Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Paula Santana Coelho Almeida

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • reutilização do serviço de emergência e vínculo com atenção primária à saúde: estudo de coorte
  • A organização nos serviços de saúde em rede guarda uma relação intrínseca com os objetivos da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto, os serviços de urgência e emergência são fundamentais, funcionando como porta de entrada para o sistema. Entretanto, apresentam dificuldade para seu funcionamento, destacando-se a superlotação dos serviços, a qual pode ser explicada, em boa medida, pela reutilização frequente por parte de usuários. Apesar do conhecimento dessa situação, as informações sobre a temática são escassas no Brasil, especialmente com relação a reutilização de serviços de urgência e emergência. Assim, este projeto objetiva mensurar a reutilização dos serviços de urgência e emergência, identificar os fatores associados e verificar o efeito do vínculo com a Atenção Primária à Saúde nesse processo. O estudo possui delineamento longitudinal do tipo coorte com acompanhamento de 5 anos (2020 a 2024). O estudo tem como linha de base (baseline) a pesquisa realizada em 2019, por este grupo de pesquisa (Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018), que teve como objetivo, dentre outros, mensurar e predizer a reutilização do serviço de urgência e emergência num período de 12 meses. O acompanhamento dessa pesquisa foi atravessado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o que modificou o padrão de utilização do Pronto Atendimento. Dessa forma, esta proposta é um estudo de coorte que busca ampliar o período de acompanhamento visando compreender melhor o fenômeno estudado. Serão incluídos 1.177 indivíduos que participaram do estudo baseline e os dados sobre o uso do pronto atendimento e de vínculo com a APS serão extraídos do sistema de registro eletrônico na Prefeitura Municipal de Vitória. Serão realizadas análises descritivas, calculada a prevalência das variáveis principais e seus respectivos intervalos de confiança. Para as análises bivariadas e ajustadas utilizaremos regressão de poisson, considerando um nível de significância de 5%.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Paula Santos de Melo Fiori

Outra

Multidisciplinar
  • vi feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
  • Em agosto de 1995, O Campus Marechal Deodoro iniciou suas atividades na conhecida “Terra dos Marechais”, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Guia de Turismo, além do curso técnicos na modalidade: Proeja de Cozinha e Hospedagem. No mesmo ano, foram iniciadas a oferta do curso Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, a pós-graduação em Educação e Meio Ambiente, sendo em 2016 iniciada a primeira turma do Programa de Pós-Graduação strictu sensu, a nível mestrado em Tecnologias Ambientais. Aliando o perfil do munícipio, com as carreiras ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (IFAL – MD), este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento VI Edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro - AL, na esfera municipal, de forma a possibilitar despertar dos estudantes do ensino médio para as carreiras ambientais ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Como também busca desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas ambientais da região onde o munícipio está inserido, e alinhamento com os “ODS”, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ampliados estes para uma a esfera global, buscando desta forma a formação de profissionais com pensamento crítico e preparados para buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável.
  • IFAL - Marechal Deodoro - AL - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Pires do Prado

Ciências Humanas

Educação
  • análise das escolhas, trajetórias educacionais e expectativas de estudantes de ensino médio e das licenciaturas
  • O objetivo da pesquisa é mapear e analisar as escolhas, as trajetórias e as expectativas de estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e dos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pretendemos analisar o perfil socioeconômico (renda, nível de formação e tipo de ocupação dos pais, necessidade ou não de trabalhar durante o curso), as trajetórias educacionais e os caminhos percorridos (tipo de escola frequentada, desempenho escolar, repetência, abandono, transferência de escolas/cursos e turnos) e os procedimentos de escolha e acesso ao ensino superior, especificamente aos cursos de licenciaturas. Analisaremos esses processos com questionários, grupos focais, entrevistas em profundidade e observações participantes entre estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que estão fazendo suas escolhas de transição ao ensino superior para cursos de licenciaturas e entre licenciandos do primeiro ano e concluintes de cursos de formação de professores da UFRJ. O projeto está inserido na temática da desigualdade de oportunidades educacionais e dá sequência às pesquisas anteriores sobre as transições entre as fases da educação básica e inclui a inserção no ensino superior e nos cursos de formação de professores. Temos como argumento central que há uma estratificação das escolas de uma mesma rede de ensino, com processos desiguais de formação dos estudantes, que influenciam em suas escolhas e trajetórias no ensino superior, particularmente nos cursos de licenciaturas. Nossa hipótese é que a transição ao ensino superior mantém esta estratificação, em que os estudantes de escolas de maior reputação e prestígio seguem para cursos e universidades de maior prestígio. A literatura sociológica brasileira tem demonstrado a estratificação horizontal da educação superior no Brasil e queremos observar esse processo entre os cursos de licenciatura da UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi

