Projetos de Pesquisa

 

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Rosane Duarte Rosa Seluchinesk

Ciências Humanas

Educação
  • educação, corporeidade e território: entrelaçando saberes e conhecimentos com mulheres indígenas no estado de mato grosso.
  • Nas últimas décadas observamos na América Latina, um discurso político enfatizando um crescimento econômico, entretanto esse desenvolvimento não é para todos os seus habitantes. Dentre estes, estão os povos indígenas que ainda lutam por seus territórios ancestrais e também por condições necessárias a sua existência e dos seus descendentes. No Brasil existem 305 etnias, das quais, 42 estão vivendo no estado de Mato Grosso. Alguns já possuem sua área demarcada e homologada, mas ainda existem muitos nesse processo, que mesmo depois de definido, ainda encontra resistência dos demais habitantes em reconhecê-los como parte dos habitantes dos municípios nos quais estão localizadas as Terras Indígenas. É neste cenário que observamos o protagonismo das mulheres indígenas que vem se organizando para produzir e comercializar artesanatos, frequentar cursos de formação para atuarem como professoras e agentes de saúde e mesmo ocupar lugares que antes só eram ocupados pelos homens como ser cacique ou mesmo pajé. É sobre estas mulheres que articulam saberes ancestrais com a necessidade de uma formação profissional, notadamente na área de educação e se colocam na luta pelo território que trata este estudo. Quem são? Como questões de gênero e etnia interferem nas suas vidas? Como os saberes ancestrais dialogam com os saberes atuais? Como é ser e formar mulheres indígenas no cenário atual? Quais são as suas lutas, sonhos, projetos e realizações? É sobre estes e outros temas que pretendemos abordar para entender e contribuir na articulação entre as mulheres de Mato Grosso, do Brasil e quiçá com as mulheres da américa sobre Educação, corporeidade e território. Com base na metodologia etnográfica e história oral serão realizadas rodas de conversa, escritas autobiográficas, registros etnográficos e fotográficos que deverão compor as estratégias para as coletas de dados e a produção final de um livro foto, etno e biográfico de mulheres indígenas, dentre outras produções científicas.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Rosane Garcia Collevatti

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • genética e genômica em paisagens no antropoceno: efeito dos agroecossistemas na diversidade genética e adaptação de plantas em florestas estacionais e de savanas
  • O balanço entre a produção de alimentos e a conservação da biodiversidade, e a proposta de alternativas eficientes para diminuir os impactos da agricultura são os principais desafios no Antropoceno. No Cerrado, um dos hotspots de biodiversidade devido ao alto endemismo de espécies, as paisagens agrícolas ocupam grande parte da área original, com cerca de 50% transformada para agropecuária e área urbana. A genômica populacional, associada a transcriptômica e metilômica podem facilitar a identificação de variação molecular adaptativa, genes diferencialmente expressos e controle de expressão gênica relacionados a resposta das plantas às mudanças ambientais, contribuindo para a conservação a longo prazo e compreensão dos mecanismos evolutivos e genes relacionados ao estresse ambiental. Em 22 paisagens agrícolas, iremos amostrar populações de Psychotria sp. Iremos usar genotipagem de SNPs para identificação de sinal de seleção, sequenciamento do transcriptoma para analise de genes diferencialmente expressos, e sequenciamento do metiloma para analise de alterações na expressão genica, e iremos analisar alterações fenotípicas. Genes de resposta estresse serão analisados em Real-Time PCR para validar a função e disponibilizar para a comunidade acadêmica como potencial alvo. Usando características de solo como co-variáveis em GLMMs, esperamos que populações em paisagens com maior quantidade de matriz agrícola, fragmentos de floresta menores com formato mais irregular e maior efeito de borda tenham sinal de seleção, maior numero de genes expressos e menor metilação em genes relacionados a estresse biótico e abióticos. Nestas paisagens iremos estudar também a resposta das comunidades a partir da variação na riqueza, diversidades alfa e beta de espécies, diversidade filogenética e funcional entre paisagens. Esperamos que espécies mais resistentes ao estresse sejam mais abundantes e frequentes, diminuindo a diversidade e riqueza de espécies, diversidade filogenetica e funcional
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Rosane Leal da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • direito à saúde e à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: a atuação dos entes públicos brasileiros na efetivação de direitos fundamentais.
  • A pandemia causada pelo Coronavírus revelou desafios para a proteção da saúde e direito à educação de crianças e adolescentes, destinatários de proteção integral (art. 227, Constituição Federal), cujo acesso às escolas foi dificultado devido à necessidade de proteger a saúde individual e coletiva. Tal contexto forçou a revisão das estratégias educativas, com desafios aos direitos fundamentais dos infantes e adolescentes, ampliado no caso das crianças com deficiência. A preocupação com saúde e educação constou em atos normativos, decretos estaduais e municipais e decisões judiciais, o que leva ao problema de pesquisa: a atuação dos entes públicos brasileiros para conciliar a proteção à saúde e promoção da educação no período da pandemia evidencia ações articuladas e que consideraram a proteção integral de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, com políticas públicas direcionadas e tecnologias assistivas ou, ao revés, não consideraram a prioridade absoluta? A hipótese inicial aponta para a insuficiência da proteção integral prevista na Constituição Federal e na Lei 8.069/1990 e sugere a desarticulação do sistema de garantias, em prejuízo ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes no período da pandemia. Outra hipótese relaciona-se com o baixo impacto da produção doutrinária e ausência de políticas públicas voltadas à promoção da saúde e educação, acesso e uso seguro da internet, bem como ausência de tecnologias assistivas. O enfrentamento do tema ocorrerá a partir do aporte analítico, com pesquisa doutrinária e documental. Será empreendido procedimento monográfico ou de estudo de casos, com investigação da produção doutrinária sobre o tema nas principais revistas com estratos A e B, avaliadas pela Capes, agregando-se pesquisa e classificação de documentos públicos editados no Brasil, o que permitirá determinar se houve o comprometimento do Brasil em harmonizar proteção à saúde com o direito à educação de crianças e adolescentes durante a pandemia.
  • Universidade Franciscana - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Rosangela Ferreira Prestes

