Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Attilio Pane

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • análise do viroma de insetos triatomíneos e suas interações com o inseto hospedeiro e trypanosoma cruzi, o agente etiológico da doença de chagas
  • Mais de 150 espécies de insetos triatomíneos suportam infecções por Trypanosoma cruzi, o agente etiológico da doença de Chagas, com Rhodnius prolixus e Triatoma infestans sendo os principais vetores na América do Sul e na América Central. Apesar da importância médica, a complexidade do viroma de Rhodnius prolixus bem como de outros Triatomíneos, é em grande parte desconhecida. Este projeto propõe utilizar uma combinação de técnicas baseadas em Sequenciamento de Nova Geração - Next Generation Sequencing (NGS) e técnicas clássicas de biologia molecular para: A) caracterizar o viroma de triatomíneos de campo através de abordagens meta-transcriptômicas; B) investigar a resposta antiviral em triatomíneos utilizando Rhodnius prolixus como sistema modelo e 7 novos vírus (Rhodnius prolixus viruses ou RpVs) que nosso grupo identificou recentemente; C) analisar a restrição de hospedeiro dos RpVs em células de mosquito (Aedes aegypti - Aag2 e Aedes albopictus - C6/36), de macaco (Vero) bem como em células musculares humanas; D) investigar a interação entre vírus e Trypanosoma cruzi. O projeto visa a fortalecer a colaboração entre os membros do grupo proponente e os respectivos Institutos de Pesquisa e treinar alunos de vários níveis em abordagens genômicas e as ferramentas bioinformáticas relacionadas. Os resultados desta pesquisa permitirão lançar luz sobre interação entre triatomíneos vetores, T. cruzi e vírus, além de disponibilizar novos e valiosos recursos de bioinformática pela comunidade científica.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Augusta Cerceau Isaac Neta

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de nova geração de nanocompósitos de matriz metálica com elevada resistência mecânica e estabilidade térmica
  • Materiais metálicos nanoestruturados – com alta densidade de contornos de grãos (CGs) – impõem maior restrição ao movimento de deslocações e, consequentemente, apresentam melhores propriedades de resistência mecânica. Entretanto, pelo fato de os CGs serem interfaces incoerentes e de alta energia, estes materiais frequentemente exibem instabilidade microestrutural quando expostos a temperaturas elevadas. Estudos recentes têm mostrado o efeito positivo da decoração de CGs com átomos de soluto sobre a estabilidade destes materiais. Isso se deve à redução da energia e da mobilidade dos CGs com a segregação, o que pode inibir os mecanismos de deformação plástica mediados por CGs. Além disso, a segregação pode alterar a coesão dos CGs, aumentando a resistência à fratura e a tenacidade. Uma estratégia promissora para a obtenção de materiais nanoestruturados com elevadas resistência mecânica e estabilidade térmica consiste na manipulação de CGs por meio da segregação de átomos de soluto. Nos últimos anos, a equipe proponente desenvolveu vários compósitos e ligas nanoestruturadas e constatou que a segregação pode ser controlada durante o processamento dos materiais via técnicas de deformação plástica severa (DPS) e, mais particularmente, a técnica de High-Pressure Torsion (HPT). Este trabalho tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento de nanocompósitos, avançando para um estudo sistemático do fenômeno de segregação e sua influência sobre a estabilidade microestrutural térmica. Vários nanocompósitos serão produzidos utilizando a técnica de HPT, a partir de misturas de 3 metais distintos (Al, Mg e Ti) e 3 óxidos nanoestruturados (Nb2O5, TiO2 e ZrO2). Ajustaremos o nível de segregação nos CGs através da quantidade de óxido utilizada na produção dos compósitos e de variáveis do processo. As amostras serão caracterizadas utilizando microscopia eletrônica de transmissão; enquanto as propriedades mecânicas, ensaios de tração e fluência em uma ampla faixa de temperaturas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Augusto Afonso Guerra Júnior

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação de desempenho do uso de nusinersena em pacientes portadores de atrofia muscular espinhal (ame) 5q tipos 1 e 2 no sus/mg, brasil: uma avaliação farmacoepidemiológica e farmacogenômica.
  • As novas terapias gênicas têm se constituído em grande desafio para sistemas universais, em razão do impacto econômico e incertezas provenientes dos estudos clínicos, o que demanda a avaliação de desempenho destas tecnologias no mundo real. A Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença neuromuscular hereditária, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores na medula espinhal e tronco encefálico, resulta em fraqueza muscular. O diagnóstico é confirmado por meio de testes genéticos e atualmente, o único tratamento farmacológico para AME incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) é o nusinersena. Essa decisão foi considerada um marco no SUS, por se tratar da tecnologia mais cara já incorporada. O impacto orçamentário foi estimado em R$122,6 a R$217,1 milhões no 1º ano. Observa-se que estudos clínicos com doenças raras e terapias genicas têm sido realizados com número reduzido de indivíduos, como no caso da AME, o que aumenta as incertezas quanto a efetividade, segurança e custo-efetividade. Neste contexto, a avaliação de desempenho da tecnologia em mundo real foi pré-determinada pela Conitec/SUS no momento da incorporação. Por se tratar de uma doença de herança genética e o nusinersena ter mecanismo de ação focado apenas no gene SMN é importante investigar o papel deste e de outros genes nos fenótipos observados nos pacientes a fim de medir a efetividade do tratamento, em termos de ganhos nos marcos motores, condição nutricional e função respiratória. Este projeto tem como objetivo realizar uma avaliação do desempenho do nusinersena por meio de análises farmacoepidemiológicas e farmacogenômicas de pacientes com diagnóstico de AME 5q tipo 1 e 2 em tratamento no SUS no Estado de Minas Gerais, investigando a efetividade e segurança do uso desta tecnologia em relação ao fenótipo apresentado pelos pacientes e perfil genômico destes e de seus pais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Sep 28 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Augusto Cezar Alves Sampaio

