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Sex, 13 Jan 2023 16:32:00 -0300
Migração Portal
Acesse o novo Portal do CNPqDesde dezembro de 2020, o endereço do Portal do CNPq mudou para:
https://www.gov.br/cnpq
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Seg, 07 Dez 2020 12:31:00 -0300
Programa Ciência no Mar ganha mais recursos com adesão da Marinha
Parceria entre CNPq e Marinha proporcionou a suplementação de R$ 2 milhões para 4 projetos da Chamada de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar. Com essa adesão, a iniciativa apoiará 11 projetos, totalizando R$ 6 milhões, recursos da Marinha e do MCTI.Parceria firmada entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Marinha do Brasil proporcionou a suplementação de R$ 2 milhões à Chamada CNPq/MCTIC Nº 06/2020 - Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar, com apoio a novos quatro projetos. Com essa adesão, a iniciativa apoiará 11 projetos, totalizando R$ 6 milhões em investimentos. Além da Marinha, os recursos serão investidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A chamada foi lançada com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relacionados ao derramamento de óleo ocorrido a partir de agosto de 2019 na costa brasileira que visem contribuir significativamente para o Programa Ciência no Mar.
Nesta segunda, 07, às 14h, a Marinha realizará a 1ª Sessão Ordinária da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das atividades de Monitoramento e a Neutralização dos Impactos decorrentes da Poluição Marinha por Óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul, com a participação do Presidente do CNPq, Evaldo Vilela. Saiba mais.
Veja aqui o resultado final completo.
Importância litorânea para o Brasil
O recente desastre de derramamento de óleo na costa brasileira em 2019 demonstrou a importância de ações públicas embasadas no melhor conhecimento científico disponível, a fim de que as iniciativas de remediação reduzam os prejuízos para a biodiversidade e para a saúde humana. Além disso, ressaltou a necessidade de evidências científicas na proposição de medidas que busquem a prevenção a novos acidentes que possam colocar em risco a qualidade de vida da ocupação humana ao longo da costa brasileira.
Estima-se que mais de 26% da população brasileira resida na zona costeira, sendo o litoral a área protagonista no histórico processo de ocupação do território nacional. A importância litorânea pode ser expressa pelo recorte federativo brasileiro: são 17 Estados e 274 Municípios defrontantes com o mar, e 16 das 28regiões metropolitanas existentes no País. O Brasil possui diversas ilhas costeiras, inclusive abrigando capitais (São Luís, Vitória e Florianópolis), além de ilhas oceânicas que representam pontos importantes do território nacional (Fernando de Noronha, o Arquipélago de São Pedro e Trindade e Martim Vaz, e o Arquipélago de Abrolhos).
Grande parte do comércio internacional, da exploração do petróleo, da atividade pesqueira e de turismo está relacionada com o mar brasileiro. Relevante também é a riqueza da biodiversidade marinha e costeira do País, que deve ser preservada como importante ecossistema para a manutenção da vida. Além disso, o Brasil possui 26,3% de sua Zona Econômica Exclusiva protegida dentro de unidades de conservação, que devem também ser pólos-modelo para medidas de conservação e uso sustentável.
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Qui, 26 Nov 2020 17:37:00 -0300
CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.
Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020, iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de disponibilidade orçamentária do CNPq.Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.
O CNPq informa que o período de interposição de recurso administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2020.
Demanda
Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380 são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre 1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas de mestrado.
Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277 já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em bolsas de doutorado.
Veja aqui o resultado preliminar.
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Seg, 12 Mai 2014 16:12:00 -0300
CNPq apoia III Seminário do Ciência WEB
O III Seminário do Ciência Web ocorre na quinta-feira (15/05), no auditório do Centro de Divulgação Cientifica e Cultural (CDCC) da USP, em São Paulo, e tem como tema os “Marcos Positivos da Educação Cientifica no Brasil”
Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Pólo São Carlos da USP, tem por objetivo discutir e apresentar idéias educacionais que geraram bons resultados na aprendizagem dos alunos de escolas públicas. As palestras serão realizadas com representantes de diversas escolas que se destacaram em olimpíadas científicas e em avaliações educacionais.
