Oportunidades externas

A Fundação FUNAGIB foi estabelecida em 2015 por iniciativa de seu fundador, Prof. Nagib Nassar, graças ao aproveitamento do prêmio Kuwait da KFAS (Kuwait Foundation for the Advancement of Science), recebido por ele em reconhecimento ao seu trabalho de melhoramento da mandioca.

 A FUNAGIB tem por objetivo incentivar trabalhos que, de forma inovadora, melhoram a cultura alimentar da mandioca e seu uso na alimentação humana. Com este intuito, oferece 1 bolsa no valor  de R$ 15.000, 00 (quinze mil reais)  destinada a divulgar em casas da farinha  e articular com prefeituras do estado administradoras da merenda escolar  método de enriquecer farinha da mandioca por proteína folhar ate 10 % ( sendo a porcentagem original na farinha é 1%)

 Condições gerais:

 1. Os pesquisadores candidatos devem pertencer aos institutos de Pesquisa e Extensão desse estado.

 2. O (A) candidato (a) deverá apresentar um plano de seu trabalho em  2 ( dois) anos, mostrando: a) método de divulgação; b) Métodos da avaliação dos resultados obtidos  c) método de acompanhamento do trabalhe durante os 2 anos.

 3. A data final de apresentar propostas dia 15 de Marco e o resultado em 15 de Abril 2021 e a contratação no final do mesmo mês

 4. Os contatos: e-mail: Sylvia.funagib@gmail.com  copiado para nagibnassar@geneconserve.pro.br

 5. Mais detalhes podem ser obtidos no site da Fundação FUNAGIB http://funagib.geneconserve.pro.br  e  http://www.geneconserve.pro.br

 


Inscrições Abertas até: 05/02/2021 no link

https://sites.google.com/unifei.edu.br/catedra1/in%C3%ADcio

I. OBJETIVOS DA CÁTEDRA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA - PROJETO MOBILIDADE NACIONAL E INTERNACIONAL DE PROFESSORES/PESQUISADORES VISITANTES - ENTREPRENEURSHIP EDUCATION IN ENGINEERING VISITING FELLOWSHIPS,

 

A Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores é uma parceria entre a Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE e a Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI visando a capacitação e atualização de professores para promover e fomentar o desenvolvimento de novas ferramentas, técnicas, métodos, modelos, taxonomias e abordagens de ensino-aprendizagem e contribuir na ampliação e geração de conhecimento acadêmico, científico e empresarial no Brasil, no campo da Educação Empreendedora em engenharia.

Entre os objetivos da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships, destacam-se:

  • Fomentar a produção acadêmica e científica de novas abordagens, estratégias, metodologias, ferramentas e técnicas no campo da educação empreendedora em engenharia;
  • Incentivar o compartilhamento e trocas de experiências entre pesquisadores nacionais e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
  • Desenvolver rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades entre professores e pesquisadores brasileiros e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
  • Adensar a produção acadêmica nacional de alto estudos no campo da educação empreendedora em engenharia.

II.PERFIL DO CANDIDATO

Professores, pesquisadores e profissionais de empresas e demais organizações educacionais, portadores de diploma de graduação, especialmente àqueles ligados à Engenharia e áreas afins podem candidatar-se ao processo de seleção da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships.  O candidato deverá, preferencialmente, atuar profissionalmente na área de pesquisa pretendida. Portadores de diploma de outras áreas poderão ser admitidos, a critério da comissão avaliadora. Excepcionalmente serão aceitos certificados de conclusão de curso para candidatos que não tiveram seus diplomas expedidos.

III.VAGAS, CUSTOS E BOLSAS

Serão selecionados no presente processo 2 (dois) candidatos. A Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships é gratuita e não oferece bolsa de auxílio financeiro aos participantes deste programa.

