Projetos de Pesquisa

 

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Monica de Cassia Siqueira

Ciências Humanas

História
  • a matemática das décadas de 1960 e 1970 no brasil: estudos da documentação do arquivo pessoal ubiratan d'ambrosio
  • Neste trabalho pretende-se investigar uma parte da história da matemática no Brasil, entre as décadas de 1960 e 1970, vivenciada por Ubiratan D’Ambrosio, cientista brasileiro com destaque no cenário Nacional e Internacional. Pretende-se analisar, a partir dos documentos disponíveis no Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio, localizados no acervo do Centro de Documentação do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática, quais contribuições Ubiratan D’Ambrosio deu à Matemática que circulou no Brasil nas décadas de 1960-1970. A metodologia é qualitativa, uma vez que, pretende-se, através da análise documental, evidenciar nos artigos, teses, resumos, trabalhos feitos por D’Ambrosio, nas décadas de 1960 e 1970, os assuntos matemáticos desenvolvidos por ele. Busca-se compreender quais relações sociais ele manteve durante a sua carreira a fim de organizarmos um grafo a respeito dessa rede de sociabilidade. Pretende-se também catalogar essa documentação e organizar um inventário. O arquivo pessoal Ubiratan D’Ambrosio é constituído por vários documentos, doados em vida pelo próprio cientista, e depois de seu falecimento, por sua família. Alguns artigos já foram publicados a respeito de sua contribuição à História da Educação Matemática, mas até o momento, nada foi publicado a respeito da Matemática por ele produzida.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 10/01/2024-31/01/2027
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Mônica de Castro Maia Senna

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • pobreza e políticas de assistência social no brasil, argentina e escócia: um estudo comparado
  • O projeto aqui apresentado tem por objetivo realizar estudo comparado sobre as políticas de assistência social dirigidas a pessoas pobres e vulneráveis no Brasil, Argentina e Escócia. Políticas e programas de proteção social são implementados dentro de marcos político-institucionais que caracterizam os diferentes países. Problemas similares afetando grupos pobres e vulneráveis são enfrentados por diferentes países dependendo das concepções aplicadas e dos marcos políticos-institucionais. Nesse sentido, identificar convergências e singularidades leva à construção de uma base de entendimento sobre os problemas e as alternativas de soluções, fortalecendo o aprendizado institucional e político na área das políticas sociais. O estudo se estrutura a partir de dois eixos centrais. O primeiro examina as concepções de pobreza e vulnerabilidade social que orientam o desenho dessas políticas nos três países. O segundo eixo analisa a estrutura institucional nas quais se inserem as políticas e programas de assistência social, uma vez que as configurações institucionais delimitam vários aspectos das políticas públicas. Elementos contextuais e legado das políticas prévias, associados à conformação dos sistemas de proteção social desses países serão considerados na análise. O estudo se situa no campo da análise de políticas, pauta-se pela perspectiva de estudos comparados de políticas sociais e será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. O projeto busca consolidar parcerias com pesquisadores e centros de pesquisas brasileiros e internacionais, contribuindo para avançar o processo de internacionalização do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social da UFF e fortalecendo a linha de pesquisa de Avaliação de Políticas Sociais, mais especificamente sobre as temáticas de pobreza e assistência social. Pretende também contribuir para a construção e o aperfeiçoamento de políticas públicas para problemas sociais no Brasil e no mundo contemporâneo.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 16/12/2022-28/02/2026
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Monica de Souza Nunes Martins

Ciências Humanas

História
  • exposições universais, tecnologia e a propriedade industrial entre o século xix e xx
  • O presente projeto propõe uma investigação sobre as relações entre as exposições universais, tecnologia, inovação e propriedade industrial, com ênfase na experiência brasileira, tendo como recorte cronológico o interstício 1880-1930. A pesquisa objetiva avaliar se a participação do Brasil nas exposições universais promoveu estímulos a atividades de inovação, analisar as funções cumpridas pelo arcabouço jurídico-institucional de propriedade industrial no país e examinar a participação do Brasil em foros multilaterais voltados à regulação e governança dos direitos de propriedade industrial. As hipóteses que norteiam a investigação indicam que a participação do Brasil nas exposições universais pode ter contribuído para a criação de um ambiente interno favorável à inovação, embora fatores estruturais diversos tenham atuado como obstáculos e provocado estímulos contrários. A adoção de padrões internacionais de proteção aos direitos de propriedade industrial também pode ter exercido incentivos à inovação e à diversificação da economia, embora necessariamente combinados a outros fatores e condicionantes, como as políticas cambiais e aduaneiras, as taxas de expansão da atividade industrial, as possibilidades de acesso dos produtores nacionais a fontes de financiamento, etc. Outro pressuposto de que parte o trabalho é o da existência, ao menos no campo da propriedade industrial, de uma convergência entre as diretrizes de política externa e de política econômica adotadas ao longo do período estudado, priorizando-se a atração de investimentos externos e a expansão dos mercados consumidores das exportações nacionais, notadamente gêneros primários. A metodologia de pesquisa passa pela exploração de documentação primária e secundária, que servirá como base para uma análise diacrônica. Pretende-se também coligir informações sobre produtos nacionais exibidos em exposições universais e invenções patenteadas no Brasil, tendo em vista a construção de indicadores de inovação.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Mônica Elisa Dias Pons