Outra

Multidisciplinar
  • mais ciência - bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • O Evento Educacional MAIS CIÊNCIA é um projeto colaborativo e cooperativo construído entre diversos atores, a citar, escolas públicas, universidade comunitária, coordenadorias regionais da Educação e órgãos públicos, interessados em promover a formação e inclusão de jovens em uma sociedade em rede, em que o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo se apresenta como fator determinante. Nesta edição, para celebrar o Bicentenário de Independência do Brasil, o evento Mais Ciência 2022 tem o propósito de resgatar as conquistas alcançadas, mas também revelar como o engajamento dos profissionais da educação, em diálogo constante com a sociedade, pode contribuir para propiciar o desenvolvimento, a qualidade e acesso universal ao conhecimento. Para tanto, o evento MAIS CIÊNCIA promove uma Trilha de Aprendizagem de forma dinâmica, abordando os novos componentes do Ensino Médio: Mundo do Trabalho, Projeto de vida e Cultura e Tecnologias e os temas transversais de Empreendedorismo e Educação Financeira. Isso ocorre em um ambiente próprio em que são disponibilizados materiais educacionais multimodais relacionados a questões de Ciência e Tecnologia que apoiam as práticas pedagógicas e apresentam inovações metodológicas no espaço escolar. O evento conta, até o presente momento, com a participação de 1300 alunos e 300 professores, além de uma equipe multidisciplinar. A universidade assume o compromisso com a construção de um mundo pluriversal, como uma das expressões para gerar e disseminar o conhecimento de forma a contribuir de maneira eficaz para ampliar o horizonte de compreensão do desenvolvimento e dispor de recursos humanos e científicos para construir um projeto que promova um conjunto de ações e ideários que sonham transformar mentes e sensibilizar pessoas. É nosso papel estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. Neste caminho trilha este projeto.
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Rosangela Ferreira Prestes

Outra

Multidisciplinar
  • mais ciência: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
  • O presente projeto tem como objetivo principal apoiar a realização da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em âmbito municipal e intermunicipal, estreitando o elo entre a Universidade e escolas com vistas à articulação de ações em prol da difusão do conhecimento científico e tecnológico e do fortalecimento da educação formal, não-formal e informal por meio do desenvolvimento do Evento Educacional Mais Ciência, organizado pela URI, Coordenadorias Regionais de Educação que abrangem o Polo 3 (Santo ngelo – 14ª, Santa Rosa – 17ª, Palmeira das Missões – 20ª, Três Passos – 21ª, São Luiz Gonzaga – 32ª e Ijuí – 36ª) e Entidades Parceiras que apoiam a Educação. Esse evento abrangerá até 50 escolas de Ensino Médio (com estudantes do nível médio) de Municípios que abrangem as regiões do Polo 3. O Evento Educacional MAIS CIÊNCIA compreende a realização de três atividades independentes no decorrer de julho a dezembro de 2021, sendo elas assim definidas: a) Relato de experiências dos professores; b) Olimpíada do conhecimento entre equipes; c) Concurso de Redação. Esse evento envolve e busca a produção e ampliação de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e, igualmente, de atitudes que possam colaborar com demandas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, considerando ainda os temas estratégicos previstos na Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (ENCTI), sendo também emergente nesse momento, a necessidade da recuperação de aprendizagens geradas no período pandêmico. Dentro das modalidade previstas na chamada CNPq/MCTI nº06/2021, a presente proposta se configura como uma Exposição de CT&I por contar com a construção, apresentação e disponibilização de um aplicativo, na forma de um game científico, para livre acesso à questões de ciência e tecnologia nas diferentes áreas que compõem os componentes curriculares do ensino médio. O aplicativo será empregado para o desenvolvimento do evento, que tem como intuito além da socialização do conhecimento, organização e trocas de experiências entre todos os envolvidos, a intenção é contribuir para a educação, que é uma das principais áreas para o desenvolvimento humano e social e igualmente necessária para o desenvolvimento local e regional. Nessa perspectiva, faz-se necessário além da mobilização de parcerias, a busca de recursos que possam viabilizar e financiar a construção aplicativo que fará a gestão das questões para a realização desse evento de cunho educacional.
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023