Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Valderez Marina do Rosário Lima

Ciências Humanas

Educação
  • análise textual discursiva: avaliação do uso em contextos acadêmicos nacional e internacional e implicações decorrentes.
  • A proposta é uma pesquisa na área de Ciências Humanas, com foco em métodos qualitativos de análise de textos. O estudo tem vínculo com o macroprojeto Métodos de pesquisa e de análise de informação associados à Educação em Ciências e Matemática (Macroprojeto PPG – Educação em Ciências e Matemática/PUCRS), que investiga ações teóricas e práticas de pesquisa voltadas à produção de conhecimento em métodos de investigação e de análise de informações para os campos de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática. Trata-se da análise de dados qualitativos em específico, a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). O método é reconhecido e largamente empregado em pesquisas qualitativas de nível Stricto sensu no contexto nacional e internacional nos campos da Educação e do Ensino em Ciências e Matemática. O problema de pesquisa é: como a Análise Textual Discursiva se apresenta em estudos delineados por pesquisadores e acadêmicos no contexto nacional e internacional? A relevância da proposta situa-se nas possibilidades de revisão e aperfeiçoamento do método a partir de novas significações impressas por pesquisadores que utilizam tal método de análise em suas pesquisas. Desse modo, o objetivo principal é avaliar avanços e reelaborações do método de Análise Textual Discursiva em produções nacionais e internacionais, com a finalidade de aprofundar a compreensão de conceitos teóricos subjacentes ao método. A pesquisa é qualitativa e delineada em estudo de caso e metanálise qualitativa. As análises também serão apoiadas em softwares qualitativos. A considerar as intenções do projeto, espera-se que as ações desenvolvidas produzam resultados de aprofundamento na compreensão frente à utilização do método da Análise Textual Discursiva, ampliação das bases filosóficas e desenvolvimento de uma forma de utilização de software qualitativo que seja condizente com os princípios preconizados no método em questão e consolidação do uso do método em questão.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Valderez Pinto Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estudos geológicos, geoquímicos e isotópicos de plutons graníticos nos terrenos cachoeirinha-salgueiro e alto pajeú, domínio transversal da província borborema: uma revisão com base em dados novos e da literatura
  • Ao longo das últimas décadas plutons graníticos l.s. de diversas séries magmáticas, intrusivos nos Terrenos Cachoeirinha-Salgueiro e Alto Pajeú, no Domínio Transversal da Província Borborema, têm sido alvos de trabalhos com diferentes enfoques. Apesar disso, há ainda um enorme trabalho a ser realizado tanto do ponto de vista de cartografia geológica como de caracterização petrográfica, petrológica, geoquímica e isotópica, e significado tectônico de uma boa parte dos plutons identificados em mapas geológicos regionais. Este projeto é uma continuação de projeto Universal anterior, e consiste de uma reavaliação à luz de novos dados e existentes, da petrogênese e geoquímica elemental e isotópica de plutons intermediários a ácidos de séries magmáticas diferentes no Domínio Transversal. Este estudo é de grande importância para o entendimento da gênese das diferentes séries de magmas, das características de suas regiões-fonte, sua evolução petrogenética, seu posicionamento na crosta e papel no crescimento crustal da região estudada do Cyrogeniano ao Cambriano durante a orogênese Brasiliana. Trará assim subsídios para a compreensão da evolução crustal e dos processos de amalgamação do paleocontinente Gondwana oeste. Para atingir esses objetivos serão coletadas amostras de plutons selecionados, e realizadas petrografia dessas amostras, análises químicas de elementos maiores e traços, incluindo elementos terras raras, datações geocronológicas U-Pb (zircão), determinações de razões isotópicas Rb/Sr, Sm/Nd (rocha total), delta18O (zircão), e estudos termobarométricos usando química de minerais. Isotopos de thallium epsilon205Tl, rocha total) e de silício (deltaSi em quartzo) serão utilizados para testar a hipótese de uma fonte basáltica para os granitoides cálcio-alcalinos com epidoto magmático da região.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Valdomiro Severino de Souza Júnior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • cronossequência de tecnolossolos da mineração de scheelita no semiárido tropical: perspectivas para gerenciamento de resíduos, recuperação ambiental e uso sustentável do solo
  • Uma das maiores minas de scheelita da América do Sul opera no Semiárido do Nordeste, acumulando depósitos de rejeitos a céu aberto desde a década de 40. Uma possível alternativa é a construção de tecnossolos a partir destes rejeitos de mineração, o que poderia reconstruir paisagens e gerenciar os resíduos. Ao mesmo tempo fornecem serviços ambientais, como produção de alimentos e geração de energia, sequestro de carbono, reciclagem de matéria orgânica, recarga de águas subterrâneas e habitats para a biodiversidade. Embora os tecnossolos estejam recebendo atenção crescente da comunidade científica nos últimos anos, informações sobre a sua evolução em regiões semiáridas são raras e nenhum desses estudos foram feitos no semiárido brasileiro. Assim, o objetivo desse projeto é estudar a gênese, macro e micromorfologia, mineralogia, microbiologia e geoquímica de tecnossolos construídos a partir de rejeitos da mineração de scheelita ao longo de uma cronossequência de 50 anos no semiárido brasileiro, para avaliar o seu potencial para gerenciamento de resíduos, recuperação ambiental e uso sustentável do solo. Um solo sob caatinga preservada será usado como área de referência e as diferenças serão quantificadas. Esses resultados servirão de base para identificar processos pedogenéticos e entender a evolução de tecnossolos no semiárido tropical; compreender as transformações dos minerais de argila em tecnossolos e como elas influenciam nas concentrações de macronutrientes, micronutrientes e elementos potencialmente tóxicos; propor critérios para a adição da ordem dos tecnossolos no SiBCS; entender como a criação do tecnossolo afeta a abundância, diversidade e atividade microbiana e a sua capacidade de sequestrar carbono e estabelecer indicadores de qualidade física, química e biológica de tecnossolos no semiárido.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 30/05/2022-31/05/2025
Foto de perfil

