Projetos de Pesquisa

 

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Ramón Raudel Pena Garcia

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • nanoestruturas multifuncionais aplicadas à degradação de resíduos têxteis e dessalinização
  • Os materiais nanoestruturados vêm sendo extensivamente estudados, pelas suas propriedades e aplicações tecnológicas. Especialmente, nanoestruturas de grafeno, semicondutoras e magnéticas têm demonstrado ser excelentes alternativas para a degradação de corantes, aplicações antibacterianas, em sensores e atividades fotocatalíticas. Muitas dessas aplicações dependem da composição, da estrutura do cristal, do tamanho de grão, da densidade/porosidade. A utilização de novas rotas de síntese tem levado a obtenção de nanocompósitos que apresentam formas anisotrópicas, que podem dar origem a novas propriedades e aplicações. Esta proposta busca desenvolver nanoestruturas carbonáceas, associadas a nanopartículas semicondutoras e magnéticas, com aplicações estratégicas na solução de problemas ambientais industriais, alternativa/complementar as já existentes na região Nordeste. Daremos sequência a trabalhos de síntese e caracterização de novos materiais carbonáceos nanoestruturados, materiais compósitos contendo nanopartículas magnéticas e semicondutoras de baixo-custo e de fácil obtenção, a serem aplicados como adsorventes e catalisadores na degradação de resíduos têxteis e metais pesados, ou como membranas dessalinizadoras. Com isso, contribuiremos com a geração de processos baseados em tecnologias limpas e com a dessalinização e descontaminação de mananciais e efluentes na região. Nanoestruturas carbonáceas advindos de biomassa (como casca de coco, bagaço de cana-de-açúcar, palha de milho) ou grafite (para formação do grafeno), já vêm sendo estudadas pelo grupo e apresentam propriedades atraentes, são acessíveis a custos baixos e em quantidades maiores que as soluções disponíveis atualmente. Nanopartículas semicondutoras podem ser combinadas a estes materiais, permitindo a absorção em uma faixa mais ampla de comprimentos de onda, enquanto partículas magnéticas podem facilitar a separação de componentes pela aplicação de um campo externo, viabilizando sua reciclabilidade.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Raoni Macedo Bielschowsky

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • crises da democracia - politeia: cultura política, teoria e identidade constitucional (2022-2024)
  • Trata-se de projeto de 36 meses, desenvolvido pelo “Politeia: cultura política, teoria e identidade constitucional”, que tem como objeto as crises e desafios contemporâneos colocados à democracia, que se apresentam e se desdobram também em verdadeiros desafios conceituais. O tema são as disputas e ambiguidades de conceitos jurídico-políticos determinantes à e da experiência do Estado Democrático de Direito. No debate teórico-conceitual termos como Constituição, Democracia, Desenvolvimento e Função Social da Propriedade, estão em disputa. Ainda, desde uma perspectiva comparada, as possíveis recepções pouco mediadas de conceitos não exatamente correspondentes, como Rule of Law,Rechtsstaat e Estado de Direito ou Government e Governo, são importantes para a compreensão do quadro e diálogo numa sociedade global. A complexificação das dinâmicas político-sociais tem colocado novas circunstâncias e problemas aos projetos constitucionais em todo o globo, apresentando-se como um desafio à compreensão do tempo presente, que se reflete no próprio inventário conceitual. Assim, o problema central colocado é: quais disputas efetivamente estão em jogo na escolha e definição desses termos e conceitos jurídico-políticos, nacional e comparativamente? A questão específica que se toma é a da imprecisão comum a vários itens do inventário conceitual da experiência do Estado Constitucional. Para um único, porém paradigmático exemplo, o próprio conceito de Estado de Direito é disputado: qual seu significado na experiência brasileira? Ele é (in)compatível, necessário ou coincidente com a democracia? E com a ideia de desenvolvimento? Em que medida é correspondente ao de Rule of Law ou Rechtstaat? Para tanto, se empreenderá um esforço teórico e comparativo para a consolidação desses conceitos, através de uma pesquisa coletiva de natureza bibliográfica, bem como desde a perspectiva da história dos conceitos jurídico-políticos no Brasil e do direito comparado, em perspectiva transdisciplinar.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Raphael Harry Frederico Ribeiro Kramer

