Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Renato Vicentini dos Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • biologia de sistemas do florescimento: aumento sustentável da produtividade da cana-de-açúcar
  • A cana-de-açúcar é uma das principais culturas globais para açúcar e biocombustíveis, embora a genética da cana-de-açúcar contribua para o aumento da biomassa, ela também apresenta florescimento precoce, sendo o florescimento uma característica indesejável. As perdas de produtividade devido ao florescimento são substanciais e podem chegar a 20-30%. Apesar da importância global da cana-de-açúcar, poucas informações são conhecidas sobre a regulação gênica do processo de florescimento. Uma maior compreensão do controle do florescimento é importante visando a manipulação deste processo, seja para atrasá-lo visando aumento de produtividade, ou para se obter um momento de florescimento mais uniforme e previsível. O projeto propõe a obtenção de linhagens transgênicas expressando repressores florais, nas quais a floração é retardada em diferentes graus. Também realizaremos análises de qPCR para genes previamente identificados em amostras ao redor dos pontos de indução, a fim de obter mais informações sobre essas mudanças dinâmicas. Em estudo anterior de nosso grupo (Manechini et al, 2021), realizamos análises para identificar genes diferencialmente expressos na indução em uma variedade comercial com florescimento tardio. Essa análise identificou genes associados à indução de ortólogos do gene FT, que esta na primeira etapa da indução floral. Este projeto da continuidade a um projeto financiado pela FAPESP que identificou os perfis transcricionais em um ponto de tempo específico durante a indução do florescimento. Utilizaremos uma câmara de fotoperíodo construída para este propósito (uma das poucas no mundo, financiada pela FAPESP), que nos permitirá analisar o florescimento de plantas cultivadas em condições indutivas e não indutivas. As linhagens transgênicas serão cultivadas na instalação de fotoperíodo e as amostras serão colhidas ao longo de um período de tempo que abrange o ponto de indução floral, conforme publicado anteriormente por nosso grupo.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Renato Xavier Coutinho

Ciências Humanas

Educação
  • institutos de educação profissional e tecnológica e a escola da ponte: possibilidades para o ensino técnico integrado entre brasil e portugal
  • Concebe-se que o Currículo Integrado não é uma justaposição aleatória de unidades curriculares, tampouco uma mera relação inter e/ou transdisciplinar. Consiste numa concepção de Ensino, em que há retomada do sentido da Educação Profissional e Tecnológica e do seu papel humano e social. Uma das propostas pedagógicas adequadas ao Currículo Integrado, e que permite o diálogo dos estudantes com o currículo e com o mundo ao seu redor na perspectiva de compreendê-lo, explicá-lo e transformá-lo, é aquela adotada pela Escola Básica da Ponte em Portugal. Esta escola garante autonomia aos estudantes e comunidade escolar em decisões que são tomadas de forma colaborativa e democrática sobre os processos educacionais. Assim, este projeto propõe trazer os saberes implementados na Escola da Ponte e pressupostos teóricos desenvolvidos no Instituto Politécnico do Porto (IPP) na implantação de um projeto piloto nos cursos técnicos integrados oferecidos pelo IFFar, cujas propostas curriculares visam a formação integral do indivíduo, ou seja, superar a dicotomia trabalho manual e trabalho intelectual para agregar o campo intelectual ao trabalho produtivo, formando assim, trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos. O Currículo Integrado precisa ter em seu bojo a nitidez do estatuto epistêmico em que se originou e o seu sentido iminente ético-político. A formação omnilateral exige que todo ser humano seja concebido e pensado em suas demandas e aspirações, todas as dimensões de todos os seres humanos. Não apenas lhe incutir algumas competências e habilidades que irão, de modo instrumental, habilitá-lo e inseri-lo no universo do trabalho, mas oportunizar-lhe ampla e irrestrita reflexão em relação à sua autodeterminação e autonomia. A inserção do modelo proposto na Escola da Ponte no Currículo Integrado pressupõe uma nova concepção epistemológica, uma nova abordagem pedagógica e um panorama sistêmico e integrador do que é o conhecimento.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Renato Zanella

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento e aplicação de métodos para determinação multirresíduo de agrotóxicos, fármacos de uso humano e veterinário em amostras de alimentos, ambientais e biológicas para avaliar os impactos sobre a saúde humana e ambiental
  • A utilização de agrotóxicos e fármacos de uso veterinário de forma intensiva na agricultura e na pecuária, respectivamente, bem como a quantidade de fármacos presente em efluentes domésticos e hospitalares têm agravado os riscos de contaminação dos alimentos, meio ambiente e seres vivos. Dispor de capacidade analítica adequada, com instrumentação moderna e pessoal capacitado é de fundamental importância para o conhecimento da situação visando a proteção da saúde da população e do meio ambiente. Para avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos e outros contaminantes em alimentos (de origem vegetal e animal), amostras biológicas (sangue, urina, peixe, abelha e pássaros) e ambientais (água, efluente, solo, sedimento, ar e plantas), bem como estudar os impactos relacionados, é necessário desenvolver e validar métodos amplos e modernos empregando cromatografia líquida de ultra-alta eficiência e cromatografia gasosa acopladas à espectrometria de massas em série (UHPLC-MS/MS e GC-MS/MS, respectivamente) para quantificar em níveis bastante baixos (ng-µg/L ou kg). Através das análises e dos estudos de avaliação toxicológica e dos riscos aos humanos, animais e ao meio ambiente associados será possível constatar se há exposição e qual a extensão. Medidas para remoção/mitigação da contaminação serão estudadas para avaliar a eficiência e a viabilidade. A equipe do projeto tem larga experiência em estudos colaborativos para estabelecimento de métodos de análise e avaliação da ocorrência de resíduos e contaminantes nas matrizes mencionadas, bem como na avaliação da toxicidade dos compostos e os riscos associados. Será empregando planejamento fatorial para a otimização dos experimentos. Os resultados obtidos permitirão gerar informações sobre a extensão da exposição da população, principalmente dos trabalhadores rurais, e do meio ambiente a agrotóxicos e outros contaminantes, permitindo a tomada de decisão pelos órgãos de controle no âmbito da saúde pública e do meio ambiente.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ricardo Alexandre Arcêncio

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • impacto da covid-19 na prevenção e controle da tuberculose no brasil: análise das políticas de proteção social, da situação epidemiológica e de incorporação tecnológica (projeto cov-tb)
  • A Tuberculose (TB) consiste numa doença de magnitude, de relevância social, afetando principalmente países em desenvolvimento, com quadro dramático de pobreza. O Brasil está na lista de países afetados, em que apesar do progressos rumo à meta pelo Fim da TB, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento são desafiadores. O percentual de cura entre os diagnosticados nem chega aos 72%. O que parecia crítico, com a pandemia da COVID-19, pode ter se agravado, pelo desmantelamento de políticas direcionadas ao enfrentamento da doença, estresse gerado nos serviços de saúde e modificações na epidemiologia da TB. Estratégias importantes, como o DOTS, que lograram êxito no controle da doença, por imprimir uma lógica de orientação para o cuidado centrado na pessoa, tiveram suas atividades suspensas. A inclusão da TB na agenda política foi uma tônica questionável pelos Movimentos Sociais, e a atuação deles pode ter tido um efeito portentoso na proteção das famílias afetadas pela TB. Inovações tecnológicas foram requeridas pelos serviços, notadamente por meio da saúde digital, para acompanhamento das pessoas afetadas pela doença, de forma remota, todavia muitos profissionais se viram desprovidos desse recurso. Assim, o estudo tem como objetivo avaliar o impacto da COVID-19 na prevenção e controle da tuberculose. Para tal, o projeto se estrutura em três Eixos, que são: Eixo 1: abordagem da política, onde serão realizadas entrevistas com informantes-chave das instituições, da gestão, dos Movimentos Sociais, e recolha de documentos oficiais, com posterior triangulação. No Eixo 2, epidemiológico, haverá levantamento de dados de TB e COVID-19 para conformação das coortes e assim avaliar o real impacto da pandemia na epidemiologia da TB. E no Eixo 3, haverá introdução de uma tecnologia para acompanhamento de usuários com TB (o VDOT) em alguns municípios das cinco macrorregiões, selecionados com base no eixo 2. Ao final, será verificado o impacto do VDOT na adesão e cuidado.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ricardo Alves de Mesquita

Ciências da Saúde

Odontologia
  • terapia de fotobiomodulação na mucosite oral e orofaríngea: aspectos clínicos, bioquímicos, inflamatórios, microbiológicos, avaliação da qualidade de vida e desfechos psicológicos.
  • O tratamento com quimioterapia (QT) acarreta efeitos colaterais e a mucosite oral e/ou orofaríngea (MOO) o mais frequente. A terapia de fotobiomodulação (TFBM) é o seu tratamento mais eficaz. A literatura ainda é escassa sobre a MOO e TFBM na qualidade de vida (QV), depressão e ansiedade dos indivíduos, nos parâmetros inflamatórios e microbiológicos. O objetivo deste ensaio clínico randomizado será avaliar os efeitos clínicos, bioquímicos, inflamatórios e microbiológicos da TFBM no manejo da MOO induzida por QT e o impacto da magnitude da MOO na qualidade de vida, depressão e ansiedade. Pacientes de ambos os sexos em QT serão divididos em três grupos de acordo com a localização da aplicação da TFBM. Parâmetros clínicos e inflamatórios serão avaliados por meio da investigação de citocinas inflamatórias, redes extracelulares de neutrófilos (NET) e de eosinófilos (EET) na saliva. O isolamento e identificação de Candida spp. será feito a partir de amostras de saliva. Raspados da mucosa oral serão utilizados para investigação de infecção pelos vírus do herpes simples (HSV-1) e citomegalovírus (CMV). A qualidade de vida, depressão e ansiedade serão avaliados pelos instrumentos: Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire (P-CPQ), Family Impact Scale (FIS), Oral Health Impact Profile (OHIP-14) e Children's Depression Inventory (CDI). As comparações serão feitas entre os grupos com base nos desfechos clínicos, inflamatórios e microbiológicos propostos, bem como no impacto na qualidade de vida, depressão e ansiedade. A hipótese é que a TFBM aplicada nos grupos que utilizarão o dispositivo intraoral na orofaringe e extraoral será mais eficaz em todos os parâmetros. Os dados podem contribuir com medidas preventivas, tratamento e redução de comorbidades em pacientes com MOO induzida por QT, bem como elucidar os mecanismos da doença, impacto na qualidade de vida, ansiedade, depressão e medidas adjuvantes de proteção.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025