IV.ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A área de concentração da Cátedra é Educação Empreendedora em Engenharia. Os projetos/planos de trabalho devem convergir para somente 1 (uma) das temáticas relacionadas a seguir:

  1. Educação Empreendedora e Projeto Pedagógico de Curso em Engenharia;

 

  1. Abordagens, métodos, técnicas integradas para o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras visando a formação do perfil do egresso em engenharia;

 

  1. Formação e Capacitação de Professores em Educação Empreendedora;

 

  1. Avaliação da aprendizagem/desenvolvimento de competências e habilidades em Educação Empreendedora; 

 

  1. Modelos, taxonomias, ontologias, abordagens e estratégias pedagógicas que facilitem a compreensão e entendimento, no processo de implantação e prática docente da educação empreendedora;

 

  1. Avaliação dos Egressos, Educação Empreendedora e Articulação Empresarial, como mecanismos e instrumentos que visem garantir a formação em engenharia;

 

  1. Educação Empreendedora, Sociedade 5.0 e Formação em Engenharia;

 

  1. Engenharia e a Universidade Empreendedora.

V.PERÍODO DE INÍCIO E TÉRMINO DE DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS/PLANOS DE TRABALHO DOS CANDIDATOS

Os Projetos/Planos de Trabalho deverão ser executados no máximo em 12 meses, com carga horária total mínima de 360 horas. A data de início da execução dos projetos/planos deverá ser em 02 de agosto de 2021 e término em 02 de agosto de 2022.

VI.LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO

Os candidatos aprovados desenvolverão executar o projeto/plano de trabalho no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá ¿ Campus Sede em Itajubá.

O Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships é vinculado ao Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) cadastrado no CNPq.

Serão disponibilizados instalações físicas e acesso à biblioteca, para a permanência do candidato aprovado na Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia, no Campus Sede da UNIFEI em Itajubá, ao longo da execução do projeto.

VII.CERTIFICADO

Os Projetos/Planos de Trabalho deverão ser executados no máximo em 12 meses.

Será concedido ao final da execução do projeto/plano de trabalho o certificado de ¿Professor/Pesquisador Visitante da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships¿.

VIII. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

Formulário de inscrição eletrônico preenchido https://sites.google.com/unifei.edu.br/catedra1/in%C3%ADcio anexando cópias digitais dos seguintes documentos:

  •  Cópia de documento de identidade (RG) ou passaporte para estrangeiros;
  •  Cópia do diploma de graduação (frente e verso) ou comprovação de colação de grau (certificado ou declaração);
  • Cópia do histórico escolar da graduação;
  • Cópia do certificado ou diploma de mestrado e/ou doutorado (frente e verso);
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do Título de Eleitor;
  • Cópia de documento militar;
  • Cópia de certidão de nascimento ou de casamento.
  • Declaração de comprovação de recursos financeiros para manutenção de alojamento, alimentação e outras despesas durante o período de execução do projeto/plano de trabalho na Cátedra.
  • Declaração que o candidato tem disponibilidade de tempo para execução das atividades propostas no projeto/plano de trabalho.
  • Memorial Descritivo, elaborado conforme Anexo V constante deste edital.
  • Projeto/plano de trabalho para execução no âmbito da Cátedra, elaborado conforme Anexo II constante deste edital.
  • Comprovante de formalização com a instituição pública ou privada (com ou sem fins lucrativos) que irá receber a aplicação da pesquisa conforme Anexo IV constante neste edital.
  •  2 cartas de recomendação de professores doutores, informando o CPF e em que Instituição o professor encontra-se vinculado.
  • Cópia do Currículo Lattes. O candidato deverá ter seu currículo obrigatoriamente cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.

 

- IX - COMITÊ DA CÁTEDRA

Prof. Dr. Elzo Alves Aranha ¿ Coordenador do Comitê da Cátedra, Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da ABENGE e Professor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Prof. Dr. Gilmar Barreto ¿ Vice-Coordenador da Comitê da Cátedra - Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE e Prof. da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Prof Dr. Jorge Cândido -  Vice-Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE e Prof. da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR

Prof.Dr. Luiz Eugênio Veneziani Pasin - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão -Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

 

 

 

 

 


O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançou dois novos programas para a criação de oito centros globais de pesquisa interdisciplinar destinados a enfrentar dois grandes desafios globais. Quatro centros conduzirão pesquisas sobre Saúde e Prevenção de Pandemias, enquanto os outros quatro se debruçarão sobre Clima e Meio Ambiente.

