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Sex, 13 Jan 2023 16:32:00 -0300
Migração Portal
Acesse o novo Portal do CNPqDesde dezembro de 2020, o endereço do Portal do CNPq mudou para:
https://www.gov.br/cnpq
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Seg, 07 Dez 2020 12:31:00 -0300
Programa Ciência no Mar ganha mais recursos com adesão da Marinha
Parceria entre CNPq e Marinha proporcionou a suplementação de R$ 2 milhões para 4 projetos da Chamada de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar. Com essa adesão, a iniciativa apoiará 11 projetos, totalizando R$ 6 milhões, recursos da Marinha e do MCTI.Parceria firmada entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Marinha do Brasil proporcionou a suplementação de R$ 2 milhões à Chamada CNPq/MCTIC Nº 06/2020 - Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar, com apoio a novos quatro projetos. Com essa adesão, a iniciativa apoiará 11 projetos, totalizando R$ 6 milhões em investimentos. Além da Marinha, os recursos serão investidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A chamada foi lançada com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relacionados ao derramamento de óleo ocorrido a partir de agosto de 2019 na costa brasileira que visem contribuir significativamente para o Programa Ciência no Mar.
Nesta segunda, 07, às 14h, a Marinha realizará a 1ª Sessão Ordinária da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das atividades de Monitoramento e a Neutralização dos Impactos decorrentes da Poluição Marinha por Óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul, com a participação do Presidente do CNPq, Evaldo Vilela. Saiba mais.
Veja aqui o resultado final completo.
Importância litorânea para o Brasil
O recente desastre de derramamento de óleo na costa brasileira em 2019 demonstrou a importância de ações públicas embasadas no melhor conhecimento científico disponível, a fim de que as iniciativas de remediação reduzam os prejuízos para a biodiversidade e para a saúde humana. Além disso, ressaltou a necessidade de evidências científicas na proposição de medidas que busquem a prevenção a novos acidentes que possam colocar em risco a qualidade de vida da ocupação humana ao longo da costa brasileira.
Estima-se que mais de 26% da população brasileira resida na zona costeira, sendo o litoral a área protagonista no histórico processo de ocupação do território nacional. A importância litorânea pode ser expressa pelo recorte federativo brasileiro: são 17 Estados e 274 Municípios defrontantes com o mar, e 16 das 28regiões metropolitanas existentes no País. O Brasil possui diversas ilhas costeiras, inclusive abrigando capitais (São Luís, Vitória e Florianópolis), além de ilhas oceânicas que representam pontos importantes do território nacional (Fernando de Noronha, o Arquipélago de São Pedro e Trindade e Martim Vaz, e o Arquipélago de Abrolhos).
Grande parte do comércio internacional, da exploração do petróleo, da atividade pesqueira e de turismo está relacionada com o mar brasileiro. Relevante também é a riqueza da biodiversidade marinha e costeira do País, que deve ser preservada como importante ecossistema para a manutenção da vida. Além disso, o Brasil possui 26,3% de sua Zona Econômica Exclusiva protegida dentro de unidades de conservação, que devem também ser pólos-modelo para medidas de conservação e uso sustentável.
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Qui, 26 Nov 2020 17:37:00 -0300
CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.
Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020, iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de disponibilidade orçamentária do CNPq.Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.
O CNPq informa que o período de interposição de recurso administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2020.
Demanda
Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380 são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre 1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas de mestrado.
Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277 já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em bolsas de doutorado.
Veja aqui o resultado preliminar.
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Qua, 15 Out 2014 14:02:00 -0300
Diálogo Brasil-Reino Unido: Ciência e Desenvolvimento
Philip Macnaghten fala sobre regulamentação de cultivos transgênicos no hemisfério sul e suas aplicações para uma agricultura inclusiva, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A Embaixada do Reino Unido em Brasília, em parceira com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, promovem a palestra "Governing Genetic Modified Crops: Global Lessons for Inclusive Agriculture Development" com o professor britânico, Philip Macnaghten, no dia 16 de outubro, durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.
