, textos, etc. Temos como hipótese que um modelo tomando por base a teoria dos campos conceituais desenvolvida pelo Gérard Vergnaud, associada a elementos da inteligência artificial pode nos auxiliar no desenvolvimento de tal solução. Dois estudos de mestrado foram desenvolvidos, adiantando elementos desse desenvolvimento, o primeiro com um participante sobre frações e o segundo com um grupo maior sobre cônicas. É nesse sentido que desenhamos uma pesquisa pautada no Design Experiment dos modelos a partir dos estudos já realizados, e novas etapas iterativas em outros temas da matemática: (a) Construção de bancos de conteúdos e situações de vetores e de funções. (b) Experimentação em sala de aula com acompanhamento das necessidades e desejos de alunos e professor, e (c) revisão do Framework, tanto em termos de modelos e matrizes, como em termos de modelo computacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Veronica Marcela Guridi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
a construção de comunidades profissionais e o desenvolvimento de práticas equitativas, identidades e saberes docentes em um programa de formação continuada de professores
Resumo:
Este projeto de pesquisa é desenvolvido no marco de um programa de especialização docente PED, que trabalha com formação de professores, contando com processos de mentoria e de criação de comunidades profissionais docentes para o desenvolvimento profissional, a partir dos princípios: trabalho conjunto entre escola e universidade, conexão teoria e prática, equidade e excelência em salas de aula e coerência curricular. Estes princípios são partilhados por uma rede internacional de programas de formação docente, com uma origem em comum na luta por justiça social nas escolas: o Stanford Teacher Education Program. Pergunta norteadora: Quais as condições e processos de desenvolvimento de professores com relação a práticas equitativas, identidades e saberes docentes? Hipótese: o desenvolvimento profissional docente é favorecido por processos de mentoria que promovam a construção de saberes plurais e práticas equitativas e de um ambiente de ensino efetivo que potencialize a criação de uma comunidade profissional, conectando escola e universidade e propiciando aprendizagem significativa aos estudantes da Educação Básica. Resultados: Avanço teórico e prático sobre a condição docente em mentoria profissional, características de programas de formação continuada de professores e construção da identidade profissional em comunidades docentes. Publicação sobre implicações para políticas públicas. Metodologia exploratória, com abordagem qualitativa, usando dados coletados no processo formativo dos professores da Educação Básica cursistas do PED em suas interações com pares, mentores e formadores e sua atuação em sala de aula. Análise dos dados: com base nas dimensões derivadas dos princípios do PED quanto a ensino efetivo, desafios para a formação docente para o século XXI e centrando em indicadores de práticas voltadas à equidade, fortalecimento das identidades profissionais docentes e aprofundamento dos saberes docentes.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
26/04/2022-30/04/2025
Veronica Teichrieb
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
inteligência analítica de linguagem corporal 3d com proteção de privacidade
Resumo:
A criação de cidades e comunidades sustentáveis é um dos objetivos de desenvolvimento definidos pela Organização das Nações Unidas a serem atingidos até o ano de 2030. Tal objetivo envolve fatores tais como acesso a serviços básicos, sistemas de transporte seguros e acessíveis, urbanização inclusiva, proteção do patrimônio cultural e natural, redução de perdas por catástrofes, gestão de resíduos, acesso universal a espaços públicos, entre outros. A busca por cidades e comunidades mais sustentáveis apresenta uma série de desafios aos gestores e agentes de transformação urbana dos setores público e privado. Alguns dos problemas recorrentes nesse tema são: o conhecimento escasso e impreciso sobre o uso de espaços, a falta de entendimento em larga escala do comportamento dos agentes envolvidos e a sobrecarga de informação. Tais problemas também ocorrem em outras áreas correlatas, como comércio, varejo, indústria e domicílio. Nesse contexto, o presente projeto pretende investigar o uso de dados analíticos de linguagem corporal 3D com proteção de privacidade, a fim de aprimorar espaços inteligentes. O mapeamento comportamental dinâmico com privacidade apresenta potencial para possibilitar a criação de aplicações confiáveis que empoderam as decisões das pessoas. Para isso, a solução a ser desenvolvida visa unir tecnologias para rastreamento humano, reconhecimento de comportamento e linguagem corporal, inteligência analítica de linguagem natural e inferência de semântica de cena. Pretende-se extrair vários níveis de informação a partir da captura de imagens em tempo real com várias câmeras, ao mesmo tempo que são usadas estratégias para proteção e anonimização de imagens.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
