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COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
aproveitamento integral de diferentes espécies de maracujá por meio de tecnologias inovadoras: uma proposta para o desenvolvimento sustentável do brasil
Resumo:
O presente projeto, PASSIFLORATEC, contempla pesquisadores de diferentes IES/Programas de Pós-Graduação-PPGs (UFBA/PGAli, UFMS/ PPGQUIMICA, UEFS e UEAP). A proposta almeja fortalecer as instituições, PPGs e colaborar na consolidação da parceria deste grupo que vem trabalhando em conjunto nos últimos anos. O projeto aborda temática que promove o desenvolvimento sustentável do país ao propor estratégias inovadoras (biotecnologia e tecnologia emergente - ultrassom) para o aproveitamento integral de diferentes espécies de maracujá (maracujá amarelo, maracujá da caatinga e maracujá roxo), vegetal de grande relevância para fruticultura brasileira/baiana, tanto em grande escala quanto no contexto da agricultura familiar. Além de obter as polpas dos maracujás, com características físico-químicas/bioquímicas melhoradas pós-processamento ultrassônico, portanto de interesse ao setor de bebidas, a proposta pretende aproveitar os subprodutos do beneficiamento do maracujá (semente e casca) para obtenção de bioprodutos promissores para diversos setores industriais (óleo da semente de maracujá obtido por extração com ultrassom de interesse na área de alimentos e cosmético; fermentados da casca de maracujá com potencial cosmético). Além disso, a fim de complementar o caráter sustentável da proposta, as sementes das diferentes espécies de maracujá pós-extração ultrassônica serão utilizadas como suporte para imobilização de lipases. O potencial dos biocatalisadores imobilizados obtidos será avaliado na síntese acetato de geranila e acetato de butila, importantes aromas para o setor de alimentos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Alinne Pereira de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diagnóstico preditivo e precoce baseado em biomarcadores salivares para detectar o risco de transtorno do espectro autista
Resumo:
Moléculas salivares podem ser perturbadas por várias condições patológicas, incluindo doenças neuropsiquiátricas. Essa relação entre a funcionalidade do cérebro e a composição da saliva pode ser explorada para desvendar novos mecanismos patológicos de doenças elusivas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prevalência do TEA, no Brasil, representa uma grande preocupação de saúde pública, gerando altos custos econômicos para a sociedade e grande sofrimento para a família. Seu diagnóstico precoce, acelera oportunidades de beneficiar a criança com intervenções especializadas. Devido a conexão de moléculas da saliva com as alterações comportamentais no TEA, meta-análises demonstraram que a abundância de específicos microRNAs salivares e sua microbiota oral podem discriminar, com precisão, crianças com desenvolvimento típico de crianças com TEA. Associado a esse panorama, a microbiota oral e 14 miRNAs, potencialmente correlacionados com a incidência de TEA, serão avaliados na saliva de crianças em risco de TEA. O método de escolha será qRT-PCR por ser um método relativamente barato e disponível na maioria dos laboratórios de diagnóstico nos países de renda média. Fundamentado nessas informações, integramos no projeto, que tem como ponto comum as características comportamentais do TEA associado a microbiota oral e o estudo epigenético de tais elementos, estabelecer a presença de um conjunto de microRNA salivar como biomarcadores objetivos e quantitativos robustos para detecção precoce de TEA. Este projeto, portanto, é inovador e tecnológico, pois pode resultar na elaboração de um kit de diagnóstico precoce, visto que ainda não se tem marcador clínico específico para o autismo no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
Vigência:
16/08/2022-31/08/2025
Alisson Carraro Borges
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
obtenção de coagulantes tânicos a partir dos subprodutos do cultivo e processamento do pequi dopados com nanopartículas magnéticas
Resumo:
A utilização dos resíduos agroindustriais se enquadra dentro da ampla temática da economia circular. A presente proposta está alinhada ao ODS 6 da ONU. A coagulação é um dos processos mais importantes na remoção de poluentes e uma alternativa sustentável ao uso dos coagulantes metálicos é a utilização dos coagulantes verdes. Uma técnica emergente que permite o aumento da eficiência dos coagulantes verdes é a dopagem com nanopartículas de óxido de ferro. Dentre possíveis fontes de taninos para a coagulação, uma espécie interessante, mas ainda não estudada para este fim, é o pequizeiro. Assim, o objetivo geral é desenvolver coagulantes a partir da casca do pequizeiro e do endocarpo (caroço) do seu fruto com e sem a dopagem de nanopartículas visando a remoção de poluentes em águas brutas. São estabelecidos, ainda, os seguintes objetivos específicos: (i) determinar o melhor método de extração de taninos dos subprodutos do pequi e contrastar o desempenho com o processamento mínimo; (ii) determinar o melhor método para dopagem de nanopartículas; (iii) otimizar a dosagem dos coagulantes obtidos visando a remoção de turbidez, cor e microplásticos e (iv) realizar