Valéria Carpentieri-Pípolo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • fenotipagem de alto desempenho de genótipos para a tolerância à ambientes com restrição hídrica visando a utilização no programa de melhoramento de trigo tropical para o cerrado
  • As mudanças climáticas deverão alterar o quadro agrícola brasileiro, onde a maioria das áreas é cultivada em condições de sequeiro. O Brasil produziu na útima safra, 5,4 milhões de toneladas de trigo, 40% do consumo interno, a demanda de trigo importado, para abastecimento interno é cerca de 7 milhões de toneladas. A redução da dependência por trigo importado é razão de segurança alimentar. O cerrado brasileiro apresenta cerca de 2,7 milhões de ha apropriados para o cultivo trigo de sequeiro. Dentre os fatores abióticos que restringem a produção de trigo nessa região está a distribuição irregular de chuvas com período de seca após o estádio de florescimento. Neste cenário, torna-se imperativo nos programas melhoramento a introdução de características de adaptação à limitação hídrica. O objetivo deste trabalho é identificar genótipos de trigo tolerantes à ambientes com restrição hídrica, visando a incorporação dessa característica no programa de melhoramento genético de trigo para o sistema agrícola do Cerrado. Na última década, embora a genômica tenha avançado, à falta de plataformas de fenotipagem confiáveis, automáticas, multifuncionais e de alto rendimento tem impedido que a informação genética disponível seja explorada adequadamente. Dentre deste contexto, as metodologias de seleção para arquitetura de raiz (AR) (sistema radicular compacto e profundo) e menor temperatura do dossel (TD) medida á campo, tem alta herdabilidade, alta correlação genética com rendimento de grãos. Nesta proposta, genótipos de trigo serão avaliados para AR, em casa de vegetação. A confirmação dos genótipos selecionados será feita através da TD medida a campo, em condições de estresse hídrico em Uberaba (MG). Os produtos desta proposta serão 1)genótipos trigo com adaptação e tolerância à restrição hídrica para incorporação como parentais no programa de melhoramento e 2) implementação de metodologia de fenotipagem, com baixo custo e de fácil implementação para uso direto no programa.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Valeria Cavalcanti Rolla

