Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

André Esteves Nogueira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • fotocatalisadores heteroestruturado 3d baseados em aerogel de nb2o5 com cuo e fe2o3: síntese, propriedades e atividade
  • Vide projeto anexo.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Wed Jan 11 00:00:00 BRT 2023-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Andre Faro Santos

Ciências Humanas

Psicologia
  • saúde mental no cenário pandêmico (2024 a 2026): o que podemos aprender (e prever) a respeito da saúde mental na pandemia?
  • A pandemia permanecerá com um elemento maior de atenção em saúde pública ao longo dos próximos anos, o que inclui a saúde mental, por ter influenciado no funcionamento de praticamente todas as estruturas da sociedade. Isto se aplica tanto a quem teve ou quem não teve os quadros mais severos da doença, mas, especialmente, àqueles que ficaram com sequelas ou outras condições pós-covid. Por essa razão, a continuidade de estudos a respeito do contexto pandêmico (durante e após) é de alta relevância para a estruturação adequada de cuidado e qualidade de vida da população brasileira, sendo que esta proposta de pesquisa se alinha a este princípio. As metas deste estudo são: [1] Obter um retrato nacional a respeito da ocorrência de sintomas e desfechos importantes em saúde mental e saúde pública para o cenário pós-pandêmico, contribuindo para projeções na temática; [2] Propor um conjunto básico de medidas para rastreio em saúde mental, similar ao utilizado em outros países (por ex., CDC e ECDC), o que permite uma comparação internacional mais fidedigna; [3] Demonstrar que as estratégias de impulsionamento online, quando controladas metodologicamente, podem reduzir custos no rastreio em saúde mental, com achados científicos robustos, facilitando a obtenção de dados que subsidiam ações para o combate das iniquidades em saúde e maior qualidade de vida; [4] Fornecer conteúdo para a implementação de tecnologias de melhor custo x benefício no SUS para fins de acompanhamento (rastreio, identificação e priorização de cuidado) em saúde mental; e [5] Embasar a implementação futura de ações digitais low-cost em saúde mental no SUS, antes mesmo da entrada na atenção básica, tendo como início o acompanhamento de cenário pós-pandêmico. Para tanto, a pesquisa se baseia em dois delineamentos metodológicos (coleta online e coleta domiciliar) visando à estimação e comparação de modelos preditivos via análises estatísticas robustas (Machine Learning) e representatividade amostral.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Andre Faro Santos

Ciências Humanas

Psicologia
  • ajustamento psicológico, saúde mental e covid-19: da pandemia ao (esperado) período pós-pandêmico
  • A principal proposta de estudo é a de, nos próximos anos, contribuir com o cenário de investigações e potenciais ações da Psicologia da Saúde na pandemia da Covid-19 no Brasil, especialmente no que tange ao seu processo e período (esperado) pós-pandêmico. O objetivo principal é desenvolver o projeto do Edital Universal dando continuidade às pesquisas inseridas sob o projeto guarda-chuva intitulado: “Psicologia da Saúde, enfrentamento e saúde mental frente à Covid-19” (CONEP, n. 3.955.180). Isso ocorrerá por meio de cinco estudos, a saber: (a) Estudo 1: Percepções da população brasileira a respeito da pandemia da Covid-19 e cenário pós-pandêmico; (b) Estudo 2: Mapeamento das repercussões sobre a saúde mental e o ajustamento psicológico frente ao fim da emergência global da Covid-19; (c) Estudo 3: Avaliação psicométrica de instrumentos relativos a saúde mental e ao ajustamento psicológico em três períodos: durante, após a declaração de término da emergência global e possível decretação de fim da pandemia da Covid-19; (d) Estudo 4: Saúde mental e traços de personalidade na população brasileira frente à pandemia da Covid-19; e (e) Estudo 5: Comportamento autolesivos e suicidas na população brasileira ao longo da pandemia e suas relações com traços de personalidade. Desde 2020 participam do estudo guarda-chuva indivíduos adultos (maiores de 18 anos), de qualquer gênero, residentes no Brasil. Quantitativamente, pretende-se ampliar a base de dados atual (que supera 10 mil pessoas) com mais dois mil e quinhentos participantes por coleta (2024, 2025 e 2026). Assim como já tem sido feito em coletas anteriores do estudo guarda-chuva, será realizada coleta online, em plataformas sociais (booster); um meio que tem se mostrado efetivo e mais econômico. Ao final, somando-se às contribuições já feitas até então, espera-se que este projeto referente ao edital UNIVERSAL permitira a comparação de diferentes recortes da pandemia e a análise contínua dos fenômenos então avaliados.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

