Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mirian Aparecida Boim

Ciências da Saúde

Medicina
  • poluição ambiental: efeitos inflamatórios e proliferativos e suas consequências sobre células pulmonares e renais
  • A poluição ambiental causa profundos efeitos sobre a saúde, porém os mecanismos pelos quais os diferentes tipos de poluentes afetam diferentes órgãos não são totalmente conhecidos. Inflamação é um dos mecanismos envolvidos nas doenças relacionadas à poluição. Entre os poluentes atmosféricos destacam-se os gases com efeito estufa e o material particulado (MP). MP provem principalmente da queima de combustíveis fósseis e pode ser classificado de acordo com o seu diâmetro. As partículas inaláveis finas com 2,5 µm (MP2,5) e ultrafinas MP0,1 µm suscitam grande interesse pela sua capacidade de penetração no trato respiratório podendo atingir a circulação e demais órgãos (MP0,1) incluindo o rim, órgão que recebe elevado fluxo sanguíneo o que o torna particularmente vulnerável aos poluentes. Este projeto pretende avaliar, em estudos in vivo e in vitro, os efeitos a poluição atmosférica sobre mecanismos indutores de inflamação, proliferação celular e câncer, com especial atenção ao MP. O ambiente de escolha será a Baixada Santista e os principais poluentes (NO2, SO2, MP10, MP2,5 e MP0,1) serão determinados na região do Porto de Santos e na cidade de Cubatão. Será feito levantamento da prevalência de doenças respiratórias e renais nas cidades de Santos e Cubatão através de levantamento de dados obtidos pela plataforma TABNET-SUS. MP10, MP2,5 e MP0,1 serão coletados nas regiões do porto e de Cubatão através de equipamento dicotômico de pequeno volume. Os efeitos desses poluentes serão avaliados em modelos in vitro onde células representativas dos epitélios pulmonar e renal serão expostas ao MP coletado. Nesses experimentos serão avaliadas expressões gênica e proteica de fatores inflamatórios (NF-kB, interleucinas, TNF-a), associados a transição epitélio-mesenquimal (E-caderina, fibronectina, vimentina, a-SMA, colágeno) e relacionadas com o estresse oxidativo (NOX4, SOD2, UCP2). Potencial terapêutico de substancias anti-inflamatórias será avaliado sobre a função celular.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mirian Beatriz Schneider

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • o caminho incerto do campo à mesa: políticas públicas e outras formas de organização da produção para a garantia de segurança alimentar e nutricional
  • Alimento é vida! No entanto, no contexto em que o acesso ao mesmo passa pelos ditames do mercado, muito eficiente na alocação de recursos, mas ineficiente na solução de questões sociais, e tendo em conta que o Brasil é um país desigual, tornam a insegurança alimentar e nutricional inerente ao mesmo. Nesse contexto, o combate à insegurança alimentar passa por estratégias paralelas ao mercado, como políticas públicas e/ou iniciativas sociais. O projeto em tela, "O CAMINHO INCERTO DO CAMPO À MESA: políticas públicas e outras formas de organização da produção para a garantia de Segurança Alimentar e Nutricional" tem por objetivo discutir ações e resultados de políticas públicas e/ou iniciativas sociais, ou mesmo de mercado, que tem como impacto mitigar a insegurança alimentar no Brasil, tanto relativa a questões de acesso ao alimento, quanto por questões de qualidade nutricional. A problemática aborda a importância de políticas públicas e ações da sociedade que visam corrigir lacunas deixadas pelo mercado, sempre tomando em conta a quantidade e a qualidade nutricional. A hipótese a ser testada é a de que o Estado deve produzir os instrumentos que garantam segurança alimentar e nutricional à sociedade, ofertando políticas públicas destinadas a oferta e o acesso ao alimento, e complementar iniciativas da sociedade nesse mesmo sentido. A redução significativa dos números da fome no Brasil a partir do Programa Fome Zero (2003~), respaldados em dados de pesquisa científica e por instituições supranacionais como a ONU e a FAO, demonstram que a atuação do estado e outras ações sociais, são efetivas nesse propósito. Em termos metodológicos, respeitando a competência técnica dos pesquisadores envolvidos, a pesquisa se caraterizará como qualitativa, usando dados secundários, de fontes oficiais e instituições de pesquisa, pesquisa de campo para geração de dados primários, juntos a produtores, órgão de estado, ONGs, e outras formas de organização social.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Jan 23 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Mirian Carvalho de Souza

