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Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Leonardo Neves de Andrade
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
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Currículo
Título do Projeto:
detecção e caracterização de isolados clínicos de klebsiella pneumoniae tolerantes a antibióticos de última escolha
Resumo:
A tolerância bacteriana a antibióticos tem preocupado e chamado a atenção quanto ao potencial envolvimento em falhas na antibioticoterapia e na contribuição para o surgimento e disseminação de bactérias resistentes; porém, este fenômeno tem sido pouco estudado, até negligenciado. Tolerância é a habilidade de uma bactéria, geneticamente sensível (que não possui ou expressa genes/mecanismos de resistência aos antibióticos), de sobreviver em concentrações de antibióticos bactericidas iguais ou maiores que a concentração inibitória mínima (CIM). Bactérias tolerantes apresentam maior probabilidade de mutações, contribuindo para diminuição de opções terapêuticas e aumento da disseminação de resistência. O objetivo deste projeto é detectar e caracterizar a tolerância à ceftazidima-avibactam, fosfomicina e plazomicina em 87 Klebsiella pneumoniae (30/87 resistentes aos carbapenêmicos e à polimixina B) isoladas de hemocultura de pacientes hospitalizados e determinar frequências de mutação e concentrações de prevenção de mutantes. Isolados classificados como sensíveis, ou sensíveis aumentando exposição, aos antibióticos avaliados serão investigados quanto à tolerância, pelo método TDtest e pela determinação da duração mínima para morte bacteriana. Nas bactérias tolerantes, serão avaliadas as frequências de mutação e as concentrações de prevenção de mutantes. Os resultados obtidos a partir deste projeto de pesquisa também contribuirão para objetivos futuros, em curto prazo, que compreendem a investigação molecular dos mecanismos de tolerância e a pesquisa e caracterização de novos genes que poderiam estar envolvidos na tolerância a antibióticos e consequente surgimento de bactérias resistentes.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonardo Pereira Franchi
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caracterização dos efeitos cito-genotóxicos de micro-nanoplásticos por meio de bioensaios em procariotos e eucariotos
Resumo:
O plástico é um material sintético composto por polímeros que incluem o polietileno, o polipropileno, o polivinilclorido, o poliestireno, entre outros. A presença de uma grande quantidade de resíduos plásticos no ecossistema é hoje uma importante preocupação. No meio ambiente, inicia-se a degradação de plásticos maiores em partículas menores denominadas de micro-nanoplásticos, os quais podem translocar-se através das barreiras fisiológicas e impactar o funcionamento de sistemas biológicos em nível celular e molecular. Até o presente momento, o conhecimento destes efeitos toxicológicos ainda é restrito. Uma busca no PubMed com as palavras-chave: polystyrene AND nanoplastic AND genotoxicity retorna apenas 36 resultados (julho, 2023). Portanto, a proposta deste projeto visa entender e avaliar o potencial genotóxico de micro-nanoplásticos de poliestireno (MNPPS) de dois tamanhos diferentes (0,1 µm e 0,5 µm). Levanta-se, aqui, a hipótese de que MNPPS podem atuar como geno-toxinas quando avaliadas em organismos modelos de procariotos e eucariotos. Nesse contexto, a execução experimental iniciará pela caracterização físico-química das MNPPS, obtidas de fonte comercial, por meio de microscopia eletrônica de transmissão e varredura bem como por espalhamento de luz (DLS). Segue-se, então, uma bateria de testes, com diferentes concentrações de MNPPS, para avaliação da atividade mutagênica em Salmonella typhimurium, o teste de Ames; A detecção da perda de heterozigose do gene warts em Drosophila melanogaster; E por fim, uma avaliação de quebras no DNA por meio do teste do micronúcleo e do ensaio cometa em células da medula óssea de camundongos Swiss, dos quais também terão os tecidos do fígado e dos rins histologicamente avaliados, incluindo-se a imunodetecção das proteínas de estresse citotóxico - GADD45A, NRF2 e TNF-alfa. A obtenção desse conjunto de respostas biológicas permitirá uma racionalização e alerta dos impactos à saúde única do descarte inapropriado de plástico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonardo Régis Leira Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
construção de modelo farmacocinético populacional para otimização do esquema posológico de fármacos antiepilépticos em indivíduos diagnosticados com epilepsia farmacorresistente
Resumo:
O tratamento da epilepsia farmacorresistente é empírico, devido a ausência de diretrizes clínicas com evidências robustas para o manejo desta enfermidade. Os mecanismos associados à farmacorresistência não são bem elucidados. As causas mais prováveis são a variabilidade farmacocinética (PK) e farmacodinâmica dos antiepilépticos (FAE), a qual pode estar associada a polimorfismos genéticos. O sangue é a matriz biológica mais comum para o doseamento sérico de FAE, mas por ser um procedimento invasivo, diminui a adesão do paciente. Por isso, o estudo visa responder se a monitorização terapêutica (MT) da carbamazepina, lamotrigina e topiramato com o uso da saliva de indivíduos com epilepsia farmacorresistente contribui para caracterizar quantitativamente a correlação das concentrações destes FAE na saliva e no sangue, bem como propor o regime posológico mais seguro e efetivo com base na modelagem PK. Para tanto, será conduzido um ensaio clínico randomizado controlado por 36 meses com pacientes assistidos no Ambulatório de Epilepsia de Difícil Controle (AEDC) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. O estudo será realizado em três etapas. Na primeira etapa, iniciar-se-á o recrutamento, de modo consecutivo, dos 78 pacientes que aceitarem participar do estudo para a coleta das matrizes biológicas (sangue e saliva). A segunda etapa compreenderá a realização da MT, bem como a investigação da presença de polimorfismos de DNA em genes envolvidos na farmacocinética e no transporte de fármacos que determinam ausência de resposta ao tratamento medicamentoso. Também será conduzida coleta de dados sociodemográficos, clínicos, laboratoriais e farmacoterapêuticos, por meio da revisão de prontuário. Na terceira etapa, será realizada a modelagem PK, em que as covariáveis coletadas nas etapas anteriores serão utilizadas para a proposição do modelo e simulação do esquema posológico individualizado.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonardo Santos de Brito Alves