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • inct para engenharia de software
  • Encontramo-nos em um estágio onde muitas decisões são estabelecidas - ou auxiliadas - por inteligência presente em software, como em casas, veículos, aviões, até prédios e cidades inteiras; diariamente é fácil participar de discussões que já preveem moradias inteligentes com relação a consumo de energia, ou carros auto-controlados. A partir de sensores, sistemas são programáveis e programados em função do que captam (ou capturam), como dados do comportamento do ambiente e de agentes, nele imersos, ao seu redor. O conceito de Cidades Inteligentes - uma das mais importantes e úteis aplicações dos sistemas programáveis - visa organizar centros urbanos através da convergência de diferentes tecnologias de informação e comunicação (TIC). O diferencial de tais soluções é gerenciar interrelacionamentos entre os dispositivos que apliquem aos dados análise avançada a partir da integração destes dados com fontes externas relacionadas. Neste contexto, esforços experimentais são comumente soluções sob medida, cujos componentes não foram modelados como peças intercambiáveis, nem foram concebidos para serem integrados com outros sistemas, e tampouco focados na criação de ecossistemas de software. A criação de uma plataforma aberta que possibilite um ecossistema de software traz desafios científicos e tecnológicos associados. Técnicas atuais de engenharia de software não contemplam adequadamente os novos desafios apresentados pelo surgimento de sistemas cada vez maiores (ultra-large-scale systems) e pela necessidade de programação por parte de usuários finais (end user programming). Em um universo de negócios habilitado por soluções computacionais deste nível de complexidade, o Brasil deve assumir como desafio o fato de que commodities não irão sustentar a economia e a sociedade para a qual nosso país tem potencial. Na era da informação e do conhecimento, os nossos principais desafios, tanto educacionais, como científicos, industriais, comerciais ou de serviços, consistem em descobrir e empreender sobre os algoritmos complexos que irão gerar grandes negócios realmente inovadores de crescimento empreendedor. Pretendemos, com esta proposta, dar continuidade ao trabalho do Instituto Nacional de Engenharia de Software (INES), com foco no desenvolvimento de uma plataforma e resultados novos de engenharia de software que podem servir de diferencial competitivo para inovação gerada por empreendedores brasileiros apoiados por recursos humanos qualificados, gerando negócios sustentáveis em um cenário global. Neste caso, enfatizando o conceito de cidades inteligentes, mas não exclusivamente - outras áreas de aplicação e inovação podem ser endereçadas, como biotecnologias, ou Internet das Coisas (Internet of Things - IOT).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Nov 23 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira

Engenharias

Engenharia de Produção
  • métodos numéricos eficientes para a solução de problemas de programação matemática de grande porte
  • O projeto tem três objetivos na busca de eficiência: 1. Solução de sistemas lineares de grande porte em programação matemática 2. Melhoria do desempenho de métodos de programação linear 3. Solução de problemas reais de grande porte com estruturas particulares. 1. A solução eficiente dos sistemas lineares nos métodos de pontos interiores é uma atividade constante de diversos pesquisadores em todo o mundo. Cada iteração envolve a solução de um ou mais sistemas lineares e é o passo mais caro destes métodos. Em aplicações reais esses sistemas quase sempre possuem dimensões elevadas e alto grau de esparsidade. A abordagem mais utilizada é a fatoração de Cholesky no sistema de equações normais. Devido a limitações de tempo e memória, o uso de métodos diretos torna-se proibitivo em problemas de muito grande porte, fazendo com que abordagens iterativas sejam mais adequadas. Na solução destes sistemas por métodos iterativos o uso de precondicionadores se faz necessário para que uma convergência rápida possa ser obtida. A maior parte das atividades desta linha de pesquisa está relacionada à solução dos sistemas lineares por métodos iterativos. 2. O número de iterações necessárias para a convergência de métodos de pontos interiores é tipicamente pequeno, raramente chegando a 50 se for usado um grande número de correções. No entanto, essas iterações são muitos caras e mesmo uma pequena redução no número de iterações proporciona grande redução no tempo total. Existem estudos que apontam deficiências nos métodos mais utilizados atualmente, e que desenvolvem novas abordagens. 3. Ao longo dos últimos anos têm surgido aplicações de métodos de programação matemática especializados na solução de problemas com estrutura particular obtendo excelente desempenho com respeito a velocidade e robustez. Os problemas estudados são os seguintes: Pré-despacho do sistema nacional Visualização de imagens Tratamento por radioterapia Reconhecimento de linguagens Controle de estoque em e-commerce.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025