Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marcos Carlos de Mattos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • emprego de processos enzimáticos no desenvolvimento sustentável de compostos orgânicos com alto valor agregado
  • Esta proposta visa fomentar recursos para o desenvolvimento dos projetos em andamento no BIOCAT-UFC, único grupo de pesquisa em Biocatálise na região Nordeste e que tem o proponente participando da coordenação. Atualmente, o grupo é composto por 8 (oito) pesquisadores, sendo 2 coordenadores, 15 (quinze) pós-graduandos e 8 (oito) graduandos. A biocatálise oferece uma alternativa “verde” e atraente aos processos químicos convencionais para a síntese de ingredientes farmacêuticos enantiomericamente puros (APIs) e de derivados de produtos naturais (PN) bioativos. Os projetos em desenvolvimento incluem: (i) as sínteses quimioenzimáticas de análogos da propafenona, um fármaco utilizado como antiarrítmico; do fármaco luliconazol, um potente antifúngico, via reação de acetilação; do fármaco rivaroxaban, um potente e efetivo anticoagulante e do fármaco (R)-olodaterol, utilizado como broncodilatador; (ii) as biotransformações dos produtos naturais pisosterol, estemodina, do triterpeno pentacíclico 3,6,16-tri-hidroxilup-20(29)-eno e da annonalida na presença de fungos filamentosos; (iii) simulações computacionais para estudar e elucidar aspectos estruturais envolvidos na interação enzima-substrato durante os processos de síntese quimoenzimática e biocatálise/biotransformação mediada por micro-organismos. Todos os projetos envolvem abordagens ecologicamente sustentáveis e inovadoras, uma vez que empregam biocatalisadores (lipases ou células íntegras de origem microbiana) em substituição aos catalisadores químicos. Assim, os recursos solicitados no EDITAL UNIVERSAL fomentarão 9 (nove) teses, 6 (seis) dissertações e (oito) projetos de iniciação científica, contribuindo não só para a excelência do grupo BIOCAT-UFC, mas também para a projeção nacional e internacional do proponente e todo o grupo.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos César Alvarez

Ciências Humanas

Sociologia
  • as percepções de policiais sobre a justiça, a democracia e os direitos humanos
  • O projeto se insere na agenda das pesquisas sobre a importância das percepções para a estruturação das políticas públicas. Busca compreender como policiais (civis, militares e penais) percebem as atuais políticas públicas de segurança, o funcionamento do sistema de justiça, a Democracia e os Direitos Humanos em sua relação com o dia a dia de seu exercício profissional. A literatura sobre as percepções dos policiais aponta para a “desconfiança”, no geral, em relação aos princípios de aplicação da lei entre as instituições policiais e as organizações do judiciário, principalmente em temas relacionados às formas de punição e à legitimidade das instituições em aplicá-las. Além disso, as percepções dos policiais em relação a valores como a Democracia, os Direitos Humanos e a efetividade das políticas de segurança pública são geralmente bastante negativas, afetando o comportamento dos atores e o processo de legitimação de práticas, por vezes avessas à lei. Além disso, as forças policiais têm assumido um protagonismo cada vez mais político e inclusive interferindo decisivamente no debate acerca das políticas públicas. O principal problema de investigação desta proposta é como as percepções dos policiais: a) estimulam desconfianças e tensões entre as diferentes instituições de aplicação da lei; b) impactam os processos de (des)legitimação dos agentes, instituições e políticas públicas; e c) influenciam as concepções e aplicações das políticas voltadas ao sistema de justiça criminal. A hipótese é que as percepções dos agentes em relação às instituições e às políticas públicas interferem nos fluxos institucionais, mobilizam culturas corporativas, afetam a efetivação das políticas de segurança e a consolidação de valores como a Democracia e os Direitos Humanos. Para dar conta do problema, a pesquisa envolverá levantamento de informações tanto quantitativas como qualitativas em três Estados brasileiros: SP, RJ e MG.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Jan 20 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos Cesar Danhoni Neves

Outra

Multidisciplinar
  • revitalização do planetário "circus stellarium": um espaço lúdico para a divulgação da ciência
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos da Silva Montenegro

