Projetos de Pesquisa

 

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Bruno Rangel Capilé de Souza

Ciências Humanas

História
  • história ambiental das transformações das paisagens ribeirinhas e das relações socioecológicas no rio doce, governador valadares, mg.
  • As sociedades humanas possuem uma diversidade de relações socioecológicas com rios e suas bacias hídricas, dotadas de valor econômico, político, cultural e espiritual. Nas cidades brasileiras, as margens dos rios foram intensamente disputadas por diferentes protagonistas em uma complexa rede de relações de poder. Em Governador Valadares (MG), a cidade possui uma relação histórica com a bacia do rio Doce e sua dinâmica de cheias e secas. A formação territorial propiciou uma diversa migração populacional que refletiu na heterogeneidade de seus usos sociais. Analisaremos como as relações sociais e ecológicas se deram ao longo do trecho do Rio Doce na cidade de Governador Valadares nas últimas quatro décadas. Nesse intervalo de espaço e de tempo, a sociedade valadarense transformou sua paisagem ribeirinha, assim como adaptou-se às suas dinâmicas fluviais - como na organização de redes de solidariedade durante eventos de crise nas grandes enchentes. As históricas relações entre a população ribeirinha valadarense e o rio Doce foram afetadas drasticamente com a chegada da lama tóxica da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, em Mariana, no mês de novembro de 2015. Com o desastre-crime, os moradores atingidos vêm se organizando, junto a outros grupos sociais, de modo a reivindicar seus direitos e serem ouvidos. E desde o evento diversas instituições científicas têm desenvolvido pesquisas sobre as condições locais do solo, da água e da biodiversidade. De modo a compreender as relações socioecológicas e as transformações da paisagem fluvial serão utilizadas fontes históricas, dados científicos atuais, assim como entrevistas de valadarenses ribeirinhos, especialmente para dar voz aos atingidos pela lama da Samarco. E buscando construir coletivamente histórias futuras com o rio Doce, ocorrerá um curso de extensão para professores e agentes de turismo, e a articulação de moradores locais e o poder público para elaborar um projeto de conservação das margens do rio.
  • Universidade Vale do Rio Doce - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Bruno Rodrigues

