Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mayara Torquato Lima da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenho racional e produção de proteínas multiepítopo de sars-cov-2: uma abordagem para a produção de imunoterápicos
  • A constante emergência de novas variantes do SARS-CoV-2 tem exigido uma vigilância contínua por parte das comunidades científicas e de saúde pública em todo o mundo. Simultaneamente, há uma crescente demanda por desenvolver rapidamente novas ferramentas e métodos de diagnóstico que possam melhorar a sensibilidade e especificidade na detecção e identificação de infecções por COVID-19, além do constante trabalho no desenvolvimento de vacinas e fármacos que percorram os escapes das novas variantes. Mesmo com uma velocidade recorde no desenvolvimento de vacinas, é visto que somente a estratégia de vacinação em massa não está sendo suficiente para conter o surgimento de novos casos que progridem à medida que surgem novas variantes virais. O desafio constante é desenvolver um tratamento eficiente e eficaz contra as diversas linhagens de SARS-CoV-2, tanto em circulação, como as emergentes. Diante dessa urgência, trabalhamos com o objetivo principal de desenvolver uma estratégia terapêutica para a COVID-19. Atrelada a essa proposta trabalhamos com a hipótese de utilizar uma abordagem computacional para identificar os epítopos mais imunogênicos das proteínas do SARS-CoV-2 e com isso construir uma proteína multiepítopo capaz de elicitar uma forte resposta humoral. A qualidade e estabilidade da proteína teórica será avaliada in sílico antes da expressão da mesma em sistemas eucariotos. Nosso objetivo, além da produção de uma nova molécula, é utilizar o antígeno recombinante para elicitar uma resposta imune em camundongos BALB/c e avaliar a resposta dos anticorpos heterólogos neutralizantes quanto ao seu potencial em neutralizar a infecção de SARS-CoV-2 em curso. A molécula produzida a partir desse estudo poderá ser incorporada ao SUS para auxiliar no controle da COVID-19. Esse projeto, além de ser inovador, espera consolidar tecnologia de produção de moléculas multiepítopo para atuar como aliadas no diagnóstico e terapias de outras infecções virais.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 02/01/2024-31/01/2027
Foto de perfil

Maycon Fagundes Teixeira Reis

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • iii feira territorial de ciências do alto sertão sergipano
  • A proposta apresentada é referente à realização da III Feira Territorial de Ciências do Alto Sertão Sergipano, que ampliará as discussões direcionadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Nessa edição, o evento envolverá os 9 municípios do Território Alto Sertão Sergipano, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, integrando Instituições e profissionais em ações que visam contribuir com as mais diversas alternativas para diminuição das desigualdades sociais, consumo e estimulando a participação de jovens em temas tecnológicos e científicos, promover o conhecimento e a valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas do território do Alto Sertão Sergipano. Para viabilizar as ações do projeto, as atividades planejadas pela equipe executora e parceiros serão realizadas pontualmente, nos municípios sede que fazem parte do Alto Sertão Sergipano. Desta forma, pretende-se utilizar um recorte de nove municípios correspondentes à Microrregião Sergipana do Sertão do São Francisco, escolhidos de forma estratégica considerando as informações de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 (IBGE). Os 9 (nove) municípios do Território em questão e seus distritos serão: MUNICÍPIO 1 – Nossa Senhora da Glória/SE, MUNICÍPIO 2 – Monte Alegre de Sergipe/SE, MUNICÍPIO 3 – Porto da Folha/SE, MUNICÍPIO 4 – Poço Redondo/SE, MUNICÍPIO 5 – Gararu/SE, MUNICÍPIO 6 – Canindé de São Francisco/SE, MUNICÍPIO 7 – Nossa Senhora de Lourdes/SE, MUNICÍPIO 8 – Feira Nova/SE e MUNICÍPIO 9 – Carira/SE. Enfim, os debates serão constantes nas Feiras de Ciências e Mostras Científicas que acontecerão nos 9 Municípios, na tentativa de nivelar, ampliar, popularizar ideias inovadoras e, assim, de fato, promover a participação de todos os setores sociais, frente aos problemas gerados pelas desigualdades no Território Alto Sertão Sergipano.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Maycon Leone Maciel Peixoto

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • borda quântica para análise de dados de veículos autônomos conectados
  • O aumento exponencial no volume de dados produzidos pelos veículos autônomos conectados apresenta desafios em termos de comunicação, processamento e tomada de decisão na nuvem. Dessa forma, este projeto proposto visa explorar a aplicação da computação quântica na borda da rede para análise de dados de veículos autônomos conectados (CAVs), nomeada neste projeto de Borda Quântica. A hipótese adotada neste projeto é que a utilização da Borda Quântica para os veículos autônomos conectados possibilita a resolução de problemas complexos de análise de dados com maior eficiência em relação aos algoritmos clássicos. O objetivo geral do projeto é desenvolver uma framework que aplique a computação quântica para análise de dados de veículos autônomos conectados na borda de forma otimizada. Para atingir esse objetivo, o projeto investigará algoritmos quânticos para análise de dados, com enfoque em desafios específicos de sistemas de transporte inteligentes, tais como detecção de congestionamentos, recomendação de rotas alternativas e previsão de demanda. Será dada especial atenção à análise do fluxo de dados de tráfego em tempo real, considerando informações como posição do veículo, velocidade, aceleração e estados dos semáforos, além dos dados produzidos pelos sensores presentes nos veículos autônomos, como câmeras, LiDAR (Light Detection and Ranging) e RADAR (Radio Detection and Ranging). Também serão explorados dados contextuais, como condições meteorológicas, acidentes e eventos especiais. A partir disso, serão implementados os algoritmos quânticos investigados e realizados experimentos em ambientes de simulação, utilizando simuladores compatíveis com a computação quântica que serão integrados a ambiente de simulação de redes veiculares. Os resultados serão analisados para permitir identificar a viabilidade e a eficácia da computação quântica na borda para análise de dados de veículos autônomos conectados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026