Projetos de Pesquisa

 

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Veronica Marcela Guridi

Ciências Humanas

Educação
  • a construção de comunidades profissionais e o desenvolvimento de práticas equitativas, identidades e saberes docentes em um programa de formação continuada de professores
  • Este projeto de pesquisa é desenvolvido no marco de um programa de especialização docente – PED, que trabalha com formação de professores, contando com processos de mentoria e de criação de comunidades profissionais docentes para o desenvolvimento profissional, a partir dos princípios: trabalho conjunto entre escola e universidade, conexão teoria e prática, equidade e excelência em salas de aula e coerência curricular. Estes princípios são partilhados por uma rede internacional de programas de formação docente, com uma origem em comum na luta por justiça social nas escolas: o Stanford Teacher Education Program. Pergunta norteadora: Quais as condições e processos de desenvolvimento de professores com relação a práticas equitativas, identidades e saberes docentes? Hipótese: o desenvolvimento profissional docente é favorecido por processos de mentoria que promovam a construção de saberes plurais e práticas equitativas e de um ambiente de ensino efetivo que potencialize a criação de uma comunidade profissional, conectando escola e universidade e propiciando aprendizagem significativa aos estudantes da Educação Básica. Resultados: Avanço teórico e prático sobre a condição docente em mentoria profissional, características de programas de formação continuada de professores e construção da identidade profissional em comunidades docentes. Publicação sobre implicações para políticas públicas. Metodologia exploratória, com abordagem qualitativa, usando dados coletados no processo formativo dos professores da Educação Básica cursistas do PED em suas interações com pares, mentores e formadores e sua atuação em sala de aula. Análise dos dados: com base nas dimensões derivadas dos princípios do PED quanto a ensino efetivo, desafios para a formação docente para o século XXI e centrando em indicadores de práticas voltadas à equidade, fortalecimento das identidades profissionais docentes e aprofundamento dos saberes docentes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 26/04/2022-30/04/2025
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Veronica Teichrieb

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • inteligência analítica de linguagem corporal 3d com proteção de privacidade
  • A criação de cidades e comunidades sustentáveis é um dos objetivos de desenvolvimento definidos pela Organização das Nações Unidas a serem atingidos até o ano de 2030. Tal objetivo envolve fatores tais como acesso a serviços básicos, sistemas de transporte seguros e acessíveis, urbanização inclusiva, proteção do patrimônio cultural e natural, redução de perdas por catástrofes, gestão de resíduos, acesso universal a espaços públicos, entre outros. A busca por cidades e comunidades mais sustentáveis apresenta uma série de desafios aos gestores e agentes de transformação urbana dos setores público e privado. Alguns dos problemas recorrentes nesse tema são: o conhecimento escasso e impreciso sobre o uso de espaços, a falta de entendimento em larga escala do comportamento dos agentes envolvidos e a sobrecarga de informação. Tais problemas também ocorrem em outras áreas correlatas, como comércio, varejo, indústria e domicílio. Nesse contexto, o presente projeto pretende investigar o uso de dados analíticos de linguagem corporal 3D com proteção de privacidade, a fim de aprimorar espaços inteligentes. O mapeamento comportamental dinâmico com privacidade apresenta potencial para possibilitar a criação de aplicações confiáveis que empoderam as decisões das pessoas. Para isso, a solução a ser desenvolvida visa unir tecnologias para rastreamento humano, reconhecimento de comportamento e linguagem corporal, inteligência analítica de linguagem natural e inferência de semântica de cena. Pretende-se extrair vários níveis de informação a partir da captura de imagens em tempo real com várias câmeras, ao mesmo tempo que são usadas estratégias para proteção e anonimização de imagens.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 16/08/2022-31/08/2025