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Colégio Pedro II
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Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
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Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
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Fundação Faculdade de Medicina
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Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
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Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Tecnologia
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Maria Aparecida Lima dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o novo ensino médio, a bncc e a bnc-fp
Resumo:
Nas últimas décadas, a política de formação de professores no Brasil vem passando por transformações que impactam os modos de pensar, planejar e organizar os projetos de cursos e seus currículos. Ao abandonar o paradigma da racionalidade técnica e adotar o paradigma da racionalidade prática, no início do século XXI, os dispositivos normativos criados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) disseminam um discurso sobre o papel do currículo, seja da Educação Básica, seja da formação inicial e continuada, que merece ser problematizado. Assumindo centralidade nas políticas educacionais e associado à noção de qualidade da educação, o currículo vem sendo instituído como o lugar que tem a função de diminuir os problemas e eliminar as desigualdades via regulação e controle do trabalho docente. Diante da necessidade de exacerbar as características dos inúmeros projetos e sujeitos que compõem essa arena de disputas, assim como o caráter articulado da mesma com reformas curriculares de inspiração neoliberal, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-FP), a equipe associada a esse projeto de pesquisa conduzirá investigação dos processos de formulação e implementação de políticas educacionais e curriculares voltadas ao Ensino Médio, assumindo como pontos de confluência a reforma decretada pela lei 13.415/2017 e observando, centralmente, de que maneira a organização em Áreas de Conhecimento dessa etapa da escolaridade incide na reestruturação da Educação Básica e da Educação Superior como um todo, cujos impactos na vida profissional de egressos e profissionais licenciados em atuação ainda não foram devidamente analisados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Aparecida Viggiani Bicudo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uma filosofia fenomenológica da educação matemática
Resumo:
Este projeto tem por meta dar um salto teórico ao retomar os estudos e as investigações realizadas, por quase quatro décadas, pelo grupo de pesquisa que coordeno, FEM - Fenomenologia em educação matemática (https://www.sepq.org.br/fem) a respeito de questões concernentes ao conhecimento matemático, olhadas da perspectiva da visão fenomenológica. Em específico, focar as investigações que os quatorze subgrupos, do projeto em desenvolvimento, credenciado na plataforma Lattes, está realizando a respeito desse mesmo tema. Trata-se de estudos sobre temas cruciais à Filosofia, à Educação e à Matemática, que já apresentam produtos diversificados e que precisam ser compreendidos e articulados, logicamente, em direção a uma teorização. O problema central da proposta é realizar uma meta-análise dos muitos estudos já desenvolvidos a respeito da realidade e da realidade dos objetos matemáticos, dos modos de conhecer articulados às compreensões de possibilidades de ensinar e de educar com ênfase na formação da pessoa, bem como na formação do professor de matemática, com vistas a realizar uma teorização explicitada em linguagem apropriada à filosofia da educação matemática. De modo sucinto, o objetivo deste projeto pode ser assim escrito: apresentar uma Filosofia Fenomenológica da Educação Matemática. A realização desse trabalho é plausível mediante um pensar junto de pesquisadores que estão comprometidos e envolvidos com os estudos já realizados e em realização pelo grupo, bem como com a filosofia da educação matemática. Isso requer encontros presenciais em que se realizará, em grupo, uma meta-análise dos estudos efetuados, bem como um pensar analítico e reflexivo sobre temas, que se evidenciaram nucleares à filosofia da educação matemática.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Augusta Rocha Bezerra
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
canção de ninar na redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal: ensaio clínico randomizado
Resumo:
A dor neonatal pode afetar negativamente o comportamento e a adaptação ambiental em recém-nascidos (RN). A longo prazo, tem sido associada a múltiplos resultados negativos, como o desenvolvimento de hipersensibilidade à dor. Entre os procedimentos dolorosos a que os RN são submetidos destaca-se a punção de calcanhar, que é frequentemente inserida nos cuidados de saúde de rotina, como o Programa de Triagem Neonatal Biológica. Diversos métodos não farmacológicos têm-se mostrado eficazes para o alívio da dor durante a realização de punção de calcanhar no período neonatal. Nesse contexto, a musicoterapia é uma alternativa apropriada para esses casos em que a linguagem verbal não se faz presente. A utilização da musicoterapia como alternativa não farmacológica para o manejo da dor causada pela punção de calcanhar ainda é um tema pouco estudado. A partir dessas considerações, estabeleceu-se a seguinte questão norteadora: qual a efetividade da canção de ninar para redução da dor durante a punção de calcanhar na triagem biológica neonatal? Dados de estudos anteriores indicam que a musicoterapia é capaz de reduzir a dor do recém-nascido. No entanto, esse é o primeiro estudo que comparará a redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal entre os RN que ouvirão canção de ninar cantada pelas mães (ao vivo), musicoterapeuta (gravada) e que não ouvirão canção de ninar. Portanto, o objetivo do estudo é avaliar a efetividade da canção de ninar para redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal. Para o alcance do objetivo proposto, realizar-se-á um Ensaio Clínico Randomizado. Os participantes serão distribuídos, de forma aleatória, em três grupos: Grupo intervenção 1 (composto por RN que ouvirão canção de ninar cantada pelas mães); Grupo intervenção 2 (composto por RN que ouvirão canção de ninar gravada pela pesquisadora - musicoterapeuta); e Grupo controle (composto por RN que não ouvirão canção de ninar).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Brigida de Miranda
