Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patricia Kuerten Rocha

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • intervenções tecnológicas para prevenção de eventos adversos no uso de dispositivo de acesso vascular na população pediátrica
  • A utilização de cateteres venosos periféricos (CIP) e centrais (CVC) é uma prática comum em hospitalizações pediátricas, entretanto está relacionada a eventos adversos (EA), com taxas que impactam na morbimortalidade e custos hospitalares. As consequências destes EA são flebite, extravasamento, infiltração, obstrução, remoção acidental, infecção de corrente sanguínea, necrose, ulceração, entre outros. A partir disto, o uso de intervenções tecnológicas tem o intuito de promover uma assistência pediátrica segura, sendo referenciadas como importantes estratégias para a mudança desta problemática. Para tanto, são utilizadas Ferramentas, como o I-DECIDED, que propõe orientar e avaliar aspectos do gerenciamento do dispositivo venoso e facilitar tomada de decisões, sendo traduzida e aplicada em diversos países a adultos. O Algoritmo CASI se refere à identificação, diagnóstico e gerenciamento de lesões de pele associadas a dispositivos intravenosos, indicado por diretrizes internacionais, porém não traduzido, adaptado ou aplicado para o contexto brasileiro. O SecurAcath® e a cola de cianoacrilato demonstram ser imprescindíveis devido ações de estabilização e bactericida, porém não há o uso frequente no contexto brasileiro e na pediatria. Acredita-se que por meio de tais intervenções tecnológicas pode-se ter a prevenção de EA como infecção de corrente sanguínea, flebite, uso inadequado, deslocamento e remoção acidental do cateter. Assim, o objetivo deste projeto é analisar a utilização de intervenções tecnológicas por profissionais de Enfermagem para prevenção de EA no uso de dispositivos de acesso vascular na população pediátrica. Trata-se de um projeto subdividido em três subprojetos, que envolvem a Ferramenta I-DECIDED, Algoritmo CASI, SecurAcath® e a cola de cianoacrilato, a partir de diferentes graus de complexidade metodológica (estudos metodológicos, quase experimentais e experimental), desenvolvido em laboratórios de pesquisa e ambiente hospitalar.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Patricia Lustosa Brito

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • sistema integrado de mapeamento comunitário e formação de atores locais de áreas vulnerabilizadas
  • Inúmeras são as possibilidades de coleta de dados, representação do território bi e tridimensionalmente, de participação comunitária e diante de tantos avanços tecnológicos, vale o questionamento: o que precisa ser feito para intermediar processos complexos de aquisição e visualização de dados geoespaciais de forma que moradores das áreas mais vulneráveis de nossas cidades possam tirar proveito e se apropriarem de tais avanços? A pesquisa proposta visa ampliar o potencial de atores locais de áreas vulnerabilizadas utilizarem e se apropriarem de ferramentas, dados e métodos de mapeamento comunitário. Para isso é posposto: o aperfeiçoamento de ferramentas e métodos existentes com base em critério de avaliação desenvolvidos em conjunto com atores locais de áreas vulnerabilizadas, o desenvolvimento de processos de integração de tecnologias para atendimento de demandas direcionadas de comunidades vulneráveis e a co-criação de sistema de mapeamento e formação de atores de comunidades locais para a apropriação prática, técnica e crítica sobre as ferramentas, dados e métodos utilizados. Além desses objetivos de desenvolvimento tecnológico espera-se ainda vincular e preparar pesquisadores internacionais e atores locais de quatro comunidades no Brasil, Quênia, Nigéria e África do Sul, para co-criação efetiva de projeto de governança e de políticas para mobilidade sustentável no sul global e co-criar meios efetivos para que atores locais de comunidades vulnerabilizadas se apropriem (entendam, utilizem, questionarem demandem, etc.) dos produtos gerados em projetos de mapeamento de favelas. Por meio de método de pesquisa-ação, com forte componente de formação e na extensão universitária,o projeto proporciona as condições necessárias ao desenvolvimento de tecnologias sociais inovadoras propostas. Com isso espera-se contribuir Cidades Inteligentes para todos e proporcionar mais meios de tornar “os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”(ODS11-UN)
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 08/05/2024-31/05/2026