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • a sobrevivência de mulheres com câncer de mama tratadas em um centro de referência nacional
  • O câncer de mama é um tumor maligno que impacta na vida de milhares de mulheres, cuja evolução varia conforme o tipo molecular. Em 2021 mais de 18.000 mulheres morreram por câncer de mama no Brasil. Poucos estudos nacionais investigaram associações específicas relacionadas aos diferentes tipos moleculares de câncer de mama e características da paciente, do diagnóstico, do tumor e do tratamento. Ademais, fatores de risco consagrados, como histórico hormonal e reprodutivo, amamentação, ganho de peso, consumo de bebidas alcoólicas e histórico familiar de câncer de mama não foram analisados nesses estudos. Dados sobre esses fatores de risco e o acompanhamento por cinco anos foram coletados para uma coorte de pacientes com câncer de mama atendidas entre 2013 e 2014 no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Propõe-se ampliar o seguimento dessa coorte para 10 anos e avaliar, para cada tipo molecular, como características epidemiológicas e clínicas afetam o prognóstico das mulheres com câncer de mama tratadas no INCA. Além disso, para mulheres com tumores triplo negativos (tipo molecular mais agressivo) será avaliado o efeito das diferentes modalidades de tratamento local (cirurgia e radioterapia), sobre o prognóstico em 60 meses; e para um subgrupo de sobreviventes serão avaliadas, por meio de pesquisa qualitativa, as necessidades relacionadas ao adoecimento por câncer e seu tratamento, após a conclusão do tratamento no INCA. A avaliação dos fatores que influenciam desde a busca pela assistência oportuna; passando pela descrição do perfil molecular dos tumores e da probabilidade de sobrevida após o diagnóstico; chegando até como transcorre a sobrevivência destas mulheres após a conclusão do tratamento oncológico pode fomentar a redefinição de condutas em oncologia mamária. Essas condutas podem incluir estratégias para acesso ao diagnóstico oportuno e melhoria na qualidade da assistência até a consequente e desejada redução da mortalidade por câncer de mama no Brasil.
  • Instituto Nacional de Câncer - RJ - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mirian Claudia de Souza Pereira

Ciências Biológicas

Morfologia
  • novos protótipos pirazólicos e inibidores de fak como estratégias para o tratamento da doença de chagas
  • A descoberta de novos fármacos efetivos no tratamento da doença de Chagas é um grande desafio. As análises computacionais têm contribuído para a otimização de compostos mais efetivos (hit e lead). No entanto, a lacuna da eficácia de compostos candidatos entre os modelos in vitro e in vivo permanece um obstáculo. O avanço da tecnologia proporciona diferentes estratégias para a descoberta de novos fármacos aplicando modelos celulares mais preditivos. Alinhado com esta temática, este projeto visa a otimização do derivado pirazolo-imidazolina, previamente identificado como hit pelo nosso grupo, com propriedade de ligar a cruzipaína por docking molecular e inibir cisteína protease de T. cruzi. Neste trabalho, com base nos princípios da Química Medicinal, foram planejadas oito séries, totalizando 96 compostos inéditos, de novos análogos pirazólicos com potencial atividade tripanocida. Abordagens computacionais e diferentes modelos celulares, incluindo cultivo 3D, ensaio de reversibilidade, absorção e eficácia usando transwell, serão aplicados para avaliar o potencial tripanocida dos novos derivados pirazólicos. Ainda, este estudo visa avançar no entendimento do papel da quinase de adesão focal (FAK) na hipertrofia e fibrose induzida na infecção experimental crônica por T. cruzi. Nossos dados demonstraram que a via de sinalização de FAK é ativada, juntamente com ativação de ERK1/2 e elevação de endotelina-1 plasmática, acarretando aumento dos níveis de peptídeo atrial natriurético e componentes de matriz extracelular, que estão associados às alterações eletrocardiográficas evidenciadas em animais crônicos. Além dos ensaios de triagem fenotípica com novos derivados de pirazol, investiremos no emprego de inibidores de FAK e sua combinação com benzonidazol como estratégia de tratamento visando prevenir a progressão das alterações cardíacas e contribuir com o avanço de novos fármacos no fluxograma da terapia da doença de Chagas.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026