André Felipe Streck

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • plataforma para diagnósticos rápidos de doenças infecciosas transfronteiriças
  • O projeto PREPARE-TID tem como objetivo enfrentar doenças infecciosas transfronteiriças (TIDs) em populações vulneráveis, utilizando uma abordagem de "One Health" que integra seres humanos, animais e o ambiente. A estratégia inclui desenvolvimento de testes point-of-care móveis, qPCR multiplex, e um laboratório de sequenciamento móvel para rápida identificação e rastreamento de patógenos. O projeto é desenvolvido por uma rede envolvendo 14 países e foi recentemente contemplado na chamada HORIZON-HLTH-2023 (da União Europeia). A implementação local do projeto PREPARE-TID objetiva uma compreensão mais profunda da disseminação de doenças respiratórias entre humanos e animais no Sul do Brasil. A pesquisa focará na identificação e análise de novas variantes de vírus respiratórios, incluindo o vírus da influenza A e o coronavírus humano 2 (SARS-CoV-2), com uma abordagem que promova a interconexão entre equipes locais de pesquisa, laboratórios e centros de tratamento, otimizando a monitoria e gestão de surtos na região. O projeto culminará na criação da plataforma “Digital One Health", servindo como uma central para coleta e análise de dados e pesquisas epidemiológicas. Esta plataforma, construída com tecnologias de código aberto, estará integrada com diversos sistemas de entrada de dados e irá comunicar-se com profissionais de saúde, governos e organizações sobre a localização de surtos. A iniciativa alinha-se com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, promovendo saúde e bem-estar universais, com ênfase em diagnósticos acessíveis e eficientes, especialmente em ambientes remotos.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

André Felipe Streck

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desenvolvimento de vacinas peptídicas embasadas em epítopos contra viroses suínas abortivas em circulação no brasil
  • O desenvolvimento de medidas eficazes de controle para viroses suínas abortivas é fundamental para a indústria da suinocultura, tendo um impacto direto na economia e na segurança alimentar. Este projeto tem como objetivo desenvolver vacinas peptídicas baseadas em epítopos contra os vírus abortivos suínos (parvovírus suíno, PPV, e circovírus suíno tipo 2, PCV-2) circulantes no Brasil. A hipótese principal é que as vacinas desenvolvidas serão capazes de induzir uma resposta imune protetora atualizada contra as cepas virais em circulação no país, sendo assim, mais eficientes que vacinas comerciais embasadas em genéticas virais externas. A metodologia envolve a coleta e o sequenciamento de amostras virais, seguido de análise bioinformática para identificar epítopos, a construção de vacinas com uso de adjuvantes específicos e, por fim, a expressão em Escherichia coli e a avaliação in vivo e in vitro da resposta imune. A viabilidade da abordagem é apoiada pela tecnologia existente em bioinformática e imunologia, onde a similaridade genética e imunológica entre suínos e seres humanos fornece confiança às técnicas que serão empregadas. O projeto também está sendo apoiado pela rede de cooperação internacional PREPARE-TID, oferecendo suporte técnico e intelectual. Como resultados do projeto, duas patentes de vacinas são pretendidas, e após isto, pretende-se realizar a publicação de artigos científicos e trabalhos técnicos, tendo um potencial impacto direto na indústria suinícola. Os resultados deste projeto poderão impulsionar a pesquisa científica no principal polo agroindustrial do RS, fortalecer a internacionalização da ciência brasileira, e exercer um impacto positivo na saúde pública e na economia nacional.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Andre Fischer Sbrissia

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • explorando a funcionalidade e a biodiversidade em ecossistemas pastoris
  • Sistemas pastoris biodiversos, com a presença de gramíneas e leguminosas, tem despertado interesse crescente da comunidade científica, uma vez que estes sistemas parecem ser mais resistentes e resilientes à distúrbios e estresses quando comparado a monoculturas além de promover um uso mais eficiente de recursos pela comunidade vegetal e entregar mais serviços ambientais. Entre os anos de 2019 e 2022 foi conduzido uma série de experimentos na Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, Brasil, em pastagens mistas formadas por Arachis pintoi, Cenchrus clandestinum, Cynodon spp., Lolium multiflorum L., Lotus corniculatus L. e Trifolium repens L. Os tratamentos consistiram em duas alturas de manejo do pasto no verão, 17 ou 23 cm de altura associados a três doses de nitrogênio; 50, 150 e 250 kg de N ano ha-1. No inverno, o manejo dos pastos foi igual para todos os tratamentos: 20 cm de altura associados com uma dose única de 50 kg de N ha-1 aplicado em todas as parcelas no início do perfilhamento do azevém. Os objetivos desta estratégia de manejo dos pastos foram identificar o efeito legado do manejo de verão na dinâmica produtiva dos pastos de inverno e identificar o efeito de doses de nitrogênio e alturas de manejo sobre a dinâmica e produção da vegetação no verão. Com a presente proposta esperamos alcançar dois novos objetivos 1) explorar de forma integrada um manejo de pastos biodiversos que equalize variação intra-anual, produção de forragem e diversidade de espécies e 2) determinar a amplitude de dissimilaridade funcional em duas plantas competidoras por recursos (capim-quicuiu e Tifton-85). Nossas hipóteses são que o nitrogênio tem efeito mais importante que o manejo de altura do pasto para determinar produção, estabilidade e diversidade em pastagens multiespecíficas e que plantas de capim-quicuiu e Tifton-85 apresentam dissimilaridades funcionais que permitem sua coexistência em uma ampla faixa de manejo dos pastos.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Andre Fischer Sbrissia

