Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Antonio Ferreira da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • ampliando fronteiras em biotecnologia: estudos da integração de nanomateriais em microrganismos no desenvolvimento de materiais avançados e na busca de novos metabólitos bioativos.
  • Nosso objetivo é criar uma sólida rede de cooperação entre pesquisadores da UFBA com pesquisadores do grupo de Engenharia de Moléculas e Materiais (IMM), vinculado ao ITODYS “Laboratoire Interfaces Traitements Organisation et DYnamique des Systèmes” – Université Paris Cité, envolvendo os estudos sobre integração de nanomateriais em fungos filamentosos, formando células ciborgues fúngicas. Células ciborgues são células alteradas pela assimilação de nanomateriais sintéticos em sua estrutura, similar ao conceito de um ciborgue, o qual consiste na combinação de componentes biológicos e artificiais. O objetivo de se produzir células ciborgues é desenvolver novas funções e propriedades (físicas, químicas e biológicas), diferente das células nativas. Essa iniciativa conjunta, será norteada para elucidação de dois aspectos fundamentais na área de funcionalização celular: (a) utilizar a parede celular fúngica como suporte ativo para reações químicas e; (b) investigar a mudança no perfil metabólico dos microrganismos devido a presença de nanopartículas no citoplasma. No primeiro cenário (a), nossa investigação busca demonstrar que ao incorporar nanomateriais na parede celular dos fungos, é possível gerar materiais com propriedades superiores em comparação àqueles sintetizados em meio aquoso. No segundo cenário (b), nossa hipótese busca esclarecer se as nanopartículas reativas de paládio presentes no interior das células fúngicas têm a capacidade de influenciar as células ciborgues fúngicas a produzir metabólitos diferentes dos observados em suas contrapartes naturais. Portanto, se fará uso da complementaridade das habilidades dos dois grupos de pesquisa envolvidos. O LBQM se destaca por sua expertise em integrar nanomateriais em sistemas biológicos complexos, notadamente fungos. Em contrapartida, pesquisadores do IMM possuem vasta experiência na criação de nanomateriais e biomateriais de última geração, o que aumenta as chances de sucesso do projeto.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 12/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Antonio Ferreira da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • produção eletro- e fotocatalítica de hidrogênio por materiais nanoestruturados sustentáveis
  • O hidrogênio é frequentemente apontado como uma solução viável e sustentável à descarbonização da matriz energética mundial. Contudo, obstáculos importantes precisam ser superados para viabilizar a produção deste combustível, sobretudo a substituição de catalisadores baseados em metais nobres utilizados em eletrolisadores de água. Visando a produção de hidrogênio sustentável, neste projeto propomos a síntese de materiais nanoestrutrados à base de óxidos metálicos, calcogenetos metálicos e carbono. Além disso, o projeto envolve o desenvolvimento de células fotoeletroquímicas capazes de coletar a energia solar e produzir H2 verde a partir de derivados agroindustriais, como o glicerol e a vinhaça da cana-de-açúcar. Esforços serão dedicados à obtenção de plataformas híbridas visando sinergia de propriedades que contribuam para melhor performance na eletrólise da água e na fotorreforma da matéria orgânica para substituir a reação lenta de oxidação da H2O em O2. Os sistemas nanoestruturados obtidos serão caracterizados por técnicas avançadas quanto às propriedades estruturais, morfológicas e de superfície. Espera-se desenvolver catalisadores alternativos de baixo custo e novas estratégias para produção de H2 e aproveitamento simultâneo desses resíduos, insumos químicos de alto valor agregado. Entender a reação de oxidação da água e da matéria orgânica, os seus mecanismos e cinética reacionais são também o foco desta proposta. Trata-se de uma tecnologia disruptiva capaz de contribuir para a transição energética do Brasil rumo a fontes renováveis e, além disso, contribui para a produção sustentável de insumos químicos utilizados em diferentes indústrias. Os desdobramentos deste certamente contribuirão para o desenvolvimento de aspectos fundamentais das áreas de ciências dos materiais, eletroquímica e de energias renováveis, tendo em vista o conjunto de metodologias teóricas e experimentais que serão empregadas ao longo de sua execução.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 14/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Germane Alves Pinto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • cartografia das experiências com grupalidade em saúde mental na estratégia saúde da família
  • A promoção da saúde mental nos territórios da Estratégia Saúde da Família entre equipe e usuários do Sistema Único de Saúde exige uma compreensão das relações do cotidiano assistencial, gestão do cuidado, abordagens terapêuticas e promoção da saúde. A condição de saúde mental coletiva é relevante para o enfrentamento assistencial e prioritário nas ações de saúde e intersetoriais. As subjetividades, os determinantes sociais e as condições clínicas são enfoques estratégicos para reconhecimento de caminhos que modifiquem a situação de sofrimento psíquico. As demandas psicossociais são subnotificadas pelos instrumentos de vigilância à saúde com pouca sensibilidade à complexidade destas ocorrências na população e intervenções pelos cuidados primários em saúde. Os efeitos e repercussões de abordagens grupais nos territórios, a partir das vivências dos participantes, efetividade da grupalidade, aspectos culturais, singularidades e religiosidade, práticas de cuidado psicossocial e construção da autonomia, emancipação e cidadania de pessoas em sofrimento psíquico incidem na transformação social na clínica, no cuidado e na gestão em saúde. Os protocolos de recomendação tecnoassistencial são dispositivos formativos que incidem nas atitudes de equipes de saúde, cuidadores e usuários protagonistas em seus itinerários terapêuticos. O envolvimento da comunidade na resolução de problemas têm alta efetividade, pois, a compreensão se amplia a partir da reflexão, crítica e construção compartilhada de soluções, encaminhamentos e inovações. A pesquisa-intervenção, cartográfica e qualitativa será iniciada com levantamento de informações epidemiológicas e de oferta de serviços e ações no território. Em um processo participativo, será articulada com as equipes de saúde e usuários a implantação de grupos para abordagens psicossociais e sua efetividade analisada com foco na dialogicidade, operatividade, narratividade e produção de tecnologias relacionais.
  • Universidade Regional do Cariri - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Gledson Oliveira Goulart