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • caminhos do sul: observatório de pesquisas em turismo
  • A proposta do Observatório de Turismo Caminhos do Sul surge com o objetivo de criar um sistema de informação e monitoramento da atividade turística nos territórios Quarta Colônia e Santa Maria. Os observatórios de turismo surgem a partir de uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT) em 2004, visando reforçar as capacidades institucionais de gestão da informação e o acompanhamento do turismo sustentável, fornecendo aos gestores do turismo e stakeholders orientações para a construção de uma estrutura para a coleta regular, análise e comunicação de informações, relacionadas aos impactos do turismo nos aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos dos destinos. No Brasil, os primeiros Observatórios de Turismo surgem a partir de 2006 a partir dos 65 destinos turísticos elencados pelo Ministério do Turismo (MTUR). Nesse sentido, o Observatório de Turismo Caminhos do Sul nasce com o propósito de sanar a problemática da inexistência de informações sistematizadas sobre o turismo nos territórios mencionados. Como hipótese central sugere-se que a sistematização das informações e o monitoramento da atividade turística irá contribuir para o desenvolvimento sustentável. Assim, busca-se: Mapear e monitorar a atividade turística através de estudos, que permitam um melhor conhecimento da oferta e demanda turística dos territórios; Propor e estabelecer instrumentos para a produção de pesquisas por meio de indicadores específicos para os territórios em estudo; Conceber e implantar um sistema de informações e monitoramento do turismo, através de um portal online de acesso livre. Metodologicamente, a equipe lançará mão de instrumentos como: questionários, pesquisa documental e dados secundários. Destacamos que a proposta é a continuidade da proposta Plataforma INTEGRA: implantação do Observatório do Turismo Centro e Missões do Rio Grande do Sul aprovada e financiada pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021-UNIVERSAL.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Monica Feijo Naccache

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • reologia de nanofluidos de perfuração
  • O consumo de energia cresce continuamente desde a década de 90, e apesar da procura por fontes alternativas de energia, observa-se uma intensa exploração de campos petrolíferos, os quais encontram-se cada vez mais em águas ultraprofundas. Nestes casos surgem dificuldades operacionais como condições extremas de altas temperaturas e pressões. Na perfuração do poço, o fluido de perfuração é um dos elementos mais importantes, e sua qualidade influi diretamente no custo final e na segurança do poço. Sua composição deve garantir propriedades para uma perfuração rápida e segura, com o mínimo de dano à broca e à formação. Assim, os fluidos de perfuração desempenham um papel fundamental, ajudando a estabilizar a formação, transportando os cascalhos, lubrificando e refrigerando a broca e auxiliando no controle da pressão hidrostática (Thomas 2001). Uma falha no desempenho dessas funções pode resultar em perda de circulação, instabilidades e eventos de aprisionamento de coluna (Abdo e Haneef 2013). Este projeto visa uma análise reológica e térmica, em diferentes pressões, para o uso de nanopartículas como aditivos dos fluidos de perfuração, de forma a produzir fluidos mais eficientes. Serão analisados nanofluidos incluindo nanopartículas de óxido de grafeno (GO) e derivados, e de nitreto de boro hexagonal (h-BN). O GO e o h-BN são materiais bidimensionais com propriedades mecânicas e térmicas diferenciadas, e por este motivo podem atuar no sentido de melhorar as propriedades reológicas e térmicas do fluido, levando a maior eficiência em ambientes mais agressivos. Assim, os resultados obtidos neste Projeto irão viabilizar operações mais seguras e a menor custo. Mais ainda, os resultados irão contribuir para o estudo destes nanofluidos, ainda muito incipientes na literatura, e poderão resultar em contribuições secundárias, como sugestões de aplicações em outros processos da própria indústria de petróleo (p. ex. processos de recuperação secundária) e até de outras áreas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 07/12/2022-31/12/2025
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Monica Felts de La Roca Soares