Ciências da Saúde

Medicina
  • impacto da covid-19 nas manifestações clínicas, diagnóstico, desfechos do tratamento e resposta imune para tuberculose pulmonar
  • O controle da tuberculose (TB) continua sendo um desafio nos países de alta carga, especialmente nas pessoas vivendo com HIV (PLHIV). Embora novas ferramentas como o Xpert-MTB-RIF tenham sido introduzidas, o baixo número de bactérias em PLHIV, ainda cria desafios significativos na obtenção de um diagnóstico definitivo. Quando combinadas com a incapacidade de produzir escarro em um número significativo de casos, essas limitações resultam em um diagnóstico tardio com um consequente aumento da morbidade e mortalidade desses pacientes. Recentemente, a pandemia COVID-19 destacou desafios de longa data e novos desafios para o controle da TB. Em primeiro lugar, a maioria dos casos suspeitos de TB com COVID-19 grave é incapaz de produzir escarro devido à dispneia e ressecamento respiratório. Além disso, não há dados consistentes sobre o impacto de condições graves de COVID-19 (imunossupressão periférica transitória e hiperinflamação pulmonar) em pacientes com TB. Nossa equipe de pesquisa clínica observou manifestações clínicas de TB/COVID-19 graves, sem informações consistentes sobre o impacto destes na resposta ao tratamento da TB e nos desfechos do tratamento. Além disso, não há descrição da resposta imune específica para Mycobacterium tuberculosis (Mtb) e COVID-19 em condições clínicas que poderiam estar associadas à imunopatogênese de casos graves de TB. Assim, este estudo tem como objetivo coletar e armazenar amostras biológicas de pacientes com TB pulmonar e ou TB/COVID-19 em um biorrepositório localizado nos países de cada parceiro (Brasil, Índia e África do Sul) para serem utilizados para entender o impacto do COVID-19 na resposta imune do hospedeiro associada ao controle da infecção por Mtb, e também no futuro, para estudos de biomarcadores de TB ativa e/ou confirmação de cura após o tratamento. Para isso, iremos recrutar aproximadamente 450 pacientes (150 no Laboratório de Pesquisa Clínica em Micobactéria e Centro Hospitalar COVID-19, INI-FIOCRUZ, Brasil; 150 pacientes atendidos nos ambulatórios do ICMR-NIRT, Chennai, Índia, e 150 pacientes que frequentam unidades básicas e secundárias de saúde na África do Sul) com diagnóstico suspeito ou confirmado de TB pulmonar, com e sem co-infecção com COVID-19, durante um período de 15 meses. Amostras biológicas juntamente com dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais serão bem documentados, coletados sequencialmente (antes do tratamento, dois meses e fim do tratamento de TB) de forma padronizada e seguindo as Boas Práticas Clínicas e Laboratoriais. Amostras clínicas como células mononucleares de sangue periféricos (PBMC), plasma, tubos Tempus/Paxgene para preservar RNA, e urina serão preparados, identificados e armazenados adequadamente para uso futuro. Em paralelo, linfócitos específicos de Mtb e resposta imune humoral inata serão investigados com a perspectiva de determinar: a) O impacto da linfopenia ou da hiperinflamação da COVID-19 nas respostas imunes específicas ao Mtb; b) O impacto do COVID-19 na ativação do sistema complemento e consequente hiperinflamação; e c) A correlação dessas mudanças de resposta imune com os desfechos da TB. O desfecho dos casos de TB e TB/COVID-19 será analisado comparando desfechos favoráveis (cura e conclusão do tratamento da TB) ou desfechos desfavoráveis (falha, perda de seguimento e morte). Os dados da resposta imune estarão correlacionados com informações clínicas e laboratoriais. Além disso, espécimes da África do Sul serão usados para sequenciar os genótipos COVID-19 predominantes para descrever retrospectivamente a epidemiologia da doença de forma que melhor informe futuras práticas de saúde pública. Finalmente, será realizada a validação de amostras alternativas (swabs da bochecha interna e língua, e aspiração oral) para o diagnóstico Xpert-MTB-RIF ULTRA de pacientes do Brasil e da África do Sul, cuja utilidade será importante para aqueles pacientes dispnéicos incapazes de obter amostras respiratórias. Coletivamente, este estudo representará o primeiro do gênero nas nações do BRICS e produzirá uma coleta de alto valor de espécimes e dados que serão utilizados para aumentar o conhecimento que permitirá um melhor controle do COVID-19 e da TB.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 17/04/2021-31/03/2023
Foto de perfil

