Projetos de Pesquisa

 

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Ana Paula Almeida Bastos

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • desenvolvimento de testes diagnósticos para a vacina virossomal contra o vírus h5n1 que permite uma estratégia de diferenciação de animais infectados de animais vacinados (diva)
  • A influenza aviária é uma doença que pode ser classificada em alta ou baixa patogenicidade. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, causado pelos subtipos (H5 e H7) do tipo A, podem se espalhar rapidamente, resultando em altas taxas de mortalidade. Não existe vacina aviária DIVA (Diferenciando Animais Infectados de Vacinados) contra H5N1 comercialmente. A estratégia "DIVA" baseia-se no uso de uma vacina virossomal contendo o mesmo subtipo de hemaglutinina e neuraminidase do vírus de desafio, mas também uma hemaglutinina diferente. Os virossomas são partículas lipossomais ocas, montadas por uma ou mais proteínas estruturais viral. Os virossomas são altamente seguros porque não possuem ácido nucleico viral e, portanto, não têm a capacidade de se replicar de forma independente, nem têm potencial para recombinação genética ou rearranjo e recuperação de virulência. A possibilidade de utilização do subtipo heterólogo hemaglutinina (H9), para diferenciar entre aves vacinadas e naturalmente infectadas, será investigada através do ensaio de inibição de hemaglutinina e também do desenvolvimento sorológico "ad hoc" baseado na detecção de anticorpos específicos anti-M2e. O virossoma contém apenas proteínas imunogênicas e não induzem anticorpos contra proteínas internas virais, o que permite que o DIVA seja testado sorologicamente contra as proteínas virais que não estão incorporadas nos virossomas, como a proteína M2e. Os animais vacinados com o virossoma não apresentam anticorpos à proteína Me2, mas as aves infectadas apresentam uma resposta de anticorpos M2e porque ela é produzida em níveis elevados nas células infectadas. Esses dois ativos tecnológicos permitirão a distinção de aves vacinadas e infectadas, e poderá ser uma ferramenta importante para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento utilizar, caso seja necessário.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - SC - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Ana Paula Badan Ribeiro

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • nanotecnologia, sustentabilidade e saúde: desenvolvimento de nanoestruturas a partir das frações lipídicas da macaúba para incorporação de ácidos graxos ômega 3
  • Em virtude da demanda para minimizar problemáticas globais de alimentação e saúde que afetam a população, a nanotecnologia tem apresentado um desenvolvimento expressivo nas duas últimas décadas, despertando o interesse crescente da sua utilização potencial na indústria de alimentos, tanto de produtores quanto de consumidores, em busca de alternativas tecnológicas, sustentáveis e nutricionais para promoção da saúde. Nanoparticulas lipídicas sólidas (NLS) e Carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) apresentam-se como propostas para encapsulação de componentes bioativos, com importantes vantagens em relação aos sistemas que utilizam materiais inorgânicos, em especial, quando são consideradas fontes pouco exploradas, de alta produtividade, alto teor lipídico e composição funcional como a macaúba. Tanto o óleo da polpa quanto o óleo da amêndoa da macaúba apresentam potenciais usos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios e frações lipídicas de composições diferenciadas, e que podem ser ampliadas por tecnologia de modificação lipídica. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e caracterização de NLS e CLN compostas integralmente por materiais lipídicos: diferentes frações de óleos da polpa e amêndoa da macaúba (naturais e obtidas por processos de hidrogenação total), estabilizadas com lecitina rica em fosfatidilcolina e incorporadas de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa da família ômega 3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), que apresentam efeitos biológicos benéficos a saúde. Adicionalmente, será avaliado a digestibilidade in vitro das NL a fim de prever o destino ao longo do trato gastrointestinal (TGI) humano. Espera-se obter dispersões de nanopartículas de elevada estabilidade e cristalinidade diferenciada, a fim de proteger a fração EPA/DHA, utilizando de materiais seguros para consumo e com potenciais aplicações em indústria alimentícia.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Ana Paula Cabral Seixas Costa

Engenharias

Engenharia de Produção
  • avanços em decisão multicritério nos contextos de transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0 e sustentabilidade
  • O processo de transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0 nas organizações, sugere um ambiente em que homem e sistemas cooperarão intensamente e muitas decisões críticas e complexas precisarão ser frequentemente tomadas e o apoio decisão é vital. Neste ambiente as decisões envolverão vários objetivos quase sempre conflitantes. A introdução de novos conhecimentos e tecnologias contribui para melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral, mas muitas vezes impactando negativamente o meio ambiente. Para apoiar as decisões organizacionais envolvendo múltiplos objetivos, a abordagem de apoio a decisão multicritério tem sido considerada adequada e a utilização de tecnologias de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) é indispensável. Os métodos e modelos de apoio a decisão multicritério ainda enfrentam desafios na sua adoção pelas organizações. Este projeto avança neste domínio ao: a) explorar a necessidade de reestruturar o processo de tomada decisão dos gestores frente aos desafios da transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0; b) desenvolver ou aperfeiçoar tecnologias (SADs) que implementem novo método multicritério ou aprimorem método existente; c) aplicar modelos de decisão multicritério para resolver problemas de decisão enfrentados pelas organizações no contexto de sustentabilidade e indústrias 4.0 e 5.0. Apoiando decisões estratégicas e complexas nas organizacionais públicas e privadas, contribuindo para melhorar os bens e serviços entregues a sociedade, colaborando para a qualidade de vida da população, consolidação dos setores de indústria e serviço, e o desenvolvimento do país. Serão objeto de investigação neste projeto métodos mulcritério, sendo propostas melhorias e novos desenvolvimentos, para atender os paradigmas dos novos contextos de decisão na transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0. foram escolhidas áreas prioritárias, no âmbito do MCTIC: a) área de Tecnologias de Produção e b) área de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Ana Paula Camargo Larocca

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • estimativa do índice e análise da prontidão da infraestrutura brasileira para veículos autônomos conectados. pesquisa apoiada em questionários e em simulação de direção
  • Atualmente, todos os principais fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia líderes estão buscando o desenvolvimento de Veículos Conectados e Autônomos (CAVs). No entanto, como as cidades serão mais afetadas pelos CAVs, há uma necessidade urgente de avaliar se as cidades e as rodovias que as interligam estão preparadas e respondem bem ao avanço da tecnologia CAV. Este projeto propõe estimar o índice de prontidão da infraestrutura rodoviária brasileira para os veículos autônomos conectados, por meio de pesquisa apoiada em questionário e na segunda etapa, na percepção de condutores em ambiente simulado de direção. Para isso, um simulador de direção será utilizado para recriar cenários reais de rodovias brasileiras e trecho urbano para simulação associada à navegação autônoma em ambiente controlado de direção. Estes trechos serão os trechos de controle da pesquisa. A análise dos acidentes e o resultado do experimento em simulador de direção permitirão avaliar se o cenário que utiliza tecnologia de veículos conectados indicará que o uso dessa tecnologia pode melhorar substancialmente a segurança viária, por meio da redução de acidentes. Alguns dos parâmetros que serão analisados: desatenção, velocidade, trajetória do veículo, controle do veículo, movimento do olhar, tempo de fixação do olhar em elementos da infraestrutura rodoviária e nos sistemas de alerta da navegação autônoma. Espera-se, com estudos a serem desenvolvidos, contribuir para o avanço do uso de veículos autônomos e conectados no Brasil.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025