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
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Currículo
Título do Projeto:
curarte - práticas cênicas para o bem-viver: estudos de gênero e feminismos nas artes da cena
Resumo:
O projeto de pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa Imagens Políticas e vincula-se ao Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Propomos a investigação de práticas no campo das Artes Cênicas aliadas aos estudos de gênero e aos feminismos na construção de metodologias artísticas, formativas e de pesquisa. Quais são as metodologias historicamente utilizadas nos estudos de gênero e nos feminismos, quais achados contemporâneos e locais podem permear as Artes da Cena, e conversamente como práticas teatrais feministas podem contribuir para os feminismos como movimentos sociais? A hipótese é que os estudos de gênero e os feminismos em diálogo com as Artes Cênicas podem contribuir na elaboração de dramaturgias e espetáculos, gerando práticas de criação cênica e conteúdos bibliográficos. Miranda, Lyra e Jacobs, que compõem este projeto, são pioneiras nas pesquisas acadêmicas ao entrelaçar as práticas teatrais aos estudos de gênero e feminismos. Miranda estabeleceu a primeira pesquisa acadêmica no Brasil na área em 2006 na UDESC e a partir de 2008 no PPGT da UDESC. Os PPGs da UDESC e da UERJ, têm sido fertilizados por pesquisas teóricas e práticas, publicação de artigos, livros, organização de mostras, seminários temáticos. Observa-se a consolidação dessas ações na Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas com a fundação do Grupo de Trabalho (G.T.) Mulheres da Cena em 2018 pelas profas. Miranda e Lyra junto às colegas Dodi Leal (UFSB), Lucia Romano (UNESP) e Lígia Tourinho (UFRJ). Ainda destacamos as orientações no PPGT da Dra. Franzoni no campo da antropologia, gênero e teatro e pesquisadoras que trazem para o teatro as vivências dos movimentos sociais como é o caso da Dra. Polidoro e das Mestras Costa e Santos. Esse breve histórico indica um campo de produção acadêmica consistente na área investigada, do qual as pesquisadoras deste projeto são protagonistas e pioneiras.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Mon Feb 26 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Maria Caramez Carlotto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
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Currículo
Título do Projeto:
determinantes da politização feminina: uma análise da trajetória social, política e escolar das deputadas federais eleitas em 2022
Resumo:
O projeto propõe analisar a trajetória de mulheres que se elegeram deputadas federais em 2022, identificando determinantes do seu processo de politização. A pesquisa parte da literatura que constata o déficit de representatividade de raça e gênero na política institucional brasileira, mas busca inverter o olhar predominante dos limites para os determinantes da politização feminina, bem como de trajetórias bem-sucedidas de mulheres na política, inclusive de mulheres negras. Para tanto, a pesquisa se desdobra em três eixos. O primeiro busca analisar o peso dos determinantes sociais, em particular a experiência de classe, raça e gênero no processo de engajamento político de mulheres. O segundo analisa os determinantes propriamente políticos, com foco na relação dessas mulheres com partidos políticos e movimentos sociais que se fortaleceram na última década, em especial o movimento negro, feminista e o (neo)conservadorismo. Por fim, um terceiro eixo analisa os determinantes culturais, expressos na relação entre escolarização feminina e política, com foco no impacto da trajetória escolar na entrada e permanência na vida política. A hipótese central é que o processo de engajamento das mulheres na política institucional varia conforme a origem social (determinantes sociais) e o processo de politização stricto sensu (determinantes políticos), mas todas as trajetórias têm em comum o peso da hiperescolarização relativa. Metodologicamente, a pesquisa consiste em: 1/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres candidatas ao cargo de deputada federal na eleição de 2022, comparando com o perfil de homens candidatos na mesma eleição; 2/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres eleitas deputadas federais em 2022, comparando com o perfil de homens eleitos; 3/ reconstruir, por meio de entrevistas qualitativas, a trajetória das deputadas federais eleitas em 2022.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Carmen Aires Gomes
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
enredando o caleidoscópio no debate sobre as relações entre discurso, pobreza menstrual, meio ambiente e ciência em escolas de ensino médio no brasil
Resumo:
O problema multidimensional da pobreza e dignidade menstrual em contextos brasileiros orienta esta proposta, que objetiva produzir evidências e saberes identificados em discursos sobre tal realidade, a fim de gerar subsídios para proposições de ações inovadoras para o enfrentamento dos problemas desencadeados pela falta de direitos dos corpos que menstruam em práticas escolares em 5 regiões do Brasil. Por meio da pesquisa etnográfica discursivo-crítica serão geradas as evidências científicas para a proposição de ações sobre educação menstrual em escolas, a partir de práticas de letramento crítico. Os objetivos gerais são: articular grupos de pesquisa em discurso, estudos de letramento, estudos de gênero, educação e saúde, políticas públicas críticas, por meio da formação de rede de pesquisa transdisciplinar decolonial e crítica; identificar e analisar os discursos, por meio de narrativas sobre as experiências e vivências de pessoas que menstruam sobre pobreza menstrual em práticas socioescolares em 5 regiões do Brasil; produzir evidências científicas que possam subsidiar a gestão de políticas públicas e a transferência de conhecimento sobre a pobreza menstrual; produzir eventos e práticas de letramento sobre educação menstrual em escolas da rede pública; desenvolver tecnologias sociais, de informação e comunicação para circulação dos conhecimentos produzidos na rede, incluindo cadernos de orientação para políticas públicas, formação de agenda, mini documentários, podcasts; promover a internacionalização entre as universidades e centros de pesquisa com experiência no tema.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Carolina Accioly Brelaz de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
modelos cutâneos 3d imunocompetentes para estudo da leishmaniose tegumentar: desenvolvimento, testagem e aplicação
Resumo:
A leishmaniose tegumentar (LT) constitue um problema de saúde pública que afeta a produtividade e a saúde das pessoas. Existem importantes limitações no seu entendimento e tratamento e casos de resistência a terapêutica atual já foram reportados. Anualmente ocorrem cerca de 1,3 milhões de novos casos de LT no mundo com 20.000 a 30.000 mortes registradas, ameaçando populações rurais e, sobretudo no contexto atual, populações urbanas. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas e, em Pernambuco, incide em todas as regiões, tendo tido um aumento no número de diagnósticos devido a pandemia do COVID-19. A LT pode variar desde lesões únicas na pele, autolimitadas, até múltiplas lesões ou mesmo disseminadas pelo corpo. O tratamento existente apresenta alta toxicidade, diversos efeitos colaterais e casos de resistência já foram reportados, tornando evidente a necessidade de novas abordagens terapêuticas. Em vista da complexidade que esta doença se apresenta e da limitação das terapias medicamentosas, estabelecer critérios de entendimento do seu desenvolvimento, resistência e tolerância, associando técnicas modernas de triagem de moléculas é cada vez mais desafiador. Ainda não existem trabalhos utilizando modelos dérmicos para triagem de fármacos na leishmaniose tegumentar. Dessa maneira, ao desenvolver, testar e aplicar dois modelos de pele em 3D que incluem ainda componentes imunológicos, esperamos contribuir no entendimento da doença (relação parasito x hospedeiro) e na triagem e seleção de novos compostos leishmanicidas mais eficazes e com maior eficiência
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Carolina Accioly Brelaz de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação dos mecanismos citotóxicos, supressores e metabólicos envolvidos com a imunopatogênese da leishmaniose tegumentar humana com modelos in vitro e com culturas em 3d
Resumo:
A leishmaniose tegumentar (LT) é um problema de saúde pública mundial, especialmente no Brasil. A resposta imune tem um papel crucial para cura clínica da doença ou para sua progressão, mas é pouco compreendida, e não há um consenso sobre o envolvimento das células NK, NKT e T. Essas células são associadas com mecanismos de proteção, supressão e susceptibilidade à doença. Trabalhos sugerem que essas células podem apresentar um perfil de exaustão e senescência, relacionados a uma menor capacidade proliferativa, estimulatória e maior potencial citotóxico e inflamatório, sendo associadas positivamente com o tamanho da lesão. Recentemente, estudos sobre imunometabolismo investigam essa complexidade e demonstraram que este é essencial para a regulação imune, onde o parasita é capaz de modulá-lo. Dessa forma, vamos trabalhar com pacientes e, visando complementar os estudos e gerar um melhor conhecimento das interações da Leishmania com as células, utilizaremos também um modelo inovador de organoide, avançando a compreensão da imunopatogênese da LT. A hipótese desse trabalho é que a gravidade da doença está associada a citotoxicidade, excesso de inflamação e expressão combinada de moléculas regulatórias e co-inibitórias, em células NK, NKY e linfócitos T, que reduzem a capacidade efetora celular alterando o seu metabolismo e favorecendo a sobrevivência parasitária. Considerando a ausência de trabalhos que investigam a resposta imune em pacientes com LT demonstrando a presença dessas células e simultaneamente seus marcadores, associando isso ao perfil metabólico e a interação da Leishmania com o hospedeiro em um modelo de organoide de pele imunocompetente, nosso trabalho é inédito. Faremos isso através de técnicas moleculares, imunológicas e histológicas. Este projeto ajudará na compreensão dos mecanismos citotóxicos, supressores e metabólicos da LT, fornecendo uma base científica para o desenvolvimento de novas abordagens de tratamento e de estratégias profiláticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Carolina Blassioli Moraes
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
identificação de novos semioquímicos de plantas e insetos e formulações para o controle eficiente de pragas agrícolas.