16/08/2022-31/08/2025
Verônica Teixeira Franco Castelo Branco
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
funcionalização de pavimentos asfálticos através da fotocatálise para mitigação de poluição atmosférica
Resumo:
A proposta adequa-se à Infraestrutura de Transporte, linhas de pesquisa Caracterização de Materiais Aplicados à Pavimentação e Transporte e Logística de Carga. É parte das atividades do Grupo de Pesquisa Transportes e Meio Ambiente (TRAMA), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC). A preocupação ambiental é crescente, resultando em iniciativas para conscientizar governos e sociedade quanto à redução de emissões de poluentes atmosféricos responsáveis por causar danos à saúde, intensificar o efeito estufa e promover chuvas ácidas. A pavimentação asfáltica contribui negativamente para a qualidade do ar, especialmente em centros urbanos. A proposta tem como objetivo mitigar os níveis de poluentes atmosféricos utilizando pavimentos fotocatalíticos funcionalizados com nanopartículas dopadas de TiO2. Serão avaliados os níveis de poluição durante os processos de pavimentação para entender o comportamento dessas emissões e estabelecer parâmetros que mitiguem seus efeitos. O método de amostragem passiva será calibrado em laboratório e utilizado para a avaliação em campo, além da quantificação de material particulado. Após o tratamento dos dados, as concentrações dos poluentes serão obtidas, o prejuízo causado será avaliado, as variáveis que impactam nos processos de emissão e dispersão serão determinadas. Por fim, os pavimentos fotocatalíticos desenvolvidos e testados em laboratório serão avaliados quanto ao seu desempenho para despoluição do ar em contexto real urbano. A proposta, incluída nos objetivos 9, 11 e 13 da Agenda 2030 da ONU, contribui para a melhoria do meio ambiente através do monitoramento da qualidade do ar e da despoluição. Os principais impactos científicos são: desenvolvimento de reator fotocatalítico laboratorial, praticidade e baixo custo da amostragem passiva, o que deve ampliar a rede de monitoramento da poluição e despertar agentes locais para necessidade de legislação específica para a Infraestrutura de Transportes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Vicente Riccio Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
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Currículo
Título do Projeto:
análise crítica sobre as decisões judiciais relativas a crimes ambientais no amazonas: o caso de apuí e lábrea
Resumo:
O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de resposta das instituições do sistema de justiça criminal do Estado do Amazonas em relação aos crimes ambientais ocorridos nos municípios com maior índice de desmatamento: Apuí e Lábrea. Desse modo, a pesquisa analisará as decisões sobre crimes ambientais em primeiro e segundo graus de jurisdição nas esferas federal e estadual. A decisões constituem-se como um instrumento relevante para a compreensão do modo como o sistema judicial responde às demandas a ele encaminhadas. No caso em questão, elas constituem objeto importante para a análise das características dos crimes ambientais registrados, investigados e julgados em Apuí e Lábrea. A partir de sua análise e categorização é possível observar a estrutura dos crimes cometidos, os recursos econômicos mobilizados na consecução da atividade criminosa, a natureza do bem jurídico violado, o uso da violência, a relação com agentes públicos e da sociedade civil. Além disso, a pesquisa contará com entrevistas qualitativas com a finalidade explorar percepções dos operadores do sistema de justiça criminal não observáveis a partir da análise das sentenças judiciais. Por isso, a pesquisa adota uma perspectiva quali-quanti. Desse modo, o objetivo da pesquisa é responder às seguintes perguntas: 1. De que maneira a organização dos procedimentos judiciais relativos aos crimes ambientais consegue dar resposta às demandas das cidades de Apuí e Lábrea? 2. Qual é a característica econômica, social e jurídica dos crimes ambientais observados a partir das sentenças relativas a Apuí e Lábrea? 3. Qual é o tempo médio de resolução de um processo por crime ambiental originado nas referidas cidades? 4. De que maneira os atores do sistema de justiça criminal atuantes em Apuí e Lábrea percebem a dinâmica dos crimes ambientais em seu contexto local? Logo, a relação entre contexto de ocorrência de crimes ambientais e efetividade judicial será analisada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Victor Flores Mendes