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • desigualdades funcionais anisotrópicas e afins sharp e equações do tipo p-laplace afins
  • Abordamos neste projeto, três temas distintos de pesquisa dentro de cada das três subáreas: Análise Geométrica, Geometria Convexa e Equações Diferenciais Parciais Elípticas. Para melhor organização, os apresentamos em forma de 3 projetos: A, B e C. O Projeto A consiste em estabelecer desigualdades de entropia anisotrópicas no contexto de variedades fechadas. Especificamente, pretendemos desenvolver a teoria de desigualdades de entropia sharp e de melhores constantes associadas à variedades fechadas endossadas apenas com uma forma de volume e de normas sobre suas fibras que variam diferenciavelmente. Na prática, daremos no contexto de variedades uma abordagem similar ao dado por Cordero-Eurasquin, Nazaret e Villani em 2004 e por Gentil em 2003, quando consideraram o espaço Rn munido da medida de Lebesgue e de uma norma arbitrária. Nosso objetivo é apresentar um tratamento unificado de desigualdades de entropia sharp em variedades que não dependam necessariamente de estruturas geométricas particulares, como a Riemanniana. A grande relevância do tema está em sua conexão direta com desigualdades isoperimétricas anisotrópicas em variedades, a qual é o objetivo fim do nosso programa de pesquisa. O Projeto B envolve o estudo de desigualdades de Sobolev Lp afins simétricas e assimétricas com média e sem média em domínios limitados para 1 <= p < n e a existência de funções extremais correspondentes. Além disso, no caso assimétrico para p = 1, estamos interessados em equivalências com desigualdades isoperimétricas do tipo projeção de Petty. Finalmente, o Projeto C é dedicado à questões relacionadas ao operador p-Laplace afim, o qual é um operador elíptico quasilinear não-local que foi introduzido recentemente em conjunto com Haddad e Jimenéz. Primeiramente, estudaremos propriedades de regularidade deste operador. Posteriormente, daremos início ao desenvolvimento do método variacional direto e da teoria de pontos críticos para funcionais envolvendo a p-energia afim.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marcos David Ferreira

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • avaliação de hidrolatos - bioresíduo de óleos essenciais - como fungicidas naturais em revestimentos comestíveis de frutas e hortaliças.
  • Hidrolatos, ou hidrossois são resíduos produzidos no processo de obtenção de óleos essenciais (OEs) por destilação a vapor, composto por óleo e componentes solúveis em água, o qual é geralmente descartado. Todavia, com potencial de aplicação, no setor de alimentos, cosmético, farmacêutico e agrícola. Hidrolatos podem ter propriedades distintas ou não aos OEs, devido a grande diversidade de componentes. Hidrolatos e OEs podem ser considerados substitutos naturais de fungicidas sintéticos no controle de doenças pós-colheita. As perdas pós-colheita de frutas e hortaliças são elevadas, e revestimentos comestíveis de origem vegetal surgem como uma alternativa de baixo custo para prolongar uma maior extensão na vida de prateleira do fruto. Desta forma, o objetivo desta proposta é o desenvolvimento de uma tecnologia sustentável, baseada em revestimentos comestíveis de origem vegetal “plant-based” com aditivos antifúngicos, avaliando o potencial de utilização de hidrolatos, comparando aos OEs na extensão de vida de prateleira em hortifrútis, com consequente redução nas perdas de alimentos. Para tanto a pesquisa será dividida em três etapas, em uma primeira, serão caracterizados o perfil de voláteis dos hidrolatos (6) e comparados aos OEs de origem. Na sequência serão conduzidos ensaios de atividade antifúngica, ação antioxidante e citotoxidade com a seleção de 2-3 hidrolatos com potencial de utilização. Em uma segunda etapa será realizada a formulação e caracterização de revestimentos comestíveis aditivados com hidrolatos e OEs com potencial de uso em pós-colheita. Na terceira etapa, serão avaliados os revestimentos comestíveis de origem vegetal associados com hidrolatos e OEs na extensão da vida de prateleira em frutas climatéricas. Esse projeto se insere no conceito atual de economia circular e sustentabilidade, com aproveitamento de um resíduo, muitas vezes descartado, contribuindo para a redução das perdas de frutas e hortaliças e desperdício de alimentos.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026