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estabilidade produtiva e dinâmica da vegetação em pastos biodiversos submetidos a estratégias de adubação nitrogenada
  • O estudo de sistemas pastoris biodiversos, com a presença de gramíneas e leguminosas, tem despertado interesse crescente da comunidade científica, uma vez que estes sistemas parecem ser mais resilientes a eventos de distúrbio e estresse. Todavia, a manutenção da biodiversidade de espécies em dosséis mistos pode ser condicionada não apenas pela quantidade de adubação nitrogenada empregada, mas também pelo momento em que o adubo é aplicado. Dentro deste escopo, o objetivo central deste trabalho é determinar uma estratégia de adubação nitrogenada que mantenha a diversidade, rápido retorno das espécies de verão e estabilidade produtiva em pastos biodiversos com a hipótese de que doses e momentos de aplicação de nitrogênio condicionam a produção, estabilidade e a composição botânica do dossel. A hipótese está fundamentalmente alicerçada na ideia que durante o início do verão há uma grande competição por nitrogênio entre microrganismos e plantas, de tal sorte que, mesmo pastos recebendo grandes doses de nitrogênio no inverno dependem de aportes grandes de nitrogênio no verão. O experimento será conduzido no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina e na EPAGRI, ambas localizadas em Lages. A área experimental nos dois locais é de aproximadamente 6.000 m2 subdividida em 16 unidades experimentais (piquetes) de 320 m2. O delineamento experimental utilizado será de blocos ao acaso em arranjo de parcelas subdivididas (2x2) com quatro repetições por tratamento. As parcelas consistirão de duas doses de nitrogênio aplicados no inverno (50 ou 150 kg de N.ha-1) e nas subparcelas serão aplicadas duas doses de nitrogênio na metade de primavera (100 ou 200 kg de N.ha-1). O método de pastejo utilizado será o de lotação intermitente, com altura de entrada de 20 cm e altura de saída entre 10-12cm.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

André Fujita

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • desenvolvimento de modelos causais entre dados ômicos, cérebro, ambiente, e funções executivas e de desenvolvimento da linguagem nos primeiros 1000 dias de vida.
  • Há 10,3 milhões de crianças de 0-3 anos no Brasil, e as famílias de quase metade delas vivem com menos de US$ 578 por mês. As crianças que crescem na pobreza correm maior risco de experiências adversas na infância, incluindo a falta de estímulo social ou cognitivo esperado, cuidados maternos adequados, exposição a experiências ameaçadoras ou prejudiciais, como maus-tratos, e outras experiências adversas, como a exposição a toxinas. Estas experiências durante os primeiros 1.000 dias afetam o desenvolvimento do cérebro, levando a uma deficiência no desenvolvimento de funções executivas (FE) e habilidades linguísticas (HL). Entretanto, apesar dessas circunstâncias adversas, algumas crianças apresentam um desenvolvimento ótimo e são consideradas resilientes. A compreensão dos mecanismos de resiliência que preservam o desenvolvimento de redes neurais nos primeiros 1.000 dias, levando às FE e HL ideais em populações com diferentes níveis e natureza de risco, poderia levar a modelos para prever bebês em risco e informar intervenções preventivas. Os mecanismos de resiliência no início da vida que operam para preservar o desenvolvimento da FE e da HL não são completamente compreendidos, mas é provável que os aspectos sensíveis e responsivos da parentalidade e aspectos positivos do temperamento interajam de forma complexa com riscos genéticos, exposições biológicas, nutrição e microbiota intestinal, mediados por inflamação e padrões específicos de metilação do DNA. Portanto, para compreender o risco e a resiliência durante a infância, dentro do projeto financiado pelo Wellcome Leap, estamos coletando dados longitudinais de 750 crianças. No presente projeto, criaremos modelos matemáticos e computacionais que integrem as diversas modalidades dos dados das 750 crianças. Esses modelos nos permitirão identificar a relação de causalidade entre as variáveis. Posteriormente, usaremos essas relações para construir um modelo preditivo da FE e HL aos 3 anos baseados nos dados de 2 anos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

