Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Amélia de Sousa Mascena Veras

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • intervenção mediada por pares para melhorar a saúde mental de mulheres trans e travestis em são paulo, brasil
  • No Brasil, mulheres trans e travestis (MTTr) apresentam desfechos precários de saúde mental. Dados preliminares de uma coorte de 392 MTTr HIV-negativas (‘Manas por ‘Manas’), realizada em São Paulo com o objetivo de aumentar a adoção de estratégias de prevenção ao HIV através de uma intervenção com navegadoras de pares (NP), apontam que, das participantes que completaram 18 meses no estudo, as que receberam a intervenção tiveram menos chance de tentar suicídio nos últimos 6 meses (OR=0,38) e de preencher critérios para Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) (OR=0,63). Intervenções mediadas por pares têm se mostrado importantes em populações vulnerabilizadas para o enfrentamento de sintomas de trauma e a construção de habilidades para o desenvolvimento de resiliência ao estigma. Diante desse cenário, agravado pela escassez crônica de profissionais e acesso inadequado a serviços de saúde mental, propõe-se o presente estudo, com os objetivos de: 1) Desenvolver e testar um piloto de intervenção, visando promover a saúde mental de MTTr utilizando navegação de pares, com o uso de habilidades baseadas na Terapia Comportamental Dialética (DBT), e 2) Conduzir uma Adaptação Transcultural de instrumentos que mensuram saúde mental e experiência de violência entre as participantes do estudo. Acreditamos que a análise da aceitabilidade e factibilidade de uma intervenção mediada por pares poderá contribuir para melhorar a saúde mental desta população em São Paulo. Neste piloto, identificaremos 50 participantes do Manas por Manas que tenham relatado angústia psicológica moderada nos últimos 30 dias para receberem uma intervenção mediada por 6 NP, com 4 sessões de grupo. e entrevistas aos 0, 3 e 6 meses. Será realizada também uma adaptação transcultural, com uma amostra de 200 participantes, de três instrumentos desenvolvidos no idioma inglês para a população de interesse, com o objetivo de avaliar saúde mental e experiências de violência.
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Jan 18 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Maria Angelica da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • patrimônio de trás para frente: do vegetal ao edificado, arquiteturas franciscanas revisitadas a partir de uma leitura ecoambiental
  • Os 28 conventos franciscanos, situados em cidades do porte de São Paulo, Rio e Recife, mas também em localidades menores, formam possivelmente o conjunto arquitetônico com maior área edificada entre os monumentos do acervo colonial do Brasil. Há cerca de 20 anos eles têm sido investigados em vertentes inovadoras pelo Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem como objetos urbanos, bem como espaços de interação com a comunidade. Estes monumentos, onde pulsa uma vitalidade trazida pela pluralidade dos tempos que os configuram, hoje estão esvaziados pela redução das vocações e demandam projetos de inserção mais potente na vida urbana. A proposta articula situações patrimoniais que privilegiam áreas do convento usualmente negligenciadas enquanto espaços merecedores de salvaguarda. Assim, as chamadas cercas, avantajadas áreas verdes que ficam nos fundos ou laterais das edificações, tornam-se objetos de interesse para a visitação pública. Para além da autossuficiência e da importância funcional para o edifício no passado, traduzem aspectos da filosofia franciscana como a simplicidade e o acolhimento fraterno dos seres. Por terem sido consideradas “áreas vazias”, foram, ao longo do tempo, seccionadas e incorporadas no traçado urbano. Todo o habitar prefigura um jeito de ser. A salvaguarda desses remanescentes, em tempos de crise ambiental, pode angariar das cercas conventuais, participação na busca por uma cidade ecossistêmica. A pesquisa se alicerça em fontes primárias, trabalho de campo, bem como nos acervos textuais e iconográficos produzidos pelo Grupo. Pretende-se realizar um projeto piloto que levante as possiblidades de uso comunitário e patrimonial destas áreas que, em geral, se colocam como um dos poucos espaços verdes nos centros onde se localizam. Resultados do projeto subsidiarão o alavancar de novos atrativos para a visibilidade educacional, cultural e turística desses espaços, atuando também na socialização do conhecimento.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Angélica de Almeida Corrêa