Ciências Biológicas

Ecologia
  • cajucultura regenerativa como estratégia para o fortalecimento da agricultura familiar associada a pecuária a pasto com impacto positivo frente às mudanças climáticas, por meio de técnicas de sequestro de carbono pelo solo, no bioma da caatinga
  • Este projeto tem como objetivo explorar o potencial da aplicação da agricultura regenerativa, adaptada a Caatinga, por meio do trabalho com 2 associações de agricultores familiar do Sertão Pernambuco, município de Afogados da Ingazeira, área de cajucultura, visando regeneração do solo e da vegetação, utilizando a tecnologia de sequestro biológico de carbono para mudar o microclima de região e impactar positivamente na mitigação das mudanças climáticas e na preservação do bioma Caatinga, associada a geração de renda familiar por meio da recuperação da produtividade da cajucultura, introdução da exploração sustentável do exsudato do cajueiro, policultura de alimentos e pecuária a pasto. Desmistificando a ideia de que para redução do aquecimento global é necessário desaceleração econômica, e que técnicas sustentáveis e orgânicas de agricultura não são lucrativas e viáveis socialmente. Os impactos do projeto serão analisados por meio dos dados de produtividade agrícola, regeneração solo, dados climáticos e recuperação da cobertura vegetal, que será analisada por meio de inteligência artificial associada a tecnologia de imagens aéreas, a ser desenvolvida pelo grupo. Este projeto esta concordância com os ODS 1, 2, 6, 8, 9, 10, 12, 13 e 15. Este grupo possuí experiencia no desenvolvimentos de projetos de inovação social com transferência de tecnologia para associações rurais. O grupo iniciou sua atuação desenvolvendo aplicações comerciais de alto valor agregado ao biopolímero do exsudato do cajueiro visando introduzir uma nova renda sustentável complementar. Contudo, ao se aproximar da população rural da cajucultura, este se deparou com imensa vulnerabilidade social e ecológica da região. Visando contribuir com as famílias rurais, o grupo passou a estudar a agricultura regenerativa e aplicar a técnica de sequestro de carbono pelo solo ajustada à Caatinga, sendo agora a sua oportunidade de contribuir com as ações de mitigação dos impactos das Mudanças Climáticas.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 26/12/2022-31/12/2026
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Mônica Ferreira da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • saúde digital: como a privacidade de dados, a literacia e a reação emocional dos usuários influenciam na adoção de tecnologias?
  • A área de saúde necessita de respostas rápidas e eficazes que podem ser proporcionadas pelas novas tecnologias. Esse ambiente desafiador oferece oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento da área de Administração em saúde. O alto investimento em tecnologias para a saúde nem sempre se traduz em melhoria dos serviços oferecidos. Os benefícios efetivos de uma tecnologia dependem diretamente de sua adoção pelos usuários. Fatores como privacidade de dados, literacia em saúde digital e reação emocional do usuário podem impulsionar ou inibir a adoção de uma tecnologia. A recente promulgação da LGPD e o baixo conhecimento do vocabulário em saúde digital constituem desafios para a ampla adoção e geram lacunas que levam a reações emocionais negativas dos usuários, causando uma subutilização dos artefatos disponibilizados. Estas lacunas se alargam devido à vastidão e às diferentes regionalidades do território brasileiro. Na continuidade da trajetória de investigação desta equipe, este projeto desenvolve-se em torno da seguinte questão: “Como a privacidade de dados, a literacia e a reação emocional dos usuários influenciam a adoção de tecnologias na saúde digital?” O projeto objetiva investigar o uso de inovações tecnológicas na área da saúde, como wearables e plataformas multimodais, visando fortalecer a saúde digital no Brasil por meio da melhor adequação ao público brasilieiro das tecnologias ofertadas. A metodologia adotada é a Design Science Research (DSR) e contempla uma revisão sistemática sobre os fatores estudados, estudo de caso sobre adoção tecnológica em saúde digital e experimento objetivando conhecer e ajustar soluções tecnológicas à realidade estudada. O projeto permite e estimula a multidisciplinaridade, integrando a Administração com Ciência da Computação, Saúde Pública e Linguística. O projeto tem o potencial de impactar na geração de políticas públicas para o desenvolvimento de tecnologias mais alinhadas com a cultura e necessidades brasileiras.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Mônica Leila Portela de Santana

