Projetos de Pesquisa

 

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William Teixeira da Silva

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • desenvolvimento de metodologias para análise de aspectos práticos do repertório brasileiro para instrumentos acústicos e eletrônica
  • Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de metodologias analíticas para o estudo, a execução e a criação do repertório musical brasileiro para instrumentos acústicos e meios eletrônicos. Por meio de uma pesquisa artística, todas as peças analisadas passarão pelo crivo da performance para que sejam identificadas as questões que impedem uma maior difusão do repertório da música eletroacústica mista no geral. Isso implica tanto no desenvolvimento de uma metodologia analítica que contemple a relação do performer em sua interação com a eletrônica, como também na modificação de patches e tapes existentes otimizando-os para a performance. Desse modo, espera-se contribuir para a música mista, que tem sido pesquisada mais sob o ponto de vista de sua estruturação eletrônica e suas teorias adjacentes, acrescentando assim o agenciamento da performance para seu discurso musicológico. A partir da relação entre performance musical e tecnologia, resulta-se também na democratização do acesso ao repertório e à tecnologia recente, incluindo essa interface de maneira mais efetiva nos processos educacionais, adequando-a às demandas e ao conhecimento prévio de intérpretes em formação.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Willians Lopes de Almeida

Ciências Humanas

Educação
  • a transversalidade da ciência, tecnologia e inovação: perspectivas para o desenvolvimento educacional e tecnológico do amapá.
  • O estado do Amapá apresenta localização privilegiada com uma área territorial de 142.470,762 km², de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2020). O estado é situado ao norte do país, parte da Amazônia Oriental, e faz fronteira com o estado do Pará, ao sul e oeste, a noroeste pelo Suriname, ao norte com a Guiana Francesa e a nordeste com o oceano Atlântico. Neste sentido, a biodiversidade da floresta local aliada às possibilidades de estudo, de contribuição científica e acadêmica e da difusão de conhecimentos somadas às tecnologias de inovação, possibilitam muitas transformações científicas capazes de desenvolver melhores tecnologias voltadas aos relacionamentos entre as comunidades e ao mundo do trabalho. Assim, em consonância com a chamada CNPq/MCTIC Nº 06/2021, a presente proposta apresenta evento referente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) a ser realizado pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP) com a temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação: perspectivas para o desenvolvimento educacional e tecnológico do Amapá”. Com o objetivo de oportunizar reflexões e compartilhamento de estudos e experiências científicas no contexto da transversalidade, tema deste ano, o evento contará com a participação de pesquisadores, estudantes do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e demais cursos superiores de instituições públicas e privadas, além da comunidade em geral nos municípios do estado. Assim, estima-se que a SNCT realizada pelo IFAP venha a contribuir para o conhecimento de tecnologias atuais e, sobretudo, para o desenvolvimento de tecnologias locais com a perspectiva de alcançar a máxima interação e comunicação entre os setores de C&T do Amapá.
  • Instituto Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
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Willy Alvarenga Lacerda