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • bases para a pesca ordenada e sustentável da piracatinga (calophysus macropterus)
  • A piracatinga é um bagre migratório que se distribui pelas bacias dos rios Orinoco e Amazonas. Nos últimos 20 anos, sua cadeia produtiva se consolidou de forma não sustentável com a utilização da carne de botos e jacarés para a captura da espécie. A pesca dessa espécie está em regime de moratória desde 2015 e, recentemente, entrou em estado de proibição permanente. A revisão da normativa está condicionada à realização de estudos que demonstrem ser possível desenvolver a pescaria de forma sustentável. As políticas públicas para a pesca artesanal na Amazônia sempre estiveram direcionadas para a preservação do recurso pesqueiro, sem considerar os impactos socioeconômicos na vida dos pescadores que dependem economicamente dele. A ausência de pesquisas sobre os impactos socioeconômicos da moratória dificulta a busca por alternativas que objetivem a retomada da atividade. A análise de dados preliminares obtidos na primeira etapa do projeto demonstrou menor impacto econômico da moratória para pescadores de piracatinga residentes em áreas protegidas. O incentivo financeiro e a assistência técnica nessas áreas para o desenvolvimento de atividades sustentáveis, como o manejo do pirarucu, reduzem o impacto econômico através do incremento financeiro na renda desses pescadores. A proposta de pesquisa aqui apresentada busca avaliar como as comunidades localizadas fora de unidades de conservação e que não desenvolvem o manejo de outras espécies estão respondendo há 8 anos de paralisação da pesca da espécie. Para atender ao objetivo geral, realizaremos estudo: socioeconômico e caracterização da pesca; da cadeia produtiva e rastreabilidade; de impactos da moratória sobre a cadeia produtiva; análise da efetividade da moratória como política pública; estudo-piloto de telemetria sobre a rota migratória da espécie; levantamento de subsídios para construção do modelo de gestão compartilhada, governança e monitoramento. Com isso, contribuiremos para o ordenamento sustentável da espécie.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Angélica Pedra Minhoto

Ciências Humanas

Educação
  • inserção laboral de egressos das universidades federais e sua contribuição ao desenvolvimento nacional
  • O projeto de pesquisa está articulado ao Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência – SoU_Ciência, cuja missão é fortalecer a conexão entre Universidade, Ciência, Sociedade e Estado em favor do desenvolvimento brasileiro com equidade, democracia, diversidade, sustentabilidade e solidariedade. O Centro investiga a importância estratégica e os benefícios do sistema universitário e científico no desenvolvimento tecnológico, econômico, social e cultural do país, em especial o voltado ao interesse público. O objetivo deste projeto é investigar a inserção laboral de egressos dos cursos de graduação das 69 Universidades Federais, que foram formados entre 2010 e 2019. A hipótese é de que a expansão das Universidades Federais foi uma importante política de promoção de mobilidade social e redução de desvantagens históricas e contribuiu para o desenvolvimento e social e econômico do Brasil. As principais fontes são dados do Censo da Educação Superior (2010-2019), do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (2010-2019), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a Relação Anual de Informações Sociais (2019) do Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, a pesquisa oferecerá um diagnóstico sobre efeitos produzidos pela formação nas universidades federais na vida profissional de egressos, podendo apoiar a avaliação e a formulação de políticas educacionais e a tomada de decisão para este conjunto de instituições. Essas atividades poderão ensejar a colaboração do Centro com estruturas públicas existentes, como o Inep, para apoiar políticas que ampliem as oportunidades de desenvolvimento do país. Além disso, o projeto desenvolverá mecanismos de comunicação social em diferentes meios de divulgação sobre a importância da rede de universidades públicas federais no desenvolvimento nacional, apontando a sua capacidade de gerar bem-estar e valor social, não só àqueles que a frequentaram, mas a toda a sociedade.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Antonia Pedrine Colabone Celligoi

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • novo ativo biotecnológico para carnes processadas
  • A preocupação da indústria alimentícia é atender as demandas dos consumidores, que estão cada vez mais atentos à qualidade dos alimentos, buscando produtos com características associadas ao bem-estar e a sustentabilidade. Sendo assim, o desenvolvimento de produtos e ativos naturais, para serem incorporados em alimentos, tem gerado alta demanda para pesquisas inovadoras. Como alternativa para atender este propósito surge o uso de soforolipídios que apresentam diferentes propriedades tais como antimicrobiana, antioxidante e emulsificante. Essas características são importantes para agregar valor ao desenvolvimento de produtos cárneos. O presente projeto tem por objetivo produzir e aplicar soforolipídios bruto e microencapsulado, como ativo natural para produtos cárneos, como hambúrgueres, linguiças entre outros. Serão exploradas propriedades de soforolipídios em termos de qualidade, segurança e sustentabilidade alimentar. Para atingir os objetivos do projeto serão desenvolvidas as etapas: fermentação da levedura Starmerella bombicola para produção e aplicação de soforolipídios nas formas bruta e microencapsulada em produtos cárneos. Os produtos cárneos com soforolipídios serão avaliados quanto às suas propriedades físico-químicas, deterioração oxidativa e qualidade microbiológica avaliando os patógenos exigidos pela legislação brasileira e europeia. Os produtos serão submetidos aos testes sensoriais de aceitação. O resultado principal será a produção e aplicação de um novo ativo biotecnológico para produtos cárneos, que confira segurança, e atenda à demanda dos consumidores que buscam produtos naturais, com qualidade e sem adição de aditivos químicos sintéticos.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026