Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marina Piacenti da Silva

Ciências Biológicas

Biofísica
  • estudos in vivo de nanopartículas de óxido de zinco como fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica
  • A terapia fotodinâmica (PDT) se destaca como uma modalidade relativamente nova de terapia contra diversas doenças, em particular o câncer, que envolve aspectos de fotoquímica, fotofísica e fotobiologia. Do ponto de vista físico-químico, essa terapia consiste em uma combinação de três elementos essenciais, a luz, o oxigênio e um fotossensibilizador (PS). A produção de um fotossensibilizador ideal é um desafio para o aprimoramento da PDT, como o potencial de penetração celular, distribuição homogênea no tecido alvo, além de uma alta taxa de degradação do tecido tumoral. Dentre os PS promissores para PDT, destacam-se as nanopartículas de óxido de zinco (NPs-ZnO), que apresentam propriedades elétricas, ópticas, acústicas e químicas interessantes. Desta forma, neste projeto serão sintetizadas e caracterizadas NPs-ZnO através de uma rota de síntese hidrotermal assistida por micro-ondas e baseada em química verde buscando obter PS mais adequados para aplicação em PDT. A questão específica a ser estudada neste projeto de SWE será a aplicação destas NP-ZnO in vivo. Modelos animais transgênicos como a mosca Drosophila melanogaster (Dmel) é um dos organismos mais intensamente estudados em biologia e serve como um sistema modelo para a investigação de muitos processos celulares em humanos. Neste estudo, através de uma parceria com a Harvard School of Public Health, estudaremos o potencial de aplicação das NP-ZnO em Dmel geneticamente modificadas que apresentam tumor no intestino. A principal contribuição pretendida neste estudo será entender os efeitos in vivo da PDT realizada com as NP-ZnO e avaliar o potencial futuro para aplicação deste novo material em terapias contra o câncer.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 25/01/2024-31/03/2026
Foto de perfil

Marina Prigol

Outra

Divulgação Científica
  • iv fecipampa – unipampa campus itaqui
  • A IV FECIPAMPA – UNIPAMPA/Campus Itaqui-RS” denota uma Feira Municipal Integradora das Ciências, resultante de uma colaboração entre servidores, estudantes da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e escolas de Ensino Básico da cidade de Itaqui/RS. Esta iniciativa contempla todas as áreas de conhecimento e seleciona projetos de diferentes categorias da Educação Básica, para representar o Campus Itaqui/RS na Fecipampa Estadual e em Feiras externas. Também realiza ações pedagógicas auto(trans)formativas por meio de eventos ofertados antes, durante e após a Feira. Em 2024, terá a seguinte temática: “IV FECIPAMPA: compartilhando Ciência, Tecnologia, Inovação de modo inclusivo e integrador”. Objetiva promover partilhas de conhecimentos por meio de movimentos integradores entre diversas áreas do conhecimento, propulsores de inovação, de inclusão, de interdisciplinaridade e de equidade. Emerge da seguinte questão problematizadora: como é possível impulsionar a integração entre as diversas áreas do conhecimento e viabilizar espaços científicos inovadores, inclusivos, interdisciplinares e equitativos para além dos espaços ofertados em Feiras de Ciências tradicionais? Parte da hipótese de que, ao ofertar espaços integradores de conexões de ideias e de conhecimentos, é possível interligar outras áreas para além das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A estratégia adotada envolve práticas extensionistas norteadas pela metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos, a qual possibilita espaços mobilizadores para que os interlocutores sejam sujeitos agentes de sua própria auto(trans)formação. Com estas ações auto(trans)formativas, oportunizam-se espaços para que os interlocutores experienciem conhecimentos científicos de outras áreas, o que contribui para uma nova ressignificação de se desenvolver Feiras Integradoras: de modo integrador e interdisciplinar, para gerar novas formas de fazer Ciência.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • 29/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Marina Ramos Neves de Castro

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • comunicação quilombola. o uso de smartphones e redes sociais no território quilombola do terra da liberdade.
  • Este projeto objetiva desenvolver uma pesquisa etnográfica sobre o uso de tecnologias digitais – especificamente de smartphones – e, através deles, de redes sociais, por populações quilombolas da região do Baixo Tocantins. Buscamos compreender o uso das tecnologias de comunicação por comunidades quilombolas para discutir como o uso de smartphones insere, politicamente, as comunidades quilombolas na sociedade globalizada; qual o papel dos smartphones como fonte de informação e como eles mediam a relação dos sujeitos sociais investigados com o mundo da vida, como é o uso de redes sociais via smartphones na vida quotidiana dos sujeitos sociais investigados, quais as práticas, os costumes e as estratégias de uso e de economia no uso desses dispositivos mediáticos e qual o papel das redes sociais para a integração e para a coesão grupal e social dos sujeitos investigados.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026