5 - Previsão das despesas com a importação
As despesas com importação envolvem o pagamento do material importado e todas as despesas acessórias.
Em geral o cálculo do valor das despesas acessórias compreende o pagamento de:
- Custo da DI (se a importação for realizada no Regime Normal de Importação) (DARF SISCOMEX);
- Custos bancários da transação (câmbio);
- Tarifas bancárias;
- Custo de IOF caso a transação seja feita por cartão de crédito internacional;
- Custo do despachante aduaneiro ou do serviço dos Correios (se for o caso);
- Custo do Seguro Internacional;
- Custo de armazenagem e capatazia na Infraero;
- ICMS, caso o Estado do importador não conceda isenção;
- Frete internacional e Frete Doméstico;
- Custos extras em casos especiais.
Alguns editais de agências de fomento sugerem o valor de 18% do valor da mercadoria a ser importada para as despesas acessórias.
Este é um valor estimado que nem sempre é suficiente para o pagamento das despesas acessórias. Alguns especialistas em importação recomendam reservar de 20% a 25% do valor do material a ser importado para as despesas acessórias. O valor das despesas acessórias variam de acordo com o valor das mercadorias, peso, volume, entre outros.
Há casos em que calcular percentual sobre o valor FOB distorce a situação em termos de valor mínimo para importação e valor mínimo para despesas acessórias, considerando especialmente frete com peculiaridades e outras despesas fixas.
Por exemplo, em 2011 uma importação de uma mesa óptica no valor de R$ 15.779,66 teve despesas acessórias de R$ 13.100,69. Em alguns casos, o valor de despesas acessórias pode ser maior que o valor da mercadoria. É importante que o pesquisador avalie a real necessidade de importação de cada material.
Cuidado com a prestação de contas com relação ao pagamento das despesas acessórias de importação:
- Usar dinheiro de capital para pagamento de despesas acessórias decorrentes de uma importação da rubrica capital.
- Para importações relacionadas com custeio pagar despesas acessórias com dinheiro da alínea custeio. Ou seja, nunca misturar rubricas.
Sempre usar dinheiro do mesmo projeto para o pagamento da importação e das despesas acessórias. Despesas não inerentes a um projeto faz com que a prestação de contas do projeto seja glosada.