Projetos de Pesquisa

 

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Yule Roberta Ferreira Nunes

Ciências Biológicas

Ecologia
  • colapso das veredas no sertão mineiro (fase ii): efeitos sobre a biodiversidade, serviços ecossistêmicos e saúde única
  • As veredas são um tipo fitofisionômico do Cerrado que apresentam comunidades hidrófilas associadas à palmeira Mauritia flexuosa L.f. (buriti). São ambientes que desempenham um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos d’água e possuem grande importância ecológicae papel social ímpar. Apesar das veredas serem reconhecidas como Áreas de Proteção Ambiental, a ocupação antrópica de suas áreas naturaistem levado à exaustão destes ambientes. As veredas no norte de Minas estão secando. Na perspectiva de monitor e entender o processo de secamento das veredas sobre a biodiversidade, em 2016 foi aprovado o sítio PELD-VERE. A proposta aqui apresentada baseia-se na continuidade do sítio de pesquisa, que tem monitorado as variações climáticas e hídricas, a vegetação e seus processos ecológicos. Nesta perspectiva, a principal questão norteadora do PELD-VERE Fase II é: quais as consequências do secamento das veredas para biodiversidade, serviços ecossistêmicos e saúde única? Neste sentido, seguindo o desenvolvimento de diferentes sub-projetos que integram essa questão, várias questões foram endereçadas para o sítio PELD-VERE, nesta segunda fase: (1) qual limiar de tolerância da vegetação ao rebaixamento do lençol freático?; (2) qual o efeito da mudança do regime hidrológico na dinâmica espaço-temporal em termos de biomassa da vegetação?; (3) quais as linhas de tendência dos cenários bioclimáticos das veredas? (4) existe diferença na dinâmica do carbono do solo entre veredas em diferentes condições hídricas?; (5) quais mudanças estruturais e demográficas da comunidade vegetal ao longo do tempo?; (6) existem diferenças nas métricas de diversidade taxonômica (beta), funcional e filogenética em veredas sob diferentes condições hídricas?; (7) o comportamento fenológico reprodutivo nas diferentes veredas se manterá divergente, como resposta a mudanças na composição florística?; (8) o secamento das veredas influencia na época e intensidade das fenofases vegetativas e reprodutivas do buriti (Mauritia flexuosa L.f.) e do xiriri (Mauritiella armata Mart.), espécies-chave deste sistema?; (9) a deposição da serapilheira, decomposição e ciclagem de nutrientes responde as variações hídricas das veredas estudadas?; (10) qual é a contribuição do buriti e xiriri para o acúmulo de carbono e qual o impacto da diminuição da população destas espécies para o sequestro de carbono?; (11) aspectos da semente e germinação podem explicar a distribuição das espécies nos diferentes microambientes de veredas?; (12) como os fatores ambientais interferem na dinâmica do banco de sementes e como diásporos e plântulas das palmeiras-chave respondem ao estresse?; (13) quais são os efeitos do estresse hídrico imposto pelo processo de secamento na expressão de atributos estruturais e funcionais de galhas e sua relação com o ataque pelos inimigos naturais; (14) quais são os efeitos da mudança no regime hidrológico sobre a comunidade de insetos terrestres bioindicadores?; (15) existem efeitos da mudança no regime hidrológico sobre as interações ecológicas e no funcionamento dos processos ecossistêmicos?; e (16) a mudança no regime hidrológico das veredas promove o aumento do contato entre homens, animais silvestres e vetores de doenças? Em síntese, a proposta aqui apresentada mantém a coleta de dados iniciado na implantação do sítio e inicia uma abordagem ecossistêmica e de saúde ambiental, identificando as respostas da biodiversidade, serviços ecossistêmicos e saúde única frente as mudanças ambientais, causadas pelo secamento das veredas. Vários aspectos aqui abordados são essenciais para ações de gestão ambiental e na adoção de programas de conservação e restauração deste ecossistema, além de fornecer subsídios para políticas públicas que garantam a saúde única. Neste sentido, o PELD-VERE (Fase II) traz a perspectiva de mostrar a relação do impacto do secamento nos serviços ecossistêmicos e saúde única. Assim, o colapso das veredas não somente impacta a conservação da biodiversidade, mas afeta diretamente e as pessoas, pela perda dos serviços ecossistêmicos e pelo aumento da potencial ameaça de doenças zoonóticas.
  • Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
  • 03/12/2020-31/12/2024
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Zélia Soares Macedo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • feira estadual de ciências, tecnologia e artes de sergipe (cienart)
  • A CIENART (www.cienart-se.com.br) é um projeto implantado no início de 2012, com culminância durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Consideramos que este evento já entrou definitivamente para o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado. A equipe executora reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (Física, Educação, Matemática, Química, Letras, Geografia, Jornalismo, Administração e Audiovisual) e que já atuam em diversas atividades de divulgação e popularização da Ciência. O projeto prevê atividades ao longo de todo ano, concentradas principalmente na ampla divulgação do evento, na sensibilização e orientação técnica das comunidades escolares, através de Mini-Cursos, e na realização da Feira durante a SNCT. A abrangência do projeto é estadual e está previsto um número de pelo menos 300 trabalhos inscritos, com a plena adesão das escolas públicas e particulares do estado, além da participação dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr). A Feira deverá acontecer no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
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Zélia Soares Macedo