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Aeroespacial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
simulação de alta fidelidade temporal e espacial para aerodinâmica de alta velocidade
Resumo:
O projeto tem como objetivo principal usar métodos de alta ordem para simular problemas em aerodinâmica de alta velocidade importantes para o setor aeronáutico nacional e internacional que o apoiam. Esses problemas são os escoamentos compressíveis externos, como as camadas de mistura subsônicas e os escoamentos supersônicos e hipersônicos sobre corpos. O motivo é gerar soluções de regime permanente de alta precisão, uma vez que estas podem ser usadas como base se estudar o comportamento de perturbações que participam do processo de transição laminar-turbulenta por uma vasta gama de métodos distintos. Isso será feito usando o código 3D4S desenvolvido e verificado pelo grupo da UFF em um projeto recém encerrado que foi financiado pela SOARD/AFOSR dos EUA. Além disso, o projeto tem objetivos secundários, associados ao desenvolvimento continuado desse código para aumentar ainda mais a sua utilidade para o setor aeronáutico supramencionado. O primeiro deles é a inclusão de um método de fronteira imersa de alta ordem nesse código, que resolve as equações de Navier-Stokes compressíveis para gases perfeitos em coordenadas generalizadas. Ao fazê-lo, ele se tornará capaz de simular escoamentos envolvendo geometrias mais complexas, como o escoamento sobre superfícies com rugosidades discretas. O segundo objetivo secundário é a inclusão de um novo módulo que permita o código simular esses escoamentos de forma conjugada com o problema de condução de calor na parede. Dessa forma, ele será capaz de utilizar condições de contorno de parede mais realistas que o padrão atual, que normalmente utiliza ou temperatura prescrita ou parede adiabática. Finalmente, o terceiro objetivo secundário é o estudo dos diferentes modelos de camada limite para altas temperaturas e números de Mach, e sua avaliação paramétrica. O propósito é ganhar conhecimento para, no futuro, poder avançar para os outros regimes hipersônicos mais complexos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Dec 28 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonardo Santos de Brito Alves
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Aeroespacial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de um código computacional para o estudo da transição laminar-turbulenta de escoamentos de alta velocidade incluindo efeitos de reações de ionização e conjugação térmica com a parede
Resumo:
A aerodinâmica de alta velocidade é uma área bastante relevante para o desenvolvimento aeroespacial brasileiro, tanto para o setor privado quanto para o setor público. Neste contexto, a capacidade de prever com acurácia a transição entre os regimes de escoamento laminar e turbulento é fundamental para o cálculo correto tanto do arrasto quanto das cargas térmicas sobre uma fuselagem. O projeto tem como objetivo principal a continuação do desenvolvimento de um código computacional para a simulação de escoamentos supersônicos e hipersônicos ao redor de corpos rombudos, como por exemplo aqueles sobre uma rampa de compressão ou expansão e ao redor de cone circular rombudo. A motivação é gerar soluções de regime permanente de alta precisão, que poderão ser usadas como escoamentos base em análises de estabilidade para elucidar o comportamento das perturbações dominantes que guiam o processo de transição laminar-turbulenta. Tal procedimento já é amplamente empregado em escoamentos de baixa velocidade, mas ainda carece de aplicações envolvendo números de Mach maiores e fenomenologias complexas ocasionadas por eles. Para este propósito, serão empregados métodos numéricos de alta ordem implementados e a serem estendidos para incluir novas geometrias e fenômenos físicos relevantes no código 3D4S desenvolvido e verificado pelo grupo da UFF em um projeto recém-encerrado financiado pela Força Aérea (SOARD/AFOSR) dos EUA. Mais especificamente, espera-se usar um método de fronteira imersa de alta ordem para a solução das equações de Navier-Stokes para gases perfeitos em coordenadas generalizadas. Ademais, deverão ser incluídos módulos computacionais para lidar com a conjugação térmica com a parede, permitindo a imposição de condições de contorno mais realísticas do que as de temperatura prescrita ou de parede adiabática, e com reações químicas de dissociação e ionização, ampliando a aplicabilidade do código para números de Mach mais altos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonardo Teixeira Dall'Agnol
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
limabio-br - metadiversidade de liquens como bioindicadores e fontes de biomoléculas
Resumo:
Os liquens são comunidades complexas de organismos simbióticos compostos por um fungo (micobionte) e organismos fotossintéticos, como algas e cianobactérias (fotobiontes), além de sua microbiota associada. Eles estão amplamente distribuídos por diversos ecossistemas devido a sua diversidade morfológica e capacidade adaptativa. Nessa associação, o micobionte proporciona uma estrutura física que envolve e protege os fotobiontes e microbiota associada, e a comunidade produz metabólitos secundários que podem ter importância farmacêutica e biotecnológica, podendo servir como bioindicadores de qualidade ambiental e das mudanças climáticas. O conhecimento da diversidade das comunidades microbianas associadas à liquens, seja do ponto de vista estrutural quanto funcional, ainda está restrito principalmente à países do hemisfério norte. Portanto, há uma lacuna considerável na literatura de liquens do Brasil, e particularmente do Maranhão. Nosso projeto promoverá a compreensão da diversidade estrutural e do potencial funcional dessas comunidades simbióticas. Portanto este trabalho investigará: i) como a estrutura dessas comunidades microbianas respondem às variações ambientais e qual seu potencial metabólico; e ii) correlacionar a estrutura e ocorrência desses simbiontes para uso como bioindicadores. Já existe evidência robusta na literatura da sensibilidade dos liquens à poluição atmosférica, porém geralmente limitado a estudos de ocorrência e composição química. A presente proposta visa preencher uma lacuna do conhecimento da biodiversidade utilizando uma equipe internacional e uma abordagem interdisciplinar e de ciência cidadã com alunos do ensino médio. Através de uma metodologia de taxonomia integrativa associada a técnicas moleculares, serão caracterizadas amostras de locais com diferentes graus de impacto ambiental e pelo menos 24 amostras para caracterizar o microbioma e o metagenoma, proporcionando a compreensão da complexa interação ecológica da comunidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonardo Tomazeli Duarte
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de métodos imparciais de fatoração não supervisionada de dados
Resumo:
A área de aprendizado máquina (AM), importante vertente da inteligência artificial, é atualmente um tema central no avanço científico e tecnológico nas mais diversas frentes do conhecimento, com aplicações de alto impacto em áreas como saúde inteligente, apoio à tomada de decisão em corporações e sistemas de recomendação. Dado que muitas dessas aplicações envolvem o uso de dados de indivíduos, que, eventualmente, são submetidos a decisões sugeridas pelos algoritmos de AM, um dos grandes desafios atuais é a busca por algoritmos de aprendizado capazes de operar sob certos preceitos éticos, que incluem, por exemplo, aspectos de imparcialidade entre diferentes segmentos populacionais, como aqueles caracterizados pela raça ou pelo gênero. Nos últimos anos, houve avanços no desenvolvimento de métodos ditos imparciais para a vertente supervisionada do AM. Contudo, há lacunas importantes a serem preenchidas no estudo de métodos imparciais para o caso não supervisionado, no qual o tratamento da informação é feito exclusivamente com base em conjuntos de dados não rotulados. Assim, o presente projeto visa o desenvolvimento e análise de métodos imparciais de fatoração não supervisionada de dados, além da aplicação das soluções obtidas em problemas como compressão de dados, sistemas de recomendação, e processamento da linguagem natural via modelagem de tópicos. Nosso estudo contemplará uma classe de abordagens não supervisionadas que são geralmente agrupadas com a denominação Análise de Variáveis Latentes (LVA), e que incluem, dentre outras metodologias, a fatoração não negativa de matrizes (NMF) e a análise de componentes principais (PCA), além de métodos de completamento de matrizes. Nossa metodologia será baseada em estratégias de otimização multiobjetivo capazes de lidar com compromissos existentes entre a otimização conjunta de métricas de imparcialidades e das funções objetivo classicamente empregadas nas abordagens a serem estudadas, como o erro de reconstrução.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonel Severo Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
constitucionalismo intersistémico: constituição e direitos fundamentais entre teoria constitucional e sociologia jurídica
Resumo:
Este projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar as bases teóricas e práticas do Constitucionalismo Intersistêmico, uma abordagem que busca integrar elementos da Teoria Constitucional e da Sociologia Jurídica para a resolução de desafios jurídico-constitucionais emergentes na sociedade mundial. O estudo percorrerá a evolução da concepção de Constituição em suas duas fases, com ênfase nas decisões da jurisdição constitucional de Alemanha, Inglaterra Brasil e França. A pesquisa identificará as insuficiências da Teoria Constitucional para lidar com novos problemas jurídico-constitucionais na sociedade mundial, bem como os elementos da Sociologia Jurídica que podem contribuir para solucionar essa problemática. A hipótese defendida é a imprescindibilidade de uma racionalidade constitucional intersistêmica que combine conceitos de ambas as disciplinas para enfrentar os atuais desafios do Direito Constitucional. A metodologia aplicada será a sistêmica, com ênfase na pesquisa documental, revisão de bibliografia nacional e estrangeira.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 20 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonie Asfora Sarubbo
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, preservação ambiental e ações sociais para recuperação de ecossistemas do litoral brasileiro impactado por derramamento de petróleo
Resumo:
O vazamento de petróleo nos oceanos provoca danos irreparáveis à vida marinha e prejudica a população litorânea das áreas atingidas. De setembro a dezembeo de 2019, densas manchas de petróleo bruto atingiram as praias da costa tropical do Brasil, atingindo mais de 3000 km da costa brasileira e sendo classificado como o desastre mais severo já registrado na história do Brasil, na bacia do Atlântico Sul e nas regiões costeiras tropicais do mundo. O óleo derramado afetou cerca de 60 áreas de preservação marinha, dentre elas, uma das maiores áreas protegidas de recifes de corais do Atlântico Sul, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. O desastre também afetou ecossistemas tropicais de alta biodiversidade únicos e ameaçados, como florestas de animais marinhos, praias arenosas, paredões rochosos, sistemas estuarinos, manguezais, ervas marinhas e recifes de corais. Além dos impactos ambientais, o derramamento afetou o turismo e as atividades de pesca em áreas tradicionais e comunidades de pescadores artesanais, além de repercurtir diretamente na saúde pública devido à contaminação da água, sedimentos e frutos do mar. Diante do exposto, torna-se fundamental a adoção de medidas para minimizar os efeitos nocivos ecológicos, econômicos e sociais deste derramamento a curto, médio e longo prazo. Dentre as estratégias de tratamento dos óleos derramados, a aplicação de dispersantes químicos tem se destacado, embora o uso desses agentes esteja cada vez mais restrito em função de seu potencial tóxico. Nesse sentido, neste projeto, surfactantes biodegradáveis serão desenvolvidos para aplicação como dispersantes e solubilizantes do petróleo derramado nos litorais pernambucano e baiano. Os biossurfactantes serão produzidos por microrganismos, extraídos de plantas ou obtidos por síntese química a partir de matérias-primas naturais. Esses compostos são formados por estruturas anfipáticas contendo porções hidrofílicas e hidrofóbicas que exibem capacidade de emulsificação, solubilização e dispersão de fases. Além de representarem uma alternativa biocompatível aos dispersantes sintéticos, apresentam toxicidade reduzida, estabilidade e resistência a elevadas concentrações salinas. O grau de toxicidade destes compostos será avaliado com vistas a sua utilização em larga escala por meio da realização de ensaios ecotoxicologicos utilizando indicadores em vários níveis tróficos. O potencial de aplicação dos surfactantes na remoção do petróleo em água e areia será estudado em ensaios cinéticos e estáticos. Testes de eficiência de aplicação serão desenvolvidos nos componentes do bento marinho, através de testes laboratoriais em painéis experimentais e nas áreas recifais onde ocorrerem o processo de limpeza dos recifes de arenito e costões rochosos. Os efeitos da contaminação nas regiões estuarinas também serão estudados nos sedimentos aquáticos contaminados, para a compreensão dos mecanismos biogeoquímicos de difusão dos poluentes. De forma complementar, a análise da sensibilidade de praias ao derrame de óleo permitirá tanto a adoção de medidas de prevenção, quanto de remediação e remoção dos contaminantes, realizando um estudo comparativo em mecanismos estuarinos. Os efeitos da aplicação dos biossurfactantes sobre os corais e animais também serão avaliados. Além da vertente tecnológica focada na remoção do petróleo, desenvolvida por uma equipe com 20 anos de expertise em biossurfactantes, outras ações, visando aliar os benefícios da remediação para o meio ambiente e o baixo potencial de agressividade dos biossurfactantes aos componentes da fauna marinha, serão desenvolvidas. Além dessas vantagens ambientais, a rápida recuperação do sistema ambiental marinho irá refletir diretamente nos grupos populacionais que utilizam os recursos marinhos de forma direta e indireta. Nesse contexto, os testes de eficiência da biorremediação deverão ser divulgados entre as comunidades locais por meio de ações educativas repassadas por entidades locais parceiras. Um estudo comparativo das condições de resposta aos derramemento de óleo também será realizado na região costeira no Sul de Santa Catarina, no Território da APA da Baleia Franca. Nessa microrregião residem comunidades de pescadores artesanais. Com este objetivo serão utilizadas medodologias participativas, que possibilitam um maior envolvimento das comunidades afetadas, possibilitando a interlocução e a integração entre os conhecimentos empíricos e populares com os conhecimentos científicos. Ressalta-se a interdisciplinaridade do projeto, uma vez que pesquisadores de diferentes áreas estarão envolvidos, como químicos, biólogos, engenheiros químicos, de minas, ambientais e sanitaristas, oceanógrafos e educadores ambientais e a interinstitucionalidade, considerando que estarão envolvidas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, ou seja, o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação e as Instituições de Ensino Superior Universidade Católica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e Universidade do Extremo Sul Catarinense, além dos Movimentos Conservacionistas Instituto Coral Vivo e Projeto Conservação Recifal. A presente proposta contará também com o apoio de dois Grupos de Pesquisas Internacionais, com sedes no Reino Unido e na Itália, liderados por pesquisadores com expersite na área de biotecnologia ambiental, biossurfactantes e derramamentos de petróleo. Ressalta-se a participação de comunidades envolvidas com atividades pesqueiras e atuação com movimentos sociais da zona costeira do estado de Pernambuco, que tem forte atuação na zona litorânea de todo estado. Destaca-se também a importante contribuição na formação de recursos humanos, uma vez que o projeto será desenvolvido com a participação de bolsistas de Mestrado e Doutorado, a geração de conhecimento, patentes e produtos, a divulgação em periódicos de impacto, assim como a integração entre Universidade, Empresas e o setor público, com o consequente avanço tecnológico do Nordeste.