Philip Macnaghten, que é professor da Universidade de Durham e professor visitante na Universidade de Campinas (UNICAMP), discorrerá sobre a regulamentação de cultivos transgênicos no hemisfério sul e suas aplicações para uma agricultura inclusiva. O evento busca promover uma discussão sobre o papel da ciência para o desenvolvimento social.
Além da palestra, ocorrerá a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Fundo Newton para estimular a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e o Reino Unido.
Data: 16 de outubro (quinta-feira)
Horário: 11h
Local: Pavilhão do Parque da Cidade no Auditório Principal - Asa Sul, Brasília (DF)Fonte: Embaixada Britânica no Brasil
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Qua, 15 Out 2014 09:34:00 -0300
Anúncios e homenagens marcam abertura da SNCT 2014 em Brasília
A cerimônia que abriu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na capital teve a presença do ministro Campolina. Foram anunciados editais e homenageados estudantes que se destacaram em competições.
A abertura da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT 2014) em Brasília foi marcada pelo lançamento de dois editais na área de divulgação científica e por homenagens a oito jovens estudantes que se destacaram em competições. Na solenidade, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, anunciou o tema "Luz, ciência e vida" para nortear as atividades em 2015.
O ministro também agradeceu o apoio dos setores público e privado, agências e governos federal, estadual e municipal em torno da organização do evento em todo o país. "Uma feira dessa natureza tem um papel extraordinário principalmente num país com as características do Brasil, onde nós temos um déficit educacional e científico histórico", disse o titular do MCTI. "É uma oportunidade demostrar em várias partes do Brasil o papel central da educação, da ciência e da tecnologia para a promoção do desenvolvimento e neste ano, com um olhar especial para o compromisso social da educação e da ciência", acrescentou.
Quatro dos estudantes homenageados na cerimônia foram campeões da tecnologia premiados na última Feira Internacional Intel (Isef) de Los Angeles, considerada a maior feira de ciência e engenharia do mundo destinada a jovens pré-universitários de 70 países: Gabriel Motta, Raíssa Muller, Bárbara Federhen e Salvador Alavarado.
Os outros quatro estudantes brasileiros ¿ Allan dos Santos, Daniel Charles Gomes, Daniel Mitsutani e Felipe Coimbra ¿, além das medalhas individuais, conquistaram medalha de prata na prova de equipe da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, ocorrida na Romênia, que teve a participação de 42 países. "Recomendo a esses jovens que levem às suas escolas o estímulo para que seus colegas sigam os mesmos passos. Está exatamente neles o futuro que estamos construindo", afirmou o ministro.
Editais - O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Oswaldo Duarte Filho, anunciou o lançamento de dois editais. Um, na área de divulgação científica, para apoiar feiras de ciência em âmbito nacional, estadual e municipal, no ano que vem ¿ em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O outro, voltado à realização de olimpíadas de conhecimento no país pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo MCTI.
"A semana nacional, juntamente com outras ações de popularização como os nossos museus de ciências, as feiras de ciências e as olimpíadas, tem fomentado a ciência e a tecnologia na sociedade fazendo a divulgação do papel da ciência perante a população como um todo", afirmou o secretário ao convidar o público para visitar também a Exposição Cerrado: uma Janela para o Planeta, que fica no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, até o encerramento da semana, no domingo (19).
Oswaldo destacou, ainda, a evolução da participação da sociedade na SNCT, que na primeira edição, em 2003, contabilizou 1.800 atividades em 250 cidades brasileiras. A expectativa é que a edição de 2014 ultrapasse 35 mil ações em mais de mil municípios. Somente em Brasília são esperadas mais de 100 mil pessoas nos sete dias de feira no Pavilhão de Exposições do Parque de Cidade, onde estão instalados cerca de 100 expositores com a participação de 300 escolas.
O representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social ressaltou, ainda, a importância da parceria recorde neste ano, com sete ministérios, além do governo do Distrito Federal e patrocinadores, como a Petrobras, o Banco do Brasil, o Instituto Tim e os Correios. "Não conseguiríamos realizar um evento desse porte se não tivéssemos a colaboração de todos os municípios e entidades que são parceiros nossos lá na ponta, no município, na universidade, que fazem o evento da semana num Brasil como um todo", disse.
Presença cotidiana -"É a única forma de a gente poder educar de fato a população, mostrando que a ciência está presente no nosso dia a dia e é responsável pelos avanços, inclusive, da condição social", afirmou a presidenta da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, que destacou a tradição e a importância das parcerias em torno do evento.
Já o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, ressaltou a necessidade de se considerar o acesso ao conhecimento e à tecnologia como mecanismo de inclusão social. "Historicamente os trabalhadores foram tratados como mão de obra e eles precisam ser os principais detentores do conhecimento porque são eles que vão construir a riqueza nacional, defendeu.
Participaram também da cerimônia a embaixadora da União Europeia, Ana Paula Zacarias, o secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Glauco Rojas, o secretário de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil, almirante Sérgio Roberto Fernando dos Santos, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, dentre outras autoridades.
Fonte: MCTI
Fotos: Marcelo Gondim
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Qua, 15 Out 2014 09:25:00 -0300
União Europeia apresenta oportunidades de estudos para brasileiros
O Painel Europeu aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014, em Brasília. República Tcheca, Países Baixos, Polônia, Suécia, França, Irlanda e Reino Unido participaram da atividade.
Alunos brasileiros interessados em estudar no exterior tiveram a oportunidade de conversar, nesta segunda-feira (13), com representantes das embaixadas dos seguintes países da União Europeia: República Tcheca, Países Baixos, Polônia, Suécia, França, Irlanda e Reino Unido.
O seminário Painel Europeu fez parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014, que começou hoje em Brasília. O evento termina no domingo (19) e acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília).
O público também pode conhecer as oportunidades do Joint Research Centre (JRC, na sigla em inglês), apresentadas pela assessora para Assuntos de Ciência e Tecnologia da instituição, Laura Maragna.
Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), está oferecendo 12 vagas para pós-doutorado, cujas inscrições podem ser feitas até 30 de outubro, pelo site do programa.
As bolsas contemplam as áreas de ciências agrárias, energia, meio ambiente, biotecnologia, nanotecnologia e segurança da informação. Os selecionados estudarão em instituições vinculadas ao JRC na Bélgica, Espanha ou Itália.
Ao falar das oportunidades, Laura destacou os investimentos da União Europeia em pesquisa e inovação. "O bloco é composto por 28 países e é responsável por 24% dos investimentos em pesquisa e inovação no mundo", disse.
Segundo ela, nos próximos seis anos, o bloco irá investir 80 bilhões de euros no projeto Horizonte 2020. "São programas de financiamento de pesquisa e inovação que visam tirar as pesquisas dos laboratórios e enviá-las para o mercado e unir pesquisa e inovação com foco em saúde, energia limpa e outras frentes", explicou.
Leste europeu- O conselheiro para Assuntos de Ciência e Tecnologia da Embaixada da República Tcheca, Filip Kanda, apresentou a história da educação universitária no país e destacou o baixo custo de vida para os estudantes.
"Entre 350 e 700 euros paga-se moradia, alimentação, transporte, cultura, vestuário, entre outros itens", disse, ao acrescentar que atualmente 40 mil estudantes estrangeiros estão matriculados em cursos de educação superior na República Tcheca.
Para o embaixador da Polônia, Andrzej Braiter, o país é "ideal para quem quer se aprofundar em economia". "O PIB da Polônia duplicou nos últimos 10 anos, o que faz do país um sucesso econômico", afirmou.
A Polônia possui 516 universidades, o maior número da Europa. "Temos dois milhões de estudantes para uma população de pouco mais de 30 milhões de pessoas", disse o embaixador. "Há 30 mil estudantes estrangeiros hoje no país".
