Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriana Mayumi Yano de Melo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • formulação de bioinsumo a base de fungos micorrízicos arbusculares (fma): propagação e desenvolvimento de ferramentas para monitoramento em solos
  • O mercado de produtos biológicos vem se expandindo e estimativas apontam que até 2026 mais de 11 bilhões de dólares sejam movimentados, visando atender a demanda por produtos com mais qualidade e menor impacto ambiental. A produção de bioinsumos agregando os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), conhecidos por trazer benefícios ao desenvolvimento e proteção de plantas, e nanocompostos que possam potencializar esta ação, poderá reduzir o uso excessivo de fertilizantes e aumentar a produtividade, contribuindo para a oferta de alimentos e manutenção de um solo mais saudável e resiliente. Ressalta-se que muitos bioinsumos a base de FMA não atendem a condição básica, ou seja, colonizar o sistema radicular das plantas de forma a prover algum tipo de benefício. Tal fato gera descrença do produtor quanto a viabilidade de uso. Neste sentido, buscaremos formular um bioinsumo a base de FMA e otimizar protocolos para análise de qualidade e monitoramento de impacto sobre comunidades de alguns grupos de micro-organismos edáficos. Para formulação do produto testaremos combinações de substratos, incluindo concentrações de nanocomposto, e plantas capazes de incrementar a propagação dos FMA. Os bioinsumos formulados serão testados quanto a habilidade de colonizar as plantas e beneficiar uma cultura de interesse, no caso o maracujazeiro, escolhido como planta teste por apresentar dependência micorrízica. Buscaremos estabelecer protocolo para monitoramento do bioinsumo a base de FMA no campo visando verificar sua efetividade em colonizar a planta e acompanhar potenciais mudanças na comunidade autóctone de FMA e na abundância de alguns grupos de organismos do solo, de forma a apresentar um produto de menor impacto no ambiente edáfico. Embora o uso de técnicas moleculares ainda não seja totalmente acessível do ponto de vista econômico para monitoramento da biota do solo, gerar conhecimento e dados que possam dar suporte para futuro uso é condição imprescindível.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 09/01/2023-31/01/2026
Foto de perfil

Adriana Mortara Almeida

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • materiais educativos do museu de história natural e jardim botânico da ufmg: rompendo fronteiras
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 23/12/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Adriana Pugliese Netto Lamas

Outra

Multidisciplinar
  • feira de ciências e cultura da ufabc: “ctsa e desenvolvimento sustentável
  • A Feira de Ciências e Cultura da UFABC “CTSA e Desenvolvimento Sustentável”, é uma ação de popularização da ciência realizada pela Universidade Federal do ABC tendo como protagonistas alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 1a série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de Santo André. A FCC tem como objetivo estimular o aspecto criativo, investigativo e reflexivo de estudantes da região de Santo André, por meio de desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares com orientação dos professores. Poderão participar da Feira as 174 escolas do município de Santo André que ofertam o Ensino Fundamental (6o ao 9o anos) e/ou Médio. Após a publicação do Edital de chamamento das escolas, a Seção de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão (ProEC) da UFABC realizará a divulgação do projeto em diversas mídias, bem como entrará em contato com Direções e Coordenações de escolas para apresentá-lo. Utilizando-se os critérios de desenvolvimento do pré-projeto, aderência ao tema e localização geográfica, serão selecionados 100 trabalhos para participação na Feira. Durante o desenvolvimento dos projetos será estimulada a interação entre professores e pesquisadores da UFABC, professores e alunos da Educação Básica por meio do ambiente virtual disponibilizado no site da FCC e também do diário de bordo. Todos os participantes receberão certificados e medalhas. Os 5 trabalhos melhor avaliados receberão troféus e Bolsas de IC Jr. Todos os trabalhos produzidos, bem como seus respectivos diários de bordo serão compilados em um E-book e disponibilizado para todas as escolas da região do Grande ABC. A apresentação, por parte de alunos do Ensino Básico, de trabalhos dentro de uma universidade, pretende despertar nos jovens estudantes o entusiasmo pela ciência e pelo ambiente acadêmico. Ademais, esse estreitamento trará os professores do Ensino Básico de volta à Universidade, o que possui grande potencial de aprimoramento do Ensino Básico da região.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 01/02/2024-28/02/2026