Ciências Humanas

História
  • a fabricação de um interior para o brasil: o alto sertão e as lutas de independência
  • O processo de independência brasileiro foi marcado também pelo esforço para estabelecer o território da nação, com a manutenção dos limites da antiga América Portuguesa, num processo inverso à fragmentação experimentada pela vizinha América Espanhola. Internamente, a definição do espaço político e administrativo, bem como suas fronteiras, foi controversa. Trata-se da tentativa de domínio de um espaço que ficou conhecido como Alto Sertão, distante do centro administrativo da nova nação, e que desafiava o poder e alcance da Corte do Rio de Janeiro, bem como os limites geopolíticos das províncias do Norte. Importa entender a tensão entre uma delimitação territorial alheia aos projetos de integração e a consolidação do território e do Império do Brasil nos moldes da Corte. Para isso, é necessário superar uma discussão que restringe o período da independência como passivo e pacífico e evidenciar como esse processo foi demorado, tendo efeitos até 1825, e não imediatista, como marcado pela historiografia tradicional do evento ‘independência ou morte’. E compreender quão ameaçadora pode ter sido a ocorrência de revoltas para os projetos de integração e manutenção do território brasileiro em toda a sua extensão; analisar em que medida a Revolução Pernambucana (1817) e a Confederação do Equador (1824) se constituem, junto à revolta de Pinto Madeira (1831), no Ceará, três momentos de um mesmo conflito em torno do território e suas bases de poder (que contribuíam para uma centralização administrativa e a formação da nação); e, nesse processo, estudar as tensões entre proprietários de terras e políticos do Alto Sertão, com relação à produção do território da nação. A documentação arrolada para a pesquisa é em parte inédita e constituída por fontes cartoriais, cartográficas, correspondências oficiais, documentos militares e processos-crimes relacionados às questões de terra e marcos espaciais do chamado Alto Sertão.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Aug 24 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Teles da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • 60 anos da coleção de arte africana no mnba – fortalecendo identidades.
  • Este projeto pretende analisar a trajetória e o lugar que a coleção de Arte Africana no Museu Nacional de Belas Artes [doravante MNBA] ocupou nos 60 anos desde sua aquisição e fornecer subsídios para o setor educativo e o museu, como um todo, para promoção de maior visibilidade e representatividade desta coleção. Neste sentido, o projeto apresentado visa lançar um novo olhar para coleção de Arte Africana do MNBA, 60 anos após a sua aquisição. Percurso marcado por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, que nos permitem vislumbrar outras questões em relação a esse acervo, que é formado por 110 objetos artísticos, oriundos de vários países do continente negro africano, relacionando-os a construção da identidade do povo brasileiro. Torna-se premente e necessária sua reavaliação, especialmente, diante das novas reivindicações advindas da sociedade civil que resultaram em leis e medidas públicas que visam a isonomia de direitos e esses passam também, pelo reconhecimento e o tratamento valorativo de suas origens. São metas não apenas nacional, mas de âmbito mundial dentro dos compromissos assumidos pelos países signatários da agenda 2030. Perspectiva que possibilitará outras leituras e posturas da instituição e da própria sociedade Dessa forma propomos uma revisão das informações da coleção em si, bem como análise da trajetória desta coleção no MNBA visando compreender o lugar que esta ocupou no que tange a sua (in)visibilidade e aos tratamentos expositivos recebidos; enquanto objetos etnográficos, origem das matrizes culturais brasileiras ou obras de Arte. Através desse processo discutira-se sobre os conceitos de arte veiculados por um museu, que tem papel preponderante na guarda do patrimônio artístico nacional, que deveria ser representativa das diversidades étnicas e culturais da sociedade brasileira. A partir disso, poderá se refletir sobre a diversidade de representações de artistas não brancos e não europeus em museus de arte.
  • Instituto Brasileiro de Museus - DF - Brasil
  • Thu Jan 05 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Tereza de Abreu Lima