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • emprego do cálculo fracionário e dimensão fractal na modelagem da dispersão de contaminantes na camada limite planetária
  • A dispersão de contaminantes na atmosfera é uma fonte permanente de problemas desafiadores devido à sua complexidade física. Os modelos de dispersão clássicos Eulerianos empregam a equação da difusão-advecção descrita por uma equação diferencial parcial de ordem inteira, obtida a partir do princípio de conservação de massa. Nos modelos Eulerianos o parâmetro que caracteriza a estrutura do escoamento turbulento da camada limite planetária é o coeficiente de difusão. Vários trabalhos descrevem que a atividade turbulenta em um escoamento turbulento totalmente desenvolvido, como é o caso da turbulência na camada limite planetária, está concentrada em um fractal e que os processos de transporte difusivo são anômalos. Na difusão comum o deslocamento quadrático médio cresce linearmente com o tempo, diferentemente da difusão anômala, onde o deslocamento quadrático médio não é linear. Para que o deslocamento quadrático médio não seja linear é necessário que a equação que descreve o fenômeno seja de ordem fracionária. Recentemente Goulart et al (2022) desenvolveram um modelo para o coeficiente de difusão que considera a natureza fractal da estrutura da turbulência. Este trabalho foi publicado em uma revista internacional bastante conhecida na área de micrometeorologia (revista Boundary Layer Meteorology). Neste projeto que estamos submetendo, se pretende desenvolver um modelo de dispersão fracionário que emprega as derivadas fracionárias de Caputo. Em uma primeira etapa será desenvolvido um modelo bidimensional (x,z) e em seguida um modelo que considera a difusão lateral. A equação diferencial parcial de ordem fracionária será resolvida a partir de métodos numéricos e a partir da técnica de GILTT. Os resultados obtidos com o modelo fracionário serão comparados com dados experimentais e outros modelos clássicos disponíveis na literatura.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Henrique da Fontoura Klein