Fonte: MCTI
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Ter, 14 Out 2014 10:35:00 -0300
Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia lança a série "Profissão Cientista"
No dia 14 de outubro, o Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz) lançará uma série de cinco vídeos intitulada “Profissão Cientista”, que conta a trajetória de seis pesquisadores da Fiocruz: Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Jane Costa, José Augusto Nery, Lorelai Kury, Márcia Chame e Márcio Félix. Os vídeos serão lançados durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T) na Fiocruz, no auditório do Museu da Vida (Campus Fiocruz Manguinhos, Rio de Janeiro).
Ainda no dia 14, das 14h30 às 16h30, haverá um bate papo no lounge do Museu da vida, com os pesquisadores que participaram dos vídeos. Em Brasília, haverá exibição da série e debate sobre carreiras científicas, nos dias 16 e 17 de outubro, com sessões de 10h às 11h e de 15h às 16h nos miniauditórios do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. No dia 17, o debate contará com a presença da pesquisadora Marcia Chame.
Profissão Cientista - A série de vídeos “Profissão Cientista” conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqe com a produção da Jatobá Filmes. Após o lançamento, os vídeos ficarão disponíveis no site do Observatório Juventude C&T, no canal do Youtube, e no Facebook, podendo ser utilizados por professores em sala de aula, e em ambientes não-formais de ensino. Também serão exibidos no Canal Saúde. Além do CNPq conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro – FAPERJ.
Texto: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
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Sex, 10 Out 2014 16:14:00 -0300
Equipe do Prêmio Jovem Cientista visita escolas do Distrito Federal
“Segurança Alimentar e Nutricional” é o tema da 28ª edição
De 13 a 16 de outubro, a equipe do Prêmio Jovem Cientista visitará 10 instituições de ensino do Distrito Federal para apresentar o tema da 28ª edição, Segurança Alimentar e Nutricional. Gestores, professores e estudantes do Ensino Médio receberão dicas para desenvolver os trabalhos de pesquisa e poderão tirar dúvidas sobre a participação no prêmio. Entre as instituições visitadas estão a Secretaria de Estado de Educação, o Colégio Leonardo da Vinci e o Colégio Batista de Brasília.
O Brasil tem papel decisivo no futuro dos alimentos. Possui vasto território agricultável e uma indústria de alimentos dinâmica e competitiva. Mas, também enfrenta grandes desafios que requerem soluções viáveis. Dentre as principais questões, estão: como produzir alimentos sem degradar o ambiente? Como satisfazer às necessidades nutricionais de uma população que cresce e envelhece? Como diminuir o desperdício e aumentar a qualidade de nossa dieta? De acordo com a organização das nações unidas para agricultura e alimentação, mais de 900 milhões de pessoas no mundo se alimentam menos que o suficiente para serem consideradas saudáveis, um cenário que torna políticas públicas de segurança alimentar imperativas para o desenvolvimento social. O debate também envolve a cadeia de produção dos alimentos e inclui as opções de transporte, armazenamento e conservação – do campo à mesa. Por tudo isso, o tema segurança alimentar e nutricional é estratégico e urgente na agenda da educação, ciência e inovação.
As inscrições para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista já estão abertas e se encerram no dia 19 de dezembro. Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, mestres e doutores interessados em participar encontram todas as informações sobre a premiação e as linhas de pesquisa no site www.jovemcientista.cnpq.br
Os estudantes do ensino médio ainda contam com Webaulas sobre Segurança Alimentar e Nutricional, que ajudam a dar os primeiros passos na elaboração da pesquisa. É um material didático gratuito e online que traz vídeos, reflexões, dados, infográficos e alguns desafios importantes que os estudantes podem ajudar a resolver. Para acessar as webaulas, visite: http://www.jovemcientista.org.br/webaulas.
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.