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • 1a olimpíada do oeste potiguar de astronomia e astronáutica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Tereza Reis da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • educando para o antirracismo: práticas educativas interculturais e decoloniais para a promoção da igualdade racial
  • O combate ao racismo no Brasil ganhou um novo impulso com a obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na educação básica (Gomes, 2017; Munduruku, 2012). Não obstante, pesquisas recentes têm demonstrado que a maioria das escolas ainda não contam com projetos educativos regulares para a promoção da igualdade racial ou apenas desenvolvem ações esporádicas, nas datas comemorativas. Diversos aspectos contribuem para esse quadro: falta de apoio técnico especializado que ofereça às escolas e suas equipes um repertório amplo de recursos didáticos, pedagógicos, inovações metodológicas e fundamentação teórica; lacunas na formação inicial e continuada das/os professoras/es; ausência de ações de acompanhamento e avaliação para identificar dificuldades e definir a correção de rumos (Benedito, Carneiro e Portella, 2023). Este projeto objetiva: 1) mapear e analisar entraves à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/03, com aplicação de questionário junto a Secretarias Municipais de Educação, propondo estratégias para superá-los; 2) levantar e divulgar experiências exitosas de educação antirracista, através de observação participante e entrevistas com equipes pedagógicas e docentes de escolas públicas, visando inspirar e fomentar outras iniciativas; 3) realizar cursos de formação continuada e letramento racial para professoras/es, em parceria com grupos de pesquisa, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB’s), movimentos sociais, lideranças e intelectualidades negras e indígenas. A pesquisa será desenvolvida nas 5 regiões do país, nos municípios de atuação das/os pesquisadoras/es nela envolvidos, fortalecendo redes de parceria e colaboração já instituídas. O projeto terá uma etapa de internacionalização que envolverá visitas técnicas, diálogos e colaboração com pesquisadoras/es do México, Espanha e Estados Unidos visando o desenvolvimento de análises em perspectiva comparada no campo da educação antirracista.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Valéria Machado Mendonça

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • rompendo as barreiras da desinformação: a ciência cidadã como aliada na educação, informação, comunicação e na tradução do conhecimento à promoção da saúde
  • O crescimento exponencial de informações imprecisas, falsas ou enganosas, contribuiu para a disseminação da desinformação em saúde nas redes digitais. A desinformação pode ter consequências graves aos processos de cuidado, saúde-doença da população. Serão exploradas seis questões de pesquisa, que versam desde o conhecimento, atitudes e práticas dos profissionais que atuam na APS/ESF, sobre o fenômeno desinformação em saúde até o desenho de estratégias à tradução do conhecimento em saúde para que profissionais da APS/ESF desenvolvam alfabetização midiática como habilidade crítica para navegar em ambientes digitais e tomar decisões embasadas sobre quais informações, confiar e compartilhar, e como isso pode influenciar à promoção da saúde e prevenção de doenças. Visa analisar as características da desinformação em saúde evidenciando possibilidades comunicacionais baseadas na qualidade da informação em saúde em apoio à tomada de decisões sobre os processos de cuidar da saúde e doença de situações agudas ou crônicas pelos profissionais da APS/ESF, à prevenção da desinformação e seus reflexos na saúde da comunidade. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo e experimental-analítico de abordagem mista quali-quantitativa, nas cinco regiões. Produzirá revisões de literatura e aplicará metodologias de múltiplos métodos para analisar o processo de desinformação em saúde, seus reflexos e consequências. Espera-se a compreensão da atuação dos ACS e ACE da APS/ESF quanto ao acesso, uso e gestão da informação e desinformação em saúde; aferição da qualidade da informação em saúde nas fontes oficiais de informação em saúde; caracterização dos conteúdos desinformativos com foco na criação e aplicação de parâmetros com vistas à aferição do conteúdo analisado existente nas mídias sociais; desenvolvimento de mapas das redes oficiais do Ministério da Saúde; produção de fact sheet e visual abstract com os resultados para gestores e técnicos, profissionais do Sistema Único de Saúde.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ananda Portella Félix