uma avaliação econômica da viabilidade do scale-up. A estratégia metodológica será baseada nas seguintes etapas: (i) preparo das soluções simulando água bruta de mananciais superficiais; (ii) obtenção e caracterização das amostras de pequi; (iii) extração e caracterização dos taninos; (iv) síntese de coagulantes a partir de taninos; (v) caracterização física e química dos coagulantes; (vi) avaliação do desempenho dos coagulantes magnéticos e do potencial de reúso dos co-produtos; (vii) análise estatística e (viii) análise econômica do scale-up do processo. Com a realização do presente projeto espera-se a obtenção de coagulantes tânicos eficientes e eficazes a partir dos subprodutos do cultivo e processamento do pequi que sejam viáveis do ponto de vista ambiental e econômico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
05/02/2024-28/02/2027
Álisson Rocha Machado
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
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Currículo
Título do Projeto:
otimização de geometria de brocas por modelagem computacional na furação do aço aisi 4144m, ferro fundido vermicular fv 450 e liga de alumínio aa 6351 t6, com validação experimental
Resumo:
Vide projeto anexo também. O número de caracteres disponíveis não permitiu descrever todo o resumo neste espaço. O processo de usinagem por furação de metais desempenha um papel fundamental na fabricação moderna, permitindo a criação precisa e eficiente de furos em peças metálicas. A furação representa aproximadamente 33% do número de operações e aproximadamente 25% do tempo de todas as operações de usinagem. Essa técnica é essencial para a produção de componentes mecânicos, estruturas industriais e produtos de consumo. Através da usinagem por furação, é possível garantir a integridade dimensional e a qualidade dos furos, possibilitando a montagem precisa de peças, a transmissão eficaz de fluidos e a incorporação de elementos de fixação. Portanto, o processo de usinagem por furação é um pilar crucial na indústria, contribuindo para a fabricação de produtos de alta qualidade e para o funcionamento harmonioso de máquinas e sistemas em diversos setores. A geometria da broca desempenha um papel crucial na eficiência e precisão do processo de usinagem por furação. A forma, ângulos e características geométricas das arestas e guias da broca influenciam diretamente a remoção do material, a dissipação de calor, a evacuação de cavacos e a vida útil da ferramenta. Uma geometria otimizada pode resultar em menor desgaste da broca, menor geração de calor, melhor qualidade do furo e redução do consumo de energia, contribuindo significativamente para a qualidade final do produto, eficiência de produção e economia de recursos. Isto também contribui com a pegada de carbono, pois menor energia será consumida por furo fabricado. Este projeto propõe aplicar a modelagem computacional com o software AdvantEdge para determinar as geometrias de brocas de metal duro mais adequadas para usinar três materiais distintos, aço endurecido AISI 4144M (temperado e revenido), o ferro fundido vermicular FV 450 e uma liga de alumínio 6351 T6.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Alisson Vasconcelos de Brito
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
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Currículo
Título do Projeto:
sistema de diagnóstico de falhas em tempo real em aeronaves de pequeno porte através da análise do caos
Resumo:
Este projeto propõe avançar as pesquisas na área de detecção de falhas e comportamentos anômalos em motores a combustão utilizados em aeronaves de pequeno porte. Para isso, será aplicada a técnica inédita desenvolvida pelos pesquisadores proponentes desta proposta, chamada Signal Analysis Based on Chaos using Density of Maxima, ou SAC-DM. Esta técnica permite detectar e diagnosticar falhas mesmo incipientes e com poucos segundos de coleta. Isto permite não apenas a rápida resposta, como também a possibilidade de sua utilização em aplicações de tempo real. Durante o projeto será também desenvolvido sistema embarcado e uma solução em software para detecção e diagnóstico de falhas em aeronaves em tempo real, passando segurança e tranquilidade para o piloto, operadores e passageiros. Para o desenvolvimento da solução serão realizados experimentos em um motor em laboratório e a solução será testada em veículos aéreos reais durante voos, aumentando assim a precisão e confiabilidade da solução proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
05/12/2022-31/12/2025
Allan Claudius Queiroz Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
modelo para dimensionamento de equipes de profissionais de saúde da atenção primária à saúde a partir da localização geográfica e do fluxo dos usuários na rede de atenção à saúde - realização de estudo piloto na região metropolitana de belo horizonte e
Resumo:
Tema Global da Proposta: O projeto aborda o dimensionamento de equipes de profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) com base na localização geográfica e no fluxo de usuários na Rede de Atenção à Saúde. Tema Específico da Proposta: O estudo piloto será realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com validação planejada em Brasília, Florianópolis, Fortaleza e Manaus. Problema Geral: A importância de determinar o tamanho ideal das equipes de APS para garantir serviços de qualidade, considerando a demanda e as particularidades locais, dada a vasta extensão e heterogeneidade do Brasil. Questão Específica: Como dimensionar adequadamente as equipes de profissionais de saúde na APS, levando em conta fatores como demanda, características do território e normas do Ministério da Saúde? Evidências de Plausibilidade: A pesquisa utilizará entrevistas, análise de dados secundários, prontuários eletrônicos e modelos estatísticos para embasar o dimensionamento das equipes. Estratégia Metodológica: O projeto será dividido em quatro etapas, incluindo a construção de indicadores, análise de prontuários eletrônicos, construção do modelo final e estimação dos gastos esperados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2026
Allan Erlikhman Medeiros Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação da susceptibilidade à ruptura de taludes e escavações subterrâneas com uso de ferramentas de inteligência artificial
Resumo:
Este projeto de pesquisa busca desenvolver sistemas avançados de avaliação da susceptibilidade à ruptura de taludes e escavações subterrâneas por meio de técnicas de inteligência artificial, visando reduzir riscos e aprimorar a gestão de áreas suscetíveis a deslizamentos geotécnicos. Com o aumento da intensidade dos períodos chuvosos e a expansão urbana desordenada, a instabilidade geotécnica tornou-se mais frequente e preocupante. A pesquisa concentrar-se-á na análise de dados geotécnicos coletados em trabalhos de campo e ensaios experimentais, utilizando modelos de inteligência artificial para quantificar incertezas e produzir sistemas de avaliação e mapas de susceptibilidade mais confiáveis. A instabilidade de taludes e escavações é uma questão de extrema relevância em engenharia geotécnica, e a necessidade de metodologias mais robustas e confiáveis é crucial para mitigar riscos e proteger vidas e infraestruturas. A literatura científica e o avanço tecnológico no campo da inteligência artificial demonstram que a análise de dados geotécnicos por meio dessas técnicas pode revelar padrões complexos e oferecer informações mais confiáveis sobre a susceptibilidade à ruptura. A aplicação dessas técnicas será direcionada ao estado de Minas Gerais, conhecido por seu relevo acidentado e padrões de chuvas bem definidos, propensos a deslizamentos de terra em ambientes urbanos, atividades de mineração e infraestrutura rodoviária e ferroviária. Espera-se que os resultados obtidos, com informações mais precisas, subsidiem decisões de engenharia e melhorem o planejamento territorial em áreas suscetíveis a rupturas, contribuindo para a gestão de riscos geológicos tanto em âmbito local quanto global. Este projeto busca avançar o conhecimento científico e tecnológico na área de geotecnia, fornecendo uma abordagem mais eficaz e segura para lidar com deslizamentos de terra e contribuindo para a prevenção e mitigação de desastres naturais relacionados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Allene Carvalho Lage
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
espelhos epistemológicos das práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores(as) dos movimentos sociais de pernambuco
Resumo:
Esta investigação parte da seguinte questão-problema que orientará os caminhos investigativos: Que convergências, especificidades e diálogos podem existir entre as práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores/as dos diferentes movimentos sociais de Pernambuco? Mediante este problema da pesquisa, o objetivo geral é: Refletir sobre as convergências, especificidades e diálogos que podem existir entre as práticas pedagógicas de ativistas e militantes educadores/as dos diferentes movimentos sociais de Pernambuco. Dentre os objetivos específicos, podemos destacar os seguintes, considerando, a delimitação deste projeto: i) Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; ii) Identificar e analisar as convergências entre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; iii) Identificar e analisar as especificidades das práticas pedagógicas desenvolvidas nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco; iv) Identificar e analisar desafios pedagógicos enfrentados nas formações em diferentes movimentos sociais e ONGs de Pernambuco. O aporte metodológico desta investigação define-se por uma pesquisa qualitativa, com estudo articulado e comparado, no sentido de estabelecer pontes para o diálogo entre as experiências (Lage, 2005). Tomamos como objeto de estudo quatro organizações: 2 movimentos sociais e 3 ONGs de Pernambuco, a saber: Coletivo LGBT do MST-PE, Mulheres Arpilleristas do Movimento de Atingidos por Barragens - MAB-PE, Instituto Papai (Recife), Mães da Resistência (Recife) e CEPA (Caruaru).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
26/12/2023-31/12/2026
Allyne Fortes Vitor
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
elaboração, validaçâo e implementação de teorias e tecnologias na gestão do cuidado em condições crônicas: colaboração brasil-espanha
Resumo:
Esta proposta de pesquisa versa sobre a elaboração, validação e implementação de teorias e tecnologias na gestão do cuidado na tríade paciente-cuidador-trabalhador da enfermagem no contexto das doenças crônicas. Apresenta uma vertente teórica sobre a concepção de teorias e uma dimensão prática, com o desenvolvimento de cinco protocolos assistenciais por meio do processo de enfermagem, além de um aplicativo móvel com uso de elementos taxonômicos para gestão do cuidado de pacientes com doenças crônicas. O problema geral pauta-se no impacto que a cronicidade provoca para além do indivíduo cuidado, que inclui o desgaste na saúde de cuidadores e profisionais, a demanda da translação do conhecimento ora produzido para implementar e testar teorias e tecnologias em contextos de saúde mais específicos a fim avaliar seu impacto e assim, favorecer o avanço na qualidade dos serviços. Em virtude de resultados anteriores, gerou-se a seguinte hipótese principal: as evidências geradas a partir de teorias de médio alcance e de tecnologias assistenciais são válidas para melhoria da gestão do cuidado na tríade paciente-cuidador-trabalhadores da Enfermagem no contexto das doenças crônicas. Evidências recentes demonstram que, por meio deste tipo de estudo é possível verificar barreiras e dificultadores à utilização nos cuidados de rotina, refinar teorias e tecnologias assistenciais, adequando-as ao contexto, além de possibilitar a elaboração de estratégias de implementação e avaliação de seu impacto, .reforçando assim a plausibilidade da hipótese a ser testada (Stover, 2021;Jones et al., 2022; Sharpe et al., 2023). Serão realizadas três grandes etapas: validação das teorias de médio alcance de enfermagem (validação teórico-causal e acurácia diagnóstica),elaboração de protocolos assistenciais baseados nas melhores evidências, refinamento e testagem do conteúdo e da usabilidade do aplicativo móvel e implementação em serviços de referência no ensino e cuidado no contexto da cronicidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
11/12/2023-31/12/2026
Allyson Carvalho de Araújo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
consumo, produção e colaboração: experimentos pedagógicos de recursos educacionais digitais com professores de educação física do rio grande do norte
Resumo:
Desde 2017, os editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático contemplam os recursos educacionais digitais (REDs) na Educação Básica. Sendo objeto relativamente novo na realidade educacional brasileira, os REDs têm sua criação e circulação pouco explorada pelas políticas públicas e literatura, incorrendo no risco de percorrer o histórico conteudista e centralizado em mercado editorial privado. Em contraponto, temos inúmeras experiências positivas em que professores, mesmo sem uma diretriz e de forma assistemática, criam e disponibilizam REDs de forma eficaz. Indaga-se de que forma a criação de um processo sistemático para a criação de REDs e sua inclusão na formação continuada de professores pode desencadear o desenvolvimento de competências digitais para professores, ao passo que amplia o horizonte de usos pedagógicos dos REDs. Apostando no professor não apenas como usuário de materiais didáticos, este projeto tem como objetivo identificar e sistematizar processos de criação de REDs, bem como descrever sua operacionalização junto a comunidades formativas de professores, com foco na produção, uso e partilha de experiências pedagógicas. Temos como hipótese que tais processos colaborativos podem promover não somente incremento na usabilidade do material didático, como também um processo formativo do professor em suas competências digitais. De abordagem qualitativa, o projeto abarcar duas fases. A primeira refere-se a uma revisão sistemática das diferentes experiências de criação de REDs, seguida do emprego da técnica Delphi, que busca elaborar indicadores de consenso coletivo por meio de consulta sistemática à especialistas do campo. A segunda adere à pesquisa-ação, incluindo oficinas sobre criação de REDs, construção de protótipos por docentes e sua experimentação e análise na Educação Básica. Ao longo do projeto será desenvolvida uma plataforma digital para registro da produção, uso e partilhas dos REDs, sendo um espaço colaborativo entre professores.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
08/12/2023-31/12/2026
Allyson Nogueira Moreira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
papel do supressor de sinalização de citocina-2 (socs-2) na remodelação óssea maxilar: modelo experimental animal
Resumo:
Os supressores de sinalização de citocinas (SOCS) são um grupo recentemente descoberto de proteínas que têm a capacidade para regular a sinalização de citocinas. O supressor de sinalização de citocina-2 (SOCS-2) é expresso por muitas células, incluindo osteoblastos. Estudos in vitro têm mostrado que SOCS-2 inibe a transdução de sinal induzida por várias citocinas. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito das SOCS-2 nos ossos e suas células, os osteoblastos e osteoclastos, principalmente em se tratando dos ossos maxilares. Na Clínica Odontologia os ossos maxilares são de fundamental importância funcional e estética para suporte dentário e de implantes, na movimentação dentária ortodôntica, suporte periodontal, e acomodação de biomateriais dentre outras. A compressão de moléculas envolvidas o processo de remodelação óssea é de primordial para a saúde bucal. Este estudo tem como objetivo investigar o papel das SOCS2 no processo de remodelação óssea da maxila utilizando-se animais e raiz dental para o receptor de SOCS2, e avaliar a influência da SOCS2 na diferenciação e ativação de osteoblastos e osteoclastos in vitro. Serão utilizados camundongos machos e femeaselvagens (WT) ou knockout para SOCS-2 (SOCS2-/-) aonde serão submetidos a dois diferentes estímulos de remodelação óssea maxilar (movimentação dentária ortodôntica - OTM [remodelação intramembranoso] e expansão rápida da maxila (DRM) [remodelação do tipo endocondral]). Após a indução da OTM (12 dias) ou DRM (7 dias), os ossos maxilares e fêmures serão obtidos por dissecação e será realizada análise histomorfométrica, análise por micro-tomografia computadorizada (uCT), ensaio biomecânico, ELISA e análise molecular por qPCR. Células da medula óssea de animais WT e SOCS-2 serão diferenciadas em osteoblastos e osteoclastos para avaliar o papel desta molécula nas células ósseas. Os dados obtidos poderão ser úteis para conduzir futuras estratégias terapêuticas na modulação da perda óssea associada à remodelação ósse
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
11/12/2023-31/12/2026
Allysson Viana Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
desinformação contra povos originários: combate à mentira sobre indígenas brasileiros pelas agências digitais de checagem de fatos
Resumo:
Com o espalhamento de informações na internet, sobretudo nas redes sociais, a desinformação se mostrou um fenômeno social que precisa ser combatido, principalmente porque não se reduz a fixar informações mentirosas na mente das pessoas, mas ainda por estimular ações danosas, física ou virtualmente. O problema tem sido enfrentado, por exemplo, a partir da constante verificação de informações, realizada pelas agências de checagem de fatos, as fact-checking, que se proliferam em sites vinculados às empresas jornalísticas. Em tempos de descrédito e constantes ataques, contrariamente, não só o trabalho dos jornalistas ganha relevância, como também o das agências que empregam suas técnicas. Nossa intenção com esta pesquisa não é focar no impacto das fake news nos interatores dessas informações imprecisas, mas no processo de produção empreendido para combatê-las pelas agências de checagem, pois os impactos da desinformação vão além da confusão entre o que é verdade ou mentira. No caso dos povos originários do Brasil, pode até causar o seu genocídio com conivência de uma população que foi desinformada e, portanto, demonstra-se desinteressada por suas causas que também são nossas e até pela manutenção de sua cultura e, em última instância, sua vida. Desta forma, verificaremos quais são os padrões das fake news e do fact-checking em relação à desinformação propagada sobre os povos originários brasileiros e checada pelas agências, além de ouvir os próprios indígenas. Embora o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não tenha dado atenção às demandas indígenas, muitas vezes desconsiderando os seus modos de vida e sua importância para nossa sociedade, é possível observar que na agência Lupa, por exemplo, as checagens em torno dos povos originários aconteceu mais durante sua campanha vencedora. Como metodologia, utilizaremos o enquadramento midiático a partir de Entman (1993) e de seus quatro elementos: definição, interpretação, avaliação e recomendação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Almir Rogério Silva Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
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Currículo
Título do Projeto:
aspectos topológicos, geométricos e algébricos de variedades diferenciáveis
Resumo:
Criada em 2011, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), somente nos últimos anos é que a linha de pesquisa em Geometria Diferencial passou a ser representativa dentro do programa. Vale destacar que a contratação de pesquisadores em geometria foi um fator fundamental para esse desenvolvimento. Este projeto tem como um de seus principais objetivos a consolidação do grupo de pesquisa em Geometria Diferencial da UFS no que diz respeito à formação de recursos humanos e à produção de artigos científicos. Durante a vigência deste projeto, teremos como foco problemas importantes para a melhor compreensão das variedades e suas propriedades topológicas e geométricas, bem como problemas provenientes da Geometria Hiperbólica. Embora o interesse da equipe seja problemas de geometria diferencial de uma forma geral, os principais temas abordados neste projeto serão: deformações de métricas Riemannianas, tais como deformações conformes; problemas de hipersuperfícies com bordo livre, que são hipersuperfícies mínimas que intersectam a fronteira de uma variedade ortogonalmente; sólitons de fluxos geométricos, que são soluções auto similares do fluxo; problemas de geometria hiperbólica, mais especificamente de variedades aritméticas, que envolvem o estudo de invariantes métricos tais como sístole, diâmetro, gap espectral, volume e suas múltiplas relações. Enfatizamos que os problemas que pretendemos abordar são provenientes de temas relevantes de pesquisas recentes na área da Análise Geométrica e da Geometria Hiperbólica. O proponente deste projeto possui experiência em Geometria Diferencial, em especial em Análise Geométrica, tendo publicado nos últimos anos artigos em importantes revistas de circulação internacional. A equipe do projeto é composta por pesquisadores de instituições do país e do exterior, com experiência nos temas de pesquisa propostos: UFAL, UFC, UFF, UFS, UFPR e da Universidad de Chile.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Altair Alberto Fávero