Valéria Cristina da Costa

Outra

Divulgação Científica
  • arte e ciência: o teatro científico como mediação para a divulgação científica e a popularização da ciência
  • A divulgação científica pode ser realizada de diversas maneiras e tem uma importância fundamental para o progresso da ciência e para que a sociedade possa usufruir dos avanços possíveis em função do desenvolvimento científico. O teatro tem se mostrado ferramenta muito importante para promover reflexões sobre diversos assuntos, inclusive na divulgação científica e popularização da ciência. Sendo assim, o objetivo geral desta proposta é promover a divulgação de conhecimentos científicos sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021, por meio do teatro científico, com foco no subtema “A transversalidade da CT&I na concretização do Segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: a agroecologia como possibilidade de produção sustentável de alimentos”. São ações desta proposta: realização de 15 apresentações teatrais do espetáculo teatral a ser produzido, seguidas de debates sobre o tema e subtema da SNCT 2021 e discussões sobre as formas de acesso aos cursos disponíveis na UFVJM e no IFNMG; Produção de 01 livro (físico e digital) contendo o texto dramatúrgico escrito e relatos sobre as apresentações realizadas; Distribuição do livro físico em escolas e divulgação do livro digital em escolas e nas redes sociais; Realização de 03 oficinas sobre transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta e agroecologia, utilizando o teatro como ferramenta; Realização de 01 oficina com estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e/ou Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM, sobre o uso da arte na divulgação científica e popularização da ciência e a construção de textos dramatúrgicos para o teatro científico; Produção de 01 resumo ou artigo contendo os resultados da realização da proposta para divulgação em evento científico; Produção de 01 vídeo curto contendo informações sobre o desenvolvimento do projeto; Realização de 02 oficinas em eventos científicos: Sintegra 2022 (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM) e Cobeai 2022 (Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar) e/ou outro, referentes ao tema da SNCT 2021, ao uso do teatro como ferramenta de divulgação científica e popularização da ciência e aos resultados do desenvolvimento desta proposta. Essa proposta tem, como público alvo majoritário, alunos da educação básica (Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante). As ações serão realizadas em 12 municípios mineiros, a saber: Bertópolis, Crisólita, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Monte Formoso, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Poté, Serra dos Aimorés, Setubinha e Teófilo Otoni. As ações dos projetos ocorrerão em pátios, auditórios ou ginásios de escolas das redes públicas municipal ou estadual e, também, em espaços públicos como ginásios ou praças. Esses espaços normalmente são espaços acessíveis. De toda forma, espaços que não garantam a acessibilidade serão descartados no ato de planejamento das ações da SNCT 2021 nos municípios. Para a divulgação das ações a serem realizadas e publicação de relatos sobre atividades já ocorridas, além de difusão de conhecimentos referentes à temática, serão utilizados os perfis do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF) no Instagram e FaceBook, o canal YouTube vinculado a este grupo, bem como o perfil Arte e Ciência no Facebook e o perfil arteeciencia1 no Instagram. Tais perfis serão amplamente difundidos, principalmente nos municípios em que as ações ocorrerão. Em todos os municípios em que existirem emissoras de rádio, serão buscados espaços na programação para a divulgação das ações referentes à SNCT 2021 e para o aprofundamento da temática abordada nesta edição da semana.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 05/11/2021-30/11/2023
Foto de perfil