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estudo longitudinal sobre as alterações na digestibilidade da dieta medidas in vivo e in vitro e nos metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento
  • Embora a avaliação da digestibilidade da dieta em cães seja considerada um procedimento não invasivo, pode induzir estresse aos animais devido ao tempo de confinamento para coleta de fezes. Desta forma, o desenvolvimento de técnicas in vitro, que simulem situações experimentais in vivo, é de grande importância para o futuro da ciência e do bem-estar de animais de laboratório. Embora métodos de digestibilidade in vitro já tenham sido desenvolvidos para cães adultos, não foram encontrados estudos que comparassem os resultados obtidos in vitro com os obtidos in vivo em cães filhotes. Como na fase de crescimento o sistema gastrointestinal dos filhotes ainda está em amadurecimento e o seu microbioma intestinal ainda não está bem estabelecido, é possível que resultados obtidos in vitro não sejam representativos dos obtidos in vivo em filhotes. Dessa forma, objetivou-se comparar os métodos in vivo e in vitro de determinação da digestibilidade da dieta em cães filhotes durante o seu crescimento. Ainda, objetiva-se avaliar o efeito da idade sobre os metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento. Serão utilizados 8 cães da raça Beagle (4 machos e 4 fêmeas), não castrados, com idade inicial de 60 dias até os 12 meses de idade. Os animais serão alimentados com uma mesma dieta seca extrusada comercial para cães em crescimento. Serão avaliados dois métodos para análise de digestibilidade da dieta: in vivo (coleta total de fezes) e in vitro (utilizando pepsina e pancreatina). Fezes serão coletadas com 2, 6, 9 e 12 meses de idade para avaliação in vivo da digestibilidade, metabólitos de fermentação (aminas biogênicas, ácidos graxos de cadeia curta e ramificada, fenóis, indóis e amônia) e microbioma por sequenciamento de nova geração. Os dados serão analisados utilizando o PROC MIXED do SAS, considerando P<0,05, com exceção dos dados de microbioma, nos quais a abundância diferencial entre os gêneros será analisada pelo teste LEfSe (P-ajustado < 0,05).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ananias Francisco Dias Júnior

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • explorando o potencial terapêutico de nanopartículas formadas do bio-óleo obtido da pirólise da biomassa para o tratamento de doenças infecciosas e crônicas
  • As doenças crônicas e infecciosas representam um enorme desafio para a saúde pública global. Enquanto as doenças crônicas, como o câncer, impactam milhões de pessoas com efeitos a longo prazo, as doenças infecciosas causadas por microrganismos podem se disseminar rapidamente, resultando em surtos devastadores. Nesse contexto, o bio-óleo (BO) vegetal resultando do processo termoquímico de pirólise surge como uma alternativa eficiente e sustentável para a produção de novos produtos terapêuticos devido à sua rica composição química. Nesse sentido, o resíduo de madeira gerado no fim do ciclo produtivo de Citrus sinensis surge como uma opção para a produção de BO, além de favorecer a reutilização desse resíduo. Um dos principais desafios do uso do BO em indústrias, especialmente na farmacêutica, é sua instabilidade. Portanto, este projeto tem como objetivo principal produzir nanopartículas a partir de bio-óleo obtido da pirólise da madeira residual de C. sinensis e avaliar seu potencial bioativo, visando estabelecer uma base para o desenvolvimento de novos medicamentos. A madeira residual de C. sinensis será caracterizada física e quimicamente. Em seguida, o material será submetido ao processo de pirólise para obtenção dos BOs. Estes, passarão pelo processo de destilação e purificação onde serão determinados suas características físicas e composição química (GC-MS; FTIR e UV-Vis). Posteriormente, serão produzidas as nanopartículas a partir de BOs (NBOs) produzidos com material bruto, destilado e bidestilado e avaliados sua estabilidade em função do tempo e temperatura. Suas propriedades bioativas serão avaliadas a partir de ensaios de citotoxicidade com células normais e cancerígenas, atividade antioxidante e atividade antimicrobiana e antibiofilme contra leveduras e bactérias Gram-positivas e Gram-negativas de importância clínica.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Sat Jan 06 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026