Projetos de Pesquisa

 

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Alice Gonçalves Osorio

Engenharias

Engenharia de Energia
  • desenvolvimento de filamentos tipo core-shell para energy harvesting
  • A crescente demanda por energia tem impulsionado a busca por dispositivos capazes de coletar energias disponíveis no ambiente (de fonte luminosa, eólica ou mecânica) e convertê-las em energia elétrica utilizável, os chamados dispositivos energy harvesters (EH). A demanda pelo desenvolvimento de EH é impulsionada pela crescente necessidade de sistemas eletrônicos autônomos (sem fio e autossustentável) em vários campos das atividades humanas, desde áreas de engenharia até a medicina. A presente proposta de pesquisa aborda a utilização de filamentos compósitos de nanotubos de carbono (f-NTC) e polímeros condutores para a conversão de energia. O problema a ser abordado é a limitação dos f-NTC na sua aplicação como EH devido à necessidade de um meio eletrólito líquido para seu funcionamento, o que restringe sua utilização. Propõem-se, então, a incorporação desses f-NTC em polímeros eletrólitos, desenvolvendo, assim, um filamento de EH autônomo, eficiente e versátil, que pode atuar em meio sólido, líquido ou ar, ampliando sua gama de aplicações. A plausibilidade dessa abordagem é suportada por pesquisas anteriores que evidenciaram o uso de NTC como materiais eficientes para a conversão de energia mecânica em elétrica. Além disso, a técnica proposta de extrusão de nanofibras em polímeros é amplamente utilizada inclusive comercialmente, o que evidencia a viabilidade técnica e econômica da produção do material inteligente proposto. Nesse projeto, f-NTC serão obtidos pelo método de scrolling, seguido da sua incorporação em polímeros por extrusão de filamentos. A análise das propriedades mecânicas, estruturais, eletroquímicas e eletrônicas dos compósitos resultantes permitirão avaliar o desempenho desses materiais na conversão de energia mecânica em elétrica. Espera-se que o dispositivo desenvolvido amplie o leque de aplicações dos f-NTC como conversores de energia autônomos possibilitando sua aplicação em eletrônicos portáteis e sistemas de armazenamento de energia renováveis
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Alice Kazuko Inoue Nagata