Ciências da Saúde

Nutrição
  • instrumentos e estratégias de rastreio de transtornos alimentares entre usuários da atenção primária de saúde: uma revisão de escopo seguida de uma revisão sistemática de acurácia de diagnóstico.
  • Transtornos alimentares (TA) são condições mentais caracterizadas por comportamento alimentar disfuncional que prejudicam o funcionamento psicossocial e físico e são frequentes na adolescência e mulheres jovens. Com o retardo no diagnóstico, a sintomatologia pode prolongar intenso sofrimento psíquico e imprimir risco de morbidade e mortalidade. Sugere-se existir subnotificação da doença, mas a taxa de suicídio é cerca de 26%, com incremento considerável nos últimos anos. O diagnóstico é difícil devido a vários comportamentos disfuncionais serem socialmente aceitos, daí a importância do rastreio ser realizado por equipes multidisciplinares e com ferramentas validadas. Assim, destaca-se a APS como potencial espaço de assumir no território o rastreio de pessoas com risco de TA, visto que sua rotina inclui o monitoramento de indicadores antropométricos e consumo alimentar. Significativas oscilações de peso e/ou adoção de comportamentos de risco em potencial seriam possíveis de identificar, favorecendo encaminhamento oportuno para a atenção especializada. Esta proposta responderá duas questões: “ “Em crianças, adolescentes e adultos, quais instrumentos e estratégias metodológicas para rastreio de TA estão sendo utilizadas na APS?” e adicionalmente “Qual é a acurácia diagnóstica das ferramentas de rastreio de TA comparada com entrevista clínica diagnóstica ou um questionário diagnóstico em adolescentes e adultos usuários da APS?”. A identificação precoce de comportamentos transtornados da alimentação pode diminuir o risco de agravamento da patologia bem como o comprometimento da saúde a longo prazo. Revisão de escopo e sistemática são propostas para auxiliar na compreensão do fenômeno e seguirão as diretrizes do PRISMA e Joanna Briggs Institute para o protocolo e relato das revisões. As etapas serão realizadas por equipe especializada, treinada e em duplicata e usará 10 bases de dados para a pesquisa, garantindo validade e confiabilidade dos resultados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 21/12/2022-30/11/2025
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Mônica Oliveira Batista Oriá

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em simulação clínica e realidade virtual para formação e pesquisa em enfermagem e saúde (inct-scrv)
  • A simulação clínica propicia vivência de determinada situação o mais próximo da realidade assistencial desenvolvida com base em cenários simulados planejados em diversos níveis de fidelidade sem infringir dano ao paciente. Considerando a fragilidade dos cursos de graduação e pós-graduação dos diferentes cursos da saúde quanto a produção e implantação da simulação clínica, surge a urgência da implantação do Instituto Nacional em Simulação Clínica, Realidade Virtual para formação de profissionais e produção de conhecimento científico e inovador. Objetiva-se criar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Simulação Clínica e Realidade Virtual para Formação, Pesquisa em Enfermagem e Saúde visando integração interdisciplinar. Consórcio instituído pela Organização Pan Americana de Saúde, Programa de Simulação Clínica da Associação Brasileira de Educação Médica e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares culminou na produção do Primeiro Curso de Capacitação de Multiplicadores em Simulação Clínica no Brasil com posterior montagem de Núcleos de Simulação das Regionais que objetivou criar rede colaborativa, principalmente no componente estrutural (laboratórios de habilidades e simulação), mostrando assim a plausibilidade de implantar centros para formação e pesquisa em simulação clínica. Para atingir objetivos e metas do Instituto serão realizados estudos metodológicos para desenvolvimento de técnicas educacionais no formato de cenários de simulação clínica. A partir dos estudos metodológicos, métodos e técnicas dos subprojetos sofrerão desdobramentos permitindo a construção de materiais tecnológicos com alto rigor e baseados em evidência que possibilitarão o registro de patentes. Assim, serão desenvolvidos estudos de revisão de escopo, revisão sistemática, transversais quantitativos e qualitativos, desenvolvimento de tecnologias para simulação, adaptação transcultural de instrumentos e ensaios clínicos para testar a eficácia das tecnologias desenvolvidas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027
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Monica Santos Dahmouche