Engenharias

Engenharia Civil
  • instituto geotécnico de reabilitação do sistema encosta-planície e desastres naturais
  • No Brasil, o processo histórico e atual de ocupação das terras tem promovido transformações cada vez mais rápidas no meio urbano-industrial e no meio rural, deixando rastros de degradação sócio-econômica-ambiental e degenerando a qualidade de vida. A integração destas transformações com as mudanças climáticas em curso favorecem não apenas as alterações nos regimes de chuvas com aumento de frequência das chuvas intensas, mas também a elevação do nível do mar. Tais fatos permitem antever a intensificação das ameaças e riscos de desastres relacionados a fenômenos naturais como os movimentos de massa e erosão nas encostas; assoreamento nos rios e inundações nas planícies fluviais e baixadas costeiras, igualmente sujeitas a instabilização dos materiais de superfície. A magnitude destes desastres pode atingir uma dimensão catastrófica em períodos de eventos climáticos extremos, especialmente nas áreas mais habitadas dos centros urbanos e industriais, ou mesmo em áreas rurais de produção florestal, agrícola e pastoril. Estes eventos extremos geralmente catalisam outras formas de instabilidade relacionadas, por exemplo, ao rompimento de dutos (de óleo, gás, etc.) e espraiamento de contaminantes químicos; ou bloqueio de vias de circulação; dentre outras. O atual INCT-REAGEO sustenta uma tradição de pesquisas com foco central nos aspectos geotécnicos associados a encostas e planícies. A continuidade e desdobramento das pesquisas, ora proposta como FASE II, prendem-se a consolidação e desdobramento do conhecimento científico e das inovações metodológicas e tecnológicas alcançadas até o presente. A ênfase atual converge para pesquisas voltadas à previsão, prevenção, mitigação e reabilitação dos sistemas de encostas e planícies/baixadas costeiras frente aos desastres naturais induzidos por chuvas extremas. Isto envolve a geração de conhecimento básico sobre os condicionantes e mecanismos de instabilização, movimentos de massas e erosão dos solos, em ambientes de encostas e planícies, visando o aprimoramento metodológico das cartas de suscetibilidade e de riscos em diferentes escalas de interesse para planejamento e gestão territorial-ambiental. Envolve também o aprimoramento e desenvolvimento de novas técnicas de estabilização e de reforço de solos em zonas de riscos. Acrescentam-se os estudos afins aos desastres em taludes submarinos dentro da realidade de exploração do petróleo na zona do Pré-Sal. Pretende-se em ultima instancia, o desenvolvimento de novos conceitos associados ao reconhecimento, classificação e zoneamento de áreas de riscos, assim como o aperfeiçoamento dos métodos de engenharia existentes e a proposição de novos procedimentos e técnicas de intervenção. Trata-se de uma demanda espontânea relacionada à segurança direta da população, com atenção especial sobre áreas urbanas e rurais, vias de circulação de bens (rodovias e ferrovias) e acessos portuários, contribuindo, portanto, para a integração nacional e a estabilidade sócio-econômica e ambiental do país. Esta proposta dará continuidade a pesquisas em andamento, com procedimentos metodológicos e tecnológicos integrados. A equipe envolvida é formada por pesquisadores com grande experiência nos tópicos ora abordados. São profissionais de dedicação exclusiva da COPPE-UFRJ, IGEO-UFRJ, UERJ, UFPE, UFRGS e UNB, com atuação abrangente em geotecnia, geologia, geomorfologia, geoecologia e hidrologia nos ambientes de encostas, planícies e talude submarino. Vale ressaltar que as instituições envolvidas participam do INCT-REAGEO desde sua fundação em 2009, agregando equipes com um histórico de colaboração anterior. Prioriza-se uma visão integrada dos processos atuantes no sistema encosta-planície. Os resultados pretendidos servirão à sociedade como base de planejamento e gestão territorial-ambiental, fornecendo o suporte técnico-científico para estabelecimento de previsão e monitoramento dos fenômenos em foco, e de medidas inovadoras de mitigação, prevenção, adaptação e reabilitação. O programa do INCT-REAGEO/Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Reabilitação do Sistema Encosta-Planície: FASE II, foi estruturado de modo a contemplar pesquisas fundamentais e aplicadas, inovadoras, e afins ao melhor entendimento e controle dos mecanismos hidrológicos e mecânicos reguladores da estabilidade de encostas e das planícies fluviais e costeiras. Destaca-se o aprimoramento de metodologias apoiadas em Sistemas de Informação Geográficas (SIG) e aplicadas na construção das cartas de susceptibilidade e de riscos afins aos fenômenos naturais indicados no Projeto e o aprimoramento de tecnologias voltadas à reabilitação de áreas degradadas via revegetação e/ou intervenções geotécnicas apropriadas. Nas planícies costeiras destaca-se ainda o aprimoramento das técnicas de disposição de sedimentos dragados, controle de contaminação e construção em solos moles. Como extensão, busca-se também avaliar e contribuir no aprimoramento dos sistemas de alerta e alarme frente aos desastres naturais em foco, especialmente nas áreas urbanas onde se concentra grande parte da população. O projeto envolve a formação e qualificação de recursos humanos em níveis de doutorado, mestrado e iniciação científica, assim como em nível de pós-doutorado. Estimula-se a articulação e integração entre os Grupos de Pesquisas e a colaboração com Empresas e Órgãos Governamentais. Incluem-se ofertas de cursos de extensão e de publicações voltados à transferência de conhecimento e de tecnologias para grupos técnicos e material didático para a população em geral.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 28/11/2016-30/11/2024
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Wilma de Nazaré Baía Coelho