Resumo:
No Brasil e, na maior parte das áreas agrícolas no mundo, o manejo e controle de pragas nas culturas como soja, milho, pastagens, algodão e outras, seja no agronegócio como da pequena e média agricultura, está amplamente baseado no uso intensivo de pesticidas. Esse uso intensivo vem causando graves problemas ao meio ambiente, a saúde do homem, e aos negócios, uma vez que barreiras sanitárias impostas por países da Europa e dos EUA limitam a exportação desses produtos. Assim, o desenvolvimento de novas técnicas para manejo integrado de pragas que sejam mais sustentáveis e verdes, como o controle biológico e os semioquímicos, vem sendo cada vez mais explorado. Portanto, esse projeto pretende identificar feromônios de insetos-praga que ainda não foram, ou foram, parcialmente elucidados, como o feromônio do percevejo das pastagens Blissus sp, do curculiniodeo Euscepes postfasciatus praga da batata doce, e do percevejo barriga verde Dicereaus melacanthus praga da soja e milho. Também será realizada a prospecção de compostos voláteis das plantas hospedeiras que podem agir como atrativos ou repelentes. A meta é ter um conjunto de moléculas semioquímicas com comprovada eficácia para o manejo do comportamento dos insetos-pragas, seja para repelência e ou atração, e com estas moléculas desenvolver sistemas de controle baseado em semioquímicos. Para o desenvolvimento de uso é necessário ter métodos eficientes de aplicação dos semioquímicos, assim esse projeto também irá desenvolver sistemas de liberação lenta de semioquímicos usando bipolimeros de celulose e quitosana com formulação líquida para a aplicação por spray. Nestes estudos serão utilizadas moléculas de feromônio já identificados e que estão disponíveis no nosso laboratório, como o feromônio do percevejo marrom Euschistus heros, do percevejo Piezodorus guildinii e do percevejo do arroz Tibraca limbativentris e Oebalus poecilus.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Cátira Bortolini
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
predição de fenótipos de comportamento adaptativos em primatas usando aprendizado de máquina
Resumo:
Nosso grupo de pesquisa obteve sucesso ao identificar variantes funcionais com significado evolutivo no sistema do neuro-hormônio oxitocina (OXT) em macacos Platyrrhini, desafiando o paradigma da conservação da OXT em mamíferos placentários. Duas dessas variantes (Pro8OXT e Val3Pro8OXT) presentes em micos e saguis (Callitrichinae), foram associadas à monogamia social, cuidado paterno e parto gemelar, fenótipos raros em primatas. Nossos estudos também revelaram co-evolução entre essas variantes e receptores cognatos, do tipo GPCRs. Demonstramos um sistema natural com relevância adaptativa, onde o ligante (Pro8OXT ou Val3Pro8OXT) pode modular diferencialmente a sinalização intracelular através da mesma GPCR (agonismo com seletividade funcional), um conceito novo e relevante incluindo para indústria farmacêutica, devido à importância das GPCRs. Nossos estudos com ratos tratados com essas variantes mostraram cuidados parentais diferentes do usual. Mas há exceções. Sapajus libidinosus possui Pro8OXT, mas é uma espécie não monogâmica, e os machos não cuidam dos filhotes. Porém são tolerantes, permitindo a observação e aprendizado de comportamentos adaptativos por jovens. Assim uma mutação pode ter um efeito altamente específico na afinidade do receptor pelo ligante e, ao mesmo tempo, alterar a estabilidade e/ou funcionalidade do complexo, requerendo mutações de acordo com pressões seletivas específicas, indicando o papel da epistase. Vale lembrar que adaptação de curto prazo dentro das populações (microevolução) depende de efeitos genéticos aditivos, enquanto as interações entre genes (epistasia) são fundamentais para a evolução de longo prazo (macroevolução). O presente projeto busca desenvolver ferramentas analíticas capazes de identificar o repertório genético por trás de comportamentos sociais táxon-específicos em primatas e também gerar dados genômicos de uma população de Sapajus libidinosus da Serra da Capivara, conhecida por sua cultura de uso de ferramentas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Celeste Gonçalves Vidigal
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
melhoramento genético do feijão comum: identificação e mapeamento de loci de resistência a doenças
Resumo:
O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma das culturas mais importantes para o consumo humano, fazendo parte da alimentação diária dos brasileiros. A produtividade média desta cultura tem sido afetada por influência de incidência de doenças. A antracnose e mancha angular, causadas pelos fungos Colletotrichum lindemuthianum e Pseudocercospora griseola, respectivamente, consistem nas principais doenças da cultura do feijão comum, causando danos expressivos na produtividade. O mapeamento de genes de resistência é fundamental em programas de melhoramento de plantas uma vez que permite o desenvolvimento de ferramentas moleculares para introdução dessas características em novas cultivares. Dessa forma, o presente projeto tem por objetivos principais: a) Mapear os genes Co-Bf, Co-Pa e Co-12 de resistência à antracnose presente nas cultivares Beija Flor, Paloma e Jalo Vermelho, respectivamente, via fenotipagem de famílias F2:3 e genotipagem utilizando o Beadchip com 11.292 SNPs e identificar genes candidatos responsável pelo controle da resistência; b) Desenvolver linhagens endogâmicas recombinantes (F2:7) do cruzamento Awauna UEM/ IPR Uirapuru com resistência genética à antracnose, arquitetura e elevada produtividade de grãos, e realizar genotipagem utilizando o Beadchip e mapear QTLs; e, c) Identificar fontes de resistência ao C. lindemuthianum e à P. griseola por meio de testes fenotípicos utilizando inoculações e ou genotipando com marcadores moleculares cultivares tradicionais coletadas em diversas regiões do Brasil. Mediante o exposto, o presente projeto tem a finalidade dar continuidade a linha de pesquisa em melhoramento do feijão comum visando a obtenção de cultivares resistentes e identificação de novas fontes de resistência à antracnose, as quais vêm sendo conduzidas pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Célia Leme da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
processos de validação em contextos de geometria: histórias e articulações com a formação de professores
Resumo:
O projeto insere-se no campo de pesquisa da História da Educação Matemática (HEM), tomando como foco de investigação os processos de validação na geometria em tempos passados (segunda metade do século XX e início do século XXI), visando produzir histórias que subsidiem a formação de professores que ensinam Matemática (FPM). Pesquisas na área da Educação Matemática têm apontado a complexidade associada à questão da validação matemática, de provas e demonstrações em geometria em diferentes contextos e níveis escolares. A questão norteadora é: quais elementos podem ser evidenciados na organização e sistematização de processos de validação em geometria no decorrer da segunda metade do séc. XX e início do séc. XXI? E mais: quais as possíveis articulações de tais resultados produzidos com a FPM. As principais fontes de investigação são as normativas educacionais da Educação Básica e da FPM, livros didáticos, apostilas utilizadas em práticas pedagógicas e entrevistas com professores e ex-alunos. O trabalho apoia-se em bases teórico-metodológicas vindas da História Cultural, mobilizando particularmente os conceitos de apropriação (Chartier), cultura escolar (Julia), matemática do ensino (Valente), história oral (Garnica). Aposta-se no cotejamento de diferentes fontes de pesquisa, níveis de ensino e estados do país, de modo a produzir uma representação mais plausível sobre o passado dos processos de validação em geometria. Considera-se que a produção de narrativas historiográficas tragam contribuições significativas tanto à HEM como para o âmbito da FPM. A proposta mostra-se exequível e pertinente, tendo em vista que a equipe tem experiência anterior de trabalho, pesquisa e de publicação em conjunto, envolvendo os cinco pesquisadores de quatro estados diferentes, e, ainda, o fato da coordenação ter larga experiência em projetos de pesquisa financiados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Célia Portella
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
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Currículo
Título do Projeto:
otimização de sistemas aquapônicos utilizando energia fotovoltaica e biorremediação com macrófitas, visando sustentabilidade e circularidade
Resumo:
A aquicultura é a atividade de produção animal que mais cresceu nos últimos anos. Porém, práticas convencionais envolvem riscos de impactos ambientais devido aos efluentes com altas concentrações de matéria orgânica, nitrogênio e fósforo. A aquicultura moderna busca minimizar efeitos negativos, aumentando a produtividade e reduzindo impactos pela redução do volume de água e de resíduos, reaproveitamento/reciclagem de recursos, e eficiência energética. A aquaponia é uma produção integrada que combina aquicultura com hidroponia, envolvendo processos microbiológicos, em que a água de aquicultura rica em nutrientes é usada para irrigação e nutrição de plantas, favorecendo o aproveitamento praticamente integral da ração, manutenção da qualidade da água e crescimento dos vegetais. Porém, é altamente dependente de eletricidade para operação. Reunimos um time de especialistas do Brasil e exterior para otimizar os sistemas aquapônicos com peixes nativos, introduzindo inovações como o uso de energia fotovoltaica, e a lentilha dágua Lemna miror para biorremediação da água e produção de bioprodutos. Objetivamos: otimizar sistemas aquapônicos permanentemente acoplado ou acoplado sob demanda abastecidos por energia fotovoltaica e em diferentes temperaturas; integrar