Outra

Divulgação Científica
  • a voz delas - estudo sistemático de ações de promoção de meninas e mulheres nas ciências exatas, engenharias e computação.
  • Ao longo da última década, temos visto diversas ações afirmativas em torno das questões de gênero que afetam a vida de meninas e mulheres na ciências exatas. No Brasil, o desenvolvimento de políticas públicas com esse fim teve início em 2013 pelo CNPq, seguido por outras instituições. Esta proposta se apoia em iniciativas desenvolvidas no RJ, que têm em comum a promoção da participação de meninas em STEM por meio de diversas ações de Educação e Divulgação Científica. Propõe-se um estudo sistemático focado em tais iniciativas e que, ao fim ofereça um retorno dessas ações como referência para implementações de caráter amplo e contínuo. As participantes da pesquisa são as estudantes da Educação Básica egressas de dez projetos que integram a Rede Mulheres em STEM do RJ. Pretende-se investigar como os projetos interferiram nos vieses de autoeficácia e autosseleção das meninas e que caminhos trilharam quanto às escolhas profissionais. A pesquisa contemplará também as professoras participantes dos projetos, a fim de identificar possíveis influências que eles tenham exercido sobre elas e em suas práticas pedagógicas. As universitárias, bolsistas de IC, também serão investigadas quanto à influência dos projetos em suas vidas pessoais e profissionais. Embora, a literatura possua diversos artigos sobre projetos frutos das políticas públicas do CNPq, eles não exploram o papel das professoras da educação básica e da universitárias em seu desenvolvimento. Por meio de questionários, entrevistas e grupos focais pretendemos investigar a influência dos projetos na vida das participantes, no contexto pessoal e profissional. Espera-se que a pesquisa, 10 anos após a primeira chamada, possa contribuir para a composição de ações de políticas públicas que, de forma abrangente e contínua, incentivem as jovens a optarem por carreiras em exatas com vistas a termos um mercado de trabalho mais diverso, com equidade de gênero nas mais diversas manifestações interseccionais e plurais.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Monica Santos Dahmouche

Outra

Divulgação Científica
  • rede omcc&t - 20 anos de pesquisa e histórias pra contar.
  • Vide projeto anexo
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 23/12/2022-30/11/2026
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Mônica Santos Salgado

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • metodologias digitais e desenvolvimento sustentável: aplicações na produção de edificações e cidades sustentáveis e inteligentes
  • As práticas profissionais em arquitetura e engenharia civil têm revelado o uso crescente das metodologias digitais, com destaque para o Building Information Modeling (BIM). No contexto brasileiro, tem destaque a estratégia BIMBR e, mais recentemente, a nova Lei de Contratos e Licitações Públicas n°14133, que colocou o BIM como preferencial em todas as contratações públicas. Paralelamente, o país se debruça nas exigências internacionais para redução das emissões de carbono, visando ao combate às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável. Essas demandas envolvem o domínio das novas metodologias digitais. Dentro desse contexto, duas questões emergem: (a) qualidade e sustentabilidade dos materiais de construção e processos construtivos, e (b) digitalização do processo de projeto e construção. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal avaliar as alternativas oferecidas pelas metodologias digitais ao processo de projeto e construção de edificações e cidades visando ao atendimento às metas para o desenvolvimento sustentável, com ênfase nas metas 4, 7, 8, 9,11, 12 e 13. A metodologia a ser adotada envolve: (1) identificar e testar as possibilidades que a metodologia da Análise do Ciclo de Vida (ACV), integrada ao BIM, Passaporte de Materiais (PM) e Realidade Virtual (RV), oferece aos projetistas e construtores; (2) propor soluções construtivas apropriadas à produção de habitações de interesse social (HIS) através da prototipagem rápida (PR) de componentes construtivos inovadores que atendam às demandas da população em termos de qualidade, desempenho ambiental e baixo custo; e (3) avaliar o impacto das novas metodologias na prática profissional, apresentando alternativas para sua inserção na formação acadêmica, visando orientar os arquitetos em relação às possibilidades oferecidas pelas metodologias avaliadas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Monika Richter

