Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre dos Santos

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • monitoramento remoto de formigas cortadeiras em plantios de eucalipto em larga escala aplicado a big data espacial com o uso de computação em nuvem
  • O Brasil é um dos maiores produtores de polpa de celulose e papel do mundo e tem mais 7 milhões de hectares de florestas de eucalipto para suprir essa produção. As formigas cortadeiras são um dos maiores problemas na produção dessas florestas, pois desfolhas as plantas e reduzem a sua capacidade fotossintética. O controle dessas pragas deve ser precedido pelo monitoramento das suas populações para reduzir o custo e a quantidade de inseticida aplicada, mas os métodos de amostragem atualmente empregados necessitam de muita mão de obra e tempo, justificando o desenvolvimento de novas metodologias de monitoramento de formigas cortadeiras, mais rápidas, precisas e com menor custo. Imagens de sensores remotos são muito utilizadas atualmente no monitoramento de diferentes pragas na agricultura e florestas em todo o mundo, mas não para as formigas cortadeiras. Porém, as desfolhas causadas por essas formigas alteram a estrutura e a refletividade das plantas, permitindo a identificação das injúrias dessas formigas por meio dessas imagens. O objetivo deste projeto será o desenvolvimento de um processo operacional para o monitoramento espacial de formigas cortadeiras em larga escala com o uso de técnicas de aprendizado de máquina ou machine learning (ML) aplicadas a um big data constituído por imagens de satélite com o emprego de máquinas virtuais (VM) em ambiente de nuvem. O desenvolvimento dessa nova ferramenta tecnológica aplicada ao manejo integrado de pragas permitirá a antecipação do processo de tomada de decisão para estes insetos-praga, redundando em redução de perdas na produção, custos de controle e impactos ambientais.
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Wed May 03 00:00:00 BRT 2023-Fri Oct 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Alexandre Fernandes Perazzo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estratégias de sistemas integrados de produção e conservação de forragens para o aumento da capacidade de suporte de unidades familiares do semiárido
  • A atividade agropecuária no Nordeste do Brasil é extensiva e descontínua, caracterizado por baixo nível tecnológico e dependência da vegetação da Caatinga. Isso afeta a produtividade de leite e carne devido à escassez de forragem de baixo valor nutritivo. A economia local é baseada na agricultura familiar, porém, muitos vivem em extrema pobreza. O conceito de "produção agrícola sustentável" tem ganhado destaque, impulsionando sistemas integrados de Agricultura-Pecuária-Floresta (ILPF). Esses sistemas buscam recuperar áreas degradadas e produzir de forma sustentável. No Nordeste, a pesquisa em ILPF é incipiente, mas promissora. É crucial adaptar os modelos de ILPF à região, usando estratégias específicas e plantas adaptadas. Serão conduzidos ensaios experimentais tendo como base o cultivo de 5 forrageiras perenes e duas anuais: Palma forrageira (Opuntia sp. e Nopalea sp.), Gliricídia (Gliricidia sepium), Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth), Pornunça (Manihot sp. – Euphorbiaceae), e Moringa (Moringa oleífera) em espaçamento de 2,0 m (plantas) x 3,5 m (linhas) e semeados nas entrelinhas com as culturas anuais. As forrageiras perenes serão consorciadas com Sorgo BRS Ponta Negra (Sorghum bicolor L) e Milho variedade Saboroso (Zea mays) com espaçamento de 0,5m x 0,16m para consorciação com sorgo e 0,5m x 0,25m para consorciação do milho. O experimento 02 terá plantas forrageiras provenientes do experimento 1 para produção de silagens mistas adotando a tecnologia da conservação de forragens para sistemas integrados do Semiárido. Serão 14 ensaios experimentais de silagens mistas utilizando níveis de inclusão de misturas de plantas visando fornecer soluções tecnológicas de silagens de qualidade utilizando plantas adaptados do Semiárido. As principais metas são disponibilizar para os produtores soluções tecnológicas de adoção de consórcio, e desenvolver tecnologicamente para sociedade mais de 22 modelos de silagens mistas.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Fernandez Vaz

Ciências Humanas

Educação
  • teoria crítica, racionalidades e educação vi: estudos para a compreensão do tempo presente
  • A proposta pretende fazer prosseguir o programa de pesquisa que temos desenvolvido desde 2005, com apoio do CNPq (Editais Universais, bolsas PQ e diversos outros financiamentos), que procura desenvolver uma Teoria Crítica do presente com interesse na e para a educação. Isso vem se efetuando pelo constante reexame do legado e do potencial da Escola de Frankfurt, em confronto com novas questões que buscam realimentar essa tradição analítica, atualizando-a. Para esta etapa, objetivamos, com um amplo e diversificado grupo, o seguinte: Reconstruir e analisar o percurso de elaboração dos modelos críticos para a educação propostos por Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e Oskar Negt, com ênfase na articulação dialética entre formação (Bildung), semiformação (Halbbildung); esvaziamento da formação (Bildungslosigkeit); Desenvolver trabalhos sobre relação entre cultura e sociedade, com interesse em materiais da literatura e do cinema latino-americanos; Investigar itinerários da educação do corpo e da sensibilidade em triplo registro: nos termos de uma teoria da educação do corpo e das sensibilidades (Adorno, Lacan, Plessner); na relação entre corpos afirmativos e corpos dissonantes no esporte e na escola (Marcuse); na constituição de uma obra esportiva como expressão estética. A pesquisa acompanha o movimento de constituição dos objetos, procurando reconhecer-lhes fidelidade, respeitar-lhes a primazia – Vorrang des Objekts. Os objetivos devem permanecer entre si articulados, de modo a formar um quadro de referências que faça com que cada um, ao mesmo tempo em que procure o não idêntico (das Nicht-Identische), possa se reconhecer e ser reconhecido como parte de um mesmo impulso teórico-reflexivo. De forma geral, trata-se de observar a tensão dialética entre o idêntico e o não-idêntico, alcançando o não-conceitual por meio do conceito, mas sem destruí-lo; ao contrário, reconhecendo-lhe os contornos em toda sua radicalidade.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026