cultivo de lentilha nos sistemas e estudar seus efeitos na biorremediação da água; usar essa biomassa na alimentação e nutrição dos peixes, e estudar seus efeitos sobre a produção de hortaliças, e para produção de biogás e biofertilizante; avaliar o estado nutricional e a saúde dos peixes suplementados com lentilha; avaliar o biofertilizante para produção de hortaliças; avaliar economicamente a energia fotovoltaica para operação dos sistemas; criar modelos matemáticos que representem as inovações; e analisar a sustentabilidade dos sistemas aquapônicos (ciclo de vida e emergética). Uma série de experimentos e análises colaborativas entre os pesquisadores e estudantes estão previstas para o alcance dos objetivos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Claudia Costa Irigoyen
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
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Currículo
Título do Projeto:
efeitos da desnervação renal em ratos espontâneamente hipertensos e normotensos: repercussões funcionais e nos vasos de resistência e sistema nervoso autonômico
Resumo:
Diversos estudos clínicos vêm sendo conduzidos desde que a desnervação renal bilateral (DRB) se tornou uma alternativa para o tratamento da hipertensão. Os primeiros, Symplicity HTN-1 (estudo não randomizado) e o Symplicity HTN-2 (estudo randomizado), concluíram que a DRB é um procedimento livre de complicações induzindo uma queda sustentada da pressão arterial (PA, sistólica e diastólica) durante os três anos de acompanhamento de hipertensos resistentes. Estudos posteriores apresentaram, entretanto, resultados controversos, dando origem a uma segunda geração de pesquisas sobre DRB. Atualmente, devido à existência de múltiplos ensaios controlados por placebo, foi possível estabelecer a segurança e eficácia da DRB induzida de diferentes formas (cateter ou radiofrequência), respaldando a inclusão da DRB como uma alternativa de tratamento em pacientes adultos com hipertensão resistente criteriosamente selecionados. Todavia, os mecanismos envolvidos nas alterações que levam à queda sustentada de PA, bem como o impacto em lesão de órgãos alvo, ainda não são conhecidos e são fundamentais para evolução do conhecimento e da terapêutica nesta área. Considerando que a hipertensão está associada à lesão de órgãos alvo e maior mortalidade cardiovascular, testamos a hipótese que a desnervação dos nervos simpáticos renais está associada a melhora da modulação autonômica e redução de inflamação e estresse oxidativo em tecidos alvo (coração, rim e vasos), com impacto positivo em desfechos. Desta forma, avaliaremos a PA e a modulação autonômica da circulação em animais normotensos e espontaneamente hipertensos (SHR), 30 dias após a DRB, assim como alterações na função contrátil e no relaxamento dos vasos de resistência, em parâmetros histológicos vasculares e morfofuncionais cardíacos, na função renal e no perfil inflamatório e de estresse oxidativo no coração, rins e vasos.
Instituição/UF/País:
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - SP - Brasil
Vigência:
Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
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Currículo
Título do Projeto:
protagonismo e desafios das cidades brasileiras sobre as mitigações das mudanças climáticas: construção de estratégias de adaptação, governança e justiça ambiental - experiências brasil, moçambique, colômbia e espanha.
Resumo:
No enfrentamento das mudanças climáticas, buscando estratégias de adaptação, governança e justiça ambiental. A proposta contempla como objetivos a) analisar e, desenvolver técnicas e métodos para planejar e consolidar cidades sustentáveis, bem como contribuir na elaboração de mecanismos jurídicos para integração da governança climática nas cidades sustentáveis e a implementação dos direitos sociais e ambientais das populações vulneráveis nas cidades face às mudanças climáticas no contexto brasileiro, compartilhando experiências entre pesquisadores do Brasil, Colômbia, Moçambique e Espanha. b) A problemática centra-se na falta de metodologia para planejar e executar estratégias de adaptação nas cidades brasileiras a partir do arcabouço legal, das tecnologias, da infraestrutura e mitigações das mudanças climáticas. Como hipótese: Coletando dados para adoção de estruturas jurídicas flexíveis e inclusivas, aliada a mecanismos de participação pública robustos, pode fortalecer a integração da governança climática nos planos diretores municipais, proporcionando maior proteção dos direitos das populações vulneráveis e alcançando uma abordagem mais equitativa diante dos desafios das mudanças climáticas nas cidades brasileiras. Tem-se a plausibilidade considerando as tendências recentes de reconhecimento da importância da governança climática e da inclusão das populações vulneráveis nas políticas públicas, com abordagens mais flexíveis e participativas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, reconhecendo que a colaboração entre diferentes atores, incluindo comunidades locais. A metodologia contempla o método indutivo e técnicas de levantamento de dados das cidades brasileiras, com as devidas contribuições das cidades espanholas, colombianas, moçambicanas e espanhola.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