Ciências Humanas

Geografia
  • gestão territorial e sustentabilidade: compromissos com a pesquisa no litoral sul fluminense na perspectiva da agroecologia, turismo de base comunitária, gestão participativa de risco e segurança hidrica
  • As Etnociências tem apontado um novo caminho a fim de incorporar os conhecimentos tradicionais às ações públicas. Neste sentido, requer que as comunidades sejam efetivamente protagonistas das suas próprias trajetórias de desenvolvimento, que tenham autonomia sobre a gestão dos seus territórios e dos recursos naturais neles existentes. No contexto do litoral sul fluminense, as comunidades tradicionais (caiçaras, pescadores artesanais, indígenas, camponeses e quilombolas) enfrentam há décadas processos de expropriação de seus territórios, seja com relação à expansão urbana relacionadas as atividades turísticas, seja em função da demarcação de Unidades de Conservação nas áreas onde habitam. Há, portanto, um movimento histórico de exclusão dessas populações e de negação de seus saberes e fazeres tradicionais, concebidos com base em uma relação intrínseca com a natureza. Entretanto, algumas dessas comunidades vêm resistindo a essas formas de submissão, recriando experiências, onde o turismo de base comunitária, a agroecologia, a gestão de risco e a segurança hídrica tem sido peças-chave para a manutenção de uma relação harmoniosa com a natureza e a geração de renda. Desta forma, o projeto de Gestão Territorial, Geoinformação e sustentabilidade no litoral sul fluminense tem como proposta central qualificar as agendas de pesquisas dos grupos envolvidos, sobretudo no que diz respeito aos temas convergentes à gestão territorial e a governança de base comunitária. Serão priorizadas as comunidades onde já há atividades de pesquisa em andamento, como os quilombos da Baía da Ilha Grande (BIG) e as comunidades caiçaras da Ilha Grande. Espera-se ainda, que o projeto seja um espaço de construção coletiva de conhecimento (etnoconhecimento e conhecimento científico), fortalecendo também as redes de parcerias entre as Universidades, as organizações da sociedade civil e as instituições públicas que atuam no território da BIG, declarada patrimônio misto da humanidade pela UNESCO.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
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Monique Freire dos Reis

Ciências da Saúde

Medicina
  • mulheres na rua também escolhem: educação e acesso a saúde reprodutiva de mulheres em situação de rua em manaus-am
  • Estima-se um crescimento de 230% da população de rua no Brasil, com aumento significativo da população feminina. As mulheres em situação de rua constituem um dos grupos mais vulneráveis, estando inseridas em contextos de violência e estigmatização. Dentre os fatores associados a precariedade da saúde reprodutiva e sexual são observados o ambiente de exploração sexual combinado a casamentos precoces, gravidez não planejada, escasso uso de contraceptivos e dificuldade de acesso à saúde seja por questões financeira, educacionais ou de preconceito no serviço. Apesar de não desejarem engravidar nesse momento, estudos demonstram que grande parte dessa população não utilizam qualquer método contraceptivo. Nesse contexto, é essencial a criação de projetos de intervenção capazes de desenvolver estratégias de educação em saúde combinadas com métodos ativos que garantam acesso, autonomia e o poder de escolha da “mulher de rua” sobre sua saúde. Dessa forma, há evidencias que demonstram que os métodos reversíveis de longa duração (LARCs) apresentam o melhor custo-benefício para o planejamento reprodutivo, em especial para grupo vulneráveis, e são uma alternativa eficaz para reduzir gravidez não planejada, auxiliando na redução da mortalidade materno-infantil. Sabendo disso, através da estruturação de um serviço de oferta de métodos contraceptivos de curta e longa-duração associado a medidas socioeducativas voltadas para mulheres em situação de rua em Manaus, procura-se com este projeto compreender os fatores associados na escolha do contraceptivo por essas mulheres, como também produzir evidências científicas acerca do impacto de medidas educativas e intervencionistas na saúde reprodutiva e sexual da mulher em situação de rua, contribuindo no processo para melhoria do acesso aos anticoncepcionais e serviços de saúde, capacitação dos futuros profissionais de saúde e desenvolvimento de estratégias de disseminação de informação para comunidade, meio científico e governamental.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2026
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Morgana Domênica Hattge

Ciências Humanas

Educação
  • anos iniciais do ensino fundamental: que lugares ocupam as infâncias?
  • A relação das infâncias com a creche e a pré-escola tem sido amplamente estudada por pesquisadores, professores e entidades. Porém, ao adentrarem à escola de Ensino Fundamental, as crianças passam a integrar um contexto que, na maior parte das vezes, ignora as necessidades das infâncias, atendendo aos apelos de uma educação mercadológica e marcada pela individualidade e incentivo à competitividade. Este projeto trata da relação que se estabelece entre as infâncias e a escola, buscando problematizar as práticas pedagógicas, os modos de ensinar e aprender, as formas como as diferenças são tratadas nos contextos vivenciados pelas crianças, estudantes do Ensino Fundamental. O problema central do estudo se expressa da seguinte forma: de que modo a cultura escolar é compreendida por crianças de 6 a 11 anos, estudantes do Ensino Fundamental, dos Anos Iniciais? A partir de escuta atenta e sensível, espera-se perceber a compreensão das crianças acerca de como se dão as práticas pedagógicas, os processos de ensino e aprendizagem e a forma como a escolha acolhe as diferenças. A hipótese inicial é a de que as crianças têm muito a dizer quando um ambiente acolhedor se institui e que os seus ditos podem contribuir sobremaneira na problematização das práticas vigentes e na construção de modos outros de ser e estar na escola. Em projeto de pesquisa anteriormente conduzido por um dos grupos proponentes deste estudo, foi possível perceber a potência das manifestações das crianças, atentas ao que se passa nos espaços em que estão inseridas (HORN; HATTGE; SCHWERTNER, 2021). A estratégia metodológica a ser adotada na investigação é a escuta atenta e sensível de crianças de 6 a 11 anos, estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tomando-se como materialidade de análise desenhos, escritas e manifestações orais das crianças em momentos de interação com as pesquisadoras e demais participantes do estudo.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Moysés dos Santos Miranda