AGENDA DE VISITAS ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
Segunda-feira, dia 13
14h - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Terça-feira, dia 14
10h - Centro de Ensino Candanguinho - CECAN
Quinta-feira, dia 16
8h - Colégio Sagrado Coração de Maria
9h - Centro Educacional Leonardo da Vinci - Unidade Taguatinga
10h - Colégio Leonardo da Vinci - Asa Norte
11h - Centro Educacional Sigma
11h30 - Colégio Madre Carmen Salles
13h15 - Centro Educacional Leonardo da Vinci - Asa Sul
14h - Colégio La Salle
15h - Colégio Batista de Brasília
SOBRE O PRÊMIO JOVEM CIENTISTA
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil. Quatro categorias são premiadas: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Há ainda um prêmio de Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição. Os orientadores das três categorias principais e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.
Na categoria Mérito Institucional são premiadas as duas instituições – uma do ensino médio e outra do ensino superior – às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos, com mérito científico, inscritos nas categorias Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.
Entre os assuntos abordados em edições anteriores estão “Oceanos: fonte de alimentos”; “Sangue: fluido da vida”; “Energia e Meio Ambiente”; “Cidades Sustentáveis”; “Inovação Tecnológica nos Esportes”; e “Água: desafios da sociedade” – que bateu o recorde de inscrições, com 3.226 trabalhos
Assessoria de Imprensa
Fundação Roberto Marinho / Approach
Estela de Andrade – estela.approach@frm.org.br – (21) 3232-8801 / 9 9129-5555
Amanda Nunes – amanda.approach@frm.org.br – (21) 3232-8862 / 9 8899-3929
Fundação Roberto Marinho
Luciana Gondim – luciana.gondim@frm.org.br – (21) 3232-8921 / 9 9264-4494
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Sex, 10 Out 2014 10:22:00 -0300
Chamada Pública seleciona professores para capacitação na Finlândia
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou a chamada CNPQ/SETEC-MEC Nº 41 destinada a seleção de professores para o programa de capacitação na Finlândia II. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de novembro. Os agraciados devem estar na Finlândia dia 02 de fevereiro de 2015 e o último dia de curso é 26 de junho de 2015.
Além de ser professor, com vínculo efetivo em qualquer unidade da rede federal, o autor do projeto deve comprometer-se a estar em efetivo exercício pelo mesmo período da capacitação, após a conclusão das atividades do projeto. Deve ainda ser o coordenador do projeto, ter currículo atualizado na plataforma Lattes e comprovar proficiência em língua inglesa.
De acordo com o edital serão investidos R$ 2 milhões oriundos do orçamento da SETEC/MEC, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq. Os projetos selecionados terão bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior. Será destinada uma bolsa por projeto pelo período de cinco meses. Todas as propostas aprovadas receberão recursos de 9,6 mil euros para despesas com taxas escolares.
Todas as propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.
Assista ao vídeo de apresentação da chamada.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
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Qui, 09 Out 2014 10:39:00 -0300
CNPq sedia painel sobre tecnologias disruptivas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sedia, na próxima quinta-feira (16/10), o evento “Café com Futuro”, com o painel “As Tecnologias Disruptivas e os Setores Produtivos Nacionais”, realizado em parceria com o Instituto SAGRES Política e Gestão Estratégica Aplicadas e a Rede Brasileira de Prospectiva (RBP).
Tecnologia disruptiva é um termo técnico que descreve a inovação tecnológica e o desenvolvimento de produtos ou serviços por meio de uma estratégia disruptiva (destruição do que existe e utilização de algo completamente diferente e novo, atendendo às mesmas necessidades).
O evento terá como pano de fundo os estudos sobre o futuro, antecipando possíveis pontos de inflexão nas tendências conjunturais com horizonte temporal de 20 anos. As apresentações e debates estarão voltados para os temas: Robótica (automação dos setores produtivos e empregabilidade dos trabalhadores de média e baixa qualificação); Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica (FIGE); Revolução do Grafeno (considerado, por especialistas, como a mais importante matéria prima do Século XXI); e a relação entre a Impressão 3D e o Processo Fabril.