André Georghton Cardoso Pacheco

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • desenvolvimento de modelos multimodais para auxílio no diagnóstico precoce do câncer de pele
  • O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no mundo, representando aproximadamente 30% de todos os tumores diagnosticados. O diagnóstico precoce da displasia é fundamental para reduzir a taxa de mortalidade e/ou prevenir efeitos desfigurantes em regiões do corpo. Atualmente, o principal meio de diagnóstico do tumor é o uso da técnica de dermatoscopia, que demanda treinamento especializado e um dispositivo chamado dermatoscópio. Em zonas rurais e remotas do Brasil existe uma forte escassez tanto de dermatologistas quanto de dermatoscópios, o que torna o diagnóstico lento para a população. Dessa forma, o desenvolvimento de sistemas de diagnóstico auxiliado por computador para detecção de câncer de pele é altamente desejável no país. Nos últimos anos, técnicas de aprendizado de máquina, em particular o aprendizado profundo, têm apresentado resultados promissores na área. Estudos anteriores demonstraram que a combinação de informações clínicas do paciente com a imagem da lesão é fundamental para melhorar a classificação de lesões de pele. Porém, a total compreensão do impacto das informações clínicas, além do uso de múltiplas imagens, ainda demanda investigação. Sendo assim, este projeto visa contribuir no desenvolvimento de modelos multimodais baseados em aprendizado máquina na área de classificação de lesões de pele. A hipótese principal é que modelos capazes de receber como entrada múltiplas imagens de diferentes fontes geradoras e informações clínicas contidas na anamnese são capazes de produzir um diagnóstico mais confiável. O resultado científico desta hipótese será embarcado em uma aplicação capaz de realizar triagem de lesões visando auxiliar médicos generalistas, em áreas remotas e rurais do país, bem como aliviar carga de trabalho de especialistas. A solução proposta tem potencial de ser implantada na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de agilizar o atendimento à população que sofre com a displasia mais comum no país.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Thu Jan 18 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

André Guimarães Maciel e Silva

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • insumos bioativos da amazônia na modulação da fermentação ruminal, mitigação da produção de gases do efeito estufa e aumento da eficiência da produção de ruminantes
  • Objetiva-se identificar insumos bioativos de espécies vegetais da Amazônia quanto ao uso na modulação da fermentação ruminal, mitigação da emissão gases do efeito estufa (GEE) e aumento da eficiência de produção. A pesquisa será desenvolvida em rede por pesquisadores da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade de Lisboa, Instituto Federal do Pará e Instituto Federal do Amapá. Serão executados quatro experimentos. O primeiro será para identificar os compostos com maior potencial para a modulação do ambiente ruminal por meio da técnica in vitro de produção de gases em diferentes relações volumoso:concentrado (100:0; 67:33; 33:67 e 0:100). Serão selecionados seis compostos com melhor resultado a serem avaliados in vitro em níveis crescentes de inclusão nas mesmas dietas experimentais. Os três compostos com melhor resposta serão avaliados em ensaios de metabolismo animal utilizando ovinos alojados em gaiolas metabólicas. Será avaliado o consumo de nutrientes, a digestibilidade aparente das dietas, a fermentação ruminal, a microbiota ruminal e a produção entérica de metano. Os animais receberão os bioativos considerando a dose indicada no ensaio “in vitro” como dose máxima (100%) e mais três doses inferiores 0%, 33% e 67% da dose máxima), e um tratamento utilizando a monensina sódica como aditivo alimentar. A partir dos dados obtidos, será indicada uma dose para cada composto avaliado para um experimento de desempenho animal, no qual cordeiros receberão uma dieta para suprir as demandas de ganho de 150 g por dia, 3 tratamentos recebendo os bioativos, um tratamento sem receber aditivo, e outro recebendo monensina sódica. Será avaliado o desempenho animal, parâmetros de carcaça e da carne e do perfil de ácidos graxos. Espera-se identificar os bioativos que possam modular a fermentação ruminal, tendo como foco a eficiência, o desempenho animal e a diminuição da produção de GEE.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Fri Dec 08 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026