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • tópicos avançados em biologia e biotecnologia da reprodução animal: consórcio sul-americano cabbio-rebran
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 12/12/2023-30/06/2025
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Muniz Sodre de Araujo Cabral

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • no mar das smarts cities, a maré não está pra peixe: intervenções comunicacionais emancipatórias para a promoção da saúde do corpo social comunitário
  • Para além de utilizar os dispositivos tecnológicos contemporâneos para otimizar os controles sobre a eficiência das operações dos serviços das cidades, considerando o gerenciamento de ativos e recursos, a ideia de smart cities inclui intrinsecamente a ampliação da qualidade da interação entre o Estado e os cidadãos. A despeito disso, afora todos os esforços para contemplar as metrópoles brasileiras num circuito técnico de melhorias socioeconômicas e ambientais, é necessário reconhecer que diversos territórios estão historicamente excluídos de direitos básicos à urbanidade, configurando mais do que um paradoxo, mas um substantivo desafio para o progresso do manejo eficaz dos sistemas de tráfego, abastecimento, segurança, educação, saneamento e saúde – tomando-a, como deve ser, como o estado de bem-estar físico, mental e sociocultural, individual e coletivo, gerando patologias no corpo social. Apesar disso, esses mesmos territórios, de forma orgânica e criativa, produzem movimentos para potencializar a sustentabilidade possível, a partir de esforços intuitivos baseados na colaboração comunitária. Mas que esforços são esses? Como eles se organizam? O que lhes falta e o que lhes sobra? É urgente que a periferia seja investigada não só como lugar carente ou potente, mas como lugar pronto para a troca. Assim, este projeto elege como recorte o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e se preocupa em capturar o que essas comunidades têm a ensinar, mas também oferecer ferramentas comunicacionais para amplificação da sua emancipação, numa lógica de benefícios mútuos. Se propõe a mobilizar conhecimentos acerca da Comunicação e da Saúde e aplicá-los com inspiração na metodologia do sombreamento, a qual direciona o pesquisador a ter uma postura expansionista e a produzir dados desde dentro do acontecimento, refletindo holisticamente sobre os fatos e os sujeitos participantes e, ao modo da pesquisa-ação, coletar informações ao mesmo tempo que atua na realidade investigada.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 19/12/2023-31/12/2026
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Murillo Ferreira dos Santos

Outra

Robótica, Mecatrônica e Automação
  • estudo da inspeção cooperativa e autônoma em plantações
  • A agricultura desempenha um papel fundamental na sustentabilidade global atual fornecendo alimentos essenciais para a população. No entanto, a eficiência de alguns métodos tradicionais de cultivo enfrenta desafios significativos, como a gestão inadequada de recursos hídricos e a aplicação excessiva de produtos químicos, resultando em desperdício e impactos negativos no meio ambiente. Este projeto tem o objetivo de desenvolver um sistema inovador de cooperação entre robôs e/ou outros entes que atuam de forma autônoma na inspeção de plantações, empregando técnicas de visão computacional, integração de sensores, cooperação interagentes, entre outros, via um software gerenciador. Esta integração pode ocorrer tanto entre robôs quanto, também, com sensores inteligentes, baseando-se nas características específicas de cada área, tipo de agricultura e condições climáticas. Esse tipo de cooperação tem sido pouco explorada em pesquisas voltadas para a agricultura de precisão, devido à dificuldade de se viabilizar a operação e a interação de robôs/entes. Dentre alguns aspectos, a otimização da utilização de água é um aspecto importante do projeto, tendo em vista que informações podem ser obtidas em decorrência da cooperação entre sensores de temperatura e de umidade do solo e ar, além de dados gerados por meio do emprego de técnicas de visão computacional com uso de veículos aéreos não tripulados. O projeto aborda alguns desafios críticos na agricultura de precisão moderna, onde ao se combinar tecnologias avançadas de sensoriamento com a robótica cooperativa, pode-se obter abordagens sustentáveis e ambientalmente conscientes para a produção. Os resultados esperados incluem o aumento da produtividade das cultivos, a conservação dos recursos naturais e a redução dos impactos negativos no ecossistema, contribuindo assim para um futuro agrícola mais equilibrado.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 19/02/2024-28/02/2026
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Murillo Guimarães Carneiro