Ciências Humanas

Educação
  • a educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da base nacional comum curricular e dos currículos estaduais
  • O presente projeto, A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOS CURRÍCULOS ESTADUAIS, analisará os encaminhamentos dados à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), nas propostas curriculares dos estados da federação, construídas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante da conformação de novas bases curriculares, a pesquisa investigará os significados atribuídos à Diversidade e à Diferença nas propostas formuladas e como elas se desdobram em objetivos educacionais, competências e habilidades a serem desenvolvidas na Educação Básica. A emergência da BNCC permite um outro olhar sobre a ERER na Educação Básica, considerando os currículos construídos desde a sua implementação. Assim, a pesquisa parte dos seguintes questionamentos: Que espaços o currículo prescrito reserva para o trato das questões que afetam a sociabilidade adolescente e juvenil? Como os princípios de formação para cidadania e para o mundo do trabalho são incorporados pelas propostas curriculares que informam as práticas de professores, coordenadores e gestores escolares? Como a Educação para as Relações Étnico-Raciais é tratada nos documentos curriculares? Que princípios eles estabelecem para o trato da Diferença e da Diversidade? Metodologicamente, por meio da Análise de Conteúdo, a pesquisa se pautará na análise de três dimensões documentais: a primeira, será composta pela BNCC e documentos correlatos. A segunda, será constituída pelas propostas curriculares dos Estados; o terceiro, pela legislação educacional, compreendendo as diretrizes para a Educação Básica, em destaque para o Ensino Fundamental, anos finais e para a Formação Docente. Os documentos serão analisados a partir do conceito de Currículo, tal como ele é proposto por Ivor Goodson:um espaço de disputas e tensões entre diferentes concepções de formação e Diferença e Diversidade em Catherine Walsh.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Wilson da Silva Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em democracia digital
  • INCT EM DEMOCRACIA DIGITAL E GOVERNO ELETRÔNICO – INCT-DD A democracia digital - ou o uso de ferramentas digitais para complementar, corrigir ou reforçar a democracia por meio de mais (e melhor) participação cidadã, transparência pública, governo aberto, deliberação pública etc. - é dos temas e fenômenos sociais mais importantes no início do século XXI. As iniciativas de e-democracia conduzidas ou patrocinadas pela sociedade, por governos e por organizações locais, nacionais e multilaterais, na forma de projetos ou de ações espontâneas, têm se multiplicado globalmente e em grande velocidade, renovando expectativas de revigoramento das instituições e processos que sustentam a democracia liberal. A importância intrínseca da democracia é reconhecida numa escala sem precedentes históricos no início deste milênio. No entanto, são crescentes os índices de apatia e desinteresse dos indivíduos nos assuntos públicos, como tem sido fartamente documentado pela literatura especializada. Mesmo os rompantes de participação, mormente na forma de protestos e manifestações de massa, são eventuais, sazonais e com baixa efetividade se considerarmos sua capacidade de influenciar os tomadores da decisão política formalmente constituídos. Neste quadro, as possibilidades conferidas por plataformas, aparelhos e ambientes de conexão digital, assim como os usos sociais que daí podem derivar, têm sido lidos mundo afora como uma nova onda de renovação da democracia, voltada para incrementar formas de governo e de governança mais transparentes e accountable, para promover participação política e engajamento cívico, e, consequentemente, para aumentar a legitimidade da própria democracia. O presente projeto propõe a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital – INCT-DD, a ser estabelecido em forma de rede de grupos de pesquisa, com o intuito de: (i) estudar, de forma integrada, o estágio