Valéria Freitas de Magalhães

Ciências Biológicas

Ecologia
  • nanopartículas e fotocatálise no melhoramento da qualidade da água: eficiência dos processos e efeitos ecotoxicológicos
  • Em um cenário como o brasileiro, onde a cobertura de saneamento básico é baixa e o sistema de coleta de esgoto atende apenas metade da população, a perda da qualidade da água ameaça a segurança hídrica de forma mais evidente. Neste projeto, visamos propor uma opção de tratamento alternativo para suprir etapas ineficientes do tratamento convencional de água. Nosso objetivo é avaliar o uso de processos oxidativos avançados tendo como base H2O2 e TiO2, dispostos sob a forma de nanopartículas puras e/ou modificadas com metais de transição para melhoria da qualidade de água em corpos hídricos de superfície. Esses processos visam remediar as cianobactérias produtoras de toxinas, dominantes em sistemas aquáticos eutrofizados, que comumente alimentam estações de tratamento de água, antibióticos e hormônios, que ocorrem amplamente em água para consumo humano devido ao seu uso intenso, seja pela população humana ou na criação de animais. Planejamos testar diversas abordagens de otimização dos processos oxidativos, para remediação dos metabólitos poluentes ou das florações de cianobactérias considerando dosagem, tempo de duração do tratamento e associação com nanopartículas inicialmente em pequena escala de microcosmos em laboratório e, após seleção dos melhores resultados, estudos serão realizados em mesocosmos em um reservatório. Outro ponto relevante é a avaliação da toxicidade do processo de tratamento proposto para a biota aquática, considerando os subprodutos potencialmente formados. Para tal, serão realizados ensaios ecotoxicológicos usando zebrafish. Devido à intensa degradação e piora na qualidade da água dos corpos hídricos no Brasil, o estudo e a aplicação de metodologias visando o melhoramento da qualidade de água bruta captada para tratamento e posterior abastecimento da população se tornam essenciais. Assim, processos que visem amenizar esses efeitos são de suma importância econômica, ambiental e de saúde pública.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Valeria Monteiro da Silva Eleuterio Pulitano