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • cassie core - plataforma web colaborativa com soluções de observação e previsão geoespaciais aplicadas à monitoramento, mitigação e adaptação da zona costeira face às mudanças do clima.
  • De acordo com o relatório do IPCC (2022), é esperado que a aceleração da subida do nível do mar e intensificação de eventos extremos aumente os processos de inundação e erosão em zonas costeiras, impondo às praias, dunas costeiras, manguezais, marismas a necessidade de migrar para o continente e se acomodar em zonas mais elevadas, bem como alterar a dinâmica de estuários. Contudo, a crescente e desordenada expansão urbana e uso do solo nas zonas costeiras pode interferir neste processo, levando à compressão e consequente degradação destes ambientes. Para avaliar estes processo, propõe-se neste projeto a melhora e o desenvolvimento de novos módulos do CASSIE, uma ferramenta de código aberto, com interface gráfica simples e intuitiva, e portabilidade (web baseada em nuvem), que permitirá gerar bases de dados e fazer projeções futuras sobre o mapeamento e análise da linha de costa, evolução urbana e uso do solo, restituição topográfica da zona intermaré e batimétrica, e do processo de Coastal Squeeze a partir de imagens de satélite disponíveis de forma livre em qualquer região costeira do Brasil ou do mundo. Estas análises utilizarão registros de pelos menos os últimos 37 anos, e possibilitará o desenvolvimento de cenários pelo menos pelo mesmo período, sempre considerando o pior cenário. A partir dos resultados, metodologias e ferramenta desenvolvida, espera-se contribuir de forma efetiva e com impacto social, criando condições para mudança de comportamento, com uma abordagem “bottom-up” (da sociedade civil local ao poder político federal). Apenas com uma sociedade informada e gestão costeira fundamentada em conhecimento científico, será possível mitigar os efeitos da crise climática nas cidades costeiras. O principal produto do projeto será o desenvolvimento tecnológico (CASSIE CoRe) junto com ações de comunicação, e formação. Para tal a equipe conta com cerca de 5 anos de experiência no projeto e desenvolvimento na plataforma Google Earth Engine.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Hilario Aguilera Urquiza

Ciências Humanas

Antropologia
  • oguata porã e território: uma análise antropológica da mobilidade guarani e o papel das mulheres nas fronteiras de mato grosso do sul
  • O projeto de pesquisa tem o propósito de realizar um estudo antropológico visando compreender a mobilidade espacial Kaiowá e Guarani a partir da narrativa de mulheres (ÑANDESY), que vivem em região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, muitas vezes excluídas pelo olhar etnográfico. O estudo levará em consideração áreas em situação de retomada e territórios tradicionais já consolidados juridicamente, a saber: JatayVary, Laranjeira Ñanderu, Kurussú-Ambá, Ñanderu Marangatu (áreas de retomada), Caarapó e Taquaperi (reservas tradicionais). Pretende-se ressaltar a relevância do território para a mobilidade (OGUATÁ PORÃ), tomando essa como uma prática tradicional desse povo, e o papel da mulher nesse contexto, como liderança e rezadora: elas possuem formas específicas de cumprir o papel de guardiãs dos conhecimentos por relações de produção do TEKO PORà (bem viver). Essas comunidades tiveram fronteiras jurídico políticas impostas, desrespeitando sua organização própria e dificultando sua “reprodução cultural”, dentre elas, a prática da mobilidade. Nas áreas de retomada há uma situação de extrema vulnerabilidade, caracterizada por restrições que desafiam a capacidade humana de sobrevivência, em um ambiente extremamente hostil, marcado por violência física e simbólica e várias tentativas de dominação e cerceamento da liberdade de ir e vir das famílias indígenas. A hipótese é que apesar das fronteiras dos estados nacionais, os Guarani seguem sua prática cultural da mobilidade. O estudo antropológico será realizado a partir de pesquisas bibliográficas e trabalhos de campo (observação participante, entrevistas, rodas de conversa) e pretende dar tônica ao discurso de mulheres, analisando as suas especificidades tanto no que se refere as suas ações, quanto as suas demandas, tendo em vista a presença de fronteiras seccionando os seus “corpos” e territórios. Tem como ênfase o aspecto coletivo, mas ressaltando histórias e narrativas pessoais de resistência.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Humberto Hamad Minervino