O Seminário é voltado a gestores e professores de escolas públicas e alunos de cursos de licenciatura na área de Ciências Exatas, além de interessados no tema. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO) e do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI).
Ciência Web – A Agência Multimídia de Difusão Científica é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados Pólo São Carlos da USP. E tem por objetivo estimular o interesse de alunos de ensino médio de escolas públicas por Ciências e carreiras científicas. O projeto é mantido por convênios com o CNPq e Fapesp.
A agência produz e disponibiliza em seu portal na internet (www.cienciaweb.com.br) vídeos, jogos e matérias jornalísticas sobre temas nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática, que podem ser utilizados por professores em suas disciplinas. Confira a programação completa e faça sua inscrição gratuita na página do evento.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
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Sex, 09 Mai 2014 14:40:00 -0300
Olimpíada Brasileira de Matemática prorroga inscrições
A Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática informou nesta sexta-feira (9) que as inscrições para a 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) foram prorrogadas para o dia 20 de maio. Inicialmente, o prazo terminaria hoje.
As escolas devem fazer o cadastro pela internet na página da competição (www.obm.org.br). As inscrições são gratuitas. Na última edição, em 2013, a OBM envolveu a participação de mais de 200 mil estudantes e seus professores.
A competição é dividida em quatro níveis e é aberta aos estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6º ano), médio e universitário de todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas em todo o país.
As datas da competição foram mantidas. As provas da primeira fase devem ocorrer nas instituições cadastradas na terça-feira, 3 de junho, em horário livre. A segunda fase, também realizada nas instituições ocorrerá no sábado, 6 de setembro e a terceira e última fase nos dias sábado 25 e domingo 26 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.
Oportunidade - A competição, além de promover a melhoria do ensino de matemática e contribuir para a descoberta de talentos, seleciona os estudantes para formar as equipes que competirão em representação do Brasil em olimpíadas internacionais do gênero, que reúnem os melhores talentos de cada país na área.
Sobre a competição - Criada em 1979, a OBM tem aumentado o interesse dos jovens pelo estudo da matemática além do currículo escolar e pela resolução de problemas que estimulam o raciocínio e a criatividade. Além disso, a competição envolve diretamente os professores das escolas na aplicação e correção das provas de 1ª e 2ª fases propiciando, por meio da discussão dos problemas com os alunos, o desenvolvimento de todos no trabalho com a matemática de forma mais rica e criativa.
Com o objetivo de ajudar os estudantes a se prepararem para as distintas fases da competição, a OBM disponibiliza material de estudo gratuito na sua página na internet.
A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
Outras informações sobre a competição podem ser conferidas no site: www.obm.org.br
Texto: Ascom da OBM
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Qui, 08 Mai 2014 11:19:00 -0300
CNPq apoia seminário internacional de pesquisa sobre prevenção e combate a incêndio
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realiza, nos dias 8 e 9 de maio, o Seminário Internacional em Pesquisa e Inovação em Prevenção e Combate a Incêndio.
O evento é destinado a bombeiros militares, profissionais de engenharia e arquitetura, profissionais de segurança contra incêndio, pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós graduação. As atividades serão realizadas no auditório JK da Procuradoria Geral da República (PGR), das 8h às 17h.
Segundo o comandante do Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio do corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, Marcelo Gomes da Silva, o evento abordará normas técnicas e mudanças na forma de combater incêndios. “Mostraremos, por exemplo, as mudanças na forma de construção e o que se pode fazer para minimizar riscos e salvar vidas e patrimônio”, disse.