Todos eles serão instalados em países emergentes e em desenvolvimento e viabilizados por acordos de cooperação entre uma instituição de ensino superior alemã e uma ou mais instituições no país parceiro. As instituições têm até o dia 19 de novembro para manifestar interesse.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (AA) destinará cerca de 22 milhões de euros até 2025 para o estabelecimento dos centros. Podem se inscrever nas chamadas instituições de ensino superior alemãs dispostas a estabelecer um dos centros e trabalhar em estreita colaboração também com outras organizações alemãs e internacionais. Os centros receberão financiamento de 600.000 euros por ano, inicialmente até 2025, mas com possibilidade de extensão até 2030.

Variadas formas de fomento à pesquisa estão disponíveis para as instituições de ensino superior interessadas no estabelecimento dos centros globais: desde formatos de intercâmbio digital na pesquisa e no ensino, passando pelo desenvolvimento de programas de estudos e bolsas de estudos, até a criação de cátedras para professores convidados.

"Crises globais exigem colaboração global"
O presidente do DAAD, Prof Dr. Joybrato Mukherjee, explica a relevância dos novos programas de fomento: "Como a pandemia do coronavírus nos mostrou, as crises globais exigem colaboração global. Isso se aplica tanto à pesquisa em saúde - na busca atual por agentes terapêuticos e vacinas para combater uma pandemia ¿ quanto ao enorme desafio das mudanças climáticas e suas consequências. Ao estabelecer esses novos centros de pesquisa em clima e saúde, nosso objetivo é dar uma contribuição adicional para intensificar a cooperação internacional".

Veja o release para a imprensa sobre os dois novos programas de fomento divulgado pelo DAAD (em alemão e em inglês).

Centros Globais de Pesquisa em Saúde e Prevenção de Pandemias
Esses quatro centros de pesquisa deverão se concentrar na prevenção e tratamento de doenças infecciosas. O objetivo é expandir e melhorar os mecanismos de prevenção, tratamento e resposta em questões de saúde e pandemias. Para isso, esses centros trabalharão em estreita colaboração com autoridades nacionais e internacionais de controle de doenças e com as instituições de pesquisa não universitárias, bem como com a indústria de tecnologia farmacêutica e médica.

Centros Globais de Pesquisa em Clima e Meio Ambiente
Já os quatro centros voltados para o meio ambiente cobrirão perspectivas da pesquisa aplicada e transnacional para trabalhar questões como a redução de gases do efeito estufa, a promoção de uma economia que beneficie o clima e a adaptação às consequências das alterações climáticas. Além da pesquisa climática, será papel dos centros envolver disciplinas como engenharia, ciências naturais e sociais para abordar as questões relativas ao clima e ao meio ambiente.

Nos dois casos, fatores importantes para a formação de potenciais centros são: uma abordagem interdisciplinar, uma forte rede internacional nos diferentes continentes e o intercâmbio estreito entre ciência, política, negócios e sociedade civil, de forma a garantir que novas descobertas sejam colocadas em prática.

O processo seletivo será feito em duas etapas. As instituições de ensino superior alemãs podem apresentar inicialmente uma manifestação de interesse com um esboço do projeto até 19 de novembro. Logo após um evento para pré-seleção e networking em meados de dezembro, as instituições poderão submeter as candidaturas até 23 de fevereiro de 2021.

Mais informações sobre cada programa de centros globais:

Saúde e Prevenção de Pandemias: edital em alemão e em inglês
Clima e Meio Ambiente: edital em alemão e em inglês

Fonte: DAAD


O 2020 IEEE EDS South Brazil Chapter Webinar on Micro & Nanodevices acontece entre os dias 13 e 29 de outubro. O evento é gratuito  e será composto por 5 palestras (1 hora cada, 1 palestra por dia) de renomados pesquisadores na área de micro/nanoeletrônica. Será fornecido certificado de participação aos que solicitarem.

Todas as apresentações podem ser vistas pelo canal do youtube abaixo:

Link to the youtube channel for each day: https://youtube.com/channel/UCejDJawSk2kKOveZ6bwzFIg

Para se inscrever, acesse o link:  https://forms.gle/YvMALun2b45F8TAC6

Cronograma:

Cor Claeys, KULeuven, Belgium   

Tittle: Electron Devices Evolution: Past-Present-Future

Date: October 13th, 2020 at 11:00 AM (Brazilian time: UTC-3)

Durga Misra, NJIT, USA 

Title: Dielectric Science on Today´s Devices

Date: October 15th ,2020 at 11:00 AM (Brazilian time: UTC-3)

