Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Simone Eliza Facioni Guimaraes

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • análise global do interactoma mirna–transcritos para identificação de micro rnas como marcadores para o desenvolvimento e a maturação oocitária em programas pive na raça gir
  • A pecuária leiteira é uma das principais atividades do agronegócio brasileiro e tem crescido em qualidade e produção. O gado da raça Gir tem grande relevância, sendo uma das poucas raças Zebu no mundo a contar com programa de melhoramento genético para leite; é um grande patrimônio genético para o Brasil por sua rusticidade, adaptabilidade e produção. Para promover o contínuo progresso genético da raça, novas tecnologias e soluções são desenvolvidas, como as biotecnologias reprodutivas para otimização do progresso genético e disseminação de material genético superior. Aqui propomos um marcador específico, não invasivo e de baixo custo para monitorar e diagnosticar a qualidade de oócitos destinados a PIVE, melhorando o rendimento das técnicas de produção de embriões com impacto positivo no ganho genético. A literatura especializada descreve que eventos pós-transcricionais são orquestrados por micro RNAs no desenvolvimento e na maturação de oócitos e na predição da qualidade de embrião produzido in vitro. A expressão diferencial (DE) de miRNAs no ambiente extracelular em diferentes estágios de desenvolvimento folicular, oocitário e embrionário tem evidenciado papel relevante na gametogênese in vivo e in vitro. Portanto, Nossa hipótese é que miRNAs extracelulares têm papel decisivo na regulação do desenvolvimento oocitário e podem ser usados como marcadores de maturação oocitária na PIVE. Desse modo, propõe-se identificar por Sequenciamento de Nova Geração e scripts de bioinformática, redes de interactômica entre miRNAs extracelulares (fluido folicular e meio de cultura) e transcritos intracelulares (GCs/CCs) que regulam o desenvolvimento e a maturação in vitro de oócitos em COCs aspirados de novilhas Gir. A expressão diferencial de transcritos e miRNAs será validada por RTqPCR. Transcritos alvos dos miRNAs DE terão sua tradução monitorada por Western Blotting. A maturação dos oócitos será validada por FIV/CIV.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Jun 06 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Simone Erotildes Teleginski Ferraz

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • eventos extremos de precipitação no brasil: uma nova investigação da relação com a oscilação de madden e julian
  • Um dos grandes desafios ainda enfrentados pela ciência é o entendimento completo dos diversos processos físicos que compõe o Sistema Terrestre. Com a melhoria das observações e dos avanços frequentes nos estudos da atmosfera, dos oceanos, e dos continentes da Terra esse conhecimento vem rapidamente avançando. Alguns destes processos são tão complexos que ainda há uma grande necessidade de reduzir as incertezas na sua previsão. O conhecimento adquirido na análise pormenorizada de tais processos visa fornecer ferramentas mais precisas e completas para a sua previsão e deste modo impactar na sociedade como um todo. Eventos extremos de precipitação de boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão diretamente relacionados a Oscilação de Madden e Julian. Estes eventos têm grandes impactos sócio – econômicos; enchentes são frequentemente observadas causando grandes transtornos, principalmente em áreas urbanas que não são adequadamente planejadas para absorver grandes quantidades de chuva. Nas regiões rurais, grandes cheias também têm grande impacto na agricultura. Por outro lado, longos períodos de estiagem podem causar um abaixamento no nível dos reservatórios, causando desabastecimento de água e energia hidroelétrica. Como a recarga sazonal dos reservatórios das hidrelétricas desta região ocorre no período chuvoso, quase no mesmo período de atuação climatológica da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a formação e intensidade da mesma também é um fator significativamente determinante na qualidade da estação chuvosa. Este aspecto pode se dar pelo desvio para a região, da umidade equatorial amazônica, através dos jatos de baixos níveis e/ou por suas interações com ondas de escala global que afetam a circulação local mantendo as frentes frias estacionárias na região durante o verão. Deste modo, o presente Projeto visa o avanço da compreensão da complexa interação desta oscilação de escala global num dos sistemas geradores de chuva em grande parte da América do Sul.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025