Projetos de Pesquisa

 

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Natalia de Lacerda Gil

Ciências Humanas

Educação
  • qualidade, racionalidades colonizadas e exclusão escolar (1920-2020)
  • Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da história da escolarização no Brasil, interessando-se em compreender o modo como o conceito de qualidade em educação se apresentou no cenário educacional brasileiro entre 1920 e 2020. O foco dos esforços investigativos estará na análise da circulação do debate sobre o tema ao longo do período e das estatísticas, que pretendem expressar em números as características da escola e seus problemas. Importa escrutinar quais as relações entre a ideia de qualidade, modos etnocêntricos de organização e compreensão da escola e a persistência da exclusão escolar. A proposta será desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa “Histeb – História da Escolarização Brasileira: políticas e discursos especializados”, que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2011. Trata-se de uma pesquisa sócio-histórica que articula à análise empírica proposta contribuições teóricas de Reinhart Koselleck, com a História dos Conceitos, de Aníbal Quijano, pela noção de colonialidade do poder, de Pierre Bourdieu, para compreensão dos processos sociais de exclusão escolar, e de Estudos da Quantificação, o que permite analisar as estatísticas de modo crítico. Serão mobilizadas como fontes históricas a imprensa periódica (revistas especializadas e jornais), as estatísticas de educação (os números em si e publicações e debates em torno deles) e a documentação escolar (boletins, diários de classe, fichas de alunos etc.).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Natalia dos Santos Renato

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • análise energética e ambiental da produção de biofertilizantes e bioestimulantes a partir de microalgas
  • A demanda global por alternativas sustentáveis cresceu devido às preocupações ambientais com as emissões de CO2, promovendo medidas de sequestro de carbono. O cultivo de microalgas destaca-se como uma opção promissora para capturar CO2, principalmente pela sua versatilidade de uso e pela sua alta eficiência de fixação de CO2 comparada às florestas. Entre suas aplicações, os biofertilizantes e bioestimulantes são essenciais para uma agricultura sustentável, mas sua comercialização enfrenta desafios. Nesse cenário, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta crucial para tornar essa produção mais sustentável, realizando a análise energética, o mapeamento dos impactos ambientais e a identificação de pontos críticos. Os estudos de ACV ainda são incipientes, demandando mais pesquisas. Assim, o objetivo deste estudo é realizar uma ACV focada no balanço de energia e na emissão de carbono do cultivo de microalgas, para produção de biofertilizantes e bioestimulantes. O experimento usará tanques para cultivo das microalgas, alimentados com CO2 de uma fonte estacionária e agitados por energia solar fotovoltaica. A biomassa será concentrada e floculada para uso como biofertilizante e bioestimulante. Em seguida, será feita a análise energética, considerando todas as entradas e saídas de energia do sistema, nas formas de eletricidade e calor, além do balanço de carbono para identificar as principais vias de recuperação e fixação de carbono, considerando todas as entradas e saídas de CO2. Por fim, será feita a ACV abrangendo toda a cadeia produtiva, do início ao fim, com foco em materiais, recursos energéticos, emissões e outros impactos ambientais. Será feito o levantamento do inventário, com dados experimentais e secundários da literatura. A Avaliação dos Impactos do Ciclo de Vida será realizada considerando as categorias de impacto mudanças climáticas, consumo de água e escassez de recursos fósseis, entre outras. A incerteza será analisada pelo método de Monte Carlo.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Feb 05 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027