Instituição/UF/País:
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI - PE - Brasil
Vigência:
Thu Aug 03 00:00:00 BRT 2023-Mon Aug 31 00:00:00 BRT 2026
Leonir Lorenzetti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a promoção da alfabetização científica e tecnológica nos anos finais do ensino fundamental
Resumo:
As pesquisas sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), no contexto brasileiro escolar, datam dos anos 2000, com a publicação da dissertação de Leonir Lorenzetti. De lá para cá, houve um crescimento nas produções, sinalizando a importância da temática e suas inúmeras possibilidades formativas, requerendo uma análise da produção acumulada. Além disso, vê-se imprescindível propor ações formativas por meio de curso de formação continuada, perfazendo as práxis educacionais, para que os professores de ciências possam compreender os pressupostos teóricos, metodológicos e epistemológicos que balizam e contemplam a ACT. Implementar práticas pedagógicas condizentes com os pressupostos da ACT, pode estimular nos estudantes conhecimentos de mundo, com vistas a participação social e, consequentemente, o rompimento com a cultura do silêncio e da exclusão social. Desta forma, a presente proposta objetiva analisar as abordagens teórico-metodológicas e epistemológicas utilizadas na promoção da ACT no contexto escolar e as potencialidades de um curso de formação continuada com professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com vistas a promoção da ACT. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa de estado da arte, pesquisa de intervenção pedagógica e pesquisa-formação, que será desenvolvida com 50 professores de Ciências dos anos finais que atuam nas redes públicas do município de Curitiba, Paraná. O corpus da pesquisa será constituído de dissertações e teses sobre ACT dos anos finais do Ensino Fundamental; análise das diretrizes curriculares do município de Curitiba e estado do Paraná; diário de bordo elaborado pelos pesquisadores em todas as etapas da pesquisa; entrevistas com os professores participantes; análise do curso de formação continuada e análise das produções dos participantes da pesquisa. Para a análise dos materiais constituídos será utilizada a Análise Textual Discursiva.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonor Maria Pacheco Santos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mais médicos em evidências: avaliação do programa mais médicos 2023 e aplicação da ciência da implementação na incorporação sistemática de evidências
Resumo:
A universalização da Atenção Primária à Saúde (APS) é prioritária para o Sistema Único de Saúde, mas faltam médicos na Estratégia de Saúde da Família. Em 2013 foi criado o Programa Mais Médicos (PMM-13) atuando em: a) reforma/construção de Unidades Básicas de Saúde; b) readequação curricular e expansão de vagas para medicina; c) provimento emergencial de médicos em áreas prioritárias. No primeiro ano foram alocados 14.462 médicos (79% cubanos) (Anexo.1). Em fins de 2018, por mudanças políticas 8.500 médicos cubanos deixaram o país. Um novo 'Programa Médicos pelo Brasil' foi criado em 2019, mas só iniciou em 2021. Os déficits persistiam em 2023, justificando a recriação do PMM-23 para expandir de 13 para 28 mil os médicos na APS, com estratégias de formação, incentivo financeiro ao trabalho em áreas remotas e extensão do contrato para 4 anos. O estudo adota a hipótese que o PMM-23 é capaz de gerar efeitos/impactos no provimento de médicos, acesso e qualidade da APS e saúde dos usuários. O PMM-23 necessita de monitoramento e avaliação oportunos, facilitando que mudanças, se necessárias, sejam informadas por evidências. A proposta objetiva: 1) mapear a evolução da cobertura e focalização municipal/metropolitana de médicos (exemplo Anexo.1/Anexo.2); 2) monitorar internações evitáveis; 3) verificar a satisfação de usuários e equipes APS; 4) comparar a estrutura normativa; 5) mensurar a prontidão organizacional para adoção de mudanças e evidências; 6) realizar revisões da literatura. A metodologia inclui a análise de dados secundários, administrativos e legais do PMM-23; coleta de dados em campo; aplicação de técnicas da Ciência da Implementação para avaliar a Prontidão Organizacional para Tradução do Conhecimento nas instâncias de gestão federal e municipal do PMM-23. A estratégia de combinar obtenção de evidências, Tradução do Conhecimento e Ciência da Implementação, oferece condições para que o PMM-23 seja informado por evidências, em sintonia com recomendações da OMS.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leonor Patricia Cerdeira Morellato
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mismatch: padrões de floração, mudanças do clima e assincronias temporais entre flores e polinizador: implicações na polinização por abelhas e serviços ecossistêmicos em ecossistemas tropicais
Resumo:
A perda sem precedentes da biodiversidade e as ameaças iminentes das mudanças climáticas estão entre os desafios mais importantes enfrentados pela humanidade, com consequências para a polinização e serviços ecossistêmicos. A fenologia é a forma mais simples e eficiente de se monitorar e detectar efeitos das mudanças do clima na biota. Propomos investigar a fenologia da floração e ocorrência de assincronias temporais entre polinizadores e flores em cerrado, floresta e campo rupestre. Verificaremos se a floração das espécies polinizadas por abelhas se altera ao longo do tempo e está associada as mudanças no clima; se alterações observadas ou previstas ocasionam assincronias entre abelhas polinizadoras e seus recursos florais e efeitos dessas assincronias nos serviços ecossistêmicos e consequências para produção de alimentos e conservação da biodiversidade (ODS 13, 15, 4, 2). Hipótese: a fenologia das vegetações tropicais está sendo alterada pelas mudanças do clima, causando assincronia entre as flores melitófilas e abelhas polinizadoras, afetando serviços ecossistêmicos. Pressuposto: A floração das espécies tem se antecipando em relação época esperada devido mudanças climáticas, desacoplando temporalmente floração e atividade dos polinizadores. Metodologia: Análise de series temporais longas para detecção de gatilhos e alterações ao longo do tempo e relação com mudanças do clima; Levantamento sistemático de polinizadores e fenologia em áreas com dados históricos de fenologia e interações (floresta e campo) para testar a ocorrência de desacoplamentos temporais; Levantamento temporal sistemático de abelhas em vegetação nativa (floresta) e sistemas agrícolas circundantes para acessar biodiversidade e serviços ecossistêmicos e testar se as espécies de abelhas nos dois sistemas apresentam alterações em sua expressão gênica. Essa proposta em desacoplamento temporal está na fronteira do conhecimento e promoverá educação e divulgação científica para a sociedade.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Thu Jul 28 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Leori Carlos Tartari