O seminário é uma realização do Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio do corpo de bombeiros militar do Distrito Federal e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Acesse a programação completa aqui
Serviço
Seminário Internacional em Pesquisa e Inovação em Prevenção e Combate a Incêndio
Data: 8 à 9 de Maio de 2014
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório JK, situado no Bloco “C” da sede da Procuradoria-Geral da
República – SAF Sul, Quadra 4, lote 3
Coordenação de Comunicação Social
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Qua, 07 Mai 2014 16:09:00 -0300
Obmep amplia mecanismos de estímulo a participantes
O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem criado mecanismos para incentivar a participação e o envolvimento em torno da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Uma dessas iniciativas é o Programa Obmep na Escola, lançado recentemente com o objetivo de estimular o engajamento de professores e o uso dos materiais oferecidos pela organização.
Voltado para o professor das escolas públicas, o programa objetiva estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da Obmep, tais como provas e bancos de questões. Professores de todo o país serão habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. Para isso, o projeto foi dividido em três etapas. A primeira consiste em uma prova de matemática para docentes a ser aplicada no mesmo dia da segunda fase da prova da olimpíada.
“Essa prova de habilitação servirá para conhecermos a qualificação do professor. Aquele que receber a nota mínima ganhará um certificado”, explica o coordenador geral da Obmep, Claudio Landim. Entre os habilitados, mil profissionais das redes estadual e municipal serão selecionados, a partir da apresentação de projetos (segunda fase), para atuar como preparadores nas escolas públicas. Pelas atividades desenvolvidas receberão uma bolsa, por mês, no valor de R$ 765, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) durante três anos.
Os participantes também vão passar por formação específica, ao longo de seis meses, quando aprenderão em oficinas formas de utilização do material da Obmep. “Espero que isso seja também um estímulo à participação dos jovens professores que estão na licenciatura”, prevê o coordenador. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 no site da olimpíada. Podem se inscrever portadores de diploma ou estudantes de curso superior de matemática, física, engenharia ou informática, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Acesse o regulamento.
Landim relata que a iniciativa surgiu a partir do reconhecimento do trabalho de professores que, a partir de iniciativas independentes, passaram a obter resultados significativos de seus alunos, especialmente, com o uso sistemático do material oferecido pelo Impa. “A ideia é estimular ainda mais esse engajamento”, justifica.
Impacto - O Programa Obmep na Escola, ao lado do Portal da Matemática – que oferece videoaulas e acesso de material pela internet –, está entre os mecanismos adotados pelo instituto para estimular a participação e o envolvimento de estudantes e professores na olimpíada, tendo como foco a melhoria do ensino da disciplina no país.
Claudio Landim, que é diretor-adjunto do Impa, lembra que estudos realizados nos últimos anos comprovam o impacto da olimpíada na educação brasileira, como pôde ser verificado em exames como a Prova Brasil e o Enem. A primeira Avaliação Econômica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada em pela Fundação Itaú Social, em 2009, baseou-se na comparação do desempenho na Prova Brasil entre escolas que participavam ou não da olimpíada, incluindo o número de participações. A segunda, em 2010, feita pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), analisou, por exemplo, a influência da iniciativa na vida escolar de alunos e professores. Acesso os estudos.
O primeiro estudo, tendo como base a Prova Brasil 2007, indicou que a participação na olimpíada chegou a aumentar em 1,91 ponto a nota média dos alunos em matemática em relação ao desempenho dos estudantes não participantes. No caso das escolas envolvidas em pelo menos três edições a nota ficou 2,28 pontos acima da média. Ainda nas instituições com alunos vencedores da Obmep, o impacto chegou a 2,21 pontos, mostrando indícios de que o efeito da olimpíada sobre a nota está ligado à motivação e ao clima de competição.
A avaliação traz também análises sobre o retorno socioeconômico da iniciativa, com a indicação de benefícios salarias futuros aos jovens participantes, “A escola que adota a Obmep transforma um aluno pobre em vencedor”, afirma Landim. “A grande preocupação hoje é convencer novas escolas a utilizarem o material”, comenta o coordenador.
