Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Monica Felts de La Roca Soares

Ciências Biológicas

Ecologia
  • cajucultura regenerativa como estratégia para o fortalecimento da agricultura familiar associada a pecuária a pasto com impacto positivo frente às mudanças climáticas, por meio de técnicas de sequestro de carbono pelo solo, no bioma da caatinga
  • Este projeto tem como objetivo explorar o potencial da aplicação da agricultura regenerativa, adaptada a Caatinga, por meio do trabalho com 2 associações de agricultores familiar do Sertão Pernambuco, município de Afogados da Ingazeira, área de cajucultura, visando regeneração do solo e da vegetação, utilizando a tecnologia de sequestro biológico de carbono para mudar o microclima de região e impactar positivamente na mitigação das mudanças climáticas e na preservação do bioma Caatinga, associada a geração de renda familiar por meio da recuperação da produtividade da cajucultura, introdução da exploração sustentável do exsudato do cajueiro, policultura de alimentos e pecuária a pasto. Desmistificando a ideia de que para redução do aquecimento global é necessário desaceleração econômica, e que técnicas sustentáveis e orgânicas de agricultura não são lucrativas e viáveis socialmente. Os impactos do projeto serão analisados por meio dos dados de produtividade agrícola, regeneração solo, dados climáticos e recuperação da cobertura vegetal, que será analisada por meio de inteligência artificial associada a tecnologia de imagens aéreas, a ser desenvolvida pelo grupo. Este projeto esta concordância com os ODS 1, 2, 6, 8, 9, 10, 12, 13 e 15. Este grupo possuí experiencia no desenvolvimentos de projetos de inovação social com transferência de tecnologia para associações rurais. O grupo iniciou sua atuação desenvolvendo aplicações comerciais de alto valor agregado ao biopolímero do exsudato do cajueiro visando introduzir uma nova renda sustentável complementar. Contudo, ao se aproximar da população rural da cajucultura, este se deparou com imensa vulnerabilidade social e ecológica da região. Visando contribuir com as famílias rurais, o grupo passou a estudar a agricultura regenerativa e aplicar a técnica de sequestro de carbono pelo solo ajustada à Caatinga, sendo agora a sua oportunidade de contribuir com as ações de mitigação dos impactos das Mudanças Climáticas.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Mônica Ferreira da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • saúde digital: como a privacidade de dados, a literacia e a reação emocional dos usuários influenciam na adoção de tecnologias?
  • A área de saúde necessita de respostas rápidas e eficazes que podem ser proporcionadas pelas novas tecnologias. Esse ambiente desafiador oferece oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento da área de Administração em saúde. O alto investimento em tecnologias para a saúde nem sempre se traduz em melhoria dos serviços oferecidos. Os benefícios efetivos de uma tecnologia dependem diretamente de sua adoção pelos usuários. Fatores como privacidade de dados, literacia em saúde digital e reação emocional do usuário podem impulsionar ou inibir a adoção de uma tecnologia. A recente promulgação da LGPD e o baixo conhecimento do vocabulário em saúde digital constituem desafios para a ampla adoção e geram lacunas que levam a reações emocionais negativas dos usuários, causando uma subutilização dos artefatos disponibilizados. Estas lacunas se alargam devido à vastidão e às diferentes regionalidades do território brasileiro. Na continuidade da trajetória de investigação desta equipe, este projeto desenvolve-se em torno da seguinte questão: “Como a privacidade de dados, a literacia e a reação emocional dos usuários influenciam a adoção de tecnologias na saúde digital?” O projeto objetiva investigar o uso de inovações tecnológicas na área da saúde, como wearables e plataformas multimodais, visando fortalecer a saúde digital no Brasil por meio da melhor adequação ao público brasilieiro das tecnologias ofertadas. A metodologia adotada é a Design Science Research (DSR) e contempla uma revisão sistemática sobre os fatores estudados, estudo de caso sobre adoção tecnológica em saúde digital e experimento objetivando conhecer e ajustar soluções tecnológicas à realidade estudada. O projeto permite e estimula a multidisciplinaridade, integrando a Administração com Ciência da Computação, Saúde Pública e Linguística. O projeto tem o potencial de impactar na geração de políticas públicas para o desenvolvimento de tecnologias mais alinhadas com a cultura e necessidades brasileiras.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Mônica Leila Portela de Santana