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
39a mostratec
Resumo:
A Mostra de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC - é a maior feira para jovens cientistas da América Latina, que acontece em Novo Hamburgo, RS, e que completará em 2024 a sua 39ª edição. Seu objetivo é difundir e qualificar a pesquisa de jovens cientistas de todos os estados brasileiros e de países oriundos de todos os continentes. Ou seja, a Mostra é a exposição de um conjunto integrado e contínuo de ações de fomento à investigação e ao uso do método científico como ferramenta pedagógica, estabelecendo uma relação direta com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A MOSTRATEC integra uma rede de mais de 200 feiras de ciências afiliadas. Em 2022, a MOSTRATEC atingiu a marca de 650 projetos de pesquisas participantes de todos os Estados do Brasil e de outros 7 países. Nesse contexto, quase 10.000 escolas foram envolvidas, estimando um total de mais de 50 mil estudantes e mais de 15 mil professores, que atuaram no desenvolvimento de pesquisa como forma de qualificação, aprendizagem e exercício de cidadania. Os anos de 2020 e 2021 representaram para a MOSTRATEC o grande desafio de manter-se ininterrupta no contexto da pandemia de COVID-19. Mesmo com todas as dificuldades, foi mantida a representatividade de 17 unidades federativas brasileiras e 719 pesquisas apresentadas nas duas edições, realizadas totalmente online. Para 2023 e 2024, o número previsto de pesquisas finalistas, em evento presencial, chega a 800 em cada edição. Os trinta e oito anos da MOSTRATEC têm sido marcados pelo compromisso com a disseminação de boas práticas em educação, com o empreendedorismo e com o protagonismo dos jovens e dos educadores, em prol de uma educação para o desenvolvimento social e tecnológico, para a paz, para a ética, para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável. A MOSTRATEC é considerada a feira com maior abertura à visitação do público em sua modalidade, com a presença de mais de 40.000 visitantes. (Texto completo no anexo).
Instituição/UF/País:
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - RS - Brasil
Vigência:
Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Letícia Albuquerque
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
justiça ecológica e subalternidades: possibilidades de construção de direitos procedimentais para o enfrentamento da emergência climática
Resumo:
A ligação entre o meio ambiente e os direitos humanos tornou-se um pilar central do discurso atual dos direitos humanos. O meio ambiente e os direitos humanos são interdependentes: viver em um ambiente insalubre ou afetado negativamente pela intervenção humana, inclusive pelas mudanças climáticas, pode resultar em violações dos direitos humanos. Os efeitos da degradação ambiental afetam certos grupos sociais mais do que outros, destacando até que ponto a dignidade humana e a igualdade - incluindo o pleno respeito ao princípio da não discriminação - também dependem de um ambiente limpo e saudável. O Comitê de Direitos Humanos da ONU reconheceu que a degradação ambiental constitui uma séria ameaça à capacidade das gerações presentes e futuras de desfrutar do direito à vida, assim como os Sistemas de Direitos Humanos, que reconheceram a existência de uma relação entre a proteção do meio ambiente e a realização de outros direitos humanos. Neste cenário, a emergência climática é capaz de afetar a efetivação de direitos humanos, incluindo direitos sociais e econômicos. O projeto tem como objetivo principal investigar as possibilidades de concretização dos direitos humanos relacionados ao meio ambiente, especialmente com relação à resposta da emergência climática a partir da análise de casos paradigmáticos de defesa de direitos e interlocução entre atores sociais e sistemas institucionalizados viabilizados por meio de direitos procedimentais nos Sistemas de Proteção aos Direitos Humanos, sobretudo nos Sistemas Regionais no contexto de um cenário de emergência climática. Tomando como hipótese da disparidade de poderes existentes na sociedade capitalista contemporânea, bem como a desigual distribuição dos riscos, busca-se investigar em que medida os processos de resposta à emergência climática podem ser configurados por meio da prática procedimental em sistemas políticos e jurídicos tão diversos quanto os europeus, latino-americanos e africanos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Thu Feb 01 00:00:00 BRT 2024-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Leticia Cotrim da Cunha
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mudanças climáticas na amazônia azul: impactos das ondas de calor marinho e da acidificação - projeto calmar
Resumo:
A proposta intitula-se "Mudanças climáticas na Amazônia Azul: impactos das ondas de CALor MARinho e da acidificação" projeto CALMAR. Para este projeto formou-se uma rede de quatro instituições nacionais e uma instituição parceira na Alemanha (Instituto GEOMAR), reunindo expertises de pesquisadores em variabilidade climática no oceano e biogeoquímica marinha e fluxos de CO2 oceano-atmosfera, sob o impacto das mudanças climáticas. O projeto CALMAR pretende responder à questão central do efeito das ondas de calor marinho (OCMs) no oceano Atlântico Sul na biogeoquímica regional, com foco nas possíveis sinergias entre as OCMs e processos de acidificação, desoxigenação e diminuição da produtividade primária na Amazônia Azul, e avançar o conhecimento sobre o futuro das OCMs e sua frequência, duração e intensidade nos diferentes cenários de emissão de gases de efeito estufa, e impacto no sumidouro oceânico CO2, tendências de acidificação, desoxigenação e produtividade. Para atingir os objetivos, o projeto CALMAR combinará o estudo das OCMs no período atual com bancos de dados oceanográficos, e incluirá uma componente observacional através de um navio de oportunidade de cabotagem no Brasil, operante desde 2022 para mapear as áreas mais vulneráveis (parceria UERJ GEOMAR). Serão também utilizados resultados de modelos CMIP6 para estimar as OCMs e seus efeitos regionais na biogeoquímica marinha e no comportamento de sumidouro ou fonte de CO2 face aos cenários de emissões de gases de efeito estufa. Espera-se que os resultados do projeto CALMAR sejam utilizados como ferramentas para a previsão de condições climáticas que levem às OCMs no Atlântico Sul e seus impactos da acidificação e/ou desoxigenação, auxiliando na adaptação ou mitigação. O projeto também atende os objetivos da Rede CLIMA, contribuindo para o entendimento da variabilidade natural versus efeitos das mudanças climáticas no oceano, aumentando a a capacidade nacional de modelagem do sistema climático.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Letícia Cruz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
hidrogéis e filmes nanocompósitos de polissacarídeos para prevenção e tratamento de desordens inflamatórias da pele: uma abordagem translacional.