Ciências Agrárias

Agronomia
  • compreendendo a reemergência do potato virus y em culturas solanáceas e aprendendo a manejar com abordagens genômicas e genéticas
  • O potato virus Y (PVY) vem reemergindo como uma grande ameaça a cultivos de solanáceas, com surtos em batateira, tomateiro e pimenteira. Há dúvidas se essas epidemias são resultantes do surgimento de novas variantes virais (devido a mutações e recombinações) ou de novas condições de dispersão e infecção. Para enfrentar esse desafio, este projeto estabelece quatro temas fundamentais. O primeiro reside na relação entre variações genômicas virais, espontâneas e frequentes, na geração de quasispecies e consequente aumento da prevalência da doença nas três culturas. É esperado que o PVY exiba afinidade distinta por hospedeiros específicos, dificultando sua disseminação para outras culturas, mesmo que botanicamente relacionadas. No entanto, a rápida seleção de haplótipos adaptados a um novo hospedeiro representa uma ameaça latente. Para elucidar essa questão, otimizaremos e usaremos a técnica de sequenciamento via Nanopore para examinar as variantes do PVY presentes nas três culturas, avaliando a capacidade adaptativa ao hospedeiro por meio da análise da taxa de infecção, sintomatologia e modificações genômicas de isolados de PVY coletados em campo e em inoculações sequenciais em hospedeiros distintos para cada isolado. O segundo tema aborda o nível de resistência ao PVY de cultivares comerciais atualmente em uso nas três culturas, com a identificação daquelas de maior resistência a isolados prevalentes. A terceira temática está relacionada à indução de premunização de plantas a partir de mutantes naturais defectivos do PVY. Caracterizaremos esses mutantes e avaliaremos seu potencial como uma ferramenta para induzir proteção de plantas contra isolados agressivos do PVY. O quarto tema tem como foco o levantamento de outros vírus que ocorrem na batateira por high throughput sequencing, podendo revelar vírus desconhecidos. O PVY vem sendo negligenciado e este projeto vai suprir esta demanda por informações e contribuir para o manejo mais eficiente deste vírus.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de currículo para o ensino médio: mudanças na organização curricular
  • Temos por objetivo operar com a tradução (Derrida) na pesquisa dos processos de “pôr em prática” a reforma do ensino médio, com foco na noção de itinerário formativo e nos projetos de vida. Tencionamos investigar quais leituras são feitas visando modificar a organização curricular; qual a relação é estabelecida com as comunidades disciplinares, na medida em que o itinerário formativo é organizado por áreas de conhecimento; quais possibilidades são forjadas para que o diferir, associado aos contextos locais, não seja bloqueado; quais bloqueios do diferir se realizam; como redes políticas de instituições privadas e filantrópicas operam na política; como a noção de projeto de vida tenta forjar o futuro dos jovens. Simultaneamente, investigamos as questões teóricas relativas à tradução, ao deslocamento/antagonismo e resistência nas políticas de currículo. Argumentamos que tanto o antagonismo que se constitui entre os projetos de formação para o mercado e formação para cidadania no nível médio de ensino, quanto a ideia de resistência por parte dos docentes e das escolas são insuficientes para interpretar a trama de diferentes discursos articulados na política curricular para esse nível de ensino. Pela investigação das políticas de currículo em diferentes estados (BA, MT, MG, RN e RJ), interpretados como contextos de lutas políticas e relações de poder distintas, sem expectativa de representação de casos exemplares, queremos realçar os diferimentos e a tradução nas/das políticas, destacando as contingências que tendem a ser apagadas. Os resultados deste projeto apontam para pensar de forma distinta a educação, e nela particularmente as políticas de currículo, de maneira a contribuir para elaboração de políticas públicas que venham a possibilitar melhor qualidade de vida para a população, expressando assim a aderência deste projeto às áreas estratégicas definidas pelo MCTIC, notadamente as tecnologias para a qualidade de vida.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
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Alícia Duhá Lose

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • cartas de chamada: banco de dados dos escritos de imigração para o brasil entre 1986 e 1929
  • O presente projeto pretende investigar e divulgar documentos privados/pessoais e públicos/oficiais, denominados cartas de chamada, de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, alemães, turcos, libaneses e japoneses, redigidos entre 1896 e 1929 no Brasil. Tal documentação está no APESP, e totaliza cerca de 1600 cartas que necessitam de catalogação, inventariação, higienização, edição semidiplomática e divulgação, uma vez que se trata de correspondências manuscritas relevantes para genealogia e cidadania das diversas nacionalidades envolvidas na migração no Brasil, bem como para infinitas pesquisas das ciências humanas e da linguagem. Não obstante, há uma gama de obstáculos para acessar, identificar e utilizar esses documentos, visto que as informações disponibilizadas pelo acervo não são suficientemente claras para pesquisas, não existem inventariações completas e nem transcrições detalhadas num banco de dados efetivo e unificado que dê conta de seus aspectos arquivísticos, catalográficos, paleográficos, filológicos e linguísticos. Logo, evidencia-se a necessidade de analisar, reorganizar, descrever, transcrever e divulgar tal acervo de modo a torná-lo acessível e produtivo para futuros pesquisadores e, sobretudo, para toda comunidade brasileira e estrangeira. Para tanto, é preciso responder a questões metodológicas interdisciplinares a respeito de cada carta, como o que, quando, onde, como, quem, por que (PETRUCCI, 2003) e para quem, por meio de qual estrutura, com qual(is) língua(s), escrevendo ou delegando a escrita, etc. (LEITE, 2023), bem como utilizar processos investigativos dialógicos de caráter exploratório, documental, teórico, qualitativo e quantitativo. Desse modo, será possível ampliar de modo significativo o que se sabe sobre essas cartas, além de tornar públicos esses conhecimentos tão intrínsecos às historiografias nacional e internacional através de um amplo banco de dados amigável para buscas, com inventários, facsímiles e transcrições.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026