Adelmo Ortiz-Conde,  Universidad Simón Bolívar, Venezuela

Title: Electrical Characterization: From Micro to Nano era

Date: October 22th ,2020 at 11:00 AM (Brazilian time: UTC-3)

Bertrand Parvais, IMEC, Belgium

Title: Advanced Transistors for High Frequency Applications

Date: October, 29th, at 11:00 AM (Brazilian time: UTC-3)

Khaled Nabil Salama, KAUST, Arabia Saudita

Title: Biosensors and Bioelectronics

Date: TBD


A Johnson & Johnson está com inscrições abertas para a edição 2021 do prêmio Women in STEM2D (WiSTEM2D) Scholars, que visa apoiar professoras acadêmicas assistentes ou associadas desenvolvendo projetos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design. Durante três anos, cada vencedor receberá mentoria de líderes da Johnson & Johnson e um total de 150.000 USD (50.000 USD por ano). O prazo para as inscrições é 15 de outubro e as informações estão no link abaixo:

https://www.jnj.com/call-for-award-applicants-johnson-johnson-seeks-female-researchers-working-in-science-technology-engineering-math-manufacturing-and-design


O Programa de Pós- Graduação em Oceanologia (PPGO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga edital para seleção de candidatos para o curso de Mestrado e Doutorado. Este processo seletivo será realizado virtualmente e o ingresso dos alunos em novembro de 2020.

O PPGO possui um corpo docente diversificado com área de atuação em diferentes temas da Oceanologia. Os cursos tem avaliação 6 na CAPES, e nesta seleção vários projetos interessantes estão disponíveis para alunos interessados em pós-graduação. Informações sobre o PPGO pode ser obtidas em sua pagina (https://ppgo.furg.br/) ou no facebook (https://www.facebook.com/PPGOceanologia/).

As inscrições devem ser realizadas até 11/10/2020. Detalhes sobre a seleção e o edital completo podem ser obtidos em: https://ppgo.furg.br/noticias/325-edital-n-002-ppgo-2020-mestrado-e-doutorado).


Na próxima sexta-feira (21/8), o Conselho Nacional de Justiça - CNJ realiza uma reunião pública para debater a inserção de três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS vinculados ao tema Meio Ambiente na Estratégia Nacional do Poder do Judiciário.
 
Os ODS em foco na reunião são os seguinte:
ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos,
ODS 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade e
ODS 17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

O encontro virtual irá contar com integrantes do Sistema de Justiça, especialistas sobre direitos humanos e indicadores, professores e acadêmicos de mestrados e doutorados.


As entidades e profissionais que tem interesse em participar do debate precisam se inscrever até o dia 19 de agosto, no endereço https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-audiencia-publica-agenda-2030-ods-13-e-ods15.

Evento em versão on-line é oportunidade para conhecer as pesquisas desenvolvidas no Museu de Astronomia e Ciências Afins e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos.

Para divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos a partir de pesquisas vinculadas às diversas áreas de conhecimento do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) realiza nesta quinta-feira (13) a XXV Jornada de Iniciação Científica.

Com as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus, a edição do ano de 2020 se adapta para ser inteiramente on-line, com os bolsistas apresentando seus projetos previamente gravados e interagindo com o comitê avaliador externo, formado pelos professores Antonio Augusto Videira (UERJ)Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN). O encontro promoverá ainda uma homenagem à professora Guaracira Gouvea (1947 - 2020), em sua mesa de abertura que acontece às 10h.

Os interessados em acompanhar as apresentações podem participar na Sala Virtual, acessando por este link:

https://accounts.google.com/AccountChooser/signinchooser?continue=https%3A%2F%2Fstream.meet.google.com%2Fstream%2F8b0546eb-fe7f-4ab2-be77-d71fb4842493%3Fddr%3Dtrue&flowName=GlifWebSignIn&flowEntry=AccountChooser

Para visualizar o Caderno de Resumos da XXV Jornada PIBIC, basta acessar este link http://www.mast.br/images/noticias/2020/agosto/caderno-de-resumos-pibic-2020.pdf

Programação:

10h - Abertura:

- Simone Rodrigues Elias (MAST), Marta de Almeida (Coordenadora do PIBIC), Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN).

10h15 - 25 anos PIBIC/MAST

- Andrea Costa MN e UNIRIO, e Fernanda Barbosa Reis PCI MAST.