Resumo:
Dermatites causadas por agentes irritantes e radiação solar são desordens cutâneas de alta prevalência, mas carecem de opções seguras e efetivas para prevenção e tratamento. Neste caso, a associação de filtros solares e anti-inflamatórios é relevante. Estudos deste grupo de pesquisa mostraram eficácia anti-inflamatória superior de compostos vegetais comparados aos corticóides usados em dermatites. Ademais, novos filtros solares do tipo chalconas e diazinas foram sintetizados visando compostos mais fotoestáveis e seguros do que os filtros solares atuais. Formulações mais eficazes também podem ser obtidas pelo uso de nanocarreadores, os quais aprimoram o perfil de permeação e reduzem efeitos adversos. A formação de nanocompósitos pela combinação de nanocarreadores orgânicos com polissacarídeos é um recurso inovador para a criação de novas formulações para aplicação cutânea. Assim, esta proposta visa explorar a associação de filtros solares e anti-inflamatórios a nanocarreadores incorporados em matrizes polissacaridícas, produzindo hidrogéis e filmes nanocompósitos. Tais formas são vantajosas por conferirem proteção e hidratação à pele. Expertises em síntese, farmacotecnia e biofarmácia serão conectadas neste projeto com foco translacional para o desenvolvimento dos produtos. Para tanto, suspensões de nanocarreadores contendo anti-inflamatórios e/ou filtros solares serão estudadas e convertidas em hidrogéis e filmes polissacarídicos por técnicas convencionais e de impressão 3D. Delineamento de formulação, com caracterização aprofundada, e métodos de avaliação in vitro e in vivo, envolvendo fragmentos de pele humana, modelos celulares e animais e biometria cutânea em humanos, serão conduzidos e integrados no seu conjunto de resultados para validar e alcançar os objetivos da proposta. Os produtos gerados e sua publicação científica fortalecerão a colaboração entre os membros da equipe e contribuirão para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leticia Fleig Dal Forno
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o panorama da educação básica no brasil: desafios e oportunidades para a promoção da qualidade
Resumo:
O Brasil é um país com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, e seu sistema educacional é um dos maiores do mundo. No entanto, a qualidade da educação no Brasil é baixa, e o sistema educacional é ineficiente. O processo de inclusão no sistema escolar brasileiro tem sido um desafio, pois o país ainda enfrenta problemas de desigualdade social. Os professores precisam ser capacitados para lidar com a diversidade dos alunos e para identificar as suas demandas de aprendizagem. Isso é significativo para promover acesso dos alunos a uma educação de qualidade. Este projeto de pesquisa tem como problema definido: como a qualidade de ensino, acesso equitativo e eficiência na gestão escolar são identificadas nos dados educacionais?. A partir disso entende-se que os estudos sobre os desafios educacionais, em relação a gestão do conhecimento, a capacitação profissional e o sistema educacional, são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas que possam melhorar a qualidade da educação no Brasil. Esses estudos podem ajudar a identificar as causas dos problemas, a desenvolver soluções e a avaliar a eficácia das políticas públicas implementadas. Os estudos sobre a qualidade de ensino, o acesso equitativo e a eficiência na gestão escolar servem para garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade. O Censo Escolar 2022 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostrou que 25% dos professores da educação básica brasileira não possuem a formação adequada para a função. Além disso, o estudo mostrou que 40% das escolas brasileiras não possuem acesso à internet, o que dificulta a gestão do conhecimento e a equidade do ensino. Por meio do método qualitativo para a análise de textos, e dos métodos quantitativos para a análise estatística e a modelagem matemática. A combinação dos métodos quantitativos qualitativos permite obter uma visão mais completa dos dados e gerar conclusões mais confiáveis.