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conversores multicelulares de alta banda passante para integração de fontes de geração de energia renovável à rede elétrica
Resumo:
O sistema elétrico mundial passa por uma importante mudança de paradigma. Na geração, destaca-se a descentralização e inserção de fontes de energia renováveis, notadamente eólica e solar. O perfil de consumo também se atualiza, com processos industriais mais exigentes e a tendência de aumento das cargas eletrônicas, destacando-se o processo de eletrificação dos transportes. Neste contexto, os desafios no campo da eletrônica de potência são inúmeros. Em particular, o aumento na potência e a exigência de alto desempenho dos equipamentos pressiona o desenvolvimento de conversores de energia, e diversas topologias multiníveis têm sido estudadas como solução para estes desafios. Neste projeto, pretende-se investigar a aplicação de conversores multicelulares de alta banda passante na integração de fontes de energia renováveis à rede elétrica. De maneira geral, as topologias multicelulares são compostas pela associação de módulos de potência com aspectos construtivos similares, o que as concede apelo comercial e grande potencial de desempenho dinâmico. Contudo, o aumento na quantidade de dispositivos de chaveamento introduz complicações relacionadas à confiabilidade, comando e controle. Estes obstáculos e as vantagens potenciais motivam o desenvolvimento deste projeto. Aproveitando-se da estrutura laboratorial e das competências dos grupos de pesquisa que integram esta proposta, sugere-se um estudo de caráter experimental. Será desenvolvida uma célula básica, com tecnologia Capacitor Flutuante, que irá compor os conversores de três bancos de ensaios: um sistema de geração eólica com bobinas abertas, um filtro ativo série-paralelo e um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia. A construção destes bancos permitirá a avaliação dos diferentes aspectos de projeto, comando, controle e desempenho associados a cada uma das aplicações, contribuindo para o avanço do conhecimento científico na área e futuramente viabilizando o emprego destas e outras tecnologias.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
01/04/2022-30/04/2025
Victor Márcio Laus Reis Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a midiatização das decisões estratégicas de comunicação: um estudo junto a gestores de comunicação
Resumo:
A digitalização transforma a experiência de consumidores e a gestão da comunicação. Enquanto tendências apontam para novos comportamentos no consumo de campanhas e estratégias comunicacionais, com ênfase em experiências integradas, multissensoriais e multiplataformas, importa destacar as transformações dos processos e práticas de gestão suscitadas pelas tecnologias de apoio às decisões estratégicas. A automatização da compra de mídia, os gerenciadores de campanhas e as plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são exemplos dessas inovações tecnológicas. Esse contexto caracteriza uma ambiência digital que configura e condiciona a percepção, a cognição e, consequentemente, as decisões estratégicas de profissionais envolvidos com as atividades de planejamento, implementação e controle das estratégias comunicacionais das organizações. Assim como transformam o consumo, os suportes digitais configuram dispositivos midiáticos que afetam as lógicas de produção e gestão. Partindo da noção de midiatização, que vislumbra a apropriação de lógicas midiáticas em práticas de diversos campos sociais, este projeto pretende investigar a relação entre profissionais, plataformas de gestão e instituições envolvidas nos processos estratégicos de comunicação. Especificamente, como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela midiatização das práticas de gestão. Como este objetivo, o percurso metodológico da pesquisa inclui uma etapa exploratória com o levantamento e a análise de notícias e reportagens relacionadas à gestão estratégica da comunicação em publicações especializadas (jornais, revistas e sites), seguida por entrevistas semi-estruturadas com gestores de comunicação e profissionais de agências e de serviços especializados do Brasil. Os dados obtidos serão submetidos à análise semântica, uma técnica proposta pelo pesquisador dinamarquês Niels Andersen e fundamentada na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Victor Pellegrini Mammana