Outra

Divulgação Científica
  • feira científica de sergipe (cienart)
  • O objetivo deste projeto é a execução da Feira Científica de Sergipe (CIENART), que já teve 10 edições desde 2012 e deverá se realizar em 2022 e nos anos subsequentes. Atualmente, este é o evento com maior número de participantes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado. A equipe executora reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (Física, Letras, Química, Biologia, Educação, Psicologia) e que já atuam em diversas atividades de divulgação e popularização da Ciência. O projeto prevê atividades ao longo de todo ano, concentradas principalmente na ampla divulgação do evento, na sensibilização e orientação técnica das comunidades escolares, com mini-cursos e workshops, e na realização da Feira durante a SNCT. A abrangência do projeto é estadual, atualmente já conseguimos envolver 70% das cidades do estado. Para o próximo ano, está previsto um número de 300 trabalhos inscritos e 250 selecionados, com a plena adesão das escolas públicas e particulares, além da participação dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr). A Feira deverá acontecer no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 08/12/2021-31/12/2023
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Zélia Soares Macedo

Outra

Divulgação Científica
  • ciência para todos: oficinas virtuais de experimentos
  • O presente projeto tem por objetivo realizar atividades de popularização de temas da Física, Química, Robótica, Matemática, e das atividades de pesquisa realizadas na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nosso público-alvo serão alunos e professores do ensino fundamental e médio. As atividades envolverão experimentos interativos nas áreas citadas, para demonstrar conceitos básicos de Ciências e usos atuais da tecnologia. Esta atividade tem apoio da Secretaria Estadual da Educação, da Associação Sergipana de Ciência e será realizada conjuntamente por professores da UFS e do IFS, e por alunos de Iniciação Científica e Pós-Graduação devidamente treinados. O grupo já possui um acervo de experimentos, que será renovado e ampliado, sendo que o grupo possui expertise para construção desses experimentos. Alguns aparatos simples serão construídos pelos participantes, durante Oficinas, e ao final serão entregues aos participantes. As atividades acontecerão durante todo o ano, mas serão intensificadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2021. Dada a necessidade enfrentar os problemas de pobreza, educação, e participar da maneira mais plena em um mundo cada vez mais integrado, é importante que os cidadãos tenham acesso ao conhecimento básico sobre ciência e tecnologia, para conhecer suas possibilidades e melhor usufruir seus benefícios. A Ciência incorporada à cultura e integrada como instrumento tecnológico é indispensável à formação da cidadania contemporânea. A proponente deste projeto é docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com ampla experiência em popularização da Ciência e divulgação científica. A equipe executora é multi-institucional, envolvendo professores da UFS, do IFS, da Secretaria Estadual da Educação e da EMBRAPA, atuantes em diversas áreas. A abrangência do projeto é intermunicipal (Linha B), envolvendo potencialmente todas as cidades do estado, mas priorizando 7 cidades que têm baixo IDHM e são aquelas que ainda têm pouca adesão aos outros eventos da SNCT. Assim, pretendemos ampliar a ação conjunta e levar a Ciência a 100 % das cidades do nosso estado.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023