Ciências Humanas

Filosofia
  • vi feira de ciências, arte e cultura do ifsp matão
  • De acordo com a legislação federal, na forma da Lei de Diretrizes Básicas (LDB9394/96) e dos PCNs, a contextualização e interdisciplinaridade são muito importantes no ensino. Também vivenciamos muitas discussões e debates sobre as mudanças no processo ensino-aprendizagem, no sentido de envolver, animar e estimular os alunos nos diversos segmentos da educação. Neste sentindo, as feiras constituem boas oportunidades, uma vez que, permitem aos alunos relacionarem a teoria com a prática e articular conhecimentos diversos na busca de soluções para problemas reais presentes no seu cotidiano. As feiras/mostras científicas e culturais trazem um enriquecimento curricular significativo tanto aos discentes, que ao deixarem de ser meros espectadores, assumem papel de atores principais no processo de aprendizagem, quanto aos docentes que os orientam, já que muitas vezes também são desafiados a mudarem suas perspectivas e visão de mundo, a fim de encontrarem resoluções não tão fáceis para determinados questionamentos ou problemas. Além disso, por propiciarem maior aproximação com os alunos, tais eventos permitem que o docente possa melhor compreendê-los, entendendo seus anseios, necessidades e comportamento o que, inclusive, pode melhorar a relação professor-aluno e aluno-escola, extremamente importante, sobretudo, nos dias atuais. As escolas da cidade de Matão atendem a alunos de várias faixas etárias e com grande diversidade sociocultural, apresentando problemas comuns tais como: alunos desmotivados, sem pré-requisitos, sem acompanhamento familiar, falta de verbas para melhorias na estrutura física. Tendo em vista a necessidade de contextualização interdisciplinar e de uma melhor integração professor/aluno/comunidade e com o intuito de amenizar esses problemas, as escolas realizam anualmente feiras de ciências em nosso município. Considerando a tendência de viabilizar a pesquisa na educação básica, nota-se a necessidade de realização de um evento a nível municipal. Um evento, tal como uma feira, que possa reunir os trabalhos desenvolvidos por alunos de várias escolas, promovendo a integração científica e social desses alunos. Desta forma, surge o projeto VI Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP-Matão que, ao buscar a valorização do aluno e do conhecimento, por meio da difusão do conhecimento cultural, tecnológico e científico entre a comunidade interna do IFSP- Matão e a sociedade matonense, contará com a apresentação de até 60 trabalhos de alunos de ensino médio do IFSP-Matão (1° e 2° anos) e de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares desta cidade que estão cursando o ensino fundamental (9º ano) e ensino médio (1º e 2º anos) integrado ou não ao ensino técnico. Os trabalhos envolverão a elaboração de experimentos científicos e mostras culturais e, além dos alunos que apresentarão seus trabalhos, serão convidados a prestigiar a feira os demais alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de Matão, docentes e demais servidores destas escolas, pais, empresários e a comunidade de Matão. A VI FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA DO IFSP MATÃO terá um modelo híbrido, isto é, será realizada com apresentações presenciais e virtuais dos projetos participantes. O modelo presencial terá abrangência municipal e será voltado para a comunidade interna do IFSP - Matão e para os cidadãos matonenses. Já o modelo virtual contará com servidor e domínio institucional, em que estará hospedado um site com recursos de organização e apresentação de materiais multimídia desenvolvidos pelos participantes; também conterá outros elementos informativos sobre o tema escolhido e aspectos de arte e cultura correlatos, cuidadosamente selecionados pela comissão organizadora, e poderá ser acessado por todo Brasil. O modelo virtual será adotado em sua totalidade, atendendo as normas estabelecidas nesta proposta, caso a situação de pandemia perdure até a data de sua realização, o que acontecerá durante a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O projeto visa que docentes, servidores e alunos do IFSP aprimorem seus conhecimentos e habilidades na organização, desenvolvimento e avaliação de uma feira científica. Pretende-se também que os professores de várias escolas possam valorizar os trabalhos de seus alunos ao apresentá-los em evento de abrangência municipal. Além disso, proporcionará aos alunos a oportunidade de escolher um tema que desperte neles a curiosidade e o interesse, tornando-os construtores do próprio conhecimento e preparando-os para serem cidadãos reflexivos, participativos e autônomos.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 20/01/2021-31/01/2023
Foto de perfil