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
programa workshop aficionados por software e hardware em são bernardo do campo
Resumo:
(1) O Projeto WASH é um projeto de educação não-formal concebido e construído coletivamente por vários agentes públicos, entre os anos de 2013 a 2018. (2) A proposta nasce da necessidade de dar respostas aos desafios identificados durante a avaliação dos programas federais "One Laptop per Child (OLPC - UCA)" e "Programa de Inclusão Social (PIDIS)", conduzida pelo proponente entre os anos de 2004 e 2010. (3) A método diferencia-se por estabelecer uma ponte entre o ensino fundamental e centros de excelência (universidades federais, estaduais e centros de pesquisa), por meio de alunos de iniciação científica CNPq do ensino médio e superior. (4) A ideia é atuar em várias dimensões do processo de alfabetização científica e tecnológica, sempre na escola pública, com investimentos fundamentalmente em pessoas e não em equipamentos, por meio de bolsas de iniciação científica. (5) A plausabilidade do projeto é confirmada pelo fato de ter atendido mais de 3000 pessoas, com mais de mil eventos em quase 30 cidades diferentes entre os anos de 2013 e 2022. Os indicadores do projeto são gerados por plataforma digital especificamente desenvolvida para esse fim. (6) O programa teve sua metodologia formalizada por meio da Portaria nº 178/2018/SEI-CTI, que aprova o Documento de Referência, o qual orienta a a adesão ao método. O Documento de Referência dá orientações sobre como reproduzir o WASH com definições, atribuições e características das entidades e com os papéis que precisam ser desempenhados pelos participantes. Desde 2019, o WASH está vinculado ao CEMADEN, unidade de pesquisa do MCTI, situado em São José dos Campos, sendo citado na Portaria nº 144/2019/SEI-CEMADEN. No método WASH são realizadas atividades no formato de oficinas com duração fixa e data definida.
Instituição/UF/País:
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - SP - Brasil
Vigência:
01/06/2022-30/06/2023
Victor Silveira Coswig
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos agudos e crônicos da suplementação com extrato de açaí (euterpe oleracea mart.) no desempenho de sprints
Resumo:
O açaí (Euterpe oleracea Mart.) é uma das frutas mais famosas do Brasil, que às vezes alcança o status de superfruta ou alimento funcional devido ao seu alto teor de polifenóis e, consequentemente, aos potenciais benefícios à saúde. Estudos têm sido relacionados, mas não limitados, a melhorias em biomarcadores inflamatórios, benefícios no metabolismo oxidativo e lipídico, resposta antidiabética e um efeito cardioprotetor, incluindo tolerância ao exercício. Também é possível especular que esses benefícios podem interagir com a aptidão física. No entanto, os dados disponíveis sugerem que a suplementação crônica com extrato de semente de Açaí pode melhorar o desempenho aeróbio (distância de corrida e tempo de exercício) de roedores saudáveis. Em humanos, ao conhecimento dos autores, as pesquisas mais representativas sobre a suplementação de Açaí no desempenho de exercícios mostraram que o consumo de uma bebida funcional de Açaí (carboidratos, açaí liofilizado, glutamina e suco de limão) melhorou as respostas cardiorrespiratórias e o tempo de exaustão em atletas de elite. Nesse contexto, considerando que i) a plausibilidade fisiológica dos benefícios da suplementação de Açaí na execução do exercício já está estabelecida; ii) melhorias reais no desempenho físico já foram mostradas; iii) o consumo e a disponibilidade de Açaí estão crescendo em todo o mundo e iv) as evidências sobre os efeitos do Açaí em diferentes tarefas físicas, especialmente em humanos, ainda estão surgindo, a investigação sobre o tema parece relevante. Existem dois procedimentos experimentais propostos. O primeiro é um ensaio cruzado e randomizado de três condições, com o objetivo de descrever as respostas físicas e fisiológicas agudas à suplementação de Açaí. O segundo é um ensaio clínico randomizado de três grupos, com o objetivo de descrever alterações crônicas na aptidão física e marcadores sanguíneos de saúde após o treinamento e comparar diferentes dosagens de suplementação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
05/02/2022-28/02/2025
Vidal de Freitas Mansano
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistemática, morfologia e filogenia de angiospermas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
28/01/2020-27/01/2025
Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito da pressão dos stakeholders, da reputação e do compliance na seleção de fornecedor socialmente responsável: uma abordagem experimental com gestores do brasil, estados unidos e reino unido
Resumo:
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é central por sua contribuição nas dimensões ambiental e econômica, mas há ainda um longo caminho a percorrer na dimensão social. A RSC pode ser vista como uma prática que as empresas devem executar para integrar os direitos sociais, ambientais, éticos, humanos e as preocupações dos consumidores nas operações dos seus negócios. Este projeto busca superar dois desafios científicos. O primeiro está relacionado à cadeia de suprimentos socialmente responsável (CSSR). A CSSR apresenta uma literatura em que as pesquisas empíricas ainda são incipientes. O segundo, visa-se contribuir para um tópico central da CSSR, a seleção de fornecedores socialmente responsáveis (SFSR). Diante disso, este projeto apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como a pressão dos stakeholders, compliance e reputação afetam a decisão de seleção de um fornecedor socialmente responsável? Este problema é relevante uma vez que estímulos a programas de integridade e melhorias na reputação podem ser utilizados para promover a SFSR. As compras socialmente responsáveis auxiliam na redução da desigualdade social, ao incluírem pequenos negócios e empresas situadas em países em desenvolvimento. Além disso, podem ampliar a competitividade das organizações em mercados sensíveis aos aspectos sociais. Ações e estratégias relacionadas à gestão da cadeia de suprimentos de negócios precisam ser alinhadas ao conceito de RSC. Fornecedores precisam ser reorganizados e estimulados a produzirem produtos e serviços alinhados a essa nova preocupação da empresa compradora. Nada adianta a empresa compradora ter práticas de RSC, se os seus fornecedores não prezarem por práticas de RSC. Para isso, propõe-se a realização de um estudo causal, por meio de um experimento baseado em vinheta, com gestores do Brasil, EUA e do Reino Unido. A partir da manipulação das variáveis independentes, espera-se identificar como a pressão dos stakeholders, compliance e a reputação afetam a SFSR.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Vilmar Rodrigues Moreira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desempenho social de cooperativas de crédito
Resumo:
Um dos principais objetivos das cooperativas é fomentar o desenvolvimento econômico e social dos seus associados e, como consequência, contribuir para dinamizar a economia e o desenvolvimento de comunidades locais. Por isso, a mensuração do desempenho organizacional dessas entidades deve se dar em ambas as dimensões: econômico-financeira e social. Mas em muitos casos os conceitos relacionados a desempenho em cooperativas não encontram convergência na literatura, sobretudo em relação à dimensão social. Considerando que o pressuposto para a proposição de ferramentas e técnicas para auxiliar a análise de desempenho depende da adequada definição dos temas, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre desempenho em cooperativas. O tema análise de desempenho é considerado de grande importância no contexto das cooperativas, sobretudo pela necessidade de expansão das análises, ultrapassando os interesses de avaliação financeira e operacional e considerando outras dimensões alinhadas aos princípios cooperativistas, como por exemplo o desempenho social do relacionamento entre cooperativa e cooperados. O desempenho social das cooperativas pode ser relacionado às expectativas e necessidades dos cooperados. Com o crescimento acelerado das cooperativas de crédito nos últimos anos, essas organizações precisam se preocupar com a continuidade do seu alinhamento aos princípios cooperativistas, com o fomento à educação cooperativista e com o atingimento do desempenho cooperativo equilíbrio entre os desempenhos econômico-financeiro e social. O objetivo deste projeto é analisar como o desempenho social de cooperativas de crédito pode ser adequadamente abordado e medido, considerando as peculiaridades próprias deste tipo de organização e elencando os indicadores e métodos relevantes para sua avaliação.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
17/11/2022-30/11/2024
Vinícius Andrade Brei