O estudo do CGEE mostrou que o material didático distribuído às escolas pela Obmep – o Banco de Questões das provas dos anos anteriores e das apostilas do Programa de Iniciação Científica – é considerado por alunos e por professores como um importante material, não apenas para a preparação para a olimpíada, mas, principalmente, para o seu uso em sala de aula, que é percebido como “inovador, desafiador e que exige raciocínio lógico dos alunos”. Por outro lado, há unanimidade entre os consultados de que as provas apresentam alto nível de dificuldade em relação ao atual nível de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.
Em consulta eletrônica, 60 % dos professores confirmaram que os alunos passaram a estudar mais após a participação na olimpíada. O evento também demonstrou impacto a partir das novas práticas pedagógicas adotadas pelos professores no cotidiano escolar. No total, 63% informaram realizar alguma atividade extraclasse (grupos de estudo, clube de matemática e outras ações) com o material didático da Obmep, enquanto disseram 40% realizar somente atividades em sala de aula.
“Em todo o Brasil temos escolas que se destacam devido à atuação de professores que, depois da seleção na primeira fase, adotam o material da Obmep para treinar os alunos para a segunda etapa. E o interessante é que essa preparação tem repercussão em toda a escola”, comenta Landim. “Esse é um dos maiores resultados da Obmep: estimular o estudo da matemática”, reforça. O coordenador adianta que um novo estudo encomendado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) deve reforçar dados evidenciados nas análises anteriores.
Sobre a Obmep - A Obmep é uma atividade do Impa, que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada em 2005, tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
Os estudantes medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), por meio de bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também são premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da olimpíada podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.
Texto: Ascom do MCTI
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Qua, 07 Mai 2014 16:02:00 -0300
Ministro convida membros da ABC a contribuir com programa para ciência
Vinte e três novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) foram empossados nesta terça-feira (6), no Rio de Janeiro. O ministro Clelio Campolina Diniz convidou os recém-nomeados a participar da construção coletiva de um novo programa para a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no país.
“Reconheço o papel de vanguarda da ABC no avanço científico brasileiro e convido os novos membros a nos ajudar neste projeto de desenvolvimento que combina crescimento econômico com justiça social”, disse o titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na cerimônia. Campolina enfatizou que o tripé CT&I é a base para a redução das desigualdades regionais dentro do Brasil, a melhora da posição no quadro de inserção da ciência internacional e a construção de uma base produtiva capaz de competir no cenário mundial.
Ele também ressaltou a importância da articulação com outros entes federativos, com a comunidade científica e com o setor produtivo para o alcance dos objetivos desse plano. Segundo pontuou, a iniciativa é estruturada em um contexto de profunda corrida científica em âmbito mundial, cuja característica marcante é a inovação tecnológica por meio da combinação de diferentes áreas do conhecimento. “A ciência tem que estar a serviço da humanidade, e não o contrário”, frisou.
Integração - O presidente da ABC, Jacob Palis, também defendeu a parceria de todos esses atores para o desenvolvimento da área no país: “Estou convicto de que governo e iniciativa privada devem estar juntos nesta empreitada e que a integração academia-empresa é essencial”.
Segundo a pesquisadora Susana Inês Cordoba de Torres, que falou em nome dos novos membros, os recém-empossados estão cientes da responsabilidade de participar do grupo de 660 integrantes que corresponde a 0,5% do total de pesquisadores brasileiros, conforme lembrou o acadêmico José Murilo de Carvalho.
“Vamos encarar de frente o desafio de fazer com que a qualidade e o impacto da ciência cresçam na mesma proporção de sua quantidade. Vamos trabalhar por um Brasil melhor”, disse a professora titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).
Também participaram da solenidade a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Sérgio Alves Vieira; o secretário municipal, Franklin Dias Coelho; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Sergio Roberto Fernandes dos Santos; e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Garcia Marques.