Valéria Pagotto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • programa de formação para organização e qualificação do cuidado às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária do estado de goiás
  • As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são problemas prioritários para saúde pública, devido ao forte impacto na morbimortalidade e na qualidade de vida dos indivíduos, bem como pelo efeitos econômicos adversos gerados para os serviços de saúde e sociedade em geral. A formação na gestão do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) desses agravos é fundamental para redução dos efeitos negativos das DCNT. O objetivo geral desta proposta é analisar a situação da organização do cuidado às pessoas com DCNT, as necessidades de formação dos profissionais de saúde e gestores da APS, desenvolver estratégias para formação dos profissionais e gestores, e avaliar o processo de formação na organização do processo de trabalho em municípios do Estado de Goiás. O estudo será realizado em quatro eixos. No eixo diagnóstico situacional, será traçado panorama dos indicadores de saúde nos municípios, por meio de estudo ecológico com base em dados secundários e verificadas as necessidades de formação de profissionais e gestores da APS e lacunas passíveis de mudanças, além da qualidade do cuidado em DCNT pela mensuração da presença e extensão dos atributos da APS por meio de estudo transversal de métodos mistos. No eixo de formação, será desenvolvido um Programa de Formação para profissionais de nível superior e gestores da APS, considerando o diagnóstico situacional, fundamentado na Metodologia da Problematização. O programa será estruturado em três seminários presenciais com carga horária de 36 horas para profissionais de saúde e oito horas para gestores da APS e em quatro Unidades de Aprendizagem na modalidade à distância em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo 144 horas para profissionais, e 32 horas para gestores, com conteúdos divididos em módulos. O eixo de avaliação consistirá na avaliação da satisfação e de impactos do processo formativo na visão dos participantes, considerando-se as dimensões alcance, adesão, autoavaliação de impacto, efetividade da formação e análise crítica da implementação das mudanças por meio de duas abordagens metodológicas: um estudo transversal quantitativo e um qualitativo. Análise será realizada para verificar o efeito do Programa de Formação nos atributos da APS no estudo transversal. O quarto eixo, difusão e tradução do conhecimento, será realizado por meio da disseminação e popularização do conhecimento produzido no Programa de Formação, entre profissionais, gestores, usuários da APS e organismos sociais regionais. Será realizada identidade visual e site específico do Programa de Formação, além de materiais didáticos para profissionais e gestores da APS. As atividades da presente proposta contribuirão para o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais que atuam na APS, para a organização dos serviços e gestão do cuidado em DCNT. Dessa forma, proporcionará intervenções efetivas no sistema de saúde que impactam positivamente na saúde da população, além de produzir um modelo de Programa de Formação que poderá ser multiplicado em outros contextos.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 29/01/2021-31/01/2024
Foto de perfil

Valéria Pereira Hernandes

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de uma plataforma multiplex de citometria de fluxo para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar
  • A leishmaniose tegumentar (LT) é um grave problema de saúde pública, com cerca de 1,5 milhões de casos anuais cujas formas clínicas variam de lesões cutâneas localizadas até lesões mutilantes nas mucosas. O Brasil exibe a maior prevalência nas Américas, destacando a Leishmania (V.) braziliensis como agente etiológico. Uma das principais medidas de controle da LT é o diagnóstico precoce; porém, até o momento ainda não foi estabelecido um teste considerado padrão-ouro. Os testes laboratoriais variam em desempenho, pois a maioria é baseada na detecção de apenas um fator (parasitológico, imunológico ou molecular). Assim, sistemas de diagnóstico multiplex mostram-se mais vantajosos, pois são capazes de identificar ao mesmo tempo mais de um fator em uma amostra. Desse modo, a citometria de fluxo (CF) surge como uma valiosa ferramenta para diagnóstico com possibilidade para multiplexagem. Nosso grupo utiliza a CF como método para diagnóstico sorológico da LT e, recentemente identificamos, e construímos proteínas quiméricas visando aprimorar o desempenho do teste. Nosso grupo também usa abordagens in silico, como métodos de imunoinformática para elucidar mecanismos de reconhecimento molecular importantes no fenômeno de ligação nos complexos anticorpo-antígeno para LT. A incorporação de beads para detecção do material genético do parasita tem sido explorada na CF também para aumentar o desempenho do diagnóstico. Dessa forma, o presente estudo pretende desenvolver um sistema multiplex que alia abordagens sorológicas à moleculares de forma inédita para o diagnóstico da LT. Isso será realizado avaliando simultaneamente em amostras de pacientes, os títulos de anticorpos utilizando beads de poliestireno e proteínas quiméricas de L. (V.) braziliensis e a identificação do material genético desse parasita utilizando um sistema fluorescente de sondas e beads. Portanto, será possível obter um método eficaz, sensível e específico para a detecção precoce de portadores da LT.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025