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta (tdcs) na pressão arterial e fluxo sanguíneo cerebral de pacientes hipertensos resistentes: um estudo dos mecanismos autonômicos, vasculares e inflamatórios
  • A hipertensão arterial resistente (HAR) é uma doença complexa e multifatorial, sendo a hiperatividade do sistema nervoso simpático (SNS) e redução da atividade vagal consideradas algumas das principais causas da refratariedade ao tratamento. Ademais, nos últimos anos têm sido demonstradas relações entre os sistemas nervoso autonômico, imunológico e sistema nervoso central. Terapias invasivas, bem como protocolos de exercício físico têm sido desenvolvidos para o tratamento da HAR, porém a hiperatividade do SNS ainda permanece como um desafio para o controle dos níveis de pressão arterial (PA). A possibilidade de se utilizar técnicas de estimulação cerebral, tais como a estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) não invasiva no córtex cerebral na HAR pode ser promissora para reduzir a PA não controlável por medidas farmacológicas e não farmacológicas. Estudos prévios mostraram que a modulação simpática cortical após tDCS pode reduzir os níveis pressóricos, melhorar a função autonômica e capacidade de exercício, no entanto, os desfechos principais estavam associados à melhora da depressão psíquica em pacientes não portadores de HAR, bem como à performance de atletas. Adicionalmente, esta ferramenta terapêutica poderia aumentar o fluxo sanguíneo cerebral (já demonstrado na literatura em outras condições clínicas), prejudicado em pacientes hipertensos em razão da aumentada resistência vascular periférica e remodelamento vascular. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar se a tDCS agudamente ou por 2 semanas, controlada por placebo-sham, pode reduzir a PA de hipertensos resistente através da redução da atividade nervosa simpática, melhora a modulação autonômica cardiovascular, aumento do fluxo sanguíneo cerebral, bem como das alterações positivas em parâmetros hemodinâmicos e inflamatórios. Testaremos as hipóteses de que a tDCS (aguda ou cronicamente) poderá modular positivamente os níveis pressóricos de pacientes hipertensos e aumentar o fluxo sanguíneo, alterações estas possivelmente mediadas por benefícios autonômicos, bioquímicos e inflamatórios.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
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Bruno Sérgio Vieira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • soluções biotecnológicas para a agricultura: disponibilização de fósforo por fungos e biocontrole do capim amargoso (digitaria insularis).
  • O crescimento populacional tem imposto à agricultura um grande desafio: aumentar a produção de alimentos com mínima expansão da área agricultada e baixo impacto ambiental. O aumento de produtividade requer técnicas e tecnologias para mitigar estresses abióticos e bióticos. Esse projeto aborda dois importantes componentes da produtividade agrícola, a nutrição fosfatada e o controle de plantas daninhas. O manejo da adubação fosfatada representa grande desafio para o crescimento sustentável da produção agrícola. Enquanto as reservas mundiais de P apresentam risco de esgotamento, grande parte dos solos mundiais apresentam alta capacidade de fixação do elemento, reduzindo a eficiência dos fertilizantes fosfatados. Nesse projeto serão desenvolvidas formulações de inoculante de fungo solubilizador de P visando à melhoria da eficiência de fertilizantes fosfatados, bem como o acesso à reserva de P acumulada no solo após vários ciclos de cultivo. Outro desafio da agricultura é o manejo de plantas daninhas, que tem dependido primordialmente da aplicação de herbicidas químicos. No entanto, a eficácia dos herbicidas tem sido comprometida devido ao surgimento de populações resistentes a diferentes princípios ativos, estreitando cada vez mais as possibilidades para o manejo. O capim-amargoso (Digitaria insularis) é uma das principais plantas daninhas de culturas anuais e perenes na América do Sul, apresentando populações resistentes ao glifosato e inibidores da ACCase. Assim, novos métodos de manejo dessa espécie são urgentes. Uma possibilidade ainda inexplorada para capim-amargoso é o controle biológico, utilizando fungos fitopatogênicos. Uma breve busca preliminar revelou a existência de fungos fitopatogênicos atacando esse hospedeiro. Dessa forma, nessa pesquisa realizaremos levantamento e caracterização da micobiota associada a D. insularis em diferentes estados e a avaliação preliminar do potencial dos fungos obtidos como agentes de controle biológico desta planta.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Bruno Silva Leite

Ciências Humanas

Educação
  • a construção do conhecimento químico por meio do uso de recursos didáticos digitais
  • O aumento do uso e da apropriação das tecnologias digitais de informação e comunicação em geral para grandes setores da população têm provocado importantes mudanças sociais nos últimos anos. Na última década, surgiram várias tecnologias digitais que abordaram o campo educacional, como nunca acontecera nas décadas anteriores, nas quais as tecnologias permaneceram mais ou menos estáveis, em torno do uso do computador (softwares educacionais), audiovisual e Internet. Contudo, a inserção das tecnologias digitais na educação não implica necessariamente em novas práxis, pois podemos com ela apenas manter as mesmas práticas utilizando novos recursos. Assim se faz necessário investigar estratégias de uso destas no processo de ensino e aprendizagem. Este projeto tem como objetivo compreender o processo de construção do conhecimento químico por meio do uso de Recursos Didáticos Digitais (RDD), como podcasts, aplicativos de realidade aumentada e virtual e games, no Ensino de Química. Para isso, lançaremos mão de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso a ser realizado nos Cursos de Licenciatura em Química da UFRPE e da UFPE. Os dados serão coletados através de questionários e de entrevistas semi-estruturadas com os estudantes e professores, além da análise de documentos. As questões de pesquisa que se colocam inicialmente dizem respeito a: Como o conhecimento químico é construído a partir da mediação de RDD? Que recursos estão sendo produzidos? Como a perspectiva sócio-cultural fundamenta a elaboração de RDD (como artefatos culturais)? Sabe-se que o uso de RDD no ensino envolve aspectos teóricos, metodológicos e tecnológicos, e analisar as possibilidades de aplicação destes recursos no ensino de Química poderá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem no atual contexto da sociedade da informação. Nesse sentido, espera-se que esta pesquisa contribua para se conhecer como ocorre o processo de construção do conhecimento químico por meio dos diversos RDD.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025