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atlas de oportunidades: sistema de recomendação para identificação de oportunidades de criação ou expansão de negócios usando inteligência artificial e ciência de dados espaciais
Resumo:
A criação ou expansão de negócios é fundamental para a geração de emprego, renda e para a melhoria da qualidade de vida em qualquer país. Apesar dessa importância, 63,5% das novas empresas brasileiras fecham nos cinco primeiros anos (IBGE, 2020). Uma das razões para tal insucesso é a dificuldade dos empreendedores de encontrar dados gratuitos e acessíveis que facilitem a decisão de qual negócio abrir ou expandir e onde empreender. Esta pesquisa desenvolvida por uma rede de pesquisa internacional busca resolver este problema por meio da criação de um sistema público e gratuito na internet para recomendação de criação, expansão e localização de negócios. O sistema, denominado Atlas de Oportunidades, combinará dados públicos e privados, processando-os com ciência de dados espaciais e algoritmos de Inteligência Artificial. O projeto terá impactos teóricos, metodológicos e práticos. Em relação aos impactos teóricos, o projeto contribuirá para as teorias de estimação de potencial de mercado e de previsão de demanda, utilizadas em marketing para auxiliar na identificação de oportunidades de negócio, mas pouco aplicadas para alimentar sistemas de recomendação. Na metodologia, o projeto inova por combinar métodos de sistemas de recomendação, de ciência de dados espaciais e de Inteligência Artificial. Essa combinação será usada para coleta, tratamento, análise e disponibilização dos dados para a população. Em termos práticos, o Atlas de Oportunidades tem a ambição de se tornar uma fonte gratuita e rápida de informações para qualquer pessoa que queira abrir ou expandir um negócio no Brasil, aumentando a geração de emprego e renda no País por meio da maximização do impacto dos dados públicos oriundos de pesquisas que custam bilhões de reais à sociedade brasileira (ex: Censo, POF e PNAD). Portanto, o projeto amplificará os benefícios dos investimentos públicos em pesquisas já feitos pelo País para a população em geral, em especial para aqueles que querem empreender.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Vinicius Batista Santos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aplicabilidade do diâmetro da veia cava inferior como indicador clínico dos diagnósticos de enfermagem em pacientes com insuficiência cardíaca aguda
Resumo:
Introdução: A Insuficiência Cardíaca Descompensada (IC Aguda) está associada à manifestação de indicadores clínicos relacionados à retenção volêmica e ao baixo débito cardíaco. Esses sinais clínicos subsidiam a identificação de alguns diagnósticos de enfermagem (DE). O uso de dados mais objetivos, como exames laboratoriais, ou de exames de imagem tem permitido que os enfermeiros identifiquem os DE com maior precisão, porém não foram identificados estudos que utilizaram o tamanho e a distensibilidade da veia cava inferior avaliados pela ultrassonografia para subsidiar a identificação dos DE passíveis de serem identificados em pacientes com IC Aguda. Objetivo: Analisar as evidência de validade de construto clinico dos diagnósticos de enfermagem Volume Líquidos Excessivo (VLE, 00026), Tolerância à atividade diminuída (TAD, 00298) e Débito Cardíaco Diminuído (DCD, 00029) e a aplicabilidade do diâmetro da veia cava inferior como indicador clínico desses diagnósticos. Método: Estudo de validação de construto clínico diagnóstico que será será realizado nas unidades de Cardiologia de um hospital público universitário. Serão incluídos os pacientes hospitalizados por IC Aguda. A variável dependente será a presença e o número de características definidoras (CD) dos diagnósticos de enfermagem (DE) VLE, TAD e DCD e a variável independente o diâmetro e o grau de distensibilidade da veia cava inferior. As características definidoras serão avaliadas conforme as definições conceituais e operacionais validadas em outros estudos e será validada a definição conceitual e operacional da mensuração da veia cava inferior. Os pacientes serão avaliados até 12 horas da admissão hospitalar, 48 horas após a primeira avaliação e na alta hospitalar ou no 7º dia de internação. A presença dos diagnósticos de enfermagem será avaliado pelo método de análise de classe latente e será calculado a sensibilidade e especificidade de cada CD inclusive o diâmetro da veia cava inferior.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
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