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
política educacional do novo ensino médio: avaliação dos impactos das inovações curriculares na formação do jovens
Resumo:
O currículo do ensino médio for alterado por meio da política educacional introduzida pela Lei 13.415/2017. Os objetivos anunciados são: tornar o ensino mais atrativo para os jovens por meio do protagonismo estudantil, preparar para o mercado de trabalho, elaborar o projeto de vida e impulsionar ideias empreendedoras. Desse modo, a organização do currículo passou a ser composta por uma parte obrigatória denominada de formação geral básica e uma parte flexível composta por itinerários formativos. Os Estados têm autonomia para organizar diferentes arranjos curriculares, desde que, garantidos como obrigatórios os conteúdos mínimos das quatro áreas do conhecimento e a oferta dos itinerários formativos para a escolha dos estudantes. O projeto de pesquisa quer avaliar se as inovações curriculares propostas produziram os impactos esperados na formação dos jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A questão de pesquisa é: os estudantes consideram que as inovações curriculares tornaram o ensino médio mais atrativo e estão contribuindo para a sua formação profissional? A hipótese é de que as inovações contribuíram parcialmente diante das condições de financiamento, infraestrutura, formação docente e estratégias adotadas pelos Estados. Entender as consequências de tal processo na formação dos jovens é necessária para a avaliação da efetividade da política educacional e se os resultados esperados são tangíveis. Os resultados da pesquisa auxiliarão gestores públicos a reverem as fragilidades das estratégias adotadas e investirem nas melhorias necessárias. A avaliação dos jovens será capturada por meio da realização de grupos focais e aplicação de questionário para os estudantes de escolas públicas de uma regional do Rio Grande do Sul e outra de Santa Catarina. O dimensionamento dos impactos será identificado qualitativamente por meio da análise textual discursiva e quantitativamente pela análise estatística.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
08/12/2023-31/12/2026
Altair Rosa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
benefícios da implementação técnicas compensatórias na mitigação dos problemas causados pelas mudanças climáticas, através da gestão dos aspectos quali-quantitativos da drenagem urbana no município de curitiba paraná - brasil
Resumo:
A exemplo de grandes centros urbanos, Curitiba continua crescendo e presenciando cada vez os efeitos das mudanças climática. Este processo colabora com as mudanças climáticas e impactos ambientais significativos, acarretando sérios problemas na infraestrutura de saneamento, em especial na drenagem urbana, que pode ser presenciado em dias de chuvas mais intensas, através de alagamentos em vários pontos da cidade. Tecnicamente existem metodologias e ferramentas, através das quais é possível previamente identificar essas áreas e propor alternativas para mitigar possíveis danos. Outra forma, seria avaliar como a população reage a estes eventos, através de Informações Geográficas Voluntárias (VGI). Através desses levantamentos será possível elaborar um mapeamento social, com isso confrontar com os mapas disponibilizados pela esfera pública dos pontos de alagamentos na Bacia Hidrográfica do Rio Belém - Curitiba - Paraná. Com essa interpretação, será possível identificar as áreas com maior risco de alagamentos e propor a construção de técnicas compensatórias (TCs) para minimizar os efeitos dos constantes alagamentos. Por fim, fazer o monitoramento quali-quantitativo da TC, simulando sua contribuição para a melhoria da qualidade da água e na influência no regime hidrológico, analisando o cenário atual e cenários futuros. E ainda, fazer um mapeamento e cruzamento de políticas públicas voltadas a mitigar os efeitos danosos das mudanças climáticas, comparando sua aplicabilidade em âmbito municipal na escala de bacia hidrográfica. O principal resultado que se pretende obter será o retrato de como é a percepção da população, através de dados colaborativos e como essas informações podem auxiliar a implantação de TCs, de forma a contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em escala de bacia hidrográfica, fomentando a implantação de políticas públicas que corroborem para um modelo planejamento urbano mais voltado a sustentabilidade urbana e ambiental.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
26/12/2022-31/12/2026
Altemar Lobão de Sousa Junior
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
mostra de ciências e artes de cajazeiras/pb
Resumo:
A Mostra de Ciências e Artes de Cajazeiras/PB é um evento destinado a estudantes do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto particulares da cidade. O evento será sediado na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), uma instituição federal de ensino vinculada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O principal objetivo deste evento é promover a divulgação científica e artística, estimular o interesse pela pesquisa e expressão artística, além de proporcionar um espaço de aprendizado e compartilhamento de conhecimento. Essa iniciativa visa fomentar projetos investigativos nas ciências exatas e também incentivar a exposição de trabalhos artísticos e atividades culturais. Além disso, incluirá palestras e discussões sobre questões sociais cruciais, como igualdade de gênero e a luta contra o racismo no contexto da ciência. O problema geral abordado nesta proposta é a necessidade de criar uma plataforma inclusiva e multidisciplinar que permita aos estudantes do ensino médio mostrar seus talentos científicos e artísticos, fomentando um ambiente de curiosidade, aprendizado e engajamento comunitário. Especificamente, este projeto busca observar o impacto de uma abordagem integrada entre ciência e artes no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Evidências de iniciativas semelhantes demonstram que eventos multidisciplinares podem impactar significativamente o interesse dos estudantes pela ciência, pesquisa e expressão artística, levando a um melhor desempenho acadêmico e maior criatividade. Para alcançar esse objetivo, será adotada uma estratégia metodológica que inclui a organização de exposições, palestras e ciclo de debates para envolver os estudantes em atividades práticas científicas e artísticas, incentivando-os a explorar seu potencial e contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural local.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2025
Aluísio Jardim Dornellas de Barros
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
equidade em saúde de mulheres, crianças e adolescentes: um observatório nacional e global
Resumo:
Vide projeto anexo para detalhes. As desigualdades em saúde de mulheres, crianças e adolescentes são um problema global. A quantificação e monitoramento dessas desigualdades são importantes para identificar subgrupos da população que estão sendo deixados para trás e para desenvolver políticas públicas para reduzir essas desigualdades. O Centro Internacional para Equidade em Saúde (CIES) da Universidade Federal de Pelotas é um grupo de pesquisa brasileiro que se dedica ao monitoramento de desigualdades em saúde e nutrição da criança, adolescente e mulher, avaliando o progresso de países de renda baixa e média em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Este projeto visa ampliar o uso de dados nacionais para o monitoramento de desigualdades em saúde de forma a subsidiar estratégias e políticas voltadas à redução das desigualdades. Para isso, vamos usar dados de diversas fontes, incluindo inquéritos nacionais e dados de registro (como SIM e SINASC) para avaliar desigualdades sociais, regionais e geográficas (até nível municipal) em um grande conjunto de indicadores de cobertura e de impacto como por exemplo o uso de contraceptivos, atendimento pré-natal e atenção ao parto por profissional qualificado, desnutrição, mortalidade infantil e gravidez na adolescência. Os resultados serão disseminados entre gestores nos três níveis e através de publicações científicas. De forma semelhante, usaremos inquéritos nacionais de saúde para monitorar uma cesta de indicadores ODS de países de renda baixa e média com foco em equidade. Os resultados serão disseminados na forma de perfis de equidade para cada país com dados disponíveis (no momento são mais de 120 países) e na forma de artigos científicos. Finalmente, vamos investir na formação de epidemiologistas com treinamento em análises de equidade, em nível de doutorado e pós-doutorado, junto ao PPG em Epidemiologia UFPel (nota 7 da Capes).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
27/12/2023-31/12/2026
Alvaro Della Bona
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de compósito cerâmico para impressão 3d
Resumo:
A impressão 3D com biocerâmica está em estágio inicial de desenvolvimento. Novos materiais e tecnologias são necessários para que a manufatura aditiva (MA) em cerâmica se transforme em uma realidade clínica. A MA, associada ao fluxo digital, tem demonstrado enorme potencial para facilitar e melhorar práticas em inúmeras ciências e muitas áreas da saúde, incluindo a odontologia, favorecendo toda a cadeia produtiva e o consumidor final (paciente). A impressão 3D usando princípios da estereolitografia (SLA e DLP) é o método de MA mais estudada, com considerável domínio de técnica para materiais como polímeros, mas precisa avançar para resultar em estruturas biocerâmicas impressas adequadas. Nesse sentido, é preciso desenvolver suspensões cerâmicas para impressão com componentes poliméricos (aglutinantes) volatilizáveis durante a sinterização cerâmica sem resultar em deformação estrutural e mantendo características, como densidade e resistência, desejáveis ao desafio de serviço da estrutura impressa. Além disso, incertezas quanto aos procedimentos e parâmetros mais adequados de processamento e pós-processamento prejudicam a otimização da confiabilidade da estrutura impressa, solicitando estudos para avançar no estado da arte na impressão 3D em cerâmica. Assim, essa proposta foi delineada por experts nas diversas áreas do projeto com o objetivo de investigar novas formulações de suspensões fotopolimerizáveis de partículas cerâmicas que produzirão materiais para impressão 3D com maior volume fracional e maior densidade no estado pré-sinterizado, testando a hipótese de que as estruturas impressas apresentam propriedades mecânicas e características estéticas aceitáveis para uso clínico. Ao atingir esse objetivo, prevemos que os processos térmicos de desaglutinação seguidos por sinterização resultarão em cerâmicas impressas de alta densidade, sem defeitos, com significativa menor contração e maior potencial de resistência mecânica.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