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • monitoramento ecotoxicológico nas regiões sudeste e sudoeste do estado do pará por meio de modelos animais aquáticos: impactos da exploração mineral e da implantação de usina hidrelétrica
  • O projeto de pesquisa visa investigar os possíveis efeitos da exploração mineral e da presença da usina hidrelétrica de Belo Monte sobre a vida aquática nas regiões sudeste e sudoeste do estado do Pará. O objetivo deste projeto, será avaliar as concentrações de metais tóxicos: Arsênio, Cádmio, Mercúrio e Chumbo e metais essenciais em peixes e compará-las com os limites máximos permitidos pela legislação. Para isso serão obtidas amostras de peixes das mesorregiões do sudeste (São Feliz do Xingú, Terra Indígena Kayapó, Xinguara e São João do Araguaia) e sudoeste (Altamira, Vitória do Xingú e Sem. José Porfírio) do Pará. Estima-se a coleta de 1700 amostras de músculo de dez espécimes de peixes de seis diferentes espécies em sete zonas de coleta em duas estações do ano, com dois a três sítios amostrais em cada zona (a jusante a montante de áreas de intensa exploração mineral ou barragens). As espécies selecionadas incluíam peixes detritívoros (Acari, Pterygoplichthys pardalis; Leporinus sp.), onívoros (Pescada branca, Plagioscion squamosissimus; Pirarucu, Arapaima sp.) e carnívoros (Caparari, Pseudoplatystoma fasciatum; Tucunaré, Cichla ocellaris). Na ausência de espécies no local de coleta serão selecionadas outras espécies com o mesmo hábito alimentar e mesmo habitat, se disponíveis. Amostras de músculo dos peixes serão obtidas e utilizadas para determinação das concentrações dos elementos minerais por meio de ICP-MS. A partir dos resultados obtidos serão calculados diversos índices para avaliar o risco à saúde humana no consumo de diferentes espécies de peixes. Espera-se determinar se o mercúrio e metais pesados estão dentro ou acima do limite máximo permitido em diferentes espécies de peixes nas regiões sudoeste e sudeste do Pará; determinar se alterações antrópicas como exploração mineral e construção de usinas hidrelétricas afetam a concentração de metais em peixes; e avaliar se espécies de peixes consumidas nas regiões podem apresentar risco à saúde humana
  • Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
  • 28/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Antonio Jose Grande

Ciências da Saúde

Medicina
  • exercício físico para indivíduos hipertensos e seu impacto perfil metabolômico: ensaio clínico randomizado
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo conduzir um ensaio clínico randomizado para avaliar o efeito do exercício físico na redução da pressão arterial e correlacionar com os índices metabolômicos de indivíduos diagnosticados com hipertensão arterial sistêmica que estão em tratamento medicamentoso. O grupo de intervenção seguirá um protocolo que combina exercícios físicos supervisionados com terapia medicamentosa. O grupo controle receberá apenas o tratamento medicamentoso convencional. A HAS é uma condição de saúde prevalente e de significativa relevância clínica e epidemiológica, associada a riscos elevados de eventos cardiovasculares adversos. A intervenção farmacológica é a abordagem padrão para o tratamento da HAS, mas há crescente interesse na incorporação de estratégias não farmacológicas, como o exercício físico, para otimizar o controle da pressão arterial e reduzir a morbimortalidade associada à doença. O estudo será conduzido de acordo com rigorosos princípios metodológicos. Os participantes serão selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão específicos. Os desfechos primários deste ensaio clínico incluem a redução da pressão arterial e aptidão cardiopulmonar, bem como avaliações de desfechos secundários, como peso, variabilidade da frequência cardíaca, frequência cardíaca e perfil metabolômico. A análise estatística dos resultados será realizada utilizando métodos apropriados, incluindo análise com uso de inteligência artificial para treinamento e previsão de desfechos. A significância estatística será estabelecida com um nível de confiança de 95%. Espera-se que os resultados deste estudo forneçam informações valiosas sobre a eficácia da combinação de exercícios físicos supervisionados com a terapia medicamentosa no controle da HAS. Essas descobertas poderão contribuir para o aprimoramento das abordagens terapêuticas e das diretrizes clínicas, oferecendo uma perspectiva científica sólida para otimizar o tratamento não farmacológico da HA
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Jose Melo Leite Junior