Vigência:
Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Cláudia Santos da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
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Currículo
Título do Projeto:
importância das vesículas extracelulares como biomarcadores para a avaliação prognóstica e presença de metástases em câncer de mama
Resumo:
O câncer de mama é a neoplasia mais comum em mulheres, com cerca de 2,2 milhões de casos registrados no mundo em 2020. Trata-se de uma doença heterogênea, onde a busca por novos biomarcadores de prognóstico é necessária. Proteínas como o ligante de morte celular programada 1 (PD-L1) e o antígeno 4 associado a linfócitos T citotóxicos (CTLA-4) vêm sendo estudadas no câncer de mama como alvo de tratamento, pois a sua expressão em células tumorais contribui com a imunossupressão e a progressão da doença, o que confere um pior prognóstico. Além das células tumorais, os biomarcadores de prognóstico podem ser avaliados na superfície de vesículas extracelulares (VEs) circulantes, onde estão relacionados com a iniciação e progressão da doença. Este projeto tem como objetivo avaliar a importância da detecção de VEs no sangue periférico (SP) de mulheres com câncer de mama como um biomarcador de prognóstico e metástase. As VEs serão isoladas do plasma de pacientes com câncer de mama e indivíduos saudáveis (controle) e caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura e citometria de fluxo. Será avaliada a expressão de PD-L1 e CTLA-4 na superfície das VEs e de linfócitos T. A expressão dessas proteínas será correlacionada com o prognóstico da doença, presença de metástase e células circulantes CK-19+. Também será avaliada por citometria de fluxo a maturação e ativação de células T circulantes. A identificação dessas proteínas em VEs pode trazer informações a respeito da carcinogênese, do prognóstico e de alvos terapêuticos, pois já existem tratamentos direcionados para essas proteínas. Os resultados deste projeto podem contribuir para o aumento da sobrevida das pacientes com câncer de mama. Esta proposta consolida a interação da pesquisa e assistência médica integral à saúde do paciente, bem como a implantação de metodologias que garantam o desenvolvimento de projetos tecnológicos, com resultados de impacto e formação de estudantes de graduação e pós-graduação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Conceição Oliveira Costa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
distribuição espacial e temporal da mortalidade materna e neonatal de mães adolescentes e adultas jovens e fatores associados: investigação multicêntrica em regiões brasileiras
Resumo:
No Brasil, apesar do declínio da mortalidade materna e infantil, nas últimas décadas, os coeficientes de mortalidade permanecem elevados, especialmente em grupos específicos, como mães adolescentes e filhos, ressaltando que as principais causas de óbitos maternos e neonatais são por causas evitáveis e de possível intervenção pelo Sistema de Saúde. A mortalidade materna e neonatal constitui grave problema de saúde pública, que reflete o índice de desenvolvimento de uma região e a falta de investimentos em políticas públicas direcionadas aos grupos mais vulneráveis. As complicações relacionadas à gestação, parto e puerpério são responsáveis pela maioria das causas evitáveis de óbitos de adolescentes e o risco de morte materna é superior, em comparação àquelas com mais de 20 anos. Na presente proposta, o problema geral de pesquisa engloba investigação espaço-temporal sobre mortalidade materna e neonatal de mães adolescentes, em diferentes regiões do Brasil (2010-2021); análises dos fatores determinantes da mortalidade materna; além da correlação entre Coeficientes de Mortalidade Neonatal/CMN, no estado da Bahia (2011-2020). O Projeto submetido integra dois Subprojetos, que utilizam ferramentas distintas de investigação: o Subprojeto I envolve, na primeira etapa, estudo ecológico misto espacial e temporal (2010-2021), sobre mortalidade materna entre adolescentes, segundo diferentes regiões do Brasil; e, na segunda etapa, estudo transversal, com modelo hierárquico, para investigar fatores determinantes dos óbitos maternos de adolescentes, em 2021. O Subprojeto II também será desenvolvido em etapas: na primeira, análise temporal dos óbitos neonatais (precoce 0-6 dias e tardio 7-27 dias) de mães adolescentes e adultas jovens, no estado da Bahia (2011-2020); na etapa II, análise de correlação entre o CMN, com variáveis obstétricas e do RN (LEAL et al., 2018; IPEA, 2019; MARTINS et al., 2011; UNICEF, 2011).
