Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Micael Maiolino Herschmann

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • identificando potencialidades nas cenas locais e subsidiando políticas culturais renovadas para as principais cidades musicais do país
  • Investigação em rede a ser desenvolvida especialmente por pesquisadores de Comunicação & Música – com a participação de especialistas de diferentes instituições de ensino superior (IES) do país (e também de colaboradores estrangeiros e gestores públicos) – que pretende repensar a relevância e riqueza dos “ecossistemas musicais de pouca visibilidade e/ou quase subterrâneos” (em geral iniciativas fora do radar do poder público de diferentes localidades ou considerada “perigosas” por setores conservadores da sociedade) para o desenvolvimento local sustentável das principais metrópoles com vocações musicais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Tendo em vista que a música é uma “força social movente” e um importante vetor de incremento de estratégicas cadeias criativas (especialmente a do turismo, cultura, gastronomia e entretenimento) do país, busca-se elaborar uma análise comparativa interdisciplinar centrada na avaliação da relevância social: a) das iniciativas organizadas por coletivos musicais de rua ou de espaços semipúblicos – muitas delas organizadas por grupos minoritários (movimento negro, das mulheres ou de grupos LBGTQIA+) – de grande capacidade de mobilização social (algumas delas apoiadas pontualmente ou perifericamente pelo Estado, mas outras que atuam praticamente de forma clandestina nos espaços urbanos); b) de certas cenas musicais juvenis populares, associada a gêneros e universos culturais considerados “perigosos ou até proscritos”, tais como funk, trap, música eletrônica, hip hop, brega, bregafunk, arrocha, rock e k-pop. Do ponto de vista teórico-metodológico a proposta neste projeto em rede é construir e analisar comparativamente “cartografias das controvérsias” de “múltiplas territorialidades pouco visíveis” (que envolvem produção, experimentação, circulação e consumo musical) sejam essas predominantemente realizadas nos espaços urbanos e/ou em ambientes virtuais (em suas múltiplas conexões, articulações e desdobramentos).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Michael Ferreira Machado

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • a colaboração interprofissional na atenção primária à saúde: uma análise do trabalho em equipe em três capitais nordestinas
  • O efetivo trabalho em equipe é considerado uma necessidade atual para promover melhorias nos processos de cuidado e otimização dos sistemas de saúde. Na Atenção Primária à Saúde (APS), campo de investigação deste projeto, a noção de trabalho em equipe mostra-se fundamental face aos processos de trabalho que exigem a realização de ações colaborativas e integradas. No Brasil, a organização político-ideológica do SUS reconhece o trabalho em saúde orientado por um fazer coletivo, que tem a integralidade da atenção como horizonte. Apesar disso, a literatura tem apontado dificuldades no desenvolvimento de processos de trabalho integrados pelas equipes da APS, resultando na fragmentação assistencial e descontinuidades no cuidado, aspectos que apontam a necessidade de aprofundamento nessa problemática. Pressupõe-se que a concretização das ações em saúde exige a articulação sinérgica de modos colaborativos de atuação profissional, amparados na perspectiva da interprofissionalidade, a qual tem sido compreendida como abordagem paradigmática para promover maior integração no trabalho em saúde, tanto na formação profissional como na produção das práticas de cuidado, possibilitando maior resolutividade e qualidade na atuação das equipes. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar, sob a ótica da Colaboração Interprofissional, a organização do trabalho em saúde desenvolvido por equipes multiprofissionais no âmbito da APS, a partir do contato com profissionais e gestores de três capitais nordestinas: Recife/PE, Maceió/AL e Natal/RN. A partir de uma abordagem, prioritariamente, qualitativa, pretende-se realizar um estudo multicêntrico, exploratório-descritivo, com o emprego de variadas técnicas de produção e análise. Serão realizadas observações em serviço, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e a aplicação de escalas. A análise será guiada pelas contribuições da Teoria do Processo de Trabalho em Saúde e do Modelo de Estruturação da Colaboração Interprofissional.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 11/03/2024-31/03/2027