Engenharias

Engenharia de Produção
  • desenvolvimento de algoritmos eficientes para resolução de problemas de sequenciamento da produção considerando aspectos ambientais
  • Problemas de Sequenciamento da Produção (PSP) consistem em definir a ordem de processamento de tarefas em um conjunto de máquinas. Os PSPs possuem diversas variantes, em geral definidas conforme as características do ambiente de produção, das tarefas a serem processadas e dos objetivos a serem otimizados. Embora PSPs tenham sido tradicionalmente definidos em função de métricas baseadas em questões econômicas ou de produtividade, estudos recentes na área passaram a incorporar a temática ambiental ao problema, dando origem aos assim chamados Green-PSPs. PSPs são típicos problemas de otimização combinatória, i.e., o número de possíveis soluções aumenta exponencialmente com o tamanho da instância (e.g, número de tarefas a serem processadas). Além disso, PSPs são classificados em sua maioria como NP-difíceis, tornando-se extremamente necessário a utilização de técnicas de otimização para sua resolução de forma eficiente. A consideração dos aspectos ambientais no âmbito dos Green-PSPs geralmente implica na inclusão de novas variáveis, restrições e funções objetivo mais complexas (e.g, não lineares). Em tais problemas, é comum considerar trade-offs (objetivos conflitantes) que envolvam, e.g., produtividade e consumo de energia ou emissão de CO2. Devido a essas características, Green-PSPs tendem a ser mais difíceis do que os PSPs tradicionais, fazendo-se necessário o desenvolvimento de algoritmos eficientes para sua resolução, i.e., que sejam capazes de gerar soluções corretas em tempo computacional aceitável. Este projeto tem por objetivo principal propor novos algoritmos exatos e heurísticos para resolução de variantes do Green-PSP, identificadas inicialmente por meio de uma revisão da literatura. Os algoritmos exatos incluem aqueles baseados em branch-and-bound, geração de colunas e planos de cortes. No tocante aos heurísticos, serão explorados aqueles baseados em busca local (e.g, ILS, ALNS, VND), utilizando estruturas de dados para melhoria da eficiência computacional.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Raphael Sanzio Pimenta

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • formação de recursos humanos em produção vegetal e biotecnologia e biodiversidade na amazônia.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • Tue Jan 07 00:00:00 BRT 2020-Tue Jan 07 00:00:00 BRT 2025
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Raphaela de Castro Georg

Engenharias

Engenharia Química
  • 7ª mostra de divulgação científica e popularização da ciência para a educação básica do programa de pós-graduação em ciências biológicas
  • A Mostra de Divulgação Científica e de Popularização da Ciência para a Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da Universidade Federal de Goiás, foi idealizada em 2014 tendo como objetivo articular a pós-graduação com o Ensino básico, aproximando a sociedade da universidade e contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e de vida das pessoas. De modo geral, visa popularizar a ciência e o conhecimento científico acadêmico para os alunos do ensino fundamental e médio, com ênfase à rede pública de ensino, diminuindo a distância entre a produção dos saberes científicos e a comunidade. Ao abordar a pesquisa científica em linguagem mais criativa e acessível, pretende-se demonstrar a relevância social das pesquisas básicas e aplicadas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, aproximando os alunos do ensino fundamental e médio da universidade e da pesquisa, apresentando a ciência como ferramenta de transformação e progresso da sociedade. De 2014 até 2020, foram realizadas seis edições da Mostra. Inicialmente, a metodologia utilizada consistia em trazer um número reduzido de estudantes ao Instituto de Ciências Biológicas para interagirem com pesquisadores, alunos de iniciação científica, pós-graduandos e pós-doutorandos vinculados ao PPGCB. A partir de 2018, com o aporte financeiro do CNPq (5ª Mostra - 2018) e da FAPEG (6ª Mostra - 2019) foi possível a ampliação da Mostra, atingindo um público de mais de 1000 alunos de escolas públicas da região metropolitana de Goiânia. Dentre as atividades desenvolvidas na Mostra estão: 1) Cantinho do Cientista – local onde alunos da educação básica tem a oportunidade de conversar com Cientistas e discutir sobre metodologia científica e sobre algumas grandes invenções da humanidade. Visando aguçar o interesse e a curiosidade pela pesquisa, os alunos são motivados também para perceberem a importância dos conhecimentos que estão adquirindo no ensino básico e que servem como a base fundamental para o aprimoramento da sabedoria que a investigação científica exige; 2) Apresentação, pelos alunos do ensino básico, de trabalhos e projetos científicos realizados em suas escolas, os quais são avaliados e, os melhores trabalhos premiados; 3) Observação e realização de experimentos, interagindo com pesquisadores e discentes, conhecendo as pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas e as possíveis aplicações que elas podem representar para a sociedade. Como resultado da evolução dessa atividade, os laboratórios de pesquisa disponibilizam atualmente estágios voluntários (sem bolsa) para alunos de Ensino médio e também foi criada em 2016 uma web page específica (https://ensinoppgcb.ufg.br) visando fortalecer e difundir à comunidade acadêmica da UFG e de outras instituições de ensino superior e de ensino básico, assim como à população em geral, sobre a importância da atuação da pós-graduação junto ao ensino básico. Desde 2018 a divulgação das atividades da Mostra também ocorre nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Tendo em vista os resultados positivos da realização dessa atividade, observado pelo retorno que os alunos e as escolas trazem, pretende-se para a 7ª Mostra de Divulgação Científica e de Popularização da Ciência para a Educação Básica, a ser realizada em 2021, a ampliação desta ação para um maior número de participantes que as edições anteriores. Isso será possível com o aporte de recursos, que possibilitará a criação de uma estrutura para atender a um maior número de alunos visitantes. Desse modo, a presente proposta é apresentada visando obter recursos para que seja montada uma estrutura com estandes demonstrativas das pesquisas realizadas por pesquisadores, pós-graduandos e graduandos associados ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, além de estrutura adequada para a apresentação dos projetos de Ciências de alunos da Educação Básica. Planeja-se um público de mais de 2.000 visitantes, entre alunos e professores de escolas de Ensino básico do município de Goiânia, que irão interagir diretamente com pesquisadores, pós-graduandos e graduandos.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022