Instituição/UF/País:
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - PR - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Letícia Fracaro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biofísica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação dos efeitos neuroprotetores de vesículas extracelulares de células-tronco mesenquimais da polpa de dente em um modelo animal de doença de parkinson
Resumo:
A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, com incidências de 1% e 5% para populações com idade entre 65 e 80. Uma das principais características da PD é a perda de neurônios dopaminérgicos na substância negra pars compacta (SNpc) o que leva a uma diminuição significativa de dopamina no estriado. Os tratamentos disponíveis melhoram alguns sintomas, mas não impedem a progressão da DP e podem causar alguns efeitos colaterais. Como a terapia atual, não tem demonstrado resultado clínico satisfatório outros protocolos terapêuticos adjuvantes podem ser utilizados para melhorar a eficácia terapêutica como o uso células estromais mesenquimais que são células adultas que podem ser isoladas de diversos tecidos, sendo um deles a polpa de dente permanente (DPSC). Terapias alternativas com procedimentos de administração não invasivos aliados a tratamentos livre de células ainda podem ser promissores. A implantação de vesículas extracelulares (VE), que carregam várias proteínas, RNAs, lipídios e metabólitos, representam uma alternativa promissora às estratégias clássicas de tratamento. O uso de VE tem várias vantagens do ponto de vista terapêutico. As VE podem cruzar a barreira hematoencefálica e, portanto, podem ser administrados sem intervenções cirúrgicas complexas. Além disso as VE são estáveis e, portanto, adequadas para a produção clínica em larga escala. As VE derivadas de DPSC (VE-DPSC) podem ser uma alternativa para o tratamento de PD pois liberam fatores neurotróficos que podem neutralizar os efeitos da perda de neurônios dopaminérgicos. O objetivo deste estudo será avaliar os efeitos da infusão de VE isoladas de DPSC em modelo animal de DP. Para isso as DPSC serão cultivadas e as VE isoladas e caracterizadas. Para o modelo animal de DP será utilizado o 6-OHDA. As VE-DPSC serão infundidas e testes comportamentais, de imuno-histoquímica e moleculares serão realizados para comprovar a eficácia do tratamento.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Leticia Fraga
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos sobre ensino de língua indígena em terras indígenas paranaenses
Resumo:
No Brasil, os contextos das comunidades indígenas são os que sustentam em grande parte nossa condição de país multilíngue/multicultural. Em toda a extensão do estado do Paraná existem comunidades indígenas, das etnias Kaingang, Guarani e Xetá, algumas das quais são indicadas como multilíngues/ multiculturais, conforme dados do último censo sistematizado. Essa complexidade torna evidente que a situação linguística-cultural do estado exige maior atenção governamental, para que se proponha uma educação de ensino de língua indígena mais adequada, que leve em consideração os direitos linguísticos de cada comunidade, tanto no sentido de criar condições para que as comunidades que ainda mantêm suas línguas indígenas as resguardem, quanto de dar condições para que as demais as revitalizem. Nesse sentido, pretendemos, neste trabalho, a partir de alguns resultados já obtidos, investigar a forma como uma escola indígena paranaense lida com sua realidade linguística, estando ela inserida em uma região em que praticamente só se fala português. Para tanto, propomos a) fazer um levantamento da situação linguística do contexto em que se situa a escola indígena selecionada (contrapondo-o aos dados do último Censo, considerando a perspectiva de língua(gem) da população indígena; b) investigar as políticas linguísticas que a escola considera adequadas ao contexto a que ela se refere; c) propor formação continuada junto aos docentes dessa escola, a qual compreende inclusive o apoio ao desenvolvimento da elaboração de materiais didáticos apropriados a sua configuração linguística. Em termos metodológicos, nos baseamos em Amaral (2015), que traz a questão da proposta de pesquisa decolonial e em Leyva e Speed (2008), que tratam do co-labor. Até o presente momento, os resultados levantados permitem afirmar que as práticas político-pedagógicas impostas pelo estado do PR, em geral, não consideram adequadamente a visão de língua(gem) e multiculturalismo das comunidades originárias.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Letícia Lovato Dellazzana-Zanon
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento da implementação do componente curricular projeto de vida na educação básica do brasil: elaboração de diretrizes para o trabalho de psicólogos
Resumo:
O engajamento na construção de projetos de vida (PV) tem sido considerado um fator de proteção para o desenvolvimento humano. A adolescência é a fase do desenvolvimento primordial para a construção desses projetos em função dos avanços afetivos, cognitivos e morais próprios desse período da vida. O estudo do PV ganhou ênfase no Brasil em função de sua implementação como componente curricular na Educação Básica. Em 2020, as primeiras experiências de implementação do ensino de PV iniciaram e os livros didáticos a serem utilizados pelas escolas foram avaliados por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Evidências sugerem que a implementação do componente curricular PV tem sido difícil em função de dois aspectos: primeiro, por ter iniciado durante a pandemia de Covid-19; segundo, pois os professores não têm recebido formação adequada para ministrá-la. A partir deste cenário e da regulamentação sobre a inserção dos psicólogos na escola, considera-se que a Psicologia pode auxiliar este processo. O problema geral desta proposta é: como a avaliação e as concepções de professores que ministram o componente curricular PV e a análise de livros didáticos sobre a temática podem subsidiar diretrizes para o trabalho de professores e psicólogos nas escolas? Estão previstos três estudos: Mapeamento das percepções de professores ministrantes de PV sobre a implementação da disciplina nas escolas em diferentes regiões do país; Análise dos conteúdos dos livros didáticos sobre PV aprovados pelo (PNLD); Mapeamento das atividades de psicólogos escolares que trabalhem com PV em escolas. A partir dos resultados desses estudos pretende-se desenvolver diretrizes e materiais de orientação que subsidiem a prática de professores e psicólogos para o trabalho com PV nas escolas. A relevância desta proposta centra-se no fato de que a forma como o professor compreende e trabalha com a temática PV em sala de aula impacta a construção do PV de seus estudantes adolescentes.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Mon Jan 22 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
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