Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia Nunes da Silva

Outra

Multidisciplinar
  • nossas ciências, saberes e tradições
  • As identidades sociais produzidas nas Américas – índios, negros, mestiços – naturalizaram noções e práticas de relações de superioridade e inferioridade. Problematizar e superar essa visão socialmente construída requer identificar as relações de poder a ela subjacentes, romper visões distorcidas e negativas sobre negros e indígenas, suas práticas e conhecimentos e colocar em xeque o mito da democracia racial. Quatro instituições integram esta proposta: três escolas públicas de Educação Básica e um IES. Nossa programação conta com duas ações satélites e o evento I Encontro de Residentes de Matemática da UERJ (I RPMat). Como atividade de encerramento das ações satélites, prevemos, em duas das escolas parceiras, a realização de uma mostra local dos trabalhos desenvolvidos e de uma exposição. A programação do I RPMat conta com a Exposição Diáspora Africana, a roda de conversa Vozerio, um conjunto de oficinas, uma palestra sobre Mentalidades Matemáticas e uma roda de conversa com preceptores e residentes do Programa de Residência Pedagógica e demais interessados. Na Mostra Sua Vez, alunos da Educação Básica apresentam seus trabalhos científicos. Esperamos que tais experiências contribuam para o combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito, e para promoção de uma educação antirracista e da cultura científica. Pesquisas sobre a compreensão pública da ciência lamentam a lacuna de comunicação entre cientistas e o público. Argumenta-se repetidamente que essa situação exige mediadores para aproximar esses dois mundos. As ações e atividades integrantes de nossa proposta endereçam o dilema do fosso de comunicação entre cientistas e sociedade como um todo. As ações e oficinas impactam a melhoria do ensino de ciências e matemática ao discutirem ou poderem ser replicadas como meios diversificados de aprendizagem. Outras são fruto de investigações que envolvem docentes e docentes em formação ou em formação continuada. Nestas, o impacto é mais profundo e de longo prazo.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025
Foto de perfil

Patricia Peterle Figueiredo Santurbano

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • conectando culturas: dicionário bibliográfico da literatura italiana
  • O ensino de línguas e culturas estrangeiras é relevante para o desenvolvimento da inclusão social, sobretudo, nas sociedades modernas. Hoje, o saber “fazer-com” uma língua e uma cultura, materna ou estrangeira, é uma demanda das novas formas de trabalho, é sobretudo uma questão já posta. Essa proposta é continuação de pesquisas que vem sendo desenvolvi-das, desde 2010, pela UFSC-USP, e que já demonstraram ter um grande potencial de inovação e inclusão para a área de atuação. O centro norteador é o banco de dados do Dicionário da Literatura Italiana Traduzida (dblit.ufsc.br), que reúne o maior número de dados possível sobre obras da lit. italiana no Brasil. Toda língua é imbuída de histórias que a modificam e das quais ela também é testemunho.Cada língua traz um universo de singularidades, uma forma possível de se ter um lugar no mundo.A questão que se coloca é como produzir conhecimento inovador no campo das Letras Estrangeiras? O Dicionário é um produto inovador que contou para a sua realização com financiamentos do CNPq e FAPESP. Partindo desse produto, as seguintes questões são levantadas: como é possível estimular e pensar as rela-ções linguísticas e culturais entre Brasil e Itália? Como esse contato com a cultura do outro traz reverberações e desdobramentos para a cultura brasileira? Como é possível identificar esses aspectos por meio do Dicionário, ferramenta de produção de saber e de divulgação científica? Outro aspecto é o elo trazido entre a Letras e Tecnologia de Informação, uma inte-gração de grande relevância, que viabiliza novas ideias e é um importante ponto de inovação. A hipótese desta proposta é a de que a diversidade do trabalho/pesquisa no Dicionário possa ser uma real ferramenta tanto para o ensino no campo das Letras Estrangeiras quanto para o mercado editorial. Na pauta, então, está colocada em discussão o uso das línguas, suas práticas culturais e a tradução, envolvendo processos de política cultural e de questões identitárias e subjetivas
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 15/12/2022-30/11/2025