03/12/2023-31/12/2026
Alvaro Henrique de Souza Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
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Currículo
Título do Projeto:
as múltiplas dimensões da sustentabilidade: ações em âmbito social, econômico, ecológico e espacial na produção das cidades
Resumo:
A palavra sustentabilidade aparece ligada à dimensão da natureza.Todavia, ao se discutir sustentabilidade,é preciso acrescentar as dimensões social,econômica, espacial e cultural à dimensão ecológica.Isso traz maior complexidade à noção de sustentabilidade,porque se pode lutar por maior equidade na distribuição de renda e de bens através de gerenciamentos mais cuidadosos dos investimentos públicos e privados.A impostergável redefinição epistemológica do termo desenvolvimento sustentável começou após o término da Rio 92(Rio de Janeiro) e avançou na Rio+10 (Joanesburgo),com os critérios de equidade social, erradicação da pobreza, precaução, participação popular e responsabilidades comuns.Em 2015,a Assembleia Geral da ONU definiu metas mundiais para o desenvolvimento sustentável.A Agenda 2030 partia de quatro dimensões principais:social, ambiental, econômica e institucional.Houve a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).Propomos o avanço para outras importantes frentes de investigação,como a governança democrática,a codecisão e o fortalecimento dos meios de implementação através de parcerias público-comunitárias e da radicalização da democracia (mirando a verdadeira democracia) como caminho em direção da realização do potencial das múltiplas dimensões da sustentabilidade na construção das cidades.Para a criação de cidades sustentáveis,é necessário trabalhar e pôr em prática ações concretas e criar espaços para fóruns de debate da e com a sociedade civil.Sendo um projeto integrado dos investigadores de diferentes instituições do Brasil,Portugal,Espanha,Hungria,Chile e Costa Rica,o objetivo geral é analisar se e como estão sendo tratadas, pelos centros de pesquisa, as múltiplas dimensões da sustentabilidade,particularmente dizendo respeito às cidades em sua relação com a produção do espaço nas diversas cidades e países envolvidos no projeto, além de identificar o potencial de formulações propositivas para a construção de um outro futuro possível
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/01/2024-31/01/2026
Álvaro Luiz Moreira Hypolito
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
redes globais de governança, bnc-formação e ensino híbrido: implicações para o currículo e trabalho docente
Resumo:
A Base Nacional Comum da Formação de Professores (BNC-Formação) e as Diretrizes Gerais sobre a Aprendizagem Híbrida definiram Diretrizes para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Essas diretrizes alinham a BNC-Formação à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com forte investimento das políticas de avaliação nacional e internacional. A pesquisa analisa a implantação da BNCC e da BNC-Formação, no contexto das redes políticas globais de governança, e suas implicações para o currículo e o trabalho docente em escolas públicas, a partir da emergência do Ensino Híbrido, como modelo para o ensino na educação básica. A ideia do estudo é discutir como as propostas de padronização curricular, como a BNCC, a BNC-Formação e o incentivo ao Ensino Híbrido são uma forma de mobilidade de políticas globais aplicadas em contexto local. A proposta vai analisar as redes políticas que se organizam para formular e implantar as reformas, e como tais políticas são interpretadas e traduzidas nos contextos escolares, a partir da percepção de grupos de discussão com docentes. A produção de dados desenvolver-se-á a partir de levantamento documental (documentos oficiais, páginas web), da identificação e mapeamento dos atores sociais envolvidos nessas políticas (agentes de governo, PPPs, Fundações e Institutos privados sem fins lucrativos), e da análise de informações obtidas em vídeos, entrevistas on-line e informações midiáticas. Os dados gerados serão analisados e submetidos a grupos de discussão de docentes, para perceber como esses grupos interpretam e traduzem essas políticas. As ferramentas teóricas da análise de redes políticas e o uso da etnografia de redes serão empregados como abordagem teórico-metodológica para o mapeamento de atores e para aprofundar análises da elaboração e da formulação de políticas educacionais, para melhor compreender essas políticas e seus efeitos na gestão, no currículo, na formação e no trabalho docente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
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