Ciências Humanas

Educação
  • plataforma multidomínio em realidade virtual aplicada ao processo de ensino-aprendizagem
  • Nos últimos anos, ferramentas em Realidade Virtual imersiva e não-imersiva vem sendo viabilizadas como recurso educacional, devido principalmente à diminuição dos custos gerais envolvidos em sua utilização. Porém, o desenvolvimento de simulações 3D que forneçam experiências controladas, seguras, replicáveis e adaptáveis ainda é uma tarefa restrita, dados os complexos processos de elaboração de narrativas, construção do ambiente virtual e geração de elementos interativos. Neste contexto, propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma, online e gratuita, para a construção de ambientes de Realidade Virtual para uso por professores, alunos e interessados da sociedade em geral. Empregando subsistemas de operação simples e intuitiva, essa plataforma permitirá que usuários criem seus ambientes virtuais, inserindo objetos 3D (próprios ou reutilizando os já disponíveis na plataforma ou na internet), customizando seus comportamentos e estabelecendo as atividades necessárias ao processo de Ensino-Aprendizagem visado. Para demonstrar a viabilidade da solução, enfatizando seu aspecto multidomínio – e aproveitando as competências das instituições participantes – serão gerados modelos em quatro áreas específicas: ensino de procedimentos em planta elétrica, capacitação de forças de segurança, visita virtual a local histórico e divulgação da cultura surda através de jogo educativo. A validação da proposta será baseada na aplicação direta junto aos respectivos públicos-alvo estabelecidos, em diferentes instituições de ensino parceiras. Assim, espera-se avaliar tanto questões educacionais, em particular as diferentes metodologias adotadas, quanto aspectos técnicos e comportamentais, abrangendo desde o desempenho dos subsistemas até as experiências de uso dos participantes. Por fim, todos os esforços despendidos visarão também consolidar a rede que ora se forma entre as cinco instituições proponentes, buscando integrar suas atividades de pesquisa e desenvolvimento.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Antonio Jose Teixeira Guerra

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • diagnóstico de processos erosivos em trilhas do litoral sul fluminense e litoral norte paulista (ravinas), rio de janeiro, e de são luís (voçorocas), maranhão.
  • O LAGESOLOS (Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos) vem abordando erosão dos solos há 30 anos, em conjunto com pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Temos trabalhado em colaboração com pesquisadores de várias universidades brasileiras, dentre elas a UEMA, nossa parceira nesse projeto. No presente caso, abordaremos erosão em voçorocas em São Luís, e ravinas, em trilhas de Ubatuba e Paraty. Apesar de diferentes escalas do processo erosivo, em ambos os casos, as feições resultantes causam danos, que podem ser de difícil resolução. Dessa forma, a compreensão desses processos é de extrema importância, não apenas para o aprofundamento do tema, mas também para sua possível recuperação, usando técnicas de bioengenharia, que já utilizamos antes em voçoroca na cidade de São Luís. Como hipótese de trabalho, será levado em conta, as características do meio físico, bem como o uso e manejo da terra, como fatores que podem acelerar a evolução dos processos erosivos. A experiência acumulada pelo LAGESOLOS, em conjunto com a bibliografia nacional e internacional, e trabalhos de pesquisa desenvolvidos com parceiros brasileiros e estrangeiros, nos levam a crer que o projeto aqui proposto, bem como seus objetivos e hipótese são plausíveis. A estratégia metodológica adotada pelo grupo de trabalho, envolvendo pesquisadores da UEMA e da UFRJ, bem como doutorandos dessas duas Universidades, garantem o sucesso desse projeto. É ainda importante destacar, que além da experiência acumulada, ao longo de 30 anos, tanto o LAGESOLOS, como o Departamento de História e Geografia da UEMA, possuem Laboratórios de análises de solos, que garantem a qualidade dos dados obtidos. Ambos grupos de pesquisa possuem drones, bem como instrumentos de campo e de laboratório, que permitem a execução do projeto, com garantia da qualidade dos resultados obtidos. A submissão de artigos em periódicos nacionais e internacionais atestará a qualidade dos resultados obtidos no projeto.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026