10h30 - Educação e Ciência no Brasil: uma homenagem à profª. Guaracira Gouvêa.

- Carmem Irene C. de Oliveira - UNIRIO. - Apresentação de Vídeo da Coordenação de Educação em Ciências.

11h - Sessão de debates 1

- Andressa de Sousa Braz - A circulação e recepção da carta ao milionésimo 1922.

- Matheus Freire Silva Torres - Produção e circulação da carta ao milionésimo 1922.

- Yuri Costa Pinto Mariano - Documentação de acervo de objetos de C&T dos observatórios magnéticos de Vassouras e Tatuoca.

- Jackson Almeida de Farias - Estudo sobre editais de divulgação e popularização da ciência do CNPQ no período 2003-2015.

- Mateus Vieira Granja - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.

- Nícollas Coêlho Brandão - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.

12h - Almoço

14h - Sessão de debates 2

- Larissa Valiate Leal de Almeida

- Popularização da ciência e tecnologia a partir de instrumentos científicos de valor histórico do acervo do MAST.

- Taylan Sales Silva - Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil: a divulgação da astronomia na colaboração museu-escola.

- Edmo Martins Melo - Dados para um estudo prosopográfico: narrativa sobre transformações vividas no conselho deliberativo do CNPQ em seus primeiros vinte anos.

- Tainah Gouvêa dos Santos - Recuperação, preservação e acesso à informação: o arquivo CNPQ e o Prosopon.

- Guilherme Villela Pereira - Observações astronômicas nas expedições demarcatórias de limites no século XVIII - a viagem dos instrumentos.

- Maria Eduarda Couto de Melo - As comissões de limites: viagens e circulação de saberes e demarcação territorial na Amazônia durante o século XVIII.

- Heitor Martins Guimarães - A fronteira na história da antropologia: acervo digital, céu Tikuna e sazonalidade.

- Lia Fernandes Peixinho - A história da antropologia Tikuna em coleções digitais.

15 h - Intervalo

15h10 - Sessão de debates 3

- Iara Barbosa do Nascimento - Um diagnóstico sobre a participação feminina na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

- Núbia de Sousa Rodrigues - As instituições científicas na Exposição Internacional de Higiene e seu impacto na imprensa.

- Marcela Valverde Carvalho - Clima, saúde e espaço urbano.

- Bruno Felipe Monteiro Arruda - A constituição da astrofísica no Brasil.

- Letícia Maria Rodrigues de Melo Oliveira - Mulheres e astrônomas.

- Jéssica Maria da Silva - Estudo de conservação preventiva de documentos científicos e históricos.

- Maria Elena Venero Ugarte - Estudos de conservação preventiva de documentos científicos e históricos - termos e conceitos em diagnóstico de conservação e indicação de propostas de tratamento.

- Victor Hugo de Paula Capilé de Souza- Estudo de estratégias em educação de ciências em museus de ciência e tecnologia.

16 h - Encerramento

Esta edição celebra os 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq no MAST. A Jornada é uma oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas nas diversas coordenações do MAST e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação dos graduandos. A iniciativa busca estimular a vocação científica, proporcionando aos estudantes com potencial talento científico a participação em projetos de pesquisa.


A Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) com apoio do Horizonte 2020 lança nova chamada de vacinas para Covid-19.  Parceria global criada em 2017 com objetivo de desenvolver vacinas para evitar epidemias. A nova chamada está aberta até o final de setembro, mas as propostas serão avaliadas a cada três semanas para garantir o financiamento da pesquisa em tempo hábil.

A União Europeia co-financiou a chamada com 100 milhões de euros para apoiar o rápido desenvolvimento e a fabricação global de vacinas para Covid-19. O apoio da UE faz parte do compromisso de investir 1 bilhão de euros do programa de pesquisa e inovação da UE, Horizonte 2020, em pesquisas urgentemente necessárias para testar, tratar e prevenir a Covid-19.

Metade deste financiamento -50 milhões- já havia sido planejado no âmbito da parceria entre a Comissão e a CEPI. A quantia foi dobrada após o surto de coronavírus.

Confira a chamada em  https://cepi.net/wp-content/uploads/2020/07/Call-text_COVID-19_CfP_C2ii_web.pdf