Ciências da Saúde

Nutrição
  • instrumentos e estratégias de rastreio de transtornos alimentares entre usuários da atenção primária de saúde: uma revisão de escopo seguida de uma revisão sistemática de acurácia de diagnóstico.
  • Transtornos alimentares (TA) são condições mentais caracterizadas por comportamento alimentar disfuncional que prejudicam o funcionamento psicossocial e físico e são frequentes na adolescência e mulheres jovens. Com o retardo no diagnóstico, a sintomatologia pode prolongar intenso sofrimento psíquico e imprimir risco de morbidade e mortalidade. Sugere-se existir subnotificação da doença, mas a taxa de suicídio é cerca de 26%, com incremento considerável nos últimos anos. O diagnóstico é difícil devido a vários comportamentos disfuncionais serem socialmente aceitos, daí a importância do rastreio ser realizado por equipes multidisciplinares e com ferramentas validadas. Assim, destaca-se a APS como potencial espaço de assumir no território o rastreio de pessoas com risco de TA, visto que sua rotina inclui o monitoramento de indicadores antropométricos e consumo alimentar. Significativas oscilações de peso e/ou adoção de comportamentos de risco em potencial seriam possíveis de identificar, favorecendo encaminhamento oportuno para a atenção especializada. Esta proposta responderá duas questões: “ “Em crianças, adolescentes e adultos, quais instrumentos e estratégias metodológicas para rastreio de TA estão sendo utilizadas na APS?” e adicionalmente “Qual é a acurácia diagnóstica das ferramentas de rastreio de TA comparada com entrevista clínica diagnóstica ou um questionário diagnóstico em adolescentes e adultos usuários da APS?”. A identificação precoce de comportamentos transtornados da alimentação pode diminuir o risco de agravamento da patologia bem como o comprometimento da saúde a longo prazo. Revisão de escopo e sistemática são propostas para auxiliar na compreensão do fenômeno e seguirão as diretrizes do PRISMA e Joanna Briggs Institute para o protocolo e relato das revisões. As etapas serão realizadas por equipe especializada, treinada e em duplicata e usará 10 bases de dados para a pesquisa, garantindo validade e confiabilidade dos resultados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 21/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Mônica Oliveira Batista Oriá

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em simulação clínica e realidade virtual para formação e pesquisa em enfermagem e saúde (inct-scrv)
  • A simulação clínica propicia vivência de determinada situação o mais próximo da realidade assistencial desenvolvida com base em cenários simulados planejados em diversos níveis de fidelidade sem infringir dano ao paciente. Considerando a fragilidade dos cursos de graduação e pós-graduação dos diferentes cursos da saúde quanto a produção e implantação da simulação clínica, surge a urgência da implantação do Instituto Nacional em Simulação Clínica, Realidade Virtual para formação de profissionais e produção de conhecimento científico e inovador. Objetiva-se criar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Simulação Clínica e Realidade Virtual para Formação, Pesquisa em Enfermagem e Saúde visando integração interdisciplinar. Consórcio instituído pela Organização Pan Americana de Saúde, Programa de Simulação Clínica da Associação Brasileira de Educação Médica e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares culminou na produção do Primeiro Curso de Capacitação de Multiplicadores em Simulação Clínica no Brasil com posterior montagem de Núcleos de Simulação das Regionais que objetivou criar rede colaborativa, principalmente no componente estrutural (laboratórios de habilidades e simulação), mostrando assim a plausibilidade de implantar centros para formação e pesquisa em simulação clínica. Para atingir objetivos e metas do Instituto serão realizados estudos metodológicos para desenvolvimento de técnicas educacionais no formato de cenários de simulação clínica. A partir dos estudos metodológicos, métodos e técnicas dos subprojetos sofrerão desdobramentos permitindo a construção de materiais tecnológicos com alto rigor e baseados em evidência que possibilitarão o registro de patentes. Assim, serão desenvolvidos estudos de revisão de escopo, revisão sistemática, transversais quantitativos e qualitativos, desenvolvimento de tecnologias para simulação, adaptação transcultural de instrumentos e ensaios clínicos para testar a eficácia das tecnologias desenvolvidas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027