Projetos de Pesquisa

 

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Aila Narene Dahwache Criado Rocha

Ciências Humanas

Educação
  • associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo de estudantes com transtorno do espectro autista
  • O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, com manifestações na infância, com desafios nas interações sociais, na comunicação, no comportamento e no processamento sensorial. Apesar de ser uma das condições mais comuns que trazem desafios para o desenvolvimento infantil, ainda há poucas evidências sobre os impactos das Disfunções de Integração Sensorial no cotidiano dessa população, incluindo o contexto escolar. O estudo apresenta a seguinte questão: Existe associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo em crianças com TEA que frequentam a Educação Infantil? A hipótese é que haja uma correlação entre esses aspectos. A relevância da pesquisa decorre da necessidade de fornecer informações sobre possíveis associações a fim de orientar profissionais na identificação precoce destes comportamentos, visando mitigar riscos ao desenvolvimento da criança com TEA. O objetivo é investigar a possível associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo de crianças com TEA, que frequentam a Educação Infantil. Os objetivos específicos incluem conhecer a composição biodemográfica dos participantes, caracterizar o perfil sensorial, a comunicação social e o comportamento adaptativo das crianças com TEA, bem como associar essas dimensões com características biodemográficas. Serão utilizados os instrumentos Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar, Sistema de Classificação de Funcionalidade no Autismo: Comunicação Social e a Avaliação Vineland-3. A amostra compreenderá professores de escolas de Educação Infantil com crianças com TEA entre 36 e 60 meses de idade. Os dados serão tabulados no Microsoft Excel e analisados no software SPSS. As análises incluirão a estatística descritiva, análise de Variância Multivariada (MANOVA) para comparar o impacto das variáveis entre os grupos de crianças e o teste de coeficiente de correlação para estabelecer associações entre as variáveis do estudo.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026