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • arquiteturas híbridas de aprendizado em redes para problemas de classificação mono e multi sequenciais com aplicações em dados de espectroscopia no infravermelho e de eletroencefalograma
  • Em aprendizado de máquina, a classificação de dados sequenciais representa um grupo de problemas em que os dados de entrada estão na forma de sequencias, cujos valores normalmente variam em função do tempo ou espaço. Dois problemas são investigados neste projeto: a classificação de espectros obtidos via reflectância total atenuada no infravermelho com transformada de Fourier (ATR-FTIR) em amostras de saliva para detecção do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a classificação de sinais de Eletroencefalograma (EEG) para o Prognóstico de Pacientes em Coma (PPC). Assim, o objetivo é o aprendizado de modelos indutivos de classificação de dados sequenciais capazes de detectar eficientemente os padrões mono sequenciais relacionados à detecção do TEA a partir dos espectros ATR-FTIR, e multi sequenciais relacionados ao PPC a partir dos seus sinais EEG. Ambos os domínios são caracterizados pela alta dimensionalidade dos dados, normalmente exigindo grande esforço nas etapas de preparação e pré-processamento. Nesse sentido, os trabalhos existentes na literatura possuem várias limitações relacionadas tanto a questões de generalização desses métodos para outros problemas correlatos quanto à ausência de soluções mais sofisticadas, capazes de combinar as características salientes de duas ou mais técnicas de aprendizado em redes, para proporcionar a construção de representações de aprendizado mais robustas. Portanto, a hipótese investigada nesta pesquisa afirma que tais soluções híbridas podem contribuir em ambos os problemas por permitir um melhor desempenho preditivo em comparação com as técnicas estado-da-arte adotadas pelas literatura. Para tanto, serão realizados o desenvolvimento dos componentes de aprendizado para i) processamento recorrente (sequencial), ii) redução de dimensionalidade e processamento espacial, iii) design híbrido dos componentes das etapas anteriores, e iv) otimização da arquitetura obtida em termos de hiper-parâmetros e seleção de atributos.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 06/12/2023-31/03/2027
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Murilo Cesar Lucas

Engenharias

Engenharia Civil
  • dry in a flash (dflash): previsão de seca hidrológica repentina nas bacias dos rios piracicaba, capivari e jundiaí
  • Secas repentinas (flash droughts) têm ocorrido com maior frequência mundialmente, com um início e desenvolvimento rápido que desafia a capacidade de monitoramento e previsão. Nesse cenário, a previsão de secas repentinas é de vital importância para o alerta antecipado e, assim, melhor o gerenciamento dos sistemas de abastecimento público urbano de água. A pergunta majoritária a ser respondia é se as secas hidrológicas repentinas estão se tornando (ou têm potencial) para se tornar o novo normal no Brasil. A segunda, é quais ações antrópicas podem desencadear (e acelerar) a ocorrência frequente de secas repentinas? Por fim, índices (existentes ou novos a serem criados) são a melhor forma de detectar secas hidrológicas repentinas? Além de mirar nas perguntas científicas, este projeto foca no desenvolvimento de uma nova tecnológica, um sistema de alerta antecipado de secas hidrológicas repentinas. Para isso, um modelo hidrológico do tipo Rede Neural Recorrente (RNN) de Aprendizado Profundo (Deep Learning) forçado por dados (data-driven), será treinado, validado e testado usando dados medidos de vazão. Dados quantitativos e qualitativos medidos em terra e por sensoriamento remoto serão utilizados como entrada no modelo. A previsão de secas hidrológicas será realizada forçando o modelo treinado com dados de previsão numérica climática na escala subsazonal. O sistema de alerta será desenvolvimento com base na teoria de Sistemas de Suporte à Decisão (Decision Suport Systems, DSS). O alerta antecipado de secas hidrológicas repentinas em escalas de tempo de algumas semanas é extremamente benéfico para mitigar seus impactos e gerenciar riscos. Os resultados têm potencial para aumentar a segurança hídrica em sistemas de abastecimento de água no médio e longo prazo, e, consequentemente, aumentar a resiliência de cidades brasileiras.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026