atual da e-democracia no Brasil e no mundo por meio da investigação científica e do monitoramento de iniciativas realizadas pelo Estado, por organizações da sociedade e por organismos multilaterais; (ii) articular a pesquisa e o desenvolvimento em e-democracia com o universo de demandas e de propostas provenientes dos três outros setores principais geralmente envolvidos nesses projetos: o Estado, a sociedade e suas organizações, os organismos e agências internacionais; (iii) formular e aplicar indicadores para avaliação e certificação de experiências de e-democracia. No bojo dessas ações, pretende-se, ainda, desenvolver soluções e projetos de e-democracia, contribuindo para a inovação tecnológica nesse campo. A aprovação do INCT em Democracia Digital produziria os seguintes efeitos: a) Dotaria o país de um centro de referência singular numa área extremamente importante, capaz de acompanhar e interagir com instituições congêneres que se vêm instituindo em todo o mundo. b) Ofereceria as condições para a consolidação de uma rede já existente e a sua expansão em bases consistentes, com a agregação de praticamente todos os grupos e laboratórios de pesquisa nacionais que atuam nas áreas temáticas do Instituto. c) Daria grande velocidade e sustentação à internacionalização da pesquisa e da produção intelectual nacional sobre democracia digital em condições duradouras, simétricas e sustentáveis. No conjunto, o INCT parte com 79 pesquisadores, sendo 48 pesquisadores da EQUIPE DO PROJETO e 31 estrangeiros na EQUIPE DE COLABORADORES, envolvendo 33 instituições, sendo 19 brasileiras e 24 estrangeiras. O INCT atuará em 7 grandes linhas na especialidade da democracia digital. 1) ePARTICIPAÇÃO Envolve diferente ações e mecanismos que habilitam e empoderam cidadãos para expressar opiniões e, potencialmente, para influenciar os processos de tomada de decisão e que ocorrem mediante tecnologias digitais. 2) eDELIBERAÇÃO & ESFERA PÚBLICA ONLINE A discussão ou a deliberação pública por meios eletrônicos, baseada em projetos ou em iniciativas espontâneas, tornou-se fenômeno indispensável para qualquer perspectiva de uso das comunicações digitais para produzir mais e melhor democracia. 3) GOVERNO ELETRÔNICO & PARLAMENTO DIGITAL Poderes e instituições do Estado, órgãos da administração pública, agências, partidos, corpos parlamentares são todos componentes do Estado moderno que tendem a empregar fortemente recursos, plataformas, ferramentas e projetos digitais para: a) melhorar o seu funcionamento interno, facilitar os procedimentos de prestação de contas e controle horizontal, incrementar os canais de interação com o cidadão. 4) TRANSPARÊNCIA DIGITAL & GOVERNO ABERTO A transparência digital é o emprego de tecnologias de informação digital baseadas na interconexão em larga escala para incrementar a transparência governamental ativa e passiva. Governos aberto em que dados e documentos estão à disposição da demanda proveniente do público, da sociedade civil ou das organizações inteligíveis e passível de serem auditados. 5) INTERNET E SOCIEDADE CIVIL & GRASSROOTS eDEMOCRACY Tendência a desenhar processos, ferramentas e recursos digitais que favoreçam o empoderamento e a mobilização das comunidades locais, das minorias, dos movimentos e organizações sociais, dos cidadãos comuns e avulsos. 6) POLÍTICA EM AMBIENTES DIGITAIS As múltiplas linhas de interação entre ambientes, recursos, ferramentas, práticas e até iniciativas baseadas em tecnologias digitais de comunicação são um fenômeno contemporâneo notável que vem sendo acompanhado desde os anos 1990. 7) CÓDIGOS E PRIVACIDADE & GOVERNANÇA DA INTERNET As tecnologias digitais e a comunicação em redes cibernéticas inserem novos elementos no cenário de disputas que guardam características ambivalentes. A governança da Internet diz respeito à administração técnica dos recursos nucleares da rede e ao controle das plataformas conectados às franjas da mesma (que se espalham por múltiplas jurisdições e estão sujeitos a regimes jurídicos variados).
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 29/11/2016-30/11/2024