Acesse o Convite do Evento.
Serviço:
Data: 16 de outubro de 2014, quinta-feira, 9h.
Local: Auditório do CNPqEndereço: SHIS QI 1 Conjunto B - Bloco D – Térreo, Lago Sul, Brasília-DF.
Coordenação de Comunicação Social
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Qui, 09 Out 2014 09:58:00 -0300
Saída de navios do Rio de Janeiro inaugura a 33ª Operação Antártica
Projetos aprovados pelo CNPq no ano passado vão a campo pela primeira vez durante o verão, com apoio logístico de duas embarcações da Marinha que iniciam a travessia para o continente gelado nesta semana.
O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel partiu nesta segunda-feira (6) da base naval da Marinha em Niterói (RJ), de onde também tem previsão de sair, no sábado (11), o Navio Polar Almirante Maximiano. O início da travessia das duas embarcações inaugura a 33ª Operação Antártica, que, até março, deve envolver cerca de 300 pesquisadores em 24 projetos.
Desde 1982, com a criação do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), o Brasil realiza operações anuais durante o verão no continente gelado, de outubro a abril. Assim, o país se mantém presente na região, com militares responsáveis por dar apoio logístico ao trabalho e pesquisadores em busca de coletar dados e fazer observações científicas ao longo da viagem.
Entre os grupos de pesquisa, está parte dos 20 projetos aprovados pelo Edital 64/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A chamada pública contemplou linhas prioritárias definidas pelo plano de ação Ciência Antártica para o Brasil, referente ao período de 2013 a 2022, lançado oficialmente em 5 de maio, durante a 37ª Reunião Consultiva do Tratado da Antártica (ATCM, na sigla em inglês), em Brasília.
Os 20 projetos do Edital 64 têm prazo de execução de 36 meses e valor global de R$ 13,8 milhões, oriundos de ação transversal do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e recursos orçamentários de programa temático do Plano Plurianual 2012-2015. Os demais trabalhos previstos para este verão polar dizem respeito aos dois institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) com atuação direta no Proantar – o INCT Criosfera e o INCT Antártico de Pesquisas Ambientais. Ainda há um estudo prorrogado doEdital 23/2009, seleção pública do CNPq anterior à atual.
Travessia - As duas embarcações fazem escalas nos portos de Rio Grande (RS); Montevidéu, no Uruguai; Buenos Aires e Ushuaia, na Argentina; e Punta Arenas, no Chile. O Ary Rongel tem previsão de chegada à Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, no dia 25. Os navios prestam apoio logístico aos módulos antárticos emergenciais (MAEs) que abrigam cientistas e militares durante a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz.
Segundo a Coordenação para Mar e Antártica (CMA/MCTI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as atividades de pesquisa devem ser desenvolvidas nos próprios navios, em um laboratório disponível nos MAEs e em acampamentos, módulos isolados e refúgios, além de estações de outros países, a partir de cooperações para compartilhamento de infraestrutura.
Conhecido como "Gigante Vermelho", o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel foi construído por um estaleiro norueguês e pertence ao Brasil desde 1994. De acordo com a Marinha, ele está preparado para navegação em regiões polares e pode operar em campos de gelo fragmentado. São dois laboratórios para apoio à pesquisa e dois porões para transporte de carga.
Já o Navio Polar Almirante Maximiano, também chamado de "Tio Max", foi feito em 1974, nos Estados Unidos, e incorporado à Marinha do Brasil em 2009. A embarcação tem um guincho geológico capaz de coletar amostras do solo marinho em profundidades de até 10 mil metros, cinco laboratórios, estação meteorológica e outros equipamentos de suporte a atividades de pesquisa.