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Cristiane Barbosa Galvão
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
barreiras e facilitadores para usos da classificação internacional de doenças por profissionais de saúde no brasil
Resumo:
As classificações possuem um lugar de grande importância para sistematização dos dados e informações. No campo da Saúde, um marco relevante para o uso de classificações foi a lista de causas de morte em Londres desenvolvida por Graunt no Século XVI. Deste embrião, surgiu a Classificação Internacional de Doença e Problemas Relacionados à Saúde (CID), desenvolvida e consolidada com o apoio de diversas instituições internacionais, entre as quais a Organização Mundial de Saúde. A CID é empregada no estabelecimento de diagnósticos, para representar a informação sobre doenças em prontuários de pacientes e sistemas de informação em saúde institucionais, regionais, nacionais e internacionais. Até o momento, a CID contou com onze revisões para sua atualização que expressam a evolução do conhecimento científico em Saúde, as mudanças sociais e culturais, mas também mudanças impostas pelos avanços tecnológicos. Tanto é assim que a CID-11, a ser implantada pelos países a partir de 2022, é totalmente desenvolvida para o uso em ambientes digitais de informação em saúde, evoluindo de uma classificação pré-coordenada para uma classificação pós-coordenada. Pela importância da CID, poder-se-ia imaginar que todos os profissionais de saúde a conhecem em profundidade e sabem usá-la. No entanto, alguns estudos anteriores ponderam que existe um potencial desconhecimento em como usar a CID e em como aplicá-la no fazer clínico diário, fato que pode trazer várias implicações para a assistência do paciente, estatísticas de doenças, gestão da saúde e estabelecimentos de políticas públicas. Assim, este estudo tem por objetivo fazer um mapeamento nacional sobre o uso da CID por profissionais da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), identificando barreiras e facilitadores de seu emprego no contexto brasileiro que possam subsidiar ações para o melhor uso da CID no território nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
espaços expositivos de arte contempor nea, diálogos com ambientes virtuais de formação
Resumo:
Considerando que a pandemia do SARS-CoV-2, alterou a organização escolar, como apontam Fonseca da Silva, Oliveira e Perini (2021), ressaltamos esse como um tema de estudo prioritário. Nos anos de 2020/2021 novas formas de aprendizagem se constituíram no cenário da educação brasileira e internacional a partir de um aporte remoto para a educação. Inicialmente muitas dificuldades surgiram, não só no contexto escolar, como também no cenário da produção artística. Entre elas, destacamos a falta de recursos, a carência de editais e de espaços expositivos abertos para veiculação da produção, acarretando desigualdades sociais profundas para um setor da sociedade que já convivia com condições precárias de subsistência. No âmbito escolar, dois problemas se agudizaram: a falta de investimentos na melhoria das condições de trabalho do professor e a carência do debate acerca dos uso das tecnologias nos processos artísticos e tecnológicos nas próprias licenciaturas, pois embora tenhamos expoentes no Brasil, Argentina e Portugal que se dedicam há décadas à produção artística no âmbito tecnológico, a tradição artística que vigora nas práticas escolares como atividade principal se afasta do uso das tecnologias. Neste sentido, o projeto pretende contribuir para essa desmistificação do uso das tecnologias, assim como sistematizar materiais e divulgar a produção artística existente que utiliza aparatos tecnológicos nos cursos de licenciatura e nas formações de professores de Arte. Para executar o projeto, pretendemos coletar dados com os professores, analisar as plataformas de aprendizagem utilizadas na educação básica, sistematizar as produções tecnológicas e artísticas de um conjunto de instituições culturais, produzir materiais e debatê-los com os professores, a fim de engajá-los na produção de novas formas de ensino e aprendizagem. O projeto conta com apoio do projeto em rede Observatório no âmbito do Ensino de arte, a rede Laifopa (américa Latina) a rede Visível de Portugal.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Tue Jan 02 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Cristina Dias Tavares
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
.contribuição para a área de transitórios eletromagnéticos em sistema de potência com foco no objetivo de desenvolvimento sustentável 07
Resumo:
O sistema elétrico brasileiro deverá crescer significativamente nos próximos anos e é importante capacitar novos pesquisadores para que possam atuar nos projetos de expansão do sistema, especificamente na área de estudos de transitórios eletromagnéticos. A matriz energética brasileira sofrerá grandes mudanças, com o aumento da geração de energia através de fontes renováveis intermitentes, como a solar e a eólica. Novas linhas de transmissão deverão ser construídas e integradas ao Sistema Interligado Nacional, sendo essencial que os novos engenheiros, pesquisadores e professores sejam capacitados para operar e propor soluções de menor custo e alta eficiência, de modo a reduzir o custo da energia gerada. Especificamente sobre eletrificação de comunidades isoladas, o grupo desenvolve pesquisa sobre extração de energia da região no entorno das linhas de transmissão através da construção de linha coletora. O sistema pode ser construído na vizinhança de linhas acima de 230 kV e gerar potência da ordem de 100 kW sem perturbar a segurança e a confiabilidade do sistema de transmissão. Esta tecnologia atende comunidades distantes até 50 km do eixo da linha de transmissão. Uma das pesquisas do grupo consiste no desenvolvimento de linhas de transmissão de um ou mais circuitos por torre, com alta capacidade de transmissão e baixo custo, além de faixa de servidão mais estreita. Esta tecnologia reduz o impacto ambiental da construção de novos corredores de transmissão de energia. Outra pesquisa consiste na transmissão em muito longa distância sem subestações intermediárias em corrente alternada, o que também resulta em custo muito menor do sistema de transmissão. Todos os equipamentos podem ser produzidos no Brasil. Pesquisas envolvendo métodos de religamento das linhas após a ocorrência de defeitos em tempos muito menores dos que os praticados usualmente são muito importantes para reduzir o impacto das perturbações no sistema interligado.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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