Texto: Ascom do MCTI
Foto: Davi Fernandes
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Ter, 06 Mai 2014 11:07:00 -0300
Congresso Abipti promove debate sobre ambiente inovador no Brasil
Nesta terça (6) e quarta-feira (7), a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) promove a oitava edição do Congresso Abipti. A temática deste ano é “Ambiente inovador no Brasil: desafios para o desenvolvimento socioeconômico”. O objetivo é consolidar e subsidiar a formação de um cenário mais competitivo para o aumento da oferta e demanda de pesquisa para o desenvolvimento da tecnologia e inovação no País.
O evento reunirá os principais atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), gestores das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, representantes do governo federal, parlamentares e estudantes. De acordo com a organização, o encontro também é uma oportunidade para troca de conhecimentos sobre experiências em temas específicos da gestão .
A expectativa é a de que o evento receba cerca de 300 participantes. Entre as atividades programadas estão a exposição de painéis, debates, mesas-redondas, palestras e conferências para abordar assuntos como a interação entre instituições científicas e tecnologicas (ICTs) e empresas, marcos regulatórios de CT&I e mecanismos de fomento e financiamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), entre outros.
“O nosso papel é atuar com vistas ao fortalecimento do setor científico e tecnológico. Temos a missão de promover o engajamento sistemático dos associados em projetos mobilizadores e estruturantes, conforme preconizado pela política de ciência, tecnologia e inovação do MCTI [Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação]”, afirmou a presidente da Abipti, Isa Assef dos Santos.
O Congresso Abipti 2014 conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq/MCTI) da Finep/MCTI, entre outras instituições.
Mais informações no site do Congresso ABIPTI.
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Qua, 30 Abr 2014 19:03:00 -0300
CNPq e British Council firmam acordo para ampliar a cooperação científica entre Brasil e Reino Unido
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e a Diretora global de Educação e Sociedade do British Council, Jo Beall, firmaram em 30 de abril, em Miami, um acordo para o desenvolvimento do programa Researcher Links, que tem como objetivo a realização de workshops de pesquisa e encontros entre jovens cientistas do Reino Unido e do Brasil, enfatizando o estabelecimento de futuras colaborações em pesquisa.
A assinatura foi feita durante a conferência internacional Going Global, um fórum anual para líderes discutirem a internacionalização da educação, organizado pelo British Council e que conta com a participação de mais de mil delegados vindos de 70 países diferentes, sendo 45 participantes brasileiros.
O Researcher Links já acontece em parceria com a FAPESP, para pesquisadores de São Paulo. “No ano passado o Brasil foi o país com o maior número de propostas. Foram recebidos 58 trabalhos, sendo que sete foram selecionados para receberem apoio. O acordo com o CNPq ampliará o alcance do programa por todo o Brasil”, diz Claudio Anjos, diretor de Educação de Sociedade do British Council no Brasil.
Sobre o British Council - O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br
Com informações e foto do British Council
(atualizado em 19/05/2014)
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Ter, 29 Abr 2014 13:35:00 -0300
Agência Nacional de Águas recebe inscrições para Prêmio ANA 2014
Até 30 de maio estarão abertas as inscrições para o Prêmio ANA 2014. Em sua 5ª edição, a premiação bienal busca reconhecer boas práticas relacionadas a água em sete categorias: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; Organismos de Bacia; Organizações Não Governamentais (ONG); e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País.
A premiação também busca identificar ações que estimulem o combate à poluição e ao desperdício e apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do hotsite do Prêmio ANA: www.ana.gov.br/premio. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.
A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das sete categorias. Os vencedores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 3 de dezembro de 2014 em local a ser definido. Os sete vencedores receberão um Troféu Prêmio ANA.
Para mais informações sobre o Prêmio ANA 2014, acesse o hotsite premio.ana.gov.br, envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412.
Texto: Agência Nacional de Águas
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Qui, 24 Abr 2014 18:51:00 -0300
CNPq comemora 63 anos com homenagem e entrega de prêmio
Evento realizado em celebração aos 63 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, nesta quarta-feira (23/04), destacou a entrega do prêmio Melhor Idéia, o anúncio da campanha CNPq sustentável e a homenagem aos servidores prata da casa.Evento realizado em celebração aos 63 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, no dia 23 de abril, destacou a entrega do prêmio Melhor Idéia, o anúncio da campanha CNPq sustentável e a homenagem aos servidores prata da casa.
Na abertura da cerimônia, os servidores que completaram 25 anos de trabalho foram homenageados e receberam uma placa alusiva ao tempo de serviço e dedicação ao CNPq. O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, agradeceu o empenho e bons serviços prestados pelos servidores Pratas da Casa e lembrou a importância dos funcionários para o desenvolvimento institucional: “Como costumo dizer, vocês são os condutores da construção do nosso país. Por trás de cada processo recebido, avaliado ou julgado, temos, em nossas mãos, contribuições cientificas que vão levar ao nosso desenvolvimento e ao desenvolvimento do País”, concluiu.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, que compareceu para prestigiar o aniversário da Instituição destacou a importância do CNPq para o Brasil: “É com enorme prazer que estou aqui nesta casa, neste momento e quero começar dizendo que o CNPq é uma instituição de referencia para a ciência brasileira. O CNPq é um divisor de água na historia da ciência no Brasil, existe um antes e um depois que começou com a criação do CNPq e da Capes”, afirmou o ministro.
Durante a solenidade foi entregue, ainda, o Premio Melhor Idéia 2014. A iniciativa contemplou com a quantia de R$ 5 mil reais e diploma o servidor Antonio João Azambuja, pela idéia de desenvolvimento de um aplicativo para smartphone que facilite o acesso aos serviços, programas e projetos do CNPq. Ainda no evento, ocorreu o lançamento da campanha CNPq Sustentável, que visa divulgar o Plano de Gestão de Logística Sustentável, que tem como um dos objetivos a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e do meio ambiente.
Veja a galeria de fotos do evento.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Fotos: Marcelo Gondim
(atualizado em 19/05/2014)
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Qui, 24 Abr 2014 12:13:00 -0300
Marcelo Morales é o novo diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Marcos Morales, tomou posse, em 23 de abril, no cargo de diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS), em cerimônia realizada na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em seu discurso de apresentação, o presidente do CNPq, destacou ser um privilégio receber um pesquisador, cientista e professor com intensa atividade de pesquisa no Brasil e que contribui de forma significativa para a ciência brasileira. "É um prazer para o CNPq receber o Marcelo na direção desta casa. E tenho certeza, quando falo, não apenas como presidente do CNPq, mas como membro da comunidade cientifica brasileira, que temos muito a agradecer pelo seu pronto atendimento ao aceitar este cargo"."Gostaria de fazer, ainda, um agradecimento especial a Raquel Coelho pela condução da Diretoria, interinamente, durante nove meses, demonstrando muita dedicação ao CNPq e à ciência brasileira", completou o Presidente.
Após assinar o termo de posse, Morales agradeceu o convite e se disse honrado em fazer parte do grupo de dirigentes do CNPq. "“Eu estou aqui para trabalhar e representar a comunidade cientifica junto ao CNPq. Sou um cientista da área biológica e médico, faço pesquisa com células tronco. Sei de todos os problemas que o país está passando neste momento em relação ao financiamento de ciência e tecnologia e pretendo trabalhar para que a comunidade cientifica nacional conquiste seus anseios”, destacou Marcelo.
Currículo – Marcelo Marcos Morales possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É atual Secretário Geral e Ex-Presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e seu atual Secretário Geral, Ex-Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Ex-Presidente da Comissão de Ética com Animais da UFRJ, Membro do Conselho da União Internacional de Biofísica (IUPAB), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latino Americano de Biofísica (POSLATAM - ligado a IUPAB), Secretário da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem sua linha de pesquisa centrada na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Foto: Marcelo Gondim
(atualizado em 19/05/2014)