Fonte: MCTI
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Qui, 09 Out 2014 09:49:00 -0300
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa na segunda
A SNCT 2014 traz como tema "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social" e busca vincular a produção científica aos desafios sociais da atualidade.A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa na segunda-feira (13), com a temática "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". Além de popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do país, e de incentivar a atitude científica e a inovação, esta 11ª edição traz como proposta estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.A logomarca traz a imagem de um átomo (menor partícula de um elemento) associado à figura humana e a símbolos que representam diversas áreas do conhecimento, de forma a refletir sobre a perspectiva em torno do tema da SNCT 2014. A expectativa é que a temática seja também uma oportunidade para discutir o próprio conceito de desenvolvimento social.A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.Empenhados na missão de aproximar o conhecimento científico da sociedade, diversos parceiros – como instituições de pesquisa e de divulgação, universidades, escolas, secretarias estaduais e municipais, fundações de apoio à pesquisa e entidades da sociedade civil – estarão mobilizados, da segunda até o domingo (19), na realização de milhares de atividades em todas as regiões do país. Existem eventos que ocorrem também fora do período oficial em algumas localidades, para atender as necessidades regionais e o calendário escolar.Programação - As ações incluem palestras, debates, simpósios, seminários, exposições, feiras e mostras científicas, sessões de planetário, caravanas itinerantes, visitas orientadas a laboratórios, museus e instituições de pesquisa, apresentação de vídeos, atividades acadêmicas, interativas e voltadas ao público escolar, além de eventos culturais, esportivos e de utilidade pública.A edição de 2014 traz como destaque o esforço dos coordenadores de muitos estados no sentido de interiorizar e ampliar a programação da semana nacional. Ainda, pela proximidade do Dia das Crianças (12 de outubro), muitos estados têm aproveitado para realizar eventos voltados ao público infantil. O tema também tem mobilizado as instituições a apresentarem atividades e debates em torno das questões sociais.A programação, as informações sobre a semana e o contato com as coordenações estaduais podem ser obtidos no site do evento. No portal também é possível conferir notícias, entrevistas e outras curiosidades. Na aba "Ciência no Brasil" o usuário pode conhecer um pouco sobre os cientistas brasileiros e iniciativas como o Projeto VerCiência, que tem por objetivo promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e por outros meios e tecnologias.Dando continuidade à trajetória de crescimento desde a primeira edição, a 10ª SNCT, no ano passado, teve a realização recorde de cerca de 34 mil atividades em mais de 700 cidades brasileiras, coordenadas por mais de mil instituições.Fonte: MCTIFoto: Ascom/MCTI
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Ter, 07 Out 2014 17:24:00 -0300
CAPES e CNPq realizam reunião com Coordenadores do Programa Ciência sem Fronteiras
Os coordenadores do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) nas instituições de ensino superior (IES) participaram, nesta terça-feira (07/10), da reunião de trabalho com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para esclarecimentos sobre as novas chamadas do programa.
Na abertura do encontro, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, lembrou que o Ciência sem Fronteiras não foi desenvolvido para ser apenas um programa de treinamento de estudantes, mas sim um instrumento capaz de transformar a universidade e a ciência brasileiras. Em seguida, destacou o papel dos coordenadores nas universidades: “A participação dos coordenadores institucionais é fundamental para o sucesso do programa, é preciso estarmos juntos em parcerias com as instituições no aprimoramento das ferramentas de avaliação e relatórios, bem como na busca pela agilidade dos processos envolvidos”.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, ressaltou a relevância do Ciência sem Fronteiras e disse que os dados apontam para o fato de que ele tem atingido os seus objetivos. “O programa despertou nos jovens e, sobretudo na graduação, enormes oportunidades e levou milhares deles a conquistar novas possibilidades e perspectivas. Isso nos anima cada vez mais”, afirmou.
A pauta da reunião abordou a divulgação do programa nas instituições que os coordenadores representam, as dúvidas sobre homologação dos candidatos, acompanhamento do andamento do processo de concessão de bolsas e a interlocução entre as instituições de ensino superior brasileiras (IES) e as agências de fomento Capes e CNPq.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq